Redação Pragmatismo
Compartilhar
Saúde 26/Feb/2015 às 19:00
64
Comentários

Homens ensinam 'passo a passo' para transmitir HIV de propósito

Polícia investiga o 'clube do carimbo' – soropositivos que pregam técnicas de transmissão do HIV de propósito. Envolvidos divulgam fotos, vídeos e dicas de como passar a doença sem ser percebido

hiv propósito transmitir aids
Grupos de transmissores propositais de HIV estão sendo investigados pela Policia Civil

Espalhados em sites e blogs pela internet e presentes em saunas e casas de sexo, grupos de homens soropositivos de diversas partes do Brasil têm usado táticas para infectar parceiros sexuais propositalmente. Adeptos do ‘bareback’, o sexo sem camisinha, eles têm compartilhado dicas de como transmitir o HIV sem que o parceiro perceba. A prática é considerada crime e tem causado preocupação na área da saúde e também no meio LGBT.

Na web e nas baladas, eles são conhecidos como o “clube do carimbo”. Em blogs, compartilham diferentes técnicas para fazer sexo sem proteção ou furar a camisinha. Fotos e vídeos ilustram o “passo a passo”.

Há três semanas, uma dessas páginas chamou a atenção e foi compartilhada nas redes sociais. Nas postagens, um aviso de que as férias escolares e o Carnaval são os melhores momentos para “carimbar” (ato de transmitir o vírus), principalmente os jovens.

“Todo macho recém-convertido ao bare, lá no fundo, quer ser carimbado para ser convertido para o nosso lado, para o bare ‘vitaminado'”, escreveu o autor. O “vitaminado” é uma clara referência aos portadores do HIV.

Nos textos seguintes, os internautas encontravam dicas de como contaminar os parceiros soronegativos. Após inúmeras denúncias, o site foi retirado do ar.

Outro blog, que pertence a M.M.B., de 26 anos, além das dicas de transmissão proposital, adverte sobre a discrição na hora da transmissão e incentiva o ato. “Não fez ainda? Faça! Pois é bem provável que já tenham feito com você”, afirmou.

Em outro site visitado, os praticantes chegam a marcar encontros em casas noturnas para sexo em grupo de forma que alguns possuem a doença e outros não. Os que não possuem são divididos entre os que sabem que correm o risco de transmissão, chamados de bug-chasers, e os que não possuem ciência disso. Em comentários de outros usuários do site, as orgias mescladas são chamadas de “roleta russa” do sexo.

Investigação

A Polícia Civil vai abrir inquérito e fará investigações online dos grupos que transmitem o HIV para parceiros sexuais propositalmente.

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, mobilizou a área de inteligência em internet da polícia para tentar identificar donos dos blogs que compartilham dicas de como contaminar outras pessoas sem serem percebidos.

Segundo o último Boletim Epidemiológico, divulgado pelo Ministério da Saúde, a Aids avança tanto entre homossexuais quanto em heterossexuais, embora tenha crescido mais entre os homossexuais.

informações de O Estado de S.Paulo

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Tags

Recomendados para você

Comentários

  1. Rodrigo Postado em 26/Feb/2015 às 19:23

    (Outro Rodrigo) Ué, por que foi omitida a opção sexual dos integrantes do grupo em questão? Tratar o caso aberta e integralmente não implicaria em discriminação alguma aos demais que tenham a mesma opção e que não concordam com tal prática.

    • Cleber Postado em 27/Feb/2015 às 08:01

      Foi omitido pq é irrelevante. A doença atinge homens e mulheres, e independe da orientação sexual. Aliás o termo "opção sexual" é bem desatualizado. Estude um pouco mais "outro" Rodrigo.

      • [email protected] Postado em 27/Feb/2015 às 13:21

        Orientação sexual também não me parece o termo mais acertado a ser usado, uma vez que as orientações dos pais, da escola, dos amigos, enfim, do meio social e cultural no qual vivemos, não influênciam na sexualidade do filhos. Existem estudos que afirmam que a heterossexualidade, a homossexualidade e a bissexualidade não são escolhas humanas. Segundo tais estudos é a organização cromossômica de cada indivíduo é que determinará a sua sexualidade. De modo que, mesmo leiga nos assuntos relacionados à saúde, acredito que deveríamos utilizar o termo "condição sexual" , uma vez que o que somos nos é imposto, por tanto, condicionado à ser, conforme a nossa organização cromossômica.

      • Rodrigo Postado em 27/Feb/2015 às 15:19

        (Outro Rodrigo) Prezado Cléber, realmente houve tal alteração na denominação, em prol da orientação - erro honesto meu, pela rapidez do comentário, mas agradeço, de qualquer sorte. Segundo, os grupos em questão específica são de homossexuais masculinos. Aliás, leitura do artigo original, sem a omissão, o conhecimento da origem da postagem, a notícia aqui replicada, nega completamente tua fala e raciocínio - você sugere que eu estude mais e eu sugiro a ti que conheça a íntegra dos fatos, antes de adentrar discussão com o dedo em riste. E finalizo lamentando que, aparentemente, ideias pré-concebidas prejudiquem sua compreensão textual: ao final ressaltei que é uma parte, de determinados indivíduos homossexuais, que assim age, mas não todo - especifico não haver correlação entre orientação sexual e a prática em questão ("carimbo"), lamentando, sim, a omissão. Leia novamente, com mais calma e sem dedo em riste.

      • bruno Postado em 28/Feb/2015 às 14:11

        Cleber, eu sou gay igual a você. Realmente eu concordo contigo, HIV não escolhe orientação, todos estão em risco deste vírus se não usarem camisinha. Mas nesse caso são clubs de gays. Sim, homoafetivos, se é que tem afeto nisso. Não vamos generalizar jamais. Muitos casais, namorados ou ''ficantes'' gays ou heterossexuais não usam camisinha. Porém nesse assunto do club do sei la o quê (esqueci) quem prática essas orgias são homens de orientação homossexual. Talvez heterossexuais também pratiquem, e até mais. Eu entendo sua preocupação quanto a assuntos perigosos envolvendo os gays. Isso aumenta o preconceito. O problema é que não podemos fugir da realidade. E muitos gays ''sujam'' a nossa imagem tão perseguida pelas religiões.

    • R.R.Rocha Postado em 27/Feb/2015 às 09:06

      Eu tinha prometido para mim mesmo não comentar mais nenhuma de suas intervenções... mas é impossível. Primeiro: "opção sexual" não existe, meu caro. Você, por acaso, em algum momento de sua vida parou para decidir o que te atraí? Segundo: O texto faz referências brandas ao "meio LGBT" na intenção de deixar claro o perigo que é a relação desprotegida com desconhecidos ou desconhecidas. Portanto, pouco importa sua ORIENTAÇÃO SEXUAL.

      • Thiago Teixeira Postado em 27/Feb/2015 às 09:21

        Não perca tempo com trolls coxinheitors de plantão, a intensão deles é sempre desestabilizar e melar o debate.

      • eu daqui Postado em 27/Feb/2015 às 09:46

        Não usar camisinha é desorientação sexual.........

      • Rodrigo Postado em 27/Feb/2015 às 15:20

        (Outro Rodrigo) Leia minha resposta ao colega acima. Aplica-se a ti.

      • Rodrigo Postado em 27/Feb/2015 às 15:26

        (Outro Rodrigo) Thiago, vê-se que és exímio discípulo de Schopenhauer: etiqueta/carimba o interlocutor, desqualifica-o. Não apresenta qualquer contra-argumento, quiçá vendo a discussão como fim em si mesma. Assim, por tal ótica, lembrando ainda comentários teus fundados em agressividade explícita, creio que o troll seja você. Cuidado com o efeito espelho! Você está se vendo no outro.

      • Rodrigo Postado em 27/Feb/2015 às 15:36

        *(Outro Rodrigo) RR Rocha, leia minha resposta ao colega acima. Aplica-se a ti. P.S.: cumpra suas determinações pessoais, algo de extrema importância para si próprio, sem qualquer ironia.

      • dSANTS Postado em 28/Feb/2015 às 01:23

        NUsss não basta ser, tem que causar!!!!

    • Felipe Postado em 27/Feb/2015 às 11:47

      Desculpe amigo, mas nao foi omitida. Basta ler o texto e entender, interpretação básica, principalmente se vc é um adulto. Por outro lado, dar um rótulo para este caso é bem confuso, uma vez que muitos (muitos mesmo) destes praticantes vão a sauna de dia e infectam suas esposas à noite. Depois posam de heterossexuais higienistas em seus consultórios, escritórios, salas de aula e igrejas.

      • Rodrigo Postado em 27/Feb/2015 às 15:21

        (Outro Rodrigo) Textualmente? Foi omitido, especialmente face ao texto original, replicado no blog. A redação diverge.

    • Felipe Batista Postado em 27/Feb/2015 às 11:59

      pelo mesmo motivo não citaram qual o time de futebol dos integrantes do grupo em questão

      • Rodrigo Postado em 27/Feb/2015 às 15:22

        (Outro Rodrigo) É mesmo, nem a cor da cueca... Por que não pensei nisso antes... Obrigado!

    • Spectro Postado em 29/Sep/2015 às 19:49

      Eu concordo com o que você disse, e o motivo de não terem citado a sexualidade dos sujeitos, acho que você e eu já sabemos qual é.

  2. Jonas Schlesinger Postado em 26/Feb/2015 às 20:10

    Gente o que é aquilo que a pessoa tá segurando? É um pacote de bala? Desculpa, mas não sei o que é isso. Inclusive esta matéria foi estupidamente imoral, nem penso em brincar de mamãe e papai. Agora vcs falam em sexo, essa palavra não existia no meu vocabulário. Aids pra mim era aquela bebida em caixa. Num gosto de falar dessas coisas não. Minha namorada uma vez mostrou uma bexiga dentro de um pacotezinho e disse pra eu usar. Enchi com ar e fiquei brincando, e ela me bateu. Chorei naquele dia :( por isso prefiro ser o que os outros sempre dizem: virgem. E minha namorada só tenta me dar investida, mas num sei as intenção dela não. Por isso num gosto de falar desses assunto. Sou muito inocente (sniff, sniff) Até ontem eu acreditava em cegonha. Hoje acredito em sementinha :D E quanto à matéria, sei lá o que comentar. Que a polícia prenda esses que trabalham em cartório. Porque eles gostam de carimbar as pessoas num sei pra quê.

    • joao Postado em 27/Feb/2015 às 00:06

      Valeu, fera. Já fez tua ficha no zorra total? Deixa um currículo na "a praça é nossa".

      • poliana Postado em 27/Feb/2015 às 11:12

        Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...obrigada por me fazer rir joão. Ri litros agora. Kkkkkkkkk

    • Souza Postado em 27/Feb/2015 às 08:26

      Ahã.. sei.. ¬¬

    • eu daqui Postado em 27/Feb/2015 às 09:45

      Seja homem e escolha uma namorada que seja mais mulher do que essa enrustida que te deixou virar moço velho.........

      • Jonas Schlesinger Postado em 27/Feb/2015 às 12:55

        [natacia] é mentira desse salafrário!! ele só falta n me largar quando a gente tá só!! n acreditem em nada doke ele disse, sabe mais do que sexologista.. obs: keridinha, sou muito mulheer pra dar conta do meu namorado!! .. deixa de ser mal comida pq enrustida é vc!

      • longo Postado em 27/Feb/2015 às 14:52

        Certeza que é o cara escrevendo fingir ser a namorada dele

      • Jonas Schlesinger Postado em 27/Feb/2015 às 19:05

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK_KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK QUE MERDA DE ZUAÇÃO FOI ESSA?

      • Jonas Schlesinger Postado em 27/Feb/2015 às 19:13

        Nossa, longo, você sabe da minha vida mais do que eu a ponto de dizer que fui eu quem escrevi logo ali. Respeita as caras, rapaz. Não preciso me fingir de mulher na internet não. Nunca criei conta fake ou algo do tipo. O mais engraçado que tu me acusas de eu me passar por mulher e usas um nick falso. Bota teu nome aí, bicho. longo não é nome. Ou você é algum bandidão que precisa se esconder atrás de uma conta fake? Como vc afirma veementemente que sou eu ali? Só pode ser especialista em criar conta falsa em site de jogo online, por isso mandou uma pérola da tua vida nesse comentário. Se liga, tô no Nyah há quase 1 ano e nunca recorri a isso. Pode ver meus comentários de agosto pra cá. Seria muito mais fácil eu ter colocado um nome de mulher do que eu, na minha conta, falando como mulher. Mas existe doido pra tudo. Flw, sem noção.

      • Jonas Schlesinger Postado em 27/Feb/2015 às 19:16

        Eu Daqui, me desculpa por tudo :D. Vergonha agora, isso nunca aconteceu kk quando percebi que o meu celular não tava na mochila, desesperei kkkkk. E só uma coisa: só conheci o PP pela minha muié, porque ela tem complexo esquerdopata e tal.. e gosta de frequentar sites vermelhos e tals kkk garota doida.

      • Jonas Schlesinger Postado em 27/Feb/2015 às 19:21

        "To no.Pragmatismo Politico há quase 1 ano" nyah é outro site XD

      • Jonas Schlesinger Postado em 27/Feb/2015 às 19:26

        Este foi o pior post que participei. Além de trocar os nomes dos sites (trabalho e mais trabalho cansou meu cérebro), uma louca (XD) comentou no meu lugar. Vergonha eterna.............

      • Thiago Teixeira Postado em 28/Feb/2015 às 14:13

        Por...a mina!!!!!!!!! Que relaxo!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • fernanda Postado em 27/Feb/2015 às 14:47

      ai que tonto

    • Elisa Postado em 27/Feb/2015 às 15:24

      É uma camisa de Vênus, preservativo masculino, vulgo camisinha. Esse aí é distribuído gratuitamente nos postos de saúde. Não precisa nem comprar, pode pegar à vontade nas caixinhas que ficam expostas em frente às farmácias de postinho..

    • dSANTS Postado em 28/Feb/2015 às 01:26

      Uma sugestão seria você voltar à escola, e aprender a escrever!

  3. Eduardo Postado em 26/Feb/2015 às 22:57

    pra quem gosta de dizer que tá na pista, é uma preocupação a mais, sendo que desde que o mundo é mundo a prosmiscuidade mata, e vai continuar matando... independente de governos, igrejas e outras instituições que se dedicam em conscientizar para o perigo destas doenças.... que o inferno os acolha e que o diabo os infecte com o rabo.

    • R.R.Rocha Postado em 27/Feb/2015 às 09:10

      PUTZ... quanta m***a escrita num só comentário!!!

    • eu daqui Postado em 27/Feb/2015 às 09:44

      Promiscuidade matava lá na Idade Média. Hoje o que mata é não usar camisinha.

    • Oliver Postado em 27/Feb/2015 às 11:04

      HAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHA ''E que o diabo os infecte com o rabo.'' Cara, belzebu é gay? Achava que na literatura o inferno proporcionava outros tipos de punições, mas sexo anal??? kkkkkkk :')

  4. Danila Postado em 27/Feb/2015 às 09:48

    Estou tentando imaginar o que se passa na cabeça dessas pessoas? Num outro site que fala sobre o mesmo assunto, tem o exemplo de um cara que falsifica exame para mostrar aos parceiros, e convecê-los que não é soropositivo, e podem tranzar sem proteção. Pra que?? Eu fico me perguntando.

    • Guilhermo Postado em 27/Feb/2015 às 10:20

      Elstão tão frustrados com a condição de serem soropositivos que querem passar a doença para o maior número de gente possível. Acho que o governo poderia suspender o coquetel de remédios que combatem o vírus para esses "marginais". kkk

    • poliana Postado em 27/Feb/2015 às 11:16

      E frustração danila. Se amargurou com a vida. Se revoltou pq "lá atrás" n tiveram consideração e respeito por ele e o transmitiram a doença. Agora a revolta pessoal faz ele agir da mesma forma. Eh muito cruel isso. Tenha medo! Pior coisa q existe eh ser humano amargurado!

      • Beto Postado em 01/Mar/2015 às 17:28

        Ah Poliana como é ruim ser amargurado, com homens, sulistas, paulistas... Mas não vamos entrar no mérito da questão, como tu mesmo dissestes "Pior coisa q existe eh ser humano amargurado!" cuide com tuas próprias palavras, pois da tua boca ja sairam comentários de uma pessoa deveras amargurada!

    • Giuliano Postado em 27/Feb/2015 às 18:15

      Sabe que me pergunto a mesma coisa, não dah pra entender. Serah que alem da amargura, como jah foi dito, também existe outra questão politica ou social? Tipo uma forma de protesto e pressionar a acharem a cura de uma vez? Não sei, queria ter acesso a essas fontes.

  5. Mauricio Patricio Jr Postado em 27/Feb/2015 às 11:39

    Olha, nesse caso a preferência deles é relevante sim, pois não não implicaria preconceito, e traria mais transparência ao assunto. Esse protecionismo só atrapalha e polariza a questão.

  6. Pereira Postado em 27/Feb/2015 às 13:12

    Esses homens são homossexuais, que fique bem claro !

    • poliana Postado em 27/Feb/2015 às 15:02

      Jura pereira? Vc os conhece? Eh frequentador desses estabelecimentos? Como pode ter tanta certeza da orientação sexual dessas pessoas!? A hipocrisia realmente cega as pessoas!

      • Rodrigo Postado em 02/Mar/2015 às 14:56

        (Outro Rodrigo) A matéria original, sem a omissão, diz textualmente a orientação sexual dos integrantes do grupo em investigação. Por que omiti-la? Quem está sendo cegado pela hipocrisia? P.S.: Rubens Ricupero, que eu me lembre, foi devidamente criticado por dizer a "célebre" frase: "o que é bom a gente mostra e o que é ruim a gente esconde".

  7. Pereira Postado em 27/Feb/2015 às 13:14

    Aliás a maioria dos homossexuais saõ portadores de AIDS, falta é coragem para dizer e debater isso abertamente.

    • Bianca Postado em 27/Feb/2015 às 14:33

      Não sei de onde tiras esta informação. É no achismo? No meu circulo, por exemplo. De todos os amigos homossexuais que tenho, tanto homem quanto mulher, nenhum é soropositivo. Já entre os amigos heterossexuais, também homens e mulheres, um é soropositivo. E aí?! Pare de vomitar preconceito! Precisamos falar sobre a AIDS e o senso comum (leia-se: preconceito) de ser doença de homossexual não ajuda em nada na visibilidade e apoio aos seus portadores!

    • Thiago Teixeira Postado em 27/Feb/2015 às 15:57

      Fonte? Provas?

    • Vinicius Postado em 27/Feb/2015 às 19:24

      Sinceramente Pereira você é boçal,por conta da ignorância e hipocrisia de pessoas do seu tipo que esse tipo de coisa acontece. *Outro Vinicius

    • Bruno Postado em 28/Feb/2015 às 14:24

      A maioria não podemos afirmar, amigo. Você pode dizer que a maioria dos homens contaminados com o HIV é de homossexuais. Isso porque os gays têm relações sexuais anais assim como muitas mulheres heterossexuais. Contudo, esses mesmos gays passivos mantêm também relações anais como ativos ( penetrando outro homem) o que aumenta a incidência. Claro que a camisinha é uma barreira 99% contra o vírus. Muitos casais heterossexuais não usam preservativos. Mas os gays tendem a se relacionar com um número muito maior de parceiros sexuais ao longo de suas vidas. O que corrobora para o aumento da disseminação do HIV.

  8. Luciana Postado em 27/Feb/2015 às 13:25

    Seria correto colocar o que faz e como faz independente da escolha sexual destas pessoas vingativas e maléficas em exposição. Quem age de forma promiscua sabe dos perígos que corre mesmo com camisinha. Triste não poder confiar em maridos, esposas etc... E ter sido transmitido. Gente podre, suja e imoral!

  9. Adriano Postado em 27/Feb/2015 às 13:27

    A mesma matéria que saiu no O Globo?? com as mesmas cargas?

    • poliana Postado em 27/Feb/2015 às 15:03

      Adriano, essa materia saiu em vários veículos de imprensa. Antes de o pp publicar, ja tinha lido a respeito em dois sites diferentes.

  10. jose moura Postado em 27/Feb/2015 às 13:42

    Ta la em Apocalipse tudo isto é o comprimento da palavra de deus o caminho e jesus vamos procurar uma igreja e viver em comunhao com deus, o fim esta proximo convertei-vos para garantir morada no ceu

    • Sergio Salvador Postado em 27/Feb/2015 às 18:59

      Este seu 'deus' e esse seu 'jesus' minúsculos são quem? o seu pastor? Você vai pra morada no céu? Isso seria algum loteamento promovido pelo seu pastor? Vá caçar um pau pra você subir. E descer e subir e descer.

  11. Vinicius rodrigues Postado em 27/Feb/2015 às 14:05

    Isso é grave e irreversível ( Doença ) Trata-se de uma questão social com cargas psicológicas carregadíssimas ! Portando não sejam hipócritas quando se referirem há estupradores que transmitem HIV . Antes de mais nada não estou comparando homossexuais com estupradores , mas sim disso que chamamos de '' Caos Psicológico irreversível '' .

  12. AllThatISay Postado em 27/Feb/2015 às 14:51

    Não, a maioria dos portadores não são homossexuais. A porcentagem é maior para os homossexuais e isso é relativo. Hoje em dia não há mais grupos de riscos, vendo pelo lado que abrange toda população, porém, nas ultimas pesquisas feitas notou-se que a incidência tem sido cada vez maior entre os homens jovens gays ou bi (HSH - homens que fazem sexo com homens). Esse tipo de reportagem é muito importante tendo em vista que muitas pessoas ainda são ingênuas e depositam 50% da sua responsabilidade em cima do(a) parceiro(a), quando na verdade, 100% cabe inteiramente a ele próprio. Fiquei chocado ao ler essa matéria, isso é inadmissível, em pleno seculo XI a pessoa querer trazer de volta uma das maiores epidemias que nossa geração já viu. Esses grupos e comunidades doentes(NÃO DIGO PELO HIV, DIGO PELO PENSAMENTO E IDEOLOGIA SOCIOPATA) eu só conseguia imaginar que existissem na deepweb, onde há de tudo. O ministério da saúde investe bem nos setores de DST e Hepatites virais, porém pelo que tenho notado, é que deveria haver um trabalho psicológico junto com os tratamentos. Além disso, investir em campanhas sobre as PRep e campanhas para conscientizar os soropositivos a levarem sua carga viral a 0, pois assim o risco de transmissão é praticamente nulo. Isso se da devido o tratamento adequado. E mais importante que todas essas medidas, é campanhas para diminuir o preconceito contra os soropositivos e principalmente contra os gays nessa situação. Isso acaba gerando uma visão heterossexual distorcida, que acham estar livres do "câncer homossexual".

    • Bruno Postado em 28/Feb/2015 às 14:29

      Pô meu, deep web aqui também. Deixa a internet oculta lá no canto dela, aliás, foi por causa de pessoas como você que a onion passou a ser vigiada pelo FBI. O que acabou com a minha alegria. Hoje minhas fantasias sexuais não mais existem. Estou puro novamente!

  13. Taca Pedra Mano Postado em 28/Feb/2015 às 11:05

    Por que omitiram o nome do sujeito responsável por um dos sites? "...Outro blog, que pertence a M.M.B., de 26 anos, além das dicas de transmissão proposital, adverte sobre a discrição na hora da transmissão e incentiva o ato. “Não fez ainda? Faça! Pois é bem provável que já tenham feito com você”, afirmou..." Que vacilo hein PRAGMATISMO POLÍTICO? Em defesa do cabra? To acostumado a ver a Globo protegendo playboy...

  14. Gil Novack Postado em 28/Feb/2015 às 16:14

    A despeito de muitos comentários improdutivos, a questão é: o que faz um ser humano ter esse tipo de conduta vil? Mesmo que ele tenha sido contaminado por uma pessoa dessa forma, não seria sobre as demais que justificaria alguma vingança, pelo contrário. Independente da sexualidade, tais pessoas são indignas de se misturarem aos seres humanos!

  15. Penelope Postado em 28/Feb/2015 às 23:53

    Fiquei chocada com esta noticia, são seres humano que se comportam como animais, mas sei que isto acontece muito no meio homo, e no hetero, daquela marido que transa com gay e não diz nada para a mulher, e ai vira uma roleta russa.

  16. Vinicius Postado em 02/Mar/2015 às 00:27

    Não vejo importância nenhuma, o vírus pode ser transmitido a qualquer pessoa independente de sexualidade, gênero, idade, cor e etc. Você não está nem um pouco preocupado com a informação e sim perpetuar um certo ódio a homossexuais. *Outro Vinicius

    • Rodrigo Postado em 02/Mar/2015 às 14:59

      (Outro Rodrigo) Talvez não, Vinicius. No meu caso achei, como diria a Presidente, "estarrecedor" que quem tanto prega isenção, responsabilidade, tenha omitido trecho de modo tão simbólico. Rubens Ricupero, ex-ministro FHC, foi devidamente criticado quando disse a "célebre" frase: "o que é bom a gente mostra e o que é ruim a gente esconde". É isso o que vai valer também aqui? Quando não for conveniente determinada notícia ou trecho dela, "a gente esconde"?