Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 12/Mar/2015 às 16:54
9
Comentários

Contra o impeachment; pelo Plebiscito

contra impeachment plebiscito reforma política
Entenda impeachment e plebiscito (Imagem: Pragmatismo Político)

Delmar Bertuol*, Pragmatismo Político

Sabemos todos que não há embasamento legal para o impeachment da Presidenta Dilma. Os que defendem a derrubada dela também são cientes da impossibilidade jurídica, mas tentam relativizar as leis para defenderem uma ilegalidade em nome de uma ideologia que eles juram não ter.

Deixando essa informação dita (por mais redundante que seja repeti-la, é salutar fazê-lo, pois os golpistas insistem nos seus falaciosos argumentos), vamos nos reservar o direito de suposições. Do faz de conta, para ficar na linguagem em consonância com as ideias golpistas: pueris.

Mesmo no caso de um motivo legal para o impeachment, ele não é automático. Deve passar pelo Congresso. Pelas duas Casas. Óquei. Quem
recebe a denúncia é a Câmara de Deputados, na pessoa do seu Presidente. Ocorre que seu Presidente, eleito pelos pares, também está sendo investigado por corrupção. O Presidente da Câmara receberia a denúncia de cujo crime ele também pode estar envolvido.

Passada e aprovada a denúncia na Câmara, formar-se-ia uma CPI congressual para investigar a conduta da Presidenta. Porém, dezenas de legisladores do Congresso estão também sendo investigados não só por outras fraudes e maracutaias como, pasmem, pelo mesmo crime que a Presidenta estaria envolvida. Até mesmo parlamentares que fazem oposição ao Governo estão sendo investigados.

E, como se não bastasse, uma vez concluído pela culpa da Presidenta, cabe ao Senado decidir se cassa ou não o mandato da Dilma. E esta sessão será presidida pelo Presidente do Senado, Renan Calheiros, que já esteve envolvido em outros casos de corrupção e também é, pasmem, suspeito de participar do achaque à Petrobras, casualmente, repito, o mesmo crime pela qual a Dilma pagaria seu envolvimento com o mandato. Não haveria, portanto, sustentação política nem moral para o impeachment.

O Brasil não precisa de mais um golpe contra sua democracia.

Precisamos fortalecê-la cada vez mais, e isso só se faz com o fortalecimento das instituições e também e no mesmo nível de importância, com uma reforma política com ampla participação popular. Precisamos de um plebiscito, urgentemente, para decidirmos as regras e normas que nossos eleitos e candidatos seguirão.

Se a população é, como sustentam os defensores de um referendo, leiga para certos assuntos e decisões, é chegada a hora de deixarmos nossa ignorância de lado e entendermos os conceitos. É chegada a hora de nos envolvermos. O Brasil não pode aceitar um golpe. A população é que deve, através de um plebiscito, dar um golpe nos maus políticos.

*Delmar Bertuol é escritor, membro da Academia Montenegrina de Letras, graduando em história e colaborou para Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Onda Vermelha Postado em 12/Mar/2015 às 17:16

    Pois é! Enquanto isso o Ministro Gilmar Mendes, sempre ele, continua sentado sobre a ADI 4650 que poderia começar a botar um fim nessa história e influir, decisivamente, no debate sobre corrupção. Ou seja, declarar inconstitucional o financiamento de campanhas políticas por empresas privadas dando um fim a essa farra do Poder Econômico. Fazer o quê? O Placar está em 6 X 1. O cara já perdeu o debate no mérito, mas não se dá por vencido, nem respeita as entidades(OAB, CNBB, MCCE, etc) que impetraram a referida ação, assim como seus pares no STF que se dedicaram a estudar a questão e formularam seus votos. Como bem sabemos ele apenas está aguardando que o Eduardo Cunha e seus parceiros(PMDB, PP, PTB e PSDB) aprovem um PEC institucionalizando/constitucionalizando o financiamento privado para que o julgamento no STF perca o objeto e tudo volte a estaca zero! A sociedade precisa reagir! E exigir que ele libere o seu voto! #DevolveGilmar!

  2. Thiago Teixeira Postado em 12/Mar/2015 às 18:38

    Fora COXINHA.

    • eu daqui Postado em 13/Mar/2015 às 09:56

      Vc é tão obcecado por coxinha que deve ter o colesterol mais alto do país. Eu daqui de minha parte ainda acho um kibe cru bem mais salutar............

  3. Alessandro Postado em 12/Mar/2015 às 19:02

    Fora voce lixo.....junto ao aecinho xorão kkkkkk

  4. poliana Postado em 12/Mar/2015 às 19:17

    cesar souza??? é vc? mentira q vc voltou e apenas trocou o nick? com certeza é o cesar souza...falou tudo q ele sempre falou aki: "adeus dilma, adeus dilma, adeus pt"...q profundo...com certeza é vc cesar souza.

  5. Salomon Postado em 12/Mar/2015 às 19:19

    Cara, tem hora que dá pena desses coxinhas. Deveria haver uma espécie de MOBRAL para esses analfabetos políticos. Tenha a sacrossanta paciência!

  6. George Postado em 13/Mar/2015 às 07:54

    plebiscito sim!! Reforma Política sim!! A oposição não tem planos, apenas almejam o golpe.

  7. angela Postado em 13/Mar/2015 às 12:47

    #Reformapolitica. Abaixo a. Hipocrisia e quem colabora com ela!

  8. Joao Postado em 14/Mar/2015 às 05:36

    Apagaram meu comentário por quê?