Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mídia desonesta 25/Feb/2015 às 19:22
44
Comentários

Fotos que não estamparam as capas dos grandes jornais

Interesse da mídia em promover violência e intolerância está cada vez mais evidente. As imagens a seguir não foram publicadas em nenhum dos três principais jornais do Brasil

As imagens registradas pelas lentes do fotógrafo Fernando Frazão, da EBC, não estamparam as capas dos principais jornais do País.

Elas mostram, com clareza, um representante da Central Única dos Trabalhadores, a CUT, sendo pisoteado, no Rio de Janeiro, na tarde de ontem, antes do ato em defesa do pré-sal e da manutenção do modelo de partilha do pré-sal [saiba mais aqui].

As imagens escolhidas pelos três principais jornais do País, Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo e O Globo mostram agressões cometidas por pessoas que vestem camisas vermelhas.

No mínimo, uma cobertura isenta, mostraria agressões dos dois lados, até porque as imagens publicadas nos jornais poderiam ser uma reação a provocações e agressões anteriores, como a captada por Fernando Frazão.

No entanto, já faz tempo que as famílias midiáticas brasileiras deixaram de buscar o equilíbrio e a isenção. No fundo, no fundo, o que eles querem é promover mais violência e mais intolerância num processo continuado de criminalização do PT e de negação da política. É como se houvesse uma espécie de ‘reinaldização‘ dos veículos de comunicação, que, a cada dia, se deixam pautar pelo radicalismo.

VEJA TAMBÉM: O espírito bélico dos coronéis da mídia brasileira

Brasil 247

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Vicente Postado em 25/Feb/2015 às 20:57

    Basta ter dois neurônios: A manifestação era a favor da Petrobras e do governo. Óbvio que os manifestantes não saíram batendo nas pessoas que passavam na rua. Óbvio que um grupo de pessoas contrárias aos manifestantes foi lá provocar e puxar pra briga. Pra depois fotografarem a reação ao ataque e fazerem o que fizeram: estampar nos jornais. O pior é que a grande maioria dos que estão contra o governo vão se prejudicar se o PSDB voltar a governar o país. Mas são tão alienados que não percebem isso. Querem mandar o dinheirão do pré-sal pra enriquecer mais as multinacionais norte americanas. Continuem. Depois que o dinheiro se for, não adianta reclamar e dizer que não sabia. Ora, se informar pela globo, com todo o histórico que a empresa tem de ações contra a democracia e contra os interesses do Brasil, por favor. Já não dá mais pra alegar ignorância. Até na Wikipédia tem tudo sobre a globo, basta um pouco de boa vontade. Basta pensar. Se os EUA chegaram a inventar as armas químicas pra poder invadir o Iraque, acabar com o governo de lá, assumir o comando do petróleo do país e mandar uma banana pro povo de lá, não seriam capazes de uma campanha contra a Petrobrás? Muita coincidência os vazamentos do Snowden revelarem que os EUA espionavam a Petrobrás e agora tudo isso. Meia dúzia de ladrões roubando bastante dinheiro, mas, em percentual, pequeno para a empresa. Aí é fazem convencer um ou dois ladrões a dizerem alguma coisa em troca de benefícios. Tudo bem, você leu até aqui e não acreditou em nada disso que eu disse. Acha que o PT quer acabar com o Brasil e o PSDB, com ajuda da imprensa, está tentando salvar. Então me diga: Por que o salário mínimo nunca foi tão alto e o desemprego tão baixo quanto agora? Por que o Brasil nunca esteve com a economia tão boa quanto agora? Não estou dizendo pra olhar pra TV e responder. Estou dizendo pra olhar pros lados, pros amigos, pros parentes, pros colegas. Vai querer entregar tudo na mão dos estrangeiros e ferrar com o futuro do Brasil? Responda com argumentos, não com "fontes não reveladas disseram que o advogado de Youssef teria dito, que o seu cliente poderia ter feito tal coisa, mas não confirma".

    • Eduardo Postado em 26/Feb/2015 às 14:15

      Concordo contigo , Vicente. Como disse o Malcom X " Se você não tomar cuidado, os jornais farão você odiar o oprimido e amar o opressor"

      • poliana Postado em 26/Feb/2015 às 19:38

        ninguém ia privatizar a petrobras?? vc está de brincadeira não é tosco? fhc até mudou o nome da estatal (petrobraX)pra tentar privatizá-la. e o q é q a grande mídia está tendando fazer com toda exploração (seletiva) do caso "petrolão"? n seja hipócrita, por favor!

    • Ricardo Tedeschi Postado em 26/Feb/2015 às 14:55

      Ramphastos Toco se multiplique por favor....precisamos de mais pensantes como vc....ESSA BRIGA PARTIDÁRIA NÃO NOS LEVA A NENHUM LUGAR!

    • Vicente Postado em 26/Feb/2015 às 15:15

      Simples: A Petrobrax do FHC. Já pensou? Mandando bilhões de dólares de lucro pra fora do Brasil todo ano? O PROUNI sendo lentamente destruúdo. Acabando o FIES, o ENEM, as escolas técnicas voltando a ser incumbência dos estados. A Abril (dona da Veja) voltando a ser monopolista dos livros didáticos (e falando muito bem do governo). O PRONAF beneficiando somente fazendas maiores que o Estado do Ceará. Privatização (como a da SABESP) para a supercompetennte iniciativa privada... diminuição do incentivo a exportações para países que não sejam EUA e Europa Ocidental, diminuição de programas sociais, fim do mais médicos, fim do minha casa minha vida.... e por aí vai.

    • Gean Sandes Postado em 26/Feb/2015 às 15:38

      Parabéns por sair dessa discussão maniqueísta. A desonestidade está na raiz da nação, no seio do povo.

    • Thiago Postado em 26/Feb/2015 às 19:07

      Vicente, sem palavras, só palmas!

    • luciano Postado em 23/Mar/2015 às 03:10

      Atenção todos : leiam o comentário do Vicente , por favor grato

  2. Thais Postado em 25/Feb/2015 às 23:57

    Olá... Infelizmente o cara de cima não é o mesmo das fotos do senhor aí sendo espancado (por vários), abaixo (aliás, até vi realmente a imagem dele sendo tbm espancado, mas não são essas)..... Além disto, 1 contra 1 na foto de cima. Poderiam também fazer um bom jornalismo, já que imparcialidade tbm não é possível. Ninguém pode acusar o outro do que também faz quando tem oportunidade. Falo isto, pois curto a página para acompanhar as notícias aqui veiculadas e muitas são interessantes.

    • Odair Postado em 26/Feb/2015 às 10:01

      "curto a página", sei. Tá é fazendo patrulha e querendo pagar de santa.

      • Vladmir Postado em 26/Feb/2015 às 10:36

        Ô, transeunte, "curtir uma página" é o termo usado quando uma pessoa quer acompanhar suas postagens por meio do Facebook.

    • Rafael Postado em 26/Feb/2015 às 12:39

      Mas a questão não é sobre uma "luta justa". É sobre a imparcialidade da mídia que tenta passar tal imagem. Mesmo porque, justificar a agressão por parte dos manifestantes porque "eles apanharam primeiro" é um reducionismo tipicamente parcialista. Mas pelo menos eles mostraram o que ninguém iria ver (pelo menos se dependesse dessas mídias.

  3. poliana Postado em 26/Feb/2015 às 01:07

    satisfeito (outro) rodrigo?

    • Rodrigo Postado em 26/Feb/2015 às 10:36

      (Outro Rodrigo) Satisfeito com a publicação a contemplar a conduta de todos e, de outro lado, muito insatisfeito com a pancadaria dos "dois lados", Poliana. Sempre atento aqui para a necessidade de nos atermos a argumentos, mas não à ignorância, brutalidade, e agressão, que vemos nessas imagens. Será que é mais disso que nos espera, daqui para a frente?

  4. Félix Postado em 26/Feb/2015 às 08:09

    Gigante ? Uns 54 milhões mais ou menos?

  5. Vicente Postado em 26/Feb/2015 às 08:11

    "Planalto dá como certo que protesto do dia 15" Hahaha. Quem disse? Você estava lá dentro do Planalto para saber? Toda hora isso agora: Dilma pensou isso. Dilma pensou aquilo. Dilma se sentiu deprimida. Tem muito paranormal na política. Engraçado que sobre o aeroporto de Cláudio, por exemplo, aparece pouco paranormal.

  6. Gustavo Postado em 26/Feb/2015 às 08:30

    A ordem dada ao PT é evitar o confronto?? kkkk Aceitar o golpe??? ESQUECE A ordem é partir para o confronto. Vamos lhes ensinar a fazer contas: 54.501.118 - 51.041.155 =

  7. Carlos Postado em 26/Feb/2015 às 08:32

    Um pouco de juízo não faz mal aos coxinhas. Coxinha sem recheio e com ketchup!

    • Rodrigo Postado em 26/Feb/2015 às 10:38

      (Outro Rodrigo) Faz bem a coxinhas, a pastéis de vento e faz melhor ainda a quem não resume a política, a sociedade, a uma bandeja de salgadinhos de festa infantil. Juízo faz sempre bem, pois, também a quem se entende como cidadão e assim também enxerga o outro.

    • Rui L Postado em 26/Feb/2015 às 15:39

      Rodrigo, fico feliz em ver pessoas sensatas; são raras hoje em dia. Esse discurso de ódio não está ajudando o país, que está em um cenário tão delicado.

  8. Victor Hugo Postado em 26/Feb/2015 às 08:59

    Acho engraçado o PP cobrar imparcialidade da mídia. Só rindo mesmo.

    • Tiago Postado em 26/Feb/2015 às 10:09

      O PP existe devido essa imparcialidade, funciona como resposta ou alternativa a grande mídia nacional. O posicionamento do PP é extremamente importante e não poderia ser diferente.

      • Rodrigo Postado em 26/Feb/2015 às 10:44

        (Outro Rodrigo) Poderia, Tiago. Pois a resposta à parcialidade haveria de ser a imparcialidade - sei que é quase uma utopia a plena imparcialidade, ante nossa condição humana, mas podemos buscar dela nos aproximar. Assim, a princípio poderíamos usar a 3ª Lei de Newton ("Para toda interação, na forma de força, que um corpo A aplica sobre um corpo B, dele A irá receber uma força de mesma direção, intensidade e sentido oposto"), mas nosso intelecto pode nos levar a agir mais do que de forma automática. Caso contrário, o risco é apenas continuaremos a ter "choques", colisões, ou seja, forças de mesma intensidade e de sentido contrário que, em choque, apenas se anularão. Exemplificando mais ainda: quando está escuro, você traz ainda mais escuridão ao ambiente ou acende a luz, combatendo a escuridão com claridade?

        • Leila Postado em 26/Feb/2015 às 11:27

          Muito bom seu texto Rodrigo, vivo repetindo isso, mas vc expôs da melhor forma possível. Leila

        • Thiago Teixeira Postado em 27/Feb/2015 às 09:42

          Então o senhor acha que se o Pragmatismo, Tijolaço, Conversa Afiada, O Cafezinho começassem a lançar publicações imparciais estaremos sendo superiores e a mídia golpista iria mudar? Isso nunca vai acontecer. E a Lei de Newton não se aplica ao egocentrismo humano capitalista e golpista (quando não estão no poder), e sim a Física.

    • Barbara Postado em 26/Feb/2015 às 10:18

      O problema é que as grandes mídias se dizem imparciais... se ao menos declarassem possuir, assim como o PP, um viés político definido, ficaria muito esclarecido para os brasileiros. Pelo fato da grande maioria basear suas opiniões em tais jornais, essa dita "imparcialidade" é muito perigosa.

  9. nicolauferreira Postado em 26/Feb/2015 às 10:04

    Sou brasileiro,trabalhador e preciso dizer que estou junto com os que defendem o brasil para brasileiros.temos as maiores riquezas do mundo;petróleo e a água.

  10. Agnaldo de souza Postado em 26/Feb/2015 às 10:41

    O que tem a ver o Cara que esta apanhando com a Petrobras,aqui onde moro Morre gente todos os dias no Tiroteio,sera se o PT ou o PSDB tem Culpa disso?o que esta danificando o Brasil são pessoas dispreparada para assumir um Governo que não sabe Administrar, só isso!

    • Rui L Postado em 26/Feb/2015 às 15:41

      Despreparadas, para não dizer ambiciosas; todo mundo sabe qual é a principal motivação dos político$, hoje. Redução dos salários JÁ!

  11. Daniela Cabral Postado em 26/Feb/2015 às 10:42

    Muito triste o POVO se agredindo em nome de "nossos" governos, todos corruptos. O Brasil consegue ter governos corruptos desde as primeiras diretas já. Não vou dizer que foi de tudo uma grande porcaria, todos os governos fizeram "alguma coisa" em suas respectivas gestões, mas nunca, nem de longe, fizeram algo próximo do mínimo necessário. Deixemos de nos matar por eles. Eles "jamais" fariam o mesmo por vocês.

    • Rui L Postado em 26/Feb/2015 às 15:23

      Também concordo! Esse ódio cego só está levando à polarização do país, e logo logo vai levar à guerra civil!

  12. Valdecir Postado em 26/Feb/2015 às 11:08

    Estou de acordo golpe militar ou branco nunca mais, esses agentes do demônio querem tirar nosso livre árbitro o direito sagrado de ir e vir, e direito de pensamento que inclusive esta na biblia sagrada lutarei até o fim contra essas forças do mal unidos venceremos. Não admitiremos qualquer procedimento contra a constituição brasileira viva a democracia fora a covardia, fora a corrupção quem deve que pague em conformidade com a justiça

  13. Rafael Postado em 26/Feb/2015 às 11:37

    Não sei como as pessoas não sentem vergonha de sair a rua para defender qualquer um dos lados... Onde ambos só fazem merda! Mas a culpa, ao meu ponto de vista, está no fato de as pessoas se basiarem atrás do fato de que uma ideologia partidária vai resolver nossos problemas... Para mim quanto mais força um partido ganha mais merda aparece! Acho que na hra de votar se procuracemos candidatos e não legendas de partidos o Brasil teria uma chance

  14. leonardo Postado em 26/Feb/2015 às 12:49

    O murro que ele levou do cara na frentre dele, a quantidade de camisas vermelhas a sua volta e a camisa dele mesmo já estorada evidenciam que houve um claro e covarde ataque físico de meia dúzia de manifestantes contra uma centena de militantes! Quer defender a esquerda canalha defenda, mas quem está incitando a violência são vcs chapas brancas!

  15. Luiz Postado em 26/Feb/2015 às 12:58

    troll detected

  16. Eliana Postado em 26/Feb/2015 às 13:27

    Pois é, havia "alguém" orquestrando e manipulando esses confrontos, não?

  17. Rogério Postado em 26/Feb/2015 às 13:32

    Se juntar PSDB , PMDB e PT se faz uma bomba atômica ! Resumindo nenhum presta se juntar lula,dilma , Aécio, FHC. Serra não se faz nem meio presidente! Resumindo todos sao corruptos! Infelizmente estamo a deriva sem chanse de sermos salvos.

  18. Joãozeira Postado em 26/Feb/2015 às 13:45

    É muito simples, se os defensores do PT quiserem partir para a porrada com a parte que quer ver eles longe daqui, é melhor eles já fazerem as malas. Tirando a galera esquerda-caviar e os amantes de marx e outros lixos da terra, quem falta, os beneficiarios do bolsa família? A galera que mora a 184645986409684km no interior do acre? Acordem, vocês ganharam a eleição mas são minoria. Sem contar o exercito, pm e etc, do lado de quem vocês acham que eles estariam? ESQUERDA NÃO VAI TER VEZ, E O COMUNISMO VAI SER MANDADO PARA O INFERNO MAIS UMA VEZ.

  19. Flávio Santos Postado em 26/Feb/2015 às 14:02

    Art. 5° item XVI constituição Isso é crime uma reunião legalmente marcada para um local e outro grupo ir até lá para frustrar ameaçar, provocar e ofender as pessoas.,

  20. Ronaldo Postado em 26/Feb/2015 às 14:30

    O confronto com a direita (entenda, eua,pig,empresários sonegadores e corruptores) será inevitável. Preparem-se.

  21. Thiago Teixeira Postado em 26/Feb/2015 às 14:42

    Animal!!!!!!!!!!!!! Vou fazer uma camisa dessas do PT e dia 15 estarei nas ruas bicudando coxinhas.

  22. ademar Postado em 07/Mar/2015 às 10:13

    Os meios de comunicação não precisam ser imparciais, isto não é de todo mal, o problema é a desonestidade em informar, desinformar e criar factoides, manipular, e o pragmatismo não se isenta disto, igualzinho todos os outros veículos de comunicação que tanto critica, e acredita ser diferente, assim como todos os simpatizantes aqui, que acreditam ser superiores, não são manipulados, são politizados, intelectualizados, não fazem parte da massa de manobra e tem discernimento próprio, sem influencias, sabem separar o joio do trigo (defendem o PT, claro que absurdo dizer que o Partido é corrupto).. e o resto, bom o resto pra eles é a escória.... humildade aflora...

  23. Alessandro Postado em 16/Mar/2015 às 08:59

    O pior é que o PSDB vai privatizar a Petrobrás, mandar o dinheiro embora e ainda vai culpar o governo anterior, dizendo que só privatizaram porque ela estava quebrada por conta da corrupção passada. O que não faltará, assim como não falta, serão as falácias.

  24. luciano Postado em 23/Mar/2015 às 03:09

    Atenção todos : leiam o comentário do Vicente , por favor grato