Redação Pragmatismo
Contra o Preconceito 23/Fev/2015 às 12:57 COMENTÁRIOS
Contra o Preconceito

Blogueira preconceituosa está fora de O Globo

Publicado em 23 Fev, 2015 às 12h57

Após repercussão negativa dos seus textos nas redes sociais, Silva Pilz, jornalista que debochou de pobres e de crianças com síndrome de down, anuncia fim do seu blog no jornal O Globo

silvia pilz o globo
Silvia Pilz está fora de O Globo após repercussão negativa de textos preconceituosos. Jornalista anunciou o fim do seu blog (reprodução)

A jornalista Silvia Pilz, que debochou de pobres e de crianças portadoras de Down, não tem mais espaço no jornal O Globo. O blog foi retirado do ar e ela atribui sua derrota ao ‘politicamente correto’.

No texto em que anuncia o fim do blog, Silvia afirma que a proposta inicial da página era tratar de temas que ninguém abordava, hipocrisias e questionar valores e comportamentos, mas que “desandou quando resolvi abordar com a mesma franqueza temas que envolvem minorias, incapazes, desvalidos e desfavorecidos”. Segundo a colunista, o post “O Plano Cobre” [relembre aqui] desencadeou uma “onda de reprovação inesperada”.

No texto, Silvia satirizou o deslumbramento e o comportamento do pobre diante das oportunidades oferecidas pelos planos de saúde. “A situação tornou-se tragicômica e insustentável para a imagem do jornal O Globo”, diz a blogueira.

Leia o anúncio de Silvia:

Sobre o fim do blog Zona de Desconforto. A proposta era trazer ao jornal alguns assuntos que não são naturalmente abordados em jornais e discuti-los aberta e francamente. Dizer o que ninguém tem coragem de dizer. Fazer com que as pessoas reavaliassem hábitos e costumes. O blog foi concebido para tratar de hipocrisia, questionar valores e comportamento.

A proposta funcionou enquanto o debate girava em torno de questões sexuais ou temas da família. Mas desandou quando resolvi abordar com a mesma franqueza temas que envolvem minorias, incapazes, desvalidos e desfavorecidos. O post “O plano cobre”, em que satirizo o deslumbramento e o comportamento do pobre – nova classe média – diante das oportunidades oferecidas pelos planos de saúde, desencadeou uma onda de reprovação inesperada. A situação tornou-se tragicômica e insustentável para a imagem do jornal O Globo.

Depois desse post, que gerou um terremoto nas redes sociais, leitores revoltados foram buscar outros textos no acervo do Blog. A onda de reprovação cresceu e tomou proporçōes insuportáveis quando começaram as ofensas pessoais. Fui chamada de nazista e fascista por dizer – em um desses posts – que os adultos escondem o desconforto que sentem – por exemplo – quando se deparam com crianças com síndrome de Down ou anões. Enfim, preconceitos velados e disfarçados, de um modo geral, não foram bem aceitos pelos leitores politicamente corretos.

VEJA TAMBÉM: O texto de Silvia Pilz sobre negros e crianças com Síndrome de Down

informações de Revista Fórum

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS