Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 12/Mar/2015 às 10:48
87
Comentários

É mesmo a “corrupção” que deixa a elite brasileira furiosa?

O problema da elite e de parte da classe média brasileira não é a corrupção. Para o doutor em Economia Róber Iturriet Avila, insatisfação tem mais a ver com ascensão social e aumento do poder aquisitivo das classes menos favorecidas. “Na história do Brasil, sempre que o salário mínimo e a renda média subiram, houve algum tipo de intento golpista”

corrupção golpistas elite brasileira

Róber Iturriet Avila*

Três intelectuais de relevo trataram recentemente acerca do ódio ao PT: Leonardo Boff, Luis Fernando Veríssimo e Luiz Carlos Bresser Pereira. Suas palavras têm a lucidez de quem enxerga além das aparências e do senso comum. Embora o momento corrente não seja corriqueiro, um olhar histórico traz ensinamentos.

Na Revolução Francesa, por exemplo, na aparência havia uma ruptura lastreada em novos valores: Liberté, Egalité, Fraternité. O pano de fundo real era, entretanto, a emergência de um novo grupo. Em meio a um período econômico conturbado, a burguesia degolou o poder político e o status social da aristocracia.

No Brasil, a constatação de que a escravidão foi excessivamente longa já sinalizava que o arranjo da sociedade é deveras estamental. Políticas progressistas sempre encontraram fortes barreiras conservadoras.

Os conflitos de 1954, por exemplo, foram intensos. Na superfície, o governo estava cercado diante dos “escândalos” de corrupção. A constante oposição na imprensa desgastava Vargas. Em 1954, o então presidente aumentou o salário mínimo em 100%. Quem não é ingênuo sabe que Vargas estava contrariando interesses empresariais, tanto com a concessão de direitos trabalhistas e civis, quanto com ampliações salariais. O suicídio foi a saída honrosa ao cerco montado.

João Goulart foi presidente em um período de conflitos. Seu governo concedia elevados aumentos salariais, prometia reforma urbana, voto de analfabetos, elegibilidade de todos brasileiros, reforma agrária, concessão de terras a trabalhadores rurais, justiça social, emancipação dos brasileiros. Caiu! O receio do “golpe comunista” foi o discurso raso que justificava.

Vargas e Goulart saíram do poder ao tempo em que concediam direitos sociais, sobretudo aos menos favorecidos. Não é novidade que durante os governos do PT, os trabalhadores ampliaram sua renda, o salário mínimo cresceu de maneira contínua e houve uma série de programas sociais.

A CONFERIR:
(1) Brasil é o país que mais reduziu a fome no mundo, diz ONU
(2) Desemprego no Brasil em 2014 é o menor no índice histórico
(3) Brasil se aproxima de países desenvolvidos em Índice de Progresso Social

Não surpreende que, mais uma vez, setores da sociedade brasileira se ergam contra tais políticas, ainda que, escamoteadamente, o bordão seja “contra a corrupção”.

Evidentemente, existem elementos factuais dos governos Lula e Dilma que causaram desconforto e indignação a todos os cidadãos. Contudo, é preciso muita inocência para imaginar que as manifestações contra o governo são incentivadas pelo descontentamento com a corrupção, pela elevação do preço do combustível ou da energia. Quem tem conhecimento histórico e compreensão profunda da sociedade não ignora a ojeriza existente a um programa que garante R$ 35,00 para os pobres. O ódio não é ao PT.

Conhecendo um pouco mais dos dados do Brasil se observa que houve dois momentos de crescimento relevante do nível dos salários: no período Getúlio Vargas – João Goulart e nos governos do Partido dos Trabalhadores. Os gráficos abaixo não apenas demonstram esses movimentos como indicam que presentemente o excedente operacional bruto caiu em relação ao produto total em detrimento do incremento nos salários. Interesses poderosos estão sendo feridos. Não apenas segmentos estão perdendo, em termos relativos, como também regiões. Será mesmo preciso pintar de azul em um mapa qual região perde mais com a solidariedade distributiva?

salario2
salario3
salario4

*Róber Iturriet Avila é doutor em economia, pesquisador da Fundação de Economia e Estatística e professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Higor Postado em 12/Mar/2015 às 11:01

    Não é só a corrupção, é também o aumento abusivo dos preços da energia, combustível, impunidade criminal, Petrolão, Mensalão, altos impostos, etc! Vocês não leem jornais, revistas? Suas casas não tem TV?

    • mauro v. Postado em 12/Mar/2015 às 11:57

      sim eu leio a veja e o jornal nacional.concordo com voce

      • William Postado em 12/Mar/2015 às 12:10

        E também leio as postagens de quem lê a Veja e o Jornal nacional.

    • Rodrigo Postado em 12/Mar/2015 às 12:00

      E você lê algo além de Veja? Assiste algo além da globo?

      • eu daqui Postado em 12/Mar/2015 às 13:07

        E vc frequenta algum lugar fora da boca de fumo?

    • Ednilton Postado em 12/Mar/2015 às 12:01

      Tenho TV, mas não tem Globo. Leio revista, mas não a Veja. Jornal, mas não a Folha de São Paulo.

    • Gilberto Couto Oliveira Postado em 12/Mar/2015 às 12:08

      Pegue os 20 maiores casos de corrupção do período da Nova República. veja quantos são do PSDB, DEM. PMDB e PT. Sem enrolações!

      • Thiago Teixeira Postado em 12/Mar/2015 às 13:25

        É mesmo Gilberto, e hoje? Pois o passado não conta, PSDB roubar ... PÓDI!!!!!!!!! Mas hoje ... estou vendo outros partidos além do PT ... bom não importa, o PT está no meio, abaixo o comunismo, vão todos pra Cuba!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • poliana Postado em 12/Mar/2015 às 13:28

        naro, como anda a vida aí no seu maravilhoso estado do paraná!? tudo bem com a gestão de richa né? tá tudo perfeito? e nem preciso mencionar o estado de sp, né? do maravilhoso tucano geraldo alckmin...mas o problema então é a dilma né? tudo é culpa do pt, tá blz? e vc ainda tem a coragem de acusar o cara aí de cima de estar fazendo demagogia?!demagógico foi o seu post!

      • Junio Postado em 12/Mar/2015 às 15:21

        Se HOJE a gasolina esta alta, meu caro é por conta do mercado, pq economia se faz com livre iniciativa de mercado, não com decreto ou MP como se fazia antes, se vc procurasse se informar saberia que o aumento do preço é por conta da baixa produção de cana de açúcar... pq imposto federal como voce não deve saber são 6% (PIS/COFINS/CIDE) e só de ICMS recolhido pelo governador do seu estado meu caro, vc paga 27,5%... Hoje a energia tah cara por conta do aumento do consumo em confronto com quantidade de energia que pode ser gerada, embora aí a irresponsabilidade seja maior parte do governo federal, é muito bom poder ver a parte mais "abastada" da população comprando TV, Geladeira, Ventilador e Ar Condicionado, e meu caro NARO SOLBO, embora a energia seja cara, o povo hoje pode pagar, você não ouve falar em corte de energia por falta de pagamento... e pra finalizar meu desinformado amigo, tem sim que se investigar a todos, independente do partido, pq é muita burrice aceitar ser roubado por uma ou outra legenda... e gostaria muito que FHC explicasse o q fez com o dinheiro da venda das estatais, e ainda assim teve que recorrer ao FMI três vezes (1998,2001, 2002) e imprimir papel moeda sem lastro, pq ninguém dava um Real por título da divida publica naquele governo medonho!

      • Eduardo Ribeiro Postado em 12/Mar/2015 às 15:29

        Quer descontrolar um coxinha? Basta falar do esqueleto no armário que eles tem. A gestão PSDB que quebrou o país é um fardo pesado pra qualquer um. O resultado é coxinha espumante, babando de raiva, esmurrando o teclado e cuspindo no monitor.

      • Hermes Postado em 12/Mar/2015 às 15:51

        Sr. Naro Solbo, o senhor deve ter nascido HOJE também.

      • Roberci Postado em 15/Mar/2015 às 22:40

        Naro Solbo: O PT é indefensável, não adianta, estão chafurdados até o nariz na lama, logo a única saída par aos defensores do Petismo é atacar... dá dó! E esses caras não e entendem que como eu, não estou defendendo nenhuma agremiação política, defendo o meu país, dessa gentalha, estando em qualquer agremiação.

      • Gustavo Postado em 16/Mar/2015 às 14:03

        Esse é o mal desse partido e de seus integrantes: achar que todos que criticam o PT o fazem por ser do PSDB, por ser "coxinha", "elite branca"; não ocorre a nenhum deles que somos brasileiros reclamando pela péssima gestão destes governantes. Esta análise pronta proposta pelo artigo não bateu com a realidade de ontem: não houve divisão entre estados que protestaram contra esta governança abusiva, todos os estados se manifestaram. Não houve divisão entre ricos e pobres, brancos e negros: quem foi aos manifestos viu que todos compareceram e todos estavam lado a lado. Eu sou, acima de tudo, brasileiro. Gostaria também que FHC explicasse qualquer coisa que o questionassem, ou o Lula (que "não sabia de nada"), ou qualquer outro governante. Mas quem está no poder hoje, e nos últimos 12 anos, e pode tomar iniciativa de investigação é o PT! É responsabilidade do PT, que tem (ou teve, por boa parte destes 12 anos) a maioria, iniciar e conduzir investigações, e se não o faz, é mais uma incompetência. Mas militantes do PT colocam o partido acima do Brasil. Militantes do PT não se importam com pobres, com negros, ou com os que vivem em situação de risco. Militantes do PT se importam em apoiar o seu partido, em estarem "certos", em massagear o seu ego criticando quem o critica, em ofender quem não os apoia, em chamar de "reaça", "coxinha" e "elite branca" quem pensa diferente. Se importam com tudo isso, menos com o pobre, e usam esta máscara de preocupação com a população de risco para justificar o injustificável: a corrupção. Não me importa qual foi a maior, ou quantas são deste ou daquele partido, me importa que hoje existe, e hoje deveria ser punida e não o é. Chega-se ao cúmulo de idolatrar políticos PRESOS, julgados, condenados em última instância, comprovadamente CORRUPTOS, mas ainda assim, são "presos políticos". Aliás, coisa engraçada: o PT ter presos políticos do próprio PT? Defender este partido é ser cúmplice desta e de outras atitudes absurdas. Me ofendam, me chamem de "elite branca", de "coxinha", ou de qualquer coisa que vocês queiram. Não me importo. Não ligo. Eu não defendo partido, eu defendo um país, eu defendo o Brasil.

    • sergio arruda Postado em 12/Mar/2015 às 12:37

      EU SOU PETROBRÁS - VOCÊ PREFERE SER GLOBO ??

      • eu daqui Postado em 13/Mar/2015 às 11:24

        eu sou eu - vc prefere ser petralha ou tucanalha?

    • Andreyk Postado em 12/Mar/2015 às 12:45

      Você ainda usa o cérebro? Difícil, né?....

    • giovani Postado em 12/Mar/2015 às 12:48

      A energia e o combustível que ficaram congelados, subsidiados pelas concessionárias e a Petrobrás? Os impostos que eram pequenos antes do PT? Acho que você deveria mudar de referências, de jornais e parar de ver a globo.

    • sergio arruda Postado em 12/Mar/2015 às 12:58

      Nos últimos 60 nos, pelo menos, nunca tivemos um chefe da nação que reunisse as qualidades da atual. Dignidade, honestidade, altaneria, independência para dar e vender, e preocupação legitima de apurar desmandos quando a regra sempre foi de esconder. Só se sabe da corrupção que se apura agora por essa atuação. Hoje mais do que nunca.

      • Marcos Postado em 13/Mar/2015 às 19:42

        vc foi ironico ou ta falando sério ?

      • Rogério Britto Postado em 27/Dec/2015 às 16:14

        Parabéns Sérgio, pelo seu comentário! Percebe-se que os antipetistas não só, não entendem de política, como perderam a sensibilidade para perceber o quanto a Dilma é austera!

    • Thiago Braz Postado em 12/Mar/2015 às 12:59

      Meu Deus... A crítica da oposição ao governo era justamente o de promover o controle de preços. Aécio considera que os preços ainda estão controlados. Dilma reajustou o preço da gasolina menos do que em períodos anteriores. O preço da energia custa o que custa para produzi-la sem água. O que é possível porque durante os governos petistas a capacidade de geração de energia e de distribuição aumentou historicamente. Pegue as suas contas de luz e compare com as contas antes da redução promovida pelo governo Dilma dois anos atrás, você verá que apenas agora e em condições adversas chegamos ao preços de antes. E claro que as raízes da corrupção você não está afim de discutir.

    • eu daqui Postado em 12/Mar/2015 às 13:18

      É a descaração do pt que está enfurecendo a classe média, sim. Quanto aos ricos, não sei.

      • Kadu Postado em 12/Mar/2015 às 15:21

        Creio, meu caro amigo,que não há uma descaração do partido dos trabalhadores. Enfrentamos uma crise economia oriunda da crise internacional que contemos apartir de 2008, é preciso pagar contar, não é verdade?? Enfrentamos uma crise politica oriunda da histórica corrupção brasileira, mas nao sao integrantes de um único partido ou coligação, há muita gente envolvida. Acontece que a oposição desesperada torna isso um escândalo sem proporção onde o objetivo final é enganar pessoas como você. Calme, pense bem, o governo atual esta ou nao a favor da verdade? A resposta é sim, já que, em governos anteriores a operação lava jato seria arquivada em primeira instancia.

      • Rodrigo Postado em 12/Mar/2015 às 16:28

        (Outro Rodrigo) Você está falando da "marolinha"?

      • eu daqui Postado em 13/Mar/2015 às 10:01

        Não sou sua amiga muito menos amigo. Se corrupção não é sinonimo de descaração pra vc, então vc é inferior a descaração e não serve nem pra ser enganado. Vá trabalhar, bolsista !!!!

    • Thiago Teixeira Postado em 12/Mar/2015 às 13:22

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk "Vocês não leem jornais, revistas? " kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • eu daqui Postado em 13/Mar/2015 às 10:02

        Prefiro ler livros. E escrever os meus.

    • André Postado em 12/Mar/2015 às 13:45

      Eu leio a Folha a Veja e assisto a Globo News. Sou bem informado pra carai.

    • Mariana Postado em 12/Mar/2015 às 14:53

      E você não leu a matéria. Sugiro subir e começar de novo, porque isso foi respondido. E realmente, se desinformar por certos "jornais e revistas", pior ainda a "TV"? Não, obrigada.

    • Ralph T Postado em 12/Mar/2015 às 15:22

      "Suas casas não tem tv?" Bela forma de expor a sua falta de criticismo em relação ao que é apresentado por uma midia que sonega milhões em impostos e que tem interesses paralelos voltados única e exclusivamente para a sua manutenção enquanto monopólio da informação. (Democratização das midias está como um dos planos pilotos do governo PT e enfrenta resistências de "apadrinhados" dos grandes grupos midiáticos - que detém um poder maior que o de qualquer político e empresário comum, detém o poder da manipulação e condução das ideias). Toda informação pode ser manipulada e jogada de maneira irresponsável se houver falta flagrante de criticismo e reflexão nas pessoas, e meias verdades e meias mentiras viram verdades inteiras e mentiras inteiras. Quanto ao aumento da gasolina, da energia elétrica. Pelo visto a memória das pessoas é muito curta. Até bem pouco tempo os preços dos combustíveis praticados pela petrobrás dentro do país eram mais baixos que os do exterior (e esta situação vem desde 2008), no momento excepcional os preços estão mais altos... em parte por conta da quebra de confiança internacional dado o bombardeio de dados de corrupção da mesma e aos processos como a LavaJato - E dados sobre corrupção na petro não são novos, a imprensa já sabia fazia MUITO tempo, existe uma categoria de jornalismo que é muito pouco comentada, mas que é a única categoria relativamente séria desse país, o jornalismo investigativo. Digamos que a midia construa "dossiês pelicanos" sobre figuras públicas e notórias e tenha o hábito de fazer chantagens de bastidores. Caso existam dados sobre "Dilma e Lula", dados concretos, é bem possível que estejam aguardando o momento certo para insuflar essas informações no ar, e bem provável que seja daqui a 2 anos. Eu vejo muita manipulação de estatísticas, muito incentivo e fomento a uma situação de conflito/caos e desestabilização social, mas boa parte desse fomento parte da midia, que martela sobre um mesmo tema diversas vezes, mesmo que não tenha nenhum dado novo. Fundamental lembrar que parte do efeito da crise de 2008 culmina hoje no crescimento da economia americana (em detrimento das economias europeias e chinesa principalmente) - Já que o efeito cascata da "imprudência" bancária atingiu muito mais a já questionável saúde financeira do continente Europeu. Fundamental lembrar que estatais europeias foram privatizadas, assim como vendidas muitas empresas a preços bem módicos (o melhor momento para investir é justamente o momento de crise) - e uma das contrapartidas criadas na Europa, e que ajuda a explicar a lentidão com que se recupera, foi justamente a taxação das grandes Fortunas. (Depardieu Foragido na Russia e extraviando divisas, entre tantos outros milionários e bilionários, entre setor bancário/empresarial e midiático europeu, muitos foram para países minúsculos da própria europa, onde as medidas de um país não alcançam outro, e muitos foram para os EUA - cujo plano de taxação de grandes fortunas encontra fortíssimas resistências no congresso, graças à já sabida presença dos lobbies)... Importante frisar que o escândalo das contas secretas do HSBC Suíço é de abrangência mundial, envolve, até o que se sabe, 20 bilhões de extravios oriundos do Brasil, mas mais de 100 bilhões de dóllares de extravios de diversas origens mundo afora. Realmente...assistir a tv, sem ler, sem se informar dos contextos e do jogo geopolítico no qual somos atores coadjuvantes no mundo, é pedir para receber o selo bovino do manipulado. Não é na TV que informação acontece, na verdade, ela apenas fornece uma versão empacotada e manipulada da realidade...Eu que vos pergunto, você por acaso tem LIDO a imprensa, incluindo a internacional, ou só liga no jornaleco de quinta e acredita paulatinamente em tudo que é dito?

    • Alexandre Postado em 12/Mar/2015 às 18:29

      Minha opinião é que não só a elite esta furiosa, está também o trabalhador que vê seu salario cada vez mais arrochado e seu poder de compra diminuir, a reportagem fala exatamente o contrario, renda média nunca foi paradigma no Brasil, visto que sua desigualdade social é tão ruim quanto a corrupção, salário alto conforme consta no gráfico, justifica-se pela inflação momentânea, onde os reajustes salariais dos trabalhadores nunca são conforme o mercado exige, falam em reajuste de salarial em 7%, mas a escola aumentou 25%, passagem 12%, alimentação...sendo assim, tal informação desses intelectuais que nunca ouvi falar, estão manipuladas a fim de achar uma válvula de escape para tal indignação brasileira. A elite está furiosa porque o trabalhador está numa melhor situação? A situação do trabalhador melhorou mesmo? Seu poder de compra melhorou mesmo? To falando do trabalhador nato, aquele que pega ônibus e se vira para pagar seu aluguel. Por isso, em termos de mídia manipulada, ratifico que as vezes as acusações vem do próprio criminoso.

    • iris Postado em 14/Mar/2015 às 12:01

      TV há, o ruim é só assistir a globo e não perceber que a crise do petróleo começou na Arrabia saudita que quis fazer frente ao EUA em fase a exploração do xisto.... Mas quem é cliente da Globo o maior ladrão do seu imposto não pode perceber para alem deste comentário típico da classe ignorante e manipulada.

    • Roberci Postado em 15/Mar/2015 às 22:31

      É incrível para os admiradores dessa ideologia burra tudo se resume a: pasmem ... Controle da mídia. Isso já encheu o SACO, tá surrado tá batido, para eles , tudo,mas tudo é culpa da Globo, do UOL do Estadão da Falho, aff, não por ingerência por incompetência, falta de tino político. Tudo, mas tudo se justifica acusando o veiculo da noticia. PS: Concordo com você.

    • Tiago Silva Postado em 16/Mar/2015 às 10:03

      Higor, cuidado para não ficar cego contra apenas um partido e esquecer de coisas maiores!!! Acho que o governo tem a chance de corrigir o que não foi feito no passado (inclusive num passado que é muito parecido com o que ocorre hoje no Brasil): Realizar uma nova série de "Reformas de Base" para realmente melhorar o Brasil e diminuir a desigualdade e outros problemas... e assim caminharmos à índices de países desenvolvidos - espero que a mídia e os que ganham com a desigualdade, 1¢, dessa vez deixem... sob pena de vir um partido novo Syriza e as faça!!! Acho também que foi totalmente descabida a comparação dos movimentos de Diretas Já e os movimentos de Junho de 2013 (que começaram por um aumento da passagem em 20 centavos)... com a marcha que ocorreu 15/03!!! Simplesmente porque o público não era o mesmo!!! Esta "marcha anti-PT" apenas se assemelha com a "marcha da família" que ocorreu em 1964, também incentivada por uma mídia e quem lucra com a desigualdade no Brasil, temerosos e em reação a possíveis mudanças (REFORMAS: Política com proibição de financiamento empresarial, Tributária que aumente a progressividade de impostos diretos, urbana, agrária, educacional, saúde, administrativa, mídia) que podem vir a ocorrer (e que esses conservadores de ontem e hoje não querem que ocorra... ou ocorra com a cara deles - PMDB, PP, PSDB, PR - para apenas legitimar os privilégios e desigualdades que existem no Brasil e que já foram motivo de reformas desde o começo do século passado nos países desenvolvidos)!!! Espero que essa promoção do ódio ao anti-PT (e que até faz cegar contra a corrupção de todos partidos, pois quase não se fala em proibição de financiamento empresarial de campanhas)... não faça que essa parte da classe média (e que ganhou muito nos governos PT, principalmente empresários) não perca uma oportunidade de tornar o Brasil próximo dos melhores países de se morar (como países da Escandinávia), mas para isso essa parcela da população tem que se conscientizar que muita coisa que está lutando atualmente (como foi na "marcha da família" em 1964), pode funcionar apenas para manter as desigualdades existentes e postergar por ainda mais tempo as Reformas que o Brasil precisa fazer para se almejar ser desenvolvido!!!

    • rafael Postado em 17/Mar/2015 às 14:13

      Voce nao ve nada alem de tv jornal ou revista?

    • Nilson Jr. Postado em 26/Jul/2015 às 07:53

      O problema é justamente esse, você vê TV demais, que tal pensar com a própria cabeça ?? Sabe que existe uma crise hídrica ( a pior dos últimos 100 anos ) e que usamos termelétricas ( mais caras ), caso contrário nem energia teríamos ?? O combustível está abaixo da média mundial e a Petrobras subsidia e ainda tem prejuízo por isso ? Sabia que no Petrolão tem 5 partidos ,inclusive do PSDB que é oposição ? Sabia que existiram vários mensalões e somente um foi julgado ? Sabia que só de sonegação são 500 bilhões de reais que corresponde a 7 vezes toda a corrupção no país ? Que tal pensar e pesuisar outras fontes e desligar a TV ?

    • André Hinnah Postado em 20/Mar/2016 às 10:45

      Vejo. Mas não me limito à Globo, Veja, Istoé....absorvo as informações de todos os meios, de forma crítica, e não passiva.

  2. Lazaro Alves Postado em 12/Mar/2015 às 12:02

    @Rodrigo, existem dados que não são relacionados mesmo, mas o poder de compra da população é bem relevante do ponto de vista social. Quando existe um pouco mais de distribuição de renda sempre um grupo rico acaba perdendo mais dinheiro para outros, é aí que nos encontramos no cenário atual, claro, os preços em geral também aumentam. Me intriga o fato de as manifestações não existirem antes quando a situação econômica era sim muito pior, corrupção era mais escondida e a mídia ganhava muito mais grana com nosso dinheiro. Talvez merecêssemos mesmo voltar ao formato de regime militar onde a população sequer via o que acontecia no governo e ai dela se perguntasse, talvez seja essa necessidade de não querer ver os problemas diariamente na TV que gere tanta revolta e vontade de trazer aquele cenário de regresso para o país voltar.

    • Ricardo Postado em 12/Mar/2015 às 14:17

      Pois é, o cara lá em cima acabou com a economia como ciência (ah, claro, quando isso convém a seu espectro ideológico...). Ops, eles não seguem ideologias e são apartidários!

      • Rodrigo Postado em 12/Mar/2015 às 15:50

        (Outro Rodrigo) Ricardo e Lazaro, cientista e ciência são duas coisas distintas: aquele integra esta, mas aquele não é esta - a qualquer momento, vemos o progresso da ciência desmistificar teses julgadas irrefutáveis (acima expus que, dentre os vários picos do gráfico, o professor escolhe apenas 3, ou seja, percentual mínimo e inservível para fundamentar um pensamento - a isso chama-se "viés cognitivo"). E de qual ideologia falamos? Qual ideologia é que a deve ser imposta e massificada? Do mesmo modo, de qual partido falamos? Qual tem preceitos de observância obrigatória? Qual a razão sociológica, psicológica, antropológica etc., que demonstre erro em não seguir todos os candidatos, orientações e imposições de um partido, seja ele qual for?

  3. Rodrigo (o não-coxinha) Postado em 12/Mar/2015 às 12:30

    Estão querendo jogar a crise econômica mundial e todos os escândalos de corrupção nas mãos do governo atual. Bom lembrar que o Brasil é um dos campeões de sonegação de imposto, um crime contra o sistema financeiro onde muito bandido bilionário cheio de contas em paraísos fiscais é visto como o "tal", o "bem sucedido", matéria na ilha de "Cagas", enfim, o nível de discernimento dos fatos é zero a partir do momento em que o sujeito só acompanha os noticiários via mídia oligárquica (aquela que não mostra o escândalo hsbc)

    • Rodrigo Postado em 12/Mar/2015 às 15:55

      (Outro Rodrigo - o não "pastel de vento') Quanto aos crimes que não prescreveram, por que não pedir CPIs? O PT conta com competente corpo jurídico, bem como suas bancadas, de modo a ser questionável a resistência a tanto. Nesse sentido, boa ferramenta foi a usada por Kassab, em sua gestão municipal, com o cruzamento de dados sendo identificado o enriquecimento ilícito de muitos funcionários públicos (daí a descoberta da "Máfia do ISS"). E agora a ferramenta é exportada para o Estado de Minas, eu aguardando que seja também para a Bahia e demais administrados pela esquerda, bem como pela direita - eis uma oportunidade para investigação igualitária, bastando querer. Assim, prezado salgadinho de festa infantil (não se veja como tal, o que, findo o efeito espelho, te levará a não ver seu concidadão como outro salgadinho), não parta ainda para a generalização, para o pensamento binário e maniqueísta, pois a conclusão será sempre falsa. P.S.: essa mesma mídia que você critica (crítica cabível, destaco), também não vem falando qual é o país top3 em depósitos no "suiçalão"... O país cujo banco público lá aportou 12 bilhões de dólares... Pesquise e verá quem foi...

  4. C.Paoliello Postado em 12/Mar/2015 às 12:33

    ATÉ QUANDO O MP CONSEGUIRÁ BLINDAR AÉCIO? http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Quem-foi-o-deputado-do-PSDB-que-intimidou-Janot-para-proteger-Aecio-/4/33020

  5. Alex Postado em 12/Mar/2015 às 13:28

    Eu vivi a época do FHC, vou listar alguns fatos da época: estudava na UFPR, neste período não tinha papel higiênico, não tinha nenhum investimento, pois o objetivo era privatizar as universidades, graças a deus não conseguiram; fechou todas as escolas técnicas federais (uma das melhores formas das classes baixas conseguirem colocação no mercado); os mais altos índices de desemprego; compra de votos para aprovar CPMF que nunca foi usado em saúde; compra de votos para aprovar a reeleição; privatizações com valores irrisórios e com tudo isto nunca foi apurado nada. Enfim um governo que só favoreceu ao grande capital, poucos tinham acesso a carro e moradia. Os companheiros do FHC eram Marco Maciel, ACM etc. Hoje tivemos um grande investimento na Educação Universidades Federais aumentaram muito o número de cursos, bolsas para pós, mestrado e doutorado, foi criado milhões de vagas em cursos técnicos Instit. Federais, PRONATEC, PROUNI, Bolsa família, Minha casa minha vida corrupção tem, mas pelo menos está aparecendo, antes não aparecia, pois quando todos ganham ninguém abre a boca.

    • poliana Postado em 12/Mar/2015 às 13:33

      perfeito o seu post alex. e ainda tem gente q quer ver o psdb de volta a presidência da república! dá calafrios só de pensar nesta possibilidade! de lascar! pior cego é aquele q n quer ver.

    • Ricardo Postado em 12/Mar/2015 às 14:20

      Esqueceu de dizer que, apesar da venda desenfreada do patrimônio público e da monstruosa CPMF (que foi cortada pela oposição no governo do PT), além da ausência de investimentos que vc citou (assim como a ausência de investimentos em infraestrutura), sempre FALTAVA DINHEIRO EM CAIXA. Ah, claro, o governo do PT "é o mais corrupto da história"... Então tá.

    • Rogerio Postado em 12/Mar/2015 às 15:53

      Agora me diga: você acha correto Universidade Publica nos moldes que temos no Brasil? Eu não sei, sou ex aluno de uma delas e não concordo com o modelo atual. Muitos (para não dizer a maioria) dos que estudam em universidade publica são originados das escolas privadas... assim teriam condição de pagar. Concordo, sim, com o Pronatec e do Prouni, em que o governo financia e da bolsas para alunos que realmente necessita e não tem condição de pagar. Para mim, todas as Universidades deveriam ser pagas e com bolsas e financiamneto para os alunos que necessitam.

    • Rodrigo Postado em 12/Mar/2015 às 15:57

      (Outro Rodrigo) Esqueceu de falar dos demais companheiros do Sociólogo Sorriso: Sarney, Maluf, Renan, Jáder Barbalho... Lembra deles de algum outro lugar?

  6. Jorge Alves Postado em 12/Mar/2015 às 13:42

    A explicação é muito mais por aí, Rodrigo! No seu comentário original e no adendo, notando que o Collor foi deposto (1992) e não foi mencionado, provávelmente por ser um "ponto fora da curva" da conclusão.

  7. Felipe Postado em 12/Mar/2015 às 13:49

    À Naro Solbo: De fato não estamos na melhor das fases no País, não quero levantar nenhuma bandeira partidária, apenas discutir o aumento da gasolina, que, na verdade não é o real problema... Veja, em 2003 o custo da gasolina era de R$ 2,16 e o salário mínimo de R$ 240,00 o litro da gasolina custava cerca de 0,9% do salário, hoje ela esta em torno de R$ 3,19 (pelo menos foi o que eu paguei hoje de manha) e o salário mínimo é de R$ 788,00 ou seja, 0,4 % do salário. O combustível, por mais que seja realmente caro no Brasil, como sempre foi.... esta..... na verdade...... mais barato do que no fim do governo FHC. Não estou defendendo o valor dele, pois sei que é abusivo sim! Sempre foi e deveria ser mais barato, mas ele não é o vilão da História.

  8. Boniek Postado em 12/Mar/2015 às 13:59

    O problema é que, enquanto o povo brasileiro ficar tomando partido a coisa vai ficar do jeito que esta, e a intolerância irá aumentar. Concordo com o Alex no que ele fala sobre a era FHC, e ainda vale ressaltar que nos dias atuais o roubo do metrô de SP já foi escondido pela mídia, que esta claramente defendendo interesses pessoais de classes com grande poder econômico. Os atuais escândalos vem criando grande tenções entre classes favorecendo apenas interesses políticos partidários. Se a oposição estivesse realmente focada nos interesses da nação, atuaria de forma a combater a corrupção e colocando em pauta projetos como, reformas, política, tributária e previdenciária, o que de fato nunca existiu. o que acontece realmente é que, enquanto o governo Federal roubava a petrobas, o PSDB roubavam os estados de SP e MG, deixando-os endividados e sem água. Agora que muitos dos casos de corrupção vieram a tona o que me impressiona é que existem dois pesos e duas medidas. Enfim, na minha concepção o povo deveria pressionar todos os representantes que lá estão, independentemente de partido, para que estes realmente votassem os interesses relativos a nação. Mas o que acontece é uma politica do toma lá da cá , com pessoas tomando partidos, ao invés de se unirem de forma a constranger os que lá estão a punirem os corruptos e corruptores e também votarem as reformas necessárias.

  9. Jorge Alves Postado em 12/Mar/2015 às 14:18

    Claro que as contestações ao governo lulopetista não são baseadas (especificamente) no aspecto "corrupção" ou já teriam eclodido, pelo menos, quando surgiram as evidências do "mensalão"... e Lula sequer teria sido reeleito. Mas a análise está completamente equivocada pois as contestações de hoje não são da "elite" e de parte da "classe média" como colocado, mas sim da "classe média" e partes da "elite" (não favorecida pelo modelo de "campeões nacionais") e da "nova classe média" (que já percebeu a derrocada de seu recem adquirido poder de compra). E o problema da "classe média" é muito mais de ver desaparecer qualquer possibilidade de sucesso meritocrático que lhe permita se manter como tal, do que ver os extratos mais pobres passarem a integra-la. O que de facto não aconteceu pois querer chamar a "nova classe média" de "classe média" é absolutamente ridiculo! Que o digam Leonardo Boff, Luis Fernando Veríssimo, Luiz Carlos Bresser Pereira e a "musa" Marilena Chaui... que o são em termos efetivos. O grande problema atual é que o lulopetismo não tem um modelo que permita a criação de riqueza mas simplesmente de redistribuir a atual e a futura (aumentando a divida publica) para estabelecer um modelo de perpetuação no poder. Enquanto a "herança maldita" recebida por Lula foi gasta juntamente com a riqueza gerada pelo crescimento mundial suportado pelo dinamismo da economia chinesa foi fácil. Mas a miopia ideológica não permitiu que eles vissem que isso não duraria para sempre e, ao manterem seu modelo, chegaram a um beco sem saída que está gerando insatisfação geral da população. Geral, claro, salvaguardando-se as parcelas da elite cooptadas pelo lulopetismo para lhe darem base de sustentação (parte delas hoje envolvidas no Lava Jato e que também devem estar mudando de lado) e os beneficiados pelo aparelhamento do Estado e suas empresas, que continuam lutando para não cair! A verdade é que o Brasil despertou por, simplesmente, não querer ser uma nova Venezuela nem uma outra Grécia que é o caminho provável mantido o governo lulopetista e sua ideologia.

    • Onda Vermelha Postado em 12/Mar/2015 às 16:17

      Segundo Jorge Alves "O grande problema atual é que o lulopetismo não tem um modelo que permita a criação de riqueza, mas simplesmente de redistribuir a atual e a futura (aumentando a divida publica) para estabelecer um modelo de perpetuação no poder". Aqui nesta breve síntese estão expressos todos os temores daqueles que se veem órfãos do poder a doze longos anos: o receio(ou seria medo?) que continue o processo de distribuição de renda e a consequente redução das desigualdades, a utilização do Estado como indutor desse processo e não o "Deus Mercado" e a sua peculiar lei da selva onde cada um se vira por si e como pode e a “solidariedade” não é um valor a ser cultivado por todos. E, por último, e não menos importante, o verdadeiro “pavor” de que o PT ( e seus aliados) continuem a frente do Governo Federal após o quarto mandato consecutivo como resultado do sucesso de suas próprias políticas públicas. Daí ser tão importante menosprezar as políticas inclusivas de sucesso incontestável (ProUni, Pronatec, Mais Médicos, UPA's, Cotas Raciais, Expansão das Universidades Públicas, Enem e Sisu, MCMV, Pontos de Cultura, Expansão dos Metrôs nas Grandes Cidades, Água para Todos, Luz pra Todos, Expansão da Indústria Naval, etc,etc,etc) e reduzir TUDO ao mero debate sobre corrupção como se isso fosse mais importante que os 20 milhões de empregos gerados e os 40 milhões cidadãos que ingressaram na classe média e 36 milhões que deixaram a extrema pobreza. Ou como se "se perpetuar no poder" fosse sinônimo de “ditadura” e não como resultante legítima de quem conquistou e se manteve no poder pelo voto majoritário de seu povo, respeitando as regras do jogo democrático. Não é mesmo? Fazer o quê? Vai chorar na cama que é lugar quente, meu caro! E aguarde por novas eleições em 2018 porque as de 2014 vocês perderam, e quem governa e governará até 2018 é a senhora Presidente Dilma Rousseff!

  10. OLMIRO SILVEIRA Postado em 12/Mar/2015 às 14:22

    ESTE NABOR COBO É UM LEGÍTIMO JOÃO BABACA E ANALFABETO POLÍTICO

  11. Lina Postado em 12/Mar/2015 às 14:49

    Gente pelo amor de Deus não é possível q exista algm satisfeito com a educação e saúde públicas desse país. E a segurança!? Infraestrutura urbana n existe!!! Vcs n se perguntam pra onde vai o dinheiro dos impostos pagos?? Onde são investidos? Vcs n se sentem mal por n terem segurança pra usufruir o q tem, nem msm sentir - se seguros pra se sentar numa praça com seus filhos e ficarem à vontade!!? Sequer o espaço urbano nos pertence!!! O cidadão de bem apenas tem a obrigação de pagar seus impostos e ponto!!!

    • poliana Postado em 12/Mar/2015 às 16:13

      claro, lina, e a solução pra todos esses problemas historicos do país, é o impeachment de dilma, não é??? o fhc em sua era tucana resolveu com maestria todos eles. ah, e tenho certeza q o michel temer, em eventual impeachment de dilma, em sucessão à presidente, com certeza resolverá todos os nossos problemas, né? tlvz a intervenção militar tb resolva nossos problemas. vc n lembra q durante a ditadura eles foram maravilhosos e tínhamos tudo sobre controle!!!??? vc está certa...a culpa é toda do pt! maldito partido! maldita dilma!!!

      • poliana Postado em 12/Mar/2015 às 17:42

        hj estou em transe, mas ainda essa semana vc disse q eu n sou ptólatra como muitos aki..acho q vc é bipolar naro! só pode...apenas contra argumentei a moça pq o post dela deu a entender q a solução pro nossos problemas historicos, é tirar o pt do poder, é o impeachment de dilma..então precisei trazer exemplos do passado...e se vc n percebeu, falei dos tempos dos seus amados militares tb..mas vc só se apegou ao fhc né? e eu q estou em transe...

    • eu daqui Postado em 13/Mar/2015 às 10:05

      Lina, concordo com suas queixas, mas o impedimento de um governante não é pra resolver educação, saúde e segurança.Pra resolver isso tivemos a eleição. Impedimento se refere a outros problemas definidos em lei e há que se ter prova obtida por meios legais.

  12. Marlon Postado em 12/Mar/2015 às 14:55

    Faço economia na UFPB. Deixo claro q ñ defendo ideologia de nenhum partido (até pq ideologia partidária no Brasil pós-ditadura militar só existe enquanto o candidato não se elege). Sempre votei no PT por eu ser de classe média/baixa. Percebam que no gráfico de salario real o aumento se dá por conta do Plano Real implementado por Itamar Franco. Vitória do plano econômico e não de partido A ou B. O mesmo vale para os outros casos apontados como "golpes comunistas": sempre tinha uma crise cambial, de commodities, um novo plano econômico com medidas heterodoxas, crise internacional do petróleo I e II, crises cíclicas do capitalismo (explicadas brilhantemente por Marx bem antes delas ocorrerem em escala global), poupança externa com juros impagáveis, desfechos de guerras e seus tratados econômicos. Sem falar que o índice utilizado como deflator (INPC) vive mudando sua "metodologia" de cálculo, passando um filtro do Instagram nos dados do IBGE (Instituto de Embelezamento de Estatísticas do Governo Federal). De fato houve sim aumento real desde 1993, mas bem menos acentuado do q mostra o gráfico. E mesmo considerando esse gráfico, o salario real brasileiro ainda está no mesmo patamar da década de 80, a década perdida da economia brasileira. Tantas explicações simples e plausíveis, pq se apegar a algo tão mais complexo? (Navalha de Ockham)

    • Rocken Postado em 12/Mar/2015 às 20:26

      obrigado por compartilhar seu conhecimento, mas a questão é entender o comportamento da burguesia, eles aparentemente sempre vão se irritar quando existir um período com uma certa estabilidade econômica e um governo com um minimo de decência, algo bem irônico e ilógico

    • enganado Postado em 16/Mar/2015 às 00:27

      Sr. Marlon. Nota dez, com louvor! Muito bom seu comentário, pois vc mostra aos paulistas que existe vida pensante, que estuda e ainda está atualizada fora das fronteiras de S. Paulo. Esses se acham os donos do BRASIL, pois os estados dali para baixo podem despregar a bunda do verdadeiro BRASIL, que não farão falta NENHUMA e que levem o PSDB/DEM/... e guardem nos seus armaários. Parabéns!

  13. Luiz Parussolo Postado em 12/Mar/2015 às 17:20

    Na verdade, a insatisfação da elite parda metida a branca no Brasil é a perda da hegemonia do Poder e da disponibilidade direta do mando. O PT concentrou mais renda e patrimônio que anteriormente, obedecendo o FHC e o Plano Real e estão super satisfeitos econômica e financeiramente. Só que passaram ser submetidos, eles os cabeças, ao pe´e seus dedos, segundo seus pensamentos e passaram a humilhar-se, isto depois de ter sugado como sempre tudo que tinham direito. Nisso as burguesias tem até certo ponto razão porque não possui razão capaz do entendimento racional pleno, mas tem a tradição rica especulativa de tradição enquanto seus antagonistas só possuem lábia e a esperteza natural dos burgueses aperfeiçoada. Quanto à corrupção e a locupletação elas são o alimento dos brasileiros por incorporação vindo dos portugueses e se forem erradicadas no Brasil o território brasileiro ficará desocupado e deserto em poucos anos. É injustiça combatê-las e deve ser revisto pela a continuação da espécie brasileira, o quanto antes senão nem os investigadores e julgadores sobrarão... Ou a população brasileira, ou o combate à corrupção..

    • Thiago Teixeira Postado em 13/Mar/2015 às 08:12

      "...elite parda metida a branca ..." SHOW DE BOLA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • eu daqui Postado em 13/Mar/2015 às 10:06

        Pobres pardos metidos a negros. Se a elite é mestiça imagina o resto.....kkkkkkkkkk

      • Thiago Teixeira Postado em 14/Mar/2015 às 11:03

        Se tá ficando folgada mina!!!!!!! kkkkkk Meu caso é mais classe média parda, metido a negro raça pura do contra e favelado! kkkkkkkkkkkk

  14. Carlos Postado em 13/Mar/2015 às 08:57

    E para vocês esquerdistas a corrupção também não é causa de insatisfação, é antes o seu modus operandi. A divulgação e a investigação da corrupção, e a revolta de parte da sociedade contra vcs é que fazem seus olhos vermelhos (não por acaso né?) e suas bocas babarem de raiva. Só mesmo no mundo esquerdista gente como Bresser Pereira, Leonardo Boff e Veríssimo são intelectuais de relevo. Pra vcs esses estão de bom tamanho mesmo.

  15. beto Postado em 13/Mar/2015 às 22:56

    Tudo por causa do petroleo que é nosso e o PSDB quer privatizar para EUA. Revistas da Abril , Jornal globo, Petrolão sem tucanão não possuem credibilidade. Golpistas que faz vc de palhaço e vc diz sim senhor! Alienados politicos e alienação em massa da globo.O Brasil não é burro não! Todo mundo está vendo o golpe que a globo e o psdb tentam dar novamente no Brasil. Corrupção do psdb é escondida e não citada pelas principais midias que são tucanas, A abril é tucana, a globo e tucana. Nome de Aecio, Gilmar Mendes, geraldo Alkmim são nomes citados nas cpis da corrupçãp petrobras e furnas mas a midia não fala nada. O nome de Dilma não foi citado mas a globo e o psdb faz acreditar que sim. Acorda e aparece. Leia artigos de cientistas politicos, fale com phds em ciência politica e vc vai entender o que acontece hoje no Brasil.

    • Elias Montakis Postado em 14/Mar/2015 às 21:42

      Grande Beto! Estes coxinhas que pululam nesta coluna, sao um bando de idiotas sem cerebro!

  16. Rafael Postado em 15/Mar/2015 às 10:40

    Matéria mais nojenta, o Brasil se afundando e se dividindo em classes sociais, raças, gêneros e um cara vem falar que é porque os outros tem medo do aumento da classe média? sendo que reduziram o valor considerado "classe média"? ridículo, isso sim é camuflar as coisas. Um País tem que ser governado por uma pessoa imparcial, todos tem que ter direitos, não destruir a economia e causar divisões como esse governo está fazendo. O Brasil está com sérios indícios de uma guerra civil e me vem com uma matéria tendenciosa destas? Para com isso... a Presidente está lutando para aumentar em 6% o IR e aumentar preço de tudo enquanto o barbudo e ela diziam que seríamos auto sustentáveis... nossa moeda está quebrando, o país quebrando e tem gente que vem proteger isso... lamentável

    • Roberci Postado em 15/Mar/2015 às 22:52

      Muito boa resposta, o Governante tem que "Gerir" o País para todos, não ficar fazendo esse jogo de divisão, para um "Estadista" e não vejo nenhum a muito tempo, as medidas adotadas tem que contemplar a nação como um todo, é de uma insensatez mórbida imaginar que se as classes menos favorecidas ganham mais e melhor para a nação como um todo, isso é fato, qualquer coisa fora disso e falácia de quem não tem nada melhor para apresentar.

    • rafael Postado em 17/Mar/2015 às 14:28

      Escola keinesyana x escola classica de chicago. Hoje em dia é o que se tem pra gerir a economia de um pais. Voce tem alguma proposta melhor?

    • rafael Postado em 17/Mar/2015 às 14:39

      Copia por copia o governo PT, exceto este ano, aplicou a escola keynesiana na economia. Paises escandinavos aplicaram isto em outro momento. Suecia, dinamarca, noruega. Ta ruim la sera? Ate o euro desvalorizou com a retomada do crescimento da megaeconomia americana. Porque o real nao desvalorizaria? EUA e Japao, chegaram no topo da produtividade, os EUA tem a maior população obesa, diabetica e com problemas de coração e estress do mundo.Fora a pobreza e violencia que nao param de crescer. No Japão, a população esta diminuindo, porque ate sexo se tornou algo robotico. Keynes preferia nao desvincular bem-estar social da economia. EUA e Japao preferem a produtividade.

  17. enganado Postado em 15/Mar/2015 às 15:53

    É mesmo a “corrupção” que deixa a elite brasileira furiosa? Não e não! Fico com a declaração do sr. Ricardo Semler: "Nunca se roubou tão pouco no BRASIL como agora". Então se nos governos do PSDB, o engavetador-geral da república PSDB/DEM não investigava porra nenhuma, lógico que agora a roubalheira institucionalizada de 1500 até 2002 deram uma diminuída, deve ser preocupante para os cofres dos "Tradicionais Ladrões da Pátria", começando pela rede gRoubo. Daí pra frente, mesmo que vc seja um ignorante em política, deve perceber no governo do PT está mais difícil ROUBAR, como no governo do Príncipe da Privataria/Putaria/Semvergonhice/Mal caráter/Apátrida/... . FHC. Só para ilustrar mais um pouco: No governo do FHC a PF_DB investigou 46 processos de roubalheira da Direita (naquela época não sobrava um tostão para esquerda roubar, mesmo que quisesse), já nos governos do PT foram 545 investigações de roubo, então essas manifestações não passam de uma demonstração que o roubo das ELITES=Direita não vai acabar NUNCA. Se alguém pensa que o FHC e sua gang querem moralizar o BRASIL, podem esquecer! Querem mesmo o poder para continuar roubando e entregar o Pre-sal e PETROBRAS para os anglo-sionista e roubarem como o FHC fez na entrega da Vale do Rio Doce que sumiram com 30 bi dólares. Taí me desmintam, coxinhas!

  18. luciano Postado em 20/Mar/2015 às 23:09

    Pow!! o enganado pegou pesado!! encerraram-se os comentários!!

  19. Gustavo Horta Postado em 18/Apr/2015 às 08:12

    São coisas típicas desta elite branca que a cada dia mais repudio. Mantiveram a nação subjugada por séculos e não suportam um mínimo de dignidade para o povo. Querem tudo para si. A felicidade da nação é que entre drogas e decisões equivocadas, eles estão a destruir-se de forma autofágica! Quem viver verá! ‪ #‎PodemosTirarSeAcharMelhor‬ ‪#‎ExplicaMoroPorqueSoPT‬ ‪#‎DesaTUCANAMoro‬ Apenas para reforçar, apenas um psdbos..!

  20. Lázaro Antonio Postado em 17/May/2015 às 08:51

    A elite só não é contra a MAIOR DE TODAS AS CORRUPÇÕES (a sonegação fiscal que causa prejuízos ao Brasil na ordem de R$ 500 bilhões, todos os anos) bem como da SEGUNDA MAIOR DAS CORRUPÇÕES (a remessa ilegal de dólares para Paraísos Fiscais no Exterior).

  21. mario Postado em 27/Jul/2015 às 07:49

    Será que é porque sempre que o salário mínimo sobe alguém (os que são obrigados a fechar a conta) está sendo roubado pelo governo?

  22. Daniel Postado em 28/Jul/2015 às 11:45

    Eu adoro ver ascensões, adoraria ver o povo brasileiro com mais condições de compra, de educação, de saúde e etc. Mas não curto nada criar uma situação insustentável, onde o povo terá essa condição por n (poucos) mandatos e depois a grana acaba, o país tem seu grau de investimento rebaixado, temos cada vez mais impostos, cada vez mais inflação, mais juros, mais cortes em educação, menos hospitais... Adoro Wikinomia, afora a idéia do compartilhamento, do bom uso, do bom senso... mas sério mesmo que alguém crê que este nosso governo segue esta linha? Pois na minha opinião este governo emprega os métodos mais cruéis para se perpetuar onde está. De que adianta o salário minimo subnir muito, se a inflação sobe ainda mais, se os produtos básicos nunca estiveram tão caros... e o pior, cada vez mais a educação se afasta do povo. Abram os olhos... não acreditem em discursos, acreditem em atitudes.

    • Antonio Postado em 27/Dec/2015 às 14:30

      meu caro, estou com vc na tua crítica, queria que mais gente pensasse assim como vc. Mas qdo vemos um povo sem nada, literalmente sobrevivendo com esmolas, pra comer farinha, como é o povo do sertao, do agreste, o que se fazer? Esperar que o "mercado" de um jeito ou tomar alguma medida emergencial?

  23. Antonio Postado em 27/Dec/2015 às 14:27

    Discordo que o ódio nao seja ao PT, é sim ao PT e qualquer governo "populista" como eles gostam de dizer. Há incoerencia e estupidez quando nao percebem que esse governo foi também muito bom pra empresários e banqueiros. Num país com uma desigualdade das piores do mundo, era necessário que se fizesse algum tipo de transferencia de renda como medida tapa-buraco. Mas, coxinhas, reacas e outros adjetivos ridiculos jamais concordarao com isso. Até porque sempre tiveram o conforto de suas famílias, ou uma boa educacao pra chegarem aonde chegaram. E ainda chamam isso de meritocracia. Sao a escória e o motivo de tanto atraso no país. Que venham mais muito mais programas de transferencia de renda, taxacao progressiva e investimentos em educacao publica de qualidade, saude e infra-estrutura.

  24. Diego Luso Postado em 20/Mar/2016 às 22:56

    É um imbecilidade sem tamanho. Segundo a lógica de vcs, quem está "bravo" são donos de empresas, comércios, bancos, etc não é? Que dono de empresa, comércio ou banco, ficaria puto com as pessoas tendo mais dinheiro?? Pessoas com mais dinheiro, tendem a comprar mais. Sobretudo os brasileiros que são burros pra kct e compram o que não podem e se enrolam por anos com cartões e empréstimos. Que empresário , comerciante ou banqueiro ficaria "chateado" com seus negócios girando mais o caixa??? Quem é o comerciante débil mental que gosta de todos estarem na merda e ele vender menos da metade do que vendia antes??? QUAL A LÓGICA DISSO?? É ÓBVIO QUE NOSSA BANDEIRA Á CONTRA A CORRUPÇÃO. Todo dinheiro que o Brasil perdeu nas mãos desses fdps, poderia ser investida para nós. Ou no mínimo, deixarem o caixa do governo um pouco mais sossegado evitando tantos aumentos. TODOS SAIRIAM BENEFICIADOS SEM CORRUPÇÃO. RICOS, MÉDIOS E POBRES. QUANTA IDIOTICE.

  25. Rodrigo Postado em 12/Mar/2015 às 11:31

    (Outro Rodrigo) Xará, na net tem um gráfico que mostra que, com a diminuição na participação de mercado do Internet Explorer, os homicídios nos EUA diminuíram! Acorda, Brasil! O Explorer incentiva homicídios! Ninguém vai fazer nada contra o Bill Gates? (blog Treta, 30 de janeiro de 2013). Rai ai...

  26. Beto Postado em 12/Mar/2015 às 12:49

    Rodrigo, seu raciocínio é falacioso. Não é porque conseguimos citar fenômenos (de fato, existem aos milhares, que não têm relação causal, por exemplo: internet explorer x homicídios, mencionado por você) que, no caso particular analisado, também seja assim. Obviamente existe correlação. Basta pensar um pouco.

  27. Ricardo Postado em 12/Mar/2015 às 14:16

    Isso depende do conhecimento histórico do leitor (o que é pressuposto pelo professor). Basta ver as mudanças de POLÍTICA ECONÔMICA em cada momento de ruptura institucional e sua REPERCUSSÃO ECONÔMICA. Vc pode não aceitar o nexo (como é seu direito acreditar que as coisas não caem para baixo), é seu direito, mas não pode impedi-lo de existir.

  28. Rodrigo Postado em 12/Mar/2015 às 15:42

    (Outro Rodrigo) Vou responder a Beto e Ricardo em conjunto. Inicialmente, minha fala, se não perceberam, foi pautada pela hipérbole e ironia, justamente a fim de provocar o pensamento, a fim de que o interlocutor pense um pouco (e Beto levou ao pé da letra...). Um gráfico, pois, não é ciência, mas instrumento a serviço dela e do cientista, o qual terá duas possíveis condutas: 1- alimentá-lo com informações pertinentes, a fim de verificar uma ocorrência; 2- escolher propositalmente os dados com os quais quer alimentar o gráfico, a fim de que ele revele a "verdade" que lhe seja conveniente (cito o caso do Internet Explorer). Então, quanto aos dados com os quais você alimenta o gráfico, o Professor escolheu 3 pontos, dentre os diversos picos, tomando a parte pelo todo (com todo o respeito à titulação do mesmo). Assim, a lógica do razoável é também um pressuposto esperado do observador do gráfico, a fim de que ele interprete-o corretamente ou identifique a falha do mesmo - você pode aceitar o nexo afirmado, mas não pode negar que a evolução do pensamento nos leva a progredir, mas não a estacionar, nem a regredir.

  29. Rodrigo Postado em 12/Mar/2015 às 15:59

    (Outro Rodrigo) Como disse mais abaixo, vamos pensar um pouco sobre "viés cognitivo". É algo também esperável do observador de um gráfico.

O e-mail não será publicado.