Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 20/Feb/2015 às 15:41
29
Comentários

Por que a corrupção na Petrobras não foi investigada na década de 90?

Investigação na Petrobras deveria ter começado na década de 90, diz Dilma. “Se em 1996, 1997 tivessem investigado e tivessem, naquele momento, punido, não teríamos o caso desse funcionário da Petrobras que ficou quase 20 anos praticando atos de corrupção. A impunidade leva a água para o moinho da corrupção”, afirmou a presidente

dilma petrobras corrupção

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (20) que os casos de corrupção na Petrobras vieram à tona porque atualmente há mais investigação. Ela criticou a impunidade em governos anteriores.

“Se em 1996, 1997 tivessem investigado e tivessem, naquele momento, punido, não teríamos o caso desse funcionário da Petrobras que ficou quase 20 anos praticando atos de corrupção. A impunidade leva a água para o moinho da corrupção”, afirmou a presidenta, sem citar nomes.

Em entrevista após a cerimônia de entrega de credenciais de novos embaixadores no Brasil, Dilma Rousseff garantiu que as empresas envolvidas nas denúncias de corrupção na estatal, investigadas pela Operação Lava Jato, serão punidas “dentro da legalidade”.

“As empresas, os donos das empresas ou os acionistas das empresas serão investigados. disse. “Agora, o governo fará tudo dentro da legalidade”, completou Dilma. “Isso não significa, de maneira alguma, ser conivente, apoiar ou impedir qualquer investigação ou qualquer punição a quem quer que seja, doa a quem doer”, afirmou.

Dilma voltou a dizer que é preciso separar a imagem da Petrobras da dos funcionários que estão sendo investigados. “Não vou tratar a Petrobras como a Petrobras tendo praticado malfeitos, quem praticou malfeitos foram funcionários da Petrobras, que vão ter que pagar por isso. Quem praticou malfeitos, quem participou de atos de corrupção vai ter que responder por eles. Essa é a regra no Brasil.”

Agência Brasil

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Rodrigo Postado em 20/Feb/2015 às 15:49

    (Outro Rodrigo) Iniciei o texto concordando com a chamada pois, realmente, não se pode ter por justo que as investigações se deem apenas no atual momento, mas deveriam ter ocorrido desde sempre; a corrupção não é atributo do PT, mas humano, concordo, a empresa vindo sendo pilhada desde há muito. Contudo, lamentável a fala da Presidente, atribuindo toda a responsabilidade a um único funcionário, não assumindo nenhum percentual de responsabilidade... "O inferno são os outros"... Haja Sartre!

    • ORRAIO Postado em 21/Feb/2015 às 17:42

      Uns pombos andaram cagando no meu carro estes dias. Espero que a Dilma deixe de tergiversar e assuma de uma vez por todas a responsabilidade pelo mau uso do cú destes pássaros. Pombos petralhas do caralho.

      • Rodrigo Postado em 23/Feb/2015 às 15:59

        (Outro Rodrigo) Quem sabe, se esses pombos, por alguma anormalidade, tenham nascido durante o governo FHC, Itamar, Collor, Sarney, você poderá culpar outro.

  2. Tchekowski Postado em 20/Feb/2015 às 16:07

    Qual o percentual de responsabilidade de um presidente? O mesmo de governadores que se sucederam durante décadas roubando os trens e privatizando a água de São Paulo? E qual o percentual de notícias veiculadas sobre cada um desses assuntos?

    • Rodrigo Postado em 20/Feb/2015 às 17:04

      (Outro Rodrigo) O mesmo de qualquer Chefe de Executivo ou integrante de Poder outro, que faça nomeações. Quanto ao percentual, não é a maior ou menor divulgação que torna o eventual crime ou responsabilidade de cada um desses maior ou menor.

  3. enganado Postado em 20/Feb/2015 às 16:41

    Cara Presidenta O oJênio boechatO disse que não deveriam investigar o passado da PETROBRÁS, e sim de 2013, para cá! Pode! Até esse energúmeno que gosta do JB/Moro/FHC/Aópio/çERRA/... et cetera; ainda não sabe que qq mal se corta pela RAIZ. Mas na lógica de quem entrou no rachucha da grana desde os 90 até hoje não ouvir falar "NO PASSADO". Tem lógica! Mas no BRASIL atual, o judiciário, só dá bons exemplos: JB/Moro/Ayres Britto/Marco Aurélio de Mello/Fux/ ... e vai por aí. Então Presidenta como Semhora está inclusa nos 4P's: Pobre/Prostituta/Petro/PETISTA está arriscado lhe processarem porque no governo do FHC não houve ROUBOS! Perguntem ao engavetador-geral-da-república Geraldo Brindeiro, e lhe afirmará que NÃO HOUVE ROUBO NAQUELE PERÍODO. rsrsrsrsrs...

    • Adna Silva Postado em 21/Feb/2015 às 09:30

      Traduzindo: Todos roubam e o PT também tem o direito de roubar. .. Quando eu era militante lutávamos pela igualdade, não me disseram que igualdade seria o direito de roubar igualmente.

      • enganado Postado em 22/Feb/2015 às 00:16

        Acho que não está entendendo o que está acontecendo. Ex: O Imposto de renda pegou o senador Alvaro Dias por sonegação (propriedades-passou a FILHA para trás-inventário)? Nào?! Lógico PSDB! A SIEMENS dedurou o Aloysio Nunes e o Zé Anibal que receberam propina. o Fux (juiz de briga de galo) os ABSOLVEUS. A SIEMENS tá maluca, deve ser! O Aópio deu um rombo de 4 bi no estado de M.G., e aí? Nada! Cadê o processo dos PERRELAS? Sumiu!? Qual foi o lucro da SABESPE? Ou seja, onde foram parar a grana ivestimento do Sistema? Evaporou com a Ägua? A rede gRoubo pagou o DARF? E o MENTIRÃO? Domínio do Fato? Vc leu o que disse o alemão que criou este paragrafo? Porque o MORO vaza só nomes do PT? Novo JB? Porque exclui a ODEBRECHT do rachucha? E os 560 milhões que o BNDES deu para o filho do FHC para limpar o Meio Ambiente qdo o FHC fingiu que privatizou a Siderurgica de Volta Redonda, onde foram para? Pelo visto o é só PT que é o diabo o PSDB/DEM/Bancos/FIESP/... etc. Não tem punição? É, o filho do LULA é dono do FRIBOI, então será ele pai da criança que nascer da Ticiana? Peça a gRoubo para esclarecer tudo. Acorda amiguinho! Pelo visto o PT é o mal do BRASIL, o resto só tem santo!

    • Alan Postado em 21/Feb/2015 às 10:15

      Perfeito

  4. Victor Hugo Postado em 20/Feb/2015 às 17:25

    Cada coisa que precisamos ler. Pior é alguém concordar com isso.

  5. Thiago Teixeira Postado em 20/Feb/2015 às 18:05

    A presidente tem falado muito e também rebatido o PiG e oposição, mas não há divulgação alguma, exeto para quem tem acesso a TV NBR.

  6. Rafael Postado em 20/Feb/2015 às 18:44

    Eu votei na Dilma e não aceito golpe. Tem pessoas que não votaram na Dilma e também não aceitam. Para aqueles que não sabem perder e querem um terceiro turno, nas ruas nos encontraremos. Movimentos sociais como Sindicatos, Sem Terra, Sem Teto, Estudantis, estão acostumados com a luta e não aceitarão retrocesso.

    • Adna Silva Postado em 21/Feb/2015 às 09:32

      O impeachment de Collor foi golpe? Porque o PT foi a favor?

      • poliana Postado em 21/Feb/2015 às 13:01

        não, querida. o impeachment de collor n foi um golpe de estado! vc foi a escola? sabe ler? então dá uma lida nos livros de histórias. tá precisando de um pouco mais de leitura.

  7. Ilson Roberto Postado em 20/Feb/2015 às 22:23

    Deixa de ser estúpido cara. A partir da eleição do Lula a polícia vem trabalhando e tentado concluir os casos de corrupção, só vc mal informando que é não vê ou não quer ver. Deixe as questões partidárias a parte disso. Seja honesto, todos tem que responder por seus atos, sejam eles do PT. PSDB, DEM, PP, não seja parcial, se você tem simpatia pelos caras do PSDB/DEM, ou em especial pelo ex-presidente FHC, é uma questão de preferência pessoal, não misture as coisas.

  8. Rodrigo Mitraud Postado em 20/Feb/2015 às 23:26

    Olha. O escândalo do HSBC está batendo na porta. Vocês vão ter a oportunidade de conhecer o que é o maior escândalo brasileiro, a Privataria Tucana. Maior em volume, maior em desvio, maior em lavagem, em tudo. Quero ver a petulância desses tucanos na hora em que abrirem as contas. Aguardem.

  9. enganado Postado em 20/Feb/2015 às 23:28

    Oh bonitão, já ouviu falar disto tudo: Denúncias: 1) Caso Sivam; 2) Pasta Rosa; 3) Compra de votos. A reeleição de FHC; 4) Vale do Rio Doce; 5) Privatização da Telebras; 6) Ex-caixa de FHC; 7) Juiz Lalau; 8) Farra do Proer; 9) Desvalorização do real; 10) Sudam e Sudene; 11) Mensalão do PSDB; 12) Lista de FURNAS (nome do Aecínico); 13) TRENSALÃO do PSDB; 14) Aeroporto de Claudio/MG; 15) Não aprovação das contas de MG Pelo Tribunal de Contas=7 bi--roubados, hein! Aópio!; Banco HSBC; Ações da SABESPE; o FUX (ministro juiz de briga de galo) absolveu o Aloysio Nunes e o Zé Inabil (José Anibal) de uma acusação de GRANA recebida da SIEMENS, acusados por quem deu a grana (Isso pode? Ou a republica dos 4P's funciona de verdade? E mais, querendo coloco os valores da ROUBALHEIRA da gang do FHC. Ex: A Vale do Rio Doce valia 33,4bi dólares, foi vendida por 3 bi dólares. E o resto da gran o gato comeu, ou será que a AIPAC esconde as contas bancarias da canalhada do PSDB/DEM/GAFE/... etc, no exterior? rsrsrsrsrs ... deixa de falar asneira, vai ler mais pouco!

  10. Rodrigo Mitraud Postado em 20/Feb/2015 às 23:31

    Outra coisa. Não se pode conferir a FHC uma credibilidade que nunca teve. Se tivesse, teria atendido às denúncias do Paulo Francis, que já alertava para a corrupção na Petrobras. Ao contrário, foi processado e morreu enfartado sem conseguir ver suas denúncias se confirmarem. FHC fala como se fosse um defensor da ética. Pra mim não passa de um pilantra que instituiu o primeiro mensalão da história, com a compra dos deputados para a reeleição. Ele tripudia do brasileiro, chamando-nos no exterior de caipiras e o pobre do aposentado de vagabundo. E ainda encontra malucos para defendê-lo. Por favor.

  11. leonardo Postado em 21/Feb/2015 às 00:15

    Tah pode ter saído coisas erradas mas falando sério o governo FHC pegou um Brasil bem melhor e mais fácil de governar e nem fizeram grandes progressos não lembro de nada da Era FHC ou da Era Lula seja o que for foi um bando de besteirada deveriam era ter deixado os índios por aqui.

  12. Angela Postado em 21/Feb/2015 às 01:11

    O enganado tem toda razão!! Chega de tanta hipocrisia,foi isso que Dilma quis dizer!! Chega de tantos defensores da ética com o Rabo mais sujo que pau de galinheiro! Ninguém é santo, nem esse Moro aí,que no final trabalha é pro Psdb onde a esposa é assessora.Chega!

  13. joão Postado em 21/Feb/2015 às 02:27

    O pior de tudo é ver pessoas justificando ou defendendo o atual governo se baseando no anterior. É como uma pessoa querer defender o Fernandinho Beira-Mar com a justificativa de que na época do Marcinho VP a polícia não fazia direito o seu trabalho. O atual governo não consegue se defender sem citar o anterior (na minha opinião, tão podre quanto). É sempre aquele papo: "Nunca antes na história desse país..."

  14. Carlos Correa Postado em 21/Feb/2015 às 13:11

    Vou dar uma dica para se saber qual ou quais partidos querem, diminuir a corrupção no País, basta acompanhar qual deles estará a favor do fim do financiamento de campanhas politicas por empresas, bancos, empreiteiras, empresas de transportes, etc...

    • Carlos Correa Postado em 21/Feb/2015 às 15:18

      A corrupção está na genética de algumas pessoas, e por isso os controles estatais e sociais tem que se aperfeiçoar. Mas, o financiamento empresarial nas campanhas politicas é o maior incentivo a corrupção, já que se gasta, as vezes, 10 vezes mais do que o politico ganhará em todo seu mandato. É como se fosse uma corrupção antecipada e garantida.

  15. Eduardo Benatti Postado em 21/Feb/2015 às 18:35

    Na verdade a culpa toda é do Getúlio Vargas. Se ele não tivesse criado a Petrobras, o PT não a teria roubado.

  16. fernando Postado em 22/Feb/2015 às 00:12

    So rindo mesmo...

  17. Carlos Postado em 22/Feb/2015 às 06:34

    Escuta essa : " Quem praticou malfeitos, quem participou de atos de corrupção vai ter que responder por eles. Essa é a regra no Brasil.” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.... é uma humorista

  18. Aristóteles Postado em 22/Feb/2015 às 11:24

    Senhor FHC: diga alguma coisa, mestre neoliberal? O senhor tem algo a dizer sobre aqueles tempos em que tentou transformar a Petrobrás em Petrobrax? Ou o gato comeu sua língua?

  19. Vera Postado em 23/Feb/2015 às 08:13

    Faço a mesma Pergunta Adna! Estes petistas querem justificar a roubalheira da Petrobrás, dizendo que não houve investigação nos anos 90, chamam de golpe o pedido de Impeachment , mas se esquecem que por bem menos Collor foi posto na rua, e com apoio também do PT. Dai-me paciência pra aguentar tanta cara de pau! Oras, se FHC lesou o erário, cabia a Lula e Dilma terem pedido que a justiça o investigassem na época, mas agora vim com esta conversa fiada, soa tipo: eu roubei, mas ele também roubaram...

  20. Vasconcelos Postado em 16/Aug/2015 às 09:06

    Ninguém fala em absolver ninguém. Mas fala-se muito em culpar a todos.