Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 23/Feb/2015 às 16:30
54
Comentários

Ator global apaga mensagens após polêmica racial e pede desculpas

Após reagir agressivamente às críticas que recebeu por compartilhar uma imagem considerada racista e machista, ator global Marcello Melo Jr apagou mensagens e se desculpou

ator marcello melo jr racismo instagram
Marcelo Mello Jr se envolveu em polêmica racial na última semana (reprodução)

O ator e cantor Marcello Melo Jr reagiu mal às críticas que recebeu depois de compartilhar uma imagem no Instagram considerada racista por parte dos seguidores. Na foto, uma mulher negra aparece com os dizeres “Cuida do cabelo dela. Ela gosta que repare no cabelo dela”, trecho da música “Cuida bem dela”, da dupla sertaneja Henrique e Juliano.

Uma das que questionaram a postura do ator da TV Globo foi a professora de Língua Portuguesa Jillian Antunes, de 26 anos, moradora do Rio de Janeiro. A carioca contou que decidiu comentar no Instagram de Marcello por ter se surpreendido com a brincadeira. Fã do ator e do grupo Melanina Carioca, do qual Marcello é integrante, Jillian recebeu xingamentos dele na rede social.

“Vai caçar marido! Mau comida não… porque ninguém deve comer vocês”, escreveu Marcello para Jilian. E fez mais: “Vai se f****. Feia pra c******. Feia e ridícula”, disse.

“Eu realmente demorei a acreditar que ele tinha sido tão grosseiro por nada. Não o agredi para tanto. Vi que a foto não estava mais e parabenizei o Marcelo por ele ter apagado. Inclusive, no print que fiz da conversa, coloquei exatamente o que disse pra ele. Segundos depois ele respondeu daquele jeito. Achei que não tinha sido para mim, que ele tinha digitado meu nome acidentalmente. Mas aí ele foi em várias fotos minhas para comentar individualmente. Achei um absurdo” contou Jillian, que publicou no Facebook as mensagens deixadas pelo ator no seu perfil.

“Ainda bem que apagou aquela foto ridícula que, antes de menosprezar uma negra, menosprezava uma mulher!!! Sou sua fã. Não esperava menos de você! Só um adendo na resposta que você deu: por favor, não desmereça cotas e medidas sociais. Você não! Seria extremamente contraditório. A todos os negros igualmente talentosos que não tiveram as mesmas oportunidades sociais que você (que você, infelizmente, tem sido vítima da lógica e feito papéis secundários) o nosso respeito e humildade sadia”, postou Jillian na rede social de Marcello.

Jillian acredita que o ator não teve a intenção de ser racista ao publicar a primeira imagem, mas destaca que desde o começo questionou apenas a postura dele com as mulheres.

“Acho até que a imagem tinha um cunho racista, mas que ele não pensou nisso, tanto que falei pra ele que ele tinha sido desrespeitoso, antes de tudo, com uma mulher. No fim das contas, acho que ele foi é muito machista. Inclusive por conta dos comentários e das outras respostas” disse.

Depois da repercussão da polêmica, Jillian chegou a pensar em processar o ator, mas ainda não tem certeza sobre as medidas que irá tomar. No Instagram, Marcello Melo Jr chegou a postar um vídeo, na madrugada desta sexta-feira, pedindo desculpas pela confusão, mas tanto a gravação quanto a primeira foto foram apagadas da rede social.

Pedido de desculpas

Além de deletar a foto em questão, ele pediu desculpas também pelo Instagram: “A foto que eu postei foi uma brincadeira, como tantas outras brincadeiras que posto aqui… Não foi para ofender ou discriminar ninguém. Em nenhum momento era pela cor da pele dela ou qualquer coisa do tipo.

Ele diz ter se arrependido de ter discutido com quem postou críticas e xingamentos. “Minha reação? Responder… Aí foi o meu erro. Mas em nenhum momento minha resposta foi racista, foi simplesmente uma resposta de uma pessoa ofendida. Eu também posso, não? Se entram no meu instagram para me denegrir, o errado sou eu que fui lá responder? Posso ter passado do tom, então, desculpa. Por eu ser uma pessoa pública, tornou esse escândalo todo. Enfim, eu sou negro, abomino o racismo… Respeito, educação, e minhas sinceras desculpas.”

com Extra e IG

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. ANA PAULA Postado em 23/Feb/2015 às 16:48

    Grosseiro!Boca suja, caiu muito no meu conceito.

  2. Jonas Schlesinger Postado em 23/Feb/2015 às 16:54

    Ui. "Nego comendo nego". Sinceramente, vai chegar um momento que os próprios negros serão racistas contra a sua própria cor, mas não serão racistas, e sim apenas ofensores raciais ou qualquer eufemismo que vão criar para justificarem tal ato. Como a lei é seletiva, e não acredita em negro racista, nada vai acontecer. Mas, eu quero dar um aviso a essa mulher que foi ofendida: é claro que ele não foi racista, porque se fosse um branquelo-ariano-albino-nazista-kkk-filho do hitler (e todos os brancos são) aí sim seria racismo. Repetindo: vai chegar um dia que nós brancos (e espero que chegue), todos nós respeitaremos a todas as raças (raças existem) e no seremos racistas. Mas será que vai acontecer uma inversão? Os marginalizados serão marginalizadores? Os que foram insultados começarão a insultar? Serviu aos judeus esse mesmo raciocínio. Vejam só o que eles eram há 70 anos e o que são hoje? Enfim, lamentável que marcello melo jr. não seja racista ou machista.

    • Adriana Postado em 23/Feb/2015 às 19:46

      Jonas Schlesinger, você é um babaca com sérios problemas psiquiátricos.

    • janaina Postado em 24/Feb/2015 às 07:35

      Perfeita sua colocação!

    • Lucas Monteiro Postado em 24/Feb/2015 às 08:58

      Não existem variações genéticas suficientes para subdivididir a espécie Homo sapiens sapiens em raças.

    • Pedro C. Postado em 24/Feb/2015 às 10:56

      Se a Grande Esperança Branca estiver dependendo do QI que exibiu nessa postagem, realmente a coisa tá... ruça. Zero pro encadeamento lógico. Zero pra tentativa de ironia. Zero pela alusão ao nazismo. 10 pela postagem psicótica. Média: 2,5 olavinhos procê. Passou.

  3. José Ferreira Postado em 23/Feb/2015 às 16:59

    Eu vi a postagem desse ator, que atua muito bem por sinal. Na verdade a moça da foto estava bem mal vestida e usava franja (o que não é recomendável de ser fazer quando não se alisa o cabelo). Não foi muito engraçado, mas não chega a ser ofensivo. PS.: O ator é mestiço, pois também tem descendência caucasiana. E não se pode enquadrar arbitrariamente uma pessoa como "negra" só por que ela tem uma cor mais escura sem analisar a sua genética.

    • Sabrina Postado em 23/Feb/2015 às 17:08

      Você não pode dizer o que é ou não ofensivo, pois você não é uma mulher negra, elas decidem o que ou deixa de ser ofensivo para elas. Outra coisa, no Brasil a cor é sim a determinante para decidir se você é ou não negro, aqui não tem nada a ver com genética. Ele é um homem NEGRO sim, e reproduziu discurso machista e racista, ponto final.

    • Protesto Postado em 23/Feb/2015 às 18:42

      Você é idiota? Além disso desinformado, a questão racial é uma autodeclaração?

    • Ana Paula Postado em 23/Feb/2015 às 19:15

      ".. enquadrar arbitrariamente uma pessoa como "negra" ..." O que é isso??? É crime ser negro??? É crime constatar que uma pessoa é negra??? José, José....fiquei com vergonha alheia do teu comentário...

      • José Ferreira Postado em 23/Feb/2015 às 23:07

        Não é crime ter genes africanos, mas é crime renegar as outras origens, caso as tenha.

      • eu daqui Postado em 24/Feb/2015 às 09:12

        Muitos dos que são rotulados como negros são, em verdade, caucasoides mais escuros do que a média caucasica. Conheço vários assim. É que ser negro hoje em dia parec que está dando lucro...........

      • Pedro C. Postado em 24/Feb/2015 às 10:51

        José, conta pra nóis que é mais burrinho que crime é esse de renegar suas origens. Dá cadeia? Em tempo, descendência ele terá quando tiver filhos. Você quis dizer ascendência. Mas tem razão. Genética é tudo. Mengele curtiu seu comentário. +1 vergonha alheia.

      • José Ferreira Postado em 24/Feb/2015 às 16:50

        Eu errei ao confundir "descendência" com "ascendência" na hora de digitar. Não se pode criminalizar o estudo da genética só porque o Nazismo a usou mal e para o mal.

    • talitha Postado em 23/Feb/2015 às 20:55

      Cala a boca. Quem é vc pra falar quem está ou não mal vestido, e quem pode ou não usar franja? Se liga. Vc só falou besteira. Vai ler um pouco sobre o tema e fica na sua pra não pagar mico. Vergonha alheia. Ps. No Brasil todos somos mestiços. Tá tudo misturado, baby.

      • Pekka Tömörbaatar Postado em 23/Feb/2015 às 23:52

        Fale por si mesma, cafre.

    • Luzia Postado em 23/Feb/2015 às 22:04

      "E não se pode enquadrar arbitrariamente uma pessoa como "negra"" Que escolha de palavras estranha. Enfim... Ele declara abertamente que é negro.

    • Fabio Nunes Postado em 23/Feb/2015 às 22:48

      Nossa cara já de cara da pra ver que você não tem noção nenhuma de genética sou formado em biologia e posso te dar uma breve explicação. Não existe "mestiços" para a biológica do ponto de vista genético se uma pessoa tem uma porcentagem de negro no seu DNA essa pessoa é denominada negra. Já que o negro é o gene dominante sobre as outras etnias que são recessivas se você cursou o ensino fundamental aprendeu isso.

      • José Ferreira Postado em 24/Feb/2015 às 16:15

        Se fosse assim, alguém de pele branca que tem uma avó negra seria tão negro quanto um nigeriano.

    • Fernando Postado em 24/Feb/2015 às 06:21

      E qual a genética para ser negro? Agora precisa de um teste genético? E filho de branco e negro eh o que? Mulato derivado de mula? Ou ele pode ser negro até por tudo que ser negro no mundo envolve? Será que ele eh branco porq eh da Globo? Engraçado quantos preconceitos podemos ver naqueles que se julgam livres disso...

      • José Ferreira Postado em 24/Feb/2015 às 09:29

        A palavra mulato vem do árabe, mas, se não quiser chamar por esse nome, pode ser referir a ele como mestiço. Ninguém é mais ou menos negro porque quer, é a genética e pronto. Se misturou não é mais negro. É só comparar com os nigerianos e você verá que ele é mais claro.

    • Cecília Postado em 24/Feb/2015 às 07:44

      "o que não é recomendável de ser fazer quando não se alisa o cabelo" foda-se cada um faz o que quiser com seu cabelo

      • José Ferreira Postado em 24/Feb/2015 às 09:30

        O cabelo da mulher estava horrível, e não há o que negar isso. Existem penteados afro que são bonitos, mas isso aí é uma "gambiarra".

      • marcos menezes Postado em 24/Feb/2015 às 11:37

        Nos anos 80 o grande vocalista do Simply Red, Mick Hcknall( inglês e ruivo) desfilava com sua cabeleira vermelha estilo "dreadlock" e ninguém falava nada, afinal neste caso o que importa é a pessoa e não o cabelo.HIPOCRISIA.

      • José Ferreira Postado em 24/Feb/2015 às 16:14

        Se eu fosse nascido na época quando o Mick Hicknall fazia sucesso falaria mal do mesmo jeito.

  4. Nilce Postado em 23/Feb/2015 às 17:21

    Na sua opiniao o fato de o ator ser "meio caucasiano" da a ele o direito de ser racista? Ser negro agora é crime, algo para ser "enquadrado" como o Sr Jose Ferreira diz? E tanta gente insana em rede social, que me deixa cansada de tantos argumentos recheados de preconceito e hipocrisia

    • José Ferreira Postado em 24/Feb/2015 às 16:48

      Ele não foi racista. Apenas brincou com alguém que estava mal vestida. É só ver a foto que pode se constatar que ela é feia "de doer".

  5. Vinicius Postado em 23/Feb/2015 às 17:30

    Para fazer humor tem que tomar muito cuidado, pois existe um linha tênue entre brincadeira e ofensa , talvez ele tenha pecado nisso. Ele agiu mal ao ofender de forma tão infantil quem criticou ele. *Outro Vinicius

  6. Marcy Postado em 23/Feb/2015 às 18:04

    Não é bom ator, não é bom cantor, não é culto, não acrescenta nada a nossa cultura e está se achando o rei da cocada...

  7. Bruno Postado em 23/Feb/2015 às 18:25

    Esse povo chora atoa, quanto mimimi por causa de uma foto resposta de zuação. (Só parece igual o anterior, filtro besta)

  8. Eduardo Garcia da Silva Postado em 23/Feb/2015 às 18:27

    Não vi a postagem.Portanto não falarei dela.Mas de certa forma creio que demonstre a forma como o RACISMO e o PRECONCEITO se estabeleceram em nossa cultura. Sem dúvida há muita coisa publicada e produzida, que, além de mau gosto, reproduzem inconscientemente estereótipos preconceituosos e racistas.Sou negro e não sou a favor que sejam banidos ou proibidos.Creio que a mudança da premissa cultural só ocorrerá pelo enfrentamento destas situações. Chega de empurrar as coisas para debaixo do tapete. Tão ruins e perniciosos quanto o RACISMO e PRECONCEITO é o policiamento ideológico e a ditadura do politicamente correto.Vale lembrar que a lei não proíbe ninguém de ser racista, ela prevê punição para quem comete atos racistas.

  9. Doralice Postado em 23/Feb/2015 às 18:29

    Em relação ao ator, para mim ele não me demonstrou ser racista até porque séria o cúmulo ele como figura pública desqualificar às suas origens. Entretanto ele não soube passar a mensagem na qual ele queria e desta forma causou um fuzuê no Instrangam. As vezes nos precipitamos com as piadas que são feitas em direção aos afros-descendentes. Ok, não digo que devemos abaixar nossas cabeças quando ouvirmos algo ''engraçado'' sobre a nossa etnia, e sim avaliar, de cabeça fria, o que realmente nos desrespeitou e ver a melhor maneira de solucionar esse equívoco. Até porque estamos em uma fase de transição e devemos responder a todos com nossos direitos educadamente e sem nos rebaixar ao mesmo nível das ofensas. Paz e Luz para todos!

  10. Jonas Schlesinger Postado em 23/Feb/2015 às 18:37

    "vagina de prostituta" kkkk que comparação. Cuidado, mano. Os politicamente corretos estão de plantão..

  11. Protesto Postado em 23/Feb/2015 às 18:45

    Coisa de retardado ficar postando desaforo em fotos de alguém que você julga ter lhe ofendido ( a moça só criticou) como ele fez, mais idiota ainda é saber que alguém público é tão burro. Se revelou o rapaz.

  12. Pâmella Postado em 23/Feb/2015 às 18:57

    Acho que ele é um ser humano como nós. Eu particularmente adoro humor negro, racho de dar risada, e assumo. Cada um tem a sua página pra fazer o que quiser, sendo pessoa pública ou não, todos merecemos respeito. Foi falar o que quis, e ouviu o que não quis. Apenas.

  13. Ackson Postado em 23/Feb/2015 às 19:02

    Fico me perguntando, o que será pior: a postagem do garoto, as ofensas que ele mesmo proferiu contra a mulher ou as análises feitas após a matéria. Este medonho precnceito de raça está arraigado no brasileiro e temos que lutar todo dia contra, seja numa postagem, numa piada ou em qualquer outro lugar. Isto vir de um negro, mestiço ou seja lá como querem classificar tal ator reflete a ideia de que quando somos oprimidos tendemos a achar que sair da opressão e oprimir tantos outros, só mudança de lado. Casos como estes e tantos outros deviam ser bem mais debatidos num tom ético e não apenas como discussão da vez. Quanto a senhorita ofendida, não se engane baby, ele não te pediu desculpas ele apenas justificou porque a ofendeu e saiu pensando ter razão, o que é mais perigoso. Querem fazer piadas, façam com vocês mesmos, sejam ridículos ou engraçados, denigram a própria imagem e dignidade, assim o máximo que pode acontecer é lamento de alguns e risada de outros.

    • Roberto Pedroso Postado em 24/Feb/2015 às 10:59

      Concordo plenamente senhor Ackson, a questão é que o preconceito está tão arraigado,introjetado e interiorizado em nossa sociedade que vemos até mesmo afrodescendentes com uma postura lamentável incorrendo no erro de perpetrar os conceitos racistas tão recorrentes em nosso cotidiano.Mais alarmante é vermos um artista que deveria ter um maior comprometimento social e uma visão mais critica demonstrando esse tipo de comportamento, estamos realmente muito mal.

  14. Thiago Teixeira Postado em 23/Feb/2015 às 20:01

    Quando eu falo que negro (a) famoso (a), rico (a) e universitário (a) vira branco (a) por dentro, vem as tijoladas. Fica a música "Negro limitado" dos Racionais para o senhor, Marcello Melo, mais um que denigre a nossa raça.

    • talitha Postado em 23/Feb/2015 às 20:59

      Nossa, tá ofendido! Esse ator é mal educado e falou bobeira. Tem que pedir desculpa sim! Vc é muito m exemplo de pessoa limitada.

    • Jonas Schlesinger Postado em 23/Feb/2015 às 21:01

      Thiagão, eu tenho certeza que tem gente da tua cor tão arrogante quanto àqueles da minha. Acostume-se, nem todos são coitados (só na cabeça da Filó) . Nem todos são iguais. Sec xxi, o amo será um negão com uma penca de empregados branquelos.. duvida disso? Porque pra vc, todo negro é pobre, honesto, eleitor do PT, passaram na facul via cotas... estereótipos, estereótipos... ei, psiu, e o presidente da Guiné Equatorial, hein?

      • Thiago Teixeira Postado em 24/Feb/2015 às 07:43

        De onde você tirou essas conclusões? Esse site é um tal de pessoas querendo traçar o perfil do próximo como se fosse verdade absoluta. Eu sou negro, não sou pobre, não entrei na faculdade por politicas de cotas e no meu tempo nem se utilizava ENEM. E tem mais, onde que eu disse que todo negro é eleitor do PT, honesto? ... não viaja.

      • Pedro C. Postado em 24/Feb/2015 às 10:58

        Opa, tava demorando pra aparecer o PT. E o Hitler, sr. Schlesinger?

      • Jonas Schlesinger Postado em 24/Feb/2015 às 10:59

        Porque parece que vc crê que todos negros são assim. Não se acostuma que outros sejam diferentes. E quando aparece casos como este, daí diz que negro rico, famoso tem branquice por dentro. Um escambau. Negro pode ser um ditador como Hitler o era, negro pode ser milionário, pode ser presidente, pode ser global e conservador eleitor tucano. Mas vc se indigna quando aparecem esses do contra.

    • Vera Alves Postado em 23/Feb/2015 às 21:02

      Branco por dentro? ai ai essa é boa viu............

      • eu daqui Postado em 24/Feb/2015 às 09:14

        Quem é que anda bebendo agua sanitária por aí? kkkkkkkkkk

    • Thiago Teixeira Postado em 24/Feb/2015 às 07:45

      Cara, como eu queria que o PP fizesse uma roda coletiva e colocasse todos os frequentadores frente a frente para ver se você teria coragem de me xingar ao vivo e cores. Não sabe argumentar? Discorda? Dá seu ponto de vista, pois ser macho e covarde na internet é fácil.

    • Antonio Palhares Postado em 04/Mar/2015 às 10:30

      André. Ótimo ator ? Qual grande interpretação ate agora? Qual contribuição pra as artes cênicas brasileiras? O cara nem começou ainda. So porque trabalha na merda da globo? Grande ator era o Grande Otelo. O Thiago tem razão.Alem disto muito mal educado. Ele ofendeu cruelmente uma professora.Que vá se catar..

  15. Luzia Postado em 23/Feb/2015 às 22:10

    Acontece que as críticas principais não foram à foto em si, mas ao modo como ele reagiu àqueles que o criticaram pela foto... Foi o (lamentável) comportamento posterior dele que fez a situação toda ganhar uma dimensão muito maior do que simplesmente "gente enchendo o saco por foto de mau gosto postada em algum lugar". Ele não foi crucificado, foi criticado duramente pela foto postada e resolveu que queria revidar de uma maneira totalmente... Insana. Xingando gente a torto e a direito da maneira mais rasa possível...

  16. André Anlub Postado em 23/Feb/2015 às 22:55

    Hoje em dia deixar um parecer é complicado; se eu falar bem do ator vão me criticar e chamar de hipócrita; caso fale mal é tentativa de polemizar ou moralista... prefiro me abster.

  17. EDIR Postado em 24/Feb/2015 às 03:11

    GENTE, DEIXA O GAROTO EM PAZ! FICAM AI DE MIMIMI... SENTAM NO RABICÓ E DEIXAM A PONTINHA DE FORA... KOÉ!?!?!?!?!

  18. Aninha Postado em 24/Feb/2015 às 07:32

    Na verdade é a máxima "o sucesso está subindo à cabeça ". Uma pena, pois até então estava passando uma imagem de bom moço. Foi grosso sim nas duas ocasiões, no entanto não deixa de ser um bom ator. Também acho que nao foi racista e sim machista. Como poderia ser racista? As pessoas querem ser famosas mas não aceitam críticas...

  19. gronez Postado em 24/Feb/2015 às 08:57

    a quntitidade de meradf einbecilidade que voçe lê apos os comentarios chega a beirara a indecencia hguamanan de gente que acha engraçado o desrespeito ao proximo ou um trouxa que tenta justificar tal ato como brincadeira,obviamente um que se acha a raça superior (defeca e fede como todosnós seres humanos)as outras e outros que acham banal a desgraça ao próximo pela condição social ou cor de pele, mas nada como um dia após o outro no dia que estes mesmo sofrerem a mesma desgraça centre seue entes queridos então veremos se haverá motivo de graça por parte dos comentários que serão postados.

  20. SANDRA Postado em 24/Feb/2015 às 10:09

    ESSA DISCUSSÃO É RIDICULA. ESSE COITADO JA DEVE ESTAR CHEIO DE EXISTIR. NÃO PODE MAIS FALAR NADA, NÃO PODE POSTAR NADA, TUDO É RACISMO. VCS SÃO UNS CHATOS E DESOCUPADOS. DEIXA O CARA NA DELE.

  21. xerxes Postado em 24/Feb/2015 às 10:22

    Kkkkkķk!!! Vai seguir esse tipo de imbecil em rede social vai...kkkkk