Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 07/Mar/2015 às 14:02
21
Comentários

A lista oficial dos políticos da Lava Jato

STF quebra sigilo e divulga os nomes dos políticos envolvidos na Lava Jato. Confira a lista completa: os que serão investigados e também os que foram citados, mas tiveram seus processos arquivados

zavascki lava jato lista políticos
O ministro Teori Zavascki, encarregado de relatar o processo da Lava Jato no STF (divulgação)

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido de abertura de investigação contra parlamentares feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Zavascki também acolheu a solicitação de quebra de sigilo das apurações da Operação Lava Jato no Supremo e liberou a divulgação da lista dos políticos com foro privilegiado que serão investigados na mais alta corte do país.

A lista reúne nomes de cinco partidos: PMDB, PP, PT, PTB e PSDB. O único oposicionista incluído entre os investigados é o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), ex-governador de Minas Gerais. Outro tucano graúdo que consta na lista dos citados, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), não será investigado após a Procuradoria Geral da República sugerir que o seu inquérito seja arquivado. O ex-presidenciável havia sido denunciado pelo doleiro e delator Alberto Youssef.

Entre os investigados, despontam algumas das figuras mais importantes do Congresso Nacional, como o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

PP é o campeão de investigados

O PP é o partido com mais nomes enrolados nas investigações da Operação Lava Jato que correrão no Supremo Tribunal Federal (STF). Dos atuais 45 representantes do Partido Progressista no Congresso, 21 vão responder a inquérito sob a suspeita de participar do esquema de corrupção na Petrobras. Entre eles, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Arthur Lira (PP-AL). Outros 11 ex-parlamentares do PP também terão de prestar contas ao Supremo. Um deles é atualmente vice-governador – João Leão (PP-BA) – e dois ainda cumprem pena pela condenação no processo do mensalão – Pedro Henry (PP-MT) e Pedro Corrêa (PP-PE).

O PMDB aparece em segundo lugar no ranking dos partidos com mais integrantes sob suspeita, com sete nomes; o PT é o terceiro, com seis. O PSDB e o PTB têm um nome cada.

Confira a relação dos investigados pelo STF (divididos por partido):

Senadores do PP

Benedito de Lira (AL)
Ciro Nogueira (PI)
Gladson Cameli (AC)

Deputados do PP

Aguinaldo Ribeiro (PB)
Afonso Hamm (RS)
Arthur Lira (AL)
Dilceu Sperafico (PR)
Eduardo da Fonte (PE)
Jeronimo Goergen (RS)
José Otávio Germano (RS)
Lázaro Botelho (TO)
Luis Carlos Heinze (RS)
Luiz Fernando Faria (MG)
Missionário José Olímpio (SP)
Nelson Meurer (PR)
Renato Molling (RS)
Roberto Balestra (GO)
Roberto Britto (BA)
Sandes Júnior (GO)
Simão Sessim (RJ)
Waldir Maranhão (MA)

Ex-deputados do PP

Aline Corrêa (SP)
Carlos Magno (RO)
João Leão (BA), vice-governador da Bahia
João Pizzolatti (SC)
José Linhares (CE)
Luiz Argôlo (BA) (era do PP, mas está filiado ao Solidariedade)
Mario Negromonte (BA), ex-ministro e atual conselheiro doTCM-BA
Pedro Corrêa (PE), cumpre pena do mensalão
Pedro Henry (MT), condenado no mensalão
Roberto Teixeira (PE)
Vilson Covatti (RS)

Senadores do PMDB

Renan Calheiros (AL), presidente do Senado
Edison Lobão (MA), ex-ministro
Romero Jucá (RR), 2º vice-presidente do Senado
Valdir Raupp (RO)

Deputados do PMDB

Eduardo Cunha (RJ), presidente da Câmara
Aníbal Gomes (CE)

Ex-governadora do PMDB

Roseana Sarney (MA)

Senadores do PT

Gleisi Hoffmann (PR)
Humberto Costa (PE)
Lindbergh Farias (RJ)

Deputados do PT

José Mentor (SP)
Vander Loubet (MS)

Ex-deputado do PT

Cândido Vaccarezza (SP)

Senador do PSDB

Antonio Anastasia (MG)

Senador do PTB

Fernando Collor (AL)

Políticos que tiveram seus processos ARQUIVADOS

Além dos pedidos de inquérito, Zavascki arquivou os pedidos de inquérito contra os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Delcídio do Amaral (PT-MS), além dos deputados Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e Alexandre Santos (PMDB-RJ).

Aécio Neves (PSDB-MG)
Delcídio Amaral (PT-MS)
Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN)
Alexandre Santos (PMDB-RJ)

com Congresso em Foco

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Jonas Schlesinger Postado em 07/Mar/2015 às 14:24

    Que todos sejam condenados e enviados ao campo de concentração de Auschwitz ou Guantánamo ou passem férias no Estado Islâmico. A sociedade agradece.

    • Jônathas Arruda Postado em 07/Mar/2015 às 15:22

      Estamos num Estado Democrático de Direito. São necessárias as investigações, provas e só daí, se comprovado o envolvimento, a condenação.

      • Julio Oliveira Postado em 07/Mar/2015 às 17:11

        kkkk condenação? Que otimismo. É o Estado Democrático de (curso de) Direito, ou seja, basta ter um bom advogado que as coisas se "ajeitam".

      • Félix Postado em 08/Mar/2015 às 18:58

        Jônathas, a sua inocência me comove. Relembre a frase do Gilmar Mendes ao condenar o Dirceu na 470: “Não se torna necessário que existam crimes concretos cometidos”... Ou da Carmem Lúcia: “Não tenho prova cabal contra ele [Dirceu] – mas vou condená-lo .. No final, tudo é política.

  2. André Anlub Postado em 07/Mar/2015 às 14:33

    É, cadê a justiça? está puxado! - Vou abrir uma gelada, mas não vou tomar a pílula do Matrix, que venceu há 12 anos. Jogar a toalha nunca!

    • Rocken Postado em 08/Mar/2015 às 15:18

      se você achou que todos os corruptos do Brasil fossem morrer ou desaparecer instantaneamente quando o Lula sentou na cadeira de presidente, então acho que você tomou alguma outra pilula com efeitos psicotrópicos

  3. Guilhermo Postado em 07/Mar/2015 às 14:35

    Será que desta vez o circo vai pegar fogo ou todos irão se reunir para comer pizza?

    • Luis Postado em 07/Mar/2015 às 14:41

      Pizza, claro. Já parei de ligar realmente pra política faz muito tempo. Não tem nenhum partido no Brasil representa minhas ideias politicas , e mesmo se houvesse provavelmente seria corrupto como todos os outros.

  4. Herculys Postado em 07/Mar/2015 às 17:29

    Acho engraçado o jeito que o site se posiciona sempre destacando o PSDB mesmo tendo mais nomes do PT e PMDB. Gosto do site mais seria melhor ainda se tivesse imparcialidade.

    • Tunico Postado em 07/Mar/2015 às 17:37

      Também notei isso . Não tenho partido, simpatizo por alguns nomes do Psol mas a manipulação do destaque para a " oposição" é visível.

      • Carol Postado em 07/Mar/2015 às 18:13

        Aqui é sempre assim, falam muito de manipulação da mídia mas fazem exatamente igual aos que apontam.

    • Brunno marx Postado em 07/Mar/2015 às 18:32

      imparcial é a globo e a imprensa de minas:→cria vergonha na cara cidadão: este é o melhor jornal é imparcial sim,deveria ir para bancas a 1,50 assim a população fica sabendo o que a globo,bandeirantes,record,sbt,..escondem da população.

      • Rodrigo Postado em 07/Mar/2015 às 19:32

        (Outro Rodrigo) Vou aguardar o comentário de alguém com o sobrenome Civita, quando outrem afirmar parcialidade à Veja.

      • Ingrid Postado em 07/Mar/2015 às 19:36

        Esse site é tão imparcial quanto a Veja e a Globo, só que defende o lado contrario. É a mesma coisa, o jeito é ler todos e sobre assuntos importantes pesquisar como pudermos.

  5. MARIA Postado em 07/Mar/2015 às 18:35

    UAI! O QUE ESSES PARTIDOS IDÔNIOS ESTÃO FAZENDO NA LISTA? QUANTO IRA COBRAR UM ADVOGADO POR CADA PROCESSO ? NA DUVIDA PROCESSO COLETIVO! OU ARQUIVEM-SE TODOS! FICA MAIS BARATO PARA QUEM VOTOU NELES, OU MESMO QUEM NÃO VOTOU!

  6. jarau Postado em 07/Mar/2015 às 18:38

    Vamos para o campeonato Brasileiro: PP 32 x PT 6 ,,,,,, PMDB 7 x PT6,,,,, PT 6 x PSDB 1,,,,PT6 x PTB1. Classificação: MEDALHA DE OURO PP , MEDALHA DE PRATA PMDB, MEDALHA DE BRONZE PT. MEDALHA DE LATA EMPATADOS PSDB e PTB.

  7. MARIA Postado em 07/Mar/2015 às 19:56

    QUEM DESTA LISTA TEM CORAGEM DE PEDIR IMPEACHMENT ? E DE QUEM MESMO? "ESTAMOS MUITO FELIZES COM OS NOSSOS PARLAMENTARES!", #REFORMA POLITICA JÁ , NÃO VAMOS MAIS DEIXAR QUE DECIDAM MAIS NADA SOZINHOS DEBAIXO DOS PANOS!

  8. Alex Postado em 07/Mar/2015 às 21:09

    Desconfio de toda notícia que fala de política de forma geral, pois o Gov. FHC realizou compra de votos para aprovar CPMF, compra de votos para aprovar a reeleição, privatizou estatais com valores ridículos vendendo por menos da metade do valor estimado, entregou patrimônio brasileiro a preço de banana, a famigerada venda dos bancos públicos, quem conhece a história do Banestado sabe do que estou falando (CPI foi engavetada), mas como existia interesses do grande capital nunca houve qualquer tipo de investigação. Muito estranho que todos os partidos grandes gastam milhões e milhões nas campanhas, mas aparece mais problemas c/ alguns partidos. No Brasil não dá p/ confiar em político, nem na imprensa e tampouco no judiciário, sempre acho que tem algum interesse escuso.

  9. jarau Postado em 07/Mar/2015 às 21:41

    O PP do RS só compra gasolina lá no posto Ipiranga.

  10. Marcoux Postado em 08/Mar/2015 às 08:42

    Na era dos militares a Embaixada Brasileira na Franca era conhecida conhecida como embaixada nota 10 numa alusao. aos 10 por cento. de propina em contratos de compras ou servicos com o Brasil. A Usina Nuclear de. Angra. com tecnologia defasada da Alemanha. foi outra falcatrua na era dos militares. Nao se iluda. Gostem ou nao eh a Dilma que esta tentando. acabar com a corrupcao. Eh pouco mas eh um comeco.

  11. Carlos Correa Postado em 09/Mar/2015 às 00:36

    Porque não há nenhuma prova disso. Simples assim.