Redação Pragmatismo
Compartilhar
Esquerda 11/Feb/2015 às 14:37
40
Comentários

"Fazemos oposição de esquerda e não defendemos impeachment", diz Wyllys

Jean Wyllys pondera: “Não podemos ser confundidos com reacionários que pedem impeachment de Dilma”. Bancada do PSOL convocou entrevista coletiva para apresentar alternativas para o que consideram uma crise político-econômica vivenciada pelo país na atualidade

psol esquerda impeachment jean wyllys
“Fazemos oposição ao governo Dilma, mas não somos golpistas”. Recado do PSOL foi dado nesta terça-feira (10) em entrevista coletiva (Imagem: Reprodução/Facebook)

Maíra Streit, Revista Fórum

Nesta terça-feira (10), o deputado Jean Wyllys (PSOL/RJ) se reuniu com a bancada do PSOL na Câmara dos Deputados e a Executiva Nacional do partido para apresentar alternativas para o que consideram uma crise político-econômica vivenciada pelo país na atualidade. Na ocasião, Wyllys criticou as medidas que vêm sendo adotadas pelo governo federal, principalmente no que diz respeito aos direitos trabalhistas e previdenciários.

Porém, em entrevista coletiva realizada no local, o deputado fez questão de explicar que a oposição a Dilma Rousseff nada tem a ver com o golpismo aplicado por outros grupos políticos. “É fundamental que a nossa atuação não seja confundida com as forças políticas reacionárias que estão pedindo o impeachment da presidenta”, ponderou.

O deputado disse que é preciso fazer uma diferenciação entre os parlamentares, independentemente do partido a que pertencem. “Há de se distinguir nossa atuação aqui porque o jogo é bastante complexo: o presidente desta Casa é, em tese, parte da base governista, e esta pessoa se opõe claramente às políticas de direitos humanos. Nós temos, aqui, apoio de petistas nas políticas de direitos humanos. Então, a gente não vai colocar todos os parlamentares petistas no mesmo pacote, não vai tratar todos os parlamentares petistas como corruptos. A gente não vai aderir a este discurso mentiroso”, afirmou.

Hoje, o presidente nacional do PSOL, Luiz Araújo, e a candidata à Presidência da República nas eleições de 2014, Luciana Genro, apresentaram a Carta de Brasília, aprovada nesta manhã em reunião do partido. Reforçaram as propostas do PSOL o líder na Câmara, deputado Chico Alencar (RJ), e o senador Randolfe Rodrigues (AP). Além de Jean Wyllys (RJ), também estiveram na coletiva os deputados Ivan Valente (SP), Edmilson Rodrigues (PA) e Cabo Daciolo (RJ).

Entre as alternativas sugeridas no documento, está a revogação das MPs 664/2014 e 665/2014; redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário; barrar o aumento das tarifas de transporte público e implementação do passe livre nacional; aprovação de uma reforma política que amplie a participação e o controle social sobre as instituições públicas; além de punição para os envolvidos no esquema investigado pela Operação Lava Jato.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. jose carlos savassa Postado em 11/Feb/2015 às 15:47

    Amém, alguém de bom senso (partido e pessoas) dentre nossos "grandiosos" representantes políticos. ISTO PRECISA SER FORTEMENTE DEBATIDO E DIVULGADO NA MÍDIA, NÃO PODEMOS DEIXAR A CLASSE BRANCA COMANDAR TODAS AS AÇÕES EM BRASÍLIA E NA MÍDIA, POR FAVOR

    • Eduardo Postado em 11/Feb/2015 às 17:06

      classe branca... O Jean e a Genro sao o que, só pra saber?

      • jose carlos savassa Postado em 11/Feb/2015 às 17:25

        Representam o povo bem, mais bem melhor, do que alguns playboys de MG e alguns "doutores" da sabedoria de SP, tomando coco do Tietê e arrotando picanha.

      • Thiago Teixeira Postado em 11/Feb/2015 às 20:56

        Você entendeu muito bem o que o jose quis dizer com "classe branca". Quer que eu explique?: Bisnetos (as) da Casa Grande, Elite preconceituosa, Classe mérdia metidos a intelectuais, bancada do Roda Viva, demo-Tucanos ... quer mais?

      • eu daqui Postado em 12/Feb/2015 às 08:53

        Mas descendentes da casa grande, elite preconceituosa, classe mérdia metida a intelectual existe na classe preta também. Infelizmente sou péssima em desenho senão te ajudava mais.

  2. Adna Silva Postado em 11/Feb/2015 às 16:11

    Impeachment não é golpe,! Aceita que dói menos rsrs

    • DOMENICO Postado em 11/Feb/2015 às 16:37

      DEPOIS DE PERDER 4 ELEIÇOES CONSECTIVAS QUERER TOMAR O PODER ATRAVES DE IMPEDIMENTO DA PRESIDENTE ELEITA POR MAIORIA E GOLPE SIM. ACEITA TU QUE DOI MENOS.

      • Heverton Postado em 11/Feb/2015 às 18:09

        Concordo!

      • Hermes Vargas de Souza Postado em 11/Feb/2015 às 19:44

        Rapaz, vc já sabe o porque vc veio ao mundo?....ao inves de ficar defendendo a incompetência dos atuais governantes procure se informar melhor e estudar a historia desse país, esse governo que se instalou com mentiras no poder precisa sim sair, nossa preocupação é saber quem colocar em seu lugar pois vivemos uma crise institucional nunca vista antes, sinto vergonha de nossos governantes e não vou me calar, portanto nós brasileiros exigimos sim respeito dos homens e mulheres que estão la mas que não nos representam, não tenho partido nenhum, todos são uma escória que não merecem respeito pois parta isso deveriam ao menos nos respeitar tendo em vista ser do nosso suor o sustento desses vagabundos que estão no poder, tanto no executivo como legislativo, sem distinção de partido, pense nisso caro jovem.

      • Eduardo Postado em 12/Feb/2015 às 08:46

        Impeachment é um instrumento previsto em nossa constituição, portanto, não é golpe!

      • eu daqui Postado em 12/Feb/2015 às 08:54

        Vc é que não sabe o que é "impedimento" e quer atribuir sua dor aos outros. Estuda, cotista, que alivia.

    • calixto Postado em 11/Feb/2015 às 17:14

      Não se engane. O impeachment, nas circunstâncias em que vemos, é golpe sim. E se a sociedade brasileira for conivente com esse golpe que se anuncia pagará um altíssimo preço. Devemos lutar é pela consolidação de nossa ainda frágil democracia, não o contrário.

    • poliana Postado em 11/Feb/2015 às 18:29

      Kkkkkkkkkkkkk...coitada! Aceita vc q o pt ficará no poder até 2018 dona adna!!!! Se vc soubesse como q eh o processo por crime de responsabilidade n viria aki falar merda!!

      • BRUNO SILVA Postado em 12/Feb/2015 às 08:08

        BEM VDD POLIANA, sempre tem uns desinformados que gostam de chamar atenção com frases sem efeito e sem inteligencia. É normal idiotas "olharem as paginas e não lerem" para depois mostrar sua opinião de merda.

    • Vinicius Postado em 11/Feb/2015 às 23:43

      *Outro Vinicius Realmente Impeachment não é golpe,mas sugiro que você leia mais sobre o assunto.Quem tem que aceitar alguma coisa aqui é você, Dilma ganhou as eleições democraticamente.Se você ou uma minoria não gostou disso , problema é de vocês.

  3. silva Postado em 11/Feb/2015 às 16:38

    Na sua opinião moça! Eleição legitima, 54 milhões de voto. Quem precisa aceitar e descer do palanque são os reaças.

    • Flavio Machado Postado em 11/Feb/2015 às 18:46

      Nunca votei no PT, mas quando olho para o outro candidato a presidência que disputou o segundo turno passo a entender quem votou na Dilma.

      • poliana Postado em 12/Feb/2015 às 20:29

        exatamente flavio! vc foi no cerne da questão! diante dessa polarização q temos entre pt e psdb, e q já dura mais de 20 anos, eu votarei eternamente no pt, só pra n ver a disg%$#@ do psdb na presidência da república outra vez!! pelo amor de deus...nós brasileiros, n merecemos esse partido a frente de nossa nação!!!! PSDB, NUNCA MAIS!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Diogo Postado em 11/Feb/2015 às 17:46

    Suas noções de história são tão bos que até fico assustado. Leia um pouco como foi a política econômica do Collor e as razões de seu impeachment que você percebe que não foi exclusivamente a tal "esquerda caviar" que empreendeu sua deposição. Para de ler Constantino , por favor. Vai ler um Bresser-Pereira , Beluzzo , Carlos Prado que , apesar de não ser tão fácil igual você está acostumado , vai fazer bem melhor à você

    • Thiago Teixeira Postado em 11/Feb/2015 às 20:53

      Diogo, é perda de tempo discutir com coxinhas de plantão. Querem veicular Dilma a Collor ... tudo a ver ...

  5. Daniela Postado em 11/Feb/2015 às 17:51

    Acredito que lixo maior é teu preconceito... Enquanto tu chamas grandes políticos de inúteis,teu discursinho ultrapassado de "roupa pra lavar" e "mato pra capinar",mostra bem a inutilidade da pessoa que tu deves ser!!!!

  6. Flavio Machado Postado em 11/Feb/2015 às 18:45

    Diga o que vc faz pelo seu país em toda sua utilidade...

  7. marcos Postado em 11/Feb/2015 às 19:43

    Se a esquerda nao se unir agora pra defender Dilma, entao essa esquerda nao entendeu a gravidade do momento ou é irresponsavel e nao terá servido pra nada , pois terá falhado no momento em que uma ruptura talvez nao mais se conserte nem em 50 anos.

  8. Francisco Postado em 11/Feb/2015 às 20:50

    Se vc se recusa a ler Beluzzo ou Carlos Prado, ao menos PARE de ler Folha de S Paulo, O Globo e assistir a Rachel Sheherazade. Ja vai fazer um bem danado

  9. Maria Luiza Mendes Postado em 11/Feb/2015 às 21:03

    Se a Dilma não parar de fazer cagada vai ser deposta !

    • eu daqui Postado em 12/Feb/2015 às 08:55

      Deveriam depor TODOS que estão cagando.

  10. Priscila Postado em 12/Feb/2015 às 08:44

    Gostei, esses sabem fazer política de verdade! Estamos precisando de parlamentares mais comprometidos e éticos! Porque oposição fazendo bagunça tem de sobra, só gritam e nada fazem!

    • Thiago Teixeira Postado em 12/Feb/2015 às 12:00

      Meu grande sonho seria uma coligação PT, PSOL, PSTU, PCdoB, PCB e PCO em 2018. O PT seria hoje o PMDB, coisa que a esquerda radical deverá coligar para conseguir votos e chegar no poder. 2022? Pé na bunda do PT e só partidos de verdadeira esquerda no poder! 2026 só o PCO com uma ditadura de estrema esquerda ultra radical e militarizada. Dai eu acordo ..... kkkkkk .... ligo a TV e vejo o Silas Malafaia no Roda Viva justificando seus feitos de 2018 a 2026!!!!!!!!!!!!!! KKKKKK

      • Priscila Postado em 12/Feb/2015 às 12:20

        rsrsrsrs... Seria um sonho! Como dizia Raul: "Sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade"! Quem sabe né????

      • Vinicius Postado em 13/Feb/2015 às 01:06

        Também seria um sonho para mim , mas ainda acredito que a situação atual um dia mude, a Luciana Genro no inicio das eleições tinha poucos votos, no final ela passou o Everaldo. Já é um avanço ter candidatos como Luciana,Jean, Marcelo Freixo, Chico Alencar e etc. Acho que o partido que mais acaba com o Brasil nem é o PSDB é esse PMDB, meu sonho também é ver esse partido extinto. Thiago com o seu comentário os reaças devem ter pesadelos a noite...kkkkk *Outro Vinicius

    • poliana Postado em 12/Feb/2015 às 20:26

      pô priscila, nem fale. meu sonho é ver o marcelo freixo na presidência da república! gosto muito do psol, e ainda acredito em sua ideologia e em seus representantes. espero q num futuro n tão distante, seja ele o sucessor do pt na presidência da república. enqto. existir essa polarização estúpida em nosso cenário político nacional, sou obrigada a escolher um lado...mas ainda tenho fé q essa m* de polarização chegará ao fim, e o psol conseguirá eleger um presidente da república. de preferência o freixo. mas no q depender de mim, PSDB, NUNCA MAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • Vinicius Postado em 13/Feb/2015 às 01:18

        Para mim também é PSDB nunca mais!!!!! *Outro Vinicius

  11. Tatiane Postado em 12/Feb/2015 às 09:16

    Para esse Senhor só tenho uma coisa para dizer "ideologia eu quero uma para viver"

  12. Roberto Pedroso Postado em 12/Feb/2015 às 10:23

    Me desculpem mas gostaria de perguntar aos prelados que defendem o Impeachment da presidente que se acontecer o "digníssimo" Michel Temer assumiria a presidência caso Dilma fosse de uma forma ou de outra retirada do cargo, Isso seria o melhor para o Brasil?colocarmos um representante desse quilate para coordenar a nação o expoente máximo de um partido que representa o proselitismo politico, o fisiologismo e o clientelismo, isso seria de fato viável? me desculpem mas quem defende essa tese de Impeachment deveria estudar um pouco mais e ponderar sobre os fatos.

    • Priscila Postado em 12/Feb/2015 às 12:23

      Concordo. Claro, se ficar provado que a Dilma está envolvida em esquema de corrupção, deve haver o impeachment, mas esse golpe é uma palhaçada. A pior merda no PT foi se aliar ao PMDB e outros partidos decadentes... Supondo que isso aconteça, nossa obrigação seria ir nas ruas e tirar o vice-presidente também... Pedir nova votação!

      • Eduardo Postado em 12/Feb/2015 às 17:05

        Veja pelo lado bom. Se ocorre o impeachment e o Temer assume, finalmente o foco será no PMDB. Já que o PT é o coitadinho que vive apanhando da grande imprensa golpista manipuladora, porque não passar o bastão e o foco para o verdadeiro câncer que não larga o osso? Quem sabe dessa forma em 2018 não tenhamos menos PMDB no poder?

    • Vinicius Postado em 13/Feb/2015 às 01:29

      O motivo desse pessoal do Impeachment não é corrupção coisa nenhuma , esse grupo em sua maioria nem sabe como é o processo , tanto que acham que o Aecinico assumiria em caso de Impeachment.KKKKK. Se tivesse Impeachment seria o Temer, se ele não assumisse seria o EDUARDO CUNHA!!!!!!!!!!!!!!!!! Pior ainda...

  13. gabriele costa Postado em 12/Feb/2015 às 12:03

    Que pena, o povo brasileiro ainda vive na idade das trevas! Não adianta tirar Dilma , primeiro ela foi eleita e quem assume é o vice Temer. Se o vice não assumir será o presidente do senado e nunca o senhor Aécio que quebrou Minas Gerais. Entendam ele perdeu , poderá ser canditado em 2018. ACORDA povo o que deve ser mudado são os politicos, vereadores, deputados e senadores!!! Não adianta cair um presidente se os politicos são os mesmos! Aprendam a votar, deixem de seguir a Rede Globo e seus políticos corruptos, esse tal “impeachment” , não serve para beneficiar o povo e sim a classe politica que domina....Acordem inocentes!!!!!!! Não sigam tudo que as redes sócias divulgam, tudo vem com interesses obscuros escondidos!!! Leiam, pesquisem, não continuem na idade das trevas, isso é coisa da Idade Média.

    • Vinicius Postado em 13/Feb/2015 às 01:38

      Pois é as pessoas tem que levar a sério as eleições para deputados, vejo pessoas que votam em determinados deputados porque um parente, amigo sei lá quem pediu. Ta aí uma enxurrada de conservadores afundando o Brasil. Acham que o presidente vai mandar em tudo. Com esses deputados mesmo se a Luciana Genro fosse eleita, infelizmente não haveria criminalização da homofobia por exemplo.

  14. IVAN SOUSA Postado em 12/Feb/2015 às 12:20

    "DISCUTIR AQUI É BOM. MAS TEMOS QUE NOS ORIENTAR MELHOR. OU SEJA, OS GOLPISTAS JÁ PREPARAM O HORROR, E NÓS VAMOS DEIXAR ESTES CALHORDAS(PSDB, PMDB E DEM, ...) AFUNDAREM O PAÍS COMO ANTES? TEMOS QUE IR PRA RUA TAMBÉM. EMBATE JÁ.