Redação Pragmatismo
Compartilhar
Senado Federal 05/Feb/2015 às 11:00
61
Comentários

O bate-boca entre Aécio Neves e Renan Calheiros

Eleição da Mesa gera bate-boca entre Aécio e Renan. Descontente com a distribuição de cargos no Senado, tucano acusou peemedebista de privilegiar aliados. “Vossa excelência apequena esta Casa!”, bradou. Renan rebateu dizendo que colega desrespeita a democracia

O tempo fechou durante a escolha dos demais membros da Mesa Diretora do Senado, com direito a anúncio de desfiliação por parte da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) e troca de ofensas, aos gritos, entre o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL) e o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG) – um dos responsáveis, segundo a própria tucana, por sua decisão de deixar o partido. Ao final da tumultuada sessão preparatória da nova legislatura (2015-2018), que durou cerca de três horas e provocou debandada de blocos partidários do plenário, a chapa única foi aprovada por 46 votos a dois, com uma abstenção

Dois nomes da composição anterior foram mantidos em seus respectivos postos na Mesa – Jorge Viana (PT-AC), na primeira vice-presidência, e Romero Jucá (PMDB-RR), na segunda vice. Os demais escolhidos foram Vicentinho Alves (PR-TO), na primeira secretaria; Zezé Perrella (PDT-MG), na segunda; Gladson Cameli (PP-AC), na terceira; e Angela Portela (PT-RR), na quarta. O quadro de suplentes será composto por Sérgio Petecão (PSD-AC), na primeira suplência; João Alberto Souza (PMDB-MA), na segunda; e Douglas Cintra (PTB-PE), na terceira. A quarta suplência segue vaga, uma vez que a bancada do DEM retirou da chapa, em um dos vários atos de rebelião, o nome de Maria do Carmo Alves (SE).

VEJA TAMBÉM: “Não sou de direita”, diz Aécio Neves

“Arregacem as mangas, sejam preparados porque vocês vão experimentar o que vocês nunca viram nesta Casa, uma oposição com conteúdo, com preparo e com capacidade de fazer o bom combate”, bradou da tribuna o líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), antes de deixar o plenário. “Acreditava que a proporcionalidade seria respeitada. E, no acordo com o PP, como nós temos o mesmo número de senadores, nós fizemos um entendimento de que o Democratas abria mão da quarta secretaria e ocuparia a primeira suplência. Não sendo cumprido, o Democratas também se afasta da participação.”

A chapa única foi decidida em reunião realizada na residência oficial do Senado, ocupada por Renan nos últimos dois anos e pelos próximos dois. Além dele, participaram da articulação os governistas Fernando Collor (PTB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR), Humberto Costa (PT-PE), Jorge Viana (PT-AC), José Pimentel (PT-CE) e Eunício Oliveira (PMDB-CE). Renan reagiu às acusações de que teria imposto o quadro ao conjunto dos senadores, alijando partidos de oposição e desrespeitando os critérios de proporcionalidade, praxe na Casa que distribui postos aos partidos mais numerosos. “Quem inscreve a chapa não é o presidente do Senado. São os líderes”, argumentou.

Gritaria

Mas o momento de mais tensão foi o bate-boca, aos gritos, entre Renan e Aécio. Depois de inúmeros apelos da oposição pela revisão dos acordados já encaminhados, com imposição de predomínio da base aliada, e diante da inflexibilidade de Renan, que se dizia regimentalmente impedido de alterar o rumo da votação, Aécio apontou o dedo em direção à Mesa e disparou:

“Vossa excelência subverte a ordem natural das coisas. Pergunta se o PSDB ainda mantém a sua indicação, ou o PSB? Não. Essas são as indicações naturais, com base na proporcionalidade, no respeito à população, no respeito à democracia interna. Vossa excelência será o presidente dos ilustres senadores que o apoiaram, mas perde a legitimidade para ser presidente dos partidos de oposição nesta Casa”, vociferou Aécio, imediatamente rebatido por Renan.

“Que bom que isso esteja sendo dito por vossa excelência, que foi candidato a presidente da República, e tem a dimensão do que é a democracia”, rebateu o peemedebista, já abandonando o tom sereno das colocações – e, com mais uma declaração, em tom irônico, irritou Aécio ao fazer menção à postura do tucano durante as eleições. “Por isso deu no que deu”, emendou Renan, sugerindo que Aécio relativiza os valores democráticos ao não transigir com o entendimento da maioria. “Vossa excelência perdeu a chance de ser presidente da República, porque é estreito!”

“Vossa excelência está desrespeitando, senador Renan! Desrespeita a democracia para atender às conveniências da sua eleição! Tive 51 milhões de votos, que eu honro! Perdi [as eleições] de cabeça erguida! Olho nos olhos dos cidadãos! Vossa excelência apequena esta Casa! Vossa excelência venceu perdendo a dignidade que esse cargo deveria ter!”, replicou Aécio, aos berros, acusando o grupo de Renan de urdir uma estratégia que deixaria o PSDB de fora da composição da Mesa – mesmo argumento utilizado por PSB e DEM.

“Respeite a Mesa! Respeite a Mesa! Tenha a dimensão da democracia! Respeite seus colegas!”, devolveu Renan, também com o dedo apontado para o interlocutor, aos gritos.

Vídeo:

Parceria

Enquanto os ânimos se exaltavam em plenário, com senadores se revezando nas críticas a Renan e anunciando a retirada de plenário, membros do PT observavam em silêncio a batalha verbal. Consciente de que a chapa única seria levada a votação, apesar dos apelos de lado a lado por novo adiamento da escolha, o PT permaneceu em plenário e assegurou quórum suficiente para dar continuidade aos planos da base, capitaneados por Renan e pela maioria do PMDB.

Reservadamente, integrantes da base viram na postura de Renan uma tentativa de confronto à ascensão de Aécio como força oposicionista no Senado, com o efeito colateral de reforço ao sentimento de dissidência entre aliados – movimento demonstrado com a candidatura de Luiz Henrique da Silveira (SC), companheiro de partido de Renan, como alternativa de “mudança”. Essa é a quarta vez que Renan assume o comando da Casa.

Assim, com a debandada de plenário, Renan conseguiu acomodar os aliados nos cargos da Mesa – à exceção do PDT, todos os demais partidos representados na agora oficializada composição apoiaram a eleição do peemedebista. O PSDB, por ter a terceira mais numerosa bancada, ficaria com a primeira secretaria, espécie de “prefeitura” da instituição. Mas, depois do episódio com Lúcia Vânia, que tem 20 anos de PSDB, e com a indicação de Vicentinho Alves, desrespeitando-se o critério da proporcionalidade, os tucanos abandonaram a disputa, prometendo muita briga a partir de agora.

“Retiro o meu nome e desejo aos que vierem a integrar a Mesa que tenham muito cuidado e muita responsabilidade na sua atitude e no seu trabalho, porque nós estaremos vigilantes pelos próximos dois anos”, exclamou Paulo Bauer (PSDB-SC), depois de explanar sobre o cenário político no país, deixando o plenário em seguida. Para assumir a primeira secretaria, Lúcia Vânia foi preterida pelo partido justamente em favor do senador catarinense.

Fábio Gois, Congresso em Foco

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Eliezer Lopes dos Passos Postado em 05/Feb/2015 às 11:24

    Parece mais uma cachorrada acompanhando uma cadela no cio!

    • Antônio Postado em 05/Feb/2015 às 12:53

      É preciso respeitar os cães, comparar essa corja de calhordas com os animais é uma falta de respeito com a natureza!

    • Alberto Postado em 06/Feb/2015 às 15:22

      Meu cachorro não faz essa vergonha no meio da rua.

    • Fábio José Vieira Postado em 06/Mar/2016 às 21:21

      Dirigida à OAB e CNJ - Uma dúvida requer resposta: Moro (MPF), Nardes (TCU), Aécio (SENADO), Gilmar Mendes e outros Ministros (STF), como Celso de Melo ao proferir seu voto de no Supremo tem afirmado que ninguém está acima da Lei e todos a ela se sujeitam, até mesmo o ex presidente #Lula e a Presidenta da República. Indagamos á OAB e ao CNJ: Estes e outros das nossas mais NOBRE INSTITUIÇÕES estão acima da Lei ? Tenho dito não devemos ( a POPULAÇÃO) cobrar destes pois são meros prepostos e sim das INSTITUIÇÕES que eles representam. Quem os julga ? [email protected]

  2. Murilo Postado em 05/Feb/2015 às 11:29

    Caro Mário, mas não foi isso o que ocorreu. O que Renan fez não foi digno de democracia, mas sim, de aristocracia política

  3. Eduardo Postado em 05/Feb/2015 às 11:29

    "Honra exemplarmente a democracia" é o mesmo Renan que renunciou em 2007 para evitar a cassação de seu mandato? Ah sim....

  4. Karina BB Postado em 05/Feb/2015 às 11:32

    Faltou o renan dizer ao senador vagabundo e menos produtivo de 2014 ,que Lula perdeu 3 vezes com dignidade,Alkimim,serra e FHC tambem,ja ele deu vexame e envergonhou o proprio partido

    • Adams Postado em 05/Feb/2015 às 11:59

      Faltou o Renan ser um cara mais polido também. Na situação desse rapaz, apontar defeito dos outros nem deveria ser cogitado.

  5. Eduardo Postado em 05/Feb/2015 às 11:33

    Nenhum dos dois são Mário.

    • Marcus Marx Postado em 05/Feb/2015 às 16:50

      Perfeito. Nenhum dos dois...

  6. Matheus Postado em 05/Feb/2015 às 11:36

    Dois vagabundos. Mas o fato é que o Aécio ta descontrolado depois que perdeu a eleição e ta ficando engraçado huauhauhauhauhauhauhauahuauhuahua

  7. Marcos Postado em 05/Feb/2015 às 11:47

    E pensar que isso tudo nos custam milhões de reais.

  8. Pedro Postado em 05/Feb/2015 às 11:52

    Renan e honra não combinam amigo! Não seja leviano! kkkkkk

  9. Roberto Postado em 05/Feb/2015 às 11:54

    Aécio e a candidata derrotada a miss Amazonas...tudo a ver!!!

  10. Adams Postado em 05/Feb/2015 às 11:58

    Vc só pode estar de brincadeira.

  11. thiago Postado em 05/Feb/2015 às 12:01

    Força Aécio, os corruptos do PT, ganhou essa eleição perdendo. Cunha já está agilizando o processo...já encaminhou a reforma política agora a CPI da PTrobrás e à Dilma tem quer, fazer as vontades da oposição, ou seja, ela está no mato sem cachorro.

    • Ricardo Postado em 05/Feb/2015 às 14:59

      Por favor! Eu votei no Psol, mas vc querer me dizer que o Aécio foi o preferido da população é não entender o processo democrático! OU vc está supondo que o voto no Aécio vale mais do que o voto nos outros (o que tb significa não entender a democracia).

    • Thiago Teixeira Postado em 05/Feb/2015 às 14:59

      Ganhou perdendo??????? Explique essa teoria, não entendi.

    • flipzdikz Postado em 05/Feb/2015 às 15:05

      Entendido de politica esse daí

    • Priscila Postado em 05/Feb/2015 às 15:31

      Também quero compreender "ganhou perdendo"...

      • Juan Postado em 05/Feb/2015 às 15:39

        pois é Priscila e Thiago Teixeira podem voltar pra quinta serie para assistir aulas de interpretação de texto

      • Priscila Postado em 06/Feb/2015 às 08:40

        Bem, já que você se diz entendido, me explique: ganhou perdendo! Criticar sem argumentos é tolice!

    • Rodrigo Postado em 05/Feb/2015 às 17:42

      Caia na real! A força do Aécio dura até o próximo feriadão quando ele voltar a se ausentar do Senado. rs

    • Davi T. Postado em 06/Feb/2015 às 02:14

      Coitada da direita... Até agora ela não entendeu que o Cunha é ALIADO do PT e do Renan Calheiros, seu colega de partido. Essa manobra do Renan foi articulada pelo Collor, padrinho político do Cunha. O PMDB é o partido mais corrupto do Brasil, controla o país desde a ditadura militar, tem mais denuncias de corrupção que o PT e PSDB juntos, e acabou de tomar a liderança do senado e do congresso, coisa que a direita comemora. Cunha é um dos políticos com mais envolvimento em casos de corrupção em todo o país.

    • Paulo Postado em 08/Apr/2015 às 16:43

      Por essas e outras penso que coxinha devia ficar calado...vergonha alheia...

  12. Lucas Postado em 05/Feb/2015 às 12:09

    Tem alguém que salva nesse senado? meu deus sotem picareta: Renan Calheiros, Aecio Neves, Zeze Perrella...

    • Priscila Postado em 06/Feb/2015 às 08:42

      Inacreditável a formação do Senado! Até o Zeze Perrella está nessa!

  13. ALEXANDRE Postado em 05/Feb/2015 às 12:41

    O pequeno ditador e seu dedo em riste, imagine se um monstrinho cheirado deste chegasse ao comando do executivo máximo deste país. Perdeu playboy, não importa se de cabeça erguida e cheirado, perdeu, perdeu, perdeu !!!!

  14. Renata Postado em 05/Feb/2015 às 12:58

    Renan e Aécio, farinha do mesmo saco.

  15. adolfo Postado em 05/Feb/2015 às 12:59

    eu li direito o nome do zeze perrella? ta de brincadeira!! Helicoca!!

  16. Júlio Postado em 05/Feb/2015 às 13:02

    Há erros grotescos nesse texto. Primeiro: Generalizar para falar de um grupo de senadores de uma região já é absurdo. Por que os senadores de MG, SP e SC têm a naturalidade descrita com precisão (são mineiros,catarinenses...) e e os do nordeste são apenas "nordestinos"? Eles não podem ser chamados de pernambucanos, alagoanos, cearenses? Segundo (e o mais absurdo!!!): Acre e Roraima aparecem no texto como NORDESTE, quando qualquer aluno da quinta série fundamental sabem que são estados da Região NORTE. Uma pena que um site que eu respeito tanto não atente a esses detalhes. Peço que as correções sejam feitas, não apenas com relação ao erro geográfico, mas também no tratamento dos adjetivos dados aos senadores que não são das Regiões Sul e Sudeste.

  17. sidney Postado em 05/Feb/2015 às 13:18

    Aecio lixo esta engasgado a lavada que levou nas eleiçoes , esse lixo deferia ser banido da politica brasileira

  18. fabio Postado em 05/Feb/2015 às 13:42

    São um bando de ienas famintas por carne, seja ela fresca ou carniça!!!!!

  19. BRASIL Postado em 05/Feb/2015 às 13:52

    verdade... o outro cheirador as poucas coisa que fez aqui nas minas gerais foi dar o nome de seu avô em tudo que fez e se olhar bem foi dinheiro do governo federal porque do dinheiro estadual ele aplicou tudo em PÓ.

  20. Gustavo Nascimento Postado em 05/Feb/2015 às 14:01

    Me impressiona muito um cidadão, pois acredito que o senhor seja, cidadão Brasileiro, este mario, diga que este pulha de Renam Calheiros, que assalta os cofres públicos diariamente, " é um grande amigo do PT e do povo e que honra exemplarmente a democracia"!!!! Amigo voce deve estar possuído por alguma pomba gira, ou esta emaconhado, ou até cheirado!! Sei não!!! Tenho que rir!! !!!!!!!!!

    • poliana Postado em 05/Feb/2015 às 18:15

      Que eh isso cara! Quem tá cheirado eh o playboy...sempre!

  21. Fabio Rosa Postado em 05/Feb/2015 às 14:04

    Quando o negócio é conseguir sua "boquinha", até esquecem que nós, eleitores, povão, existimos.

    • Alberto Postado em 05/Feb/2015 às 16:10

      Até esquecem? Só lembram quando chega eleição.

  22. Fabricio Postado em 05/Feb/2015 às 14:08

    Conheci o senador Renan Calheiros como um combativo deputado federal pelo então mdb aliados aos que lutavam pela democracia e até participando de passeatas contra a ditadura militar.Já esse senhora aecio neves ninguém sabe o que ele fazia .

  23. Diego Diniz Postado em 05/Feb/2015 às 14:21

    Isso nem o mais fanáticos dos petistas acredita

  24. Dennis Mag Postado em 05/Feb/2015 às 14:23

    Baixaria. Pior que essa gente tá lá representando o povo, a mim inclusive enquanto cidadão.

    • Ricardo Postado em 05/Feb/2015 às 15:00

      Tem gente aí em cima que tá aplaudindo...

  25. Cláudio Fernandes Rocha Postado em 05/Feb/2015 às 14:28

    Eleição agora só daqui 3 anos e meio,AÉCIO desca do palanque.

  26. Breno Postado em 05/Feb/2015 às 14:42

    Sim, e duendes também existem. Acorda pra vida

  27. ivanete Postado em 05/Feb/2015 às 14:54

    Um podia comer o outro e o outro o outro e assim sucessivamente.

  28. Zemauro Postado em 05/Feb/2015 às 15:06

    Esses idiotas Caiados, Aerbrio neves, e tantos outros dessa laia, eles querem fazer crer aos incautos que são patriotas nacionalistas, mas é puro teatro, pois o que estão defendo é seus quintais, puro revanchismo, desses burgueses fascistas, loucos pelo o poder, essas elites como o Thiago a aí de cima estão certos, pois defendem seus pares, suas salas vips, suas praias particulares, suas primeiras classes em aviões, Porem o que estarrece é: Trabalhador assalariado, que pega buzão, que conta moedas pra comprar o pão da manhã, também unem-se a essa burguesada, por orientação desses charlatões religiosos que os fazem crer que Dilma/PT é do demônio, e que esse playboy cheirador é o eleito de (deus), o ungido do senhor, e esses cabeças de bagres creem realmente nessa falacia descabida, (SALVE O GRANDE MARX que disse: religião é o opio do povo). Quanto menos gente pensando, mais gente oprimida, mais Aecios, Caiados, Romarios, Tiriricas, serão eleitos! Precisamos nos organizar nas nossas bases para barramos essa escalada direitista/escravagista/burguesa/reacionária. Unamos-nos povo Brasileiro, eu disse povo...

  29. Carvalho Postado em 05/Feb/2015 às 15:06

    PT e PSDB brigaram no segundo turno das eleições presidenciais; mas quem manda no país, hoje, é o PMDB. Infelizmente.

    • Priscila Postado em 05/Feb/2015 às 15:35

      Por isso sou contra essa união e associação de partidos! Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa e ponto! Pode até ter vantagens nesta aliança, mas no meu ponto de vista, há mais desvantagens!

    • Ederson Postado em 05/Feb/2015 às 16:56

      Carvalho, sempre foi! Desde o fim da ditadura... Sempre PMDB, sempre ao lado daquele presidente que acreditava estar assumindo o comando de alguma coisa. Dando a faixa, diplomando, nosso estimado Sarney, que agora, antevendo uma possível virada de mão (que se Deus quiser nunca virá) declarou voto em Never!

  30. João Brasileiro Postado em 05/Feb/2015 às 15:23

    sério que eu li esse post do mario?? Meu Deus... Será que o brasileiro médio é tão tolo assim?

  31. Mario Carvalho Postado em 05/Feb/2015 às 15:44

    Mas espera ai esse Renan Calheiros não é o qie esta envolvido em varios escândalos? O que ele esta fazendo sendo presidente de qualquer coisa? Na boa Parabéns aos que conseguem discutir política, porque a mim não tem a minima lógica botar a mão no fogo ja sabendo que ira queimar ou pra alguns ja esta queimada faz tempo. Só podem ser comparados aos torcedores de futebol e adoradores vs odiadores de reality shows. Parte 1 esta errada, parte 2 mais errada ainda.

  32. altino Postado em 05/Feb/2015 às 16:33

    concordo com o senhor!!

  33. poliana Postado em 05/Feb/2015 às 18:13

    Não é não, mario. Infelizmente, não é!

  34. leonardo Postado em 05/Feb/2015 às 18:25

    Eu nem acredito que perdi meu tempo vendo esta notícia.

  35. Franco Postado em 05/Feb/2015 às 21:51

    Huuuummmm... Não pode contrariar o senador do Leblon que ele se descontrola. Que coisa ridícula. Menino mimado que se acostumou a jogar só quando é dono da bola. Será que chamaria de leviana caso fosse a presidente da mesa uma mulher?

  36. Hudson Postado em 05/Feb/2015 às 22:42

    Pro aecinho cabe aquela do "perdeu, playboy, perdeu!!!!!!! Caraca, véio, é bom demais!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  37. enganado Postado em 05/Feb/2015 às 22:44

    Engraçadíssimo, os dois pilantras discutindo o cumprimento de um Regulamento. É ou não é piada de salão? Desde qdo o Aópio cumpre algum regulamento? E por acaso a Direita cumpre as Leis? Pelo que eu saiba, Lei é para os 4P's: Pobre/Preto/Prostituta/Petista, e vai por aí. Então, "“Vossa excelência apequena esta Casa!”, é brincadeira essas palavras ditas da boca de quem as pronuncia. Esse Aecínico é mesmo um grandíssimo fdp. Conselho Aébrio: " Beba algum antes de ir para Aquela Casa", aí as coisas ficam mais fáceis. Ou então dá um "trato" para já chegar lá com energia Total. Se fumar, não esqueça de chamar o FHC porque é "Entendido".

  38. Hudson Postado em 05/Feb/2015 às 22:46

    só me lembra dos idos tempos do rock gol, quando a torcida gritava pelo vocalista do cidade negra, Toni Garrido: chiliquenta!!!!!!! chiliquenta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11 chiliquenta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Tem coisas que não tem preço.

  39. Zemauro Postado em 05/Feb/2015 às 22:56

    Claro que chamaria meu caro Franco, ele ja bateu na cara de uma acompanhante em publico, ele tem pratica, porem pior do que ele são seus suditos que ficam ecoando seus brados...

  40. Roberto Pedroso Postado em 06/Feb/2015 às 10:19

    O roto falando do mal trapilho(para usar um eufemismo educado) neste embate ridículo e de baixo nível fica apenas uma duvida qual dos dois é pior?pobre democracia brasileira com representantes deste "quilate"

  41. MARIA Postado em 06/Feb/2015 às 10:51

    ESSE É AQUELE CANDIDATO A PRESIDÊNCIA QUE PERDEU" GANHANDO = TENTANDO GOLPE" , E QUE EXIGE DIREITOS PARLAMENTARES PARA PROCESSAR ELEITORES COMUM , POR DISCORDAR DELE EM REDES SOCIAIS? PUNINDO DEMOCRATICAMENTE!