Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 26/Mar/2015 às 11:57
21
Comentários

Esquema na Petrobras começou com FHC, diz empreiteira

Executivos de empreiteira envolvida na investigação da Lava-Jato afirmam que o cartel na Petrobras começou na década de 1990, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ao longo dos anos, as empresas formaram um ‘clube’ e combinaram de não competir entre si nas licitações da estatal

fhc lava jato petrobras
Empreiteira da Lava Jato afirma que cartel atuou desde o governo FHC (divulgação)

O esquema de formação de cartel investigado na Operação Lava Jato, montado para fraudar contratos com a Petrobras, teve início na década de 90. A informação foi confirmada pelo grupo Setal Engenharia e Construções, em acordo de leniência firmado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), nesta sexta-feira (20).

Em fevereiro, o executivo Augusto Ribeiro de Mendonça, da Setal Engenharia, confirmou à Justiça Federal que os desvios de recursos da Petrobras tiveram início durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Mendonça garantiu que o chamado “Clube das Empreiteiras”, existia desde os anos 90, época em que as regras do mercado de petróleo foram mudadas no Brasil. “(As empresas) se organizaram e iniciaram uma conversa com a Petrobras, criando um grupo de trabalho”, disse, durante depoimento divulgado na terça.

“A partir daquela ocasião, as empresas com o intuito de se protegerem, fizeram acordo entre si”, completou.

As declarações de Mendonça seguem a mesma linha das declarações do ex-gerente de Engenharia da Petrobrás, Pedro Barusco. Em depoimento à PF dias antes, ele afirmou que os esquemas de corrupção na Petrobras se iniciaram, de fato, durante o governo FHC.

Acordo

Um acordo de leniência firmado pelo Cade com a Setal Engenharia e a SOG Óleo e Gás, investigadas na Operação Lava Jato, obteve a confirmação da participação de 23 empreiteiras acusadas de participar do chamado “Clube das Empreiteiras”.

Os dirigentes das empresas delatoras forneceram informações para comprovar as acusações e subsidiar o inquérito administrativo que está em andamento no Cade. Os dados também serão compartilhados com a força-tarefa do Ministério Público Federal, responsável pela investigação civil e criminal da Lava Jato.

informações da Agência Estado

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Denisbaldo Postado em 26/Mar/2015 às 12:33

    Também, o genro dele era o presidente da companhia!!! Mas a mídia se cala e os coxinhas se escondem.

    • Félix Postado em 26/Mar/2015 às 13:04

      Nos últimos dias tenho visto este ladrão nos principais meios de comunicação falando de corrupção e popularidade (posso retirar, se achar melhor).

  2. Gustavo Postado em 26/Mar/2015 às 12:37

    A essa altura, todos ja sabemos que o PSDB e tao corrupto quanto o PT, so que isso nao interessa a grande midia.

    • ademar Postado em 27/Mar/2015 às 15:45

      Essa sua frase é emblemática, há alguns anos atrás o PT era considerado o partido da lisura, honestidade, ganhou eleições com a bandeira social e de combate a corrupção, e agora a melhor defesa que se tem é dizer que : "é tão corrupto quanto o PSDB" . muito decepcionante não....

  3. Salomon Postado em 26/Mar/2015 às 12:38

    É o maior Malandro já fabricado pela Mídia.

  4. aline Postado em 26/Mar/2015 às 13:08

    Se a investigação da Petrobras fosse uma investigação séria começaria desde 1985.. So não é investigado pq não há interesse político...

  5. MARIA Postado em 26/Mar/2015 às 13:23

    ESSA SENHOR É SAFO! TEM COSTAS QUENTES MESMO! E SÓ FAZ COLIGAÇÕES PARA GANHAR MUITO! É O INVENTOR DAS PRIVATIZAÇÕES !SONHO DE CONSUMO ALUGAR O BRASIL!

  6. Denisbaldo Postado em 26/Mar/2015 às 13:24

    Sistêmico e institucionalizado é o ódio, preconceito e racismo de uma certa camada da sociedade brasileira.

  7. Gustavo Postado em 26/Mar/2015 às 14:12

    Sempre foi sistêmico e institucionalizado. A diferença é que 10 % da Petrobrax é muito menor que 10% da Petrobrás! Tem ainda a cobertura da mídia golpista e investigação. Coisa que não me recordo na era FHC.

    • Maria Zélia Postado em 27/Mar/2015 às 20:35

      Certo!Bravo! ! Isto mesmo. ....

  8. Gustavo Postado em 26/Mar/2015 às 14:17

    O PT é o partido que mais combateu a corrupção. Mas ele fez outras promessa que está cumprindo: redução da desigualdade, combate à fome, redução da mortalidade infantil, emprego, renda, etc, etc, etc.

    • Fernando Postado em 27/Mar/2015 às 11:03

      Uma resposta ao Rodrigo aí de baixo: "Nunca se roubou tão pouco neste país" Ricardo Semler, empresário paulista conhecido nacional e internacionalmente e um dos fundadores do PSDB. Chupa que é de uva! (mas pode trocar de sabor também, se quiser!)

  9. Evandro Postado em 26/Mar/2015 às 14:30

    Esse FHC nunca me enganou! E ainda fica tirando de bom moço (ou seria bom velhinho?). Quem lê suas declarações (os ingênuos coxinhas desinformados), em relação ao governo do PT e a corrupção na Petrobrás, acha que ele está acima do bem e do mal; que foi exemplo de administrador. FHC VAI ENGANAR O BATMAN!

    • Silva Postado em 26/Mar/2015 às 18:33

      Ele não engana só o Batman não Evandro, também engana o Rodricoxinhão e a maria coxinha, eita duplinha boa, só que não.

  10. Onda Vermelha Postado em 26/Mar/2015 às 15:22

    Sim começou todos já sabem, mas #PodemosTirarSeAcharMelhor...

  11. Eduardo Ribeiro Postado em 26/Mar/2015 às 17:15

    Quando os podres do FHC vem a tona, começa, além da choradeira generalizada, um DESESPERO indisfarçável pra mudar de assunto, pra falar de outra coisa, pra arrastar o problema e focar pro contexto atual. É coisa digna de pena mesmo. A razão é óbvia: FHC, o "doutor sorbonne" que conseguiu a façanha de quebrar nosso país 3 vezes (!!!), é um fardo pesado demais para eles carregarem. É um assunto com o qual eles não sabem lidar. Não tem defesa, não tem argumentação. FHC é o xeque-mate em cima dos reacinhas-paneleiros, é o esqueleto no armário de todo coxinha. E quanto mais se investigar, mais vai se achar. Mas como nunca antes na história desse país houve um político tão blindado pela mídia (e pela elite branca lambe-saco desse cidadão), sempre haverá a possibilidade de "tirarmos se acharem melhor".

  12. poliana Postado em 26/Mar/2015 às 19:45

    ah...tááááááááá...seiiiiiiiiiiiiiii...q belo argumento, rodrigo...profundo o seu raciocínio!!! uauuuuuu!!!!

  13. Silva Postado em 27/Mar/2015 às 07:39

    Maria para de ler e assistir o PIG, criminalidade é responsabilidade do estado, estude se informe antes de citar números e dados. A ONU tirou o Brasil do mapa da fome, se isso não é reduzir a desigualdade, não sei o é. Mas coxinha é assim ouve na Globo e repete clichés, estuda menina, só assim sairá da ignorância.

  14. enganado Postado em 27/Mar/2015 às 09:55

    Se chamarem o FHC e seu Bando do PSDB/DEM de "VAGABUNDOS", seria um desprestígio aos inúmeros vagabundos que esta palavra qualifica, como as pessoas sem caráter. Portanto faltam palavras na língua portuguesa para qualificar este tipinho e sua laia. Por a acaso alguém tenha alguma sugestão, até em outra língua, favor auxiliar-me nesta qualificação. Muito grato. enganado

  15. Fernando Postado em 27/Mar/2015 às 10:59

    desqualificar o discurso de outrem baseado em um anti-discurso ladainhoso desprovido de argumentação só prova o quão estúpidos, ignorantes e carentes de raciocínio lógico são os coxinhas e demais junk people que querem posar de vestais da moral, bons costumes e ética. Coisas, aliás, que nem sabem ao certo os conceitos o que dirá, então pô-los em prática. Isto seria a morte da nação coxinho-fascistóide! Se se tornarem éticos e respeitarem as diferentes posições ideológicas e aprenderem a raciocinar e deixarem de ser meros repetidores de mantras vazios deixarão de ser coxinhas para se tornarem de esquerda.

  16. Francisco Postado em 27/Mar/2015 às 18:58

    E eu pergunto, "e daí?" É o mesmo papo, "ah, na manifestação dia 15 era a classe média que estava na rua". Pergunto de novo "E daí?