Redação Pragmatismo
Compartilhar
Contra o Preconceito 26/Jan/2015 às 17:34
15
Comentários

Papa Francisco recebe transexual no Vaticano

Papa Francisco faz convite e recebe transexual no Vaticano. Pontífice é conhecido por querer dar maior abertura na Igreja a homossexuais e transexuais. Em 2013, afirmou: "se uma pessoa é gay e busca a Deus, quem sou eu para julgá-la?"

papa francisco transexual gay
Transexual Diego Neria Lejarraga escreveu ao Papa Francisco contando que estava sendo excluído de sua paróquia após ter feito a cirurgia de mudança de sexo (Imagem: AP Photo/Luca Zennaro, Pool)

O papa Francisco recebeu no último sábado, em audiência privada, o transexual espanhol Diego Neria Lejarraga, 48 anos, e sua namorada, informou o jornal Hoy.

O encontro teria ocorrido após Lejanarraga ter enviado cartas ao Pontífice para contar que estava sendo excluído de sua paróquia após ter feito a cirurgia de mudança de sexo.

Ainda de acordo com as informações do periódico, o homem contou ao líder da Igreja Católica que na sua cidade, Estremadura, ele foi proibido de comungar e que o pároco o chamou de “filha do diabo”.

Após receber a carta, Jorge Bergoglio ligou para Lejarraga no dia 8 de dezembro e, mais uma vez, dias antes do Natal, quando o convidou para ir ao Vaticano. Sobre o encontro, estritamente privado na residência de Santa Marta, as fontes oficiais da Santa Sé não quiseram se pronunciar.

Nascido em uma família católica, Diego nasceu menina e, assim como tantas pessoas que passam pela mesma situação, não se sentia uma mulher. Apesar de sempre ter contado com o apoio dos pais e da irmã, ele só fez a cirurgia de mudança de sexo aos 40 anos.

Bergoglio é conhecido por querer aproximar e dar uma maior abertura na Igreja para os homossexuais e os transexuais. Em julho de 2013, afirmou: “se uma pessoa é gay e busca a Deus, quem sou eu para julgá-la?”. No Sínodo Extraordinário sobre a família o tema chegou a entrar em discussão.

Ansa Brasil

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Eduardo Postado em 26/Jan/2015 às 18:21

    "Em 2013, afirmou: "se uma pessoa é gay e busca a Deus, quem sou eu para julgá-la?"" só não concordo com o "eu"... deveria ser "nós"... pois nenhum de nós temos o direito de julgar os atos de outros no que concerne a opção sexual, crença etc.... O MUNDO É DE TODOS NÓS.....

    • EFREM MOL Postado em 26/Jan/2015 às 22:12

      equanto o populaçao mundial botar sua confiançsa em lideres religiosos e politicos todos mentirosos articuladores ,enganadores , o planeta nunca vai encontrar a tao sonhada paz, Devemos botar nossa confianca em Deus o unico confiavel do universo, e deixar mos de sermos manipulados por estes mediucres mentirosos lider religiosos e politicos

  2. lycia Postado em 26/Jan/2015 às 18:23

    Amo esse Papa!

  3. Priscila Postado em 26/Jan/2015 às 18:48

    Gosto da posição deste papa, embora abomine a Igreja Católica... E ás vezes fico com aquela dúvida: as ideias desse papa são reais? ou é apenas jogo de marketing? Afinal, a cada dia aumenta a concorrência de religiões... Bem, o importante é ter um líder espiritual como exemplo na luta pela igualdade e respeito.

    • EFREM MOL Postado em 26/Jan/2015 às 22:15

      equanto o populaçao mundial botar sua confiançsa em lideres religiosos e politicos todos mentirosos articuladores ,enganadores , o planeta nunca vai encontrar a tao sonhada paz, Devemos botar nossa confianca em Deus o unico confiavel do universo, e deixar mos de sermos manipulados por estes mediucres mentirosos lider religiosos e politicos, PRICILA nao cai conto deste mentiroso isso é somente pra manipular a populacao e fazer tao sonhada uniao com eua e ter um governo mundial opressoor

  4. Heitor Postado em 26/Jan/2015 às 18:53

    Tbém gosto muito dele! mente aberta aos reais problemas do Mundo moderno e a meu ver vai ter de ter jogo de cintura para mudar muita coisa na Igreja!

  5. Victor Postado em 26/Jan/2015 às 19:06

    Só lembrando que realmente não tem nada demais um transsexual ir na igreja, o problema é ele ir na igreja e continuar achando que é normal continuar sendo transsexual.

    • Mário Postado em 29/Jan/2015 às 00:09

      Concordo, Victor. Cristo disse 'Vinde como estás', mas não 'Permanecei como estás''. Acho que a próxima desse papa é abrir espaço pra permitir transexuais serem padres...

  6. HUGGY HUGGY Postado em 26/Jan/2015 às 19:07

    É UM RECADO EXPLÍCITO À HUMANIDADE DE QUE O PRECONCEITO É UM MAL QUE TODO SER HUMANO DEVE COMBATER DENTRO DE SI, segundo falou, um dia, o excelente Bóris Casoy.

  7. GyGGy Postado em 26/Jan/2015 às 19:08

    TODOS SOMOS IGUAIS PERANTE A DEUS !

  8. Bruno Henrique Postado em 26/Jan/2015 às 19:11

    Parabéns! Ótima atitude. Aos que julgam e criticam o mundo LGBT hoje. Não esqueçam que vocês vão ficar marcados na história. Assim como falavam mal dos negros no passado, onde não poderiam se relacionar com brancos, usando a bíblia. Depois foi as mulheres, onde elas não tinham direito a nada. Argumentando com a biblia novamente. Hoje é o meio LGBT, só que o espaço já está sendo conquistado e amanhã vocês vão encher o saco de outro grupo social.

  9. ronaldo Postado em 26/Jan/2015 às 21:39

    Ele esta corretíssimo, quem somos nós para julgar alguém?? mas se este transexual congrega na igreja católica, o papa tem o DEVER de orientar que o que ele esta fazendo vai contra a Palavra de Deus, pois se ele não cresse na Bíblia estaria tudo bem, mas uma vez que ele É CATOLICO o que ele esta fazendo é pecado.

  10. ALEX Postado em 26/Jan/2015 às 21:46

    NÃO SOU CATÓLICO , MAS ESSE PAPA É UM ILUMINADO ,UM LIDER ESPIRITUAL COM MUITA COERÊNCIA E CLAREZA EM TUDO QUE FALA ...CARISMÁTICO ,CONCILIADOR, ALEGRE E SEMPRE SORRINDO ....PASSA AMOR ,RESPEITO, TENHO MUITA ADMIRAÇÃO POR ELE.. ELE SIM É "O CARA"

  11. Juniperos Postado em 27/Jan/2015 às 07:16

    Como assustam pessoas que pensam ser adultas não conhecem absolutamente nada a repeito de sexualidade humana, querendo usar a colher da religião para mete-la em assuntos biológicos. Como dizia um certo texto que li “ A compreensão humana não é livre de interesses e que recebe influxos da vontade e dos afetos” “por essa razão o homem acredita mais facilmente naquilo que ele gostaria muito que fosse verdade e rejeita rapidamente as coisas difíceis ao seu entendimento, por pura preguiça de averiguar”. “Da mesma forma ele rejeita: As coisas sensatas por abater sua esperança; As coisas fundamentais da natureza por pura superstição; A clareza da experiência alheia por puro orgulho e arrogância”.

  12. desconhecido Postado em 27/Jan/2015 às 16:59

    Não devemos esquecer que todos nós temos as nossas vocações. Ou ela é sacerdotal ou para formar uma família. Qualquer coisa fora disso, foge do que é certo...