Nicolas Chernavsky
Colaborador(a)
Compartilhar
Esquerda 02/Jan/2015 às 12:34
33
Comentários

Por que o PT é o partido mais progressista do Brasil

As razões fundamentais são duas, das quais derivam as outras: a primeira é que é o único partido do Brasil com eleições diretas dos seus filiados para escolher as candidaturas majoritárias e todos os cargos de direção, e a segunda é a liderança do Lula; assim, para não depender tanto de uma pessoa para proteger seu progressismo, o PT precisa implementar outros sistemas estruturais avançados, como o financiamento de campanhas só por pessoas físicas (sem esperar que o Estado obrigue a fazer isso), e a ampliação das prévias para incluir toda a população, e não só os filiados

PT partido dos trabalhadores

Nicolas Chernavsky*

Depois da crise política de 2005 e das condenações no STF em 2012 de José Dirceu, José Genoino, João Paulo Cunha e Delúbio Soares, o PT passou a ser associado a corrupção de uma forma muito mais intensa do que anteriormente. Mesmo que posteriormente o STF os tenha inocentado de formação de quadrilha, e que tenha inocentado João Paulo Cunha de lavagem de dinheiro, isso não teve grande efeito na população, uma vez que as condenações por desvio de dinheiro do Estado e compra de votos no parlamento continuam em vigor, sendo que mesmo essas condenações podem acabar caindo em um futuro julgamento da revisão criminal. Assim, sem se deixar afetar pelo preconceito contra o PT, é preciso fazer uma análise objetivo do partido, à luz do panorama partidário brasileiro, para saber o que ele representa para o Brasil.

O que o PT tem de específico hoje em dia? Ou seja, o que o PT tem que os outros partidos brasileiros, mesmo os mais progressistas, com o PCdoB e o PSOL, não têm? Basicamente duas coisas. Uma delas é a possibilidade que os filiados têm de escolher através do voto direto os candidatos aos cargos majoritários, como presidente, governadores e prefeitos. Essa característica aumenta a influência dos filiados nas estruturas partidárias e nas candidaturas, aperfeiçoando a democracia interna ao aproximá-la, quanto a suas características, da democracia do Estado brasileiro. No mundo, uma das fronteiras em que a democracia vem avançando é justamente a realização de prévias tanto para os filiados dos partidos quanto para a população em geral. Assim, mesmo o PT tendo avançado em relação aos outros partidos do Brasil a ponto de realizar as prévias para todos os filiados, o partido poderia avançar mais, realizando prévias abertas a toda a população, como já ocorreu, por exemplo, na França, na Itália, nos Estados Unidos e na Argentina, sendo que inclusive, neste nosso país vizinho, as prévias partidárias foram institucionalizadas pelo Estado, transformando-se em uma espécie de “turno 0″, antes do primeiro turno da eleição geral.

Leia aqui todos os textos de Nicolas Chernavsky

A outra característica fundamental que eleva consideravelmente o progressismo do PT é que a pessoa que fundou o partido e vem sendo seu principal líder desde 1980 é o Lula. Isso atraiu para o partido, ao longo das décadas, grande parte do que havia de mais avançado na política do país. O problema é que depender tanto assim de uma pessoa faz o partido ter certa fragilidade a médio prazo, já que o Lula, fisicamente, é somente um ser humano. Por isso, o partido, para poder manter ou mesmo avançar em seu nível de progressismo, teria que desenvolver novas características que lhe permitissem ser um instrumento do povo o mais eficiente possível. Assim, uma questão urgente desse ponto de vista é que o partido passe a financiar suas campanhas eleitorais através da contribuição somente de pessoas físicas, com um limite superior razoável. É possível que o Estado brasileiro, nos próximos anos, obrigue todos os partidos a financiarem suas campanhas dessa forma, mas o PT não precisa nem deve esperar que isso aconteça. Inclusive, os próprios candidatos do PT poderiam tomar a decisão de financiar suas campanhas dessa forma.

E quanto aos outros partidos? Da minha parte, torço para todos eles construírem essas estruturas progressistas, como as prévias abertas para toda a população e o financiamento de campanhas por pessoas físicas. Se o PCdoB, o PSOL ou qualquer outro partido implementar mudanças em seu funcionamento interno que o torne mais progressista que o PT, acharei excelente. E acharei melhor ainda se depois disso, o PT implementar novos avanços que o coloquem de novo como o partido mais progressista do Brasil. E assim por diante. Esse é o rumo do progresso, com cada partido avançando o máximo que puder e a população julgando nas eleições. O futuro da democracia não está escrito, ele será construído por nós. Por isso, para avançar mais, é preciso valorizar o que o Brasil construiu politicamente até hoje, e algo que merece ser valorizado como um dos maiores instrumentos civilizatórios do país é o Partido dos Trabalhadores.

*Nicolas Chernavsky é jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP), editor do Cultura Política e colaborador do Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. carlos Postado em 02/Jan/2015 às 18:17

    Entao o "progresso" é medido nas caraterísticas políticas internas do partido? Eu entendo progresso como geração de riqueza, oportunidades, liberdade, e foi justamente ao contrário que aconteceu no governo petista: economia estagnada; elevação do juros e inflação, fazendo com que as oportunidade de empreendedores ficassem aquém; cerceamento da liberdade em várias instâncias com a chamada "censura sutil" (ainda o plano n foi fadado, mas espera-se q nesse segundo mandato da Dilma as coisas avancem bastante, com a democratização da mídia). Ou seja, caro colunista, última coisa que se deve chamar o petismo é de "progressista", pois estamos estacionados. Agora, se progressismo for sinônimo de esquerdismo, como todos são levados a crer, bom, estão o artigo pode estar muito certo.

  2. Jonas Schlesinger Postado em 02/Jan/2015 às 18:23

    Aqji deveria ser como nos EUA. Antes das eleições gerais, ter eleições prévias, tipo 2 candidatos do PT se enfrentando para ver quem seria o melhor, isso valeria aos outros partidos.

  3. Thiago Teixeira Postado em 02/Jan/2015 às 19:51

    O PT levou uma rasteira muito grande ao enterrarem no lixo o Genoíno, Dirceu e Paulo Cunha. Estes eram as lideranças mais fortes do partido depois de Lula. Foram 30 anos de militância para formarem os respectivos políticos, portanto o PT está a deriva sem estes nomes. Por outro lado há muitos políticos no terceiro escalão, estes podem construir suas carreiras e aos poucos, tornando-se referências para o partido.

    • Eduardo Postado em 02/Jan/2015 às 20:33

      Thiago mesmo concordando com você quanto ao valor e o peso dos nomes citados, acho eu que o que o PT tem de verdade é um projeto para o BRASIL.... e nas campanhas nossos marqueteiros e nossos militantes sabem mostrar isto ao POVO BRASILEIRO, coisa que nenhum partido sabe fazer.... pois se olharmos o custo das campanhas de Aécio e Dilma são quase idênticos, agora imagine se o PT tivesse que pagar cada militante dele que veste a camisa, vai para rua, sacode bandeira, enfeita seus carros, muitas vezes se desentendem até dentro da própria casa para defender uma fé, outros correm até risco de vida, não tem dinheiro que pagaria.... O PT tem projeto de governo, e qualquer um que defender este projeto é e será eleito, pois nosso povo sabe hoje discernir quem é por ele..... se não houver traição..... o PT fica 40 anos no poder.....

      • Eduardo Postado em 04/Jan/2015 às 15:44

        UM DELES É GANHAR ELEIÇÃO DO PSDB.... TÁ FICANDO ATÉ CHATO... O RESTO VOCÊ JÁ SABE, E FAZ QUESTÃO DE NÃO ADMITIR....

      • poliana Postado em 04/Jan/2015 às 18:52

        Conte-nos sobre o projeto do seu querido psdb rodrigo...

      • Silva Postado em 05/Jan/2015 às 20:27

        Qual o projeto de governo do PT? Qual a situação macro e micro do país atualmente? O que aconteceu com as promessas e afirmações feitas pela presidente durante as eleições? Porque a marolinha se tornou uma tsunami? Porque um país com uma carga tributária de 35% investe apenas 2,2% do PIB em infraestrutura?

    • poliana Postado em 02/Jan/2015 às 21:30

      Thiago, o pt está enfraquecido. Como vc mencionou, perdeu grandes nomes q se mostravam como sucessores de lula. Hj n vemos claramente essa pessoa. Muito se disse por um tempo, q lula estava preparando o ministro da justiça, o jose eduardo cardozo, pra suceder a dilma, mas sua atuação eh tão pifia, q acho q n vai pra frente n viu. Hj, so vejo o aloizio mercadante como um possivel nome apto a suceder dilma em 2018. E ainda assim, n estou convencida q daria certo. A única certeza de vitoria do pt nas proximas eleições presidenciais, eh se lula se candidatar. Se isso acontecer, a vitoria esta garantida ate 2026...mas ele ja tem 70 anos ne? N sei se o teremos ate 2026...hj, n consigo ver com clareza um grande nome dentro do partido dos trabalhadores capaz de dar continuidade ao projeto do partido, e mostrar-se como um grande nome a suceder lula e dilma na presidência da republica. So o mercadante msmo seria uma opção forte. Mas dem lula, o partido perderá toda a sua força.

  4. Eduardo Postado em 02/Jan/2015 às 20:26

    "O problema é que depender tanto assim de uma pessoa faz o partido ter certa fragilidade a médio prazo, já que o Lula, fisicamente, é somente um ser humano." Ledo engano, como toda regra tem exceção, está no caso de Lula é a exceção da regra.... ele não é apenas um ser humano, ele já transcendeu a isto.... ele é o único MITO POLITICO vivo do mundo.... os outros, Ghandi, Luther King, Madre Tereza, Mandela já são história, mas mesmo assim simbolizam, como uma estrela de natal o rumo a seguir para se bem viver. Quanto ao texto, concordo em quase tudo, mas no que tange ao PT sair na frente com o financiamento exclusivo por pessoas físicas, poderá fazer com que outros partidos através do toma lá da cá, consigam mais recursos e com isto suas campanhas sejam vitoriosas, não por mérito, mas por grana a mais....

    • poliana Postado em 02/Jan/2015 às 21:22

      Eduardo, acrescente a sua lista de mitos vivos, o grande jose pepe mujica! Grande homem. Simplesmente, um MITO!

      • Eduardo Postado em 04/Jan/2015 às 15:42

        concordo contigo Poliana, além de exemplo para muitos homens,,,

    • luis Postado em 02/Jan/2015 às 23:47

      HUAhauahua Eduardo zoando à la Zambininha. Muito bom!

  5. ALGOPI Postado em 02/Jan/2015 às 23:06

    Doze anos de presença do PT no aparelho de Estado, sem maioria no Congresso, por conta do estilhaçamento intrínseco ao sistema político , explicam um pedaço do desencanto de alguns com o PT. O ex-ministro Franklin Martins, em entrevista, resumiu em uma frase a raiz da desilusão: ‘o PT elege o presidente da República há três eleições e não elege 20% dos deputados federais (...) Se não se resolver isso, teremos uma crise permanente e o discurso de que o Brasil não tem mesmo jeito só se fortalecerá’. Coube a Maria Inês Nassif, debulhar o mecanismo através do qual o sistema de financiamento de campanha alimenta a chantagem do Congresso contra o Executivo e delega a “pessoas com tão pouco senso público credenciais para nomear ministros ou diretores de estatais”. Assim, parece que o financiamento de campanha por empresas não é uma opção do partido, mas uma exigencia do jogo eleitoral atual que não pode ser abondonado por uma agremiação apenas para marcar posição e mostrar coerencia, mas ao mesmo tempo, deixando o caminho aberto pro retorno dos liberais e conservadores. O PT precisa mesmo é jogar mais peso na reforma politica, se unindo às organizações civis que lutam por ela (UNE, CUT, OAB, CNBB, CONTAG, etc)

    • Eduardo Postado em 04/Jan/2015 às 18:38

      Taí uma solução, mas quando Dilma mandou pro Congresso o decreto para criar os conselhos da sociedade civil.... eles logo correram e falaram que não poderia pois ela estava tentando tirar poderes dos parlamentares.... cinismo puro.... acredito que estas instituições de classe podem até influenciar, mas só se for através de seus filiados gritando nas ruas e pressionando, pois só assim eles ouvem o povo, apesar de serem os procuradores eleitos por ele.... POVO. (VIDE OAB X JB... advogado escorraçado e nada foi feito a não ser um bla bla blazinho e mais nada)

  6. CaíqueFerreira Postado em 03/Jan/2015 às 15:19

    Pior texto que já li aqui no PP. Além de ter argumentos rasos, essa concepção do autor me pareceu mais uma visão de como deseja que o PT seja daqui pra frente e uma soma de melancolia de ver o partido de perder em sucessivas contradições ideológicas.

  7. Augusto Postado em 03/Jan/2015 às 17:34

    Só ser for o progresso da corrupção.

  8. Victor Hugo Postado em 04/Jan/2015 às 12:21

    Pragmatismo Político sai do armário.

  9. poliana Postado em 04/Jan/2015 às 13:58

    Eh, 39 ministerios! Um numero absurdo! Eu tenho plena convicção q o seu amado psdb os cortaria pela metade! Agora vc tb quer discutir a raça, a etnia ou a origem da pessoas indicada como ministro? Como vc eh hipocrita meu filho! Seria estranho se o pt indicasse um ministro de ascendencia alemã no ministerio da igualdade racial, n? Bom mesmo eh o seu amado psdb q n tem um candidato negro, e ainda coloca uma loira a frente do nucleo tucanAFRO do partido. Q coisa n? Progressismo define o seu amado psdb!!! Ahhhhhhh...vc n eh akele rodrigo q diz ser negro e eleitor do psdb??????

    • Eduardo Postado em 04/Jan/2015 às 18:46

      Poliana você conquistou alguma coisa na sua vida por meios escusos?????

    • poliana Postado em 04/Jan/2015 às 18:57

      N eduardo..nunca. n entendi a sua pergunta!

    • paulo Postado em 06/Jan/2015 às 14:03

      na cabeça da poliana quem nao gosta do pt é pq é do psdb, escreveu tantas linhas mas nenhuma defendendo o pt e sim atacando o psdb, devia melhorar os argumentos poliana essa historia de querer compensar os erros do pt apontando os do psdb parece até que voce recebe dinheiro para tal coisa. pt sim está entrando em contradição começando pela limitação de alguns beneficios do INSS que afeta unica e exclusivamente a classe trabalhadora. pt sim está entrando em contradição quando se diz a favor da reforma agraria e coloca KATIA ABREU como ministra. pt sim está entrando em contradição quando a presidente dilma vetou a emenda que dava transparencia ao tesouro nacional e o BNDES pt sim está entrando em contradição quando fala que vai aplicar maior rigor na punição dos corruptos mas nao regulamenta a lei anti corrupção em vigor ja. pt sim está entrando em contradição quando no final do ano aumentou mais uma vez os juros para os bancos. sim o PT está em contradição não adianta esperniar dizer que o PSDB é pior ou mais corrupto afim de sustentar a ações do PT! 2 erros não fazem 1 acerto.

  10. Luiz Mourão Postado em 04/Jan/2015 às 14:38

    Não penso que adotar as medidas sugeridas seja de bom alvitre AGORA... Com TODA a mídia tradicional empenhada em derrubar o PT, e aumentando o número de políticos (!!) querendo embarcar na onda da "mudança" (sei...), abdicar, unilateralmente, de receita para as campanhas pode ser um suicídio... Prefiro SONDAGEM nesse sentido, ao invés de DECISÃO já... E sondagem com PUBLICIDADE, para mostrar que o Partido quer mesmo MUDANÇAS... E fica a pergunta: por que PSB, PSOL e PCdoB não adotam tal caminho, mesmo que moderado como sugeri acima???

    • Eduardo Postado em 04/Jan/2015 às 18:51

      eles gostam muito é de ficar na sombra do boi..... enquanto este puxa a carroça.... tirando o PSOL tanto PSB e PCdoB, sem tirar o mérito de estar junto, não fazem muita força para que as pedradas ao PT sejam desviadas..... o primeiro até tentou ferrar com o projeto que ele mesmo ajudou a implantar, lançando um candidato e depois uma aventura financeira que tomou o lugar dele....

  11. luis Postado em 04/Jan/2015 às 15:40

    Ora ora ora! Você não percebe x falsx simetria que acaba de cometer? Quando a presidentz Dilmx coloca só algumxs mulherxs, elx quer dizer que essxs poucxs mulherxs e negrxs valem por 33 ôminhos cis racistas. Acorda, jovxm! Mais amor por favor!

    • poliana Postado em 04/Jan/2015 às 21:10

      Desculpa, sua escrita está indecifravel...impossivel entender alguma coisa.

    • luis Postado em 04/Jan/2015 às 21:58

      heteronormativx!

  12. Eduardo Postado em 04/Jan/2015 às 18:42

    a militância não está quietinha não, ela sabe a hora de falar... e sabemos quem nós elegemos.... em MG tinha poucos secretários num determinado governo que se findou(graças a Deus) e mesmo assim com 570 milhões em propaganda , o estado está quebrado, com os que saem admitindo "maquiagem" nas contas públicas.... isso sim é PROGRESSO.... pra trás....

  13. Pedro Saraiva Postado em 04/Jan/2015 às 21:19

    KKKK vai lá Cid Gomes, Katia Abreu, Gilberto Kassab.. realmente bem progressista esse partido, sei que é inevitável para ter governabilidade, provando a falibilidade de se apoiar na tática eleitoreira e reformista, a hora de uma mudança brusca já passou e o PT deixou a desejar, bolsa família foi ampliado mas é um projeto que vem de Itamar Franco, nada de novo. E ai PT cade a mudança? Para se eleger polariza com discurso de esquerda, e depois é Levy pro ministério da fazenda??? Bancos nunca ganharam tanto, reforma agraria é sonho distante e a desigualdade só cresce Caso não saiba existe um partido chamado PSTU, voto 16, voto consciente!

  14. Gabriel Postado em 05/Jan/2015 às 10:31

    Esse redator tem que estudar muito mais, meu deus quanta asneira. PCdoB progressista? PCdoB procura valores antigos da esquerda, (ou seja reacionários). Psol tinha muitas propostas progressistas, mas sua economia era visada nos antigos textos de Marx, portanto reacionários. Esse erro comum tem me assustado, reacionários são aqueles que acreditam em valores do passado (como Marx, Engels) , conservadores aqueles que acreditam nos valores da atualidade, e por último os progressistas, são aqueles que procuram um novo jeito, e novos valores. Então redator, sinto muito mas nenhum partido citado por vc é progressista, inclusive, diante de todas as propostas de todos os partidos apenas vi 2 propostas progressistas, legalização da maconha, (procurando valores novos, deixar de ser uma política de segurança, para algo normal em nosso dia a dia), e por parte do PV, suas políticas de preservação da natureza (querendo ou não, os valores da sociedade diante da natureza, é econômica apenas, não visando sua proteção ou assegurar sua biodiversidade). Agora o mais surreal é vc afirmar que o PT, simplesmente por estrutura interna, é um partido progressista. Durante esses 12 anos de PT nada foi feito de progressista, programas como bolsa familia já existia em vários países, suas políticas públicas não mudaram nada para quem tem seus direitos sociais cassados. suas políticas com as drogas ainda é uma guerra. Votei na Dilma contra o Aécio, ambos conservadores, puxa sacos da bancada evangélica, vendem a natureza como belo monte sem pensar, somos líderes em agressão a homossexuais. A única coisa que realmente muda de um para o outro é, estruturalista, contra assistencialista. Fiquei com a Dilma, a conservadora assistencialista.

    • luis Postado em 05/Jan/2015 às 19:42

      Como o Millôr dizia, os comunistas precisam saber que idéias não usadas também enferrujam.

  15. Felipe Peters Berchielli Postado em 05/Jan/2015 às 10:46

    É difícil a esquerda admitir que o PT é um fracasso com a própria esquerda? Não é partido progressista coisíssima nenhuma,é um partido que apenas quer permanecer no poder.

  16. eu daqui Postado em 05/Jan/2015 às 10:59

    Qume mais me decepciona neste país todos os dias não é partido nenhum e sim gente de todas as camadas sociais.

  17. Thiago Teixeira Postado em 05/Jan/2015 às 12:35

    veja.abril????????????????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk