Redação Pragmatismo
Compartilhar
Saúde 26/Feb/2015 às 20:20
35
Comentários

Menina de 14 anos pede autorização para morrer

Chilena de 14 anos com doença grave faz apelo a Michelle Bachelet para deixá-la morrer. Valentina Maureira tem 35 kg e um desejo: que a presidente do Chile autorize a aplicação de injeção letal. Eutanásia ou suicídio assistido são proibidos no país

valentina menina chile eutanásia morrer
A menina chilena Valentina Maureira (reprodução/facebook)

Valentina Maureira tem 14 anos, cerca de 35 kg e um desejo: que a deixem morrer.

A adolescente sofre de fibrose cística, uma doença hereditária e degenerativa que afeta seus pulmões, fígado e pâncreas. Ela pediu à presidente do Chile, Michelle Bachelet, que autorize a aplicação de uma injeção letal.

“Peço com urgência para falar com a presidente, porque estou cansada de viver com esta doença e ela pode autorizar a injeção para que eu durma para sempre”, disse ela Valentina em vídeo publicado em seu perfil no Facebook na noite de domingo. A mensagem recebeu milhares de curtidas.

O irmão de Valentina morreu por conta da doença, disse seu pai, Freddy Maureira, para a rádio local Bio Bio.

“Ela já passou por cinco cirurgias… que causaram muita dor e sofrimento para ela”, disse o pai. “Foi prometido que as coisas iam melhorar, mas para ela foi pior.”

O vídeo postado por Valentina surpreendeu a família. “Fiquei em choque. Eu não uso redes sociais, uso um telefone velho e no domingo à noite começaram a me ligar, desde jornalistas a deputados, me contando sobre o vídeo”, disse o pai.

Eutanásia

No Chile, como em muitos países, a eutanásia é ilegal. A Igreja Católica mantém uma forte influência na sociedade e o país é um de muitos que proíbe o aborto sob quaisquer circunstâncias.

A presidente, centro-esquerdista, que está há um ano em seu segundo mandato, introduziu reformas, incluindo um projeto que está sendo debatido no Congresso que poderia mudar a lei do aborto, e que irritou conservadores.

Os planos de Bachelet não mencionaram eutanásia e o governo ainda não comentou sobre o caso de Valentina Maureira.

com Reuters e BBC

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Laís Postado em 26/Feb/2015 às 21:47

    Eu quero o perfil do Facebook desta menina, preciso da oportunidade de conversar com ela antes de ela ter concedida a vontade de morrer. Se vocês tem o perfil dela no Facebook ou algum contato por favor me forneçam -me.

  2. Mariane Postado em 26/Feb/2015 às 21:47

    sempre que vemos uma notícia que envolve um menor de idade, seu nome e imagem ficam ocultos. Isso não se aplicaria no caso desta notícia?

    • Gabriel Postado em 27/Feb/2015 às 14:22

      O que te importa?

  3. Paulo Rozendo Ferreira Postado em 26/Feb/2015 às 22:02

    Minha querida se você crê em Deus, você vai lê João 11 do 1 em diante a ressurreição de Lázaro, lembre-se que ele estava morto a 4 Dias, como Ele disse a Maria eu digo a ti: SE CRERES VERÁS A GLÓRIA DE DEUS.

    • Derson Postado em 26/Feb/2015 às 22:11

      Vai lá você sofrer o que ela sofre.

    • Plínio Faria Postado em 26/Feb/2015 às 23:15

      É por esse tipo de mentalidade doentia (quase esquizofrênica) que pessoas em grande agonia terminal precisem de permissão para decidir sobre suas próprias vida, vivendo esse calvário desnecessário apenas para confirmar seus dogmas religiosos. Não, o melhor que pode desejar a ela é que seu sofrimento seja abreviado, e que ela consiga fazer de sua partida algo calmo, e com as pessoas que ama. Meus sentimentos à essa garota.

    • Aline Postado em 27/Feb/2015 às 01:04

      Pregar "a palavra" quando não é com a gente é fácil, né?! Queria ver se você estivesse morrendo aos poucos igual a ela. Deus não existe, só idiotas acreditam nesse contos de fadas.

      • Carlos Alexandre Soares Postado em 27/Feb/2015 às 10:51

        Eu sou ateu a mais de 15 anos e afirmo que só idiotas é que tratam as convicções de outra pessoa como "contos de fadas"...

      • André Postado em 27/Feb/2015 às 11:03

        Aline, acredito que houve um momento em que você acreditava em Deus. Então você foi influênciada por alguma coisa. Pena, acredito que haverá um momento em que só Deus irá lhe socorrer. Acredite, ele estará lá.

      • Andre Feitosa Postado em 27/Feb/2015 às 13:11

        Não André, vc que foi influenciado a crê em qualquer merda que lhe empurram na cabeça. Quando nascemos não acreditamos em nada, isso se dar posteriormente quando alguém chega algum idiota e nos diz, "faça o que o ser imaginario quer, se não vc vai pro inferno" é assim que funcionam as coisas.

      • Josi Postado em 27/Feb/2015 às 13:27

        Deus existe sim e espero qe voc um dia tenha uma experiencia incrivel com Ele. Jesus te ama e quer salvar sua vida e a dessa garotinha tmb, é mto dificil ter uma opiniao concreta sobre esses asuntos, não coloco minha religiao em questao sobre esses assuntos, mas Deus sabe o que é melhor pra ela.

    • Kleber Postado em 27/Feb/2015 às 04:21

      Dá um tempo bro. Nessa altura do campeonato ela já deve ter lido a Bíblia umas 20x...

    • Bruno Postado em 27/Feb/2015 às 09:30

      Ele não disse bobagem, está tudo dentro do sistema de crenças dele. Pessoas religiosas costumam lutar pela vida, é um fato. Eu sou ateu e mesmo assim não achei nada sem noção. Preocupe-se menos em ser fiscal da vida dos outros, quando o cara na verdade não está fazendo algo ruim.

    • eu daqui Postado em 27/Feb/2015 às 09:35

      Pessoas religiosas costumam lutar contra a vida dos outros. Isso sim é um fato.

    • Thiago Postado em 27/Feb/2015 às 09:45

      Verdade Bruno, infelizmente essa geração de ateu toddynho mancha o nome dos ateus. Por isso é importante que vocês, que são mais evoluídos, entendam eles e se manifestem assim para guiá-los para caminhos mais respeitosos.

    • Carlos Alexandre Soares Postado em 27/Feb/2015 às 10:55

      Bruno(Ateu). Perfeito no seu comentário, parece que em dias difíceis os ateus são sempre os que tem maior compreensão da situação do outro e da natureza humana podendo tratar tudo sem dogmas e sem agredir as outras crenças. Meus parabéns, por isso virei ateu a muito tempo atras.

    • poliana Postado em 27/Feb/2015 às 11:07

      Afffffffff...santa alienação!!! Ninguém merece!

      • Thiago Teixeira Postado em 27/Feb/2015 às 15:40

        Poli ... não cuspa para cima! Um dia verei você no programa do pastor RR Soares dizendo: "Eu estava perdida, ficava nos blogs de esquerda debatendo com os coxinhas e hoje estou curada, e estou com a bancada evangélica lutando contra o comunismo, aborto e liberdade sexual!!!!" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • poliana Postado em 01/Mar/2015 às 21:16

        Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...rachei agora com seu post thiago. Q figuraaaaaaa!!!! Kkkkkkkkkkklkkk..só pra te esclarecer, n sou ateia n viu. Nem perdida na vida. Kkkkkkkkkkkkk

  4. Roger Postado em 26/Feb/2015 às 23:34

    "Verás a glória de Deus". Sinceramente, tremenda falta de sensibilidade vir com esse papo! Tantos bilhões de seguidores dessa religião durante toda a História e quantos ressuscitaram?! Provavelmente, nenhum. Se Lázaro existiu, provavelmente era cataléptico e nem estava realmente morto. Agora, pensemos num deus onipotente, bondoso, capaz de tudo, que salva as pessoas e evita-lhes o sofrimento... SQN. Esse deus, se existisse, seria um psicopata de deixar o próprio diabo enrubescido. Poderes? Pra que? Se não vai usar nem pra salvar uma inocente criança?! Melhor é bater e respeitar o livre-arbítrio, não é, mesmo? Mesmo que o arbítrio, a escolha dessa criança seja viver e ser feliz, saudável. "Glória de Deus"... tá mais pra sadismo, se é que existe mesmo esse tal deus, que não se cansa de praticar a omissão de socorro. Não salvou o irmão, não salvará a menina e a família será sujeita a mais um mar de tristeza pelo resto de suas vidas.

    • anonimo Postado em 27/Feb/2015 às 01:00

      É por isso que vcs só vivem à sofrer por não acreditar que Deus realmente pode fazer um milagre e por isso na suas vidas não e nunca terá sucesso sem Deus.

    • Hanna Postado em 27/Feb/2015 às 08:18

      Super concordo!

  5. Carim Rodrigues Postado em 26/Feb/2015 às 23:48

    Até os pets são mais privilegiados que nós, pois podem ser sacrificados para não sofrerem. Esse papo de deus, sinceramente, me poupe!

  6. Gustavo Postado em 27/Feb/2015 às 00:00

    Você está simplesmente pedindo para a menina sofrer mais por causa de sua própria crença. Parabéns, é esse pensamento que desrespeita totalmente as escolhas alheias que torna coisas como aborto, eutanásia, legalização da maconha, coisas tão difíceis de serem debatidas.

  7. Carlos Postado em 27/Feb/2015 às 01:16

    O povo gosta de mandar ir com Deus, ficar com Deus, etc. Mas é interessante que muitos que fazem isso são pessoas das mais superficiais possíveis, em tantos casos pessoas dissimuladas, indiferentes ao sofrimento alheio e más. No entanto, Deus não sai da boca delas.

  8. Jurandir de Oliveira Postado em 27/Feb/2015 às 03:03

    Perdoe eles senhor! Eles não sabem oque estão dizendo!. Em nome do pai espirito santo AMEM.

  9. Luana Postado em 27/Feb/2015 às 04:42

    Esse papo de ateu.. sinceramente! Um saco!

  10. Guil Souza Postado em 27/Feb/2015 às 06:57

    Vcs só lamentam, reclamam e fazem menos da fé alheia. Não apresentam nem sequer uma positividade, apenas negação e desprezo na crença em Deus. Me pergunto o que fariam se esse caso fosse com algum parente de vcs. A morte, de qualquer forma, é uma passagem sem volta e nunca saberemos o destino até que chegue nossa hora. Triste o sofrimento dessa garota e ainda mais triste que ela tenha perdido sua esperança, entretanto, Deus fará o que for de sua vontade, enquanto que, religião não salva ninguém. Não confundam as coisas. Jesus combateu a religiosidade, mas disse que, através dele, poderíamos chegar ao Pai. Que essa garota encontre a paz que necessita. Orarei por isso. Que Deus esteja com vcs.

  11. Thiago Teixeira Postado em 27/Feb/2015 às 09:18

    Eu não consigo ver essas coisas, dá vontade de arrancar meus pulmões e dará para essa menina.

    • eu daqui Postado em 27/Feb/2015 às 09:38

      Seus pulmões provavelmente não funcionariam bem dentro do ambiente genetico dela. É mais produtivo que vc fique com eles pra vc mesmo. O que a gente tem que fazer por aqui por este mundo é investir mais em pesquisas em saúde do que em guerras.

  12. Sophia Postado em 27/Feb/2015 às 09:53

    Deus é unico bem mas poderoso que podera resolver todos os problemas, respeitem por favor a nossa religião alias, se você está vivo até hoje é porque Deus permitiu, eu queria que Deus colocasse um dedinho dele em vocês pessoas egoista e sem coração algum, o que está fazendo na terra um ser deste jeito como vocês... Deus vai te ajudar querida basta acreditar que tudo é possivel!

  13. Lann Postado em 27/Feb/2015 às 10:43

    Deixem a menina morrer em paz. Uma vida assim não vale a pena. Coitadinha :(

  14. Paulo Masato Sumitomo Postado em 27/Feb/2015 às 10:44

    AUTO-HEMOTERAPIA! PESQUISEM, CONVERSEM COM PROFISSIONAIS DA SAÚDE QUE REALMENTE NÃO DEPENDAM DA "INDUSTRIA FARMACÊUTICA, QUE SÓ PENSA EM DINHEIRO.

  15. Cris Ames Postado em 27/Feb/2015 às 12:02

    Eu nao sou religiosa. Sou crista. O que eh muito diferente de ser religioso. Vejo aqui muitos criticando a mensagem do Paulo, que vendo o apelo da menina para morrer, tenta trazer os ensinamentos de Jesus, que a muito vem sendo corrompido pelas religioes, causando mal entendimento sobre a natureza de Deus e como sua graca e o poder que Ele nos deu deve ser usado. O proprio Jesus em Marcos 11.23 disse: "Porque em verdade vos digo, que qualquer que disser a esse monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito". Essa montanha simboliza qualquer problema que voce venha a ter em sua vida. Ordene e creia! Nao deixe que a duvida e o medo facam com que percam seu foco no que deseja, e voce o tera! Deus eh amor, e nada do que aparecer de mal em sua vida vem de Deus. Ele nao manda doencas para que voce aprenda alguma licao com elas, Ele nao mata sua crianca para leva-la para perto Dele porque o ceu precisa de anjos. Nada de ruim que aconteca em sua vida vem de Deus. Sei que isso eh dificil de acreditar, porque fomos ensinados que Deus manda coisas ruins para nos testar, ou para que aprendamos com os problemas. Jeremias 29:11 diz: Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. O livro O Segredo me abriu a mente para receber as Boas Novas que Jesus veio trazer, que tudo em minha vida depende de eu estar aberta a receber, porque Deus ja me deu. Inclusive minha salvacao, que Jesus pagou o preco por mim, morrendo por tudo de mal que eu fiz e vou fazer nessa vida. Parece ser bom demais para ser verdade, e eh por isso que as pessoas tem tanta dificuldade em entender. E isso nao eh um encorajamento as pessoas fazerem coisas erradas, porque uma vez que voce entende o sacrificio que Jesus fez pelos pecados que Ele nao fez, e sim pelo que nos fizemos e fazemos, brota em nos um desejo de nao mais cometer erros. Isso tambem nao quer dizer que nao iremos mais cometer erros, porque somos humanos e erramos o tempo todo, mas o conhecimento do amor que Deus tem por nos, e saber que Ele SEMPRE estara de bracos abertos para nos receber de volta e perdoa nossos erros, nos da a esperanca de viver um dia apos o outro, sabendo que um dia estaremos em um lugar maravilhoso, sem sofrimento, sem morte, e cercado de amor!

    • Thiago Teixeira Postado em 27/Feb/2015 às 15:38

      A galera aqui alopra mesmo Cris, mas o Paulo fez a mensagem direcionado a menina com suas crenças, se ele ler todos os comentários, vai entrar em depressão!!!!!