Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 13/Feb/2015 às 12:40
43
Comentários

Brasileiros ricos “fogem” para Miami e culpam Dilma

“Os ricos e poderosos desprezam a atual presidente do Brasil”. Reportagem de jornal norte-americano diz que reeleição de Dilma está provocando uma invasão de brasileiros ricos em Miami

brasileiros dilma miami eua
Miami Beach, EUA (divulgação/shutterstock)

De acordo com o Wall Street Journal, a reeleição de Dilma Rousseff está causando um verdadeiro êxodo de brasileiros ricos para Miami.

Uma reportagem do jornal norte-americano diz que a presidente é “desprezada” pela elite brasileira e que desde a eleição em outubro cada vez mais pessoas estão tentando fixar residência ou abrir um negócio nos Estados Unidos, especialmente na Flórida.

“Os ricos e poderosos do Brasil têm comprado condomínios de luxo em Miami e se deleitado com surtos de compras em Bal Harbour há décadas. Mas em meses recentes, muitos brasileiros reagiram à reeleição da Sra. Rousseff procurando fixar raízes de longo prazo na Grande Miami e, em menor grau, em Orlando, Nova York e Boston”, diz o texto.

Uma advogada local entrevistada pela reportagem diz que o número de ligações de brasileiros perguntando sobre vistos, compra de casas ou abertura de negócios cresceu 10 vezes desde a eleição.

O jornal conversou com dois brasileiros que fizeram a mudança recentemente e diz que a onda atual de imigração dos ricos também tem, além da “instabilidade política”, outras causas, como a insegurança.

Nesse sentido, é bem diferente de outros momentos de êxodos, como nos anos 1980 e 1990, motivados por desemprego e inflação e mais fortes em classes mais baixas.

Cerca de um terço dos 3 milhões de brasileiros que vivem fora do país estão nos Estados Unidos. Mais da metade dos turistas em Miami vêm do Brasil.

Obs: Nas eleições de 2014, o candidato à presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, obteve sua maior votação proporcional no pleito justamente em Miami, onde conquistou quase 92% dos votos do eleitorado.

VEJA TAMBÉM: Contra o Bolsa Família, a favor do Bolsa Madame

João Pedro Caleiro, Exame

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Estacio Postado em 13/Feb/2015 às 12:47

    Aécio para presidente! Dos brasileiros que moram em miamimi...off course!

    • João Grillo Postado em 28/Feb/2015 às 09:01

      Mas para os americanos, esta gente nunca deixará de ser mais um "silva" corrupto vindo do 3º mundo... Tal qual os guetos apinhados de cubanos já na terceira geração dos que fugiram de Cuba para Miami.

  2. antoniotow Postado em 13/Feb/2015 às 13:11

    Deixem que vao. O Brasil já é espoliado há 5 séculos. Mais essa trupe nao fará muita diferença. Pelo menos nao nos perturbam mais aqui.

    • Eduardo Postado em 13/Feb/2015 às 14:55

      o problema é estarem lá, mas explorar os pobres aqui do Brasil, como sempre foi em toda nossa história.... 14 de Julho de 1479, França, croissant, circo e migalhas para o povo, lembra alguma coisa.... o projeto do PT e seus aliados a 13 anos, melhorou o país mas para colocar justiça social aqui só o dia que um louco e justo nos governar sem aceitar ser manipulado por ninguém, sem depender da direita para governar, sem ter que dar benção a todo mundo, sem ter que baixar a cabeça para uma mídia nojenta... só assim teremos um país justo e com justiça social, onde a riqueza será medida pela qualidade de vida de todo o povo, e não pelo acumulo injusto de riqueza.... aquele que é fruto de suor e a fome de milhões..... Acho que escrevi um texto utópico, mas acho eu que só assim chegaremos a não ver este tipo de gente em nosso meio, mesquinhos e insensíveis.

      • NoMeansNo Postado em 13/Feb/2015 às 15:54

        Sim, de fato escreveu um texto utópico. Jamais verá justiça social aqui. Recomendo ir embora. Mesmo.

      • José Carlos Postado em 13/Feb/2015 às 16:03

        1789, para ser exata a informação. Revolução popular, posteriormente sequestrada pela burguesia. Serviu, ao menos, para riscar do mapa político francês a nobreza decadente e parasitária. "Aux armes, citoyens!"

      • Marilda Postado em 14/Feb/2015 às 07:18

        Excelente ponto de vista Eduardo!

    • Marília Canabrava Postado em 15/Feb/2015 às 16:40

      Depois de fazerem riqueza no Brasil vão colocar o dinheiro nos bolsos do Obama. São os que sabem apenas explorar, como sempre aconteceu nesta "pobre colônia" tupiniquim. nascem, crescem, se formam, enriquecem e não dão nada em troca. São os sanguessugas do sistema. E o pior é que muitos ainda continuam a explorar nossas riquezas e, em vez de usar o que foi conquistado aqui, pra melhorar o Brasil, vão gastar tudo no exterior. Que nojo sinto dessa gente mesquinha e fútil!. Este é o pior tipo de gente que existe. dia desses um Procurador de Estado (um juiz!) disse que se já estivesse aposentado iria embora de vez do Brasil. Imaginem que esse tipo de gente que trabalha algumas horas em dois ou três dias por semana, em vez de pensar em investir seu tempo livre de aposentado e um pouquinho dos seus recursos para ajudar a melhorar o País, já pensa em levar p/ o estrangeiro a dinheirama que a aposentadoria irá lhe propiciar. Então a conclusão pura e simples é de que os ricos não têm nenhum ideal, mas pensam apenas no próprio umbigo. E é por isso mesmo que temos uma justiça fajuta, um Congresso fajuto, um MP fajuto, um Exército e PM muitas vezes deixando a desejar quanto á cidadania, a ética. Definitivamente, acho que o tempo do idealismo termina aqui com o PT nas figuras emblemáticas do Lula e da Dilma. Que Deus se lembre de nós, amém!

      • Denisbaldo Postado em 15/Feb/2015 às 18:41

        Excelente comentário, parabéns!

    • MARILIA CANABRAVA Postado em 18/Feb/2015 às 22:33

      POIS É, RECOLHEM O NOSSO DINHEIRO E SE MANDAM PARA COLOCAR NOS BOLSOS DO OBAMA. SÃO MESMO MUITO SACANAS. SE LÁ É TÃO BOM ASSIM, DEVERIAM DEIXAR O QUE GANHARAM AQUI E IR VER SE CONSEGUEM O MESMO LÁ. JAMAIS! ALIÁS, AS COLÔNIAS SEMPRE SERVIRAM P/ SEREM SAQUEADAS, ESPOLIADAS E OS "TIRADENTES" É QUE PAGAM COMO TRAIDORES. PIOR É QUE AINDA EXISTEM MUITOS DESSES LADRÕES ENTRE NÓS QUE VÃO ACABAR FAZENDO O MESMO: FUGINDO DA LUTA QUE PODERIAM TRAVAR CONTRA TUDO AQUILO DE QUE SE QUEIXAM DE RUIM AQUI. ESSES SÃO OS VERDADEIROS SANGUESSUGA QUE TIRAM SUOR E SANGUE DO PAÍS E DEIXAM OS OSSOS PARA TRÁS.

  3. PAULO CÉZAR DA PAZ Postado em 13/Feb/2015 às 13:11

    Proponho o Patético Aético Aécio Neves para embaixador do Brasil na Indonésia!

  4. Salomon Postado em 13/Feb/2015 às 13:18

    Deveras, estão com medo da taxação das grandes fortunas. É medo de pagar imposto, né?

    • Denisbaldo Postado em 15/Feb/2015 às 18:43

      O Imposto sobre Grandes Fortunas nunca será instituído no Brasil. Outra coisa, lá a carga tributária é superior à nossa. Muitos destes aventureiros logo mais estarão de volta com o rabinho entre as pernas, pernas quebradas é lógico.

  5. Zemauro Postado em 13/Feb/2015 às 13:41

    Só que la USA-EUA, se sonegar é cana dura, pode ter a grana que tiver, já vai tarde es corja de burguês anttorne nunca anti-patriota, que não retorne nunca mais para explorar nossos irmãos, vai cambada de vermes...

  6. Luís Postado em 13/Feb/2015 às 13:55

    Isso é mal. Impressionante a mentalidade infantilóide do pessoal daqui ( AHH, SÃO UNS EXPLORADORES SAFADOS DO POVO BRASILEIRO, DEIXA ELES IREM!) porquê acham que quando as medidas intervencionistas do Hollande provocaram fuga de grandes milionários da França, ele teve que baixar a crista e suavizar seu programa político? Gostem dessas pessoas ou não, são elas que movimentam a economia de um país. Só temos a perder com a saída de empresários.

    • Altamar Postado em 14/Feb/2015 às 11:50

      São essas pessoas que movimentam a economia do pais? Desde quando? São essas pessoas que levam tudo daqui, mantém contas em paraísos fiscais, sonegam impostos, evadem divisas. São os carcarás da economia nacional. Quem movimenta a economia desse país são os pequenos empresários, os pequenos imóveis rurais, os trabalhadores. Caiu aqui em uma nave?

  7. Eduardo Postado em 13/Feb/2015 às 14:58

    ganhou sim na mídia direita, foia.... vai ter eleição que dia com esta pesquisa mesmo.... a mesma nada mais é que um ingrediente tipo parecer do ives encomendado por derrotados...

  8. Eduardo Postado em 13/Feb/2015 às 15:00

    má deve estar morando lá..... http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/02/deputado-alfredo-kaefer-mais-rico-falencia.html

  9. billcanovas Postado em 13/Feb/2015 às 15:21

    Acabou a mamata aqui e agora vão torrar o dinheiro que ganharam (e possívelmente ainda ganham) lá. Taxação dessa grana JÁ.

  10. Roberto Postado em 13/Feb/2015 às 18:31

    Se estão ricos é porque estão bem. Culpam Dilma por estarem ricos?? Deveriam agradecer... Deixem esses ingratos ir para bem longe!!!

  11. mauricio augusto martins Postado em 13/Feb/2015 às 18:35

    Muitos destes, talvez não se acostumem com a Sociedade de lá, existem muitas regras de conduta que para nós parece um tanto quanto "esdrúxulas", e outras que fazem a base racional do convívio em Sociedade, como por exemplo ter a altura certa do seu gramado, caso não ocorra um Policial lhe visitará principalmente por caguetagem dos vizinhos, matar um COBRA no seu jardim, dá Cana e sem fiança, e lá chamam de "cobras de jardim", consideram Buenos Aires como Capital do Brasil, e ainda tem a curiosidade de saber se usamos Tanga usualmente, na Disneylandia existe uma Cartilha de regras e condutas para Brasileiros, pois como aqui, muitos "reclamam das filas" nos brinquedos e na lanchonete, e Gritam, gritam muito, como se ninguém entendesse o que falam, como : "Ô Maria, o Joãozinho tá Cagado, PORRA!!!", um provável Marido chamando a Esposa a uns cem metros de distância, com um bebezinho no colo, mostrando o "Supra-sumo" de nossa "educação", tivemos também que recepcionar um Casal de "amigos" e um casal de filhos, recém vindos do Brasil, pois o Sujeito dera um GOLPE milionário num Banco, e também fomos investigados aqui no Brasil quando da volta, a Filhinha Linda e Meiga Criança fez como de costume aqui, um trote para o 911 o 190 equivalente aqui, nunca vi tantas viaturas para "investigar" a "brincadeira" e o pior o Pai da mesma pouco sabia a Língua, foi um Sabão do Policial tão grande que dava para lavar toda a roupa da semana, e muitas estórias pitorescas de como um coxinha tem conotação Mundial, é igual no Mundo todo, e recentemente aqui em nosso escritório tomamos um chapéu de um Arquiteto, que vendeu tudo que tinha e se escafedeu para os Eua, deixando só conosco uma bela dívida, são estes tipos de Pessoas(dispensáveis de Uma Sociedade Honesta e Correta), que migram para lá, não são a maioria, mas muita coisa ruim vai, e continuam falando a mesma merda e fazendo, que sempre fizeram por aquí...maumau

  12. Thiago Teixeira Postado em 13/Feb/2015 às 18:36

    Só espero que nossa presidenta pare de babar ovo para essa mídia golpista, e dessa elite nojenta e dedique 100% do estado aqueles que mais precisam. Mais obras, mais infraestrutura, movimentação da economia de serviços, mais médicos, mais hospitais, universidades e uma pelo VTNC para os eleitores do Aécio.

  13. Roberto Postado em 13/Feb/2015 às 18:39

    "Aproximadamente 50%" desprezam Dilma... Ledo engano, a Dilma ganhou meu caro, agora 100% dos brasileiros tem Dilma como presidente, quer queiram ou não, não importa!!

  14. Fabio Postado em 13/Feb/2015 às 19:24

    Que engraçado... antes, quando aqui era o país dos ricos e os pobres não tinham vez, os mais pobres tentavam ir para os EUA conseguir um emprego (geralmente braçal ou de limpeza) para melhorar de vida. Quando a vida dos pobres melhorou no Brasil, os ricos não suportam mais ficar aqui e vão esnobar lá em Miami. Mas como bem falou alguém aí em cima, são pessoas repugnantes, totalmente desnecessárias aqui no Brasil. Não somam nada ao país, ao contrário. Vão e fiquem por lá.

  15. Fabio Postado em 13/Feb/2015 às 19:25

    Não aguentam ficar muito tempo lá... sabem por quê? Porque não tem educação, item essencial pra quem quer viver nos estados unidos. Lá são tratados como mais um... enquanto aqui se acham reis da cocada. Não aguentam o anonimato e voltam correndo.

  16. DOMENICO Postado em 13/Feb/2015 às 19:45

    SERA QUE E VERDADE? MEU DEUS OBRIGADO POR ESSE FAVOR. SENHOR LEVE-OS PARA BEM LONGE POR FAVOR. LA ELES SERAO FELIZES E NOS MUITO MAIS.

  17. vilmar Postado em 13/Feb/2015 às 20:02

    só fico triste porque eles vão voltar, mas fico alegre que estão indo, é um sinal de que vai aparecer espaço pra muitos pobres crescer e virar empresários, eu já estou na fila, tomara que eles não voltem mais...

  18. Jonas Schlesinger Postado em 13/Feb/2015 às 20:21

    Se eu te contar que o pobretão que vira rico é mais arrogante com o empregado e com a sociedade do que o rico que nasceu rico. Vide o canalha do Aonde é. Um pé rapado que antes de se candidatar a vereador de fortaleza em 2012 n tinha um ó com a quenga e morava na periferia. Três anos depois apareceu com coberturas de frente para o mar. Salário de vereador n dá pra comprar cobertura caríssima. Fatos e fatos... e ainda foi inocentando!

  19. Vinicius Postado em 13/Feb/2015 às 20:34

    Vão e fiquem por lá,não fazem a menor falta aqui. Já não tinha muito interesse em viajar para Miami, agora com essa galerinha lá, não vou nem de graça kkkk. Deve ta pior que São Paulo.

  20. José Postado em 13/Feb/2015 às 20:55

    Que vão e esqueçam que o Brasil existe, não fazem a menor falta. Quanto mais longe estivermos de um conservador, direitista e fascista, melhor o ar a nossa volta.

  21. MARIA Postado em 13/Feb/2015 às 21:17

    FÉRIAS... VÃO COM DEUS ! E SEJAM FELIZES! SÓ NÃO ESQUEÇAM O LOBÃO E CORJA.

  22. Luiz Parussolo Postado em 14/Feb/2015 às 00:04

    Não é bem isso, não! Se americano exigir uma xupetinha por dia para que o brasileiro more lá, ele faz regozijando e orgulhoso de si por ser o eleito.

  23. jarau Postado em 14/Feb/2015 às 10:55

    Pelo menos os coxinhas esta cambada de bestas, tem um lugar para mentirem para eles que são ricos, o pior coxinha é aquele que se acha rico é uma merda. O Aécio ganhou em Maiami, ele é o presidente de vocês, vão para lá, ninguém vai achar faltas de vocês. Coxinhas vocês estão todos com medo da lista do HSBC, 7 BILHOES DE DOLARES NÃO DECLARADOS, MENSALÃO, PETROBRAS são troco, perante esta grande fraudes de vocês.

  24. Paulo Rozendo Ferreira Postado em 14/Feb/2015 às 12:35

    o PROBLEMA MAIOR É QUE OS RICOS NÃO ACEITA QUE A CLASSE POBRE MELHORE, PORQUE SE NÃO VÃO FICAR SEM A MÃO DE OBRA ESCRAVA E BARATA, SÃO UNS FILHOS DA ........

  25. jarau Postado em 14/Feb/2015 às 17:43

    Sr, cezar Souza. Qual é o teu planeta imbecil, otário, analfabeto politico, seguidor da mídia lavadora da tua cabecinha oca, cuba é cuba se paga u$$30 0 problema e deles, cuidado que um cubano pode salvar tua vida aqui no Brasil, seu coxinha porque não fala na milhares de criança que morrem na miséria pelo mundo, e fica preocupado com CUBA, por que vocês coxinhas não falam da CHINA, maior parceiro comercial do Brasil, eles são COMUNISTA, vai te informar besta, antes que o OBAMA vai a CUBA ou você é mais um coxinha na lista do HSBC, a maior fraude de sonegação da historia deste pais 7 BILHÔES DE DOLARES em contas não declaradas por BRASILEIROS.

  26. jarau Postado em 14/Feb/2015 às 23:33

    cesar Souza. Seu imbecil, sabe porque 9 dedos, por que um dedo ficou no teu RABO. Vai ler mais coxinha da Globo, tu fala tanta besteira, este pó do Aécio esta te fazendo mal. Tu escreve, fala o que tu quer, porque a tal Bandilma lutou muito para tu poderes estar nesta situação de democracia, se não esta hora tu estaria num buraco qualquer sendo torturado, por esta gente que tu defendes. CHEGA PARA VOCE SEU GRADE MERDA, ESCROTO POLITICO.

  27. Pedro Postado em 16/Feb/2015 às 05:49

    Miami é um porre de lugar sem-graça, sem-sal, chato, higienizado. Mostra o padrao de comportamento preguiçoso e sem-imaginaçao das elites brasileiras. Que assim seja, os bons lugares deste planeta nao contarao com a presença dessas pragas: principalmente no Brasil :)

  28. Pedrão Postado em 16/Feb/2015 às 14:59

    Deixa os EUA congelarem todos os ativos dos estrangeiros assim que a crise explodir por lá.

  29. Pedrao Postado em 16/Feb/2015 às 15:01

    E a outra quadrilha que assaltou o Brasil na época do FHC? Ah, não sabe? Não viu no JN? Nào leu na Veja?

  30. Vinicius Postado em 16/Feb/2015 às 18:23

    Nossa quanta besteira!!! Analfabeto funcional pelo jeito aqui é você, que não acentua as palavras, faz uma confusão com letra minúscula e maiúsculas,seus comentários são muito confusos.E você é que tem que se informar melhor, você é um ser "adestrado" pelo PIG. "voce so pode ser um debil mental sustentado pelo papai que nada produz e gasta tudo que ganha sem trabalhar.fosse um pagador de imposto duvido que estaria defendendo esta quadrilha de bandidos que assaltam o pais ha 12 anos" (sic), então quer dizer que 54 milhões de brasileiros não trabalham? Na boa "cesar souza" vai descontar sua raiva em um saco de areia, porque a cada discurso de ódio seu, você parece mais patético. *Outro Vinícius

  31. Marcos Postado em 18/Feb/2015 às 15:48

    É muito fácil ser incoerente e alienar a população em um país que tem uma fortíssima cultura de escravidão, desigualdades de renda e de oportunidade, violência, ditadura militar, segregação social, educação precária, difícil acesso a informação, etc. Para mim, a direita brasileira já passou dos limites há tempos. E os brasileiros da esquerda ficam apenas assistindo à degradação social no País.

  32. Marlon Bravo Postado em 19/Feb/2015 às 14:21

    Que ótima notícia ! Pagando o que devem pra sair do país, podem ir todos !!!

  33. eu daqui Postado em 19/Feb/2015 às 15:30

    Eu é que não queria estar no lugar dessa tal Miami. Como sofre esse lugar !!!!!!!!!