André Falcão
Colunista
Compartilhar
Desenvolvimento Brasileiro 11/Feb/2015 às 19:59
12
Comentários

Petrobras: Acordar é preciso

"As conquistas que a Petrobras fez na perfuração e produção desses reservatórios desafiadores é de classe mundial. A indústria aprendeu muito a partir das informações compartilhadas pela Petrobras sobre o Pré-Sal nos artigos e sessões apresentados na OTC. Nós todos nos beneficiamos do seu sucesso"

Petrobras petróleo pré sal premiação otc

André Falcão*

“Este prêmio é um reconhecimento das conquistas notáveis, significativas e únicas alcançadas pela Petrobras, e das grandes contribuições para a nossa indústria (óleo e gás offshore). O comitê de seleção (da OTC) ficou extremamente impressionado com esta nomeação. As conquistas que a Petrobras fez na perfuração e produção desses reservatórios desafiadores é de classe mundial. A indústria aprendeu muito a partir das informações compartilhadas pela Petrobras sobre o Pré-Sal nos artigos e sessões apresentados na OTC. Nós todos nos beneficiamos do seu sucesso.”

O prêmio a que se refere o texto aspeado é o OTC Distinguished Achievement for Companies, Organizations, and Institutions, simplesmente o maior da indústria de petróleo e gás offshore mundial. A nossa Petrobras o receberá, pela terceira vez, no próximo mês de maio. O texto aspeado, por sua vez, é de autoria do Presidente da Offshore Technology Conference (OTC), Edward G. Stokes.

Aham, sei… Você deve estar se perguntando por que não soube desse feito, já que acompanha diuturnamente os jornais e análises econômicas e políticas realizados pelos grandes grupos midiáticos. Respondo-lhe: você não soube porque não interessa a esses grandes grupos midiáticos, que, afinal, são também grandes grupos econômicos, dar-lhe a conhecer fatos que engrandeçam nossa maior empresa. A esses grupos somente duas coisas interessam: uma, desmoralizar a Petrobras, fragilizando-a até que alcance o menor valor de mercado possível e, assim, possam dela abocanhar nacos generosos, ganhando posteriormente fortunas que você jamais terá com o subsequente processo de valorização; duas, tirar do caminho o governo onde a Petrobras experimentou seu maior crescimento e respeito nacional e internacional de toda a sua história, fazendo colar no imaginário popular que o combatente da corrupção, aquele que criou todos os meios modernos para reprimi-la, é o seu principal agente e a Petrobras o maior alvo de sua própria gatunagem.

Leia aqui todos os textos de André Falcão

Você já imaginou, entretanto, se ao contrário da tônica desses noticiários e comentários que você vê, lê e ouve diariamente, os fatos tais como se deram e dão viessem ao seu conhecimento, sem proteger os mal feitos de partidos e políticos servis aos seus interesses, e sem o afã de criminalizar a todo custo aqueles outros que lhe contrariam os interesses escusos e encobertos?

Você já percebeu que você repercute e se indigna exatamente com o que a chamada grande mídia quer, e somente com o que ela quer?

*André Falcão é advogado e autor do Blog do André Falcão. Escreve semanalmente para Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Ingrid Postado em 11/Feb/2015 às 22:07

    Disse tudo

  2. Luis Gustavo Schuck Postado em 12/Feb/2015 às 00:56

    Como assim? Quer dizer que nenhum de nós aqui sabe que existe o pré-sal e este foi descoberto pela Petrobras? O que você deseja? Que o Jornal Nacional faça um documentário sobre cada tecnologia criada pela empresa? Ou um infográfico seria suficiente? E me desculpe mas, se a Petrobras cair ainda mais na bolsa, cara, seja esperto então e compre como se não houvesse amanhã, pois se a grande mídia vai ganhar com isto é "seguro" que você também pode... A empresa perdeu classificação de risco pois está com problemas financeiros e "daqui a pouco" até econômicos. Você acha que a operação Lava Jato deveria ser deixada de lado e não noticiada???

  3. Thiago Teixeira Postado em 12/Feb/2015 às 07:35

    Realmente, o mesmo a sua mídia golpista está fazendo com o escândalo da lavagem de dinheiro dos patrões brasileiros em contas no HSBC na suíça.

  4. BRUNO SILVA Postado em 12/Feb/2015 às 08:36

    Vdd Rodrigo, por mais que o texto foi pequeno, ela mostra claramente que nós só recebemos informações que agradem as pessoas que comandam a midia e que denigrem a imagem da maior empresa.

  5. Eduardo Postado em 12/Feb/2015 às 08:42

    Que "meios modernos" o PT criou para combater a corrupção? A Delação Premiada foi criada pela Lei 9.807/99. Só ingênuos que caem nesse conto de fadas que o governo investiga seus agentes, até os julgados e condenados pela mais alta corte deste país foram tratados como heróis, Você acha que vão se auto investigar e punir? Risível, se não fosse trágico para nosso país.

    • Priscila Postado em 12/Feb/2015 às 09:34

      Olha Eduardo, o que sabemos é que corrupções ocorridas durante o Governo FHC e Itamar foram abafadas... Isso é claro! Condenar os envolvidos do PT é justo, mas não é justo sem provas e muito menos julgar apenas um partido. Claro que existe interesses envolvidos em cada governo e é óbvio que agora está sendo mais investigado... Não seja tão ingênuo...

      • Eduardo Postado em 12/Feb/2015 às 11:27

        Posso ser ingênuo, mas em minha opinião Ingenuidade(?) é achar que não podemos investigar corrupção atual antes de investigar corrupções anteriores, se isso fosse regra, simplesmente inviabilizaria qualquer investigação de corrupções futura, porque no Brasil existe corrupção não investigada há 500 anos!!! Os Brasileiros tem o direito de dizer: Agora chega! se o PT é o governo atual, lamento muito, mas os brasileiros tem o direito de dizer chega, ou você acha que não?

    • paulo Postado em 12/Feb/2015 às 13:08

      comentario de bom senso! uma vez me falaram ``quem ta achando ruim agora é porque nao viveu a era FHC`` verdade, tenho apenas 22 anos, na era FHC eu era criança e como toda criança estava na rua da minha casa jogando travinha com os meus vizinho. se a geraçao do governo FHC nao fez nada para coibir a corrupção certamente a culpa nao é minha. hoje faço parte da classe ATIVA do país, estudo , trabalho e pago impostos. é o governo do PT que esta no poder e que esta rodeado de corrupção , então nada mais justo do que eu exercer minha cidadania. Apesar de ser Tucano, sou contra o impeachment da Presidente Dilma, porem acho valida toda forma de manifestação. os esquerdopatas de plantão estão chamando esse movimento de impeachment contra a dilma de golpe,mas quando foi contra collor e FHC eles mesmo que iam pedir o impeachment (por favor parem de ser hipocritas).

      • sergio Postado em 14/Feb/2015 às 21:04

        Entendo que é necessário saber uma coisa: o grande culpado do Lula se tornar presidente foi FHC. Se o governo FHC não tivesse sido tão ruim Lula jamais conseguiria se eleger. Sempre houve propaganda negativa contra Lula e o PT, partido comunista, radical, vai acabar com a ordem no país, os pobres vão tomar as casas de todo mundo e etc. Mas FHC deixou o país tão ruim, mas tão ruim (a mídia nunca irá mostrar a realidade daquela época) que mesmo sob inúmeras incertezas o povo já desiludido votou no único partido realmente oposicionista do PSDB. Não sou e nunca fui PT, mas PSDB jamais!

  6. ademar Postado em 14/Feb/2015 às 19:15

    O corpo técnico da Petrobrás é competente, o corpo administrativo é formado indicação política,interesses pessoais e corporativos, e não obedece critérios de competência, resultado o lado operacional faz sua parte o lado administrativo é incapaz de fazer uma gestão de resultados e a corrupção acaba por completar o desastre. E o Sr. André Falcão vem com um texto medíocre tentar iludir-se com uma defesa daquelas velhas convicções de suas paixões ideológicas e amor cego ao PT, pois ele ainda acredita que o PT é um Partido de Esquerda e honesto, deve acreditar no papai Noel também. Claro usando aquele argumento infalível: "Você é ingênuo , acredita em tudo que vê na Grande Mídia, esta sendo manipulado" . Eu te admiro André Falcão, vou continuar lendo seus artigos, gostaria muito de acreditar no que diz, até o momento não foi possível, lembrando que a informação, a desinformação e a ingenuidade andas juntas, cuidado com as verdades que defende e acredita. A loucura e a ingenuidade são características humanas distintas, porém com similaridade: Quando se acha que não as possui, corre grande risco de já estar dominado por elas, o louco não tem consciência de sua falta de sanidade, o ingênuo tem extrema convicção daquilo que acredita, nenhum questionamento consegue convence-lo o contrário, por mais que a evidências sejam avassaladoras. Não há nada de errado com a Petrobrás, nem com o PT, não há corrupção, o governo e de esquerda social....o problema é só a Grande Mídia, ah se não a tivéssemos.......

    • sergio Postado em 14/Feb/2015 às 21:24

      Não confundir a empresa Petrobrás com políticos corruptos é necessário, mas é tudo que a mídia não quer, por interesses muito grandes. Mas enfim, é difícil compreender toda a situação se não compreendermos a importância do petróleo na economia mundial. Analisando apenas com os dados da nossa imprensa, acreditamos que a Petrobrás é um grande fardo para a nação, e devemos privatizá-la. Mas a riqueza e a importância do petróleo e o grande desenvolvimento que a Petrobrás teve, apesar de toda a corrupção existente, é escondida da nossa grande e honesta mídia. Assim como o nosso ouro, de Serra Pelada, hoje explorado por uma empresa canadense, quem detém o direito de exploração é a Vale do Rio Doce, privatizada na era FHC. Mas que importância tem o ouro para nós pobres brasileiros, deixem para as grandes empresas dos grandes países, não é mesmo?

      • ademar Postado em 15/Feb/2015 às 11:38

        Sérgio concordo sim com boa parte do que diz, a mídia tem seus interesses, faz manipulação, e tenta nos convencer daquilo que é de seus interesses, mas a impressão que se dá é que tudo é culpa da mídia, acho muito simplória esta argumentação.Temos de nos vigiar , nos policiar e nos tentar conseguir o máximo de fontes possível de fontes das mais distintas correntes para nos informar, fazer comparativos e confrontos de ideias e informações, questionar e avaliar tudo que nos é oferecido, até por isso estou aqui lendo o Pragmatismo, pois acho uma fonte salutar neste debate. Mas realmente o que me incomoda e me entristece é fato por exemplo aqui do André Falcão e de muitos outros simpatizantes do Governo e da ideologia que "supostamente" este Governo representa, fazer esta defesa descabível do que vem acontecendo, a mídia tem seus interesses, mas nem tudo que publica a mídia é falso, alegar que a Operação Lava Jato e todo corrupção que vem sendo apresentada é um teatro beira a insanidade, a corrupção não começou com o PT? com certeza não, mas então que se apure tudo, e não tentar negar que não há corrupção e defender o PT. Eu questiono: De que forma almejamos um País melhor, com mais igualdade social, distribuição de riqueza, educação... tentando acobertar as mazelas de um Governo corrupto somente porque temos a simpatia pela sua "causa"? Acho que a militância de Esquerda precisa enfrentar com coragem este momento e assumir que seu Governo e seu Partido errou , continua errando, e dar sua contribuição para que possamos mudar de rumo,(não estou fazendo defesa de nenhum outro Partido ou candidato, nas ultimas eleições acho que as alternativas eram todas ruins, não votei, mas gostaria que tivesse havido alguma mudança). A Esquerda tem em sua base ideológica valores nobres, é preciso atos de bravura, auto crítica, consciência, para tentar resgatar e preservar a dignidade da causa, continuar associando o PT e este Governo com a Esquerda é uma humilhação e uma ofensa a qualquer um que realmente presa por esta ideologia.