Redação Pragmatismo
Compartilhar
São Paulo 02/Feb/2015 às 17:46
305
Comentários

Diretor da Sabesp faz revelação assustadora: "Saiam de São Paulo"

Paulo Massato, engenheiro e diretor da Sabesp há 10 anos, deu uma declaração espantosamente sincera em áudio que vazou para a imprensa. Ele é a única pessoa a contar a verdade sobre o caos que se avizinha em São Paulo

sabesp crise água paulo massato
Numa reunião da diretoria da Sabesp do ano passado, cujo áudio vazou, Paulo Massato deu sua declaração mais sincera sobre o caos que se avizinha em São Paulo

Kiko Nogueira, DCM

O diretor metropolitano da Sabesp, Paulo Massato Yoshimoto, é um espécie de grilo falante de uma empresa cheia de segredos. Foi ele quem admitiu, nesta semana, a adoção de um rodízio “muito drástico” na região metropolitana e a formulação dos dois dias com água para cinco dias sem.

Esta seria a solução “no limite”. No ritmo atual, o volume disponível para captação no Sistema Cantareira deve se esgotar em março e a terceira cota de 41 bilhões de litros do volume morto termina em maio.

Massato está há cerca de dez anos nesse cargo (entrou na Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano, Emplasa, em 1975). Foi assessor de um irmão de Alberto Goldman, ex-governador. Entre 1996 e 2003, segundo o site da estatal, gerenciou “programas de redução e controle de perdas, entre outras coisas”.

Em fevereiro, falou publicamente em racionamento para em seguida recuar, sob o argumento de que seria prejudicial aos mais pobres. Três meses depois, na CPI na Câmara Municipal, advertiu os presentes de que, se a crise piorasse, iria distribuir água com uma canequinha.

Massato é um quadro importante na companhia. Foi cotado para suceder a presidente Dilma Pena, que saiu em dezembro. Perdeu a corrida para Jerson Kelman.

Numa reunião da diretoria da Sabesp do ano passado, cujo áudio vazou, ele deu sua declaração mais sincera sobre o caos que se avizinha em São Paulo.

“Essa é uma agonia, uma preocupação”, começou. “Alguém brincou aqui, mas é uma brincadeira séria. Vamos dar férias. Saiam de São Paulo porque aqui não tem água, não vai ter água para banho, para limpeza da casa, quem puder compra garrafa, água mineral. Quem não puder, vai tomar banho na casa da mãe lá em Santos, Ubatuba, Águas de São Pedro, sei lá, aqui não vai ter”.

VEJA TAMBÉM: Eles decidiram fugir de São Paulo e hoje são muito mais felizes

Com seus atos falhos, Paulo Massato é, provavelmente, a única pessoa a contar a verdade nessa tragicomédia. A questão é que sua fidelidade ao governo é maior do que o dever de atender a necessidade da população. Mas algo sempre escapa.

Vídeo:

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Jonas Schlesinger Postado em 02/Feb/2015 às 17:55

    Não, fiquem aí. Morram aí. Bebam água do mar porque os paulistanos xenófobos e fascistas merecem morrer pela boca que nem peixe. Depois de tripudiar tanto do norte e do nordeste agora vão querer fazer um êxodo em massa. Kkkk bem feito, quem mandou serem tão filhos da mãe com os outros? Hã? Agora aguentam as consequências e morram de sede, seus vermes.

    • Jeni Boiani Postado em 02/Feb/2015 às 18:08

      Jonas, você é um escroto. Parabéns! É por causa de pessoas egoístas como você que o país não vai pra frente.Que mentalidade medíocre. Um problema não anula o outro, e você generalizar um estado inteiro é pura ignorância. Que dó!

      • Jonas Schlesinger Postado em 02/Feb/2015 às 19:14

        Escrota é vc que defende um estado tão medíocre quanto o teu comentário. Merece mesmo o Alckmin. Tucana, voto de cabresto.

      • Paulo Medeiros Postado em 02/Feb/2015 às 20:15

        Falar que paulista que é adepto do voto de cabresto? Que engraçado, conta outra piada.

      • Zemauro Postado em 02/Feb/2015 às 22:27

        Jeni eu me solidarizo com o povo de são paulo ( claro com a massa), pois essa elite fascista merece o que está passando pois são os verdadeiros culpado dessa calamidade, veja que ate nessa hora eles tripudiam em cima do povo, sugerindo ferias coletiva da Cidade de São Paulo, porem digo sem nenhuma mesquinheza, que essa burguesada, e essa classe média que pensa que é burguesa, para esses a natureza só empatando o jogo, pois nós nordestinos/nortistas conhecemos essa realidade a muitas décadas, e não se é propalada porque para a grande mídia nós somos incólumes, é isso aí burguesada irresponsável, que meu povo sofre a anos e anos seguidos, e Jeni você homem/mulher, você é um mal educado desrespeitoso, pois chamar uma pessoa de (escroto) só porque ele expõe sua opinião que é diferente da sua, é de uma pobreza de espirito e de caráter inigualável, e quer saber dane-se o politicamente correto, (vai tomar... banho em miami)seu doente...

      • Marcelo Postado em 02/Feb/2015 às 23:57

        Zemauro Não cai no conto de que um partido politico fez mais por sua região simplesmente por justiça ao povo do nordeste tão negligenciado como brasileiros por "todas" as gestões. Não faça parte desse jogo como massa de manobras, a ideia é dividir para conquistar, pense sobre isso. Aqui tem um monte de gente mesquinha, egoísta, etc.....Mas não é a maioria, não seja injusto.

      • Helder Postado em 03/Feb/2015 às 02:15

        Eu sou mineiro, recém chegado, participei de manifestações contra a xenofobia paulistana em diversos momentos, não votaria no Alckmin, aliás , não votaria no PSDB, sou trabalhador, amo o nordeste e os nordestinos. Vim morar aqui porque minha mulher mora aqui a trabalho, mereço sofrer também? Pense nas asneiras que fala...

      • Brasil Postado em 03/Feb/2015 às 09:14

        Zemauro, a opiniao do Jonas foi tao escrota quanto ele, um babaca que nao entende nem como sao paulo funciona. Aqui somos todos na grande maioria filhos do nordeste, entao essa babaquice separatista tem que parar dos dois lados. É por causa de gente como Jonas que solta tanta merda pela boca, que existe esse odio disseminado. Xenofobia tá vindo de cima e nao de baixo.

      • Eliane Alves Postado em 03/Feb/2015 às 09:49

        Esse Jonas não que a maior parte do Norte e Nordeste estão aqui em São Paulo. Fugiram de seus estados para sobreviver em São Paulo, porque onde estavam iriam passar fome. São Paulo é explorado por todos os estados brasileiros. Aqui matou a fome e sede de milhares de pessoas desse Brasil. Cara idiota, medíocre mesmo.

      • Alexandre PAULISTA Postado em 03/Feb/2015 às 14:20

        A Força da Alienação vem dessa fragilidade dos indivíduos que apenas conseguem identificar oque os separa e não os que os une.

      • Dgoberto Postado em 03/Feb/2015 às 21:33

        O nordestino sofre até o hoje com o problema de agua, porque agua so tinha nas fazenda dos burguese (senador, Deputados e outros lider politicos), graça alguns programa e mudança de uns pouco politico apredemos usar agua um pouco melhor, não temos agua. Mas apesar do que esta aconteçendo em varias regiões do pais também no nordeste, chegou um bom momento para que possamos cobrar do politico politica melhor de a profeitamento da agua, com o melhor o sisteme de esgolto, replantar todos mata siliar de todos os rios que corta nos pais. Agora ficar falando de partico politico não vamos esqueçer si falta realmente agua no estado de são paulo, rio janeiro, minas gerais e espirito santos, os nosso irmãos nordestino e nortista que forão trabalhar e criar suas familias nesta região que pertence ao nosso pais e não a partico politico, também vamows ter uma grande problema para resolver. Precisamos urgente de reforma politica seria nesta nosso pais.

      • Samuel Postado em 04/Feb/2015 às 13:24

        São Paulo um estado medíocre? Tenta imaginar o Brasil sem os mais de 40% de arrecadação que damos a merda do governo federal. Sem São Paulo seu Bolsa Familia não seria depositado. E como se não bastasse isso Jonas, vc se esquece que a seca não está só em SP, está no Brasil inteiro, o que acontece é que em SP as coisas foram divulgadas antes das eleições, no resto do Brasil esconderam pq tinham medo...e agora sabemos que a produção de energia está prejudicada pela falta de chuva mas o governo federal nada faz para incentivar a economia...unica ação é aumentar a tarifa que ja é extremamente alta!

      • mansilvas Postado em 11/Feb/2016 às 00:27

        Abram e leiam http://www.revoltabrasil.com.br/midia/3418-video-denuncia-blogs-e-sites-financiados-com-dinheiro-publico-para-militar-pelo-pt.html

    • João Postado em 02/Feb/2015 às 18:11

      Parabéns pelo comentário xenófobo contra os xenófobos.

      • Fabiana Postado em 03/Feb/2015 às 07:29

        Você é quem? Deus pra falar quem merece e quem não merece alguma coisa? To vendo que temos vários seres que se acham superiores aqui

      • Michel Postado em 03/Feb/2015 às 20:15

        São Paulo (e outros estados) sofreram xenofobia no início do século XX dos coronéis nordestinos e gaúchos ligados a Vargas, devido a grande população de árabes, japoneses e italianos, e ao ressentimento com o desenvolvimento industrial do Brasil, que afastou o agronegócio do poder até meados dos anos 90. Metade desse estado não vota no PSDB.

    • Igor Frizato Postado em 02/Feb/2015 às 18:14

      E os Paulistas são os xenófobos né? Hahahaha. Conceito interessante de mundo o seu.

    • Lucas Fonseca Postado em 02/Feb/2015 às 18:17

      Cara, vc tem noção de que não são todos paulistanos que são xenofobos e fascistas né? É lamentável o preconceito que nordestinos sofrem, mas não são todos os paulistas opressores..

      • Marco Aurélio Postado em 03/Feb/2015 às 22:59

        Pela definição, xenofobia diz respeito a aversão a estrangeiros. Então quem é que afirma serem nordestinos e paulistas povos estrangeiros entre si? Ao que consta são todos brasileiros. Então que tal reparar estes equívocos e exibir um pouco mais de discernimento nos comentários?

    • Puju Postado em 02/Feb/2015 às 18:22

      Pobre és tu, que pune o assassino mantando-o.

    • Ibsen Galvão Postado em 02/Feb/2015 às 18:28

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Concordo em partes Jonas, infelizmente na cidade não tem apenas xenófobos e fascistas, mas bem que poderia tirar a pouca parte boa de São Paulo, jogar o resto dos xenófobos fascistas que tem pelo resto do Brasil lá e esquecer aquele fim de mundo caótico, poluído e agora sem água. rs

    • Maria Postado em 02/Feb/2015 às 18:29

      Anota aí Jonas Schlesinger xenófobo: A METADE DA POPULAÇÃO DA SÃO PAULO XENÓFOBA E FACISTA, é composta por Nordestinos que não morreram de fome e sede porque foram acolhidas por esta terra xenófoba e fascista, viu, fio? Põe um muro aí no seu Norte/Nordeste, e não passa pro lado de cá não. Esse seu ranço e mágoa podem contaminar o ar daqui.

      • MuitoMal Postado em 02/Feb/2015 às 19:14

        kkkkkkkk nem ia comentar, mas contaminar o ar de são paulo é o mesmo que chover no molhado kkkkk

      • Jonas Schlesinger Postado em 02/Feb/2015 às 19:18

        Não falem bobagens. Vcs que elegeram o Geraldo têm que aguentar calado. Se liga, em sp os moradores descendentes de nordestinos são tripudiados por essa laia. N seja hipócrita!

      • poliana Postado em 02/Feb/2015 às 20:45

        hahahahahahahah!! mas é muito hipócrita!!!!!!!!! dizer q são paulo acolheu os nordestinos q pra lá migraram é o cúmulo da aberração!!!tá bom maria, acho melhor eu nem levar a sério seu comentário viu sua hipócrita!!!!

      • Isadora Postado em 02/Feb/2015 às 21:49

        Maria, falam mal daqui, porém estão SP acolhe todos...a parte do nordeste então vem se fala...vai ver por isso que a água acabou né... Se são tão imponentes como estes Jonas e Ibsen , porque ainda muitas pessoas do seu estado ainda vem pra cá ???? Fiquem por aí , pois estamos saturados de acolher tanta gente mal agradecida como vcs...

      • Zemauro Postado em 02/Feb/2015 às 22:51

        O debate baixou de vez,Maria eu concordo contigo sua coitada, porem se não fosse meu povo sua analfabeta política, você moraria embaixo do minhocão, reflita pessoa, reintero, vocês são XENÓFABOS E FASCISTAS sim, e se não fosse vocês elite escravagista, que ergueu esse muro social ate então intransponível, o quadro seria outro, pois o nordeste é auto-suficiente, inclusive no quisito hídrico, velho chico no NE, e amazonas no NO, só careciamos de politicas publicas que nos incluisse como está fazendo os governos do povo,leia-se PT, que vocês liberais morrem de ódio, pois hoje o povo começa a ter vez e voz, e isso aterroriza vocês, depois da DILMA, vem aí o Grande estadista do século 20/21 LUIZ INACIO LUDA D SILVA, ate a vitoria sempe...

      • Arthur Postado em 03/Feb/2015 às 00:54

        Eu diria que Sampa foi feita pelos nordestinos e não o contrario, infelizmente eles saíram da seca sim do nordeste e da falta de trabalho no norte, e edificaram São Paulo, não tem qualquer imóvel em Sampa que não tenha tido o trabalho deles, e hoje, o lance seria mesmo esses "assentadores de tijolos" erguerem um muro pra "trancar" esses babacas eleitores do Alckmin e Aécio, metidos a burgueses, em Sampa, bebendo a água da Billings, tietê e pinheiros, que é o que merecem! .

      • Benoersuke Postado em 03/Feb/2015 às 01:33

        Acolhidas ??? Não morreram de fome e de sede ??? Precisa estudar um pouco de história, caríssima.Corrigindo: aceitos como mão de obra baratinha. Assim como hoje são os bolivianos "acolhidos por SP....sei....vc quis dizer isso né ?!!!

      • Nanny Postado em 03/Feb/2015 às 07:27

        Infelizmente a Maioria Maria e mal agradecida assim,so sabem falar mal de Sp e de Paulistas,deveriam voltar para suas terras de origem.

      • Mike Postado em 03/Feb/2015 às 08:12

        O ar de SP tem espaço pra contaminar algo ainda?

      • eu daqui Postado em 03/Feb/2015 às 09:40

        Sem esquecer que no nordeste tem xenófobo e facista também. E não só entre as camadas socioeconomicas mais altas.

      • antonio Postado em 03/Feb/2015 às 12:07

        Concordo! Em todo o lugar do Brasil ha xenofobos, ladroes,corruptos,fascistas,vagabundos,traficantes,etc., portanto acusar e ofender paulistas por falta d'agua, e no minimo idiotice preconceituosa, falta de nao ter nada na cabeca para dizer. E uma declaracao xiita e repugnante.

      • ariel gomez Postado em 03/Feb/2015 às 12:43

        ELIANE ALVES NOS AQUI DO NORTE NAO MIGRAMOS PARA SEU ESTADO PRECONCEITUOSO, QUANDO MIGRAMOS VAMOS PARA O NORDESTE EM BUSCA DE BELEZAS DIFERENTES AFINAL O MANAUS ABRIGA OS MAIORES RIOS DO PLANETA. SAO PAULO ESTA CONDENADA A DESERTIFICAO, AGORA QUE SABEMOS QUE A AMAZONIA INFLUENCIA NO CICLOS DAS CHUVAS NO SUDESTE VAMOS DESMATAR MAIS AINDA. SEUS .. SEUS PAULISTAS NOJENTOS.

      • Iara Postado em 03/Feb/2015 às 14:08

        Maria o Zemauro disse que o Norte e o Nordeste caresse é de politicas públicas..... nem os políticos nordestinos pensam nisso - talvez por isso tantos nortistas e nordestinhos vieram para São Paulo buscar melhores condições de vida.

      • Patricia Postado em 03/Feb/2015 às 23:59

        Gente que raiva toda é essa? Tem tantos Paulistas, Cariocas, Mineiros, entre outros, aqui no Pará. Tendo oportunidades que não tinham em suas cidades de origem. Ninguém construiu muros. E Maria, nao existe Norte/ Nordeste, são duas regiões bem distintas entre si, e é claro que você utilizou o termo equivocado, para nao dizer "tudo farinha do mesmo saco", mas aí seria Facista E xenofobica

    • Mari Martins Postado em 02/Feb/2015 às 18:48

      Jonas, sou paulista mas sou obrigada a concordar com vc. Há vinte anos os cretinos dessa cidade deram o seu foto para o verme do Geraldo, nessa ultima eleição o maldito que a 20 anos vem destruindo a cidade ganhou sem ter feito absolutamente nada pela cidade. Agora eu quero ver quando essa cidade chegar ao fim o que vai ter de gente correndo pro norte e nordeste do Brasil. Aqueles, lembra? que queriam dividir o Brasil por quê os nordestinos escolheram o presidente que não era do agrado deles. "Quem viver verá".

      • Ligia Postado em 02/Feb/2015 às 22:14

        Nao sou a favor de Geraldo, nunca votei nele. Mas CIDADE = prefeito. ESTADO = governador... não que não englobe a cidade, mas vc fala cidade cidade cidade... é o estado inteiro que está em crise, e não só a cidade de São Paulo, e sim, a culpa é dele, da falta de gerenciamento e planejamento... mas estamos todos no mesmo barco, infelizmente. É igual falar que não votou na Dilma então não tem culpa de o Brasil estar como está, as pessoas se omitem, mas na verdade também não fazem muita coisa pra melhorar.

      • spfc Postado em 03/Feb/2015 às 11:34

        Povo ignorante quem manda chuva e "Deus" ao invés d ficarem se retratando deveriam queimar no fogo do inferno malditos! Vão dobrar o joelho e pedir a Deus q derrame chuva!!! Seus ignorantes!!! É por isso q o caminho q mundo tá trilhandoé o inferno por causa d pessoas assim como vcs q querem ser melhores q as outras!!! Q só sabe. Criticar ao invés d se unir somos tds filhos d Deus!!! Aonde está o amor ao próximo q Jesus ensinou!!! Esse mundo não tem + geito povo rancoroso vão tds queimar no fogo do inferno povo q fica feliz com o sofrimento dos outro!!! Deus dará o pago a cada um d vcs!!!

    • celo Postado em 02/Feb/2015 às 18:53

      Jonas Schlesinger lendo oq vc escreveu, acredito que vc estava descrevendo o seu comentário...pessoas como vc sao o motivos dos paulistas serem taxados desta forma ,vc como alguns paulistas representa o a escoria do nosso PAIS

    • Araujo Postado em 02/Feb/2015 às 18:55

      Só para dizer que Jonas Schlesinger não me representa. Quanta babaquice. Sou do nordeste e claro que abomino aqueles do eixo sul-sudeste que gostam de diminuir o povo da minha terra, mas estes não representam a população total destas regiões. Tenha mais vergonha e não se some aos vermes medíocres deste país. Já são muitos. Infelizmente gente assim que nem você tem em todo canto e pra lascar você é da minha região. Que vergonha!

      • O três dedos Postado em 03/Feb/2015 às 13:25

        Afinal um alento em meio a tantas babaquices que ouvi de ambos os lados. Precisamos ainda de muita educação, tolerância (em todos os sentidos) e SINERGIA (algo que nunca vi no povo brasileiro) para sair dessa 'merda' dessa situação! Parabéns pelo comentário, Araujo.

      • Alexandre Postado em 03/Feb/2015 às 22:58

        Sou paulistano, tenho parentes nordestinos, sou casado com nordestina. Não é certo generalizar, São Paulo tem gente boa, mas também gente ruim, assim como em todos os estados e cidade. Uma pena, que o Brasil foi uma colônia de exploração.. Grande parte de seus habitantes ainda pensam como os colonizadores: tirar vantagem de tudo e de todos! Quando este pensamento mudar, o Brasil vai começar andar pra frente.

      • Alexandre Postado em 03/Feb/2015 às 23:02

        Sou paulistano, tenho parentes nordestinos, sou casado com nordestina. Não é certo generalizar, São Paulo tem gente boa, mas também gente ruim, assim como em todos os estados e cidade. Uma pena, que o Brasil foi uma colônia de exploração.. Grande parte de seus habitantes ainda pensam como os colonizadores: tirar vantagem de tudo e de todos! Quando este pensamento mudar, o Brasil vai começar andar pra frente.. Vamos parar com a disputa de quem é mais xenófobo e fascista e fazer diferente.

      • Paulo Postado em 04/Feb/2015 às 02:06

        É isso aí Araújo! quem ama São Paulo é bem vindo! Quem ama São Paulo sabe das coisas. Afinal Há muito tempo que o povo Paulista é do mundo e não só daqui. Se não é de fora daqui Seus pais ou avós são. Portanto Um ponto para você porque verme tem em todo o país certo? Abs.

      • Priscila Postado em 04/Feb/2015 às 10:14

        Melhor comentário até agora. E só pra acrescentar... Muitos paulistanos estão tendo suas gargantase rasgadas ao ter que engolir esse imprestável do Alckimin cheio de espinhos. No dia do resultado muitos se escandalizaram e não entenderam nada. Mas fazer oq.

      • Cristiano Marques Postado em 04/Feb/2015 às 13:40

        Boa tarde Araujo! Estive nos últimos 15 minutos lendo os comentários deste post e o mais sensato que encontrei foi o seu, estamos vivendo ema guerra silenciosa na política e na indústria paulistana, mas os que realmente sentiram as consequências serão nossos filhos e netos, sou filho de nordestinos, minha esposa é nordestina e tenho muitos clientes nas regiões Norte e Nordeste, nunca fui desrespeitado ou desrespeitei alguém porque tive educação em casa e não do estado, crio meus filhos com a consciência de que somos todos iguais, sangramos, temos carne e osso, apenas acredito que quanto mais alimentarmos estes parâmetros de Xenofobia e descriminação estaremos criando paradigmas e barreiras para os nossos futuros líderes(nossos filhos)dificultarem a sua caminhada. Apenas reflitam se vale a pena nos digladiarmos por algo que eu não compartilho, se realmente existe todo este preconceito porque não começamos a fazer a diferença. Abraço a todos.

      • Julia Postado em 04/Feb/2015 às 15:42

        Pois eu sou nordestina e concordo com o Jonas. Toda as vezes que começo a sentir pena da paulistada eu retomo o bom senso e mudo de ideia, você deveria fazer o mesmo.

    • Denis Postado em 02/Feb/2015 às 18:56

      Belo argumento, agora mede a população nata paulistana, e a população migratória. Se SP fosse só de quem eh nato, provavelmente teria menos bocas pra abastecer! Pobre de espírito vc!

      • Tâmara Postado em 03/Feb/2015 às 08:57

        Quem é nato de São Paulo? Que eu saiba a população paulistana é formada por imigrantes: espanhóis, italianos, judeus, árabes e brasileiros mestiços, vindos do principalmente do norte e nordeste.

    • Rosana Postado em 02/Feb/2015 às 18:59

      Pelo seu comentario nota-se que nao é nem um pouco diferente de quem voce diz que é xenófobos e fascistas...

    • webert Postado em 02/Feb/2015 às 19:23

      Já pensou se tivessem dividido o Brasil em dois como queriam.....kkkk

    • Lucas Postado em 02/Feb/2015 às 19:23

      Graças a pessoas como você (Burros) que por gerações se contentaram com esmolas (leia-se auxílios do governo) e continuaram por eleger representantes como lula e dilma que o País todo encontra-se como está. Obrigado norte e nordeste, por além de terem sido "carregados" pelo sul e sudeste por décadas, agora terminaram por estragar o resto do país com suas migrações e eleições políticas. O Brasil é são Paulo vocês nunca contribuíram pra esse país, pelo contrário, só sugaram nossos impostos em investimentos que nunca resultaram em nada, povo enraizado no pensamento de esquerda e que acham que o governo tem que dar tudo a vocês...

    • Ingrid Araújo Postado em 02/Feb/2015 às 19:30

      Que comentário infame e mesquinho Sr. Jonas Schlesinger ,do mesmo modo que uma parte da população zombou da seca há mais de uma década atrás vc vem agora zombar da atual dos paulistanos?! Você mesmo viu que o mundo dá voltas,antes era o nordeste agora somos nós...cuidado com o que fala!

    • Alan Postado em 02/Feb/2015 às 19:50

      Lamento esse tipo de mentalidade! Sou paulista, neto, filho, sobrinho e primo de nordestinos, com muito orgulho! Esse seu "ódio" por paulista é digno de quem é mal resolvido. Disseminar o ódio é mais fácil, ele sai de nossos corações sem muito esforço. Agora contribuir com a construção de um país melhor é duro... Pra mim, todos somos brasileiros! Saiba que aqui, onde nós "vermes" vivemos, há famílias honestas e que não tem culpa que pessoas como vc às odeie.

    • Pedro Postado em 02/Feb/2015 às 19:55

      Os mais pobres, que vao realmente sofrer com isso sao em boa parte nordestinos.

      • nordestina sim senhor!! Postado em 03/Feb/2015 às 02:28

        Nosdestinos voltem urgente...aqui tá melhor.

    • João Cesar Postado em 02/Feb/2015 às 19:56

      A solução é bem simples: os que votaram no Alckmin, ficam sem água. Os que não votaram no Alckmin terão água normalmente. Simples assim!

      • Nazareno Alves de Monção Postado em 04/Feb/2015 às 13:29

        Amigos, muito cuidado com o que falam. Nós todos somos culpados; não estou falando de política, estou falando de desobediência a Deus.Carnaval, cachaça, prostituição,idolatria e etc. Tudo isso que está acontecendo, nada mais é do que a ira Deus, sobre nós, não estamos respeitando a palavra de Deus ( a bíblia) pois, ela é nossa unica fonte de vida. Leiam a bíblia, vocês entenderão que tudo isso é só o começo, Todos terão no futuro que fugir das grandes cidade, das calamidades. JESUS TE AMA! LEIA À BÍBLIA

    • carol Postado em 02/Feb/2015 às 19:59

      Muito feio da sua parte considerar todos os paulistanos assim! Eu não sou assim, minha família e amigos também não. Não fizemos nada para merecer seu ódio. Vc se deixa influenciar por uns poucos idiotas e deseja mal a todos. Me fala: as crianças que acabaram de nascer em sp tem culpa? As pessoas que vieram de outros estados pra morar aqui tem culpa? Pense bem antes de ser tão rancoroso.

    • carol Postado em 02/Feb/2015 às 20:01

      E só pra constar a crise hídrica acontece no sul e no sudeste não só em sp. Essa crise foi prevista na década de 1940 se a população continuasse a crescer no mesmo ritmo. Então, mtos partidos passaram por sp desde entao

    • Sebastião Postado em 02/Feb/2015 às 20:20

      Primeiramente , tem mais nordestino aqui que qualquer outro lugar no nordeste , segundo , se não tem são paulo neste país não teria esse país , nos paulistas que mantemos esse país e acolhemos todos aqui com o maior carinho .

    • Carlos Postado em 02/Feb/2015 às 20:21

      Melhor ficar esperto, Jonas: se SP parar, a maioria dos estados de Minas pra cima morre de fome.

      • Lucas Postado em 02/Feb/2015 às 21:44

        Não há nenhuma idiotice no comentário do Carlos. Pesquise um pouco e vai ver que só o Estado de São Paulo, no ano de 2014, arrecadou 285 bilhões, enquanto as regiões norte e nordeste somadas, não chegaram aos 50. Em contra partida, o retorno de investimento do governo no Brasil INTEIRO, foi por volta dos 210 bilhões de reais. Faça as contas.

      • poliana Postado em 02/Feb/2015 às 22:59

        típico fabio...a arrogância e o egocentrismo são inerentes ao povo de sp!! incrível!!!! eles acham q são o centro do universo, e cabe a eles ditar os rumos do brasil. o q seria de nós, pobre povo brasileiro sem são paulo, hein!!!?? tenho até medo desse comentário apocalíptico!!! seria o apocalipse zumbi se aproximando!? ai q meeedoooo!!!!!!

      • Marcelo Postado em 03/Feb/2015 às 00:07

        Carlos para com essa história que somente aqui as coisas funcionam e se para o resto desanda.

      • Ana Postado em 03/Feb/2015 às 08:28

        Sou Paulista e fico abismada com comentários como o seu Carlos. Saiba que os Estados do Nordeste foram os que apresentaram maior cresicmento e desenvolvimento econômico nos últimos anos. Estude um pouco antes de publicar um comentário tão provinciano e reacionário.

      • Thiago Teixeira Postado em 03/Feb/2015 às 09:01

        Não seria ao contrário?

      • Ary Oliver. Postado em 03/Feb/2015 às 11:29

        Tu esta completamente equivocado meu nobre.Pois sou de Belo Horizonte e abandonei aquele estado por tantas injustiças,e hoje vivo na região sul do pais que não dependi nada deste dois estados sitados por te;

      • Leandro Postado em 03/Feb/2015 às 11:37

        Pelo contrário, Minas Gerais é um dos estados mais ricos do país, aqui tem muito minério de ferro e agropecuária. Não dependemos de São Paulo pra merda NENHUMA.

      • Jovana Postado em 03/Feb/2015 às 11:51

        Isso só mostra a falta de conhecimento,geográfico,cultural e econômico,pois saiba que o Brasil é auto suficiente e sobrevive e bem sem São Paulo.O que houve durante séculos foi a politica café com leite sempre levando o desenvolvimento pro sul e sudeste,recursos,elegendo seus políticos barristas sempre barrando o norte e o nordeste,levando as empresas para São Paulo. São Paulo já deu o que tinha que dar e está morrendo sufocada pelo próprio vômito do desenvolvimento capitalista,com escassez de recursos naturais e elevada poluição na terra,nos rios,mares e no ar.

    • Felipe Disselli Postado em 02/Feb/2015 às 20:35

      Cara qual seu problema?? Nós somos o estado brasileiro que todo mundo usou e abusou, não tenho nada contra pessoas do Norte ou Nordeste, mas esse ataque a paulistas é ridículo, nosso Estado é uma peça chave na economia do país, nosso estado deu oportunidade a pessoas de vários estados que estavam sem emprego, moradia, mas é isso que recebemos em troca, adjetivos e insultos, simplesmente não podemos amar o estado que vivemos, temos que ser passivos. Nós somos os filhos da "mãe"? eu acho que não meu amigo, quando as coisas estavam boas por aqui todo mundo quis vir para cá, a terra das oportunidades, ai hora que a coisa desanda pessoal que nem é daqui aproveita pra descer a lenha, fica a dica "Não gosta de Paulistas, fique longe daqui, estará nos fazendo um favor!" espero que um dia você entenda que seres humanos são iguais, e se você se esforçar pode ser um ser humano, não um boçal prepotente.

    • anonymous Postado em 02/Feb/2015 às 20:47

      "Toda generalização é burra" amigo voce é extremo burro, e como a Jeni disse escroto. cara faz um favor, se a sua mãe não te deu ética, e nem educação, cala a sua boca, ou ao menos pense antes de falar essas bobagens.

    • Gustavo Postado em 02/Feb/2015 às 21:09

      Disse tudo, sou santista, e sempre via a minha família do nordeste na pior e nunca teve a certa repercussão, mas agora, a crise da água está em SP, o coração do Brasil e todo mundo ta desesperado, eu quero que esse país entre em estado de emergência, eu quero ver essa bosta pegar fogo, nem que eu tenha que dar minha vida pra isso

    • Araujo Postado em 02/Feb/2015 às 21:27

      Comentários lamentáveis, inclusive do "cidadão" que iniciou tudo isto com seu julgamento generalizado. Mas só para um melhor esclarecimento, é fato que nordestino é mato em São Paulo (rs), mas acho incrível como esbarro com tantos japoneses, coreanos, portugueses, italianos etc,. Estes estão salvos, pois pelo visto são incluídos na tal NATA PAULISTANA. Acredito que os mesmos vivam de ar e pelo ar sem ocuparem espaço aqui. Ah, mas vão dizer que eles trabalham de verdade, já que muitos tiveram o privilégio de ascenderem financeiramente com oportunidades de negócios na capital. Com orgulho qualquer um quer dizer que é filho, neto ou bisneto de estrangeiro. Eu só queria saber onde está a RAÇA PURA Paulistana. Aqui neste lugar é uma *mistubera desgramada pra tudo que é lado. A porcaria do Brasil todo é uma mistureba sem fim. Vamos parar com esta coisa de destacar um e outro por classificações e vamos nos olhar mais como seres humanos. No dia que soubemos fazer isto, quem sabe aí a humanidade vai pra frente. Frescura danada! Coitados foram os índios (além dos negros) que sofreram o pão que o diabo amassou neste país e foi por conta de quem veio de fora.

    • Lidiane Postado em 02/Feb/2015 às 21:32

      Que que isso? Por a acaso vc acha que o problema de falta de água é apenas em São Paulo? Engana-se, o problema é bem mais abrangente do que se imagina e não pense que isto não te afetará de alguma forma, porque mais cedo ou mais tarde, vai. Outra coisa, o que vc não quer pra vc não deve desejar para o teu próximo seja ele de qual localidade for!

    • paulistano com orgulho Postado em 02/Feb/2015 às 21:33

      Ai Jonas, vc que é sulista separatista xenófobo, incitador da violência e ainda tem vergonha de assumir que é petista, devia se informar, paulistano não tem água do mar, a cidade de São Paulo não é banhada pelo mar seu ignorante!! Vai se tratar seu imbecil!! Vc é parte da escória que ajuda a afundar esse país na merda!! Aliás vc deve adorar ver o país na merda porque deve ser comedor de merda, pelas tantas asneiras que vomita!! E pra finalizar verme é o que vc tem de monte nessa sua barriga infectada seu podre!

    • DinDinAlckmin Postado em 02/Feb/2015 às 21:34

      NÃO são todos os paulistas que são escrotos. Somente 60%.

    • Fernando Postado em 02/Feb/2015 às 21:51

      Você é tão baixo, nojento e escroto como os baixos, nojentos e escrotos que você critica. Gente dessa laia tem tanto aqui como aí...você é a prova. E todos merecem a mesma coisa, mais cedo ou mais tarde....pobre de você....coitado....se bem que de coitados como você o inferno...bem, chapralá....

    • ana tobias Postado em 02/Feb/2015 às 22:13

      Estamos sem agua porque um bando de nordestinos invadiu e superlotou São Paulo e desperdiçaram nossa agua, isso sim

    • helena Postado em 02/Feb/2015 às 22:30

      paulistano = habitante da cidade de são paulo paulista = habitante do estado de são paulo sem mais. (ps, sou de jundiaí-SP http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2014/11/por-que-bnao-falta-agua-em-jundiaib.html)

    • Fred Postado em 02/Feb/2015 às 22:33

      Não fala isso...sou paulista e na minha família tem nordestinos que moram aqui em SP :(

    • gabriel Postado em 02/Feb/2015 às 22:49

      Cara, você se arrependerá de dizer o que disse. Não pq vai ser punido, não por um vingança descabida, mas pq uma hora ou outra você vai perceber que os "vermes" que irão morrer serão os pobres que tem que beber a água de sua torneira. Que não vai ser "ricos" como eu e você que tem acesso a computador, pois esse tipo de pessoa encontrará o êxodo para outras terras com facilidade, com diplomas refinados e contas recheadas. Os deixados para trás, serão aqueles que não tem dinheiro para uma nova moradia, que não tem fundos para bancar uma mudança de vida, esbravejando você pede pela morte dos miseráveis. Desejar a morte é o nível final de uma amargura, liberte-se disso, só vai lhe fazer mal. De um paulistano com a sobrevivência sem riscos, mas que teme pelos menos afortunados que já sofrem tanto nessa cidade do caos.

    • Eduardo A. Postado em 02/Feb/2015 às 22:54

      Jonas, diz que os paulistanos merecem morrer pelo preconceito que demonstram. Porem a tempos não vejo comentario tão carente de poder intelecto e preconceituoso. Acredito que somos da mesma região do país, e isso me intristesse e me invergonha. Esse falsa coragem e reinante hipocrisia que nos traz a situação de nossa nação. A sua sede é a pior que a de nossos irmãos paulistanos, é uma sede moral que lhe aflige. Você esta seco como brasileiro, seco como humano e seco de valores. Esperero que um dia possa se banhar em um delheite de sabedoria que lhe fara e se inojar da pessoa que era. Fique com Deus. Abraço

    • Roberto Postado em 02/Feb/2015 às 23:18

      Caro Jonas, se é que esse é o seu nome, sou paulistano e jamais ofendi qualquer povo, raça ou credo. Penso que você equivoca-se ao sustentar esses impropérios sobre os paulistanos, pois agindo assim se equipara aos exemplares que tanto critica. Quaisquer situações de calamidade pública, no Brasil ou fora dele, é razão suficiente para que os não afetados se compareçam, ao menos aqueles que sejam bons e tenham Deus em suas vidas. Rezarei por você, especialmente para que sinta a misericórdia de Deus em sua vida, assim verá a situação com outros olhos.

    • Marcelo Postado em 02/Feb/2015 às 23:31

      Jonas você é o tipico exemplo de pessoa pequena e sem consciência que existe aos montes nesse país e que faz o resto pagar por sua existência cheia de atitude inconsequentes. Deixe de ser infantil e seja útil pelo menos as pessoas que estão ao seu redor, porque pro resto do mundo até então você é somente um número estatísco e números não tem opnião.

    • Lilian Postado em 02/Feb/2015 às 23:38

      Mto triste esse comentário, hj são paulo pode tá na merda assim como vários países q sofrem ataque terrorista, mas o dia de amanhã pertence a Deus, dose suas palavras meu caro e principalmente seu coração recalcado e cheio de maldade

    • Benoersuke Postado em 03/Feb/2015 às 01:30

      Poxa Jonas, entendo o problema da xenofobia com nós nordestinos, mas agora temos que prestar solidariedade porque sofrer com falta de água é duro demais.Hoje são os netos e talvez filhos dos que humilharam muitos dos nossos avós e pais, logo não há lógica nessa ideia.Mesmo aos que bradaram " vamos fazer um muro do norte e do sul.." - ouvi de pessoas que queria muito bem, por não aceitar a forma cruel e desumana com que tratam a Presidente - diria como Jesus: "Pai, perdoe-os, eles não sabem o que fazem". Hoje mais que nunca temos de ter a consciência que cada um de nós é responsável pelo todo e precisamos nos unir efetivamente para acabar com essa falta de gestão que vem de todos os partido.Sim porque será que PT, PSDB, PMDB e muitos outros não sabiam e não sabem dos eventos de destruição dos recursos ? Será que a bancada ruralista se preocupa em promover mudanças na forma de produção de insumos ? Essa visão precisa ser destruída e precisamos promover mudanças entre nós e não uma destruição ideológica que agora seria contra o povo Paulista que sofre.Seria opressão também.Por questão de progresso e futuro, temos de nos unir, sermos solidários e buscarmos desenvolver efetivas tecnologias que nos auxiliem.Buscar mudar essa visão atual de mundo que é anunciada a mais de 30 anos em livros até de geologia com opiniões do Carl Sagan.

    • Lili Postado em 03/Feb/2015 às 02:35

      kkkkkkkkkkkkkkk pessoas como vc julgam uma pessoa por dez. Não generalize meu querido porque as pessoas são diferentes umas das outras.

    • XPaulo Postado em 03/Feb/2015 às 06:17

      Jonas sou paulistano, mas concordo contigo. Adoro o Estado onde moro, mas sinto vergonha da maioria das pessoas que estão aqui, principalmente daqueles que se julgam paulistanos da nata. Desde pequeno ouvi muitas reclamações sobre os nordestinos que pra cá vieram.. e parece que isso será revertido.... Espero que os paulistanos que daqui saírem também sofram um pouco do preconceito dado aos nossos irmãos do resto do país.

      • ariel gomez Postado em 03/Feb/2015 às 13:12

        AQUI NO AMAZONAS AS GRANDES MULTINACIONAIS ESTAO DEMITINDO ELES EM MASSA... povo de sp sao preconceitosos, fui estudar engenharia robotica em sp, quando eles descobriam q eu era de manaus, ficavam tirando onda comigo. eu tenho orgulho de ter nascido na maior floresta do planeta.

    • Schseigeher Postado em 03/Feb/2015 às 06:42

      Cara vc é um safado, eu sempre tive admiração pelo povo do norte agora vc vem falar isso de São Paulo aonde abrigou mais de milhões de nordestinos, para serem escravos em São Paulo acho que vc está por fora, a verdade que os nordestinos que veio para São Paulo que acabaram com a água, seu otário!!!!!

      • Fernando Postado em 03/Feb/2015 às 10:29

        kkkkkkkkkkkkkkkk Mas tem que ser muyito estúpido, ignorante e sem noção para falar isto. O que acabou com a água de São Paulo foi a falta de planejamento ao longo de mais de duas décadas para prover o abastecimento. Essa de culpar os nordestinos pela escassez lhe deixa no mesmo baixo nível de Lobão, Reinaldo Azevedo, os "barões" da paulicéia e todos esses carcamanos fascistas que empesteiam o estado com sua arrogância e ignorância. E vc, nem escrever direito sabe...

    • sem comentários Postado em 03/Feb/2015 às 07:47

      Acho que o êxodo sempre ocorreu ao contrário e muitos que vieram para SP que conheço são bem tratados. Curtam a seca ai do sertão e sejam submissos aos governos que dão esmola

    • Henrique Postado em 03/Feb/2015 às 08:22

      Parabéns pelo seu comentário Jonas, afinal o que menos temos no estado de São Paulo são naturais do estado de São Paulo. São os seus conterrâneos que você está julgando, mas já que vamos generalizar: São os seus conterrâneos que jogam toneladas de lixos de seus barracos nos bueiros e rios da cidade, que vem para São Paulo atrás de uma suposta vida melhor e hoje fazem parte das estatísticas de ladrões/assassinos/estupradores, esses que vem para cá mamar nas tetas do governo, invadir propriedades privadas, perturbar o silêncio de seus vizinhos, desperdiçar recursos hídricos. Mas é lógico que só estamos generalizando né?

    • Ricardo Verdi Postado em 03/Feb/2015 às 08:31

      Pode ter certeza.. tem mais nordestino nessa cidade do que paulistano!! Somos uma cidade que acolhe todos do Brasil. Hoje estamos em uma situação difícil e temos que nos ajudar. Se fossemos xenofóbicos e fascistas pode ter certeza que hoje São Paulo não seria o que é hoje.. umas das maiores metrópoles do mundo. O grande problema desse pais é o problema de ignorantes que não sabe nem o que sanguifica o fascismo e acha que toda repressão é fascismo e abre a boca para falar merda. Não sou PSDBista e nem PTista, sou Brasileiro e minha linha de pensamento fica extramente fora desses dois partidos e vários desses que tem principios econômicos socialista e políticos comunistas.

    • Isso mesmo Postado em 03/Feb/2015 às 08:50

      O problema agora é ser paulista ou nordestino, petista ou tucano. A falta d´água virá para todos... essa não fará discriminação alguma.

      • Rocha Postado em 04/Feb/2015 às 00:36

        Ate agora o comentário mais sensato de todos, morei em SP por um ano, e pude ver que existe pessoas de todos os gêneros. Podemos dizer que a culpa é de um ou de outro, e vcs pq fizeram ou estão fazendo pra salvar seu estado? Comentário ofensas não geram agua e nem purifica vamos nos ajudar unir forças e encontrar soluções cabíveis. Acho que SP nao é o coração o Brasil é constituído por vários estados e cada um tem o seu valor e como uma engrenagem um nao funciona sem o outro, por esse motivo nao devemos engrandecer um e desmerecer o outro. Vamos nos ajudar pessoal.

    • Thiago Teixeira Postado em 03/Feb/2015 às 09:04

      Gostei do seu desabafo, falou o que está engasgado nos nordestinos a décadas. Mas há 35% de paulistas de bem por aqui, não são todos escrotos.

    • Grinberg Postado em 03/Feb/2015 às 09:17

      Jonas voce é que me parece um eleitor de cabresto do PT, além de demonstrar uma ignorância ímpar. O Brasil não merece um cidadão como voce! Aliás, seu discurso parece mais de um membros das Sas Nazistas que de um Brasileiro. Lamentável é sua postura. Voce não acrescentou nada a discussão e pior mostrou um racismo violento.

    • Sabrina Postado em 03/Feb/2015 às 09:30

      Nossaaa, que malvado vc, heim cara? Um estado inteiro não é composto só por idiotas. Se fosse julgar o estado onde vc vive só pelo seu comentário e julgar a todos como igual, poderia afirmar que é um bando de pau no cu. Mas tenho certeza que tem boa gente por aí.

      • Muriel Israel Postado em 03/Feb/2015 às 20:40

        Concordo em partes. Realmente um estado inteiro não é culpado pelas besteiras de alguns... Mas quando alguém faz uma barbeiragem no transito ou faz alguma merda... Como os paulistas chamam essa pessoa, ou a atitude desta? Creio que baiano/baianada, não é verdade? Quantos aqui que estão se afirmando contra a xenofobia já usou este termo em São Paulo? Ou o termo paraíba no Rio de Janeiro? Acredito que muitos. Muitos aqui estão dizendo que São Paulo acolheu os nordestinos... Isso realmente é verdade? Pergunta quanto ganha um pedreiro paulista e um pedreiro emigrante do nordeste... Quanto ganha uma empregada doméstica paulista e uma nordestina em São Paulo. O preconceito contra o nordeste está impregnado, até nos que pensam que não são preconceituosos. Mas discordo do Jonas... Aqui temos que acolher e mostrar para todos que somos sofredores, trabalhadores e principalmente que aqui, temos coração e amor. Vá na casa do pobre e ele te oferecerá o melhor que ele teria para comer em um mês, para que coma em uma só refeição.

    • eu daqui Postado em 03/Feb/2015 às 09:38

      Vc fala como se numa cidade de trezenas de milhões de habitantes fosse possível não haver um só trabalhador com senso de justiça. Olha o extremismo vingancista, cara !

    • Feranndo Falchi Postado em 03/Feb/2015 às 09:46

      Você deve sofrer da síndrome do vira-lata, Sr Jonas. Aposto dizer que vc deve odiar seu emprego, deve ficar desapontado quando se olha no espelho, enfim, você agride os outros olhando e falando para o espelho! Nós vamos contornar o problema da água, mas vc, nunca vai deixar de ter essa vidinha medíocre aí, vai ser assim até o fim da vida!

    • Felipe Postado em 03/Feb/2015 às 09:49

      Você realmente sabe o significado de xenofobia ou é só burro mesmo?

    • Eduardo Postado em 03/Feb/2015 às 09:54

      Bando de retardado!! Nem sabe o significado de suas palavras...Paulistano acorda cedo, madruga, pega 3 conduções, inclusive nordestinos e nortistas. Ficar falando de discriminação é puro romantismo na palavra. Você não anda 50 metros aqui sem encontrar um nordestino. Aliás, aqui nem sabemos ou nos importamos de onde o codadão veio, é uma miscigenação muito democrática. Pare de falar merda e respeite as pessoas que dão duro lascado e são responsáveis por mais de 30% do PIB desse país.

    • paulo Postado em 03/Feb/2015 às 10:23

      Jonas, pessoas como vc que torna nosso mundo uma bosta… seu pensamento é escroto e egoísta.. babaca, trouxa, otário, covarde

    • Kether Selesin Postado em 03/Feb/2015 às 10:49

      Jonas, meu caro. Se São Paulo parar, seja por falta de água ou falta de petróleo, o Pais inteiro sentirá os efeitos. O Brasil caminhará para se tornar uma Nígéria da América do Sul. Somos todos brasileiros, não crie esteriótipos, por causa de alguns Paulistas ruins. A maioria dos Paulistas são boas pessoas. Abraços. Kether.

    • Eduardo Postado em 03/Feb/2015 às 10:55

      Jonas ,somos todos da mesma espécie ,os mesmos descendentes dos escravos e portugueses e índios . Mas você generalizar tidos os paulistanos como ignorantes e egoísta ,acaba fazendo você parecer 1 . Agora me fala ,que paulistano não tem ligaçãobcom o Norte e Nordeste ,que nordestino não tem ligação com o Sudeste ? Somos todos iguais ... É verdade sim ,há paulistanos que zoam do norte ,ignorantes sem cultura , mas você se rebaixou totalmente o seu nível ao desejar nossas mortes como vermes sem que fossemos nada ! Repeito é p quem tem ignorante ,egoísta ! Respeito p ser respeitado !

    • Ary Oiliver Postado em 03/Feb/2015 às 11:25

      Não sou nordestino,mais os paulista tanto vomitaram que foram os nortistas e nordestinos que elegeram a Dilma a troca de cestas misérias,e agora;Pois água é de competência do estado e não da união; Agora quero saber como o PSDB do Geraldo Alckmin vais lhe ajudar! Faço jus as tuas palavras;

    • Brenda Felix Postado em 03/Feb/2015 às 11:47

      Quanta hipocrisia vocês seres humanos me surpreendem a cada dia Jonas,você só esta se igualando..e não generalize..é tanta ignorância que nem vou argumentar,porque é desnecessário perante as pessoas como você.

    • Aurelio Postado em 03/Feb/2015 às 11:52

      Vejo muita necessidade de pessoas querendo se justificar a acusação de serem elite ou de serem fascistas por aqui, como se fosse algo deploravel, como se os acusadores fossem alguem na vida, e as acusações fossem lhes render algum prejuizo pessoal. E se for e daí? Vão fazer o que?

    • Jaine Souza Postado em 03/Feb/2015 às 11:59

      Jonas, primeiro que.. nem todos os paulistas são iguais, minha familia é nordestina, eu sou nascida em são paulo, nós estamos sofrendo aqui com falta de agua, acho q você não precisa generalizar !!! Você tem que por a culpa no governo, não nas pessoas (y)

    • Rafael Oliveira Postado em 03/Feb/2015 às 13:02

      Não adianta devolver ódio com ódio. Não se esqueça que a elite fascista vai sim continuar tendo água... Quem vai ficar sem água (e já estão) são os pobres.

    • Carlos Delfino Postado em 03/Feb/2015 às 13:18

      E quem você acha que vai se ferrar?? Claro que vão ser os mais pobres e adivinha quem são os pobres de SP??? São os migrantes e seus filhos ou seja você ta torcendo para nossos conterrâneos morrerem, belo ser humano você. Não por que alguém fez o mal que você retribui com maldade.

    • Felipe Nascimento Postado em 03/Feb/2015 às 13:32

      aí eu venho ler essa a matéria sobre o problema de água em sp, que é vergonhoso e deprimente, mas quando chego pra ver os comentários parece que é um momento de virada no jogo da querela norte x sul, e/ou psdb x pt, esse é o tipo de mentalidade reflexo da população interessada em ver quem está certo e/ou quem irá rir por último, e para isso defendem a sua própria tribo, essa é forma de fazer da democracia a pior desgraça do povo contra o povo, uma ilusão que aumenta na medida que em que são imprimidos novos diplomas e novas carteiras de trabalho para brasileiros presos na ignorância da própria brasilidade. Nem é de todo mentira que os nordestinos são menos politizados e vão continuar votando em que conceder "bolsa não importa o que seja", desde que venha aumentar o consumo, e também não é de todo mentira que os paulistinhas são arrogantes porque vivem no maior polo econômico e de desenvolvimento do país (não vou entrar em argumentos das causas históricas, hehehe senão o texto fica muito grande), mas adoram maluf, aécio, e alckmin para manter este status. Mas enfim com ou sem água o carnaval tá aí, e aí vem a tal da brasilidade, promotora de bundas, e todos vão estar interessado apenas em encher cara e foder uns com outros(todas as raças juntas, doce ironia), e aí sim começar 2015 de verdade, claro que estou me referindo ao futebol. Mas saindo um pouco da caverna é que a economia graças ao nosso sistema democrático está estagnada, pra não dizer em crise, a segurança dispensa comentário, pois esta ja faz parte da brasilidade, pois brasil sem favela não é brasil, onde vamos conseguir os remedinhos, educação merece uma atenção especial pois tem um conjunto de semianalfabetos com diplomas idealizados por um conjunto de doutores especialistas em seus inúteis egos. Bem depois de um desabafo geral estou querendo dizer que o que falta é um senso crítico, mais uma vez: SENSO CRÍTICO de se encarar na frente do espelho e refletir sobre o que estamos fazendo para uma humanidade melhor, pelo menos tentando evitar tanta hipocrisia, ter ideais que sejam para o melhor de todos, ter solidariedade independente de religião, ter engajamento político independente de memes engraçados, fazer manifestação para alem de passeatas calibradas a balas de borracha, lutar por um ambiente mais justo independente de orgulho de ser preto, viado, ou simplesmente pelo fato de ter nascido com uma perereca no meio das pernas, estes chamados movimento apenas aumentam a separação e a bolha da ilusão, o que ha séculos é a maior arma do dominador, do verdadeiro inimigo. Ha uma década todo zé mané chefe de alguma não se cansa em repetir o termo desenvolvimento sustentável, este se tornou então o termo mais genérico da atualidade, tudo tem que ser verde, fresco, reciclável, mimimmimimi ....e aí mais uma vez vem a realidade mostrar que a água acabou, que porra é essa? É a porra do brazil, mas nesse caso da falta de água a merda de sumpaulo!!

    • Érika Postado em 03/Feb/2015 às 13:35

      Jonas, que comentário dispensável. PS.: sou paulistana e filha de nordestinos. Hoje moramos no interior do Estado, mas já moramos na capital, onde fomos muito felizes. Aliás, continuamos sendo. Você pelo jeito não é... Aliás, cuidado, porque amenos que vc more em outro país, amanhã vc pode abrir a torneira da sua casa e não sair uma gota, pois a crise hídrica é uma questão nacional. Deseje o bem e o terá de volta.

    • Jonas Schlesinger Postado em 03/Feb/2015 às 14:20

      Não votei na dilma, otário. Mesmo assim sou mais para o lado liberalista do que conservador, por isso nunca votei na tucanalhada. Se o Lula voltar em 2018 aí sim votarei nele. Mas a dilma n é lula.

    • Leo Ernesto Postado em 03/Feb/2015 às 14:50

      Sou paraense e resido em São Luís/MA. Remo o meu pensamento dizendo que o que eu não desejo pra mim também não o desejo ao próximo. Assim como desejo q as regiões hoje menos favorecidas em progresso sejam melhor cuidadas, também desejo melhor sorte a todos de São Paulo, RJ e Minas Gerais que estão passando por estão asa crise hídrica. Espero, sinceramente, que todos nós, brasileiros, estejamos juntos e por um bem comum.

    • Karina Postado em 03/Feb/2015 às 14:57

      Eu juro que estou passada com tamanha agressividade e violência em um único post. Jonas, você tem noção do absurdo que escreveu? Você sabe quantas milhões de pessoas estão sendo prejudicadas por conta dessa crise? Você sabia que, inclusive pessoas do norte e nordeste, que vivem no estado de SP, estão sendo prejudicadas? Você sabia que existem milhares de paulistas e paulistanos engajados em causas pra lá de sérias que buscam por soluções para a crise que o norte e o nordeste vivem HÁ ANOS? Você sabia que generalizar é uma tremenda ignorância da sua parte? Você sabia que esse ódio que tenta fomentar com suas pobres palavras fazem muito mais mal a você do que a estes "vermes" no qual sem me conhecer você me inclui? Estou aturdida!

    • Daniel Postado em 03/Feb/2015 às 22:35

      Jonas, Por favor! pra que tanto ódio no coração? diz tudo isso devido ao preconceito contra os nordestinos? E por isso vc generaliza um estado como São Paulo? E seu Povo? Preconceito é repugnante em todos os sentidos. e infelismente existe em todo Brasil. De uma forma ou de outra. Voçê disse que os paulistanos são filhos da mãe com os outros e vermes? Porque? o que ocorre e sempre ocorreu em São Paulo é uma troca social, e sadia. Empresas Paulistas abrem as suas portas para os Nordestinos, Patrões Paulistas Dão oportunidade, em solo Paulista com seu suor, dedicação e trabalho, conseguem sua casa, seu sustento, sua família, e os Nordestinos reforçam essa terra com seu trabalho, crescimento, desenvolvimento, etc, e assim vai ! Cada estado com sua cultura, seu crescimento! Todo Nordestino que conheço, têm gratidão por São Paulo, pelas oportunidades que aqui tiveram. Agora essa crise que aliás, já afeta grande parte do Brasil há Decadas, principalmente o Nordeste, é motivo de se odiar São Paulo e seu Povo? Jogando na cara que no Nordeste tem água, que somos vermes, temos que morrer, e blá blá blá? Saiba que são Nordestinos também que consumiram, consomem, e ainda vão precisar dessa água ! Não somente Paulistas. Agora fica essa birra e preconceito com São Paulo porque? Vai pedir seu povo de volta? então teriam que devolver td conquistado aqui, e td que São Paulo fez, e carregou o Brasil por muito tempo nas costas? E agora não serve mais? Somos vermes? deu o que tinha que dar? Cuidado, reflita bem nas suas palavras, tenha gratidão, se não por vc, tenha pelos Nordestinos que acharam uma oportunidade, hj tem sua casa, profissão, espectativa de vida, graças ao seu esforço primeiro, e depois por São Paulo existir. Pois até aqui foi assim, e nos tempos passados muito mais! Se São Paulo saturou, deve se também ao fato de grande parte do Brasil recorrer pra cá. Não se cospe em prato que come, comeu e poderá ainda comer! Não generaliza, má administração sempre teve, falta dágua sempre teve, principalmente no Nordeste. Temos que ter consciência dos fatos, e respeito.

    • Alisson Postado em 04/Feb/2015 às 00:31

      Ei colega, vc está fazendo exatamente a mesna coisa, e o colapso hídrico não ocorre só em São Paulo, logo mais atingirá todo o Brasil!

    • Walter Postado em 04/Feb/2015 às 02:35

      Nao vejo vantagem alguma do Nordeste/Norte sobre SP. Alias, o povo paulista (incluindo os milhões de nordestinos que vivem aqui) é o que faz o país girar e não digo só pela riqueza. O Nordeste/Norte não seria nada hoje sem o Sul e isso é verdade queira ou não. Aqui tem mais gente dai do que ai mesmo. É um tanto "tiro no pé" esta sua frase, para não dizer estupida. Se liga mané. Eu tenho água aqui em casa e você?

    • Walter Postado em 04/Feb/2015 às 02:43

      Para completar, nao sou partidário. Nao defendo ninguem pois político bom nasce morte; Mas é irônico demais você, em uma região repleta de coronéis eleitos ate hoje, criticar um governo nao perfeito, claro, mas que provavelmente ja fez muito mais do que muitos estados nordestinos juntos em decadas e decadas. É só olhar o que temos e o que "vocês todos" tem. Tem muito nortista que não troca SP por nada, para nao dizer quase que todos. Espero que reflita e repense estes seus argumentos sem pé nem cabeca. Um abraço. Sem mais. Fui.

    • Re Silva Postado em 04/Feb/2015 às 07:52

      Não temos culpa se sempre teve falta de água ai rapaz, meu esposo é filho de nordestinos, não sei dá onde vem essa sua idéia de que nós achamos bem feito os nordestinos sofrerem, não generalize pq um ou outro é idiota e racista como vc, depois, os nortistas e nordestinos vieram em massa para cá e muitos vão sentir sede tb, quem sabe vc não tem familiares aqui que vieram tentar a vida nessa cidade que vc acha tão ruim, não é? Reclame com os políticos que são culpados de absolutamente tudo o que acontece ai ou aqui, os coronéis do norte e nordeste são piores ainda, sei bem como é por ai, como os políticos agem, matam quem vai contra a vontade deles, político sim deve ser combatido e não perder tempo sendo ruim com o povo brasileiro, depois meu caro a seca é geral quase no país inteiro, o norte e nordeste não vai escapar disso tb, como o Rio de Janeiro e Minas, pense duas vezes antes de falar ok, seja solidário, o mundo já está cheio demais de pessoas más!

    • Mané Postado em 04/Feb/2015 às 08:39

      São Paulo é o estado mais cosmopolita da América Latina, com o maior número de japoneses fora do Japão, libaneses fora do Líbano e nordestinos fora do nordeste, mas bastam alguns comentários infelizes na internet para dizerem que São Paulo é xenófoba e que o espírito paulistano é aquele ali. Antes de ofender um paulista, certifique-se de que o mesmo está na sua frente. Há uma chance de 49% de você estar insultando alguém de fora do estado - 1 de cada 2 moradores da cidade vem de fora. Se o governador atual foi reeleito em primeiro turno, e considerando a qtde de nordestinos no estado, é de se esperar naturalmente que uma boa parte dos nordestinos votou no PSDB. E aí, pra vc esses são traidores? Ou tiveram seus votos comprados?

    • Gersica Postado em 04/Feb/2015 às 08:59

      Você é um Babaca e não sabe o que fala, sou NORDESTINA e vivo em São paulo há mais de 10 anos, antes disso vivia no nordeste e vim pra cá em busca de uma vida melhor, Amo o Nordeste mas época que vivia no Lá o abastecimento de água era péssimo e até hoje tem lugares que não chega água potável, isso é um problema Nacional, v Sabemos muito bem que parte da culpa é do governo por não terem planejado, mas a culpa também é da população por desperdiçar tanta água, enfim você não sabe o que fala e nem vive aqui para saber o que se passa, para de ser idiota e cala essa tua Boca seu otário!

    • Pachaca Postado em 06/Feb/2015 às 16:59

      Comentário repugnante, típico de quem vive numa pior. Arriscaria a dizer que esse camarada Schlesinger nem do norte/nordeste é. Pela raiva que tem do Alckmin, deve ser de São Paulo mesmo. E como petista orquestrado, faz o que manda o seu partido, ou seja, tenta jogar Norte e Nordeste contra São Paulo, já pensando em 2018. A falta d'água é uma mera desculpa.

    • mansilvas Postado em 11/Feb/2016 às 00:33

      Jonas Schlesinger, tem um pequeno problema com essa sua xenofobia. em São Paulo, a maioria dos moradores são nordestinos e seus filhos. E agora ?

  2. LUIZA Postado em 02/Feb/2015 às 17:56

    ENGANAR O POVO!!! É QUE ESTES POLITICOS CINICOS SABEM FAZER COM A GENTE,É SÓ ISSO!!!!

  3. Mario Frias Postado em 02/Feb/2015 às 18:05

    ô, desinformado, imigrantes são 45% da população da Grande São Paulo..

    • Eduardo Postado em 02/Feb/2015 às 18:46

      inclusive a maioria são do norte e nordeste, a verdadeira força de trabalho daquele estado... e pelo amor de Deus somos todos brasileiros, o erro de alguns enganadores não pode jogar irmãos contra irmãos.... vamos dar àqueles que são responsáveis o que é deles... e não é o que deram nas ultimas eleições.... a confiança em primeiro turno. É gostar de sofrer, no mínimo.

  4. Bianka Postado em 02/Feb/2015 às 18:21

    Engraçado Jonas, dentre os maiores prejudicados são os do nordeste e norte que aqui residem, bem feitos pra eles tambem?? Quanto ao êxodo em massa, tenho minhas dúvidas se milhares de pessoas vão querer abandonar uma das maiores cidades do mundo, a cidade que tem a maior fatia do PIB, cidade com diversos problemas sim mas ao mesmo tempo com certa infraestrutura e modernidade,São Paulo é isso, o luxo e o lixo, o caos e o belo, o complexo e o simples. Em vez de agorar e vir com discurso de odio pq vc não deseja mais sapiencia aos administradores dos recursos hídricos paulistas??

  5. Roberto Pereira Postado em 02/Feb/2015 às 18:26

    A generalização de teu comentário o torna tão ou mais ignorante que aqueles que cometeram os erros que você citou.

  6. juan jose mendez pintado Postado em 02/Feb/2015 às 18:36

    .... e uma pena o que esta acontecendo..cada um olhea para seu jardim..agora nao adianta se ofender um a um..teins que actuar..juntemos 10.000 ovos e deixar apodrecer..depois o povo pega os politicos,.e o resto voceis ya o saben.....¡¡¡¡¡¡

  7. juan josè mèndez pintado Postado em 02/Feb/2015 às 18:42

    ...eu escrevo mal o portugès..fui educado fora do Brasil..voceis comprenderàn..

  8. elizabeth de andrade Postado em 02/Feb/2015 às 18:42

    Isso não é fidelidade. Paulo Massato é escravo, é capacho do governo de SP. Um poder podre e escuso que faz de seus técnicos e profissionais, meros cães vira latas, obedintes e servis. Assim acontece também com a PM.

  9. Marcia Postado em 02/Feb/2015 às 19:10

    Todos nós somos brasileiros seja de qual for a região.

  10. Dennis Mag Postado em 02/Feb/2015 às 19:15

    Aina bem que eu estou fora de SP há 14 anos, vivendo no melhor ''país'' do mundo, o RS.

    • Jonas Schlesinger Postado em 02/Feb/2015 às 19:24

      E bota melhor nisso. Nasci no Rs, mas desde muito criança eu moro no ceará. Mesmo assim eu posso dizer que o sul é ótimo. Se um dia se separasse, eu seria o primeiro a ir.

      • Pedro Postado em 02/Feb/2015 às 19:57

        Poxa, você chama SP de "xonofobo" e é gaucho separatista! Jenial! "Seu gaucho racista xenofobo"! Pronto, te xinguei. Imbecil, incitando odio e desejando a morte de milhoes na internet. Isso é crime seu babaca.

      • Jonas Schlesinger Postado em 02/Feb/2015 às 21:57

        Eu, do sul? Quando eu disse isso? Minha família mora no Ceará, que fica lá no nordeste, perto do rio g do norte. Entendeu? Nascer num canto n quer dizer q vc seja de lá. Nasci sim no Rio Grande do Sul, mas isso n muda o fato de seu sp ser um estado completamente fascista e violento. A coisa é tão feia q a maior parte dos piores eventos q ocorreram no país ocorreram em sp. Por isso n fala merda. Deixa de ser ridículo. N banca o babaca na internet!!

      • Ligia Postado em 02/Feb/2015 às 22:24

        Jonas, você devia, ao invés de incitar essa raiva toda, ter respeito a história da TUA região (nordeste como um todo) que se diz tão orgulhoso, e saber que o quanto vocês sofreram com a seca, a gente aqui pode vir a sofrer também... Poderia lamentar do governo verme que nós temos, que já esqueceu o Nordeste por todos esses anos, e também esqueceu nós aqui agora esses últimos anos, com essa falta de gerenciamento e planejamento...E ah, você quer falar de crimes violentos... como se no nordeste também não existisse crime por aí né... se quiser falar em estatísticas eu apresento pra vc aqui e agora que o estado com mais assassinatos por dia no Brasil pertence a sua região. Portanto, Você sim é o xenófobo, pois aqui em SP muita gente nordestina é ACOLHIDA SIM, são competentes sim. Se fosse diferente do que estou falando, não viriam tanto pra cá como vieram no passado. Gente medíocre vc vê em todo lugar, assim como estamos vendo vc, vindo do nordeste, e vemos inúmeros paulistas, cariocas, capixabas, gaúchos, etc etc. Portanto, seja solidário com seu povo, pois infelizmente, estamos todos no mesmo barco. Se a água faltar aqui, pode ter certeza que as consequências e 'contas' a acertar chegarão em todos os estados do Brasil....

      • Pedro Postado em 02/Feb/2015 às 23:04

        Imbecil: você disse "Nasci no Rs"...." Se um dia se separasse, eu seria o primeiro a ir.". Eh um gaucho expatriado, babaca, racista na veia, louco para voltar para o "sul é meu pais". você esta celebrando e incitando crime de odio contra toda uma populaçao, clamando a morte dos mais pobres, trabalhadores muitos de origem nordestina, pardos, brasileiros legitimos, nao "schesingers" da vida. Vai pra alemanha, se nacionaliza, usa esse sobrenome de artista e cai fora. O Brasil nao precisa de fascistas como você: VAZA! Uma vergonha você habitar no Ceara.

      • Jonas Schlesinger Postado em 02/Feb/2015 às 23:19

        Vish, ficou irritadinho. Já tomou a maracujina, coxinha? N vou me explicar pra gente burra que não entende uma palavra sequer do que eu disse. E se vc n entendeu eu repito: não sou cidadão sulista pq moro aqui praticamente depois q eu nasci, nunca vivi no rs, apesar de ter família por lá. E apesar de n ter nascido aqui eu sou tão cidadão daqui quanto muitos pq adoro o Ceará quanto o Rio Grande do Sul. Mas se o sabichão n entende então lasque-se. Seu ridículo!.

      • Jonas Schlesinger Postado em 02/Feb/2015 às 23:28

        Pedro, eu n preciso celebrar a morte de ninguém. O teu governo estadual juntamente com a sabesp estão fazendo isso. Ainda vem o Aécio na cara de pau querendo um alternância de poder no gov federal. E sp? Tu e mais milhões elegeram o Alckmin e aquela porcaria de psdb tá governando há mais de vinte anos. Cretinice define vc e a laia que conduziu o teu estado a isso. E de onde eu disse q queria que pobre morresse? Quem quer é o próprio estado de sp. Portanto deixa de um merda e seja mais realista. Pare de votar no psdb. E cá entre nós... já fui pra Alemanha, mas só a passeio. Fascistas (mussolinistas) que nem vcs terão que me aturar aqui no Brasil mesmo. Passar bem.

      • Pedro Postado em 03/Feb/2015 às 07:20

        Eu sou "coxinha"? Você celebra o sofrimento das classes trabalhadoras paulistananas, compostas majoritariamente de nordestinos pardos e negros e eu sou o coxinha? Você vem aqui bradar idéias fascistas higienistas e a sua resposta é "coxinha"? Se liga imbecil, você esta completamente desajustado. E para a sua informaçao, seu imbecil de internet: EU NAO MORO EM SAO PAULO! Viu como você soh fala, absolutamente, bobagem, o tempo todo. Eh resultado do seu odio. E você acha que essa crise de agua vai afetar a elite paulistana na carne? Se afetar, vai ser no bolso: eles vao para ubatuba tomar banho, e dane-se o pobre. Burro é você, que vem na internet celebrar a morte. Quando você revelou ser um sulista separatista, tudo se encaixou: você é feito de odio racial e complexo de superioridade. Sabe o que eu desejo para você: que você cresça, se eduque e se humanize, e pare de desejar sofrimento para as classes que ja sofrem muito mais que um descendente de europeus, cujo padrao de vida conhecemos bem neste pais.

      • Jose Postado em 03/Feb/2015 às 13:52

        Deixando a questão de região de lado e vamos ser um pouco mais realistas, aqueles que votaram no PSDB em todos esse anos, poderiam me listar aqui no plano de governo deste Senhor que governa o estado e seu antecessor uma ação para captação de agua, podem pesquisar eu espero. A sim e vocês que votaram neles, poderia me explicar o pq que em alguns anos atrás jogaram agua do Cantareira fora, pois estava no limite, ao invés de fazer uma obra para colocar essa agua em outro lugar, segue o link para quem possa ver e me responder essas questões. http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,sabesp-abre-nova-comporta-e-parte-de-jaguariuna-alaga-imp-,665938

    • eu daqui Postado em 03/Feb/2015 às 09:44

      RS pode ser o melhor país do mundo pros pobretões que não podem viajar pelo mundo..........

  11. Alexandro Postado em 02/Feb/2015 às 19:21

    Vocês estão tendo o que merecem. Só isso!

  12. Jonas Schlesinger Postado em 02/Feb/2015 às 19:22

    Quem é vc pra saber se eu sou petista ou não? Quem é vc pra pedir aos outros de não darem atenção. Aproveita aí no Morumbi e vá tomar um banho pq tá fedendo.

    • Patricia Postado em 04/Feb/2015 às 10:23

      Vamos falar serio. O estado de São Paulo está com problema de abastecimento de água. A cidade de Itu nao tem água pra beber. O Rio e Minas também estão com problema. O nordeste sofre há muitos anos. É um problema geral. O mundo todo sofrerá problemas ambientais por culpa do ser humano. A amazônia está devastada e isso acarreta problemas em todo país. O descaso e desrespeito com nossa terra será nossa ruína. Para de falar bobagem. Que recalque...antes de ser paulista, carioca, mineiro, gaucho, baiano, cearense, somos todos brasileiros e temos o dever de cuidar desse nosso imenso país. Ah, acho que um psicólogo talvez possa te ajudar.

  13. Thiago Teixeira Postado em 02/Feb/2015 às 19:45

    E o JN continua blindando o governador picolé de chuchu: http://www.blogdacidadania.com.br/2015/01/jn-amordaca-oposicao-a-alckmin-ao-noticiar-crise-hidrica-em-sp/

    • Zemauro Postado em 02/Feb/2015 às 23:09

      Jonas você é uma nulidade em termos de ser, só aqui na na internet alguem como eu perde tempo dando ibope a você, seu xenófobo separatista, incoerente e burro, povo do Lindo Ceará manda essa coisa de volta para seu canil, que perdoem os cães!!!

      • Jonas Schlesinger Postado em 02/Feb/2015 às 23:38

        Zemauro, por favor. Eu disse a verdade. Apesar de ter sido uma brincadeira realmente vcs dão muito ibope pra mim. Mas vamos aos fatos. Acho que vc como eu somos nordestinos e sabemos que o povo do nordeste sofre preconceito lá por baixo. N adianta eu ser Schlesinger, Noyer, Muller entre outros. Sou visto tbm como escório e já visitei sp umas duas vezes. N adianta. Sevc for nordestino, se f@#33 de vez. Os povos mais desenvolvidos tem que dominá-lo. E separatismo... bem, é muito difícil o rs se separar, pq tá na constituição federal. Portanto, n caia no erro de achar que somos bem acolhidos no sudeste ou no sul. Salvo quando vc tem família por lá como eu, mas meus amigos já foram alvos de preconceitos. Se existe fascismo ou nazismo saiba que vem lá de sp.

  14. Amanda Postado em 02/Feb/2015 às 19:49

    Jonas querido, você está equivocado! Pois critica o preconceituoso, sendo um. O pior de todos, o que julga generalizando!! Há milhares de opiniões em São Paulo, nem todos pensam igual, hipocrisia não tem fronteira.

  15. Murilo Postado em 02/Feb/2015 às 19:54

    Que alarme para São Paulo, Meu nordeste sente isto secularmente, fora os próprios sertanejos ninguém mas se importa conosco, para muitos dos meus conterrâneos resta apenas a suplica a Deus. Onde resido já estamos racionando água a mais de três anos, lava jatos, desperdícios e etc já sumiram faz tempo... Acho bacana os sulistas aprenderem a economizar este bem precioso que lá fora já é bastante cobiçado. É uma pena porque prejudica a economia paulistana e sendo muito importante para o resto do Brasil arrastara consigo todas as regiões adjacentes

    • elizabeth Postado em 02/Feb/2015 às 22:26

      Seu comentário foi o mais útil até agora... parabéns! E é isso mesmo, nas situações adversas,é que o ser humano se adapta e o brasileiro (seja ele de que região for) dá o seu jeitinho... eu espero nós paulistas possamos aprender com essa situaçà toda... aprender a economizar,a reutilizar,etc... e assim como acontece em seu município, aprender a racionar e acabar com o que talvez não seja tä primordial assim. Abraços pra vc, Murilo!

    • stella Postado em 02/Feb/2015 às 22:40

      Concordo plenamente com você. Parece que o país se acostumou a ver a seca no nordeste. Ninguém faz nada para amenizar esse sofrimento. Muitos nordestinos tiveram de abandonar suas terras por conta desse descaso.

    • Gabi Postado em 03/Feb/2015 às 01:36

      Concordo com você, Murilo. Nosso Nordeste sofre a 3 anos, e a seca só torna-se um problema nacional quando atinge o sul do país.

  16. NILTON BR Postado em 02/Feb/2015 às 20:04

    Assisti a uma a uma reportagem de tv sobre a crise hídrica que aflige a cidade de São Paulo. Sem se importarem com o frio e as roupas molhadas, moradores de um bairro da Zona Norte apareciam debaixo de chuva coletando água escorrida dos telhados das casas. Recolhido em tonéis de plástico, o líquido seria utilizado posteriormente no preparo de alimentos e na limpeza de residências. Em seguida um especialista entrevistado recomendava aos moradores a dispensa das primeiras gotas da chuva por carregarem poeira e excremento de aves potencialmente lesivos a saúde. Achei a situação humilhante aos cidadãos que pagam impostos e esperam que o governo cumpra suas obrigações. Os milhões de paulistanos prejudicados pelo desabastecimento de água deveriam exercer sua cidadania e cobrar responsabilidades de autoridades que não mostraram competência na administração da crise hídrica e permitiram que uma estiagem prolongada assumisse proporções de calamidade pública.

  17. Mia Dolce Postado em 02/Feb/2015 às 20:09

    a seca caminha para todos os estados, não sei por que essa "alegria" xenofoba

  18. Alex Remigio Postado em 02/Feb/2015 às 20:14

    Sinto por todos nós neste planeta por usar os recursos sem preocupação! Sou da região norte e moro no nordeste e não vai demorar muito para ficar na mesma situação de são paulo, estou preocupado com as crianças de nosso país que herdaram esse caos que os nossos governantes estão deixando para trás, espero sinceramente com todo meu coração que os paulista e paulistanos saim desse que é a maior falta essencial para vida e onde tudo começou na água...

  19. Alex Postado em 02/Feb/2015 às 20:48

    A "boa e velha" negligência de sempre, é como aquela estoria do paciente que espera dar artrite na outra perna pra daí sim procurar o médico, afinal sai mais barato pagar uma consulta só. O problema ja existia a muito tempo e, de uma hora pra outra eles elertam que a água acabou. A população paga o pato. E o médico simplesmente responde: sinto muito, o senhor esperou demais, o quadro evoluiu e você não vai mais poder andar.

  20. Eduardo Postado em 02/Feb/2015 às 20:53

    Por isso que esse pais é uma merda. Cada um pensa no seu proprio rabo, povo egoista, sem educaçao e acima de tudo, povo burro, que nao se une para o bem geral!!! Temos oq merecemos, nao adianta chorar agora depois de apoiar a merda dos outros na hora da eleição!!! Povo que vota em bandido, nao cobra seus politicos e se contenta com bolsa miseria, pq dado é mais facil!!!

  21. Deisi Postado em 02/Feb/2015 às 20:54

    Meu esposo serviu fielmente a Sabesp por 35 anos, hoje a empresa não é nem de longe o que era, antes o mais importante era prestação de serviços de excelência e valorização dos quadro de funcionários. Mas depois da adesão as regras do novo mercado de Bolsa de Valores, as coisas começaram a mudar, falta de investimentos, total ingerência e principalmente total desrespeito aos funcionários.O lucro passou a ser à única politica da empresa, na gestão passada do Serra, ainda foi pior, ele resolveu criar gerenciadoras que eram responsáveis, pelas obras e toda prestação de serviços. Foi uma lastima, funcionários eram demitidos sem nenhuma consideração, as tais gerenciadoras não entendiam nada de saneamento, serviços eram terceirizados, qualidade zero. Hoje vejo com tristeza, no que a empresa se transformou, devido a tanta má gestão e falta de responsabilidade. Meu esposo faleceu antes da aposentadoria e também muito triste de ver a situação da Sabesp, na qual ele prestou serviços por 35 anos.

    • Lauro Postado em 02/Feb/2015 às 22:59

      Obrigado pelo depoimento, Deisi! Esse é o ponto crucial, que ninguém ousa abordar: a submissão de serviços públicos a interesses privados. A concepção privatista do oferecimento de serviços públicos está revelando todos os seus limites na atual crise. É simples assim: acionista de concessionários tende a bloquear os investimentos em melhorias e manutenção. Aí está o resultado.

    • poliana Postado em 02/Feb/2015 às 23:02

      nossa deise, eu sinto muito pelo seu esposo...n sabia q ele tinha falecido. q deus traga conforto para vc e seus filhos nesse momento tão triste...q deus te ilumine e te dê muita força pra superar esse sofrimento. eu sinto muito mesmo.

      • Deisi Postado em 03/Feb/2015 às 06:49

        Sim Poliana faleceu dia 22/01, obrigada pelo apoio, estou vivendo momentos de tristeza e angustia.

  22. Alan da Silva Nogueira Postado em 02/Feb/2015 às 21:21

    Jonas falou umas belas verdades, entendi sua ironia, é mais uma vingança sádica do que um ato de xenofobia, é bem isso meu caro, São Paulo é a capital da ignorância mesmo, nasci aqui e vivo aqui, não quero sair daqui, mas que de uns tempos pra cá ficou difícil viver aqui ficou. Muito ódio.

  23. Julio Junior Postado em 02/Feb/2015 às 21:34

    A maioria esmagadora dos brasileiros são honestos, trabalhadores , independente de classe social, religião, ideologia ou região e se importam com o próximo. A maior arma contra os "jonas" da vida é ignorar, só querem semear o ódio pois não encontram sentido no vazio que sentem no coração. e na alma. A internet com todos os seus benefícios , infelizmente da voz aos medíocres também.

  24. Luana Postado em 02/Feb/2015 às 21:42

    Nós não merecemos pagar pelos erros dos homens.

  25. Rafaela Manga Postado em 02/Feb/2015 às 21:55

    São Paulo vai terminar sem agua e coberto por lixo que eles mesmo jogaram na rua. O apocalipse, o fim do Brasil( Empiricus Research PSDB ) refere-se a São Paulo. e quando chover vai alagar as ruas por horas....e no fim só lama. todo ato tem consequencias. ah os nordestinos construiram São paulo e só receberam migalhas. no sul receberemos a todos os paulista e paulistanos de bom coração.

  26. maria Postado em 02/Feb/2015 às 22:02

    E o fim de São Paulo. Empiricus Research psdb

  27. Gissela Postado em 02/Feb/2015 às 22:04

    Jonas você está em partes certo.... Porém saliento que quem vai ficar sem água não são somente os paulistanos.... Os nordestinos, mineiros, sulistas e sei lá mais o que que aqui estão tbm.... E vão voltar pra casa sem emprego pra concorrer com vc.... E com mão de obra sobrando se prepare pra ganhar menos querido.... É reação em cadeia.... Não pense que na será afetado......

  28. Eleandro Borges Postado em 02/Feb/2015 às 22:09

    Olha gente nosso pais earavilhoso.temos problemas.sim temos, mas vamos mostrar que somos uma nação e que pessoas que não se importam com os problemas que atingir nossos irmãos são tao ou piores que os governantes corruptos que parasitam nosso pais.Vivemos no pais dos nossos filhos, se não estamos contente com o pais que nossos pais nos deixaram, vamos expulsar daqui quem não merece um pais maravilhoso que temos. Vamos extirpar as ervas daninhas que infestam nossa nacao . Vamos fazer passeatas, manifestações, vamos exigir que sejam responsabilizados por seus atos partidários e não vamos destruir-nos , pois o brasil e nosso. Somos brasileiros.

  29. Gustavo Postado em 02/Feb/2015 às 22:09

    Gente, todo o mundo é enganado por políticos desonestos no mundo todo, aqui é mais, porque a raiz do problema é maior no povo daqui . O problema não é com eles, é com o povo que elege estes canalhas. O apego ao ego e a falta de reconhecimento dos próprios erros é o problema que todos temos que solucionar em nós mesmos antes de querermos politicos honestos.

    • layane Postado em 02/Feb/2015 às 23:06

      Lé os comentários e não tem como deixar de não comentar, sou nordestina e moro em São Paulo a mais de 16 anos. O que me deixa pasma nos comentários e a capacidade no ser humano dividir o sudeste do nordeste e se acharem melhores que uns e outrO. O que intristese não é só a falta da água e a falta de respeito. PS: se faltar Água não se esqueçam vamos tudo pro mesmo buraco sudeste, nordeste.

  30. Ana Maria Postado em 02/Feb/2015 às 22:14

    Realmente a população de SAMPA está sendo humilhada inclusive pela SABESP pois pagamos fielmente as contas de agua senão é corte na certa, mas temos que nos unir pelo nosso proprio bem pois esta estiagem pode prolongar por muito tempo e nós vamos ter que economizar e muito a água, e mesmo assim estamos no fim da linha porque temos governantes que não cumpre com suas obrigações e ainda escondem, por isso pessoal aqui em SAMPA o paulista, nordestino e outros. estamos com o mesmo problema e somos todos da mesma raça humana que estamos precisando de ajuda, então unidos poderemos vencer mais esta.. etapa, não vamos esquecer a água que é liquido precioso e essencial a vida... já que quem está no poder esqueceu...

  31. Delvane Postado em 02/Feb/2015 às 22:17

    Bom, que diferença faz? Se somos todos brasileiros...o que eu sei é que dificilmente nao encontro numa obra um paulista, é sempre um nordestino querendo trabalhar, uma vez que os paulistas não querem esse tipo de trabalho, então pq não compra robôs???

  32. viviane Postado em 02/Feb/2015 às 22:37

    Será que estão vendendo nossa água para multinacionais?

  33. Ortega Postado em 02/Feb/2015 às 22:45

    Sou paulista e não repudio todos esses comentários dizendo que SP é estado fascista e xenofóbico. SP é um estado fascista e xenofóbico sim, a grande massa é preconceituosa com nordestinos SIM! Parem de fechar os olhos para a realidade. Infelizmente a maioria cobre a minoria que não é xenofóbica. Eu não entendo e nunca vou entender porquê o paulista é tão escroto com pessoas de outros estados. E sobre as piadas sobre a nossa crise hídrica, claro que me incomoda, mas creio que isso não chega aos pés de toda zombação que o norte e nordeste sofreu durante anos.

  34. Osvaldo Lopes Postado em 02/Feb/2015 às 22:48

    É uma pena ler comentários tão medíocres. Sou nordestino, porém, não vejo razão nenhuma para desejar a infelicidade dos paulistanos quanto ao enfrentamento da seca. Vivemos num pais do "improviso" , do "egoísmo", do "nanismo", temos que barrar a proliferação dessa crise de consciência. E lamentável não enxergar que décadas após décadas o descaso na utilização dos recursos hídricos enfim vem "cobrar o preço" de tamanha irresponsabilidades. Torço francamente por uma estratégia bem sucedida para a amenização do problema a curto/médio prazo, e solução a longo.

  35. Katia Alves Postado em 02/Feb/2015 às 23:00

    Paulistanos, podem sair de São Paulo, mas nem pensem em vir para o Norte e Nordeste, pois aqui gostamos de acarajé e outras iguarias maravilhosas; detestamos coxinhas.

  36. marcio Postado em 02/Feb/2015 às 23:28

    Pobres coitados.....enquanto todos se esfaqueiam, trocam farpas, defendendo legendas partidarias, defendendo ideais ou pontos de vista que nao mostram nada...esquecem de observar o principal....o povo....todo o povo...vair pagar por isso....se a casa cair em SP, cai no resto do pais...a mesma agua que nos bebemos...tambem eh a mesma agua que gera energia...que produz, que abre espaco para a mao de obra..independente da regiao...do local.. os pontos cardeias..nao significa nada...porque o Brasil eh um so....nos somos vitimas de todas as circusntancias.....

  37. Silvano Postado em 02/Feb/2015 às 23:39

    Problema hídrico é no Brasil todo, desejar o mal pra um estado não vai ajudar em nada, vamos todos mudar nossas mentalidades, vamos cuidar do meio ambiente melhor, esquecer vaidades, o planeta pede socorro, vamos consumir menos, preservar mais, e tirar de uma vez essa cultura capitalista de consumismo das nossas mentes. Deus Salve o Planeta!!

  38. Nilson Postado em 02/Feb/2015 às 23:39

    Irmãos paulistas, você que é do bem não se sinta ofendido nem magoado com os comentários do post, são de irmãos que até ontem foram massacrados por esses coxinhas idiotas e hoje na condição de humanos estão tirando do pescoço aquele nó. Li a grande maioria dos posts e não me senti ofendido, pois não compact uei com os mau feitos dos coxinhas, deixe-os extravasar, vai ser bom.

    • Edgar Postado em 03/Feb/2015 às 00:38

      Concordo com seu comentário, Nilson. Meus pais são nordestinos e infelizmente não foram recompensados bem por trabalharem tanto aqui em SP. É triste saber que conterrâneos deles nos maldizem e riem dessa situação. Já passaram sede lá, agora passarão tempos de seca aqui. Não está bom nem justo para ninguém.

    • gabriel Postado em 03/Feb/2015 às 02:05

      Nilson, as pessoas que foram ofendidos pelos extremistas tinham duas opções para si mesmo, não se deixar levar pelas ofensas, ou guardar esse rancor até virar uma bola flamejante de ódio, é triste ver meus conterrâneos paulistas terem sidos tão amargurados, preconceituosos e injustos, e talvez ainda mais triste é amargo se espalhar, como uma doença inabalável, não vou deixar me levar por tal doença, mas não vejo nenhum lado positivo nisso, paz meu amigo.

    • eu daqui Postado em 03/Feb/2015 às 09:47

      É o que eu sempre digo: o alcance da ofensa depende, em grande parte, da disposição do ofendido. Desejo força, sorte e muita água para SP, essa cidade que há décadas inspira esta nordestina dark.

    • Carmen Postado em 03/Feb/2015 às 11:30

      Concordo com você Nilson. Não apoio extremismos, mas embora more aqui no Sudeste já há 10 anos, o meu povo sempre foi esquecido sim, a seca no Nordeste sempre matou milhares dos meus conterrâneos e tanto o governo federal quanto os sulistas e sudestinos, nunca encararam esta situação como uma "calamidade"! Isto não justifica ataques verbais de lado a lado, mas acho que a coisa passa bem pelo o que falastes "na condição de humanos estão tirando do pescoço aquele nó". Após as eleições o que mais vimos foi veiculação de agressão ao nosso povo! Perdoem-me os paulistas, aliás os sulistas e sudestinos de um modo geral, mas talvez apenas agora estas pessoas possam dar-se conta de que a natureza não distingue nem pobres, nem ricos! Ou nos unimos para ajudar-nos mutuamente ou seremos todos afetados! Não consigo entender este ódio gratuito de parte a parte...afffffffffffffffffffff

  39. Fabiana Postado em 02/Feb/2015 às 23:55

    O grande problema é falta de gestão. Aliás, não salva um governante responsável: em SP reclamam da falta de gerencia do governo federal, em Brasília reclamam da falta de gerencia de SP. Eu vou reclamar dos dois! Dois irresponsáveis e mentirosos. Faltou cuidado com a coisa pública e quem paga o pato, para variar, somos nós!

  40. Rita Postado em 03/Feb/2015 às 00:04

    Enquanto a humanidade for egoísta, trapaceira, querendo levar vantagem sobre tudo e sobre todos, importando-se somente com seu umbigo, não sendo fraterno com aqueles à quem podem ajudar, não ensinando e dando exemplos a seus filhos sobre os verdadeiros valores morais, solidários, amorosos; enquanto não olhar pra si mesmo e buscar o erro que reconhece muito bem no outro, porque o conhece encaixando-se perfeitamente em si mesmo, não terá moral e nem força pra mudar o que ele mesmo pratica. É atirar pedra em si mesmo. Como diz o ditado, "comece por você a mudança que você quer ver no mundo".

  41. sonhador; ) Postado em 03/Feb/2015 às 00:07

    Pelo que se vê, a burrice, estupidez e mediocridade esta de Norte-Sul/ Leste-Oeste deste país. Paulistas falando mal de nordestinos; nordestinos falando mal de Paulista... continuem assim, pois é de pessoas como vcs q precisamos ... se dependermos da educação e ponto de vista dos senhores(as) o Brasil vai chegar um andar mais abaixo do fundo do poço! Quase la... parabens a vcs!!

  42. Lucas Postado em 03/Feb/2015 às 00:08

    Meu Deus! Quanta palhaçada! Sou de Curitiba e vejo tanta hipocrisia nesses comentários que me da dor de estômago! Somos todos do Brasil, em desenvolvimento, com uma pobreza e violência alarmante e agora com uma crise hídrica que afeta de norte a sul! Não sou melhor por ser do sul, sou brasileiro acima de tudo e, por isso, nem um pouco desenvolvido. Vamos pensar em soluções e lutar por elas para sairmos desta crise hídrica e energética em nosso país. Me impressiona a capacidade intelectual das pessoas que aqui comentam e tem a imaturidade de postar agressões juvenis. Nordestinos, paulistas e sulistas, somos brasileiros e só juntos sairemos desta zona!

  43. hozana Postado em 03/Feb/2015 às 00:17

    Eita,que o Geraldo abafou! E agora José??

  44. Fernanda Postado em 03/Feb/2015 às 00:22

    muito triste saber que sp ta nesse caos. Aguem sabe onde posso pesquisar sobre o abastecimento da minha cidade ?

  45. Monique Luz Postado em 03/Feb/2015 às 00:42

    Galera, independente de ser nordestino ou paulista o que está faltando é amor e sobrando maldade. Pra que tanto ódio? Conheço dezenas de familias que são pais nordestinos que vieram para São Paulo e tem filhos paulistas, como da mesma forma deve haver varias familias que morem no nordeste ou norte e sejam o inverso, e ai? Todos preconceituosos, é revoltante esse ódio todo e essa forma ridícula de generalizar uma população. Ninguém vive sozinho, por isso temos que ajudar o próximo, é o ciclo da vida. Sou paulista, tenho apenas 20 anos, tenho muito o que viver, batalho, acordo cedo, corro atrás dos meus sonhos, faço minha parte, não tenho culpa de viver nesse país hipócrita e cheio de maldade e desigualdade e não acho que merecemos morrer de sede! Se for para generalizar, vamos generalizar assim: somos todos seres humanos, brasileiros e não merecemos morrer de sede, fome ou sei lá o que seja! Mais amor, por favor!!!

  46. Victor Santos Silva Postado em 03/Feb/2015 às 00:49

    Tô achando muito legal o que está acontecendo com SP, meu estado. De verdade, se não bastasse o sucateamento da educação, em todas as esferas, incluindo as universidades; da saúde; ainda fazem isso com a água. Eu curso a Unesp, e em 4 anos, tô esperando uma quarta greve consecutiva, e o motivo é isso: redução de gastos (gastos tipo reajuste salarial, bolsas, auxílio moradia, auxilio alimentação, essas coisas de que não precisamos, afinal a faculdade é "pública" ) . Espero conseguir ver, ainda com vida, um outro partido governar SP, que para os paulistanos, é o estado mais rico, mas para mim, toda essa riqueza nunca refletiu em nada. Então povinho, vamos deixar de lado status, deixarmos de sermos arrogantes, porque eu acho que a gente tá se perdendo de mais para isso!

  47. Diego Postado em 03/Feb/2015 às 00:51

    Quem vai sofrer com essa situação é exatamente boa parte dos nordestinos e seus descendentes que moram em São Paulo e todo o restante da população mais carente. A burguesia xenófoba que alguns citam aqui podem ir para outro estado ou até mudar de país, para eles que tem dinheiro é muito mais fácil superar essa crise pois eles tem opções. Então quem está achando legal essa crise, não se iludam pois quem vai sofrer muito vai ser o povo das favelas e das periferias, compostas na maioria de negros e nordestinos e não os ricos.

  48. Carlos Figueiredo Postado em 03/Feb/2015 às 00:54

    É lamentável que muitas das opiniões que se leem aqui sejam desprovidas de bom senso. Não vou citar nomes, até porque cada um que vista a carapuça se lhe servir, mas o fato inquestionável é que elegemos governantes que não tem preparo algum para assumir a responsabilidade de levar adiante o crescimento de um estado - e uma cidade - como São Paulo. E o resultado aí está, tão dramático e real quanto foram os alertas e os sinais evidentes de que a cidade sucumbiria à negligência governamental que só busca o populismo imediatista. Agora, diante da catástrofe anunciada e iminente, pessoas de caráter doentio aproveitam o ensejo para despejar suas mágoas, seu escárnio e suas convicções podres através de opiniões que só servem para provocar, ofender e criticar os paulistas e paulistanos. Que as guardem para si, que as confessem aos psicanalistas, porque para nada servem neste momento. São Paulo é um estado grandioso, que sempre acolheu pessoas de todas as regiões do país que buscam uma vida melhor. E ninguém melhor do que aqueles que aqui vivem para dizer o que sentem diante da situação dramática que vivem. Portanto, que me desculpem certas pessoas, mas não se metam naquilo em que não são chamados. Nem manifestem suas opiniões se não acrescentarem coisa alguma à já lamentável situação que temos que enfrentar.

  49. Miguel Postado em 03/Feb/2015 às 01:23

    Meus Deus quanta incitaçao de odio e violência, como alguem acima disse, somos todos brasileiros, vamus despejar esse odio em cima desse politicos fdp, esse bandidos sim merecem estar sob a furia de todos nos...E corrigingo um tal de Mario Farias que foi extremamente grosso ao chamar alguem de desinformado, IMIGRANTES sao pessoas que saem de seu pais de origem e vao viver em outro, MIGRANTES sao as pessoas que se deslocam entre regioes de um mesmo pais...antes de chamar alguem de desinformado, se informe voce antes pra nao falar besteira! (:

  50. Gabi Postado em 03/Feb/2015 às 01:33

    Lamento pela situação. Agora muitos vão enxergar, que não só os Nordestinos migram devido a estiagem. Não desejo falta de água para ninguém, até porque meu Estado também está sendo castigado com a seca, mas que esse caos sirva de aprendizado para muitos. Espero que chova o suficiente para aumentar o nível da Cantareira.

  51. Tine Postado em 03/Feb/2015 às 01:35

    O que menos tem em SP é paulistano. Agora vamos ter que fazer com o nordeste o que os nordestinos fizeram com SP. Vamos todos mudar pra lá e fazer o "sentindo na pele". Se cada um ficasse na sua cidade, talvez esse problema não aconteceria...

  52. Rodney Postado em 03/Feb/2015 às 01:37

    Colegas não se esqueçam que o população composta em São Paulo é de maioria nordestina. Vejo que os nordestinos também estão neste barco sem água.

  53. Alessandra Postado em 03/Feb/2015 às 01:39

    Por motivos pessoais eu sai do Brasil ha 12 anos, foi por amor a uma pessoa maravilhosa que ama o Brasil tao ou mais do que eu, porque este pais lhe deu oportunidades e ele foi muito feliz ai por 7 anos. Eu demorei muito tempo em aceitar em deixar meu pais e ir com ele a trabalho a um pais alheio aos dois. Um pais com muitos problemas, nada rico, mas enfim a vida nos levou. Quando saímos do Brasil não havia afrodescendentes, ítalo-brasileiros, ou qualquer coisa que nos diferenciava, muito menos entre estados. O pais que eu vivi era um pais de todos, asiáticos, europeus, africanos, todos descendentes e que forma vamos um só pais uma só nação, onde bem ou mal nos respeitávamos e nos defendíamos como nação. Eramos uma ilha lusofonica em continente hispanofonico, nos entendiamos nos amavamos, teniamos nossas diferencas mas nada como agora. O que aconteceu? Onde me perdi?

  54. Vagner Postado em 03/Feb/2015 às 02:08

    Enquanto isso no amazonas está ótimo. Temos muita água e a zona franca, podem vir pegar nossa água, nós(índios, bichos do mato) dividimos com você. De água a quem tem sede, e comida a quem tem fome.

  55. Alexandre mello Postado em 03/Feb/2015 às 03:13

    Somos todos brasileiros e não importa da onde e sim que necessitamos de união.

  56. fernando Postado em 03/Feb/2015 às 03:24

    Metade deste problema eh culpa da incompetencia do governo, colocando em postos chaves politicos, ao inves de tecnicos. E pior, a oposicao quer ver o circo pegar fogo p tirar proveito politico. Triste. Populacao agora esta sofrendo. E como estara o consumo na casa e adaptacao p esta situacao dos politicos e responsaveis?

  57. Ralph Petelinkar Postado em 03/Feb/2015 às 03:49

    Não sei se fico Triste, Puto, Revoltado, preocupado, etc... com a notícia ou com os comentários aqui.... Quanta Ignorância, quanta estupidez..... o melhor é ficar quieto..!!

  58. leonardo Postado em 03/Feb/2015 às 04:13

    A agua so está sendo um problema agora. Pq atingiu são paulo. Pq falta agua a anos no certao do nordeste . e nunca foi um PROBLEMA! Dai agora vao fugir de sp ? Muitos criticaram o norte e nordeste dizendo SOMOS A MAIOR ECONOMIA MUNDIAL etc etc... Ha muitas pessoas Boas em sp que defende o norte nordeste. Mais tem umas que merece esta passando por isso ... que Deus possa ajuda vocês e pode vim que somos diferentes de alguns dai....

  59. Anni Postado em 03/Feb/2015 às 04:23

    Olha gente eu só acho que n são todos os Paulistas q são assim.. E pensem por outro lado, as crianças e os idosos como ficam nessa falta de água ? Eu acho q esse n e um momento de querer falar mau ou criticar.. Eu acho q se todos brasileiros em geral se ajudassem n teríamos que passar ou aceitar certas coisas desses deputados q promete uma coisa e nunca faz.. Agora em relação a Dilma oq ela faz de tão bom no nordeste ela nunca faz aqui em São Paulo.. Olha eu tenho uma filha que está pra fazer um ano, e se caso faltar água aqui como faço para alimentala? Vcs acharia bom ver seus filhos ou familiares passarem fome ou sede e n puder fazer nada ? N quero criticar ninguém, mais n é todos paulistanos q são assim.. Eu acho q n tem sena pior do que ver pessoas passando necessidades enquanto os candidatos em geral tá numa boa, duvido muito q se eles tivesses passando por isso eles deixariam assim.. Como diz aquele velho ditado.. Os pobres e fracos pagam pelos fortes e ricos.. Espero q essa falta de água n continue pois estou preocupada com minha família.. E só para constar n falta água aqui são esses governadores safados q secaram a represa pois já vi muitos vídeos de pessoas q passam pelas represas q reabastecer a nossa represa, e pelo contrário do que vcs sabem estão todas cheias..

  60. naiany pimentel Postado em 03/Feb/2015 às 04:49

    Toda vez que vejo matérias relacionadas a isso, aumento de clima falta de agua lembro da minha professora de ciências na quinta serie... Desde então fiquei com uma certa paranóia na cabeca de fazer um experimento para tornar a agua do mar bebivel acho que ta na hora de ver se funciona, pelo menos em pequena quantidade sim....enquanto isso sejamos conscientes e solidarios

    • ariel gomez Postado em 03/Feb/2015 às 14:14

      estudos revelam que mesmo dessalinizando as aguas do mar, nunca vai ser potavel 100% como a agua doce.... pois a mesma agua do mar tem q subir para atmosfera para quebrar as moleculas e impuresas.

  61. Diegobjj Postado em 03/Feb/2015 às 05:46

    É triste ver, o povo do mesmo pais se ofenderem, paulista, cariocad , e nordestinos, somos todos farinha do mesmo saco, não é só são Paulo que se fode, e sim todo nosso pais, e da quele comentário lá de cima eu cinto do de ti guri, afinal não vai ser os paulista que vão sofre, mas todos os moradores de todas as parte do pais que moram aqui, e também lembre das crianças que não tem nada a ver com isso, lamentável ver unw comentários destes....

  62. Polyana Postado em 03/Feb/2015 às 07:31

    Tenho só 15 anos de vida,sou paulista,e é lamentável ver a forma que os nordestinos se referem a nós,paulistas. Agora eu entendo porque alguns paulistas são xenófobos e discriminam vocês... Eu jamais discriminaria um povo,uma raça,uma cultura... Meu único preconceito é com gente ignorante,que faz questão de continuar na ignorância. Se alguns paulistas são xenófobos,eu que não sou mereço ser chamada de xenófoba e fascista simplesmente por ser paulista como eles? Eu que não tenho nem idade pra voltar ainda,mereço morrer de sede e ser culpada pelo voto dos outros,simplesmente por ter nascido e viver no mesmo Estado que eles? Isso sim é uma verdadeira xenofobia! Seria como chamar todos os nordestinos de burros,analfabetos,ignorantes,xenófobos e fúteis por causa desse seu comentário tolo,hehe. Mas,graças a Deus,educação e respeito com o próximo não me falta!. Beijos de luz,e reveja seus conceitos

  63. edivaldo Postado em 03/Feb/2015 às 07:39

    Parabéns!!!Vemos aqui que todo mundo sabe de tudo!!!...só não sabe se preocupar com o próximo não enxergando além do umbigo!! Por isso chegamos nessa situação é ela vai piorar,tanto egoísmo e egocentrismo,o EU inabalável de cada um!!!qual a diferença do maldito nordestino Lula e do maldito paulista Alckmin??2 vermes parasitas que o tão esperto povo colocou onde estão!!..e agora depois de todas as ofensas acabou o problema da água???

  64. Henrique Postado em 03/Feb/2015 às 07:52

    Caraio, a galera já esta discutindo quem morre e quem vive. Essa internet só me mostra o pior do ser humano mesmo. TSC.

  65. Daniel Maciel Postado em 03/Feb/2015 às 08:09

    Eu queria saber pq milhares de pessoas discriminam o Nordeste , são td ser humano , a única diferença é lugar , td é Brasil pow , td é humano... pq em vez de criticar um ao outro pq vcs N vão orar ou fazer alguma coisa pra ajudar quem precisa... pois somos todos irmãos , somos todos Brasil pow.

  66. ricardo monteiro Postado em 03/Feb/2015 às 08:16

    A crise da água é nacional. A nascente do rio são Francisco secou. O rio de janeiro esta sem água as represas do sul de Minas também o desmatamento na Amazônia vai de vento em popa o governo federal e os estaduais não fizeram nada a população em geral não tem consciência disso. Ficar gerando ódio não vai adiantar nada. Quem sabe na hora que todos estivermos com sede haja a união e a conscientização que devemos proteger nosso meio ambiente no todo e parem de ficar puxando o saco da Dilma e do Alkmim

    • Gaia Postado em 03/Feb/2015 às 14:21

      Concordo, Ricardo. Todos esses comentários de ódio ocultam um sentimento de medo, na minha visão. Temos tanto medo do que vai acontecer que, ao invés de buscarmos uma solução JUNTOS, saímos correndo de um lado para o outro, lançando pedras, fazendo acusações, buscando culpados quando a culpa vem da ignorância de todos nós que desperdiçamos água, desmatamos (quando compro carne vinda de regiões desmatadas para o gado, estou desnatando), voamos de avião, poluímos os ares, consumimos, consumimos, consumimos. O que fazer? Olhar pra trás e apontar o dedo? Não seria melhor compartilharmos as melhores práticas de economia de água, fazermos aquilo que os governantes (em todos os âmbitos) não fizeram e cobrar deles que planejem, que façam obras, que coordenem esforços? Por que não pensar que todos nós somos humanos com a mesma dependência de água quanto todos os seres vivos? Por que pensar em partidos, estados, países quando somos muito mais que isso, companheiros dos demais seres vivos e responsáveis pelo futuro deste planeta?

  67. tiago Postado em 03/Feb/2015 às 08:18

    Não entendo as brigas. Pelo que sei a água está acabando em vários estados, não somente em SP. Administrações diferentes com uma coisa em comum: ineficiência, planejamento zero. Há anos que os reservatórios estão diminuindo.

  68. Paulista Postado em 03/Feb/2015 às 08:19

    Sou Paulista amo minha terra natal sou filho de nordestino e amo o Brasil isso tudo que esta acontecendo no mundo serve para todas as pessoas dar mais valor na nossa riqueza natural respeitar uns aos outros.

  69. Guilherme Postado em 03/Feb/2015 às 08:55

    Quantos comentários escrotos e xenofobicos. Principalmente esse Jonas. Eu sou paulista, jamais concordei com qualquer preconceito contra outras regiões, como Norte ou Nordeste ou qualquer uma. Sou engenheiro civil, trabalho com muitos profissionais e o fato é, a crise está feia e é quase irreversivel. E infelizmente quem vai sofrer vai ser o pobre, e é com estes que me solidarizo. Eu posso comprar agua, se for preciso tomar banho com agua mineral, comprarei para isso, mas será que todos vão poder fazer isso? Pensem em milhoes de pessoas de classes baixa que pagarão por isto.

    • ariel gomez Postado em 03/Feb/2015 às 14:22

      eu posso tomar banho no encontro das aguas pq eu sou um indio tambem engenhiro e tive a felicidade de nascer na maior floresta do planeta... viva o amazonas viva manaus. sofrir preconceto varias vezes em sp. hj nunca mais quero voltar a essa terra seca, ate pq viajar para miami e caribe e mais perto e mais barato p/ nos do amazonas.

  70. Sofia Postado em 03/Feb/2015 às 08:57

    A verdade é que SP recebe o povo do Nordeste e de outros estados a muito tempo. Talvez pq aqui tem mais recursos, como a agua por exemplo. Acontece que esses "estrangeiros" aumentaram a massa populacional da cidade, em contrapartida contribuiram para o seu desenvolvimento. Se a cidade continuar crescendo nao terå santo que farå milagre! Ė fåcil por a culpa no governo municipal, mas nao devemos esquecer que governos de outros estados nao cumpriram seu papel na terrinha amada.

  71. Borges Postado em 03/Feb/2015 às 09:52

    Isto é que faz uma mídia escrota! NUNCA divulgaram a real situação para poupar do alcaide que "governa" este estado. E se não fosse o suficiente na campanha para tirar o partido que governa nacionalmente jogaram brasileiros contra brasileiros. Se ainda ficassem nos pontos de vista e concepções ideológicas, algo salutar, entretanto passou-se a uma agressão verbal e física sem precedentes. Lamentável tudo isto.

  72. Rafael Postado em 03/Feb/2015 às 09:53

    Ok, espor sua opinião. Defender o seu povo e sua nação. Mas para que utilizar palavrar de baixo calão? Para que ofender o outro? Entendo que a situação que o Paulista está passando hoje é tão preocupante para ele, quanto para o Brasil inteiro. Se a água acabar aqui, acabará no seu estado também. Imagina a população dos outros estados aumentando, será que o seu tão precioso rio, barragem, seja lá o que for irá aguentar? Então seu fulano, beltrano ou ciclano que ai tanto defende seu povo, você nada mais é do que um separatista... Para que tudo isso?

    • Cleiton Postado em 03/Feb/2015 às 19:45

      Amigos, o que vejo aqui são pessoas de uma mesma nação se odiando ao invés de se amarem, se menosprezando ao invés de se ajudarem.. será que vocês não percebem que é isso que a soberania Brasileira quer? que é isso que os grandes do país precisam pra acabar de vez com a nação. Eles manipulam facilmente o povo porque ao invés de sairmos pra ver o que realmente está acontecendo, preferimos ficar presos em nossas casas acreditando em tudo que mostram na Tv, nos tornamos odiosos sem razão. Enquanto dizem que a água do cantareira está secando, na verdade não baixou 8% do seu nível, nos lugares mais altos realmente o caso "parece" crítico, mas quem disse que não tem solução? O pessoal da Tv? Os manipuladores? Aqui em São Paulo, tem chovido muito por esses dias, como que não tem água? e como não crer que esses lugares que parecem críticos não estão de tal forma propositalmente? Amigos, vamos nos unir contra a corrupção, ao invés de ficarmos presos por mentiras e sendo cooperadores corruptos como os "tais"...

  73. Anilton Moccio Postado em 03/Feb/2015 às 10:03

    Vou seguir o conselho dele, vou mudar para Santo André, ou São Bernardo, ou São Caetano, rsrsrsrs

  74. Washington Postado em 03/Feb/2015 às 10:03

    E qual regiao Brasileira sabe votar? Elegemos Collor, Maluf, tiririca, Romário, Jader Barbalho, Renam Calheiros , jose Sarney, garotinho e por ai vai. Perceberam que são de tudo que lugar? Intao parem de olhar a sujeira do outro , pq ninguém tem moral no Brasil para isso. Todas as regiões elegem essas desgraças que estão destruindo nosso pais e o povo calado. Por 20 centavos o Brasil parou, por 20 bilhões roubados dos cofres públicos ta todo mundo calado. Cresçam. Sou nordestino. Amo são Paulo , rio, sul , norte, porque sou brasileiro. Acho que muita gente aqui esqueceu disso.

  75. Renan Lemes Postado em 03/Feb/2015 às 10:21

    Realmente, São Paulo é uma cidade que se exibe e alguns moradores se sentem "novaiorquinos" nela, mas já morei lá por pouco tempo, e infelizmente vivenciei que a maioria da população lá é muito carente. Não diga-se pobres, mas não são todos que teriam condições, ate mesmo por questões familiares, de se mudar para outro lugar. Discutir sobre isso é comum, julgar a tal da "xenofobia" de algumas classes sociais, enfim, mas condenar uma população que em sua maioria é descendente de nordestinos, nortistas, acho meio que exagerado e que vc deve ter apenas falado sem pensar. Afinal, qual a diferença entre o que julga e o que julgou? Ambos se tornam iguais, e não melhor que o outro. Melhor é quem é humilde e acolhe os que precisam de apoio. Abraço a todos

  76. Lohan Postado em 03/Feb/2015 às 10:24

    1° São Paulo forneceu ao governo federal só em 2014, 270 bilhões de reais, enquanto só 20 bi voltaram para o estado, enquanto todas as regiões do nordeste receberam mais do que a miséria que contribuiram, portanto só por você ser nordestino já é um sustentado de São Paulo. 2° o rio de janeiro contribuiu com mais de 130 bi e só recebeu 10 de volta, ou seja, mesmo sendo paulista, reconheço que o rio está fazendo e muito a sua parte. 3° por mais que estejamos passando por uma crise hídrica, o estado nunca passou por crise econômica, e quando essa crise passar, os nordestinos vão continuar vindo pra São Paulo. 4° crise hídrica e racionamento não é a seca do nordeste, pois na minha casa não faltou agua 1 dia sequer. 5° o problema com as chuvas é federal e não estadual, por isso o Brasil pode sofrer com uma crise elétrica. (Lembrando que o sudeste leva 70% da energia do Brasil). 6° se você é nordestino e continua pensando o contrario do que falei, aceite a separação, que nós compramos toda agua de vocês, para vocês não morrerem de fome.

  77. Adolfo H. Postado em 03/Feb/2015 às 11:10

    Melhor do que discutir o que os paulistanos farão agora, é não perder tempo de reação, planejar o que faremos antes que a água da Cantareira acabe, ver para onde ir, pois, se comentários enchessem a Cantareira, não teríamos falta de água...

  78. Mayah Postado em 03/Feb/2015 às 11:13

    Coisa importante de dizer, a CIDADE de São Paulo está sem água, o ESTADO de São Paulo, apesar de estar correndo esse risco também, ainda tem água! Geraldo acabou com o estado, pq ele é governador, não com a cidade, a cidade foi acabada pelos prefeitos também... Aliás, muitas regiões do Brasil estão correndo o risco de ficarem sem água. E o fato de a CIDADE de São Paulo estar sem água, tem parcela de contribuição de governo e população! Governo, por saber que a crise hídrica se aproximava e não fazer nada para impedir e muito menos investir nisso para que esse caos instalado não acontecesse e a população, por saber que água é um recurso natural esgotável e mesmo assim, passar os dias lavando calçada com a mangueira ligada no máximo, lavando carros, deixando a mangueira ligada enquanto esfrega o carro, tomando banho de 40 minutos deixando a água escorrer, usar a torneira e deixar aberta, não avisar de vazamentos.Todos devem assumir sua parcela de culpa no projeto todo. E sobre essa discussão toda sobre nordeste, norte, sudeste, sul, centro-oeste e tudo mais... Não sejam tão bobos a ponto de discutirem qual região é a melhor, o Brasil é formado por todas essas regiões que têm pessoas maravilhosas e lugares dignos de paraíso. Enquanto vcs estão perdendo tempo em discutir sobre qual é a melhor região, bilhões continuam sendo roubados do bolso de todos nós!

  79. Jonas Schlesinger Postado em 03/Feb/2015 às 11:23

    Quando pensamos em seca no nordeste, estamos acostumados a isso. Porque por problemas climáticos e geográficos é comum. Mas no sudeste, onde chove quase todos os dias, é pela incompetência administrativa sim. Elegeram um governo aparentemente conivente com o Pig e por isso a mídia escondeu junto com os governantes. É lamentável isso. Mas os próprios paulistanos escolheram por voto de cabresto... agora aguentem quietos. E aqueles que dizem que o sul e o sudeste são alvos de preconceitos por parte de xenófobos do norte, eu lamento. Isso é pura fantasia de fascista. A mesma fantasia que o hitler tinha com os judeus.

    • gabriel Postado em 03/Feb/2015 às 11:53

      Agora aguentem quietos? É nisso mesmo que vc acredita? Que diante de toda essa calamidade o que tem q ser feito é se calar? Normalmente ditadores e fascistas são motivados por uma amargura e raiva que são compreendidos por poucos, sinto lhe informar que vc esta agindo exatamente como um fascista, "paulistas são vermes e merecem morrer" troque por judeus, ou negros, e vc vai ver o q se tornou. O maior problema do preconceito e intolerância é que vai corrompendo 1 por 1, e meu amigo, vc acaba de ser corrompido.

      • Fabio Postado em 03/Feb/2015 às 12:35

        somos todos filho da mesma pátria,não importa se vc e do sul ou do norte devemos nos unir e nos preocupar com nossos filhos netos a geração futura.

      • José Antônio Chiló Postado em 03/Feb/2015 às 12:41

        Esta é a mentalidade de gente que querem o extermínio de quem é contra eles.Chamando os paulistas de fascistas e xenófobos,quando na verdade xenófobo e fascista é quem fala

  80. Célio Postado em 03/Feb/2015 às 11:41

    Seguindo o raciocínio de alguns que acham que o fato de sermos de regiões diferentes nos fazem melhores ou piores que outros , pois bem, o fato de termos sido criados pelo mesmo DEUS não nos torna semelhantes? Gente nos não temos nada, tudo é dele por acaso o que faz sol arder tanto no nordeste não é o mesmo que faz a chuva cair no sudeste ? Nós só temos o que ele nos dá e temos que agradecer por ele ser tão misericordioso conosco, pois ele é o dono de tudo é a prova disto é que a água esta acabando e não podemos fazer chover nem temos de onde tirá se o dono de todas as coisa não nos mandar chuva. Nada temos tudo é do senhor nosso Deus aquele que da e tira por que dele e pra ele são todas as coisas. Não somos nada sem ele, e ele não nos juga por região nem cor ou classe social.

  81. Lucas Postado em 03/Feb/2015 às 11:42

    Aqui onde a ignorância reina e a cultura se afoga em um mar de areia movediça, um dia todos irão morrer soterrados em seu próprio veneno...

  82. silvio Postado em 03/Feb/2015 às 12:06

    Há muitos anos que se vem falando que o problema do futuro seria a "água". Agora tornou-se problema do presente. Moro no interior de RO. Aqui ainda não há esse problema porque a água ainda é abundante. Talvez, futuramente, estará contaminada com abuso de herbicida usado na pastagem e no plantio da monocultura soja. Mas observo nos reservatórios secos de S. Paulo a ausência de florestas ciliares às margens das represas secas. Há muito descampados e gramados. Uma sugestão: que tal uma campanha de revitalização de re-flrorestar as margens dos mananciais dos reservatórios? Ser contra o desmatamento da Amazônia também é ser contra os desmatamentos no Sudeste e no Sul, os sistemas biómicos são interdependetes. E re-florestar não significa plantar eucalipto, que seria um outro desastre, mas florestas nativas e permanentes.

  83. Daniel Lindberg Postado em 03/Feb/2015 às 12:12

    Claro que não li todos, pois a repercussão foi muito grande. Por isso não sei se alguém já comentou isso aqui, mas a culpa é exatamente de quem causou o problema, nós mesmos!! Fazemos uso irracional por pensar que água ou qualquer outro recurso natural do planeta é infindável. Pobres dos que vêem o problema com visão apenas política e continuam tomando banho de 30 minutos ,escovando o dente ou lavando a louça com a torneira aberta. Somos pobres e mesquinhos e procuramos em algo ou alguém a solução ou a culpa do problemas. Calor, vou tomar um copo D'agua enquanto ainda tem!!

  84. Goldoni Postado em 03/Feb/2015 às 12:16

    A situação em S. Paulo tá feia! Só Deus na vida desse povo. Que ele tenha misericórdia.

  85. Deslandes Postado em 03/Feb/2015 às 12:43

    Gente, por favor... Xenofobia não é um mal que aflige a um território e sim, pessoas com baixa capacidade cognitiva. A seca de São Paulo atinge ao Brasil todo na medida em que sabemos da importância deste estado tão produtivo. Da mesma forma acho que nossa mídia deveria fazer uma mea culpa por nunca ter dado o mesmo valor às secas na região Nordeste porque o impacto também é enorme em todas as demais regiões. E toda a burguesia brasileira acaba sim, sendo determinante no estado atual não de São Paulo, mas de todos os estados. Essa constante tentativa de congelar o status quo em seu favor gera de um lado a pobreza e de outro, o descontrole total do estado sobre as atividades industriais, da construção civil, setor imobiliário e do comércio. Qual é o volume d'água captado, poluído e desperdiçado pelas industrias que fazem uso dos manaciais hidrográficos de São Paulo? A Sabesp deve ou deveria saber e mais! Num caso de emergência essa informação deveria ser divulgada. Quanto ao comércio, alguém já imaginou uma crise da falta de coca-cola ou de cerveja? Parece que nessa hora, água não falta... A construção civil e o setor imobiliário trabalham com o capital especulativo e logo, não se pensa a cidade sobre suas necessidades ou os investimentos pesados a serem feitos. Sem planejamento, a cidade cresce e a infraestrutura não acompanha. E quem acaba tendo que fazer racionamento depois é a população inocente. Lembrando: Países com muito menos água doce não passam por essa situação porque captam água da chuva, dessalinizam a do mar ou reciclam água de rios poluídos. Vivemos a cultura do desperdício e que não se enganem as populações de outros estados: poços artesianos, lençóis freáticos para cisternas... desde 1500 vivemos explorando a natureza por sua abundância. Calhou de ser no estado que move a maior parte da economia do Brasil, mas nenhum outro estado se prepara neste exato momento para a crise da água que afligira populações nesse século. O maior erro de São Paulo é insistir no Alckmin, mas o maior erro do brasileiro é insistir em quem não quer fazer nada para o Brasil ser melhor para sua população. O problema num primeiro plano é o voto, num segundo é a capacidade de reagir e manifestar contra um desgoverno. Pergunta: estaríamos prontos para chegarmos a um ponto como o chegado na Grécia? Ou ainda, estaríamos prontos para cortar a cabeça do rei, como na França de 1789 ou tirarmos Fulgencio Batista do poder? Não falo da Dilma, que perto do Aécio virou até solução, e sim do sistema: Congresso, Judiciário, mídia privada, empreiteiras... porque para estes não haverá nunca falta d'água ou qualquer outro revés. Trabalhadores, uni-vos! Até porque já passou da hora...

  86. Valeria Postado em 03/Feb/2015 às 12:53

    Infelizmente os paulistanos elegeram um governo medíocre e sem responsabilidade com o seu povo, mas falar mal da cidade é idiotice, e um dos maiores charmes de São Paulo é justamente a sua diversidade e destaca a população da cidade como "fortemente miscigenada pois é uma cidade acolhedora onde existe pessoas de todo o Brasil e do mundo

  87. Julio Postado em 03/Feb/2015 às 12:55

    Pessoal, há problemas em todas as partes no nosso pais. Nordeste, Sudeste, Sul...estamos discutindo um ponto sendo que o problema é maior e atinge á todos nós. nenhum, eu disse nehum politico, governo, vai fazer muita coisa por nós. estamos em segundo ou até terceiro plano para eles. quem patrocina esses politicos não somos nós. então a quem voces acha que eles devem atender primeiro? Os que investem dinheiro neles é claro. Bancos, empresas e etc...pode esquecer, teremos tudo sempre feito nas coxas por que ficamos com o resto da atenção deles. o problema não é quem entra ou sai, mas a forma de governça que rege por tráz desses rostos que aparece pra nós nos horários politicos. quem manda de verdade nem aparece na tv. abram os olhos, enquanto discutimos pois estamos atacando a nós mesmos como sendo responsaveis pelos problemas. ficando então mascarados.

  88. Paulista Postado em 03/Feb/2015 às 12:56

    Nossa, que povo bravo!! Eu acho que São Paulo/Centro Oeste deveria ser independente, o Sul independente, e o Nordeste/Norte independente. 3 países administrados da maneira que conviesse à população, com as dificuldades, cultura e costumes de sua região. Basta um referendo, um plebiscito ou algo assim, e pronto, cada um seja feliz onde se sentir melhor. Da minha parte, se algum dia eu tiver que sair do estado de SP, que seja para o Sul.

  89. Jessica Postado em 03/Feb/2015 às 13:05

    Quantos comentários horríveis! Não me espanta o Brasil ter uma população tão desunida, onde pessoas da mesma nação discutem entre si se baseando em opiniões como se fossem um pensamento coletivo. Vocês que defendem bandeira política, deveriam lembrar que todos os políticos, independente o partido, estão lá motivados pelos seus próprios interesses.. enquanto isso vocês ficam se acusando e disputando quem é melhor que o outro. Nenhum Estado é melhor que o outro, todos somos interdependentes e precisamos um do outro para sermos uma Nação. Uma Nação DE VERDADE, que caminha e luta por um objetivo comum, não só uma delimitação geográfica impresso em um mapa. Os recursos naturais não são renováveis em nenhum lugar, seja em São Paulo, Cuiabá, Bahia ou Rio Grande do Sul. É óbvio que houve negligência sim por parte dos Governantes de SP, tanto é que hoje infelizmente estamos passando por esta lamentável situação mas nenhum outro lugar do Brasil e do mundo está livre disto. Não vejo vantagem nenhuma em "apontar o dedo na cara dos paulistanos" e se alegrar ao culpá-los por termos feito a escolha errada. Isso não pode se tornar uma disputa por quem está em maior desvantagem, vamos acordar povo Brasileiro e olhar para o que realmente importa! Menos ranço no coração e menos vitimismo, por favor...

  90. Alex Wie Postado em 03/Feb/2015 às 13:15

    Nossa quer dizer que os paulistas, o estado com mais de 43.000.000 de habitantes, e a cidade São Paulo com mais de 12.000.000, são o grande satã do Brasil. Interessante, me lembra aqueles socialistas hipócritas contra o grande satã americano ou a midia golpista. Nunca vi tanto comentário tosco junto.Equanto isto falta,agua,falta luz, recessão, e tem gente mudando o discurso ou mudando ou foco, é bem típico mesmo.

  91. Murilo Souza Postado em 03/Feb/2015 às 13:38

    Quantos comentários ridículos, lutar contra a xenofobia sendo xenofobico, belos argumentos. O Nordeste desde que me conheço por gente sofreu com a seca, e mesmo assim tem nordestinos que estão tratando essa situação delicada como uma vingança, generalizando o estado inteiro pela minoria preconceituosa. Mas estão esquecendo que grande parte de São Paulo é cheia de nordestinos, que vieram tentar uma vida melhor, ou precisaram dos nossos hospitais e universidades, e foram acolhidos aqui pelos paulistas. É por gente assim com esses pensamentos, que o Brasil parou no tempo. Sou paulistano, tenho vó nordestina, e vô italiano, amo o Nordeste do mesmo jeito que amo o Sul, me entristece ver pessoas com a mente tão fechada, e ter essa imagem tão negativa da gente.

  92. newton Postado em 03/Feb/2015 às 13:40

    A conclusão que se chega é que falta muita escola nesse pobre pais. É lamentável a maioria dos comentários.

  93. cristian Postado em 03/Feb/2015 às 13:52

    Briga desnecessária, são paulo não é o centro de tudo não gente, e não passa de mais uma cidade do Brasil esse problema de água não afeta somente uma cidade, pode afetar o planeta terra em geral. Pessoas que falam mal de outros estados é pq nunca saiu do seu metro quadrado, lamentável esses que julgam o nordeste e os que julgam SP .

  94. Alcindo Fernandes Postado em 03/Feb/2015 às 14:01

    Porque não pegam água do tietê? Não, pera, nunca cuidaram, nunca deram bola para o importante valor que o rio (limpo) teria para são paulo...

  95. jeff Postado em 03/Feb/2015 às 14:30

    Sou nordestino, mas não no nordeste visto pelo Brasil, por sua belas praias ou seu turismo em geral, sou do interior do nordeste. De onde o sol não descansa e castiga quase o ano inteiro. Não sou viajado pra conhecer Sao Paulo mas, infelizmente, o preconceito tem pernas longas e consegue chegar até onde estamos. Mas, mesmo com toda essa indignação que nós somamos perante esse tipo de comportamento medíocre, a parte humana que existe em mim, me impede de desejar o mal aos Paulistanos... Mas do que ninguém, sei a importância de um 'copo dágua'. Mas também, não posso deixar de de dizer que o descaso com a responsabilidade em relação aos recursos LIMITADOS de agua que temos é o principal responsavel por essa calamidade. O uso inconscequente que o povo do sudeste usa é o fator x para toda essa falta... Nós aqui do nordeste (não todos) temos o cuidado pois, esse tipo de situação é recorrente aqui... Que Deus ajude a todos, que Deus ajude ao sudeste!

  96. Paulo Postado em 03/Feb/2015 às 14:37

    Brasileiro querendo apartheid é o país da piada pronta kkkkk como não o que defenderem por usas insignificâncias elegem ideologia, cor de pele, sotaque, time de futebol, região de nascimento, tipo de cabelo, roupa cor dos olhos, e até a quantia de diplomas ou falta deles como divisor de algo indivisível nasceram no "fim do mundo". É muita pobreza para pouco povo. Esse país tão execrado, saqueado, estuprado, chicoteado e constantemente pilhado não merece um povo que fica olhando as diferenças que mede a pessoa pela sua aparência ou sotaque, precisamos nos unir para que essa nação seja aquilo que sonhamos para nossos netos e para aqueles que virão, pois nossos pais não nos deram um país melhor, mas nos temos a obrigação de deixar um país melhor para nossos filhos. Sendo apenas honestos com nós mesmos já começamos um bom caminho e saber que todos nós somos culpados pela falta ou pela abundância, pois nós colocamos os políticos lá, e seja qual for a ideologia se formos honestos tiraremos eles sejam de qual ideologia forem, não podemos e defender bandidos por que compactuam com a "nossa ideologia" ou nosso "partido". Beijos meu povo, SÓ O AMOR CONSTRÓI.

  97. sandro Postado em 03/Feb/2015 às 14:41

    Eqto todos se dilaceram entre si atacando uns aos outros....os responsáveis os políticos q elegemos bebem água mineral. ..tomam seus banhos em banheiras...nadam em suas piscinas...se.refrescam em seus ambientes climatizados....e eu pergunto. Onde estão nossos manifestantes de 2013?

  98. Maciel Postado em 03/Feb/2015 às 14:44

    Hoje de manhã Choveu em Fortaleza!!! então vi muitas pessoas baterem palmas para a chuva !! exatamente a um mês da primeira chuva do ano de 2015. Chuvina pouca , mas é a segunda chuva do ano de 2015

  99. Douglas Postado em 03/Feb/2015 às 14:58

    Sou de São Paulo e tem vários amigos, amigos de vdd pq os Paulista só querem ter vantagem um tudo. E quem fala do norte e nordeste nao sabe de nada os lugares mais belos do brasileiro lá se encontra.....

  100. Nelson Postado em 03/Feb/2015 às 15:02

    Chega de se ofederem... Estamos todos no mesmo barco. Não importa se Nordestinos, Paulistas, Sulistas... Se SP Parar, o Brasil para. Fiz uma viagem recetemente de SP até Fortaleza passando pelas Capitais e pude perceber que SP aínda é a locomotiva que arrasta esse País. Então é hora de nos unirmos em um só objetivo e propósito e cada um fazendo a sua parte para passarmos por essa críse. Se vovês pudessem entender e saber que não cai nem uma folha de uma árvore sem que DEUS permita, já seria o bastante para parar de ficar procurando este ou aquele culpado por essa situação. ACHEGAIVOS A MIM E EU ME CHEGAREI A VÓS DIZ O SENHOR DEUS! Em todos comentários que lí não ví em momento algum vocês se lembrarem que São Paulo, o Brasil e o mundo pertencem a DEUS e Ele está no controle. Confiem NEle.

  101. Margareth Postado em 03/Feb/2015 às 15:09

    Gente, por favor! Vamos ser solidários! Somos todos irmãos. Deixem essas coisas pra lá. Deus é misericordioso, . Eu sou Paraibana, e todos os dias quando vou aguar minhas plantinhas, penso no povo de São Paulo, gasto o menos de agua possível, e oro para Deus enviar agua. Vamos nos unir. !

  102. Girffems460 Postado em 03/Feb/2015 às 15:17

    Prolema deles, eles que não venham formar superpopulação, encher o saco e roubar emprego no estado aonde moro. Ah, e São Paulo não é foda, não "sustenta o Brasil inteiro"? Se é assim, se virem!!!

  103. Erick Postado em 03/Feb/2015 às 15:19

    Olha. Sou nascido e criado em SP. Mas,odeio quem cobta vantagens pro prox. Até pq ngm tem a ver com a vida de ninguém,seja do lugar q mora,classe social,sexualidade etc. Amo o norté e o Nordeste,é onde sempre passo inhas férias,são todos trabalhadores e tem muita Cultura! Parem de brigar por isso é pensar em mudar nossos pensamentos,a mudança começq com cada um de nós! Deus seja louvado!

  104. Kaio Erlyn Postado em 03/Feb/2015 às 15:24

    Só acho que aqui todos fizeram o país pior, então não banquem um melhor que o outro e faça valer o voto de cada um... Que esse comentário sirva de exemplo para os briguentos do post... Tenho 21 anos e sei que o Brasil não tá precisando é de eleitores pq político tem muito para enganar cada um aqui...

  105. Alexandre Postado em 03/Feb/2015 às 17:00

    É impressão minha, ou a histeria tbm já bateu aqui? Em momentos críticos as pessoas mostram todo rancor e medo. Parem de generalizar, ações são de um indivíduo e não de um grupo, seja ele da parte que for. Sejamos mais práticos, difamar qqr pessoa aqui, não torna ninguém superior, assim como não resolve o problema em questão. O ponto é, o que pode ser feito agora? Creio eu, que comprar desesperadamente caixas d'água não resolve tbm, só muda quem vai gerenciar a quantidade de água que cada cidadão vai utilizar. Tbm não creio que só o uso mais consciente por parte da população vá resolver, já que representa menos de 50% da quantidade usada.

  106. Aaben Postado em 03/Feb/2015 às 18:56

    O negócio é sair de São Paulo

  107. Felipe Postado em 03/Feb/2015 às 18:59

    É realmente engraçado como na hora do aperto as pessoas querem colocar a culpa em alguém, seja de qualquer região do país indiferente disso recebemos milhares de estrangeiros em SP será que a culpa não é deles também? Muito simples todos "em modo geral" criticarem uns aos outros! A culpa é de todos nós se tivéssemos o bom senso de economia de agua desde sempre muitas vezes em diminuir sequer 1minuto no banho fechar a torneira ao escovar os dentes lavar o carro com balde ou ate mesmo utilizar a agua da chuva pra realizar simples tarefas de limpeza entre outras coisas... Não estariamos nesta situação! Sou morador de guarulhos e hoje depois de 5 dias sem água que tivemos o recebimento normal, porem em casa sempre tivemos o senso de economia e não tivemos nenhum problema quando a ficar tantos dias sem água. Não estou dizendonque sou o melhor pois é claro que não e tbm tem muitos que fazem o mesmo mais antes de lançarmos criticas devemos refletir e pensar na mudança de nossas atitudes assim vamos ver a mudança nas simples coisas!

  108. Lanna Postado em 03/Feb/2015 às 19:01

    Gente parem com isso eu sou do amazonas e moro em jundiaí/SP há 11 anos nunca alguém aqui me tratou mal ou falou mal Da minha terra muito pelo contrário até perguntam são curiosos em saber da cultura e comida local. E até elogiam o como o nordestino é um povo acolhedor. Não deixem um meia dúzia que tem esse discurso de ódio e insita a ira aqui na internet. Meu esposo é paulista e fica impressionando cm o povo nordestino de ser vim pra porque casamos e vim acompanhá-lo. Para o cara ali em cima realmente os que vc desejou que morresse de sede será a população mais pobre ou seja os imigrantes daí para cá. Tem que se acabar com essa discussão gente somos brasileiros sem separação de estados e temos que nos unir para melhorar e se ajudar tanto o norte/nordeste como o sul/Sudeste. É por esta separação que o nosso país está a calamidade que se encontra.

  109. Solange Postado em 03/Feb/2015 às 19:06

    Gente, até quando vamos rotular pessoas, somos todos seres humanos, precisamos de bens básicos para viver, não importa de onde viemos, onde trabalhamos, o que importa é q precisamos comer, beber, respirar, ponto. Não existe esse negócio de fulano q sugou São Paulo, que São Paulo matou a fome de muita gente, pois se aqui não houvesse um grande número de pessoas, não haveria tanta oferta, não haveria tanto trabalho e tantas formas de sobrevivência. Todos lucram com isso e agora temos q nos unir no sofrimento e não jogar pedras no seu vizinho só porque não nasceu aqui, ou que mereça sofrer por ser paulista, somos pessoas, não nümeros.

  110. Adriano Mendes Postado em 03/Feb/2015 às 19:56

    Vocês sabem que os únicos estados que tem agua são os do Sul né?? O resto ta todo no mesmo barco que o de SP, é só uma questão de tempo até o resto secar também. O problema não se limita a elite paulista coxinha, feminazi, facista, bairrista, xenófoba e todos esses adjetivos que o povão adora.

  111. Miranda Postado em 03/Feb/2015 às 20:13

    Minha gente a verdade é uma só,a crise de água potável é mundial, aqui no nosso País começou a complicar nos ultimos quinze anos e grande parte da população contribuiu e contribui muito para isso,com exploração de ouro,queimadas,destruindo as nascentes e afluentes dos rios e outras coisas mais,só digo o seguinte somos todos Brasileiros,não importa a sua naturalidade,temos as mesmas necessidades para sobreviver no planeta terra,para que tantos comentários bobos de acusações,xingamentos,troca de agressões,não acrescenta nada para ninguém,conheço alguns estados Brasileiros e várias cidades,sou Nordestino e moro em São Paulo desde a 37 anos,amo esta cidade como as demais do Brasil,os Brasileiros são pessoas trabalhadoras,criativas, inteligentes e acolhedoras,não seria o momento de juntarmos para encontrar a melhor solução para todos,não seria melhor termos consciência e tentar conscientizar a população em todos os recantos do País para não agredir a natureza e procurar recuperar o que foi destruído,da minha parte eu contribuo bastante,só assim teremos mais orgulho do nosso País,da nossa gente e servirá de exemplo para o mundo e cobrar desses politicos as suas responsabilidades.

  112. Vinicius Postado em 03/Feb/2015 às 20:17

    Não aparece um Paulista agora pra falar que o Nordeste não tem agua ( obs: isso é para aqueles q falavam merda) quanto aos outros é triste a situação.

  113. gracy kelley Postado em 03/Feb/2015 às 20:27

    Todo o Brasil sofre por isso não só São Paulo, claro que os maiores atingidos são os paulistas, agora ficar discutindo entre qual região é melhor, quem vai pra onde, quem merece, quem não merece, não ajuda em nada, acho que o que foi feito está feito e temos que aguentar as consequências ou tentar fazer algo para MELHORAR, e ficar arrumando motivo pra brigar não ajuda em nada, muito pelo contrário, mas acho que é isso que o brasileiro gosta de ver mesmo, vi pouquíssimos comentários sobre o problema da falta de água, mas vi muitos comentários de desacordo entre pessoas com formas diferentes de pensar, você não vai mudar a opinião do outro escrevendo um texto ofensivo contra ele.

  114. Alexandre Postado em 03/Feb/2015 às 20:49

    Interessante os comentários acima, só não esqueçam que nordestinos, paulistas, fascistas, neuróticos, escrotos, pretos, amarelos, azuis, estão no mesmo barco... quando ele (o barco) afundar, todos afundarão!!! Ao invés de perderem tempo e energia com comentários sectaristas e superficiais utilizem suas cacholas para pensar no coletivo e no bem comum!!

  115. Gabii Postado em 03/Feb/2015 às 21:45

    Ao ler os comentários percebi que o assunto mudou, assim como tantos outros em debate diariamente. Pessoal, o tema da reportagem é a falta de àgua, ... devemos ter a consciencia te tudo o que está acontecendo, ... a ignorancia está destruindo o mundo. Sou paulistana, filha e neta de nordestinos com muito orgulho, não estou preocupada se moro aqui ou ali, mas sim se amanhã teremos um como de água para beber.

  116. Brasileiro Postado em 03/Feb/2015 às 21:47

    Há cerca de duas décadas que o fluxo populacional NE/SP se inverteu. Tem mais gente voltando que chegando aí em SP. O NE tem baixo índice de chuvas no Sertão mas tem água no subsolo. O que faltaram foram políticas públicas federais de governos que privilegiaram o eixo SE/SUL e a população do NE eleger para si governantes estaduais decentes. O que se ganhou a longo prazo com essa política tacanha e absurda...? Afinal, nortistas e sulistas são todos brasileiros. Aprendamos com esse erros seculares e possamos corrigi-los daqui para a frente.Se a crise se agravar que outra região rica poderá ajudar o SE se necessário ? Não existe... por conta do modelo de "desenvolvimento" que foi muito para poucos e pouco para muitos. As chuvas que antes alimentavam o centro-sul do país tem sua origem no excesso de umidade produzida pela floresta amazônica e que os ventos carreavam para os Andes que por sua vez funcionam como barreiras e expeliam para o sul influenciando o regime de chuvas até na Argentina. Mas o desenvolvimento a todo custo ta acabando com a cobertura da floresta. Tai o resultado... aliado com pelo menos 15 anos de descaso e incompetência na gestão de uma política de recursos hídricos em SP.

  117. Maria Oliveira Postado em 03/Feb/2015 às 22:10

    Meu Deus que mundo é esse? Que pessoas são essas? Que só destilam veneno, só desejam o mal, só procuram culpados e não soluções! Que mentalidade é essa? Parem e leiam o que vocês escrevem e reflitam! Parece que a internet virou depósito de lixo p despejar amarguras, mágoas e rancor! Do que adianta chutar cachorro morto?! Mudança começa dentro da gente! Não moro no Sudeste, mas acho que todos nós, inclusive os nordestinos que sofrem há décadas com a escassez de água , devemos refletir e usar a água de maneira responsável. Economizar é que há!

  118. cassia sca Postado em 03/Feb/2015 às 22:24

    ...quanta asneira, mas não resisiti!!!!!!!amo São Paulo e convivo com todas as dificuldades que temos, e não são poucas!!!!!!acho que todos somos irmãos, cada um sobrevivendo das suas calamidades pessoais e sociais. Acho injusto voces acharem bom sofrermos essa crise hidrica tambem! nossa! fico envergonhada em ver o quanto vcs sabem votar e nós não! como vcs estão felizes! quantos termos, dissimulações políticas e extruturais !!!!!São Paulo sempre esteve aqui de braços abertos, abrigando todos aqueles que tem vontade de trabalhar , de lutar e progredir. Não é justo voces cuspirem no prato que comerarm! que triste! acho que falta etica e respeito , sobra rancor e inveja! chega povo brasileirinho que só pensa em carnaval e festas a fins. Levantem cedo, bem cedinho , vão buscar oportunidades de trabalho e assim melhorar a sua vida . Vê se estuda mais, informen-se, , e lutem por melhorar e não achar que agora é a nossa vez de sofrer! só quem vive aqui em sao paulo e ama essa cidade sabe tambem das penúrias que passamos diariamente tambem!!!!!!voces não sabem de nada !e agora eu estou mais entristecida ainda em saber a qualidade dos sentimentos do nosso povo! PENA! canseI!

  119. Lucas A. Postado em 03/Feb/2015 às 22:29

    O que me deixa mais triste nessa discussão sem fundamento, argumentos positivos e construtivos, a briga do povo do próprio país defamando o mesmo, eu não quero que falte água em São Paulo com em nenhum lugar do mundo, água é vida e precisamos dela, quero que nosso povo nordestino e paulista, mineiro e sulista sejamos unidos e que desejamos ao nosso próximo algo melhor, tantos comentários com boas escritas, palavras bem colocadas e com muita formalidade mas sem conteúdo é amor ao próximo. Antes de tudo tenho família em vários estados do país e quero o bem deles, se falta água em São Paulo devemos sempre arrumar solução para o problema antes de aumentá-lo, e Jonas, esse seu comentário infeliz é totalmente maldoso, eu desejo que nunca falta água pra você e pra sua família, aquele que deseja a desgraca do outro não tem amor a própria vida.

  120. Wolverine Postado em 03/Feb/2015 às 22:36

    boa Noite Pessoas, na minha humilde opinião não tem um culpado so em tudo oque está acontecendo, mas sim uma grande parte da população ,independente de quem votou em quem, pois a humanidade vem acabando com o Mundo , a nossa natureza e nossas riquezas há muitos anos seguidos, sejam com desmatamento, mudando rios e árvores de lugares certos para se colocar tanto prédio e asfalto no lugar onde deveria estar a mãe terra, que a natureza de Deus está se voltando contra o ser humano em geral, tantos e tantos roubos e falcatruas cometidas pelo Pt e ainda assim colocam todos eles no poder novamente não que outros seriam tão melhores assim mas tanta podridão que s´vergonha de ser brasileiro e agora estamos rumo á extinção da raça humana, na Bíblia diz que com a promessa de Deus á Nóe que não acabaria mais com água colocando o arco ìris de testemunha de sua promessa, mas quem sabe o fim não seria esse? a falta dela causando mortes, e disseminando tanto ódio no ser humano a ponto de gerar oque muitos aqui estão falando, melhor que nos atacar e ofender seria penarmos juntos em uma maneira de reverter tudo oque está acontecendo, sei que todos tem sua religião ou não acreditam em nada , mas seria esse o momento de nos unir e pedir a Deus sua Misericórdia e seu Perdão a nós que tanto contribuimos para tudo oque está acontecendo. abraço a todos. Deus Abençõe nossa Nação.

  121. Cris Postado em 03/Feb/2015 às 22:47

    se todo mundo que está aqui criticando a falta d'água em são pão saíssem nas ruas e pritestassem por melhorias em nome do PAÍS tava bom viu... Sou Paulistana sim, nascida e criada aqui e amo a minha cidade e nuncamenosprezei ninguém de lugar nenhum.. só vejo se isso se aquilo.. como disseram acima.. todo elegeram esses hipócrita que estão no governo e não só São Paulo. Se somos acidade que mais produz.. pode até ser.. só que vós esquecem que São Paulo não tem só paulistas ou paulistanos, tem o Brasil todo aqui.. norte, nordeste, sul, sudeste,centro e centro oeste, isso fora todos os imigrantes que aqui vivem também.. então quem faz são Paulo ser o que é é o Brasil e não só uma parte da nação. comentários egoísta demais aqui.. e Jonas queríamos muito que c houvesse aqui todos os dias.. ah e vc veio aqui duas vezes e já conhece essa cidade imensa como a palma da sua mão? parabéns pq vc deve ser o único pq nem nos aqui conhecemos todos os cantos de sp.então sugiro que vc reveja seus conceitos pq nenhum ser humano vive sem água. pq água e fonte de energia, de comida de tudo ou seja sem água sem vida.

  122. Felizarda Postado em 03/Feb/2015 às 23:02

    Não se desesperem!!!! Fiquem calmos!!! Não vai faltar água em São Paulo!!! A tão famosa Cantareira está repleta de água!!! Quem duvida dá uma chegada até lá!!!!

  123. Nilza Lopez Postado em 03/Feb/2015 às 23:17

    Um assunto tão sério como esse que não é problema só do estado de São Paulo pois tem vários estados sem água , gera uma polêmica inútil e cheia de ofensas . Tenho vergonha alheia por tudo que li aqui!

  124. Antonio C. Teixeira Postado em 03/Feb/2015 às 23:26

    A verdade é que ninguém realmente, ninguém esperava esta falseta que a Natureza está fazendo não só com São Paulo mas com todo o Sudeste. Estamos sofrendo a pior estiagem das últimas décadas e não há perspectivas de mudanças drásticas. Vamos continuar nos aguentando enquanto pudermos. A hora é de procurar soluções e não de ficar ofendendo quem quer que seja pois isto não vai trazer água e muito menos sossego à população. Vamos procurar racionalizar nossos gastos, tentar expedientes de recolhimento e armazenagem da água da chuva e esperar que os governos Federal, Estadual e Municipal façam sua parte, embora não acredite muito que eles tenham capacidade e/ou competência para fazê-lo.

  125. Eduardo Cunha Postado em 03/Feb/2015 às 23:42

    Ato falho? Se alguém tem uma atitude minimamente coerente, ética e moral em respeito ao povo, é automaticamente interpretado da pior forma? Isso é fruto do materialismo de K. Marx. A verdadeira religião do Brasil hoje é o Marxismo. E a fé é tão enraizada que praticamente todos são e não percebem.

  126. Anonimo Postado em 03/Feb/2015 às 23:57

    Em São Paulo não esta faltando agua, nem daqui a muitos anos irá faltar, será qu3 todoa não enchergam o tanto que esta chovendo e ja choveu? Procurem saber a verdade e não acreditem na midia, as represas estão cheias, apenas algumas estão vazias para que vocês acreditem que esta faltando agua, infelizmente só nos resta esperar para saber pq a elite do mundo e não de São Paulo está racionando a água e pq querem que a população acredite na falta de água... logo saberemos a verdade...

  127. Bianca Postado em 04/Feb/2015 às 00:08

    Vendo tais comentários me espanta a ignorância de determinadas pessoas, caramba é essa a esquerdinha? alienados não? em q mundo do faz de conta vivem? bom, não sou coxinha, nem esquerda, existem outras opções, tá? não sei se conseguem entender isso, possivelmente não! enfim, sou paulista, na minha cidade não falta agua, lamento pela realidade da capital, mas sei que quem vai sofrer com isso não será a classe média nem os ricos, está bem esquerdinhas? quem sofrerá são seus conterraneos, sim! isso mesmo, aqueles que não tem dinheiro para trocar caixas d'agua, para irem para suas casas de praia, quem vai sofrer é o povo da periferia, ué, não é o povo da periferia que a esquerda defende? ham? contra-senso.. mais um dos petralhas...

  128. Não importa ! Postado em 04/Feb/2015 às 00:41

    Será que nenhum de vcs se ligou que estamos falando do mesmo país ? Que a cidade de São Paulo além de habitar pessoas de todo Brasil está aqui para movimentar boa parte da economia, estamos falando de famílias sem água, hospitais sem água ... Como ainda tem coragem de medir quem é melhor, somos tds iguais!!! Isso sim é ser hipócrita ...

  129. Paulista fora de casa Postado em 04/Feb/2015 às 00:53

    É lamentável a falta de água, assim como é lamentável ver comentários como o do Jonas, e de outros tantos "Jonas" aqui também. A falta de água afeta a todos sem distinção, os comentários de tantos "Jonas" também não distinguem, só que contaminam muito mais que volume de poço morto. Contaminam porque contra isso há apenas um remédio, que depende do "paciente" tomar, que se chama educação. Fazer protesto virtual, falácias vazias, incitar discursos separatistas, desejar o mal a outros, não o fará imune. Lembre-se, os "Jonas" não vivem em uma bolha. Necessitam tanto quanto dos paulistas e dos demais estados. Quando houver a consciência de que uma situação emergencial não é pontual, e sim neste caso um efeito em cadeia, quiçá o seu sofrimento, seja o que impulsionará a tomar o remédio para a cura do seu próprio mal!

  130. daiane goncalves Postado em 04/Feb/2015 às 03:02

    Nossa galera independente de raca cor religiao kem voto em kem , onde moramos o negocio e ke somos seres humanos filhos de Deus todos merecemos agua para sobreviver nao vamos fazer comentarios inuteis desmoraluzando estado ou pessoa a verdade e so uma TAMO NO MESMO BARCO.

  131. Alderico S Araújo Postado em 04/Feb/2015 às 03:48

    Acho muito triste parte dos comentários acima. Uns torcendo pela desgraça de outros, e todos do mesmo país!Eu sou nordestino, moro em SP a bons anos, todos os anos, nas férias, visito minhas origens(BA), gosto muito daqui de SP, como também gosto muito da região que nasci e vivi até os 23 anos, +-80% dos colegas de trabalho que aqui tive e tenho são paulistas e nunca fui discriminado. Entendo que é pouco inteligente e racional torcer para SP acabar por falta de água ou outro fato qualquer. SP produz aproximadamente 35% de tudo que é produzido no Brasil, inclusive quanto à arrecadação tributária que vai para o governo federal. Dia desses li uma estatística de que da arrecadação de imposto que sai daqui, somente 17% retorna. Isso significa que os remanescentes 83% é alocada para outras regiões do pais.Já pensaram a falta que tais recursos faria ao resto da nação. Alguns diriam, ah, seriamos auto-suficientes. Fica a pergunta, porque nunca foram então? As poucas boas empresas instaladas nas regiões nordeste/norte/centro-oeste são originárias do sudeste(a maioria de SP).Repito a pergunta, pq não foram originadas em tais regiões? O que leva a crer que com o fim das regiões mais ricas e desenvolvidas, as mais pobres não ficariam mais carentes ainda. Acho que boa parte das críticas a SP, deve-se à inveja ou inconformismo com o sucessos dos outros, inerente ao ser humano. Porque o mundo subdesenvolvido odeia os E.U.A porém assistem os seus filmes, sua música, preferem os produtos de lá e etc...Outros falam que votamos em políticos desonestos/incompetentes! Mas votaríamos em quem? Muitos deputados federais não foram reeleitos nestas últimas eleições, os novos são bons? Existiram candidatos em quem pudéssemos votar com a certeza de que agora sim, o cara é competente e honesto? Criticam a reeleição do governador de SP. Qual foi a alternativa melhor? E quanto aos governadores de SP que antecederam aos do PSDB? Foram melhores? Não, não foram!!! A questão é CULTURAL!!!!!!!

  132. Alderico S Araujo Postado em 04/Feb/2015 às 04:15

    O hospital de clínicas(estadual) aqui em SP atende pessoas do brasil inteiro. Quem vai lá e entra, têm a impressão de estar em outros estado. No hospital de clínicas(federal) em Salvador, minha mãe buscou por dois anos um tratamento de vistas e não conseguiu absolutamente nada. Meu operou gratuitamente(Sta.casa) as vistas aqui em SP. A uns anos atrás estive numa cidade no interior da BA e lá estava uma equipe de cirurgiões óticos de Ribeira Preto-SP operando todas as pessoas com problemas de vistas. E cirurgias bem sucedidas. Cito tais fatos apenas para lembrar a importância deste estado de SP também para os brasileiros que não moram aqui. Na medida do possível, é importante! Todos os bem abastados financeiramente das outras regiões do pais(políticos, artistas, empresários e etc...), correm para o H.Sírio Libanês daqui quando têm problema grave de saúde. Então, porque o ódio e desejo do fim de um estado que é referência em tudo neste nosso Brasil?

  133. marcelo siridakys Postado em 04/Feb/2015 às 08:23

    Sou catarinense é moro em Sampa há 14anos. Essa cidade me acolheu de braços abertos. Amo Sampa e não troco por nenhum outro lugar. Ignorante aquele que mal diz essa que é o coração do Brasil. #FORÇASAMPA

  134. Lilica Postado em 04/Feb/2015 às 09:08

    É muito triste ver brasileiros se digladiando assim... Somos todos brasileiros não importando se da região norte ou sul. Temos que nos unir para lutar por um país melhor. De que adiantou a luta, o sangue e até mesmo a vida de muitas pessoas durante a ditadura militar se nós que restamos não fizemos valer o direito a democracia? Infelizmente no estado atual que o país está o voto não vale de nada, a luta é o que nos resta... Mas não uns contra os outros e sim contra esse governo corrupto.

  135. Reinaldo Passos Postado em 04/Feb/2015 às 09:12

    Em tempos difíceis todos jogam farpas em ataques de uns para com outros, esquecendo que todos somos culpados pelas dificuldades que passamos independente de lugar ou espaço pois em tempos difíceis precisamos é lembrar que todos somos irmãos, filhos de um só Pai; e devemos solidarizar nos amando uns aos outros sem distinção. Quem ama e é irmão de verdade, não ataca o próximo; abraça, protege e compartilha.

  136. Marcio Postado em 04/Feb/2015 às 09:29

    Como toda metrópole São Paulo tem os seus problemas,mas existem pouquíssimos lugares onde diversas culturas se entendem,existem estados da nação,onde não existe esta mistura(tempero),há estados que questionam a entrada de Haitianos no estado deles,e pessoas que não moram em SP,vem dar pitaco em questões que não vivenciam,outra coisa,a situação chegou onde está devido aos governantes que "nos representam",o culpado disto tudo somos nós,que elegemos as pessoas erradas,minha sugestão (voto facultativo)...

  137. Elaine Postado em 04/Feb/2015 às 09:34

    A discussão é totalmente inútil ! Só revela a tentativa de culpar algo ou alguém pela situação que vivemos, quando na verdade, deveríamos, cada um de nós, paulistas, cariocas, nordestinos, sulistas assumirmos nossa responsabilidades e questionarmos nossa posição em busca de uma solução, de um consumo consciente dos recursos naturais, do cuidado com a natureza, na forma como descartarmos nosso lixo, como educamos nossos filhos, e termos convicção de que vivemos em sociedade, que a sobrevivência de cada um de nós está entrelaçada com a sobrevivência da família, do grupo ao qual pertencemos, enfim da própria sociedade, e nessa diapasão, óbvio que há muito que se corrigir, e não podemos mais deixar que o Estado com seu falso paternalismo assuma as responsabilidades que são nossas ! Que possamos refletir ! Bom dia a todos.

  138. Nnlc Postado em 04/Feb/2015 às 10:47

    As propiá elite que esta gerando esse caós para assustar a todos como sempre manipulando os mais fracos com o medo. mas fazer oque se todos dão corda para a mentira do que para a razão da verdade estampado na cara para todos ver eles vão desviar toda água para as industria grande de refrigerante enquanto deixa o pessoal do gueto sem água para beber muito correto isso burgueses malditos maçons bancários fdps que querem que a corda estora pro lado do mais fraco mas soque não se esquece que quem ta la de cima não dorme não se acha dono de tudo so porque tem esse maldito dinheiro criado por voces seus inuteis ja destruirao a natureza o ar e agora querem robar a agua na cara de pal vsfd facista branquelos racista do caralho !

  139. Marcio Postado em 04/Feb/2015 às 12:45

    Como brasileiro é um povo sem caráter por natureza, adora tripudiar na desgraça alheia, acorda minha gente, se realmente acabar a agua nas torneiras paulistanas, quem vcs acham que vai sofrer com isso? A elite paulistana, ou a maior parte da classe operária (cujo qual é composto por muito nordestinos e naturais de vários estados)??? Reflitam sobre isso. Condominios de luxo, e empresas com certeza vão se virar com poços artesianos...já a população em geral....

  140. Renata Postado em 04/Feb/2015 às 14:21

    Essa crise é farsa pra esconder a internacionalização das nossas reservas hídricas (pedida na Turquia em 2009 na Convenção das Águas transfronteiriças) pq nós no Brasil temos os dois maiores aquíferos do MUNDO e um deles tem uma parte sob SP, o Guarani o outra é Alter do Chão no Pará. Tem tb o Aquifero Cabeças q fica na baia sedimentar do parnaíba no nordeste água pra kct e o povo padecendo. . UMA CRISE HÍDRICA PARA VENDER A ÁGUA PARA A COCA-COLA OU NESTLÉ. Ahhh Na opinião do Presidente da Nestlé, a água deveria ser tratada como qualquer outro bem alimentício e ter um valor de mercado estabelecido pela lei de oferta e procura.

  141. Emilio Carlos Postado em 04/Feb/2015 às 14:30

    10 ANOS NA SABESP E NÃO CONSTATOU O PROBLEMA? ENTÃO O SENHOR E UM INCOMPETENTE? AGORA RESOLVA COM CUSTO BAIXO E COM QUE SERIA GASTO NOS ÚLTIMOS 10 ANOS! PEÇA DEMISSÃO COM JUSTA CAUSA, OLHA O QUE SENHOR CAUSOU NESTES ULTIMO ANO! falem a verdade esta estranho este reservatório seco! SABESP acorda! Esta empresa ganha muito dinheiro ( nos esfolam ao máximo). Resolvam o problema imediatamente! Sabemos da estiagem ( Pouca chuva) mas esta demais!

  142. Gustavo Postado em 04/Feb/2015 às 15:43

    Estado de São Paulo, Estado de São Paulo. Locomotiva do Brasil... És grande...sempre vai ser. Acham que o dinheiro que pagam tantas bolsas vem de onde??? Sem o Estado de São Paulo o Brasil está na merda.... Sem o Estado de São Paulo...muitos morrem de fome. Concordo.... Saiam de São Paulo, Saiam do Estado de São Paulo....por favor. São Paulo para os Paulistas

  143. Eduardo Cunha Postado em 04/Feb/2015 às 20:06

    Ora vejam... os esquerdistas que se julgam tão iluminados e donos da verdade precisam censurar para fazer prevalecer suas razões? Mas se vocês estão tão seguros de suas ideologias torpes, porque minhas acusações incomodam? Hipócritas, covardes. Sejam homens antes de tentarem passar por "jornalistas".

  144. pereira Postado em 04/Feb/2015 às 20:56

    Sinto um desconforto e uma tristeza muito grande.em observar tantos insultos e ofensas que nao leva a nada, samos todos brasileiros e temos de trabalhar unidos.

  145. Marcia Postado em 06/Feb/2015 às 19:23

    A concentração de muitas pessoas no mesmo local é a causa para essa crise de Infra estrutura básica. O caos em SP é generalizado, a superpopulação que infla a cada dia com gente proveniente de vários estados (muitos vem pra cá com a esperança de ficarem ricos, outros querem apenas fugir de seus estados em busca de uma condição de vida mais digna) acarreta desde problemas com trânsito, transporte, emprego etc e agora agua. O que ocorre é que uma cidade mal administrada não dá conta de acolher tanta gente. E um país também mal administrado não dá condições para "pulverizar" o povo em todas as regiões do Brasil. Ninguém quer passar fome no sertão, prefere vir pra SP construir obras pq aqui tem " emprego" de todo tipo. O governo federal deveria prover infraestrutura básica em todo o país, nao com esmola de bolsa famolia e sim transformar cada canto do pais num "sao paulo" e assim ninguém teria interesse em mudar para SP em busca de oportunidades. E também os paulistas não teriam interesse em se mandar daqui, em busca de uma vida mais sossegada. Agora, nada justifica os insultos generalizados dos comentários desse post. Quem tem problemas pessoais deve reresolve - los e não utilizar qualquer motivo para agredir quem nem conhece. FALTA DE EDUCAÇÃO. Esse talvez seja o maior problema do Brasil.