Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 27/Feb/2015 às 18:00
23
Comentários

Procura-se o microfone da TV Globo

Causou estranheza a ausência do microfone da TV Globo na entrevista em que Randolfe Rodrigues presta esclarecimentos sobre a abertura da CPI do HSBC. O senador do PSOL lamentou que “o escândalo do Suiçalão” venha sendo sistematicamente ignorado pelos grandes veículos de comunicação no Brasil

randolfe cpi hsbc
O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) concede entrevista sobre a CPI do HSBC (Imagem: Agência Senado)

A iniciativa do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) na última quarta-feira incomodou centenas de milhares de pessoas. O parlamentar foi o responsável pela coleta de assinaturas para a implantação da CPI do HSC-Swissleaks no Senado Federal [veja o requerimento aqui].

Em menos de 24 horas Randolfe conseguiu 31 assinaturas, mais do que o mínimo necessário para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito. A lista dos que assinaram tem senadores da base do governo e também da oposição [veja a lista aqui].

O Brasil é o quarto país em todo o mundo com mais envolvidos no esquema de sonegação bilionário; são 8.667 nomes. Destes, apenas algumas dezenas foram divulgados por Fernando Rodrigues, blogueiro do UOL, único a ter acesso à lista dos brasileiros sonegadores.

Randolfe concedeu entrevista coletiva para a imprensa nesta quinta-feira (26) para prestar esclarecimentos sobre a abertura da CPI, mas causou estranheza a ausência do microfone da TV Globo na sabatina. A tímida cobertura da Globo sobre o escândalo suscita suspeitas de que a emissora esteja na lista (até agora secreta) do HSBC. O banco, por muitos anos, foi patrocinador oficial do Jornal Nacional.

SAIBA MAIS: O possível envolvimento da Globo no escândalo do HSBC

O senador do PSOL lamentou que “o escândalo do Suiçalão” venha sendo sistematicamente ignorado pelos grandes veículos de comunicação no Brasil. Segundo Randolfe, essa seletividade denuncia o envolvimento de personagens poderosos, que podem sempre se servir da benevolência de setores da imprensa.

Entenda o caso HSBC

O caso envolvendo o HSBC veio à tona após reportagens na imprensa europeia mostrando que o banco mantinha milhares de contas secretas na Suíça para livrar os clientes de pagamento de impostos. O escândalo, conhecido como Swissleaks, tem como fonte original um especialista em informática do HSBC, o franco-italiano Hervé Falciani. Segundo ele, entre os correntistas, estão 8.667 brasileiros, responsáveis por 6.606 contas que movimentam, entre 2006 e 2007, cerca de R$ 20 bilhões.

SAIBA MAIS: Tudo o que você precisa saber sobre o escândalo do HSBC

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Drica Postado em 27/Feb/2015 às 19:20

    É vergonhoso o esquema de manipulação da mídia no Brasil!!!

    • adilson Postado em 28/Feb/2015 às 15:26

      concordo plenamente.Parece me que essa tal de midia deveria ter outro nome. Coisa muito mais ruim do que se possa imaginar. Tenho uma escola que trabalho caindo os pedaços na cabeça de alunos e funcionários e já tentei trazer esses meios de comunicação para mostrar para a sociedade mas eles nunca podem. Para mostrar obras da usina que vai prejudicar muita gente eles fazem todos os dias da semana.

  2. Jonas Schlesinger Postado em 27/Feb/2015 às 19:32

    Faça seu trabalho e pare de chorar. Chorar só pq a Globo não divulgou não vai dar em nada. Bem que tem muita gente do psol que queria ser da família marinho. Fatia do bolo!

    • Félix Postado em 28/Feb/2015 às 06:39

      Se a gente do PSOL quisesse uma fatia do bolo o caminho mais fácil seria se filiar ao PSDB. Esta alusão ao bolo sempre me lembra do lema de FHC, fazer o bolo crescer para depois dividir. Dividiram apenas entre eles. O Lula chegou e teve bolo para todos!

      • rodrigo Postado em 28/Feb/2015 às 09:23

        É isso aí Felix.

      • OSCAR PEREIRA E BARROS Postado em 28/Feb/2015 às 12:52

        FELIX, Vc. FOI PERFEITO, NÃO HÁ NADA MAIS A DIZER. APENAS GOSTARIA DE LEMBRAR AO SENADOR DO PSOL, RANDOLFE RODRIGUES, NÃO SE DEIXAR INTIMIDAR COM UMA CONVERSA DE "CERCA LOURENÇO" DE UM "JORNALISTA" ( ASPAS PROPOSITAIS), COMO SENDO DONO COM EXCLUSIVIDADE,A ELE CONFERIDA POR LE MONDE JOURNAL, DA LISTA DE BRASILEIROS ENVOLVIDOS NO ESQUEMA H.S.B.C. EXISTEM OUTROS CAMINHOS E FORMAS PARA OBTER A REFERIDA LISTAGEM DOS ENVOLVIDOS....SAUDAÇÕES......

      • Oblivion Postado em 28/Feb/2015 às 14:01

        Se eu não me engano quem falava de fazer crescer o bolo para depois dividir era o Delfim, ministro na ditadura. Não estou aqui defendendo FHC, na verdade penso que ele fez grande mal para o Brasil (privatizações, neoliberalismo, patrimonialismo...), e até hoje ganha os louros por uma coisa que atuou como coadjuvante, que foi o Plano Real. Para quem duvida estude um pouco mais sobre o governo Itamar e seus ministros da fazenda (depois de tanta propaganda global sobre FHC ter a paternidade do Real). Concordo que se o pessoal do PSOL gostaria da fatia do bolo eles estariam em outro partido, PSDB poderia ser, mas nos dias atuais os partidos governistas seriam melhores. Isso porque, no congresso, normalmente quem mais canalha é, mais espaço e influência tem. Espero, esperançoso, as CPIs da Petrobras e do HSBC. No embalo poderia vir a da dívida pública.

    • j savassa Postado em 28/Feb/2015 às 14:19

      É coxinha

    • Francisco pereira torres Postado em 28/Feb/2015 às 17:48

      não se esqueça os senhores que este senador,Randolfe é o mesmo que se negou assinar o projeto que se pedia a maioridade para o jevem de 14anos...quem tem rabo de palha é melhor não pegar a toxa pra acender o fogo...

      • Daniel Postado em 02/Mar/2015 às 10:57

        Ainda bem que ele não assinou!

  3. daniel Postado em 27/Feb/2015 às 21:13

    Tem muita gente do psol que queria ser da família marinho..... Blá blá blá. Conversa de quem é simpatizante da corrupção, e esses tipos que comentam isso, gostaria de ter sua fatia do bolo.

  4. Renato Postado em 27/Feb/2015 às 22:09

    Cadê o microfone da band também. Fala aí, Boechat.

  5. luciano Postado em 27/Feb/2015 às 22:37

    Onde há fumaça tem fogo. quem não deve não teme.

  6. Beto Postado em 28/Feb/2015 às 01:13

    Cara parem, a atenção é sobre o maior esquema de corrupção, que pode nao ter começado com o PT, mas esse ajudou e tanto Dilma quanto Lula são no mínimo coniventes! Sim deve haver CPI do HSBC! Sim deve haver pressão da oposição sobre o PT e o PSOL deveria estar do lado do povo se este realmente se importa com o povo

  7. Eduardo Postado em 28/Feb/2015 às 06:26

    Ao que parece, tanto a Petro quanto o HSBC deixam rastro nos grandes partidos (PT, PSDB), o que deixa claro que estamos no início da jornada de combate à corrupção. Quanto ao HSBC, tudo indica que a concentração do poder midiático é um câncer, pois só se alerta a população ao que interessa, polarizando inclusive a mídia chapa branca. Corrupção não tem partido, é uma praxe nacional. Brasil, pátria corruptora Mesmo assim acredito que chegamos lá, sem extremismo.

  8. levemente Postado em 28/Feb/2015 às 08:28

    Nessas horas o pessoal do PSOL serve que é uma beleza...

  9. Ricardo Rodrigues Postado em 28/Feb/2015 às 08:53

    Entendo que doa a quem doer, pra ser justo Os desvios de recursos têm que ser investigados, divulgados e os culpados exemplarmente punidos, independente de partido, religião, raça ou sexo, do contrário jamais reduziremos a corrupçao generalizada no Brasil.

  10. Elder Postado em 28/Feb/2015 às 09:08

    Sonegação tem que ser apurada mas, o maior roubo do planeta precisa ser punido. E os autores na cadeia.

  11. Thiago Teixeira Postado em 28/Feb/2015 às 11:06

    Também não vi o microfone da família Saad nem da Bravanel ...

  12. Salomon Postado em 28/Feb/2015 às 11:34

    André, você está certíssimo. Mas não esqueça de acrescentar a seu comentário que a roubalheira a que você se refere começou nos anos 90, quando o PSDB instituiu a "flexibilização" da lei de Licitações e Contratos, no âmbito da Petrobrás.

  13. MARIA Postado em 28/Feb/2015 às 21:30

    QUEREMOS INTERNET GRATIS PARA TODOS! SÓ ASSIM TEREMOS "IMPARCIALIDADE" NA TV QUEM TEM O PODER DO MIC FALA, MOSTRA E ESCONDE O QUE QUER!

  14. Victor Hugo Postado em 05/Mar/2015 às 11:58

    Se tivessem incluído PP no bolo vocês também não fariam tanto alarde. Apontem seus dedos para os outros até o dia que tiverem oportunidade de serem vocês os beneficiados. Falsos imparciais. Nojentos igual aos políticos: durante as eleições ainda faziam tipinho de imparciais, mas depois se revelaram.

  15. Luiz Parussolo Postado em 12/Mar/2015 às 05:44

    Joseph Pulitzer, inspirador do principal prêmio de imprensa e literatura nos EUA. "Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma".