Redação Pragmatismo
Corrupção 26/Mar/2015 às 11:57 COMENTÁRIOS
Corrupção

Esquema na Petrobras começou com FHC, diz empreiteira

Publicado em 26 Mar, 2015 às 11h57

Executivos de empreiteira envolvida na investigação da Lava-Jato afirmam que o cartel na Petrobras começou na década de 1990, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ao longo dos anos, as empresas formaram um ‘clube’ e combinaram de não competir entre si nas licitações da estatal

Esquema na Petrobras começou FHC lava jato
Empreiteira da Lava Jato afirma que cartel atuou desde o governo FHC (divulgação)

O esquema de formação de cartel investigado na Operação Lava Jato, montado para fraudar contratos com a Petrobras, teve início na década de 90. A informação foi confirmada pelo grupo Setal Engenharia e Construções, em acordo de leniência firmado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), nesta sexta-feira (20).

Em fevereiro, o executivo Augusto Ribeiro de Mendonça, da Setal Engenharia, confirmou à Justiça Federal que os desvios de recursos da Petrobras tiveram início durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Mendonça garantiu que o chamado “Clube das Empreiteiras”, existia desde os anos 90, época em que as regras do mercado de petróleo foram mudadas no Brasil. “(As empresas) se organizaram e iniciaram uma conversa com a Petrobras, criando um grupo de trabalho”, disse, durante depoimento divulgado na terça.

“A partir daquela ocasião, as empresas com o intuito de se protegerem, fizeram acordo entre si”, completou.

As declarações de Mendonça seguem a mesma linha das declarações do ex-gerente de Engenharia da Petrobrás, Pedro Barusco. Em depoimento à PF dias antes, ele afirmou que os esquemas de corrupção na Petrobras se iniciaram, de fato, durante o governo FHC.

Acordo

Um acordo de leniência firmado pelo Cade com a Setal Engenharia e a SOG Óleo e Gás, investigadas na Operação Lava Jato, obteve a confirmação da participação de 23 empreiteiras acusadas de participar do chamado “Clube das Empreiteiras”.

Os dirigentes das empresas delatoras forneceram informações para comprovar as acusações e subsidiar o inquérito administrativo que está em andamento no Cade. Os dados também serão compartilhados com a força-tarefa do Ministério Público Federal, responsável pela investigação civil e criminal da Lava Jato.

Leia também:
O que a Lava Jato tem a dizer sobre a venda do Brasil?
As diferenças entre a Operação Greenfield e a Lava Jato
Operação Lava Jato: como tudo começou
Diferenças e semelhanças entre a Lava Jato e a Mãos Limpas
“PMDB e PSDB são sindicato de ladrões”, diz Ciro Gomes
MPF aponta que esquema na Petrobras começou ‘há pelo menos 15 anos’

informações da Agência Estado

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS