Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mercado 09/Jan/2015 às 11:40
20
Comentários

Petrobras se torna a número 1 do mundo

Petrobras supera a norte-americana ExxonMobil e acaba de se tornar a empresa maior produtora de petróleo do mundo. Produção atingiu média de 2,2 milhões de barris/dia

petrobras recorde petróleo
Petrobras é se transforma na empresa de capital aberto que mais produz petróleo no mundo (reprodução)

Petrobras tornou-se a maior produtora de petróleo entre as empresas de capital aberto no mundo, após superar a norte-americana ExxonMobil no terceiro trimestre de 2014, informou a petroleira estatal nesta quinta-feira.

A ExxonMobil produziu 2,065 milhões de barris de petróleo por dia (bpd) no terceiro trimestre, segundo o balanço da companhia, enquanto a Petrobras produziu 2,209 milhões de barris/dia no mesmo período.

Quando somadas as produções de óleo e gás, a Petrobras ainda ocupa a quarta posição no ranking, ponderou a estatal.

A notícia positiva acontece em um momento em que o preço do petróleo atingiu mínima de diversos anos no mercado internacional, reduzindo a receita com a venda do produto no exterior, enquanto a companhia ainda é alvo de acusações de envolvimento em esquemas de desvio de dinheiro.

Apesar do cenário ruim, que tem feito as ações da Petrobras sofrerem na bolsa, a empresa comemora um bom momento de resultados operacionais, após diversos atrasos na entrada em operação de plataformas.

De acordo com a petroleira, ela também foi a empresa que mais aumentou a sua produção de óleo, tanto em termos percentuais quanto absolutos, em 2014 até setembro.

“Nos nove primeiros meses de 2014, a Petrobras e a ConocoPhillips foram as únicas empresas de capital aberto que registraram aumento de produção de petróleo”, afirmou a estatal. “No caso da Petrobras, esse aumento foi de 3,3 por cento e, da Conoco, de 0,4 por cento.”

Novos recordes

A Petrobras destacou ainda que bateu novo recorde de produção, de 2,286 mil bpd de óleo, em 21 de dezembro, e frisou que atingiu no pré-sal do Brasil, junto com outras petroleiras, o recorde de 700 mil bpd em 16 de dezembro.

Segundo a companhia, em 2014 foram adicionados 500 mil bpd de capacidade, com a entrada em operação de quatro novas unidades de produção.

“Esse volume será gradativamente incorporado à produção, garantindo que em 2015 a empresa continue aumentando a produção de óleo e gás”, afirmou.

Entretanto, a P-61, uma das plataformas programadas para o ano passado, que inicialmente entraria em operação em 2013 no campo de Papa-Terra, na Bacia de Campos, não havia começado a produzir até o final de dezembro.

O crescimento na produção em 2014, após pesados investimentos nos últimos anos, ocorreu depois de dois anos de recuo na extração no Brasil.

Em sua última previsão, a estatal previu elevar a produção de petróleo no país entre 5,5 e 6 por cento em 2014, abaixo da meta de 7,5 por cento traçada inicialmente no ano passado, em meio a atrasos na entrega de equipamentos.

A empresa ainda não divulgou a produção fechada de dezembro.

Agência Reuters

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 09/Jan/2015 às 11:59

    Corram!!!!!!!!!!!!!! Procurem mais escândalos!!!!!!!!!!!!! Empresa estatal brasileira em destaque, em governo petista, só podem estar roubando.

    • poliana Postado em 09/Jan/2015 às 18:55

      Kkkkkkkkkkkk!!!! Thiago, vc eh d+!!!! Kkkkk...q figuraaaaa!!! Será q o PIG nos dará essa notícia!!!???

      • Thiago Teixeira Postado em 10/Jan/2015 às 16:50

        Já começaram as desculpas abaixo. "Empresa número um, MAAAASSSSS, a mais endividada do mundo". kkkkkkkkkkkk

    • Silva Postado em 11/Jan/2015 às 12:50

      Não são desculpas são fatos que vocês não têm coragem ou capacidade para admitir. A empresa possuí uma dívida de R$ 331 bilhões, perdeu valor de mercado (mais de 40% em 2014), teve seu perfil de crédito rebaixado pela S&P (de bbb- para bb), o balanço será divulgado sem a assinatura de seu auditor externo, etc. Quantidade não significa qualidade.

    • Andre Postado em 12/Jan/2015 às 18:43

      De que adianta? A gasolina continua sendo cara...

  2. adriano Postado em 09/Jan/2015 às 12:20

    Ah, olha só, sou um grande admirador deste site e sou militante do PT, mas a verdade é que a Petrobras sofreu o maior roubo de sua história, um valor que ultrapassa o pib de muitos países, então vamos parar com essa palhaçada.

    • Eduardo Postado em 09/Jan/2015 às 12:55

      qual palhaçada Adriano não entendi... maior roubo, já houve outro???? Pelo que sei anunciado é este atual e de longe não é do tamanho do BENESTADO, é só pesquisar. Agora se a palhaçada é o anuncio do atingimento do primeiro lugar em prospecção, é muito importante pois provamos que somos competentes no bom sentido também.... e como Dilma disse, são 86000 funcionários diretos, e meia dúzia se achou esperto e passou a roubar, isso não é base para prejudicar o trabalho de todos, é injustiça.... o problema é de polícia.

    • Gabriel Gabo Postado em 09/Jan/2015 às 13:34

      Você ao menos sabe o que faz um militante de um partido político?

    • Félix Postado em 09/Jan/2015 às 15:23

      Você é um petista que comenta com base em vazamentos seletivos permitidos pelo Sérgio Moro que limitou as investigações para não abranger o período FHC e ainda mais selecionados pela mídia golpista. Ou você está mentindo ou está no partido errado. Tô sentindo cheiro de coxinha.

      • Thiago Teixeira Postado em 10/Jan/2015 às 16:11

        É Papinho de robôs cibernéticos Felix. Eles tem a mesma estratégias e frases prontas para formar opinião: "Sou petista, mas não concordo ..."; "Sou nordestino, e concordo com..."; "Sou negro, mas discordo ...", "Faço parte do Programa Prouni e ...". É tudo mentira, são tucanos disfarçados.

      • adriano Postado em 12/Jan/2015 às 20:06

        Eu sou de esquerda mas não sou fanático a ponto de fechar os olhos para os erros grotescos que a administração da Petrobrás com aval do governo, cometeu. Nós estamos num mar de lama, para não ficar neutro, fico do lado do menos pior. O sistema político brasileiro deve ser mudado, mas esta mudança, creio eu, se dará como a evolução das espécies, será através de "eras". Não esperem isso para este século ainda.

  3. Roger Postado em 09/Jan/2015 às 12:21

    As ações só não irão para as alturas com essa notícia se a mídia marrom e os péssimos perdedores das últimas eleições fizerem jogo sujo de especulação negativa. O que eu não duvido.

    • Eduardo Postado em 09/Jan/2015 às 12:50

      também não, podem ter certeza também, muitos estão ganhando com essas notícias....

      • Silva Postado em 09/Jan/2015 às 15:33

        Me fale sobre o lucro líquido e a dívida da Petrobras. Como as ações irão subir se ninguém tem coragem de assinar o balanço?! De que adianta produzir e não obter lucro.

  4. Eduardo Postado em 09/Jan/2015 às 12:49

    é por isto que queriam abrir o PréSal, para que nossa empresa não atingisse essa marca... turma de lesa pátria, povo brasileiro aprenda a votar, tentaram predar o ninho da Petrobrás e se deram mal....

  5. José Ferreira Postado em 09/Jan/2015 às 15:17

    O que adianta produzir muito e boa parte ir para o ralo da corrupção.

  6. luis Postado em 09/Jan/2015 às 15:28

    Imagina se não tivesse essa roubalheira.

  7. jarau Postado em 09/Jan/2015 às 16:58

    Adriano me da o numero de sua filiação do PT, ai eu acredito que é você mesmo, ou esta mentindo. Esta noticia não sai na mídia canalha, isto é para os coxinhas chuparem com petróleo e tudo.

  8. AQUINO Postado em 09/Jan/2015 às 17:53

    EMPRESA SÉRIA, COMO SEMPRE FOI, TÉCNICOS DE NÍVEL INTERNACIONAL, TEMOS DE VÊ QUE O QUANTO UMA EMPRESA COMO ESTA É IMPORTANTE TER SUA IMAGEM RECUPERADA. NÃO ESQUEÇAMOS, QUE O SR FHC QUERIA PRIVATIZÁ-LA EM 1998, NO INÍCIO DE SEU SEGUNDO MANDATO; COMO FÊZ COM A NOSSA GRANDE VALE DO RIO DOCE, ENTREGOU A PREÇO DE BANANA, PARA O SR EIKE BATISTA, COMO FALARAM NA ÉPOCA..

  9. Rodrigo Postado em 11/Jan/2015 às 19:04

    Muito bonito esta historia. Entretanto queria que alguem explicasse o petroleo em baixa mundo afora e o litro de gasolina (alcoolina) a R$ 3,10. Cara isto eh um absurdo, ser auto suficiente e ter uma das gasolinas mais caras do mundo. Entenda esta merda.