Redação Pragmatismo
Compartilhar
Juristas 30/Jan/2015 às 13:45
19
Comentários

Sergio Moro estaria poupando a Odebrecht?

Duas da maiores empreiteiras do Brasil, Odebrecht e Andrade Gutierrez, ainda não sofreram nenhum tipo de punição no âmbito da Operação Lava Jato. Intrigante constatação coloca em xeque a lisura do juiz Sergio Moro

sergio moro lava jato
O juiz Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato (reprodução)

A defesa do empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC Engenharia, que vem sendo apontado como chefe do “clube da propina”, questiona, indiretamente, a lisura do juiz Sergio Moro. O motivo é o fato de duas das maiores empreiteiras do País, a Odebrecht e a Andrade Gutierrez, não terem sofrido qualquer tipo de punição no âmbito da Operação Lava Jato.

“A denúncia sustenta que a dita organização criminosa era constituída, entre outras empreiteiras, pela Odebrecht e Andrade Gutierrez. Ocorre que não se vê nenhum controlador ou mesmo executivo destas empresas no polo passivo desta ação penal”, diz trecho do documento, assinado pelo advogado Alberto Zacharias Toron.

A ausência da Odebrecht da Lava Jato é, de fato, intrigante. Segundo Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, que é peça central da investigação, foi a Odebrecht quem depositou nada menos que R$ 59 milhões em propinas para ele, em diversas contas abertas no exterior. Em dezembro deste ano, foi noticiada a informação de que a empreiteira comandada por Marcelo Odebrecht pressionara o senador Aécio Neves (PSDB-MG) para esvaziar as investigações sobre a Petrobras.

A Andrade Gutierrez, por sua vez, é a empreiteira mais próxima ao senador tucano. Foi a maior doadora de Aécio na campanha presidencial de 2014 e também se tornou sócia da Cemig, com um acordo de acionistas que a favorece. De acordo com as delações de Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef, a empreiteira mineira, comandada por Otávio Azevedo, é a mais próxima ao lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano, que seria operador do PMDB. Embora tenha sido aberto um inquérito contra a empreiteira, nenhum de seus executivos sofreu qualquer punição até agora.

Em sua defesa, a UTC também mencionou diversos políticos como testemunhas de defesa. São eles: o ministro da Defesa, Jaques Wagner, o deputado e candidato à Presidência da Câmara Arlindo Chinaglia (PT-SP), o ex-ministro das Comunicações Paulo Bernardo, o secretário de Saúde da cidade de São Paulo, José de Filippi Júnior e os deputados federais Paulo Pereira da Silva (SD-SP), Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP) e Jutahy Júnior (PSDB-BA) e o ex-deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP).

247

Recomendados para você

Comentários

  1. Gustavo Postado em 30/Jan/2015 às 14:01

    O Sérgio Mouro todos sabem é tucano até o bico. Definiu uma delimitação temporal de modo a não investigar FHC. No auge da campanha permitiu os tais vazamentos seletivos. Um corrupto combatendo a corrupção.

  2. poliana Postado em 30/Jan/2015 às 17:21

    E agora tucanalha...o q vcs tem a dizer sobre isso? E sobre o envolvimento do playboy nesse episôdio? Alguma palavra? N né?! Nessa hora a coxinhada some!!!!!!!

    • poliana Postado em 30/Jan/2015 às 21:07

      Episódio*

    • Thiago Teixeira Postado em 31/Jan/2015 às 09:22

      A Andrade é mineira. Não doa dinheiro pro PSDB para ver se pega alguma obra em Minas!!!! Já a Odebrecht o caso é complicado, ela tem levado muito cano da Petrobras e como o capital de giro deles é grande, e possuem outros negócios, não precisam pagar propina para receber as medições, preferem esperar e receber com juros.

  3. Deisi Postado em 30/Jan/2015 às 17:25

    Concordo contigo Gustavo, não posso afirmar que é corrupto, mas mal intencionado e partidário sem duvida, vazamentos seletivos para imprensa em vésperas das eleições, prova o quanto ele tem desvios de caráter.

  4. Gustavo Postado em 30/Jan/2015 às 18:28

    Se não consegue ver qualquer obra pública sem imaginar quanto não foi superfaturado certamente também vê que estas empresas já estavam na Petrobrás desde FHC. Também vê que estas prestaram serviços aos governos tucanos de São Paulo. Se for pra ver, veja!

    • Oblivion Postado em 01/Feb/2015 às 01:18

      Até quando não pararmos com esse discurso, ah mas o partido y fazia pior, o x fazia pior ainda... o Brasil não vai melhorar. E sinceramente, o PT não merece tua defesa cara. É um partido extremamente corrupto, sim, assim como PSDB, PMDB, PP, PC do B.... Precisamos de uma reforma política, o financiamento empresarial deve ser cortado e os outros tipos de financiamento devem ser controlados, isso sim é uma luta virtuosa. Acredito que, na visão doentia dos sedentos por poder e cargos comissionados, político que rouba para o partido é herói, mas político que rouba para si ou é incompetente na administração pública, é diferente. Temos um exemplo recente aí no coração do Brasil, de um partido sofrendo pressão por causa de um político que foi, no mínimo, incompetente.

  5. jarau Postado em 30/Jan/2015 às 22:02

    A maior corrupção neste pais é o judiciário recebendo auxilio moradia. vergonha........

    • Priscila Postado em 02/Feb/2015 às 16:30

      Pois é, mas os coxinhas preferem reclamar do Bolsa Família!

  6. Thiago Teixeira Postado em 31/Jan/2015 às 09:15

    Já trabalhei em obras da Dersa, DNIT (BR-163), Governo de Goiás, Governo de Sergipe, fiz todas as medições de serviços e nunca recebems vantagens ou fizemos falcatruas nestas respectivas obras públicas. Muito pelo contrário, os fiscais só f...diam a gente em tudo, e pior, terminamos obras e estamos até hoje sem receber parte do dinheiro. Porque? Porque nosso patrão não aceita maracutaia, e quem da empresa fizer esquema com fiscal está na rua sem direito a nada. Agora, vai fazer obras na Petrobras. Faça algum serviço no DNIT e tente receber. Você não recebe, é uma desgraça, tem que ficar molhando a mão de todo mundo e isto custa dinheiro. Tem que pagar a folha, tem que pagar fornecedores senão a obra para. O problema não está nas construtoras, acreditem, está no sistema. E não pensem que na âmbito privado seja diferente, a coisa está generalizada, tudo que envolve muita montante de dinheiro os pagamentos são propositalmente adiados. Eles ao invés de te pagarem a medição de 2, 3 ou 4 milhões, aplicam na bolsa, te enrolam, recebem os juros e depois pagam. Esses juros são rateados entre os gerentes das incorporadoras. Estes depois entram num taxi e ficam falando: "Você viu a operação Lava Jato? Bando de corruptos, não é mesmo?".

    • Thiago Teixeira Postado em 31/Jan/2015 às 11:09

      Sinto pena de pessoas como você com déficit mental em interpretação de texto. Sugiro um Supletivo, de preferência, presencial.

    • poliana Postado em 31/Jan/2015 às 11:42

      Qta arrogânci e antipatia!!!

  7. Thiago Teixeira Postado em 31/Jan/2015 às 09:18

    Rodrigo, você já trabalhou ou fez alguma obra pública? Já vendeu produtos a alguma estatal mediante licitação e foi tentar receber? Caso a resposta for não, procure algum conhecido que esteja passando ou passou por estes tramites.

  8. Silva Postado em 31/Jan/2015 às 11:45

    No ramo em que trabalho é muito comum ouvir casos de compradores que recebem uma percentagem (entre 5 e 10%), para fechar negócio. Caso o vendedor não conceda o "beneficio" dificilmente conseguira entrar na lista de cotação do comprador em negociações futuras. Há empresas em que nosso vendedor não consegue nem mesmo conversar com o comprador ou responsável técnico da empresa para apresentar os serviços que prestamos. Isso ocorre desde a época em que Dom Pedro desembarcou no Brasil.

    • Thiago Teixeira Postado em 31/Jan/2015 às 13:28

      Esses dias chegou uma moça, dona de um restaurante, querendo vender marmitas aqui na obra, ele já falou na lata: "Quanto é a sua mesada para eu ganhar a cozinha da sua obra". Meu, falei pra moça "como assim? Mesada?". Vendedores de pedra, areia ... tudo a mesma coisa, parece que o critério qualidade / cotação / atendimento / prazo de entrega / prazo de pagamento é utopia!

  9. Eduardo Postado em 02/Feb/2015 às 13:59

    O Joaquim Barbosa também é "tucano".... o Sérgio Moro é outro "tucano".... o judiciário é tucano...o Congresso Nacional é tucano... ah como eu poderia esqucer ....o Papa é tucano. Se alguém mexer com seus heróis imediatamente se tornam tucanos. Risível!!!

    • Marlon Bravo Postado em 02/Feb/2015 às 14:33

      A mulher do Sérgio seguramente é tucana !!! A família, como mostrou o Face, também é !!! Você esqueceu deles !!! Risível é tentar acabar com as petroleiras e empreiteiras nacionais , pra deixar o terreno livre pros gringos depois !!! E é o escritório da mulher do juiz que as defende no Brasil ??? Se eu estiver errado pode me corrigir, robozinho !!!

  10. Marlon Bravo Postado em 02/Feb/2015 às 14:27

    A Odebrecht pressiona o Aécio, pra mandar o juiz aliviar pra eles ???!!! O que é isso ???!!!

  11. Bruno Postado em 02/Feb/2015 às 17:24

    Que nem diz o velho ditado:onde há Anastasia há Aécio.