Redação Pragmatismo
Compartilhar
Feminismo 04/Mar/2015 às 12:45
25
Comentários

Jornalista sofre ameaças após escrever texto contra o machismo

"Agressores diziam que só parariam quando eu cometesse suicídio". Jornalista que escreveu sobre machismo e misoginia na internet chegou a receber vermes de mosca e esterco pelos correios

jornalista-sofre-ameacas-apos-escrever-texto-contra-o-machismo

Nas últimas semanas, tenho recebido uma série de pacotes pelo correio, de todos os tamanhos e formas, vindos de todo tipo de destinatário, de grandes lojas a vendedores do Mercado Livre. Dentro deles, vêm brinquedos eróticos, esterco, vermes de mosca, livros para emagrecer, camisetas com montagens feitas a partir de fotos minhas, materiais de construção mais um monte de outras coisas que eu nem sei, já que durante um tempo resolvi recusá-los.

Queria que essa fosse uma história engraçada sobre estarem me confundindo com alguém, mas eles eram pra mim, mesmo, ainda que eu não tenha comprado nada daquilo. Esses pacotes estão sendo enviados pro meu endereço porque eu escrevi esse texto, sobre machismo e misoginia em espaços na web dedicados à discussão de cultura pop.

Sugiro que você leia o texto antes de continuar, mas vou fazer um TL;DR pra quem tá com preguiça: ele fala sobre como jovens alinhados com o estereótipo de nerd – socialmente inaptos, naturalmente curiosos – frequentam espaços de discussão na web em que a misoginia e o machismo são flagrantes e que, portanto, podem estar se transformando em máquinas de ódio. Mulheres, nesses espaços, não são sequer toleradas; em alguns casos, são chamadas como praxe de ‘depósitos’, um jeito curto de dizer ‘depósito de porra’.

Porque eu decidi escrever sobre isso (dentre as outras centenas de coisas sobre as quais eu escrevo, sendo freelancer) os anônimos do maior chan brasileiro – um chan é um fórum de imagens e discussões baseado no formato do 4chan – acharam e divulgaram meus dados pessoais, endereço, telefone, fotos, vídeos.

Fizeram montagens com o meu rosto, monitoraram meus passos usando serviços de localização em redes sociais e insinuaram que iriam nos mesmos lugares que eu para “calar a boca dessa vadia”, ameaçaram eu e minha família e até ensaiaram enviar coisas para os meus vizinhos.

Algumas mensagens chegaram a expressar claramente que o objetivo era não parar até que eu cometesse suicídio, como aconteceu com algumas meninas que passaram por algo parecido nos EUA.

Nem todos os usuários anônimos de um chan são criminosos ou pessoas horríveis, é claro. O mais importante, no entanto, é se dar conta que todos são pessoas comuns. Podem estar ao seu lado no metrô, ser seu colega de trabalho, seu namorado ou seu filho. E se muitos deles só estão ali pelo porn e pelo anime, uma outra parte também está acordada de madrugada planejando transformar a vida de alguém que escreveu um texto em um inferno.

E é por isso que o feminismo é tão necessário: porque é o machismo velado, aquele que é socialmente aceito e incentivado desde que a gente nasce, que planta em alguém os preconceitos necessários para que esse tipo de ódio floresça e seja alimentado por outros anônimos na internet.

Orientada por profissionais de defesa de liberdade de expressão e advogados, estou fora de casa por um tempo. O episódio me fez repensar questões profissionais e pessoais, morais e políticas, me fez pensar por quão pouco as pessoas estão dispostas a tentar calar opiniões diferentes, me fez questionar por um momento o anonimato na internet – continuo a favor dele, no entanto – mas, principalmente, me fez ver que eu estava indo pelo caminho certo.

Afinal, se você escreve que um grupo de pessoas é escroto com mulheres e esse grupo fica ofendido e revida sendo escroto com uma mulher, deve ser porque você cortou o fio certo da bomba.

Ana Freitas, Brasil Post

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Felipe Peters Berchielli Postado em 04/Mar/2015 às 14:01

    Nada atinge com mais ira o reacionário do que textos criticando o machismo e promovendo o feminismo,aí o bixo fica louco,urra,grita,xinga,chama de vagabunda,fala que vai estuprar e dai pra baixo. Oque mostra justamente como o machismo deve ser descontruido de fato.

    • Jackie Chan Postado em 04/Mar/2015 às 14:33

      Uma pergunta,vocês sabem quem financia o feminismo no mundo.Aposto que não.As fundações Rockefelers,sim,a fundação de um dos homens mais ricos do planeta,David Rockefelers,dono de bancos,controlador do FmI,ex-escravocrata.Por que será que ele financia o feminismo no mundo.O principal grupo beneficiado por eles é a FEMEM.Feminismo é a destruição da família.

      • juliano Postado em 04/Mar/2015 às 14:52

        quanta besteira miga

      • Rodrigo Postado em 04/Mar/2015 às 15:29

        Quem usa nome falso não é nem ser humano, quiçá homem.... sua opinião e nada são o mesmo.

      • andre fln Postado em 04/Mar/2015 às 22:32

        Ta. E dai? Vamo matar todo mundo entao

      • Fulvio Costa Postado em 05/Mar/2015 às 09:23

        Quanta bobagem, nossa senhora.

      • eu daqui Postado em 05/Mar/2015 às 09:58

        Mulher e homem independentes é que são a verdadeira detsruição fa família. Da família sexista.

      • Roberto Pedroso Postado em 05/Mar/2015 às 10:12

        Procure estudar um pouco mais e verá que o feminismo (enquanto movimento social solido legitimo) busca a igualdade de direitos entre os gêneros(surgiu durante a revolução Francesa com a revolucionaria Olimpia de Gouges),este conceito está acima de qualquer entidade ou grupo financiado,conceitos estes que não ameaça as famílias e sim a opressão sexista,retrograda e misógina, base da estrutura patriarcal arcaica e reacionária que vigora em nossa sociedade.Mas o que me preocupa é que as novas gerações repetem o mesmo comportamento ignóbil das gerações passadas,não evoluíram em nada com relação aos conceitos sobre respeitabilidade,igualdade, boa convivência e tolerância, nesse sentido reproduzem os mesmos erros de outrora.

      • Thaís Postado em 06/Mar/2015 às 09:21

        Verdade, cara toda vez que eu posto um texto feminista cai uma grana na minha poupança inclusive não pago nada nas minhas produções feministas porque os ex-escravocratas donos de bancos HOMENS bancam tudo hahahaha socorrooo hahaha

    • eu daqui Postado em 25/May/2015 às 10:46

      UMA REAÇÃO COMO ESSA SOMENTE RATIFICA E PROVA TODOS OS PONTOS DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS. Só quem reage assim é que não vê: é imbecil.

  2. Jackie Chan Postado em 04/Mar/2015 às 15:45

    Você e a maioria das alunas de humanas defendem uma causa sem saber quem é o principal responsável em bancá-la e divulgá-la em mídias.Você é igual aos negros que pensam que foram eles que venceram a escravidão,mas para quem já leu história alguma vez,sabe que o escravismo no mundo só acabou, porque não dava mais lucro,então, a Inglaterra foi contra.Já ouviu a expressão "idiota útil".

    • Eber Prado Postado em 04/Mar/2015 às 19:28

      Quanta besteira!..Você acha que todas as feministas fazem parte da FEMEM?...o movimento feminista é diversificado na ideologia e na ação, o que é muito bom!!! A maioria dos movimentos feministas, quiçá quase todos, são bancados pelos próprixs membrxs!!

    • Clube Nautico Capibaribe Postado em 04/Mar/2015 às 20:28

      Vc conseguiu defecar essas palavras de sua mente, ou recebeu ajuda de tua familia tb? nunca vi tanta merda em tao pouco espaco. Se computador podesse sentir cheiro, com certeza de tuas letras viria o fedor de bosta......

    • andre fln Postado em 04/Mar/2015 às 22:40

      Idiota útil é uma expressao muito oportuna no momento que observo seus comentários... e só por pena, fico pensando: quantas coca-cola esse "idiota útil" já tomou hj antes de vir falar de Rockefeller, FMI,etc. Antes de julgar os outros vê se te enxerga!

    • Rita Candeu Postado em 05/Mar/2015 às 13:27

      vc. é o exemplo clássico dessa expressão "idiota útil" sem bem que o mais adequado para vc. seria "idiota inútil"

      • eu daqui Postado em 25/May/2015 às 10:49

        O problema é quando o idiota úitl é útil somente como ferramenta de psicopata em busca de poder disfarçado de movimento social. Nesse caso, prefiro ser ididota inutil mesmo.

  3. Flávio Postado em 04/Mar/2015 às 16:42

    Jack Chan ficou ofendido. Real detectado. Kkkkk

  4. Gabriel Postado em 04/Mar/2015 às 18:02

    Porém a visão é um família com voz igual, onde mulher e homem (ou qlqr outro tipo de família) discuta de igual para igual, é o nascimento de algo melhor. Mas posso ver pq vc se sente inseguro, com tamanho nível de argumentação, resumindo um movimento intelectual com dinheiro, dizendo que os negros não conseguiram vencer a escravidão, vc já se perguntou pq deixou de ser lucrativo? Pode se apavorar amigo, que a família patriarcal, unilateral, foi-se, uma lembrança amarga para sociedade como a escravidão.

  5. Gabriel Postado em 04/Mar/2015 às 18:03

    Cortaram metade do meu texto, =(

  6. Thiago Teixeira Postado em 04/Mar/2015 às 20:26

    Machistas reacionários (que pleonasmo ridículo) são covardes e homossexuais enrustidos por natureza. Ameaçar uma mulher é fácil, porque não ameaçam a família do Fernandinho Beira Mar?

    • Rita Candeu Postado em 05/Mar/2015 às 13:29

      chamar um hétero de homossexual é machismo puro - pense nisso

      • eu daqui Postado em 25/May/2015 às 10:51

        Se o movimento gay soubesse o que eles perdem de apoio por apontar o dedo para a humanidade e taxar de homo............

    • eu daqui Postado em 25/May/2015 às 10:50

      Olhe que nem toda mulher é facil de ameaçar, hein? Eu mesma sou bem megera.......kkkkkkkk

  7. Elson Postado em 05/Mar/2015 às 01:11

    Interessante ou preocupante que comentários a um texto que relata intolerância que já sofreu sua autora por simplesmente escrever criticamente sobre determinado tema, no caso machismo, são cifrados quase que com a mesma intolerância denunciada!

  8. Alexandre Bolfarini Postado em 06/Mar/2015 às 01:16

    Conta comigo. Dou uma coça nesses filhinhos de papai. Homem que é homem respeita mulher. Parabéns pela atitude e não se deixe intimidar por esses otários.