Redação Pragmatismo
Compartilhar
Rede Globo 24/Feb/2015 às 16:38
69
Comentários

Globo se irrita com manifesto de intelectuais em defesa da Petrobras

Na contramão de intelectuais, Globo assume que quer Petrobras na mão do capital estrangeiro. Família midiática mais rica do mundo quer a abertura do pré-sal a empresas estrangeiras e questiona a capacidade da Petrobras de tirar o petróleo do fundo do mar

O manifesto dos intelectuais em defesa da Petrobras e contra o golpe em marcha no País (leia abaixo) irritou os irmãos Marinho, que controlam o jornal O Globo.

Segundo o jornal, o manifesto é apenas uma operação política para esvaziar a CPI da Petrobras. Em editorial publicado nesta terça, os Marinho, que, com US$ 28 bilhões de patrimônio, são a família midiática mais rica do mundo e mais poderosa do País, defendem a abertura do pré-sal a firmas estrangeiras.

SAIBA MAIS: Conheça as 15 famílias mais ricas do Brasil

O Globo também questiona a capacidade da Petrobras. “Se a Petrobras, em condições normais, já tinha dificuldades para tocar esse plano de pedigree ‘Brasil Grande’, agora é incapaz de mantê-lo. Não tem caixa nem crédito para isso. Não há como sustentar o modelo”, diz o texto.

Dias atrás, uma funcionária da Petrobras, Michelle Daher Vieira, publicou uma carta aberta ao Globo, apontando as reais motivações do Globo na campanha negativa contra a Petrobras.

Leia abaixo o manifesto de intelectuais e personalidades em defesa da Petrobras que foi publicado na última semana:

Manifesto: O QUE ESTÁ EM JOGO AGORA

A chamada Operação Lava Jato, a partir da apuração de malfeitos na Petrobras, desencadeou um processo político que coloca em risco conquistas da nossa soberania e a própria democracia.

Com efeito, há uma campanha para esvaziar a Petrobras, a única das grandes empresas de petróleo a ter reservas e produção continuamente aumentadas. Além disso, vem a proposta de entregar o pré-sal às empresas estrangeiras, restabelecendo o regime de concessão, alterado pelo atual regime de partilha, que dá à Petrobras o monopólio do conhecimento da exploração e produção de petróleo em águas ultraprofundas. Essa situação tem lhe valido a conquista dos principais prêmios em congressos internacionais.

Está à vista de todos a voracidade com que interesses geopolíticos dominantes buscam o controle do petróleo no mundo, inclusive através de intervenções militares. Entre nós, esses interesses parecem encontrar eco em uma certa mídia a eles subserviente e em parlamentares com eles alinhados.

Debilitada a Petrobras, âncora do nosso desenvolvimento científico, tecnológico e industrial, serão dizimadas empresas aqui instaladas, responsáveis por mais de 500.000 empregos qualificados, remetendo-nos uma vez mais a uma condição subalterna e colonial.

Por outro lado, esses mesmos setores estimulam o desgaste do Governo legitimamente eleito, com vista a abreviar o seu mandato. Para tanto, não hesitam em atropelar o Estado de Direito democrático, ao usarem, com estardalhaço, informações parciais e preliminares do Judiciário, da Polícia Federal, do Ministério Público e da própria mídia, na busca de uma comoção nacional que lhes permita alcançar seus objetivos, antinacionais e antidemocráticos.

O Brasil viveu, em 1964, uma experiência da mesma natureza. Custou-nos um longo período de trevas e de arbítrio. Trata-se agora de evitar sua repetição. Conclamamos as forças vivas da Nação a cerrarem fileiras, em uma ampla aliança nacional, acima de interesses partidários ou ideológicos, em torno da democracia e da Petrobras, o nosso principal símbolo de soberania.

20 de fevereiro de 2015

Alberto Passos Guimarães Filho
Aldo Arantes
Ana Maria Costa
Ana Tereza Pereira
Cândido Mendes
Carlos Medeiros
Carlos Moura
Claudius Ceccon
Celso Amorim
Celso Pinto de Melo
D. Demetrio Valentini
Emir Sader
Ennio Candotti
Fabio Konder Comparato
Franklin Martins
Jether Ramalho
José Noronha
Ivone Gebara
João Pedro Stédile
José Jofilly
José Luiz Fiori
José Paulo Sepúlveda Pertence
Ladislau Dowbor
Leonardo Boff
Ligia Bahia
Lucia Ribeiro
Luiz Alberto Gomez de Souza
Luiz Pinguelli Rosa
Magali do Nascimento Cunha
Marcelo Timotheo da Costa
Marco Antonio Raupp
Maria Clara Bingemer
Maria da Conceição Tavares
Maria Helena Arrochelas
Maria José Sousa dos Santos
Marilena Chauí
Marilene Correa
Otavio Alves Velho
Paulo José
Reinaldo Guimarães
Ricardo Bielschowsky
Roberto Amaral
Samuel Pinheiro Guimarães
Sergio Mascarenhas
Sergio Rezende
Silvio Tendler
Sonia Fleury
Waldir Pires

VEJA TAMBÉM: Diretor da Globo defende abertamente impeachment de Dilma

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Rafael Postado em 24/Feb/2015 às 19:17

    FHC nunca acreditou na Petrobrás. A Globo também! Iremos rechaçar todas tentativas de vender a Petrobrás e qualquer tentativa de golpe.

    • elizabeth de andrade Postado em 25/Feb/2015 às 13:42

      SOU PELA PETROBRAS, NÃO SOU PELA GLOBO. A GUERRA VAI SE ACIRRAR MAIS. MAS, VAMOS LUTAR CONTRA ESTE FUNESTO MONOPÓLIO, SENÃO NUNCA TEREMOS DEMOCRACIA. INFORMAÇÃO, DISCERNIMENTO, EDUCAÇÃO PARA O POVO, BRASIL PARA BRASILEIROS : É TUDO QUE A GLOBO NÃO QUER!

      • José Edison Dias Postado em 26/Feb/2015 às 23:50

        Um movimento deve ser levantado por pessoa com a visão inteira da situação, com informes fidedignos do status da situação nacional, seus inimigos, predadores, toda a trama exposta de maneira clara , e uma chamada-geral para .DESAPRISIONAR-SE do lixo televisivo da globo e alguns programas da band e participar decididamente de um manifesto assinado nas redes virtuais. Faço questão de estar entre os primeiros e SEMPRE.

    • JOSÉ EDISON DIAS Postado em 27/Feb/2015 às 00:04

      Então, também a internet, quer me dizer o que tenho que fazer?

    • Marli Izilda Ribeiro Postado em 04/Mar/2015 às 00:11

      miseraveis, não tinha descoberto o pre sal, agora pensam que são quem rede esgoto, não tem o menor respeito por um povo que não merece as falcatruas de ricos gananciosos pelo poder, são capazes das piores atrocidades contra um dos melhores países do Mundo, lutaremos todos os dias não conseguirão como das outras vezes, hoje estamos em todos os lugares os meios de comunicação e temos a rua se preciso for iremos de porta em porta defender nossa democracia nosso país e nosso petroleo.

      • Leda Postado em 26/Mar/2015 às 18:28

        Bobo é quem fica dando audiência para esta mídia podre.

    • Gustavo Horta Postado em 21/Oct/2015 às 13:26

      GBOBO GBOEBBELS acaba abrindo o jogo sujo DELES! "Na contramão de intelectuais, Globo assume que quer Petrobras na mão do capital estrangeiro." Nem parece possível, mas ainda há algumas dezenas dos antigos "milhões" ou "micões" de Cunha! Mas o surpreendente é que ainda há estes alguns, quando seria de se esperar que nenhum mais existisse, houvesse um mínimo de dignidade e respeito pelo discurso contra a corrupção. Se não são igualmente corruptos, são cúmplices. #MoralistasSemMoral

  2. poliana Postado em 24/Feb/2015 às 19:32

    a petrobras é nossa!!!! petrobraX, jamais! n podemos deixar esse crime acontecer!!!!

    • Eduardo Postado em 25/Feb/2015 às 13:25

      Nossa???

      • poliana Postado em 25/Feb/2015 às 14:57

        sim, nossa??!! qual o problema???? ou vc tb quer entregá-la aos norte americanos?

      • Maria de Lourdes Cardoso Postado em 31/Jul/2016 às 22:11

        Nossa! Toda a costa é nossa, o petróleo é nosso e quem não precisar dele que ande a pé. O Pré-sal foi descoberto recentemente e nesse caso não existia, agora estão espantados porque não há condições de explorá-los e querem entregar para os americanos. Que continue no sub sal, porque ele é nosso e quando se tiver condições se extrai. Jamais vamos deixar que cometam esse crime.

    • Anderson Postado em 25/Feb/2015 às 22:14

      Nossa ? Tecnologia ? Na vdd a PetralhaBras (antiga Petrobras) tá agindo mais como gestora de contratos , pq boa parte dela é tocada por tecnologia e mão de obra de outras empresas .... sendo elas Americanas , Inglesas , etc ...

      • Claudio Serqueira. Postado em 26/Feb/2015 às 12:34

        Não fale besteiras. Você não domina o assunto portanto cale-se.

      • Pedro Postado em 26/Feb/2015 às 17:27

        O Brasil nao tem tradiçao tecnologica que permita realizar qualquer atividade complexa comlpetamente independente de tecnologias estrangeiras. Porém, pouquissimas naçoes tem tecnologias exclusivamente "nacionais": isso nao existe. O fazer tecnologico sempre ocorreu entre as naçoes mais ricas, ninguém faz nada completamente sozinho. Portanto, claro que existem empresas e tecnologias estrangeiras atuando na exploraçao do petroleo no Brasil, mas isso gera emprego de cientistas e engenheiros brasileiros e avança a nossa propria ciência e tecnologia: nao é apenas montar carros ou aprender a fazer uma cirurgia, a coisa tem que ser feita aqui, por todos os envolvidos. A forma que você escreveu é de uma ignorância assustadora sobre como atividades complexas sao desenvolvidas. Perder isso seria um gigantesco passo atras.

  3. poliana Postado em 24/Feb/2015 às 19:51

    sei rodrigo...só de 2002 pra cá q tudo isso aconteceu hein?! é de uma má-fé e hipocrisia impressionante!!!!

    • Salomon Postado em 24/Feb/2015 às 22:43

      Poliana, o Rodrigo não acredita no que ele escreveu.

    • Galvão Postado em 25/Feb/2015 às 00:30

      Gente!! Deixa o Rodrigo ganhar uns trocados. Ele está garantindo a cachaça do dia a dia.

    • Lucila Sá Postado em 25/Feb/2015 às 11:21

      2002 ainda era FHC, não se esqueça. Prá quem não sabe o Presidente da Petrobrás na era FHC, era seu genro, assim ficava fácil a blindagem.

    • Norcy Postado em 26/Feb/2015 às 09:21

      O Rodrigo é como o corno manso, VC prova com argumentos, documentos, videos, mesmo assim ele diz q é mentira. É o tipico eleitor tucanomidiatico, a lá corno...

    • the devil inside Postado em 22/Oct/2015 às 11:43

      Cara... O Boechat ganhou o Prêmio Esso em 1989 com uma matéria sobre a corrupção na Petrobrás.. E isto que já vinha de muito tempo antes disso. Não fale asneiras só porque você tem odiozinho do PT, do Lula e da Dilma. Assim você só expõe o quão manipulado e desinformado é.

  4. Eduardo Benatti Postado em 24/Feb/2015 às 20:08

    Só de ter a Marilena Chauí aí no meio já dá pra ver o nível de hipocrisia desse manifesto. Ninguém é contra a Petrobras, mas sim contra esse estupro coletivo que o PT e seus aliados praticam contra ela há mais de uma década.

    • Thiago Teixeira Postado em 24/Feb/2015 às 20:59

      Claro, FHC, Itamar, Collor, Sarney ... cuidaram bem dela todos esses anos com a blindagem midiática e o engavetador geral da república.

    • gilmar Postado em 25/Feb/2015 às 10:58

      Eduardo; a petrobras , vem sendo saqueada ou como você disse "estuprada" a bem mais que uma década o que vocês "antipts".. querem é jogar a culpa apenas para as duas ultimas adm..e todos nós sabemos muito bem que não foi só o PT e seus aliados que sempre saqueou esta empresa..

      • Carlos Ambrosio Postado em 25/Feb/2015 às 12:05

        Realmente Gilmar, a corrupção, não só na Petrobras, mas de todos os políticos brasileiros, ou pelo da grande maioria, não começou na era Lula, e sim muito antes... E faz tempo que eu estou dizendo que o maior problema que estamos enfrentando neste momento não é a corrupção, e sim a forma como ela tem sido feita, escancarada, sem limites, e principalmente o objetivo desta corrupção... o PT quer se perpetuar no poder, a qualquer custo, e não adianta negar... o PT quer implantar o "socialismo no Brasil, a qualquer custo, e e não adianta negar... o PT, comandado pelo maior bandido que já viveu neste país, Lula, está deliberadamente destruindo a nossa economia, os objetivos são claros... mas a nossa sorte é que o maior inimigo do Lula vai destruí-lo, sem que precisemos fazer nada... ah, quem é o maior inimigo dele? A sua própria arrogância...

    • Gilberto José Muniz Postado em 16/Jun/2015 às 14:49

      Eduardo Benatti. Onde você estudou? O que sabe? Cale sua boca, pois a Petrobras, recebeu, pela 3ª vez o "Oscar" de melhor empresa da área de óleo, pesquisas etc etc. Você é apenas um odioso, invejoso, inimigo do Brasil e dos brasileiros. Tenho apostado R$ um milhão a todos os odiosos como você, apenas para que provem suas palavras desonestas, abusivos e mentirosas, mostrando governo melhor do que os do PT, desde o início da República, sem encontrar uma única pessoa proba, que prove o que fala.

  5. Ivanaldo Xavier Postado em 24/Feb/2015 às 22:53

    A Globo está numa vertiginosa queda de audiência e demonstra não ser mais capaz de conduzir o grande oligopólio midiático que dirige e por isso deve devolver as concessões imediatamente!

  6. Rodrigo Postado em 24/Feb/2015 às 23:25

    (Outro Rodrigo) "Malfeitos"???? Mas, tudo bem... Se todo mundo "estuprou" a Petrobras impunemente, o que tem de mais a gente "estuprar" mais um pouquinho, né? E, se alguém reclamar, basta dizer: "sempre foi assim e você é contra o Brasil, seu racista imperialista machista coxinha homofóbico branco paulista classe média de olhos azuis que tanto odiamos". É a filosofia sartriana complementada por Igor Kannario: "o inferno são os outros" + "tudo nosso, nada deles". P.S.: Igor Kannario é o "Príncipe do Gueto" de Salvador, que canta pérolas como "ô pega o prato faz a linha dá um tiro na farinha eu sou canário p*taria da um tiro na farinha essa é a bronkka da bahia" - no carnaval, era disputado por ACM Neto e pelos Governador Rui Costa e Secretário Estadual de Cultura Jorge Portugal.

    • Carlos Correa Postado em 24/Feb/2015 às 23:49

      Tem razão o amigo, pois coxinha é digno de pena, não de ódio.

      • Deisi Postado em 25/Feb/2015 às 08:37

        Também tenho muita pena de coxinha, são quatro eleições perdidas, apesar de todas tentativas de golpe. só resta chorar, gritar, espernear e até babar de ódio. Coitados! Dor de inconformados é pior que dor de corno! KKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!

      • Rodrigo Postado em 25/Feb/2015 às 17:51

        (Outro Rodrigo) Deisi, você de novo? Você é incapaz de fazer o que me pede: solicitou que eu não mais dialogasse contigo, mas torna a dirigir palavras não elogiosas a mim, bem como chavões e palavras de efeito. Eu sempre busco respeitar seu pedido, não comentando nenhuma de suas falas, mas você teima em sentido contrário. Revelador e, realmente, uma pena... No mais, Carlos e prezada Deise, lamento se vocês não se veem como cidadãos, mas apenas como "salgadinhos de buffet de festa infantil" (pastel de vento) e, em decorrência do efeito espelho, veem seus concidadãos como outro salgadinho (coxinha). Triste a redução da sociedade a uma bandeja de quitutes, bem como triste o escárnio generalizado, a cisão de um povo, a renúncia ao processo argumentativo em prol de lamentáveis e vazias ofensas. Abraços e dias melhores a ambos. Renunciemos ao "o inferno são os outros" + "tudo nosso, nada deles".

  7. SILVIO MIGUEL GOMES Postado em 25/Feb/2015 às 00:01

    Não existe empresa nenhuma no mundo que não tenha alguém fraudando, furtando, seja privada ou estatal. Até mesmo empresa familiar. SÓ QUEM NUNCA TRABALHOU fala bobagem. Trabalhei como segurança em construção e o que vi e soube é de arrepiar. Nunca houve investigação nenhuma no Brasil. Denúncias existem desde o Brasil Colônia, mas o Poder Judiciário sempre protegendo amigos/aliados. Somente agora há uma tentativa de investigar e condenar os corruptores (nunca). MAS NÃO ACREDITO NÃO. SERIA MUITA SURPRESA. Usaram todas as investigações apenas para tentar influir nas eleições. NADA MAIS.

    • João Paulo Postado em 25/Feb/2015 às 08:59

      Verdade. Só quem não tem vivência ou tem índole questionável não sabe como as coisas funcionam. Fraudes em grandes empresas multinacionais? Com certeza. Só para quem não sabe, por que terceirizar é mais barato que contratar empregados? Por que os mesmos malandros que lesam seus tomadores de serviço se perpetuam na iniciativa privada, apenas criando novas pessoas jurídicas? Nada mais que conchavo com diretores e administradores em prejuízo da empresa. Sem contar a corrupção ativa para burla da fiscalização, os métodos de burla ao fisco (Globo e Itaú bem sabem disso) e os incontáveis ardis contra os consumidores. As investigações possuem viés político. A nossa única sorte é que - por linhas tortas - elas acabaram desmascarando vagab..ndos que afanam a Petrobrás.

    • Deisi Postado em 26/Feb/2015 às 14:11

      Rodrigo, como você é arrogante moço, não comentei em cima do seu comentário, porque realmente pulo comentário de coxinha, pelo simples motivo de não querer me chatear. Também não me acrescentam nada e muito menos fazem eu pensar diferente. Não descumpri promessa nenhuma, meu comentário foi concordando com o Carlos Correia. Estou te respondendo só pelo primeiro parágrafo, por ver meu nome, mas fique tranquilo, nunca mais comento, quando alguém comentar em seguida a seu post. Desculpa estou vivendo um momento de grande sofrimento, me poupe de suas alfinetadas.

  8. BRUNO SILVA Postado em 25/Feb/2015 às 07:43

    Isoo daí é só pra ganhar atenção de pessoas que se importam com o país. Sempre terá gente assim pra falar o que não sabe.

  9. lucas Postado em 25/Feb/2015 às 08:52

    toma no cu vcs todos saem desse mundo virtual e vão viver a realidade bando de trouxa

  10. Pereira Postado em 25/Feb/2015 às 09:55

    A Petrobras ja foi vendida, ou melhor, foi tomada a força pelo PT. Temos que reestatizar a Petrobras. O dia que João Pedro Stédlie for intelectual, talvez chimpanzés possam se candidatar a presidência da república. Lula é tão covarde que preferiu disparar suas ignorâncias em sala fechada; na rua seus militantes pagos partiam para a guerra física contras a maioria que protestava contra o governo que destruiu a estatal que ele dizia "salvar", Ignorância pouca é bobagem, esperar o que de um ex nada informante do DOI-CODI que copiou os bolsas do FHC e ainda tentou estuprar um colega de cela. Lula é um cadáver ambulante.

    • poliana Postado em 25/Feb/2015 às 12:14

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! é tão divertido ouvir vcs dando a paternidade do bf ao fhc!!!! kkkkkkkkkkkkkkk...a tucanalha vai morrer reivindicando a paternidade do bf...n desistirão nunca!!! kkkkkkkkkk

      • Rodrigo Postado em 25/Feb/2015 às 17:56

        (Outro Rodrigo) Poliana, neste singular ponto é salutar uma consulta ao youtube, a fim de ver que o próprio Sr. Lula, em cerimônia oficial, expressamente credita a ideia ao Sr. Marconi Perillo. Independentemente de eu ter apreço ou não pela figura de qualquer um desses dois senhores, há uma realidade que não pode ser negada (ideia), bem como um trabalho posterior do PT a ser reconhecido também, claro. Que, pois, a cada um seja creditado o seu mérito.

      • marcos menezes Postado em 25/Feb/2015 às 20:39

        Esclarecimento sobre o BF: o governo FHC criou o Bolsa Escola, que amparava famílias que mantivessem crianças na escola. Posteriormente no governo Lula foi alterado para Bolsa Família, uma vez que uma família que passa fome não pode manter crianças na escola.

  11. Pereira Postado em 25/Feb/2015 às 09:59

    Marilena Chauí, ganha 23 mil por mês da USP para ideologizar seus alunos analfabetos. João pedro stédli, Idolátra Mao tsé tung, estuprador, torturador, ditador e assassino. Emir Sader, aquele que escreve "Getulho". Frnaklin martins, Guerrilheiro armado e assaltante de banco e sequestrador nos anos do regime militar. ESSES SÃO OS "INTELECTUAIS".

    • Ricardo Postado em 25/Feb/2015 às 11:23

      Até porque só analfabeto passa na USP. Cada um...

    • Fabio Postado em 25/Feb/2015 às 11:52

      Já "vimos quem são" os intelectuais... E Pereira é quem mesmo ???

    • marcos menezes Postado em 25/Feb/2015 às 20:11

      http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=8&cad=rja&uact=8&ved=0CD0QFjAH&url=http%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Fpoder%2F2014%2F07%2F1481798-vice-de-aecio-aloysio-nunes-lembra-de-luta-armada-para-derrubar-ditadura.shtml&ei=3VXuVO-OAsflsASxqoDwAQ&usg=AFQjCNGQLN5bAOjI8fVaO1dnpv3qxsrWAA&bvm=bv.86956481,d.cWc

    • Vinicius Postado em 27/Feb/2015 às 18:09

      Ah claro né Pereira, até porque intelectuais de verdade são você, Reinaldo Azevedo, Diogo Mainardi,Miriam Leitão, William Bonner, Rachel "Sheheranazi". E claro que passa por um processo seletivo da USP é analfabeto. (Ironia) *Outro Vinicius

  12. eu daqui Postado em 25/Feb/2015 às 10:00

    Lembro muito bem do que a privatização indiscriminada da epoca tucanalha conseguiu resolver.........

  13. Pereira Postado em 25/Feb/2015 às 10:04

    Lula na sua ignorância resolve criticar a operação lava-jato. Seria melhor criticar os "cumpanherôs" nomeados por ele, foram eles e não sérgio moro os responsáveis pela destruição quase que completa da estatal. Mas para a petralhada, é Sérgio moro e a PF que fazem mal à Petrobras e não cerveró, Renato duque, Fernando baiano entre outros. O Povo não é mais otário, caiu a máscara do PT, o Foro de são paulo está escancarado. O rótulo de "partido da ética" foi para o beleléu e o povo já sabe quem inventou os bolsas. Nem o valente povo nordestino apóia mais o PT.

    • Ricardo Postado em 25/Feb/2015 às 11:24

      O cara não consegue nem reconhecer uma sílaba tônica... E quer comentar de política, cheio da razão...

  14. Pereira Postado em 25/Feb/2015 às 10:20

    "acima de interesses partidários ou ideológicos, em torno da democracia e da Petrobras, o nosso principal símbolo de soberania." Isso é piada ? Tudo que o Lula e o PT fazem é por interesse ideológico partidário. Colocam nas escolas desde educação sócio construtivista, passando pela teologia de libertação, chegando no recrutamento de militantes pagos nas universidades.

  15. Ricardo Postado em 25/Feb/2015 às 11:39

    "E assim o petróleo fica na mão de meia duzia de famílias poderosas que podem reabastecer os cofres da empresa com dinheiro retirado do povo". É exatamente isso o que vai acontecer se vc simplesmente privatizar a Petrobrás. Hoje, o Estado é acionista majoritário, então o MP e a Justiça (ou seja, as nossas instituições democráticas) podem cobrar que a administração respeite a moralidade administrativa e o atendimento ao interesse público.

  16. Angela Postado em 25/Feb/2015 às 12:41

    As pessoas que criticam o Lula tem uma inveja enorme dele!!! É incrível,é nítido,porque não conseguem entender como um cara pobre que saiu do nordeste de pau de arara conseguiu ser Presidente da República! Agora a Rede Globo,que nunca apoiou o trabalhador e sim seus interesses desde a ditadura é de uma hipocrisia tão grande!! Que da nojo! Mas graças a Deus seu reinado e sua credibilidade estão cada vez pior!

    • Eduardo Postado em 25/Feb/2015 às 13:30

      Se privatiza-la, como vamos financiar nossas campanhas???

  17. Pereira Postado em 25/Feb/2015 às 13:00

    Haaaa em tempo. Os "intelectuais" citados, são todos ricos.

  18. Pereira Postado em 25/Feb/2015 às 13:11

    "E assim o petróleo fica na mão de meia duzia de famílias poderosas que podem reabastecer os cofres da empresa com dinheiro retirado do povo". Na maior parte do mundo o petróleo é privatizado e a gasolina é muito mais barata que aqui.

    • poliana Postado em 25/Feb/2015 às 17:22

      pereira, n seja mal intencionado. nossa telefonia é privatizada, e temos a pior e mais cara telefonia do MUNDO! e vc ainda defende as privatizações no brasil??? Qta. má-fé...

  19. Pereira Postado em 25/Feb/2015 às 13:31

    "Claro, FHC, Itamar, Collor, Sarney ... cuidaram bem dela todos esses anos com a blindagem midiática e o engavetador geral da república." Lula venceu as eleições com o apoio do Collor e Sarney e ainda família ACM.

  20. Eliana Postado em 25/Feb/2015 às 16:01

    A Petrobrás está afundando e curioso o uso da expressão "mal feitos na Petrobrás". Aliás, essa expressão é um tanto quanto"caseira", não?!!!

  21. Pereira Postado em 25/Feb/2015 às 17:50

    "temos a pior e mais cara telefonia do MUNDO! e vc ainda defende as privatizações no brasil??? " Ma fé tem você. Antes se esperava uns 5 anos para se ter uma linha da mesma péssima qualidade com o mesmo preço caro. Hoje o serviço é igualmente péssimo e caro, porém a instalação ocorre na hora que quiser sem discriminação de classe. Se uma pessoa solicitar uma linha num bairro pobre num conjunto do MCMV será atendida na hora quase. O máximo que se pode discutir foi o preço que o sistema telebrás foi vendido. Aí sim acho que foi a preço de banana, aí sim da para culpar FHC. Já cansei de dizer aqui que quero que FHC e o PSDB se explodam, pois com certeza houve maracutaia nas privatizações porém se mostram necessárias.

  22. carlos Postado em 25/Feb/2015 às 20:15

    Independente de partido. Porque o o governo não investigou r puniu todos os que roubaram? Porque era conveniente. A Petrobras está muito bem defendida pela polícia federal!!!

  23. MARIA Postado em 25/Feb/2015 às 20:31

    JOGADA SUJA! DESMORALIZAM UM BEM QUE TENHA UMA PARTICIPAÇÃO PUBLICA, PARA DESVALORIZA-LO! E VENDER A PREÇO DE BANANA PARA OS ESTRANGEIROS! É FATO , QUEM GANHA? (POLITICOS , CERTA TV, POVÃO NÃO!),AQUI NAS MINAS GERAIS ISSO É PRIVATIZAÇÃO!SEGUNDO OS POLITICOS CLARO! EU CHAMO DE ESPECULAÇÃO.

  24. Victor hugo Postado em 26/Feb/2015 às 09:26

    E a Petrobrás consegue mesmo extrair o petróleo? Se consegue, porque os brasileiros não se beneficiam da propalada auto-suficiência? Porque os aumentos são constantes: tanto do preço quanto do percentual de álcool na gasolina? Se alguns querem lucrar vendendo a Petrobrás outros querem lucrar mantendo ela pública.

  25. Coiote Postado em 26/Feb/2015 às 09:40

    Infelizmente estamos nas mãos dos poderosos, políticos e empresários. Lado A ou lado B, mesmo com ideologias diferentes, no final e apenas o mesmo de sempre, foder com o povo, alienar o povo e segurar o povo. Brasil uma pátria, nascida dentro da corrupção jamais será isenta das robalheiras. Culpar o LULA, mas esquecendo do FHC kkkkkk me faz rir. Falar mal da DILMA e defender o Aécio kkkkk ou vice e versa. A "poderosa", manipula a massa, que venha o campeonato Brasileiro, pois o carnaval acabou-se. BBB= Bando de big bosta brasil? E isso ai, a imprensa quer o povo burro, os político idem, que vença o melhor, e que se fodas nós que iremos pra guerra.

  26. Silva Postado em 26/Feb/2015 às 14:30

    Rodrigo, você cometeu um equivoco, 2002, era do seu ídolo FHC, como pode ter errado na data. A posse do Lula foi em 1 janeiro de 2003. Deve tomar mais cuidado! Senão o Príncipe da Privataria, pode até ser preso. Mas fique tranquilo, quando se trata da Tucanalha, tudo é engavetado, ficam todos soltos. Demoram tanto para julgar, que os crimes prescrevem. Um exemplo: o mensalão mineiro 1998, Eduardo Azeredo e cia. Todos soltos!

  27. Andresa Postado em 26/Feb/2015 às 18:16

    A matéria diz que o manifesto foi assinado por "intelectuais". Não vi nenhum intelectual nesta lista, no máximo simpatizantes do PT e socialistas de boutique.

  28. Vinicius Postado em 27/Feb/2015 às 17:44

    Ah claro! O PSDB é o partido mais ético e integro do Brasil, só o PSDB para acabar com a corrupção no país...(Ironia) *Outro Vinicius

  29. Jorge Bengala Postado em 02/Mar/2015 às 17:45

    Estes intelectuais são uma piada sem graça. Defendem o governo que deixou a Petrobrás ser saqueada e querem colocar a culpa em quem quer esclarecimentos. O Brasil não merece esta turmica.

  30. Vinicius Postado em 16/Jun/2015 às 11:14

    Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha. Piada demais essas defesas fanáticas do governo. ROUBO de BILHÕES quando é do pt agora chama malfeito. Acusam Abril e Globo de fazerem manipulação midiática mas vocês fazem a mesma coisa, mas quando é contrário, não pode. E não foi o assalto a Petrobras que está prejudicando as conquistas dos últimos anos não, é a CPI que INVESTIGA as ilegalidades feitas nesse tempo todo. Tinha que mudar o "ordem e progresso" da bandeira do Brasil por "2 pesos e 2 medidas", representa exatamente o que é a população brasileira nesse século XXI.

  31. Carlos N Mendes Postado em 01/Aug/2015 às 09:34

    Capacidade? Quando os Marinho confessarem o quê exatamente as Organizações Globo ganharão com a privatização do petróleo público, terão alguma moral para contestarem quem efetivamente gera riqueza para esse país. Eis a capacidade: http://economia.ig.com.br/empresas/2015-07-31/petrobras-coloca-em-operacao-plataforma-no-pre-sal-da-bacia-de-santos.html.

  32. Esmael Leite da Silva Postado em 21/Oct/2015 às 18:25

    O Pré Sal é a garantia dos 10% do PIB na Educação.

  33. antonio Postado em 23/Oct/2015 às 08:24

    Privatizar tudo e o caminho. Tirar tudo dA mao dessa quadrilha chamada PT