Redação Pragmatismo
Compartilhar
Drogas 27/Feb/2015 às 13:10
8
Comentários

Maconha ou álcool, o que é menos mortal?

Pesquisa publicada na revista científica Scientific Reports analisou a letalidade de 7 drogas e concluiu que a maconha é a menos perigosa em nível individual, sendo 144 vezes menos mortal que o álcool

maconha álcool perigo morte

A maconha é quase 144 vezes menos mortal do que o álcool, de acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Scientific Reports.

Das sete drogas incluídas no estudo, o álcool foi considerado a mais perigosa em nível individual, seguido pela heroína, cocaína, tabaco, ecstasy, metanfetamina e maconha.

Estudos anteriores sempre consideraram a maconha como a droga recreacional mais segura, mas ainda não se sabia o tamanho da discrepância entre as substâncias.

Os pesquisadores determinaram o risco de mortalidade ao comparar uma dose letal de cada substância com a quantidade geralmente usada pelas pessoas.

A maconha não apenas teve a razão mais baixa entre as drogas testadas, como foi verificada uma grande diferença entre suas doses letais e típicas. A erva foi a única droga testada classificada com “baixo risco de mortalidade”. Todas as outras foram classificadas como “médias” ou “altas”.

Os autores do estudo sugerem que as agências governamentais de combate a drogas poderiam, baseadas nos números, alterar a estratégia de combate aos entorpecentes. Segundo os pesquisadores, colocar o foco do trabalho no álcool e tabaco seria mais efetivo para a saúde pública do que o combate às drogas ilícitas.

Os cientistas esclarecem que o estudo não sugere que o consumo moderado de álcool é mais perigoso que o uso regular de heroína, por exemplo. Condições ambientais, como agulhas contaminadas, podem contribuir para os danos causados para usuários de substâncias injetáveis.

Segundo seus autores, o estudo foi feito especificamente para medir a mortalidade das substâncias isoladas.

informações de INFO e Scientific Reports

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. igor Postado em 27/Feb/2015 às 13:33

    Quero novidades!

  2. Thiago Teixeira Postado em 27/Feb/2015 às 15:23

    Prefiro mulher e vinho doce!!!!!

    • Gabriel Gabo Postado em 27/Feb/2015 às 15:58

      Mulheres, um lemon haze e um hoffman 100 anos! "O que eu quero? Sossego. E um kilo do bão!"

    • eu daqui Postado em 02/Mar/2015 às 09:23

      Tá certo. Mas não os use como droga, tá?

  3. caio Postado em 28/Feb/2015 às 19:35

    Maconha wins!

  4. eu daqui Postado em 02/Mar/2015 às 09:22

    Maconha é mais imbecilizante.Ao menos é o que me diz minha experiencia com usuários dos dois.

  5. Guilhermo Postado em 02/Mar/2015 às 10:14

    O menos mortal, ou mais saudável, como prefiram, é não usar drogas (nem lícitas e nem ilícitas).

    • Batera Postado em 02/Mar/2015 às 13:50

      Como viver nesse mundo CHATO sem elas? Você é um herói cara, sua vida deve ser demais. Mas me diz ai, você não consome refrigerante, achocolatado, comida industrializada né? Isso também é droga, e das pesadas.