Redação Pragmatismo
Compartilhar
Saúde 03/Feb/2015 às 15:38
14
Comentários

Mãe de blogueira fitness de 9 anos defende filha: "tudo é supervisionado"

Fotos de ‘blogueira fitness infantil’ de 9 anos provocam polêmica e internautas se dividem entre admiração e crítica. Pediatras e fisiologistas falam dos possíveis prejuízos que altas carga de exercícios podem gerar em crianças. Mãe se defende e diz que “treinar foi uma decisão pessoal” da filha

blogueira fitness infantil
Postagem de Anna Clara em seu instagram. Garota de 9 anos ficou conhecida como a ‘blogueira fitness mirim’

A estudante Anna Clara Lagares Mansur, de 9 anos, está ganhando milhares de seguidores nas redes sociais ao postar fotos de sua rotina de exercícios em uma academia de Goiânia e se intitulando como “blogueira fitness infantil”. Entretanto, as imagens causaram polêmica depois que muitos internautas consideraram um exagero por parte dos pais deixar uma criança se dedicar tão cedo a uma série de exercícios.

Para o pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital São Luiz, em São Paulo, garotas de nove anos devem fazer exercícios de baixo impacto, como natação, atletismo, balé e ginástica olímpica, sempre com a aprovação de um pediatra. De acordo com ele, a musculação pode prejudicar a absorção de cálcio e causar danos articulares, musculares e ósseos, comprometendo o crescimento da criança. Um pediatra poderia, eventualmente, abrir uma exceção para os pequenos com sobrepeso. “No consultório, eu só libero a musculação depois da fase do estirão, dos 13 aos 15 anos”, afirma Reibscheid.

A rotina da menina também é vista com ressalvas por Paulo Correia, fisiologista do exercício da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). “Salas de academia não são adaptadas para crianças”, diz ele. Mais do que exercícios isolados de musculação, os pequenos precisam praticar atividades que estimulem a coordenação motora e fortaleçam vários músculos ao mesmo tempo, ressalta o fisiologista. Algumas modalidades indicadas são vôlei, basquete, natação e dança. “Além disso, a atividade precisa ser divertida. Uma brincadeira de cabo de guerra, por exemplo, exercita mais músculos ao mesmo tempo do que a musculação.”

Mãe rebate críticas

Nesta terça-feira, a conta da menina no Instagram – cujo número de seguidores pulou de 2.000 para 20.000 em menos de 24 horas – foi inundada de comentários, divididos entre a admiração e a crítica. Diante da repercussão, a mãe da garota, Mileny Manur, escreveu um texto dizendo que toda a família pratica atividade física e se alimenta bem.

blogueira 9 anos
Anna Clara malha uma hora por dia, duas vezes por semana (Foto: Arquivo Pessoal)

“Primeiramente, quero deixar bem claro que ela tem família. Família esta que se preocupa com toda a educação e saúde necessária para seus filhos (que por sinal, só nos dão muita felicidade). Ela faz atividades físicas, desde os 2 anos de idade. Já fez balé e natação. Aqui em casa, todos nós praticamos exercícios físicos e nos alimentamos muito bem. Treinar foi um pedido e decisão exclusivamente dela”.

Ainda segundo a mãe, os exercícios de Clara são monitorados de perto e não prejudicam a sua formação. “Ela treina duas vezes por semana acompanhada pelo pai, que é educador físico há 13 anos. Os treinos são funcionais e adaptados à idade dela, realizados como uma atividade lúdica. Ela tem uma rotina normal de qualquer criança”.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 03/Feb/2015 às 17:58

    Legal seria se a mocinha estivesse dançando funk ou fumando maconha. O Brasil esta infestado de desocupados, hipócritas e palpiteiros das vidas alheias. Continue treinando Anninha, e mães, mandam os vigilantes de plantão irem tomar naquele lugar, não tem que dar satisfações pra ninguém!!!

  2. arthur Postado em 03/Feb/2015 às 19:53

    Ia ser muito melhor se ela tivesse fumando maconha ou dançando funk. Umas duas mil vezes melhor que a cultura ideológica propagada pelo instagram, facetruque, academia de ginástica e sua raivinha.

    • satanás Postado em 04/Feb/2015 às 08:51

      boa, andré! é isso aí mesmo!

  3. André Postado em 03/Feb/2015 às 22:38

    Pessoal uma coisa é a criança praticar exercícios físicos outra é ultrapassa os limites na academia. Dizer que não interfere nas atividades físicas é uma grande mentira. Alguns pais querem impor seus gostos e costumes nos filhos e depois tentam mudar, mais ai é tarde demais. Sou a favor de atividades físicas desde com moderação. E outra odeio funk e maconha.

  4. José Postado em 03/Feb/2015 às 22:40

    Esporte é saúde! Que continue treinando e publicando, para que mais crianças sigam esse exemplo correto e se interessem mais por esporte do que por drogas e outras porcarias. E não dê bola para os imbecis que se acham no direito de cuidar da vida alheia, enquanto a deles está uma m... E já notaram que toda vez que imbecis querem dar pitaco na vida alheia, sempre colocam "especialistas" no meio?

  5. Mallu Postado em 04/Feb/2015 às 00:57

    Tudo isso é pra aparecer. Ganhar "curtidas" "seguidores" em redes sociais. E com apoio dos pais, apoio no minino, pois creio que os pais também querem aparecer usando a criança. Crianças expostas ao "adultismo", tal qual as que participam de concursos de beleza. E a infância esvai-se de vez. Não sou moralista, aliás, passo longe, mas pra que publicar fotos expostas desta maneira (de corpo)? Todos nós sabemos dos perigos da Internet, inclusive pedófilos. E vamos combinar que isso de fitne ss não passa da modinha da vez, tem tanta atividade física interessante e perfeitamente adaptada para crianças. É... fazem mesmo de tudo por 15 minutos de fama, o que me lembra a mãe de Requiem for a Dream.

  6. Luciana Postado em 04/Feb/2015 às 01:29

    Uma coisa é incentivar os filhos a fazer esportes, que, com supervisão, como eles dizem que é, pode ser bom. Outra é expor isso ao mundo todo e incentivar a filha a ser mais uma dessas blogueiras obcecadas que cagam regra e prejudicam a saúde das suas seguidoras, muito novas ainda pra discernir o certo do errado. Quer por a filha no esporte? Ótimo! Mas pra que expor isso pra 2000 pessoas no Instagram? Pra que incentivar isso?

  7. junipero Postado em 04/Feb/2015 às 07:01

    Sempre houve um enorme repertorio de atividades físicas para crianças, dentro e fora das escolas. É bom que elas saibam que nenhuma delas precisa de academia para ficarem saudáveis, apesar dos entusiastas. Eu estava almoçando quando no trabalho, e como o cinegrafista demorou para mostrar o rosto, ouvia comentários de alguns funcionários que não conseguiram julgar direito as proporções de criança. Tendencioso... Sempre soube que algumas crianças tinham vontade de "entrar numa academia", obviamente não é bem a busca apenas de saúde que esta família procura, mas sim de "atividade física, glamourizada e passível de desejo de consumo, instigando interesse de anônimos" como todo selfie que postam na internet. É isto que essa atividade é: um selfie de criança numa academia, onde o beneficio da saúde parece ficar em segundo plano. Mas e agora? Criança copia criança... vai virar moda?

  8. Danila Postado em 04/Feb/2015 às 10:34

    Mallu e Luciana... foi exatamente o que eu pensei: exposição totalmente desnecessária. E como disse também o junipero: é realmente a saúde e bem estar dessa criança que está em primeiro plano? Pra mim fica bem claro que não. Agora a garota, deslumbrada com tantos seguidores, está se achando uma "pop star". Daqui alguns dias cai no esquecimento, e não tem maturidade para lidar com isso. Sinto falta de ver crianças sendo apenas crianças.

  9. José Postado em 04/Feb/2015 às 20:12

    Na época do meu avô não tinha essa babaquice de "criança ser criança" e outras imbecilidades da era "moderna" e muito menos um bando de frustrados dando pitaco na vida alheia, quem ousasse intrometer na vida familiar era praticamente isolado da sociedade. Meu avô começou a trabalhar com 8 anos, nunca usou drogas, nunca precisou de nenhum tratamento de saúde, hoje tem 87 anos, ainda trabalha e tem mais saúde do que muito muleque forçado a ser criança na frente de um video game ou programa de TV babacão. Ainda bem que meu avô não nasceu nessa geração, pq ia aparecer um imbecil querendo prender meu bisavô por deixar uma criança trabalhar e a chance dele virar um drogado seria 800 mil vezes maior, pois a família era pobre e vivia do que plantava em míseros m² cedidos pelo patrão. Que a família não dê bola aos frustrados e recalcados, siga em frente e dê exemplo a muitas outras crianças, ela está no caminho certo.

    • Luciana Postado em 05/Feb/2015 às 14:43

      Na época do seu avô não tinha Instagram pra iludí-lo com a "fama" de ser uma subcelebridade, e se frustrar depois com a efemeridade desse mundo de aparências. É esse o ponto.

      • José Postado em 05/Feb/2015 às 20:50

        Então não entendo o motivo de sua raiva contra uma menina que não está fazendo nada para ser celebridade, apenas postando seu dia a dia na academia e ela só se tornou conhecida por causa dos frustrados e recalcados que se acham no direito de interferir na vida dos outros. Se o motivo de sua raiva é esse, vai pra porta do SBT, lá é que existem su-celebridades mirins.

      • Luciana Postado em 05/Feb/2015 às 21:25

        Quem disse que eu to com raiva dela? To com raiva dos pais dela, que não tem a noção do quanto essa exposição faz mal pro psicológico da menina. Ou você não acha que ela está bem frustrada com isso tudo? A pr´pria mãe dela admitiu isso. Você acha certo expor uma menina de 9 anos a não sei quantos seguidores no Instagram incentivando esse estilo "fitness" que já está se tornando doentio? Seu avô foi trabalhar aos 8 pra ajudar a família, não porque seus bisavós queriam glamourizar a vida dele na internet.

  10. Antonio Palhares Postado em 05/Feb/2015 às 10:55

    Esta mãe tresloucada esta querendo ser dar bem às custas da inocente filha.Não sabe a real medida das coisas.Este tipo de comportamento certamente vai colocar a filha na linha dos exploradores da pedofilia. Quem é pai e mãe sabem muito bem o perigo que seus filhos correm, neste caso, a menina que tem apenas nove anos.É o jogo do vale tudo pela fama.