Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 18/Mar/2015 às 19:00
39
Comentários

Cid Gomes pede demissão após peitar Eduardo Cunha (PMDB-RJ)

Cid Gomes não é mais ministro da Educação. Após peitar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e fazer discurso duro contra deputados, o PMDB ameaçou abandonar a base aliada do governo Dilma caso Cid não fosse demitido

cid gomes demissão eduardo cunha
Cid Gomes pede demissão após PMDB exigir sua saída do cargo. O então ministro da educação atacou duramente o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) [Imagem: Gustavo Lima/ Câmara dos Deputados]

O ministro da Educação, Cid Gomes, pediu demissão na tarde desta quarta-feira (18) à presidente Dilma Rousseff, que aceitou. O pedido ocorreu logo depois de o ministro participar na Câmara dos Deputados de sessão em que declarou que deputados “oportunistas” devem sair do governo.

“A minha declaração na Câmara, é óbvio que cria dificuldades para a base do governo. Portanto, eu não quis criar nenhum constrangimento. Pedi demissão em caráter irrevogável”, declarou o ministro.

Do plenário, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, chegou a anunciar a demissão antes mesmo de ter sido oficializada. “Comunico à Casa o comunicado que recebi do chefe da Casa Civil [ministro Aloizio Mercadante] comunicando a demissão do ministro da Educação, Cid Gomes”, anunciou Cunha no plenário.

Depois, a Presidência da República divulgou nota oficial com o seguinte teor: “O ministro da Educação, Cid Gomes, entregou nesta quarta-feira, 18 de março, seu pedido de demissão à presidenta Dilma Rousseff. Ela agradeceu a dedicação dele à frente da pasta.”

Embate

Cid Gomes foi convocado pelos deputados a prestar esclarecimentos após declarar que a Câmara tem “uns 400 deputados, 300 deputados que achacam”. O então ministro da Educação afirmou também que deputados da base aliada que têm cargos na administração federal deveriam “largar o osso”.

Durante seu discurso, Cid subiu o tom e chegou a apontar o dedo ao presidente da casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), dizendo que prefere ser acusado pelo peemedebista de ser “mal educado”, a ser acusado de “achacar” empresas, no esquema de corrupção da Petrobras.

SAIBA MAIS:
(1) Eduardo Cunha é aplaudido na CPI da Petrobras e deputada se revolta: “vergonhoso”

“Eu fui acusado de ser mal educado. O ministro da Educação é mal educado. Eu prefiro ser acusado por ele [Eduardo Cunha] do que ser como ele, acusado de achaque, que é o que diz a manchete da Folha de S.Paulo”, afirmou Cid Gomes. Ele disse ainda que muitos parlamentares que integram a base de sustentação do governo agem com “oportunismo”

As declarações geraram fortes ataques dos parlamentares em plenário. Lideranças do PMDB e da oposição pediram a demissão do ministro, que logo depois confirmada.

com agências

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. marcos Postado em 18/Mar/2015 às 19:20

    Vamos ver esse cara de de rato branco, agora que o Aidar Assad foi preso e era seu principal no propinato da Petrobraz interlocutor. Esses politicos psicopatas zombam da nossa cara e posam de bom moço, quando se esta explicito que o sujeito é um canalha.Como pode estar afrente do cargo de presidente da Camara e convocar uma CPI se é um dos acusados a ser investigado em não contente ainda afronta o PGR Janote. Que palhaçada

    • Zemauro Postado em 18/Mar/2015 às 22:02

      marcos, sabe porque isso ta acontecendo, porque somo passionais em excesso, temos que nos portarmos como sujeito da historia e derrubar esses vermes do poder, to perdendo a paciência, com esse politicamente correto do nosso governo, sei não hein!!!

  2. Onda Vermelha Postado em 18/Mar/2015 às 19:33

    O Cid Gomes se foi por não ter sido politicamente correto, mas TODOS nós sabemos que ele disse a mais absoluta verdade. Não é mesmo? Ter uma figura como Eduardo Cunha a frente da Presidência da Câmara dos Deputados é um "tapa na cara" da sociedade! Pelo menos, ninguém pode culpar a Dilma de omissão e de não tentar evitar que se crápula se elegesse. Fazer o quê? Conviver com tal da "governabilidade" com um "aliado" incômodo como o PMDB enquanto a população não se toca, e vai as ruas EXIGIR uma Reforma Política digna desse nome. Ok?

    • Rodrigo Postado em 19/Mar/2015 às 10:29

      (Outro Rodrigo) Em 93 Lula já dizia que eram "300 picaretas com anel de doutor", o que virou refrão de música dos Paralamas do Sucesso. De lá pra cá, muito pouco mudou, pois seguimos votando com a mesma mentalidade e, não bastasse, seguimos não nos interessando pela discussão e pela atuação política (quem são os que buscam candidaturas?). De lá para cá, pois, todos os candidatos apoiam-se nos minutos de propaganda do PMDB e, depois de eleitos, nos votos dos congressistas pmdbistas, cabendo perguntar se o costume do cachimbo (de 93 pra cá), não entortou a boca. Tanto é grave a fala do Ministro, quanto o mesmo pedir exoneração após o ocorrido - ainda que não seja obrigado a permanecer no cargo, sua nomeação deu-se pela Presidente, não podendo ser de livre nomeação e exoneração por algum partido. Contudo, cuidado com a reforma política que pedimos, a fim de que não recebamos, sim, aquela que, pela nossa conduta efetiva como eleitor e, eventualmente, candidato, merecemos. Discutamos não apenas se cabe a reforma, claro, mas também as propostas - quem já teve acesso aos termos da proposta, bem como aos termos da proposta de financiamento público? Pesquisem quanto à forma de rateio da verba para financiamento, bem como quitação e eventuais sanções, frente a eventual calote (a fim de que não saiamos simplesmente da frigideira para o fogo).

  3. Olga Postado em 18/Mar/2015 às 19:54

    Parabéns para Cid Gomes, isso é integridade. Ele somente diz o que muitos cidadãos de bem pensam e falam, só que Eduardo Cunha não escuta a voz do povo, ele esta por cima ( acha mesmo?) e ainda fica ofendido? e pede a demissão do Ministro? Cara de pau... Concordo com Marcos e Onda Vermelha. Graças a Eduardo Gomes por falar, é isso o que faz falta, levantar a voz e falar a coisa certa.

  4. Geraldo Galvão Postado em 18/Mar/2015 às 20:22

    Só um político sem rabo preso pode fazer o que fez Cid Gomes. Pena que são poucos aqueles que tem condições morais para tal comportamento, e mesmo entre esses poucos valta coragem, que se transforma em missão.

  5. Jonas Schlesinger Postado em 18/Mar/2015 às 20:28

    Vocês são do Ceará? Eu sou de Fortaleza e sei exatamente o que o coronel Cid Gomes fez para acabar com o nosso estado. Pegou a mulher, filhos, sogra e a jumenta e, com o dinheiro público, bancou viagens aos EUA e Europa em jatinho particular. Ele pagou quase 1 milhão à Ivete Sangalo para um show aqui, nos mandatos dele a taxa de homicídio subiu lancinantemente. Ele pode ter dito a verdade, mas ele pensava que subiria o tom e sairia ileso. E, acredite, foi um alívio pra Dilma, pois ela estava morrendo de vergonha dele (tudo indica que sim); enfim, já tava hora desse mal educado sair da Educação. Mal educado sim, porque ele comprovou isso não agora, mas no episódio em que ele deu um tapa na cabeça de um rapaz que impediu a passagem dele (mesmo sendo o poderoso governador) quando quis uma assinatura dos jogadores da seleção no Castelão, e que na época não era autorizado pela CBF de fazer isso. Está aí mais 1 teatro de coronel que acha que todos são jagunços.

    • Onda Vermelha Postado em 19/Mar/2015 às 02:01

      Kkķkk! A cara tem coragem de atacar o Cid Gomes pra defender um conhecido chantagista como o Cunha. Cara, o Eduardo Cunha é do meu estado, Rio de Janeiro, e posso te garantir que não vale aquilo que o gato enterra. Sei que vocês fazem de tudo para defender alguém que crie dificuldades para o Governo Federal, mas até isso tem limites! Você não fica com vergonha de si mesm, não?

      • Ricardo Postado em 19/Mar/2015 às 08:10

        Ele defendeu o Eduardo Cunha ?!?!?!? Onde ?!?!?! Não importa, o Cid Gomes é tão anti-democrático quanto o Eduardo Cunha... e a Dilma está tentando base política para gorvernar e não vai ser com um cara destes que ela vai conseguir... Tomara que arranje um ministro melhor....

      • Junio Postado em 19/Mar/2015 às 08:45

        Onda, respeito seus comentários e concordo com a maioria deles! porém, todos nós sabemos que os irmãos Gomes são "véiacos" na política, e há muito que não são bons moços, em especial o próprio CID! Sua atitude frente a Eduardo Cunha foi louvável, ele disse boa parte de tudo que as pessoas de bem gostariam de dizer a este safado do presidente da câmara, porém, isso não apaga o passado e deixa evidente a auto promoção de Cid, até mesmo ao pedir demissão para "proteger" a presidenta e sair pela porta da frente do planalto! e ainda assim, mesmo considerando o passado, eu aplaudo em pé a atitude de Cid Gomes e gostaria de ver muitos repetirem esta bela atitude!

      • Onda Vermelha Postado em 19/Mar/2015 às 16:27

        Ricardo você já ouviu falar de que o ataque é a melhor defesa? Foi exatamente isso que foi feito pelo Jonas Schlesinger. Tem ali alguma crítica objetiva aquilo que foi falado pelo Cid Gomes no Congresso Nacional? Não! Aqui encima só tem um amontoado de críticas ao Cid para desqualificá-lo como se nós pudéssemos equipará-los. Os irmãos Gomes são sim polêmicos e não conheço num gestor que tenha passado oito anos a frente de um governo estadual e que não mereça uma única crítica, mas você há de convir que o Cunha é um traste, chantagista, reacionário, provinciano. Uma figura abjeta que somente chegou aonde chegou porque esse Congresso atual tem um nível baixíssimo. É, seguramente, o pior Congresso que já vi! E certamente não estou sozinho nesta constatação!

      • Onda Vermelha Postado em 19/Mar/2015 às 16:45

        Junio concordo contigo, mas elogiar o gesto do Cid Gomes não significa fecha os olhos para o perfil dos irmãos Gomes e suas polêmicas, muito menos acho que as biografias deles possam ser comparadas a “folha corrida” de um escroque como o Cunha. Quem já me viu comentar aqui anteriormente sobre o Eduardo Cunha sabe que já o considerava ano passado como o Inimigo Público Número Um da Cidadania. Ele está envolvido em tudo quanto é falcatrua. Desde a não aprovação da CPMF lá em 2007 no Governo Lula resultando na perda de R$ 40 bilhões/ano de arrecadação para a saúde até a tentativa de impedir a todo custo a aprovação do Marco Civil da Internet. Só pra ficar nestes dois casos que fique bem claro!

  6. poliana Postado em 18/Mar/2015 às 20:55

    olhaí do q o pmdb é capaz!!! viu que n importa quem esteja no planalto, é o pmdb que manda?! sem o apoio desse partido, n se faz nada nesse país, infelizmente! lamentável!

    • Luiz Souza Postado em 19/Mar/2015 às 17:54

      O único que sujeitou-se descer aos subterrâneos da política e comprar o PMDB e quejandos pela governabilidade de Lula está preso.

  7. Adyneusa Postado em 18/Mar/2015 às 21:29

    Parabéns Cid Gomes, assim como o irmão tem dignidade, assumiu o que falou, não pediu desculpas e pedi demissão para não atrapalhar o governo. Se fosse o Ciro, falaria que o Cunha é o picareta Mor kkkk

    • luciano Postado em 19/Mar/2015 às 01:28

      O Ciro falaria não ele falou isso! rsrsrsr

  8. aquino Postado em 18/Mar/2015 às 21:30

    Eu sou do Ceará e até então estava esperando alguém que está no governo federal para peitar essa corja de políticos que temos em nosso BRASIL. Parabéns CID você foi digno com sua postura de apoiador do governo Dilma; se todos fosse como você, a Dilma não estaria passando o que ela está passando junto a essa pseudo base aliada que só faz atrapalhar , até agora sua credibilidade como presidenta, digna , como poucos, que este país já teve.

  9. aquino Postado em 18/Mar/2015 às 21:30

    Eu sou do Ceará e até então estava esperando alguém que está no governo federal para peitar essa corja de políticos que temos em nosso BRASIL. Parabéns CID você foi digno com sua postura de apoiador do governo Dilma; se todos fosse como você, a Dilma não estaria passando o que ela está passando junto a essa pseudo base aliada que só faz atrapalhar , até agora sua credibilidade como presidenta, digna , como poucos, que este país já teve.

  10. Zemauro Postado em 18/Mar/2015 às 21:57

    Caro Cide estamos junto, eu te invejo pois eu é que gostaria de ter dito o que tu disseste, eu to cansado de tanta ipocrisia, to ficando cansado de um governo refém de um congresso fascista, e reacionário, sou PT desde sua fundação porem é inadmissível ficarmos refém de um pulha como esse eduardocunha, me dá asco...

  11. Alessandro Postado em 18/Mar/2015 às 23:40

    Esse Eduardo Cunha é um Câncer no congresso,

  12. José Ferreira Postado em 18/Mar/2015 às 23:57

    A manchete deveria ser "Cid Gomes pede demissão após discurso desastroso no Congresso". Essa não é a postura de um ministro de Estado, mas o de um "Zé Ruela" de algum botequim da minha queria Zona Leste de São Paulo.

    • Onda Vermelha Postado em 19/Mar/2015 às 01:48

      O Cid Gomes foi muito "macho" e repetiu em pleno parlamento lotado aquilo que muitos de nós cidadãos somente diz nas redes sociais ou entre amigos sobre nossas digníssimas excelências. A cara de surpresa do Eduardo Cunha era impagável. Foi humilhado e tomou uma lição que ficará para a história do parlamento e da República. Esse, pelo menos hoje, me reapresentou e muitíssimo bem. Estou de alma lavada! Chuuuuuupa Eduardo Cunha! Chupa que é de uva!

      • José Ferreira Postado em 19/Mar/2015 às 09:09

        Esse mesmo "macho" levou a família no avião às custas dos contribuintes cearenses. Hoje ele é visto como um "herói" para os Dilmolulistas.

      • Onda Vermelha Postado em 19/Mar/2015 às 17:33

        Não José! Menos! Muito menos! O Cid Gomes não é meu herói. Quem vê o traste do Eduardo Cunha como "herói" é a oposição não importando o tamanho da "folha corrida" do meliante. Desde que ele crie dificuldades para a Dilma e o Governo Federal vale tudo! Tanto é que recebeu votos dela para sua eleição a Presidência da Câmara. Lembra?

      • Onda Vermelha Postado em 22/Mar/2015 às 08:52

        Naro você somente vê o que quer e lhe é conveniente. Nem que isso signifique fechar os olhos para as chantagens do PMDB do Cunha. A oposição entrou em modo de operação "vale tudo". Mesmo que isso signifique abrir mão do interesse público. E você e o José Ferreira são meros "peões" nesse tabuleiro.

  13. Onda Vermelha Postado em 19/Mar/2015 às 02:10

    Não você não deve estar falando sério! Assista o pronunciamento do Cid Gomes no Congresso Nacional olhando na cara de todos aqueles parlamentares e reafirmando que ali haviam uns 300 achacadores e depois volte aqui e repita o que disse se for capaz. Hehehehehe!

    • Onda Vermelha Postado em 19/Mar/2015 às 16:51

      Naro a diferença de biografias dos Irmãos Gomes e o Eduardo Cunha é tão grande, mais tão grande que se a essa altura você ainda não sabe diferença penso que não sou eu que terei a capacidade de lhe esclarecer. Sinto muito, meus pêsames!

    • Onda Vermelha Postado em 22/Mar/2015 às 14:48

      Naro você como sempre não ENTENDEU nada! Estou falando de biografias, de serviço prestado ao país e sem deixar de considerar os Irmãos Gomes polêmicos e inábeis politicamente. Já o Cunha possui o quê? Uma "folha corrida"! É só! Mas se você não sente vergonha dele e prefere bater palmas só porque ele cria dificuldades para a Dilma... Fazer o quê? Direito seu, mas isso obviamente não desmente o fato dele ser um "achacador", chantagista de marca maior sem um mísero milímetro de espírito público. Ah, você tem dúvidas? Uma de suas primeiras medidas foi aprovar uma cota de passagens aéreas extras para digníssimas esposas de seus pares. Pegou tão mal que revogou. Outra medida foi a PEC tornando as emendas parlamentares impositivas. E por vai...

  14. Thiago Teixeira Postado em 19/Mar/2015 às 07:36

    Fora PMDB do EXECUTIVO JÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Alianças de mentirinha, pois todos os peemedebistas votaram no Aécio. Todos os deputados, senadores e governadores não usaram o logo da presidenta em campanha. ACORDA DILMA!!!!!!!!!!!!

  15. Roberto Pedroso Postado em 19/Mar/2015 às 09:30

    Tudo muito estranho... e talvez previamente orquestrado, pois o Ministro Cid Gomes como todos sabem não possuía estofo, capacidade e competência para assumir a pasta do Ministério da Educação e em um lance teatral vai até a Câmara dos Deputados Feral e como um míssil teleguiado (pelo Planalto?)explode seu discurso inflamado acintoso mas verdadeiro e coloca assim as claras a real situação da politica nacional, onde o partido da situação deve negociar com a sua própria bancada de "apoio"para garantir a governabilidade, sendo que em muitos casos a negociação se dá por meio de chantagem (envolvendo por exemplo a liberação de emendas impositivas aos parlamentares que compõe a base do governo)Cid Gomes e seu discuso sincericída foi uma resposta clara do executivo a postura mercenária de alguns membros do legislativo,vemos que a disputa entre os dois poderes está apenas no inicio e quem mais irá sofrer com tudo isso, como sempre, é a nação com esse cabo de guerra entre os poderes,o PMDB com sua postura de sempre apoiar o partido da situação em ser parte do governo mas sem ser do governo, usa sua predominância e preponderância no legislativo para pressionar o executivo por meio, muitas vezes, de chantagem enquanto povo brada nas ruas acreditando que o único atroz culpado por essa situação de desgoverno do País é o PT e a presidente da republica,quanta ingenuidade!!!

  16. Thiago Teixeira Postado em 19/Mar/2015 às 11:58

    Sua ironia é um tiro no pé, pois antes com o seu Dominus FHC o Brasil não tinha nada disso, hoje tem e você mesmo satirizou, e o governo federal é para os mais pobres sim, pois sem interferência do poder público todos estariam extremamente perdidos.

    • José Ferreira Postado em 19/Mar/2015 às 13:01

      Comprar votos e apoios com bugigangas é algo que existe desde a Colônia. Hoje é o Bolsa Família e, para os um pouco menos pobres, dívidas contraídas a "perder de vista".

    • Thiago Teixeira Postado em 19/Mar/2015 às 22:41

      Achei estranho, pois estava escrevendo Rilson Jaborão de traz pra frente para ver se era algum político nazista.

  17. angela Postado em 19/Mar/2015 às 13:40

    Menos Rilson!!Acho que independente de quem seja Cid Gomes a atitude dele foi indiscutivelmente Magistral!!Todos nós que acompanhamos esse golpe diário contra um governo eleito democraticamente sabemos que o que ele falou é a mais pura verdade! PMDB é o verdadeiro câncer do Brasil a décadas!! Se máscara de bom moço pra estar sempre por cima e por isso é um dos partidos mais corruptos do Brasil! Parabéns a essa atitude e coragem que poucos tem! Me lembrou a coragem de Brizola! Parabéns!

  18. Gualberto Cesar dos Santo Postado em 19/Mar/2015 às 17:07

    "Porretaço" - coragem e enfrentamento com Cunha que pode ser caracterizado como (o sóbrio ou incontido)?

  19. Maurício Ferreira Postado em 19/Mar/2015 às 17:48

    PMDB, a prostituta da política brasileira.

  20. Marcos Vinícius Postado em 20/Mar/2015 às 11:09

    O Cid Gomes falou coisas que muita gente quis dizer. Porém, nós daqui do Ceará sabemos bem quem é ele. Ainda bem que ele saiu do ministério da educação. No fundo ele só quis momentos de flashes por lado dele. E mais: por que motivo o prefeito de Fortaleza, o governador do Ceará e outros deputados cearenses foram fazer lá em Brasília as nossas custas? São achacadores também.

  21. Thiago Teixeira Postado em 20/Mar/2015 às 15:03

    Ontem tive paciência e assisti as 2 horas da sessão de convocação de Ciro Gomes. O ministro falou menos de 30 minutos, e o restante da uma hora e meia foram todos os líderes de partido na tribuna AVACALHAR mais ainda o homem público, com extrema agressividade, baixaria e oportunismo. O que está ocorrendo no congresso é um descontrole sem limites, a base governista está calada, não subiu ninguém para defender ou testemunhar a favor do ministro, bando de frouxos e covardes. Não há políticos da base governista na câmara, está tudo dominado, enquanto no Senado vejo apenas a Gleisi defendendo com unhas e dente o governo, sozinha, acho que foi esse o motivo da saída dela na Casa Civil, para suprir o buraco deixado pelo Suplicy que sempre defendeu e combateu com elegância a Direita. Está na hora do endurecimento, se a Dilma não abrir o olho, na primeira viagem internacional dela, vão aplicar o GOLPE SIM, e a câmera ficará calada, igual ocorreu com Jango em 64.

  22. Roberto Pedroso Postado em 21/Mar/2015 às 00:00

    Como disse antes o o discurso tão sincero quanto politicamente suicida de Cid Gomes revela uma (provável?!)orientação do planalto em uma ultima atitude teatral, o agora ex ministro, se dirigiu como um míssil à Câmara dos Deputados Federal e explode com um discurso tão agressivo, incomodo e acintoso quanto verdadeiro,o que a população e os alegres manifestantes dominicais ainda não perceberam é que os principais inimigos dos interesses do povo ocupam cadeiras no legislativo federal.E hoje o politico mais influente e poderoso ocupa a presidência da câmara dos deputados e sem esquecer que o mesmo é o sucessor direto do vice presidente da republica.Comecemos portanto alegres manifestantes a se mobilizar contra os mandos e desmandos do poder legislativo,quem sabe assim teremos mudanças reais deste atual estado de coisas.