Redação Pragmatismo
Compartilhar
Rede Globo 12/Mar/2015 às 16:00
32
Comentários

A estratégia da Globo para atrair mais gente ao protesto de domingo

Rede Globo começará cobertura dos atos de domingo logo cedo. Emissora anunciou que usará o 'Globo Notícia' para criar clima mais quente nas transmissões

william bonner globo protestos

Renato Rovai, em seu blog

A direção de jornalismo da Globo já convocou jornalistas para fazer cobertura ao vivo dos atos desde o domingo cedo. E já teria informado que vai usar o Globo Notícia para criar um clima mais quente da cobertura.

O Globo Notícia, para quem não sabe exatamente do que se trata, é aquele expediente que a emissora que apoiou o golpe de 64 utiliza em momentos raros. No meio da programação surge aquela musiquinha em clima de emergência e algum âncora de plantão narra a notícia grave.

Foi assim, por exemplo, na morte de Tancredo, que aconteceu num domingo, em meio a um Fantástico.

A Globo não faz isso em eventos.

Mas já fez algo bastante semelhante em 20 de junho de 2013, quando exibiu flashes dos protestos desde às 15h45.

Naquele dia, a Globo deixou de transmitir a Copa das Confederações, porque a a Fifa não permitia interrupções nas transmissões dos jogos.

Surpreendendo a muitas pessoas, a Globo ainda decidiu priorizar a transmissão dos protestos e não transmitiu as novelas Flor do Caribe e Sangue Bom.

Às 19h30, Bonner, substituiu Patrícia Poeta na narração do ato e anunciou o início do Jornal Nacional uma hora mais tarde (no horário de costume) sem escalada de manchetes.

A Globo e seus repórteres focaram a cobertura do ato destacando a rejeição a PEC 37. Como se todos que estivessem na Paulista naquele dia tivessem ido com aquele objetivo.

Ao convocar seus repórteres para fazer essa cobertura no domingo a Globo vai buscar levar mais gente aos atos. É claramente essa a estratégia. E, claro, vai chamar o ato buscando destacar o movimento pró-impeachment de Dilma.

Se o governo não fizer nada contra isso, estará aceitando que a Globo lidere uma tentativa de golpe midiático.

Em abril de 2001, Gustavo Cisneros fez exatamente isso na Venezuela. E além da cobertura-convocatória ao vivo das manifestações, surgiram cadáveres atingidos por franco-atiradores.

Esse blogueiro tem ojeriza a alarmismo, mas os responsáveis pelo jornalismo da Globo sabem exatamente onde a entrada de uma concessão pública com a força de audiência da emissora pode fazer as coisas chegarem.

E se faltava algum ingrediente para as manifestações de domingo ligarem o alerta máximo. Essa provocação da Globo é a gota d´água.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Gustavo Postado em 12/Mar/2015 às 16:15

    A Dilma está com os dias contados! 1388!

    • Onda Vermelha Postado em 12/Mar/2015 às 16:48

      Háháhá! Contados até 31 de dezembro de 2018! E beijinho no ombro pro recalque...Hehehe!

    • JARAU Postado em 12/Mar/2015 às 18:22

      A ONDA VERMELHA NÃO ENTENDEU

      • Thiago Teixeira Postado em 12/Mar/2015 às 20:29

        Acho que entendeu sim: "Contados até 31 de dezembro de 2018"!!!!!!

      • rafa Postado em 16/Mar/2015 às 20:48

        em 2018 seremos penta, e em 2022 hexa

    • clark Postado em 12/Mar/2015 às 18:54

      Gostei...kkkkk..os paneleiros tem que aceitar caladinhoss...

      • Tchekowski Postado em 13/Mar/2015 às 12:54

        Vocês brincam, mas acredito que realmente a Dilma vai deixar o governo. E será em 01 de janeiro de 2019, quando passará a faixa presidencial para o Lula.

    • Eduardo Postado em 13/Mar/2015 às 01:00

      e depois é LULA LÁ DE NOVO, NOS BRAÇOS DO POVO.... BRASILEIRO CLARO... NÃO O QUE FINGE SER.....

    • Thiago Lopes Postado em 13/Mar/2015 às 10:14

      Ai, Gustavo, vai sonhando.

  2. Marcos Vinícius Postado em 12/Mar/2015 às 16:36

    E ainda tem idiota dizendo que a Globo não é golpista.

  3. Onda Vermelha Postado em 12/Mar/2015 às 16:41

    Entenda o que é o Partido da Imprensa Golpista (PIG). E tire suas próprias conclusões! Assista em https://www.youtube.com/watch?v=KxpP5F7NF5g

  4. José Ferreira Postado em 12/Mar/2015 às 16:43

    Renato Rovai: "Esse blogueiro tem ojeriza a alarmismo". Imagine se ele gostasse de alarmismo. Os petistas podem ficar tranquilos, pois nenhum oposicionista sério quer o impeachment da presidente.

  5. Onda Vermelha Postado em 12/Mar/2015 às 16:45

    “Se você não for cuidadoso, os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo.” Malcolm X. Simples assim! Não ser um "midiota" só depende de você mesmo! Seja crítico daquilo que vê, ouve ou lê!

    • rafa Postado em 16/Mar/2015 às 20:50

      certíssimo, mas acho q qem disse isso foi o pulitzer

  6. jarau Postado em 12/Mar/2015 às 17:01

    Pau na GLOBO e sua FILIAIS.

    • Onda Vermelha Postado em 13/Mar/2015 às 21:53

      Kkkkk. Que delícia! A hastag #GloboGolpista está entre os principais tópicos do Twiteer a mais de 48 horas....É a glóooooria! A Globo se fudeu! Foi mexer com quem tava quieto....Hehehe! Chuuuupa!

  7. Ingrid Postado em 12/Mar/2015 às 19:35

    A globo não busca o melhor para o país, busca o melhor para a globo. É assim com todas as grandes mídias e até com mídias menores como esse site por exemplo. As pessoas precisam é aprender a olhar informações em mais de uma fonte de preferencia de fontes que defendam lados contrários.

  8. Rocken Postado em 12/Mar/2015 às 19:39

    primeiro mentem descaradamente que a Dilma estava na lista junto com o Aécio, e depois da lista sair começaram a criar os protestos, já percebi esta estrategia no começo desta semana, quando Folha, Globo e Band entram no esquema fica serio, antes era só a retardada da Veja tentando. Pelo menos o "Impitiman" não vai acontecer, esses arrogantes nem sabem o que é, são semi-analfabetos dementes que votaram no Collor e agora só sabem bater panela e latir

  9. Salomon Postado em 12/Mar/2015 às 20:22

    A Globo está usando o seu direito de espernear. É o jus esperniandi. É o estertor de moribundo. Não dura até 2018. O maior anunciante era o governo federal. Não é mais, desde 01.01.2015. A Globo vai se fazer planta, e pedra, e lodo, e coisa nenhuma. "Galvão, filma eu". "Mãe, tô na Globo". "Ô lôco, meu". Terezinhaaaaaa.....

  10. grego79 Postado em 12/Mar/2015 às 23:41

    O maior golpe da História do Brasil é esse que estamos vivendo, mas uma quantidade de gente tapada não enxerga isso!!! Comunismo Petista? Ignorância!!! Essa massa de manobra da direita não sabe nem o que estão reivindicando na realidade!! Estou com medo do futuro! Deus, abençoe o Brasil!

  11. João Paulo Postado em 12/Mar/2015 às 23:57

    E alguém duvida de que é possível aparecer alguém com a camisa do PT (a mando do PIG, CIA ou qualquer outro porco) e matar meia dúzia de boçais?

  12. George Postado em 13/Mar/2015 às 07:50

    ah se não existisse internet. rsrs. Seria muito fácil de manipular por parte da globo. A população em geral precisa entender que a mídia oligárquica é um partido político defensor dos próprios interesses e não estão nem aí com o país, com as desigualdades, eles focalizam o que querem e omitem o que querem. O caso mundial do HSBC é um exemplo de como essa mídia bilionária sonegadora age por não mostrar esse escândalo internacional que envolve muitos brasileiros sonegadores e que deveria ser manchete.

  13. Alexandre Lopes Postado em 13/Mar/2015 às 08:57

    Eu vi uma entrevista do guilherme Boulos no YouTube em que ele fala que a Dilma está incorrendo no mesmo erro que Vargas incorreu em 51, ao ser eleito num clima de extrema hostilidade dos conservadores e tendo feito, para acalmá-los , grandes concessões. Porém, a direita em situacoes como essa não se acomoda, ao contrário, percebe que o governo está fragilizado e parte com tudo pra cima dele, no afã de derrubá-lo. Acho muito correta essa visão e, por isso , deveria a Dilma desafiar os reacionários buscando uma solução à esquerda para crise e confiando no suporte que os movimentos sociais irão dar a essas medidas. Portanto, fazer o que ela está fazendo é cavar a própria cova.

    • Antonio Palhares Postado em 13/Mar/2015 às 15:40

      Concordo contigo Alexandre. Muito consenso é negação de liderança. Vamos analisar outra situação.Se o Putin não falasse grosso e não demarcasse com clareza seu território, a Siria teria sido invadida e nestas alturas o leste da Ucrania tambem seria da OTAN. Vejam o que aconteceu ao Iraque e Libia.Voltando ao Brasil. Valorizaram muito a comissão da verdade e esqueceram do mais importante. Acabar com o monopollio da mídia.

      • Alexandre lopes Postado em 13/Mar/2015 às 20:29

        Perfeito!! Ótima comparação , Antônio!!!! O putin combina muito bem diplomacia com força. Esse cenário me faz lembrar um capítulo do clássico de Maquiavel, o príncipe, onde Maquiavel diz quando é mais vantatojo ser mais temido do que amado e quando é melhor ser mais amado do que temido.

  14. Antonio Palhares Postado em 13/Mar/2015 às 09:35

    O maior erro do PT foi não ter destruido esta "hidra de lerna" , maior desgraça nacional chamada rede globo.Era so aplicar a lei nesta nefasta rede de sonegadores de impostos. O presidente Lula perdeu uma chance única de aprovar uma lei de imprensa nos moldes Suecos, e acabar com o monopolio das comunicações no Brasil.Esta desgraça nacional coloca os jogos de futebol em horarios que impossibilita o torcedor de voltar para casa.Escolhe não passar informações sobre eventos que ela não participa.E imbeciliza os brasileiros com esta programação chula e rasteira.ESTE MONOPOLIO TEM QUE ACABAR para o bem do País.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 13/Mar/2015 às 15:10

      Perfeito, Palhares.

  15. BRUNO SILVA Postado em 13/Mar/2015 às 10:01

    Não existe resposta mais tosca que vocé poderia informar não ?

  16. Eduardo Ribeiro Postado em 13/Mar/2015 às 15:09

    O gabarito é do Antonio Palhares: "O presidente Lula perdeu uma chance única de aprovar uma lei de imprensa nos moldes Suecos, e acabar com o monopolio das comunicações no Brasil." . Tinha que ir pro pau, fazer valer a Constituição. Lamentavelmente a coisa foi por outro caminho. Dilma logo após eleita em 2010 fez o que? Foi cozinhar, fazer um ovo frito lá na Ana Maria Braga (sendo que ela mesmo empurraria na Dilma mais tarde, fazendo aquela palhaçada de colar de tomate por exemplo). Porra. O fato é que o PT achou que poderia ficar nessa relaçao de fazer média e nao ser atacado com a midia a vida toda. Quando o negocio apertou e ela viu que dava pra derrubar o PT, sacou todo seu arsenal pesado de uma única vez e despejou. A sorte é que a oposição é tão inócua, vazia e escrota que nem o PIG conseguiu derrubar, ao menos por enquanto.

  17. Ibraim Gustavo Postado em 13/Mar/2015 às 18:45

    "Se o governo não fizer nada contra isso"??? Um jornalista pode ser a favor da postura ditatorial de um governo querer influenciar na programação de uma emissora de televisão?

    • Antonio Palhares Postado em 15/Mar/2015 às 09:20

      Ibraim, basta estudar a historia do "jornalista e politico" Carlos Lacerda.Ele apoiou o golpe de 64 na intenção de ser indicado candidato a presidente substituindo o Castelo Branco. Porém, a linha dura do Exercito foi contra por considerá-lo demagogo, desonesto e derrubador de presidentes.No caso Getulio Vargas e o proprio João Goulart.

  18. Antonio Palhares Postado em 15/Mar/2015 às 14:28

    Sr Bruno , só se for tosca derivada de toscana,região da Italia.No restante é história mesmo.