Redação Pragmatismo
Compartilhar
Economia 27/Mar/2015 às 17:15
22
Comentários

Brasil tem pior crescimento econômico entre os Brics em 2014

Brasil tem terceiro pior crescimento econômico do G20 em 2014. Entre os países mais industrializados do mundo, apenas Japão e Itália apresentaram desempenho inferior

crescimento econômico brasil
A indústria foi o setor com pior desempenho no PIB brasileiro em 2014, com queda de 0,1%

A economia brasileira teve um dos piores desempenhos entre os países mais industrializados do mundo em 2014. A confirmação pelo IBGE de que o Produto Interno Bruto brasileiro no ano passado cresceu apenas 0,1% determinou que, numa comparação com os outros 19 países do G20, apenas Itália e Japão apresentam resultados piores que o brasileiro no período.

Em 2014, a combalida economia italiana registrou encolhimento de 0,4%, ao passo que o Japão teve crescimento zero.

O desempenho brasileiro foi também ruim numa comparação com os países do grupo Brics – as maiores economias emergentes do mundo. A China cresceu 7,4%, a Índia, 7,2%. Mesmo com o impacto da queda do preço do petróleo em sua economia, a Rússia tem crescimento projetado de 0,3% (o país ainda não divulgou seus resultados para 2014). A África do Sul cresceu cerca de 1%.

Piora

No geral, os resultados dos países do G20 mostraram tendências de crescimento, com as principais economias da Europa apresentando recuperação. A Alemanha, depois de crescer 0,1% em 2013, pulou para 1,6% no ano passado.

O Reino Unido saltou de 1,7% para 2,6%. No geral a União Europeia teve crescimento de 1,3%, que cai para 0,9% quando apenas os países que adotam o euro como moeda são levados em consideração.

Entre as quedas acentuadas está a Argentina: cresceu 2,9% em 2013, ritmo quase seis vezes maior que o índice de 0,5% apresentado para 2014. Mas o outro integrante do G20 na América Latina, o México, teve um desempenho mais positivo: crescimento de 2,1% depois de apresentar 1,4% em 2013.

Nos últimos meses, diversos organismos internacionais, incluindo o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI), tinham revisado para baixo suas projeções para o crescimento da economia brasileira.

Analistas internacionais basearam suas estimativas em fatores que variaram da queda no preço do petróleo, passando pela redução de demanda da China, o principal parceiro comercial do Brasil.

“Espera-se que a economia dos países latino-americanos deteriore mais em 2015 e a fragilidades financeiras cresçam. O Brasil terá o desafio de lidar com os desequilíbrios macroeconômicos e com os excessos de políticas que levaram a um situação de baixo crescimento e inflação em alta. A dinâmica de ajustes provavelmente durará até 2016”, explica Alberto Ramos, chefe da Divisão de América Latina do fundo de investimentos Goldman Sachs.

Uma projeção com que as autoridades brasileiras não parecem discordar muito. Esta semana, o Banco Central estimou uma contração de 0,5% na economia brasileira em 2015.

BBC

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Luis Postado em 27/Mar/2015 às 18:45

    Que é uma merda é, mas não é pra tanto. Jânio foi bem pior.. praticamente todos da República Velha também.

  2. Luis Postado em 27/Mar/2015 às 18:50

    Aliás, praticamente todos os governos do Brasil foram ou ruins ou meia-boca. As coisas boas dos governos menos piores sempre foram ofuscados pelas coisas ruins. O grande crescimento econômico na Era Vargas pelo fato do regime ser uma ditadura brutal. A vinda de investimentos da era JK pelo fato do nacional-desenvolvimentismo tosco ser a raiz de grande parte dos problemas econômicos da década seguinte. FHC, a grande modernização econômica e combate á inflação pela corrupção. Ainda acho que os menos piores foram Itamar, FHC e ~talvez~ JK.

    • Thiago Teixeira Postado em 27/Mar/2015 às 18:59

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk QUE PIADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Você é muito engraçado!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Luis Postado em 27/Mar/2015 às 19:04

      Diz o cara que acha que o PT devia ter fuzilado todos os manifestantes na Paulista dia 15, que seria perfeitamente justo gastar milhões em um filme sobre o José Dirceu e que no geral é a típica figura do militante esquerdista caricato. ( Incapaz de pensamento independente e intelectualmente honesto )

    • poliana Postado em 27/Mar/2015 às 19:59

      thiago, eu ri alto tb!!!!! nem tive coragem de respondê-lo de tão cômico q achei o post ao dizer q fhc foi o melhor presidente do pais!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • S Rod Postado em 27/Mar/2015 às 22:23

      Voce nao e' apenas comico, nao ler os dados disponiveis da era FHC. Cara havia 13 milhoes de desempregados nas ruas e mendigos para todos os lados. Cara o salario minimo era de 60 dolares. Cara o Brasil estava quebrado. Hoje temos reservas de quase 400 bilhoes de dolares, mais de um trilhao de reais, Caia na real, ou voce ja esta totalmente midiotizado?

    • Luis Postado em 27/Mar/2015 às 23:48

      Lógico que o Brasil tava fodido na época do FHC S Rod. E a crise econômica que já vinha dos anos 80? "Ah , mas o salario minimo era de 60 dolares, tinha mendigos e desempregados..." pobreza e miséria que eram ou resultados da crise econômica causada pelas idiotices econômicas da ditadura militar, estatizante e gastadeira, ou pelo próprio fato do Brasil ter SEMPRE sido um país pobre. FHC fez um bom trabalho em arrumar a casa, liberalizou um pouco a economia - Podem gritar e espernear, o fato é que quanto mais liberal economicamente um pais , mais rico e próspero ele é, como qualquer ranking de liberdade econômica pode mostrar - tirou a inflação de níveis absurdos e deixou o cenário relativamente arrumado para o Lula entrar em ação e colher os frutos do trabalho alheio.

  3. Thiago Teixeira Postado em 27/Mar/2015 às 19:00

    Pior pra quem? Crescimento econômico não anda junto com crescimento social.

    • Luis Postado em 27/Mar/2015 às 19:07

      Discutível, mas tente obter o segundo sem o primeiro. A farra populista é uma beleza até acabar os frutos da política de trabalho duro e sobriedade.

    • Luis Postado em 27/Mar/2015 às 19:07

      Discutível, mas tente obter o segundo sem o primeiro. A farra populista é uma beleza até acabar os frutos da política de trabalho duro e sobriedade.

  4. Denisbaldo Postado em 27/Mar/2015 às 21:01

    Comparem os números do Lula com o do FHC...e depois comparem os números do FHC com os da Dilma. E ainda não se esqueçam da crise brutal de 2008. PSDB, os piores dos piores, sempre, em todos os quesitos.

  5. S Rod Postado em 27/Mar/2015 às 22:19

    Um pouco que ridiculo comparar o crescimento de "China cresceu 7,4%, e Índia, 7,2%.", nestes paises ha uma enorme contingente, centenas de milhoes que formam uma economia reprimida. Ou seja nestes paises milhoes continuam consumindo pela primeira vez, so na India sao mais de 500 milhoes de pessoas. O caso do Brasil se assemalha mais ao da Russia, onde a classe C esta estagnada dependendo de mais educacao pra mudar de nivel e isto demora decadas, o que resta ao Brasil e aumentar o consumo da classe D e E. O resto e' pura dependencia de commodities. O Canada e a Australia por exemplo fomentam suas economias com programas de imigracao de mao de obra qualificada para servicos. Criando pressao interna para mais infraestrutura e moradias, mais consumo interno, tudo isso compensa a baixa dos precos das commodities. No Brasil, estamos ainda correndo atras do prejuizo educacional. So a educacao nos levara a outro patamar junto com uma industria exportadora mais competitiva e inovadora para suprir a baixa demanda por commodities. Nossos industriais sao atrasados e conservadores pressionando a volta do rentismo.

  6. Denisbaldo Postado em 28/Mar/2015 às 08:30

    Verdade Maria, afinal é fácil crescer aumentando a dívida externa de 10 bilhões de dólares em 1968 para 100 bilhões de dólares em 1978. A dívida só cresceu 10 vezes em 10 anos. Se colocarmos em valores atuais seria algo em torno de 4 a 5 trilhões de dólares emprestados. Assim é fácil construir um país. O problema é que depois das 2 crises do petróleo nos anos 70 os gringos quiseram a grana de volta e os militares tiraram o time e foram vestir seus pijaminhas. Ninguém derrubou o regime militar, eles desistiram de brincar de governar. O Pelé em 1969 marcou seu gol número 1000 no Maracanã e o dedicou as crianças abandonadas daquela época...por que será??? As favelas proliferaram no regime militar como doença. A inflação média era de 10% ao MES!!! Na questão violencia minha cara, ela sempre foi um problema. Naquela época não havia estatísticas, e voce pode checar que alguns Estados do Brasil (Espírito Santo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba e Alagoas) tem reduzido a violencia significantemente nos últimos 10 anos; fora Santa Catarina e São Paulo que hoje tem índices próximos ao que a ONU aprova. Eramos MUITO piores,. mas voce deve assistir ao Datena, me ajuda aí!!! Mais um recadinho: VAI LAVAR PRATOS EM MIAMI E SER FELIZ, NÃO PERCA SUA VIDA NO PAÍS DOS PETRALHAS!!!

    • Denisbaldo Postado em 29/Mar/2015 às 12:34

      Voce não sabia também que foi na era LULA que a dívida externa foi paga!?!?!?! Voce não sabe nada!!!Por que demora tanto para responder??? Demorou 24 horas para falar mais lixo!!! Hahahahaha. Voce não tem capacidade para argumentar aqui, já disse: VAI PRA MIAMI LAVAR PRATOS E SER FELIZ!!! HAHAHAHAHAHA!!!

    • Denisbaldo Postado em 29/Mar/2015 às 21:39

      Veremos então a queda da Dilma. Continue pintando por aqui destilando seu lixo sem conhecimento algum. Nunca vi alguém tão ignorante (no sentido estrito) como você. "Prepara o currículo"...hahahaha. Tadinha, ela acha que todo mundo é igual a ela, burra e desqualificada.

  7. Denisbaldo Postado em 28/Mar/2015 às 11:21

    Tirar 35 milhoes de pessoas da miseria nao eh crescimento social. Eh o que entao?

    • Luís Postado em 28/Mar/2015 às 13:52

      Maquiar dados é facílimo. Me diz uma coisa, Denisbaldo : Qual a dificuldade em traçar uma linha socioeconômica cujo limiar esteja pouco acima da situação social da população-alvo, conceder alguns trocadinhos mensais e proclamar orgulhosamente que "TIRAMOS 35 MILHÕES DA MISÉRIA!!!!" É algo muito difícil de imaginar o governo fazendo? Pois é o que fazem descaradamente. Tecnicamente/estatisticamente falando, não é mesmo mentira nenhuma que eles "tiraram milhões da miséria". Mas usando os próprios critérios estatísticos, e no fim a realidade não muda... como disse o Roberto Campos, estatísticas são como o biquíni, o que mostram é interessante, o que escondem é essencial.

    • Denisbaldo Postado em 28/Mar/2015 às 14:17

      Este é um dado da ONU, e ela mesma reconheceu o bolsa família como umprograma social de grande sucesso. De qualquer maneira, ganhar 4 vezes as eleições consecutivamente não é uma estatística, é um fato. Pelo jeito estes "trocadinhos" mudaram a vida de muita gente, talvez estes "trocadinhos" os tiraram da miséria em que viviam, talvez estes "trocadinhos" são tão importantes para eles que morrem de medo de voltarem a viver o período PSDB.

  8. Silva Postado em 28/Mar/2015 às 14:14

    Vai lavar banheiro maria e leve junto o Naro e Luis, com certeza serão mai felizes, dou razão a vocês perder quatro eleições seguidas dói muito. aceita que dói menos coxinha.

  9. Silva Postado em 28/Mar/2015 às 14:25

    maria você terminou fundamental? Se a resposta for sim,tadinha de você, deveria saber que segurança é responsabilidade do estado. Mas no seu mundo de coxinha, só apreendeu uma lição, tudo é culpa do PT. Estou desconfiada que você é aquela menina de 17 anos que participou da marcha da coxinhada, que estava lá para mudar o Brasil, mas a hora que o repórter perguntou: É de direita ou esquerda, a adolescente perguntou para mamãe, sou de esquerda ou de direita? A mamãe respondeu de direita filhinha.KKKKKKKKKKKKKKKKK.

  10. S Rod Postado em 29/Mar/2015 às 06:56

    Crescer que nem na China e' facil, la nao tem oposicao do quanto pior melhor. Nao tem juizes e midia atrasando o desenvolvimento do Pais.

  11. angela Postado em 30/Mar/2015 às 16:25

    Lula o melhor presidente que o Brasil já teve!!! #Lula2018