Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 13/Mar/2015 às 15:44
12
Comentários

Cunha é aplaudido na CPI da Petrobras e deputada se revolta: "vergonhoso"

Investigado na Lava Jato, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) recebeu aplausos e elogios durante depoimento à CPI da Petrobras. Único a pressioná-lo foi Ivan Valente (PSOL-SP), que sugeriu que o presidente da Câmara se dispusesse a abrir seus sigilos fiscal, telefônico e bancário. Cunha, no entanto, não autorizou a quebra de sigilos

eduardo cunha cpi da petrobras
Eduardo Cunha (PMDB-RJ)

A sessão da CPI da Petrobras desta quinta-feira, na qual foi ouvido o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), virou um verdadeiro ato de desagravo ao parlamentar. Cunha é um dos 47 políticos que tiveram abertura de inquérito autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por suspeita de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras.

SAIBA MAIS: Confira a lista oficial dos políticos investigados na Lava Jato

O deputado voltou a negar recebimento de propina e fez duras críticas a Janot, dizendo que o Ministério Público “escolheu” a quem investigar. Depois, foi elogiado por parlamentares – tanto da oposição quanto da base aliada – e, em determinado momento, chegou a ser aplaudido.

Diante dos poucos questionamentos e do massivo apoio a Eduardo Cunha, a deputada Clarissa Garotinho (PR-RJ) classificou a sessão da CPI desta quinta-feira como “vergonhosa”.

“Quero dizer que considero vergonhosa a reunião de hoje. Porque não cabe a nenhum parlamentar condenar a priori ninguém, tampouco absolver. E o que vi aqui hoje foi uma reunião de felicitações. Achei eu que estava na reunião da CPI. Cabe, portanto, a esta comissão, inquirir, indagar, questionar, perguntar. E foi o que menos vi na manhã de hoje”, afirmou a deputada.

A fala da deputada causou reação do deputado Carlos Marun (PMDB-MS), que disse que se sentia “atingido” pelas palavras. “Não reconheço nela autoridade moral para vir aqui fazer esse tipo de juízo em relação ao nosso trabalho. Ela tem o direito de fazer as perguntas que quiser, mas não de vir aqui, chegar no meio, e ainda apontar o dedo para todos nós como se meninos fôssemos”, disse Marun.

“Faço um pedido a vossa excelência para que não mais permita que acusações nesse sentido se façam nessa CPI”, completou o deputado, dirigindo-se a Hugo Motta (PMDB-PB), presidente da CPI e grande aliado de Cunha. Motta, então, disse que a deputada podia expressar sua opinião, embora ele não concordasse com ela.

Quebra de sigilo

Um dos únicos a pressionar Cunha foi o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), que sugeriu que o presidente da Câmara se dispusesse a abrir seus sigilos fiscal, telefônico e bancário “antecipadamente”, ou seja, sem uma determinação da comissão. A sugestão, no entanto, foi rejeitada por Cunha, que disse que não quer transformar o processo investigativo em “processo político” e prefere aguardar o entendimento da CPI.

Terra

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 13/Mar/2015 às 16:23

    "o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), sugeriu que o presidente da Câmara se dispusesse a abrir seus sigilos fiscal, telefônico e bancário “antecipadamente”, ou seja, sem uma determinação da comissão. A sugestão, no entanto, foi rejeitada por Cunha, que disse que não quer transformar o processo investigativo em “processo político” e prefere aguardar o entendimento da CPI".........................................ô cara de pau viu!! mau caratismo e má fé mesmo.

  2. Rodrigo Postado em 13/Mar/2015 às 16:26

    Base aliada. Tá mais para base fisiologista. O PMDB ou MDB (amigo dos militares) vai para o time que está vencendo. Eles são a pior imagem do Brasil. Macunaímicos.

  3. Rodrigo Postado em 13/Mar/2015 às 16:33

    (Outro Rodrigo) Tem um equívoco aí, pois ele não pode recusar a quebra de sigilo. Houve pedido informal para que ele, espontaneamente, disponibilizasse suas informações e ele recusou a concessão a tal pedido informal. De outro lado, em sendo determinada a quebra pela CPI, a única hipótese para tentar impedir a quebra seria mediante acesso ao Poder Judiciário, mas não pela vontade própria do Deputado (se, de um lado, há o "quem não deve não teme", de outro há sempre pessoa mau intencionadas, prontas a distorcer informações protegidas sob sigilo, especialmente em meio político). No mais, extremamente lamentável um depoimento virar sessão de bajulação...

  4. Thiago Teixeira Postado em 13/Mar/2015 às 18:48

    É impressionante como coxinhas são babacas ...

    • Bruno Postado em 13/Mar/2015 às 19:52

      É o medo se apoderando deles.Cada dia mais o povo se recusa a manter os seus privilégios.Se querem empregadas domésticas que paguem um salário digno ou aprendam eles mesmos a lavarem suas panelas.

      • Eduardo Postado em 13/Mar/2015 às 21:35

        .... ouvi na rua... um comentário contra o PROUNI E O FIES...."SE TODOS ESTUDAREM, QUEM SERÁ OS SERVENTES DE PEDREIRO???" legal né....

      • Rodrigo Postado em 14/Mar/2015 às 10:42

        (Outro Rodrigo) Talvez por isso não se invista na educação e, no último ENEM, 73% dos jovens sequer alcançaram 600 (equivalente a um 6,0), de 1000 pontos... 500 mil zeraram a redação... Talvez por isso o FIES esteja com acesso impossibilitado, sendo ainda anunciado que terá limite de beneficiários... Talvez você esteja certo, Eduardo, e realmente já há muitos pensando dessa forma tão lesiva aos cidadãos...

  5. Eduardo Postado em 13/Mar/2015 às 21:33

    li aqui mesmo, estavam oferecendo R$ 10,00 por hora para fazer panfletagem para "manisfetação" de domingo... e os que apoiam Dilma é que tem bolsa protesto.... aliás quem protestam são a turma que perdeu, nós manifestamos a favor do projeto de governo existente... mas para quem não sabe o que é isto.... Aliás de novo.... qual era mesmo o projeto do derrotado, para o Brasil????

    • Rodrigo Postado em 14/Mar/2015 às 10:44

      (Outro Rodrigo) 10zão ou 50tão pra panfletarem para domingo... 35cão para comparecer em ato pró-Dilma... É, amigo, conforme frase atribuída ao Barão de Itararé, "O homem que se vende recebe sempre mais do que vale".

  6. Samael Postado em 13/Mar/2015 às 23:05

    Não gente, vcs não estão ligando as coisas, ele falou "qualquer um de vcs poderiam estar aqui no meu lugar" se eu tivesse rabo preso até eu elogiava!

  7. ademar Postado em 14/Mar/2015 às 17:30

    Merecemos nossos políticos e nosso Governo, não há o que reclamar, haja vista os comentários aqui, quase todos estão satisfeitos, então celebremos....

  8. Rafael Postado em 15/Mar/2015 às 10:54

    PT e PSDB aplaudiram o Cunha. Todos estão no esquema!