Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mobilidade Urbana 06/Mar/2015 às 19:28
42
Comentários

A gafe da Globo ao demonizar a "tinta vermelha" da ciclovia na Av. Paulista

A "tinta" da ciclovia da Avenida Paulista escorreu para o asfalto? Matéria veiculada na Rede Globo recheada de inverdades e desinformações faz escândalo em torno da questão. Resta saber se a repórter estava despreparada ou se houve proposital má intenção na abordagem

tinta ciclovia são paulo
Tinta da obra teria escorrido, manchando asfalto. Mas há tinta? E manchou mesmo? Foto: Vera Penteado Borges

por Willian Cruz, originalmente publicado em Vá de Bike

Uma matéria do jornal SP TV da Rede Globo, no sábado 28 de fevereiro, afirmou que o asfalto da Av. Paulista, em São Paulo, teria sido manchado pela tinta da ciclovia que está sendo construída no local. “A tinta deveria pintar a ciclovia que está sendo feita no canteiro central”, afirma o âncora ao abrir a matéria.

A reportagem mostra então um motorista dizendo ser ridícula a situação e outra moça preocupada com o carro que ficaria manchado de vermelho. A repórter entra explicando que “a tinta é para demarcar a ciclovia que vai funcionar no canteiro central da Avenida Paulista” e afirma que na parte da tarde havia funcionários pintando o trecho mostrado na imagem. “Com a chuva, a tinta escorreu, deixando tudo vermelho”. Mais gente entrevistada dizendo que foi um desperdício de dinheiro, que foi um problema estratégico, que não houve “nenhum tipo de planejamento”. A matéria ainda usa novamente o termo tinta.

O âncora encerra dizendo que a situação é “inacreditável” e esclarece que a CET iria enviar um caminhão pipa com água de reuso para limpar a avenida que a “a pintura vai ser refeita”. E encerra falando sobre o desperdício de tinta.

tinta ciclovia repórter globo

Mas a moça que se preocupou em estragar o carro pode ficar tranquila: aquela coisa vermelha que pode ter aderido à lataria sai com água sem deixar rastro. Na verdade, sai até com a mão depois de seco. Isso porque…

Não era tinta

A ciclovia da Av. Paulista não está sendo pintada. Nem um pingo de tinta foi aplicado até o momento.

O pavimento está sendo feito com concreto pigmentado, ou concreto tingido. Ou seja, ele já vem na cor certa, não há aplicação de tinta. O pigmento vermelho é aplicado ainda na betoneira, que ao ser misturado ao concreto lhe confere a coloração adequada. O mesmo processo foi utilizado nas ciclovias da Av. Faria Lima e da Av. Eliseu de Almeida.

Na foto que abre essa matéria (registrada um dia antes da reportagem da TV) é possível perceber que o que é vermelho é o próprio concreto. Perceba ainda, ao fundo, parte dele coberta com um plástico, justamente para evitar que a chuva o estragasse. Provavelmente, no dia seguinte o concreto já estivesse em processo de “cura”, não necessitando mais do plástico. Mas como sempre sobra material em forma de pó na superfície ou nas laterais, fora da área da laje, a chuva (que não foi pouca) dispersou esse pó.

O que escorreu para a avenida foi, portanto, pó do concreto vermelho. Não foi tinta. A tinta só será usada em um estágio final da ciclovia, na etapa de sinalização, e nas cores branca e amarela. Esse pó que apareceu sobre o asfalto sai com água, até mesmo com a água da próxima chuva.

E por que então tanto escândalo foi feito em cima disso? Foi um vacilo da repórter, que não soube apurar corretamente a situação no local e acabou fazendo a redação dar essa “barrigada”? Ou a abordagem foi intencional, com a ciência de que não havia tinta alguma ali, com o objetivo de gerar críticas à ciclovia da Avenida Paulista? Você decide. Se quiser assistir ao vídeo, clique aqui.

tinta ciclovia são paulo
Concreto pigmentado também foi utilizado na Ciclovia Pirajussara, na Av. Eliseu de Almeida. Foto: Willian Cruz

Vale lembrar que o projeto, disponível na internet há meses e ao qual a emissora também tem acesso, cita que o pavimento é feito de concreto pigmentado.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Denisbaldo Postado em 06/Mar/2015 às 18:34

    Haddad, excelente prefeito, parabéns!

    • Lázaro Pacheco Postado em 08/Mar/2015 às 13:14

      parabéns Haddad por enfrentar a mídia golpista burguesa e coxinha de SP em favor do povo que precisa andar de bicicleta para trabalhar e viver em paz. a rede bobo vai fazer de tudo para criticar até mesmo qualquer respingo de cimento que sair da ciclovia... afinal, o lema dela é "tem progresso? crítica nele!" é a Globurrice atacando na nossa tv

  2. jarau Postado em 06/Mar/2015 às 18:45

    Urgente urgente Cantareira é a nova bolça de valores dos COXINHAS e da mídia, hora sobe hora desce, mas ainda opera no negativo, volume morto x volume vivo. Fala serio meu. Estas oscilações na bolsa é culpa da DILMA e do LULA, que não souberam negociar com São Pedro.

    • Thiago Lopes Postado em 07/Mar/2015 às 02:44

      Ah, Naro, vc escreve errado tantas vezes. Não vem dar um de Pasquale não.

    • Rafael Alcântara Postado em 07/Mar/2015 às 15:22

      Certo, "Professor". Vai reprovar o cidadão por escrever errado? Até onde sei o objetivo, pelo menos do comentário, é comunicar. E ele fez o papel, já que alguém "se doeu" com as palavras!

    • Iédison Augusto Pacheco Postado em 07/Mar/2015 às 23:41

      Naro Solbo, não é "com" e sim "como". Cuidado ao criticar.

    • Norberto Postado em 08/Mar/2015 às 01:52

      Ter que explicar que é irônico é foda... Que besta, hein Bolso Naro! Naro Solbo! Naro Bolso! Naro Çolbo!

  3. Jonas Schlesinger Postado em 06/Mar/2015 às 19:07

    Pra que isso tudo vermelho, meu deus! A ciclovia daqui de Fortaleza é muito mais bonita e se parece mais de primeiro mundo. Mas São Paulo é São Paulo.

    • Gustavo Postado em 07/Mar/2015 às 16:23

      Jonas, lamento em lhe informar, mas as ciclovias do "primeiro mundo" também são vermelhas.

      • Gabriela Postado em 07/Mar/2015 às 20:04

        Nem todas.

    • Fernando Camacho Postado em 08/Mar/2015 às 07:24

      Leia os anexos do Código Brasileiro de Trânsito.

  4. Dinio Postado em 06/Mar/2015 às 19:11

    O que é ser vira-lata...não se deu ao trabalho se quer de passar o dedo no material e enfiar no ...nariz pra cheirar, ou na boca pra lamber e ver que é cimento. Disto é feito a nossa Midia Global, haja saco pra aturar tanta babaquice!

    • Rocken Postado em 06/Mar/2015 às 21:33

      kkkkkkkkkk, só que nossos vira-latas perderam as habilidades e agora só sabem sair pra rua em cidades petistas latindo pra tudo que ta sendo feito

  5. nilton df Postado em 07/Mar/2015 às 00:56

    a globo esta com ÓDIO imenso do vermelho, eles lembram da Dilma kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. Silva Postado em 07/Mar/2015 às 09:22

    Que pena, alegria de pobre dura pouco, o PP voltou publicar comentários do Solbo, não se pode negar você é insistente, conseguiu. Graças à Deus não publicam mais os do Cesar Souza, já é um alento. um escroto a menos.

    • José Ferreira Postado em 07/Mar/2015 às 10:36

      Vejo um entusiasta da censura. Trabalho no centro de São Paulo e vejo as ciclovias por 90% de tempo vazias. O prefeito precisa aprender que o paulistano não anda de bicicleta e que não se deve forçar uma demanda. É tempo, espaço para os outros veículos e pedestres, além de dinheiro jogado fora.

      • Samael Postado em 07/Mar/2015 às 11:02

        Ah Zé, até entendo seu comentário mas acho que não é bem por ai. Primeiro, Sampa se não me engano é a terceira maior cidade do mundo e tem um grande número de carros, isso não e municipal nem nacional é uma tendência mundial. Segundo, qualquer iniciativa de inovação em qualquer lugar do mundo demora pra ser aceita e ganhar adeptos, aposto que daqui a cinco ou 6 anos talvez até menos isso mude.

      • Marlene Postado em 07/Mar/2015 às 15:45

        Os paulistanos querem morrer estressados e desumanizados, para assim aprender a usar sua cidade de uma forma mais saudável, alguém tem que começar, parabéns Prefeito Haddad

      • Jefferson Michel Postado em 07/Mar/2015 às 18:45

        Assim como Holanda, Alemanha e Dinamarca fizeram , não vai se ter mudança se não ter esforço. Primeiro vem a ciclovia e depois os ciclistas ....

      • Mateus Guedes Postado em 07/Mar/2015 às 22:17

        Concordo com o Samael, com a Marlene e com o Jefferson Michel. Uma cultura só é mudada quando elementos significativos são oferecidos para que se mude. Nada será modificado se não é oferecido um novo caminho para o qual a mudança deverá se encaminhar.

    • Magda Santos Postado em 08/Mar/2015 às 09:48

      Como você pode ser tão imbecil assim, Naro?Ah, desculpe, você é coxinha, tá explicado!!

  7. Rita Candeu Postado em 07/Mar/2015 às 10:19

    onde está a cagada da Prefeitura?

    • Magda Santos Postado em 08/Mar/2015 às 09:53

      Quem sabe, com esta sapiência toda escondida você não se candidata para alguma coisa na próxima eleição?

      • Jonas Schlesinger Postado em 09/Mar/2015 às 16:27

        Porra Magda, se quer entrar numa discussão mais acalorada com adversários ideológicos, pelo menos use um apelido. Porque com o seu nome já viu, né? Agora calou?

  8. B. Ferreira Postado em 07/Mar/2015 às 10:52

    Cara, graças a Deus eu trabalho, estudo e me ocupo diariamente para não ver essa grade lixosa de notícias que a Globo veicula.

  9. Jonas Schlesinger Postado em 07/Mar/2015 às 16:02

    Esse chão melado é uma ciclofaixa? Quer ver a ciclofaixa lá na Europa, Haidá? Acho que esse prefeitinho nem sabe o que é isso kkk

    • Magda Santos Postado em 08/Mar/2015 às 09:49

      Não imbecil, isto é prioridade dos coxinhas que viajam, com dinheiro da corrupçaõ!! Pobre de ideias e de espirito!!

      • Jonas Schlesinger Postado em 09/Mar/2015 às 16:24

        Cala a boca Magda!

  10. Ewerton Postado em 07/Mar/2015 às 16:56

    José, então você acha que uma ciclovia tem que estar abarrotada de bicicletas para valer a pena. Oh cara pálida, a dinâmica nas ciclovias é diferente do fluxo de automóveis nas avenidas. Por uma ciclovia passam mais bicicletas que carros em uma avenida. Elas ocupam menos espaço entendeu? Outra coisa, as pessoas levam tempo para se adaptar às mudanças sacou?

    • José Ferreira Postado em 08/Mar/2015 às 00:53

      A oferta de serviços públicos tem que ser de acordo com a demanda, e um bom prefeito tem que entender a cidade e governar de acordo com as necessidades da população. O povo não quer ciclovia, o povo quer transporte público, quer mais vias para que todos os veículos (devidamente emplacados) possam circular na cidade. O prefeito poderia usar o dinheiro gasto com as ciclovias para ajudar nas obras do metrô.

      • Magda Santos Postado em 08/Mar/2015 às 09:51

        Que mentalidade retrógrada! Desculpe , entendi, você é coxinha!!

      • juliano Postado em 09/Mar/2015 às 14:18

        fala aí, voz do povo

      • Dinarte bonetti Postado em 26/Dec/2015 às 02:13

        O metrô é obra do Estado com ajuda federal. O Estado tem sido rapso. A Prefeitura só está tentando voabilizar outras soluções a seu aalcanca com baixo custo

  11. André Anlub Postado em 07/Mar/2015 às 17:09

    Dilma também não tinha nada que mandar São Pedro liberar chuva pro centro de SP. É só na Cantareira, Dilma... só na Cantareira!

  12. eduardo Postado em 07/Mar/2015 às 18:41

    A cor pode ser dada pela argila adicionada à farinha que vai nos fornos rotativos no processo de senterização, geralmente se usa Caulinita (fonte de alumínio), que é branca, mas se usar uma argila de cor vermelha, o cimento vai apresentar outra cor...

  13. Campana Postado em 07/Mar/2015 às 18:56

    Não, concreto pigmentado é uma coisa, tinta é outra!

  14. Magda Santos Postado em 08/Mar/2015 às 09:52

    Comentariozinho imbecil como quem o escreveu!!

  15. Henrique Postado em 08/Mar/2015 às 12:46

    Achei essa tentativa de marcar as obras do PT pigmentando o concreto aixa de péssimo gosto...fizeram o mesmo aqui em Salvador na Baixa dos Sapateiros...não vi isso em lugar nenhum civilizado...a obra é publica e tem o objetivo de satisfazer as necessidades do contribuinte e não os interesses de um grupo político...

  16. Antonio Carlos Postado em 08/Mar/2015 às 17:46

    Pelo q vejo quem esta fazendo merda em cima de merda é a globo.

  17. Alexandre Postado em 08/Mar/2015 às 18:42

    Até a "resposta" da CET foi forjada....

  18. adriano Postado em 08/Mar/2015 às 19:55

    A Globo já ultrapassou todas as barreiras do ridículo e pior, subestima a inteligências dos seus telespcs...

  19. Luiz C. Cardoso Postado em 08/Mar/2015 às 21:39

    REDE GLOBO, MAIS UMA VEZ TENTANDO ENGANAR VOCÊ.