Redação Pragmatismo
Compartilhar
Rede Globo 27/Mar/2015 às 13:13
41
Comentários

Doutor em Ciência Política fala, ao vivo, na Globo, o que a emissora não queria ouvir

Professor foge do simplismo para discorrer sobre corrupção e manifestações, ao vivo, na Rede Globo. Ao dispensar o script da moralidade seletiva e tratar os meandros da política profissional com racionalidade, Vitor Amorim incomodou a emissora

Casos de convidados da Rede Globo que fogem do script da emissora para tratar de temas delicados não são comuns – previamente selecionados, os convidados, normalmente, reforçam os posicionamentos da maior rede de TV da América Latina.

O mais recente caso de fuga de script aconteceu no Bom Dia ES, programa de afiliada da Globo no Espírito Santo exibido pela manhã [vídeo abaixo].

O professor Vitor Amorim de Angelo foi confrontado, ao vivo, com temas que envolviam desde a corrupção na Petrobras até as manifestações de 15 março de 2015.

Abriu mão do simplismo e teve a ousadia de discordar de Míriam Leitão – jornalista referência na emissora – quando questionado sobre a possível participação de eleitores de Dilma nos protestos pró-impeachment.

Corrupção

“A corrupção é um problema complexo e, como tal, merece ser tratada com complexidade […] atinge todas as esferas do poder: Executivo, Legislativo, setor público e setor privado”, disse Vitor, causando algum desconforto em um apresentador que carregava consigo a missão de reforçar maniqueísmos políticos e responsabilizar um único partido por tudo de ruim que há no Brasil.

O acadêmico destacou ainda a importância das manifestações populares, mas mandou um recado para aqueles que nutrem uma sanha golpista: “A democracia é um regime de confiança, não de adesão. Portanto, não é uma opção aderir ou não ao resultado. Você faz parte desse sistema político no qual ela é presidente. O inverso também é verdadeiro: você venceu, mas não pode deixar de governar para aqueles que não te elegeram”.

Ao dispensar o script da moralidade seletiva e tratar os meandros da política profissional com racionalidade, Vitor Amorim incomodou a Rede Globo.

*Vitor Amorim de Angelo é professor de Sociologia, formado em História, com mestrado e doutorado em Ciência Política, membro do Laboratório de Estudos de História Política e das Ideias, com passagem pelo Centre d’Histoire do Institut d’Études Politiques de Paris (SciencesPo) e pesquisador do Institut des Sciences Sociales du Politique da Université de Paris Ouest-Nanterre La Défense.

VEJA TAMBÉM: Professor dá aula de Venezuela e passa pito na Globo, em plena Globo

Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Roosevelt Postado em 27/Mar/2015 às 13:25

    Lacrou d+. Dá pra perceber que o repórter é muito sacana. Ele muito lúcido. Mestre!

    • Peterson Silva Postado em 27/Mar/2015 às 14:19

      Bem, tecnicamente mestre não - Doutor! EAHaeHeaHaeHaHE

      • elizabeth de andrade Postado em 27/Mar/2015 às 16:06

        Pingando os 'is', parabéns!

      • wilton Postado em 28/Mar/2015 às 12:24

        Falou verdade, faz jus ao título ! Perfeito sua análise imparcial e impessoal do governo atual...

    • Félix Postado em 27/Mar/2015 às 14:20

      É impressionante a quantidade de repórteres papagaios a repetir a fala dos donos das emissoras e jornais. Todos pensam da mesma forma e emitem as mesmas opiniões. Em qualquer estado da federação. Como isto é possível?

      • Eduardo Ribeiro Postado em 27/Mar/2015 às 15:04

        Felix, é possível porque quem manda é o patrão. Os chefes dos maiores veiculos de midia/imprensa pensam igual, são incontestavelmente reacionários, e ditam o que e como vai sair no jornal, e o que não vai sair, sempre no sentido de reforçar o reacionarismo na população. A linha editorial em nivel nacional é regida por eles, e os jornalistas-capacho vão e fazem. Jornalista puxa-saco e servil é o que não falta, pra se prestar a esse papel lamentável e danoso pra sociedade.

      • Alexandre Postado em 27/Mar/2015 às 15:17

        Duplipensamento amigo...

      • elizabeth de andrade Postado em 27/Mar/2015 às 16:09

        NÃO SEJA UM MIDIOTA ÚTIL! INFORME-SE ! REFLITA! REAJA! OPINE ! PARTICIPE! COMPARTILHE! Aos jornalistas liberdade de expressão, ao cidadão direito de informação. Aos artistas do Brasil: esqueçam o sonho de 'quando eu crescer quero entrar pra grobo". Os artistas brasileiros devem começar a pensar a vida profissional por si mesmos...com independência, devem esquecer as tetas podres, fedidas da tv gloebels... que coisa mais brega os artistas brasileiros, as tais "estrelas globais". Tudo isso é tão "fake", tão pobre, tão raso... eles têm uma pose, uma ilusão, como se pertencessem a uma casta inatingível...Pobres! Midiotas!

      • daniel Postado em 15/Dec/2015 às 11:21

        Dinheiro....! Quem paga os salários destes jornalistas é quem manda na liberdade de expressão desles...!

    • antonia Postado em 27/Mar/2015 às 14:41

      O escândalo foi deflagrado durante o governo do PT, que não significa aconteceu só neste governo. Agora se investiga sem que o executivo interfira nas investigações, como aconteceu e acontece em alguns governos federais e estaduais de outros partidos. Se as mulheres hoje denunciam a violência domestica com mais frequência hoje, não significa que a violência contra a mulher é maior atualmente. ela sempre existiu. Hoje se denuncia mais.

    • elizabeth de andrade Postado em 27/Mar/2015 às 16:08

      Parabéns a vc pelo comentário, e ao doutor pela lucidez !.

      • Thiago S Postado em 28/Apr/2015 às 18:11

        Você pensa como eu.Tive que sair do teatro para não entrar para a Globo.

  2. Olga Postado em 27/Mar/2015 às 13:28

    Muito bom,,, um gosto escuta-lo. De fato ele tem muito que disser... fala com propriedade e conhecimento. parabéns Professor.

  3. maria izabel Postado em 27/Mar/2015 às 13:34

    Eu assisti e no dia seguinte levaram outro cientista politici pra dizer o que eles queriam.

  4. Nadia Suzanne Postado em 27/Mar/2015 às 13:36

    O QUE AS ORGANIZAÇÕES GLOBO FAZ QUESTÃO DE DIVULGAR. Clube Militar vai celebrar os 51 anos da ‘revolução de 1964′ O Clube Militar, no Jardim Botânico, está convidando seus sócios para um almoço em homenagem aos 51 anos da “revolução democrática de 1964”. Aniversário do Golpe Militar que depôs Jango e instaurou a ditadura no Brasil.

    • Cawe Coy Postado em 29/Mar/2015 às 06:18

      Lamentável...

  5. Celly Postado em 27/Mar/2015 às 13:43

    A entrevistadora é de enfeite? kkk

  6. Conrado Postado em 27/Mar/2015 às 13:45

    O cara foi um gênio como eu já esperava. Mas que comportamento esse de falar que o apresentador de fato queria culpar o PT e que a Globo se incomodou... Onde a Globo se incomodou? Onde podemos ver isso? Qual a prova disso, além da especulação?

  7. Franklin Postado em 27/Mar/2015 às 14:04

    .....lucidez.....lucidez......que bom !

  8. Benedito Postado em 27/Mar/2015 às 14:22

    Claramente se vê que a intenção é unica e exclusiva de Punir só um Partido político e principalmente desqualificar a vitória da Presidente Dilma nas Urnas

  9. Terry Postado em 27/Mar/2015 às 14:32

    Bravo! Vítor Amorim de Angelo. Deu de Dez nos repetidores da plim-plim.

  10. Riaj Postado em 27/Mar/2015 às 14:36

    parabéns ao professor. OS repórteres não passam de papagaios de pirata dos patrões. O objetivo é incriminar o pt, "o grande culpado pela corrupção". Eita moral de Tartufo. Se fosse o professor perguntaria no ar: Por que a globo não mostra o DARF?

  11. Eduardo Ribeiro Postado em 27/Mar/2015 às 14:50

    O jornalista perdeu o rumo, "num podi cê...eu aqui levantando várias bolas pra ele cortar e ele inventa de responder desse jeito...". Fiquei até com a impressão de que ele tinha tempo pra continuar com a entrevista/AULA e mandaram ele encerrar por ali mesmo, tipo "esse doutor petralha já falou coisa que não devia, acaba com isso ai antes que saia de vez do controle..". De modo que o Prof. Vitor só pisa na Globo de novo se fizer algo de uma relevância cavalar, um ato extremamente sobre-humano. Do contrário, jamais novamente.

  12. Leonardo Dantas Postado em 27/Mar/2015 às 15:32

    Pude reparar em duas coisas fundamentalíssimas: Uma: O sapatinho dela combina com a cor do logo do " BOM DIA" rsrs A outra coisa é que essa direita fede a mofo podre de tão subserviente ao Capital. Estou pra ver escravos lambendo os grilhões e achando que fazem excelente coisa. Aff

  13. Ricardo Postado em 27/Mar/2015 às 15:47

    /\ Esse aqui || nem com aula grátis.

  14. Francisco Postado em 27/Mar/2015 às 16:00

    De fato o repórter tentou dar uma direcionada no texto mas o entrevistado foi lúcido em afirmar que tudo que está aí não é apenas culpa do PT , mas também de toda a classe política e da sociedade como um todo , isso é lógico e racional e só. Não vi o banho de oba oba como dizem os petistas , detalhe em momento nenhum ele eximiu o PT de culpa, só os petistas viram isso ...

  15. MARIA Postado em 27/Mar/2015 às 16:10

    NÃO PRECISA SER DOUTOR EM SEI LÁ DAS QUANTAS PARA PERCEBER O INTENCIONISMO DA GLOBO! ALIÁIS,GLOBO+PSDB+DEM = GOLPE MARCADO COM MUITO DINHEIRO EM JOGO! " COMO DIRIAM OS PIRATAS: TERRA À VISTAAAAAAAAAAAA" E VAMOS SAQUEAR O POVO!

  16. Onda Vermelha Postado em 27/Mar/2015 às 16:15

    Kkkk. Está se fazendo de desentendido Naro? O professor Vitor Amorim de Ângelo empregou o termo "reducionismo" porque reduzir a corrupção ao Governo do PT é, obviamente, falso e não dialoga com a complexidade do tema. Por exemplo, negar que Marcos Valério atuou como operador do Mensalão Tucano Mineiro ou omitir que os desvios na Petrobras tiveram início ainda no Governo FHC como declarou Pedro Barusco faz parte de desta mesma estratégia que você mesmo também dissemina aqui PP. A pesquisa que ele citou e que você considerou "não confiável" é a do Data Folha que apontou que 82% daqueles "marchadeiros" da Avenida Paulista admitiram que haviam votado no Aécio Neves. A Globo não tem nada de "ingênua". Alguém da produção muito provavelmente cometeu um "erro" na seleção de um entrevistado que fugiu a um script e a uma linha previamente definida da emissora de crítica constante ao Governo do PT. E um programa ao vivo tem dessas surpresas. Não dá para ser "editado" na hora. Certamente, se assim não fosse, se tivesse sido previamente gravada, jamais teria ido ar como é a regra da casa. Ok?

    • Thiago Lopes Postado em 30/Mar/2015 às 09:22

      Naro, sua percepção do mundo é pior que a de um porco.

  17. Maria zelia Postado em 27/Mar/2015 às 16:52

    Mandou bem doutor,o jornalista perdeu até o rumo da entrevista e acho que terminou antes do tempo.Escutou tudo o que não queria e dito não por um qualquer, mas, sim um entendido no assunto e principalmente coerente na sua posição........

  18. Alex Postado em 27/Mar/2015 às 18:17

    Muito bom! Temos excelentes pensadores, acadêmicos no Brasil, porém a grande mídia só leva os vendidos. A posição do jornalista é ridícula, o entrevistado falando sobre a complexidade do tema e o idiota queria que o professor falasse que o PT é o único culpado. Quem quiser verificar o "choque de gestão" do PSDB destruindo o PR, veja o link abaixo: http://esmaelmorais.com.br/

  19. Thiago Teixeira Postado em 27/Mar/2015 às 19:25

    Só existe uma forma de tratar um jornalista golpista: no pau. https://www.youtube.com/watch?v=7ewkelFHmcw

  20. Georges Postado em 27/Mar/2015 às 21:07

    Achei que aquela mulher era uma boneca.

    • Thiago Teixeira Postado em 28/Mar/2015 às 08:24

      Ela está no programa por MÉRITO, dirão os reacionários de plantão. O resto, é discurso vitimista!

  21. Fabio Postado em 28/Mar/2015 às 13:41

    Com um pouco mais de edição, acho que dava para colocar a culpa no FACEBOOK.

    • Silva Postado em 29/Mar/2015 às 08:36

      O André definiu ele e os reaças do seu bando, recalque dói realmente, o segundo turno foi dia 26/10 2014, já estamos no fim de março de 2015 e ainda não conseguiu digerir a derrota. Não tem outra solução pra ti, a não ser terapia, busque ajuda profissional homem, quem sabe comece a lidar que a vida é cheia de frustrações. Intervenção psiquiatra já pra coxinhada!

  22. Alexandre Labatut Postado em 29/Mar/2015 às 00:51

    Faltava apenas ao doutor, dizer que a culpa de governo, não foi nem de FHC e sim de Juscelino Kubitschek KKK... Poupem-me esquerdopatas.

  23. Daniel Postado em 29/Mar/2015 às 17:25

    Tiraram alguns trechos do vídeo, foi a Globo ou esse site?

  24. marco Postado em 02/Apr/2015 às 23:33

    Doutor em que mesmo??? Ah sociologia, onde as universidades estão infiltradas de esquerdas alopradas ,pregando ideologia ao invés de dar aulas, deformando a cabeças de universitários brasileiros, transformando-os em verdadeiros idiotas úteis. Não é a toa que em comparações de nível de ensino, mesmo com países ditos mais pobres, estamos sempre na rabeira. Agora, para o bem do partido que se apossou da república, somos todos corruptos. A tal da "velha mídia" é quem faz a cabeça e manipula quem contraria as ideias estapafúrdias de corruptos. É mais fácil culpar a "velha mídia" do que admitir que a nossa educação precária, não oferece entendimento sobre os fatos. A imprensa tem papel fundamental na democracia de um país. Graças a ela, oito ministros de Dilma no seu primeiro mandato caíram, descobriu-se o pagamento de parlamentares e o assalto as estatais. Realmente, não é a toa que Lula sempre quis a censura de volta, tal qual os militares faziam.

    • Jane Postado em 03/May/2015 às 21:55

      Sabe porque ainda somos tão precário em educação.... Porque infeliente o país não investe nas ciências humanas, não pregam ideologias o bastante para que o Brasil de fato,saia deste índice . E as pessoas ainda continuam com pensamentos de reacionário.

  25. André Postado em 01/Apr/2016 às 15:01

    O cara é, sem dúvida, um imundo, mas, deu uma porrada, ao vivo, na "poderosa"! https://www.youtube.com/watch?v=EV0tR1yLB_Y