Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direitos Humanos 06/Feb/2015 às 18:58
42
Comentários

Precisamos de terapia coletiva, não de Direitos Humanos

23 pensamentos e situações cotidianas comprovam que o que precisamos não é defender Direitos Humanos no Brasil. Precisamos de uma terapia coletiva. Urgente!

Leonardo Sakamoto

– Amor, fecha rápido o vidro que tá vindo um “escurinho” mal encarado.

– Aquilo são ciganos? Vai, atravessa a rua para não dar de cara com eles!

– Não sou preconceituoso. Eu tenho amigos gays.

– Tá vendo? É por isso que um tipo como esse continua sendo lixeiro.

– Por favor, subscreva o abaixo-assinado. É para tirar esse terreiro de macumba de nossa rua.

– Bandido bom é bandido morto.

– Tinha que ser preto mesmo!

– Vestida assim na balada, tava pedindo.

– Por que o governo não impede essas mulheres da periferia de ter tantos filhos assim? Depois, não consegue criar e vira tudo marginal.

– Baiano quando não faz na entrada faz na saída.

– Mulher no volante, perigo constante.

– Sabe quando favelado toma laranjada? Quando rola briga na feira.

– Os sem-teto são todos vagabundos que querem roubar o que os outros conquistaram com muito suor.

– A política de cotas raciais é um preconceito às avessas. Ela só serve para gerar racismo onde não existe.

– Ai, o Alberto, da Contabilidade, tem Aids. Um absurdo a empresa expor a gente a esse risco.

– Esse aeroporto já foi melhor. Hoje, tem cara de rodoviária.

– Por mim, tinha que matar mulher que aborta. Por que a vida do feto vale menos que a da mãe?

– Os índios são pessoas indolentes. Erram os antropólogos ao mantê-los naquele estado de selvageria.

– Criança que roubou não é criança. É ladrão e tem que ir para cadeia.

– 

Tortura é método válido de interrogatório.

– Um mendigo! Vamos botar fogo nas roupas dele. Assim ele aprender a trabalhar.

– Pena de morte já.

– Eutanásia? Pecado. A vida pertence a Deus, não a você.

Não precisamos defender direitos humanos no Brasil. Precisamos de uma terapia coletiva. Urgente.

VEJA TAMBÉM: Contra o Bolsa Família, a favor do Bolsa Madame

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 06/Feb/2015 às 20:28

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...desculpa sakamoto, vc fez parecer "engraçado". não me contive! rs..olha, acho q pra esses casos, nem terapia dá certo. só nascendo de novo viu...vamos começar do zero, pelo amor...

    • Denisbaldo Postado em 08/Feb/2015 às 13:56

      Faltou a sua frase dizendo que "paulista é tudo arrogante, fascista, xenófobo, etc. e todos merecem morrer com esta seca".

      • poliana Postado em 09/Feb/2015 às 00:06

        Cala boca denisbosta! E sim..os paulistas são extremamente arrogantes! O resto, vc destacou uma citação constante de outro membro assíduo aki do fórum, n minha. Mas chega a ser uma afirmação redundante. Eh algo tão obvio! E aí, conseguiu tomar banho hj seu merda!?

      • eu daqui Postado em 09/Feb/2015 às 11:14

        Cala a cloaca, pobriana ! Colocar paulista tudo dentro de uma garrafa, tampar e aplicar um rótulo é prova de inferioridade intelectual, de incapacidade de questionar e de despeito. Vai se resolver, projeto de nazifracasso !!!!!!!!

      • Thiago Teixeira Postado em 09/Feb/2015 às 11:23

        Paulista reivindicando atenção por preconceito regional é o fim do picada. É aquela história dos playboys calouros querendo dividir espaço com os pedintes de sinaleiro, nos quais acham que estão sendo discriminados por eles, pois serem branquinhos e precisarem passam protetor solar para não ficarem vermelhos na balada dos bixos (com dinheiro arrecadado de coxinhas no sinaleiro, pois coxinha dá esmola com gosto para os calouros, para o bebum, eles fecham o vidro).

      • poliana Postado em 09/Feb/2015 às 17:31

        fracasso intelectual é o seu eu daqui, com essa extrema arrogância (parece uma paulista tb), e mania de insultar todo mundo aki a quem vc se acha superior! ridícula!!!!.

      • eu daqui Postado em 12/Feb/2015 às 09:32

        ALGUÉM AQUI TEM QUE SE SENTIR SUPERIOR EM MEIO A TANTO VIRALATISMO RANCOROSO NECESSITADO DE ATACAR GRATUITAMENTE, POBRIANA. E quanto a parecer paulista, errou de novo: é opinião geral que eu sequer pareço brasileira.

  2. João Paulo Postado em 06/Feb/2015 às 20:38

    Eu concordo com o comentarista Naro Solbo. A sociedade civil brasileira está assim é devido a péssima educação escolar*(tanto pública quanto particular) e mais má ainda do que a escolar, a educação familiar. Porém, na minha opinião pelo menos, princípios não devem ser ensinados só por pais e mães, também nas escolas através de disciplinas específicas. O currículo escolar brasileiro é muito ruim, muito fraquinho e fora da realidade, obriga os alunos a estudarem muita coisa que não vão usar no decorrer de suas vidas e não ensinam conhecimento que as pessoas precisam para uso cotidiano (Leis de defesa do consumidor, leis trabalhistas, educação financeira, prevenção à problemas de saúde, entre outras...). As pessoas precisam aprender que elas mesmas têm direitos, mas as outras pessoas também têm direitos e elas têm a obrigação de respeitar os direitos dos outros.

  3. Luís Postado em 06/Feb/2015 às 21:55

    Ironias à parte, liberdade de expressão é um direito humano que o Sakamoto e o povo do politicamente correto ignoram sem culpa, rs.

    • Bianca Ferreira Postado em 06/Feb/2015 às 22:13

      Liberdade de expressão não significa manifestar seu ódio, menosprezo ou ridículo por outras pessoas, seja pela sua raça, origem ou classe social. De todas as ''piadas'' acima você leu alguma que humilhava pessoas loiras de olhos azuis? Não, e não é coincidência, é porque existe um contexto histórico social de séculos, contexto esse que foi a base da sociedade ocidental, onde o branco rico prevalece sobre o negro escravo, que mesmo depois de liberto, não tinha nada mais se não a ''liberdade'' de viver marginalizado e esquecido. Todo cidadão brasileiro devia estudar mais a história pra saber de onde vêm essas ideias, e a constituição pra saber onde sua liberdade pessoal termina pra existir a do outro.

      • Luís Postado em 07/Feb/2015 às 01:46

        Na declaração Universal dos Direitos Humanos liberdade de expressão inclui linguagem ofensiva e discurso de ódio. Não é "liberdade de expressao para humanos direitos"

    • José Ferreira Postado em 06/Feb/2015 às 23:36

      O próprio confessa que não lê os comentários. Dá para ver que ele não é de escutar as opiniões contrárias a dele. E ainda se diz acadêmico.

    • Vinicius Postado em 07/Feb/2015 às 12:57

      *outro Vinicius Discurso mais clichê... Liberdade de expressão não tem nada a ver com ignorância e discurso de ódio.

    • Ricardo Postado em 07/Feb/2015 às 13:28

      O problema está no conceito de liberdade: se vc acha que liberdade é "fazer o que se quer", então qualquer restrição à liberdade (p. ex. roubar, matar...) não poderiam ser permitidas, porque antentariam contra a liberade. Assim, não se pode simplesmente "falar o que se quer" SEM SANÇÃO, porque estaria ignorando os direitos do ofendido (como se ignoraria os direitos do assaltado, p. ex.). E a DUDH não inclui direito ao discurso de ódio (o que seria um paradoxo, porque visava justamente a retomar uma proteção supranacional dos direitos individuais após as experiências fascistas). Sobre liberdade: v. Dworkin. Beijo na bunda.

    • Thiago Lopes Postado em 07/Feb/2015 às 17:13

      Luís, liberdade de expressão, na minha concepção, é tacar um molotov nos bancos. Mas o seu grupinho, que é incorreto politicamente, impede esse meu direito de me expressar livremente :(

    • eu daqui Postado em 09/Feb/2015 às 11:11

      Toda liberdade está sujeita a limites legais. A de expressão também.

  4. Carlos Postado em 06/Feb/2015 às 22:04

    Justamente, bailes funks lotados de criminosos, traficantes infestando cidades, o que o Brasil precisa é de uma reestruturação moral.

  5. mauricio augusto martins Postado em 06/Feb/2015 às 23:31

    São resquícios de nossa "Colonização" enfatizados pela malditadura e mantidos pelas religiões...maumau

  6. GabrielG Postado em 07/Feb/2015 às 08:30

    Não, precisamos é ensinar nossas crianças a pedir a senha do cartão de cadeirantes...

  7. Elvis oliveira Postado em 07/Feb/2015 às 09:57

    Meu amigo que pensamento Conservador esse seu entao voçê acredita na meritocracia? Pensamento seu digno de repuidio. Você já ouviu fala do neoliberalismo? Me poupe, mas atribuir sucesso ou fracasso unicamente ao individuo é ridiculo ainda mais se tratando do sistema capitalista. Não tiro sua razão em dizer que oportunidades de emprego no Brasil não falta e de engressar em um curso superior e tal, porém o preconceito que está empregado nas frases acima vai alem de oportunidades de emprego, e sim referem a dignidade do ser humano, alias pensando em quesões jurídicas todos somos iguais perante a lei, o pobre, rico, afro-decente, indio ou qualquer genoro ou raça que exista no brasil até mesmo os "comunistas vagabundo" ou o coxinha desinformado que redige um texto carregado de preconceitos igual esse seu. Por fim creio que voçê deva estudar um pouco mais, ou ao menos olhar ao seu redor, assim irá perceber que há pessoas que não querem apenas emprego e sim o fundamental, que é sua dignidade respeitada. PRECONCEITO MEU AMIGO É UMA ATITUDE DE PESSOA SEM CONCEITO.

    • José Ferreira Postado em 07/Feb/2015 às 11:32

      Outro a atacar a meritocracia como se ele fosse uma coisa demoníaca. Se for assim, mudaremos os processos seletivos a base de sorteios, pois a competência não é importante para alguns.

      • eu daqui Postado em 12/Feb/2015 às 09:36

        Gostei da ideia: em vez de concursos e seleções, sorteios: é o que esta m de país está merecendo mesmo.

    • Elvis Oliveira Postado em 07/Feb/2015 às 19:02

      Meu amigo José Ferreira, a questão aqui não é demonizar ou santificar os conceitos, e sim agregar aos valores que a eles são dados, pois deveríamos saber que o sucesso social e econômico do individuo não depende exclusivamente do próprio, é fato que a competência é muito importante, porém competência não significa ascensão econômica e muito menos social. Quando formos analisar as questões sociais e econômicas de um individuo devemos analisar o todo para o centro, não o centro para o todo. Assim sendo se o individuo é culpabilizado por todas suas mazelas o Estado se exime de responsabilidade tanto quanto social e econômica. Portanto ainda defendo que o preconceito é intolerável em toda sua esfera tanto de gênero como de raça.

    • eu daqui Postado em 12/Feb/2015 às 09:37

      Quem não tem preconceito ou não é humano ou está morto.

  8. andreza Postado em 07/Feb/2015 às 11:36

    Vejo muita gente usando a liberdade de expressão para defender preconceito, acredito que a tal chegue ao fim quando vira descriminação social, racial, sexual, religiosa, e etc. As pessoas devem sim se expressar, MAS sem ferir o outro e o ponto de vista alheio. Eu por exemplo, defendo a legalização do aborto, conheço milhares de pessoas que são contra e respeito seu ponto de vista porque quero isso para mim. O que realmente brasileiro precisa entender é o significado da palavra respeito.

  9. Angelo Postado em 07/Feb/2015 às 11:53

    Reaça bom é reaça calado

    • Carlos Postado em 08/Feb/2015 às 02:31

      O ISIS concorda com vc.

    • eu daqui Postado em 09/Feb/2015 às 11:21

      Mordacista bom é mordacista amordaçado.

  10. Jonas Schlesinger Postado em 07/Feb/2015 às 15:34

    Terroristas não têm direitos humanos. Ainda bem, já pensou. Eu não sinto pena deles não. Merecem apodrecer num campo de concentração, tipo Auschwitz-Bikernau ou Guantánamo.

    • Denisbaldo Postado em 08/Feb/2015 às 14:00

      Ah vá! Você deve ser um gênio! Nunca ninguém na história deste país disse algo tão profundo. Martin Luther King Jr. (se é que você já ouviu falar dele) deve estar chorando no céu com sua declaração. Parabéns Jonas!

      • Jonas Schlesinger Postado em 09/Feb/2015 às 00:51

        Se vc quiser ir pra Guantánamo não vai fazer falta. Dou até dinheiro da passagem com tudo pago. Já que o inferno n te quer!

      • eu daqui Postado em 09/Feb/2015 às 11:10

        Tenha pena de Cuba, Jonas !

  11. Silva Postado em 07/Feb/2015 às 19:09

    Você não tem pena de ninguém cara! Não só de terrorista, chega á ponto de comemorar a crise híbrida em São Paulo. Terapia urgente talvez solucione sua falta de humanidade.

    • Jonas Schlesinger Postado em 09/Feb/2015 às 00:57

      Por favor, merda no meu ouvido não. Eu já me solidarizei com a morte lá do rapaz na Indonésia, mas crimes são diferentes da natureza. Não compare uma mula de tráfico com um terrorista, estuprador e assassino hediondo. Terrorista não tem direitos humanos em nenhum lugar do mundo, pq eles deixam a humanidade de dentro de si. E sobre SP eu não preciso torcer. Os próprios paulistanos estão se fudendo com a seca.

  12. Felipe Peters Berchielli Postado em 09/Feb/2015 às 10:21

    Não sei oque é pior...um falando que tudo que o Sakamoto disse é vagabundo e quem ta com dó leva pra casa ou a outra falando que paulista é tudo lixo arrogante. Dois radicais de extremos opostos mas unidos por uma palavra,estupidez.

    • eu daqui Postado em 09/Feb/2015 às 11:09

      Nazismo existe de abos os lados, meu caro: tudo o que rotula, amordaça, persegue e /ou vilaniza a divergencia é nazismo, não importa se o discurso é reaça ou populista. .

  13. eu daqui Postado em 09/Feb/2015 às 11:06

    Concordo que quem tem medo de alguém somente por esse alguém ser negro precisa de terapia. A propósito, quem tem ódio de alguém somente por esse alguém ser branco, precisa de que?

    • Thiago Teixeira Postado em 09/Feb/2015 às 11:16

      Precisa de um troféu e se alistar na minha facção política, violenta, de estrema esquerda intolerante e radical a la Kim Jon Un, mina! kkkkkkkkkk

      • eu daqui Postado em 09/Feb/2015 às 11:22

        Ai que medo ! KKKKKKKKK ..Mas ainda prefiro a facção de Vlad, que usava o critério moral e não racial.

  14. Pereira Postado em 09/Feb/2015 às 16:09

    Podiam incluir também na lista de frases : "O corpo é meu, eu aborto meu filho se eu quiser"

  15. Jonas Schlesinger Postado em 09/Feb/2015 às 19:03

    Por favor, usar a frase: "paulista são todos arrogantes" é a mãe das redundâncias. E eu daqui, Cuba vai ser ótima quando o Berço do Desenvolvimento fazer mais acordos com a Favela a céu aberto. Guantánamo vai ser fechada (mais cedo ou mais tarde), mas quem disse que terroristas não podem ser torturados? Eles não têm DH, ou seja, merecem serem levados a campos de concentração, serem açoitados em praça pública, afogá-los numa bacia de água gelada, eletrocutá-los e arrancar as unhas dos seus dedos, uma por uma. Isso serve pra mostrar a soberania da lei, da ordem e a repulsa ao anarquismo que só o terrorismo faz.

    • eu daqui Postado em 12/Feb/2015 às 09:35

      Vc e a pobriana parecem ter se apaixonado por paulistas e sido desprezados em seguida e agora estão com uma despeitada dor de cotovelo.