Redação Pragmatismo
Compartilhar
Religião 16/Jan/2015 às 17:57
57
Comentários

Um colunista da Veja em dia de fúria contra o Papa Francisco

Reinaldo Azevedo está furioso com o Papa Francisco. Além de receber os movimentos sociais no Vaticano, de intermediar o reatamento diplomático entre EUA e Cuba e de dar uma chacoalhada na decadente hierarquia católica, o pontífice argentino ainda resolveu criticar a libertinagem da mídia

papa francisco reinaldo azevedo
Papa Francisco e Reinaldo Azevedo (Pragmatismo Político)

Altamiro Borges

Reinaldo Azevedo – também apelidado de “pitbull da Veja” e de “rottweiler da Folha” numa baita injustiça contra os cãezinhos – está irritado com o Papa Francisco. Além de receber os movimentos sociais no Vaticano, de intermediar o reatamento diplomático entre EUA e Cuba e de dar uma chacoalhada na decadente hierarquia católica, o pontífice argentino ainda resolveu criticar a libertinagem da mídia. “Há limites para a liberdade de expressão”, afirmou o religioso na sua visita às Filipinas. Esta declaração, na contracorrente da comoção criada pelo atentado ao jornal “Charlie Hebdo”, deixou o jornalista histérico. Em artigo publicado nesta sexta-feira (16), na Folha, ele rosnou: “Francisco, por que não te calas?”.

Para o “libertário” Reinaldo Azevedo – que até hoje não prestou solidariedade aos seus colegas demitidos na Veja e na Folha –, as opiniões do Papa sobre o atentado na França “são covardes, imprecisas e politiqueiras”. Ele até admite que rejeita a linha satírica do jornal francês. “Não gosto do ‘Charlie Hebdo’. Não vejo graça numa charge em que Hitler aparece saltitante, dando um alô pra ‘judeuzada’. Ou em que o papa Bento 16 troca carícias com um soldado da Guarda Suíça. Ou em que um árabe lambe o traseiro de um judeu”. Mas garante que, mesmo assim, defende a total liberdade de expressão. A mídia monopolista, que apoiou ditaduras sanguinárias e guerras imperialistas, também jura defender esta tal liberdade.

Contraditoriamente, porém, o colunista dá apoio à polícia francesa, que deteve na quarta-feira (14) “um delinquente disfarçado de humorista chamado Dieudonné. Seu lugar é a cadeia. E não porque recite discursos de um antissemitismo tarado, mas porque faz a apologia da violência”. O mundo é realmente contraditório e não cabe na visão doentia dos maniqueístas. Isto talvez explique o ódio de Reinaldo Azevedo. Para ele, “Francisco tem cabeça e postura de cura de aldeia, não de papa. Suas entrevistas ambíguas são detestáveis. Suas opiniões sobre o atentado e a liberdade de expressão são covardes, imprecisas e politiqueiras… Ainda bem que nenhum católico vai tentar me dar mil chicotadas por isso”.

Em artigo recente, o teólogo Leonardo Boff alertou que está em curso uma campanha internacional de difamação do Papa Francisco. Ela partiria de setores descontentes do próprio Vaticano e contaria com o apoio de jornalistas da mídia conservadora. O objetivo seria conter as mudanças promovidas pelo líder religioso, que visam arejar a decadente hierarquia católica no mundo. Pelo jeito, Reinaldo Azevedo decidiu reforçar o coro dos detratores do Papa. Em certa oportunidade, o próprio Leonardo Boff apelidou o serviçal da Veja e da Folha de “rola-bosta” – aquele besouro que enterra o esterco. Será que algum dia o “pitbull” será exorcizado?

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Nelson Santana Postado em 16/Jan/2015 às 18:10

    Acho que deveríamos dar menos atenção a estes ditos jornalistas, formadores de opinião. O que é Reinaldo Azevedo, Rodrigo Constantino? São apenas capatazes, instrumentos que seus senhores feudais, que detestam sujar as mãos, põem a serviço de um grupo radical, irado e rancoroso."Pra que discutir com madame??"

    • luiz pereira Postado em 17/Jan/2015 às 11:09

      E muito dificil passar batido! Pregam leberdade de expressao mas nao respeitam opinioes que sejam diferentes das deles. Pode?

    • claudio vigas Postado em 20/Jan/2015 às 23:43

      Concordo! "São poeiras da vida!"

  2. gilmargutierres Postado em 16/Jan/2015 às 18:24

    O Papa está certo! Fala mal de um judeu, de um negro, de um gay, etc pra ver? Fala o que vier na cabeça pra ver? Virão logo apedrejamentos e mal entendidos de toda espécie. A questão está contra quem e não o quê? E os africanos? Hipocritas?

  3. João Tomaz da Silva Postado em 16/Jan/2015 às 18:29

    Este acontecimento taxado de liberdade de expressão em excesso havido na França servirá de combustível para certos políticos ávidos pela regulamentação da midia. Quem viver verá.. Quanto ao comentário do Reinaldo Azevedo, deixarei para jornalistas gabaritados analisar, mesmo porque ele está fazendo uso do direito da liberdade de expressão. Até quando?

    • Terra Postado em 16/Jan/2015 às 19:24

      João, e porque vc não faz o seu exercício de liberdade de expressão, como cidadão?! Mesmo não sendo um 'gabaritado',mas é por isso que é chamado de liberdade de expressão!

      • Eduardo Postado em 16/Jan/2015 às 21:17

        Não há ninguém avido em regular a mídia, é uma necessidade imperiosa essa regulação, tem que parar a "LIBERDADE DE EXPRESSÃO", que ofende, maltrata, coloca em dúvida a idoneidade de outros, humilha... e nada é feito.... quando se fala que POBRE ENCHE OS AEROPORTOS.... é no mínimo uma afirmação que demonstra preconceito a outro individuo.... pois mensurar o ser humano pelo quanto tem no bolso no momento é uma idiotice, pois o pobre de hoje pode ser o rico de amanhã e vice versa, no tocante a recursos financeiros, pois quanto a recursos morais tem muitos que se dizem ricos que são paupérrimos quanto a estes e vice versa. Não se pode permitir que não se obedeça as leis como vem ocorrendo.... concessão pública significa do povo para alguém... mas esse alguém não pode manipular o povo com um bem que é dele.... não pode colocar cenas em horários que ajudam a degradar o crescimento intelectual das crianças etc.

    • Ricardo Postado em 17/Jan/2015 às 18:24

      Não fala merda, se não conhece. "Regulamentação da mídia" trata do aspecto econômico (coisa do tipo combater cartel, monopólio ou oligopólio, coisas que não são boa para o capitalismo e para a liberdade de verdade, saca?!). Não é por acaso que há lei que regulamenta a mídia nos EUA (por exemplo: um mesmo grupo não pode ter, ao mesmo tempo, TV, rádio e jornal, como é costume por aqui...). Reclamam da porcaria de país que temos, mas quando há proposta de melhoria, ficam enchendo o saco.

  4. Talita Postado em 16/Jan/2015 às 18:30

    Esse tal Reinaldo Azevedo é um ignorante e hipócrita! Gostaria de saber se ele com essa "Fama de histérico" aceitaria coisa tão baixa se fosse com sua família ou própria pessoa! Liberdade de expressão não dá o direito de insultar ninguém, pois do que adiantaria existir racismo, homofobia e bla bla bla!!! Assim como matar em nome de Deus é ridículo!!! Sábias palavras Papa Francisco!

  5. Talita Postado em 16/Jan/2015 às 18:34

    E só por se tratar da "Veja" ja perdeu credibilidade!

  6. Rosana Branquinho Postado em 16/Jan/2015 às 18:48

    Hahahahaha...pra vc Reinaldo Azevedo....nada mais q isso!!

  7. Rita Vieira Postado em 16/Jan/2015 às 18:54

    O Trio Super Escroto; Rola bosta, Só faz bosta e Pó de bosta, Reinaldo Azevedo, Rachel Sheherazade e Silvia Pilz , seres a serviço do péssimo jornalismo. Acham-se os críticos do universo, mas, como diria minha avó "Não sabem nem fazer um "Ó" com a bunda" ...Vergonha alheia.

  8. Arne Postado em 16/Jan/2015 às 19:01

    O Papa nem vai dormir mais quando souber. Quando souber, hahahahahahah!!!! He wishes! E sou ateu, hein!

  9. Vera souza Postado em 16/Jan/2015 às 19:13

    Ele está querendo aparecer as custas do Papa.

  10. Ana Silvis Postado em 16/Jan/2015 às 19:22

    Tu deverias calar Reinaldo Azevedo! Escritor de mídia decadente.

  11. Elcio Postado em 16/Jan/2015 às 19:27

    Esse Reinaldo Azevedo não perde a oportunidade de fazer um jornalismo isento de extremismo radical de direita e defender os interesses dos seus patrões decadentes. Alás tiraram o busto do CIVITA do prédio onde a veja mantinha seu reduto. Demitiram vários funcionários e a veja segue ladeira baixo rumo ao ostracismo. Também com esses jornalistazinhos que só servem para reproduzir os anseios e interesses do PIG.

  12. josperes Postado em 16/Jan/2015 às 19:33

    As opiniões do Papa, realmente, são detestáveis para pessoas de pouca, ou nenhuma, índole como esse pseudo-jornalista, porta-voz da direita nazi-fascista, que gosta de emitir "meias" verdades, ou seja, àquelas que correspondem aos seus escusos interesses. Quem é esse cidadão perto do Papa? O que ele vale? Certamente, esse pseudo-jornalista NUNCA leu a Bíblia, pois se tivesse lido ficaria quieto, se resumiria à sua insignificância como ser humano. Respeitaria os outros, a começar pelos mais humildes.

  13. Roger Postado em 16/Jan/2015 às 19:42

    Fazendo uso do direito da liberdade de expressão atacando o direito à liberdade de expressão do Papa. Esse R. é mais que contraditório. É patético.

    • Marcelo Postado em 16/Jan/2015 às 21:03

      Disse tudo!

  14. Kelvin Rodrigues Postado em 16/Jan/2015 às 19:46

    E onde está a liberdade de expressão que esse colunista tanto defende, ao cuspir a frase “Francisco, por que não te calas?”, se os conceitos básicos de liberdade dele o permitem dizer tal coisa, ele não defende a liberdade de expressão para todos, apenas para aqueles que pensam como ele.#VoltaireTriste

    • valnei Postado em 16/Jan/2015 às 19:52

      Parabéns! Respondesse a esse porra louca da veja.

    • Kauê Postado em 16/Jan/2015 às 19:54

      Típico do Reinaldo, só de ouvi-lo dá azia até em cavalo de bambu. Não acho que ele deveria parar de falar, mas me compadeço dos ridículos que dão Ibope e suporte pra esse banana falar com tanta visibilidade em detrimento de tantos melhores que eles, com verdadeiras opiniões.

    • Gustavo Teles Postado em 16/Jan/2015 às 22:50

      Exatamente. Perfeito. Haja hipocrisia, incoerência, ódio, rancor, intolerância e ausência de fundamentos nos textos, opiniões, visões de mundo e posturas desses jornalistas de araque, aves de rapina, urubólogos, protótipos de mãe-diná, que só tentam argumentar baseado no "achismo" e na insinuação, sem compromisso como fato é com a informação, por isso cometem tantos deslizes e "barrigadas".

  15. mani Postado em 16/Jan/2015 às 19:46

    Disse-o bem, esse Reinaldo precisa ser exorcizado. Não devemos ofender o cão pitbull, que é uma criaturinha de Deus.

  16. thiago Postado em 16/Jan/2015 às 19:47

    PRAGMATISMO POLÍTICO, acho que você picotou as falas de Reinaldo Azevedo. Quando vcs fazer um texto, pelos menos faz direito. A impressão desse texto, é que Reinaldo Azevedo mandou o Papa se "foder" e "toma no c..."

    • Jane Silva Postado em 17/Jan/2015 às 09:26

      E o leitor aceita cada vírgula sem raciocinar... Isso explica a situação em que se encontra este Brasil. Lamentável...

    • ARY XAVIER Postado em 17/Jan/2015 às 19:02

      Thiago. considerando seu dominio do português, suponho que não entendeu o texto.

  17. Valentim Neves Postado em 16/Jan/2015 às 19:53

    Minha amada mãe sempre ensinou a mim e minhas irmãs que todos temos direitos e eles acabam quando começa o direito do outro, discordar de dogmas de algumas ou de todas as religiões é uma coisa, e eu discordo desses dogmas, mas achincalhar e ridicularizar a fé do alheio é outra coisa. O exemplo dado pelo Papa foi ótimo, "se você xingar minha mãe prepare-se para levar um soco na cara".

    • Ricardo Postado em 17/Jan/2015 às 18:31

      Não acho que o exemplo do Papa tenha sido tão feliz... Não sou católico, mas o Papa vinha me surpreendendo positivamente. De qualquer sorte, Valentim, vc escreveu exatamente o que eu pensava: onde está aquela educação que recebemos?! Que dizia não não podemos simplesmente insultar os outros?! Que dizia que devemos, sempre, respeitar nossos semelhantes?! Desculpa, mas enquanto resumirmos "liberdade de expressão" com "direito ao insulto" estamos reduzindo demais esse direito fundamental (senão esvaziando-o). Portanto, entendo que quem faz essa redução age CONTRA a liberdade de expressão. Triste... Como disse uma professora minha de psicologia: estamos nos tornando uma sociedade de perversos... Suspeito que a passos largos...

  18. Antonio sousa Postado em 16/Jan/2015 às 20:14

    Se tivesse teste de QI para trabalhar na Veja Reinaldo Azevedo estaria desempregado. Aliás, a Veja nem existiria.

  19. jean Postado em 16/Jan/2015 às 20:16

    Chama um.bombado ignorante de broxa e qnd ele querer te bater fala q vc apenas esta usando sua liberdade de expressão... tudo nessa vida tem limites, inclusive as liberdades....

    • Alex Postado em 16/Jan/2015 às 20:37

      Perfeito!

    • Eduardo Postado em 16/Jan/2015 às 21:22

      isso.... tudo nesta vida tem limites, nosso direito termina quando começa o do outro.... é por isto que a imprensa adora defender essa tal LIBERDADE DE EXPRESSÃO, pois ela mal usada como no caso do charlie hebbo.... minúsculo mesmo, gera notícias e estas vendem matérias que geram patrocínios e estes as fortunas de alguns.... e que se dane que sai ferido....

  20. Rica Postado em 16/Jan/2015 às 20:41

    Esse #pseudo#destro#jornalista jornalista, o tal "R" tem olhar de psicopata, tenho medo dele!!!

  21. Rodolfo Postado em 16/Jan/2015 às 21:10

    Por que não te calas, Reinaldo Azevedo? Liberdade de expressão tem limites sim. O Papa esta certíssimo.

  22. Antonio Coronel Cruz Postado em 16/Jan/2015 às 21:20

    Sempre aparece um vira-lata sarnento latindo ao pé de um monumento.

    • Marcos Postado em 17/Jan/2015 às 17:22

      ahahhhahaaha! O melhor comentário de todos!

  23. Luiz Costa Postado em 16/Jan/2015 às 21:54

    Nunca tinha ouvido falar de Reinaldo Azevedo. Talvez não seja um leitor ávido da Veja ou da Folha. Mas de uma coisa tenho certeza: é fácil pra mim escrever opiniões de tudo e não resolver nada. Acho que os 'colunistas' deveriam sair mais a campo e ver a realidade de uma 'bala perdida' como muitos jornalistas, infelizmente, já tiveram o desprazer de se deparar.

  24. levemente Postado em 16/Jan/2015 às 23:35

    Reinaldo Azevedo é um sátiro. Nada mais.

    • José Carlos Postado em 17/Jan/2015 às 23:15

      Talita, o pior é que, segundo a pesquisa realizada pela "inveja" Aécio venceria no segundo turno com 51℅ dos votos, isso é liberdade de expressão ou querer induzir a sociedade? E sabe quem confirmava isso R. Azedo em plena TV, ou seja, a liberdade de expressão dele vale tudo quando é para iludir a sociedade. Esse elemento deveria estar preso por falsidade ideológica!!

  25. grego79 Postado em 16/Jan/2015 às 23:45

    Já estava na hora de alguém comentar a tal " liberdade de expressão". É logico que há limites. Na França cultuam a liberdade de expressão e abusam. Mas há diferença entre a nossa mídia e a deles.. Agora, esse panaca criticando as palavras do papa é o cúmulo do absurdo! "Ramelado" esse Reinaldo não?!!! O papa não tem direito de expressar sua opinião, que comédia! O papa disse tudo, mas parece que o panaca da veja enxergou a "liberdade de expressão" ameaçada! Ainda mandou o papa calar a boca! Liberdade de expressão!

  26. poliana Postado em 16/Jan/2015 às 23:50

    O curioso eh q todas essas medidas q o papa defendeu e intermediou, devem ser aplaudidas, e n criticadas. Na verdade quem precisa calar a boca, urgentenente, eh esse pseudo jornalista. Deveria lavar a boca pra falar do grande papa chico!

    • poliana Postado em 18/Jan/2015 às 22:00

      urgentemente*

  27. Aderson Postado em 17/Jan/2015 às 01:40

    Acho engraçado esse "Pragmatismo Político" falar mal dos " poderosos", de quem está apenas do lado deles. Não faz uma crítica sequer ao governo que doze anos está aí. Uma coisa é achar que ele tem mais virtudes que defeitos, agora não fazer NENUMA crítica? E achar que isso é jornalismo "honesto". Hahahahaha, só rindo mesmo. A imprensa em geral não presta, mas vocês estão num nível um pouco mais abaixo que outros pode ter certeza.

    • Rosali Cantlin Postado em 17/Jan/2015 às 08:05

      Interessante: A Globo, A Veja a PIG, em geral so falam mal do Governo. Tudo bem achar que tem mais defeitos do que virtudes, agora não dar NENHUMA notícia positiva? Só críticas? Hahahahaha, só rindo mesmo. O PP não presta mas o PIG e seus leitores estão um pouco abaixo dele, pode ter certeza. "O pau que bate em Chico também bate em Francisco". Entendeu, Aderson?

  28. Roberto Pedroso Postado em 17/Jan/2015 às 09:58

    Mas o que esperar da direta limítrofe e seus cães de guarda? cobrar coerência isenção e um debate sério baseado em ideias e conceitos estruturados em argumentos sólidos é o mesmo que esperar por um milagre,pois a direita é isso limitada, retrograda, oportunista sem embasamento teórico sério, sendo cínica em sua conduta,torpe em seus objetivos e venal em suas ações.

  29. Luiggi Postado em 17/Jan/2015 às 12:42

    Esse merdalhão da Veja, além de um fascista hidrófobo, agora é, também, um herege. Cura de vila do interior é o seu pai, seu vagabundo filho de uma mula sem cabeça...

  30. Aristóteles Postado em 18/Jan/2015 às 00:20

    A pose do Papa Francisco é mesmo de quem está a imaginar: "você, R.A., tem mesmo cara de rola-bosta". E, coloque-se no seu mero lugar de vassalo dos donos da sua existência!

  31. jarau Postado em 18/Jan/2015 às 10:53

    Veja, Rede Globo, RBS, Folha de São Paulo, Estadão .... isto tudo é uma grande vergonha, será que o Governo Brasileiro só comete erros, no exterior o Brasil é muito respeitado. Agora na tal liberdade de imprensa aparece estes escrotos decadentes da mídia Brasileira, falam e escrevem o que querem e nada acontece, no rio grande do sul a RBS é o diário oficial do atual governo o Tosco do Sartori do PMDB, seu primeiro ato foi aumentar seu próprio salario e de seus secretários , ai vem a urubuzada em cadeia : Judiciário, ministério publico, defensoria publica, tribunal de contas, deputados, só faltou dar aumento para o grupo de mídia RBS.

  32. Fernando C de Mello Postado em 18/Jan/2015 às 17:11

    Sou cristão mas penso que o padre está equivocado e caiu na armadilha, dando o primeiro passo para que um dia assistamos a proibição da Bilbia Sagrada ! Deu um tiro no próprio pé em seu afã populista e a sua pregação para que sejamos Revolucionários sem explicar de que Revolução nos fala ! Sua atitute está mais para uma analoga figura Histórica de um Zelote, um Barrabas do que para o nosso amado CRISTO ! OLHOS FIXOS EM CRISTO ! Nem no ladrão da Esquerda, nem no ladrão da Direita ! Atenção Cristãos^: OLHOS FIXOS EM CRITO !

  33. Thiago Teixeira Postado em 19/Jan/2015 às 07:53

    Quem é Reinaldo Avezedo? O que esse cidadão acrescente de útil a sociedade?

  34. José Carlos Postado em 19/Jan/2015 às 09:11

    Francisco se parece com o seu mestre, Jesus Cristo. Toma posição e provoca reações pró e contra ele e sua palavra. Jesus é assim mesmo; ninguém fica neutro diante Dele. Por isso é amado e seguido por multidões. Por isso é perseguido, condenado, preso, torturado, e assassinado.

  35. Walter Postado em 19/Jan/2015 às 10:22

    Mais um grande imbecil que não tem argumento para defender estas asneiras mais temos a mídia medieval que impera desde a ditadura e temos público para ouvir ou ver isto.

  36. Priscila Postado em 19/Jan/2015 às 12:24

    Reinaldo Azevedo só quer ser popular, mas o papa que é pop!! hahaha Tenho só pena do Azevedo, não "dá uma dentro"!

  37. enganado Postado em 19/Jan/2015 às 18:19

    Quer dizer que o Vira-lata Reinaldo ainda vive? Triste! Tudo que poderíamos falar deste celerado, frustrado cidadão do interior de Minas que se deu na cidade grande, é que poderia sair pela avenida Paulista com uma placa de contra mão na sua bunda e gritando que não viado. Sai do armário!

  38. maria de Lourdes Ferreira Postado em 20/Jan/2015 às 21:13

    Francisco, seja você mesmo! Os incomodados que se coloque em sua insignificância!

    • Walmir Silva Ramos Postado em 24/Jan/2015 às 09:19

      Felizmente o Ronaldo Azevedo existe…