Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mulheres violadas 23/Jan/2015 às 15:48
70
Comentários

O tabu dos pelos femininos

Quem tem medo dos pelos corporais femininos? Por que eles tanto incomodam? Por que são tão ofensivos, sujos, anti-higiênicos, imorais, obscenos, pervertidos? (exceto, claro, os pelos da cabeça, definidores de feminilidade e gastos em produtos e serviços)

pelos femininos preconceito mulher
Quem tem medo dos pelos femininos? (Imagem: Cena do documentário My Hair My Body)

Alex Castro, blog outrofobia

Por que os pelos corporais femininos incomodam tanto, são tão ofensivos, sujos, anti-higiênicos, imorais, obscenos, pervertidos?

(Aliás, menos os pelos do topo da cabeça, claro: esses são considerados importantíssimos, definidores de feminilidade, dignos de gastos enormes em produtos e serviços, ao ponto que, quando ando com minha companheira de cabeça raspada, ela causa mais surpresa e consternação do que se tivesse arrancado um braço e não apenas pelos.)

O que nos assusta não são pelos, é a sexualidade feminina.

Uma mulher com pelos no corpo é uma primata adulta, madura, pronta para usar e dispor de sua própria sexualidade.

Naturalmente, nossa sociedade outrofóbica não pode tolerar uma liberdade dessas: metade das nossas leis e costumes ancestrais têm como objetivo explícito conter a sexualidade das mulheres.

Não queremos mulheres adultas e sim seres assexuais e impúberes, sem pelos justamente nas áreas onde a existência de pelos indica maturidade, para que possamos nos enganar que, na verdade, não têm sexualidade, não têm desejos, não cagam, não suam, não gozam.

(E, naturalmente, quando esses seres impúberes, assexuais e angelicais se dignam a transar conosco, é porque somos a exceção, é porque somos especiais, como não?!)

O tabu dos pelos corporais femininos só existe pois eles são um lembrete visual e concreto de que as mulheres adultas são primatas que fodem.

VEJA TAMBÉM: Por que o discurso da atriz Emma Watson se tornou viral?

* * *

Alguns links

um livro excelente sobre desejo sexual feminino: what do women want: adventures in the science of female desire

a vida de uma mulher careca: é careca que eu me gosto mais

eu e minha companheira em um ensaio fotográfico peludo & pelado, político & poético

sobre a obscenidade dos pelos femininos: why is women’s body hair still deemed obscene?

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Eduardo Postado em 23/Jan/2015 às 16:04

    Falando em pelo: você está querendo encontrar pelo em ovo! Agora o fato de uma mulher se depilar é fator de segregação social, machismo etc? Tem homem que se depila! É errado? Estamos vivendo a ditadura da natureza! O ser humano não pode se cuidar que está querendo ser contra o que a natureza, está transgredindo o "correto"! Dessa forma acabaremos voltando à época pré contrato social, as pessoas não serão mais obrigadas e conviver harmonicamente! Enfim cara, vai caçar o que fazer vai..

    • Samael Postado em 23/Jan/2015 às 17:32

      Muito bem colocado Eduardo, eu me depilo e não só por higiene mas por respeito também com o sexo oposto, ninguém merece caçar pelo na garganta. Pode até ser um gosto pessoal ai do Alex, e tem vários caras q tem esse fetiche e nada contra, cada um busca o prazer como lhe agrada, mas colocar isso como "regra", como algo q atenta contra a mulher... O ser humano é uma entidade biológica em constante desenvolvimento, e os pelos não tem a mesma utilidade q tinha e foram sumindo na história do desenvolvimento humano, são uma mera lembrança dos antepassados pré históricos.

      • eu daqui Postado em 26/Jan/2015 às 13:30

        Deixa de ser porco e vai tomar banho pra não precisar raspar.

    • Gabriel Postado em 23/Jan/2015 às 17:33

      Porra, vocês não se cansam? Toda hora é uma nova "ditadura". É ditadura gayzista, ditadura esquerdista, ditadura neoateista, ditadura da puta que pariu. Se eu ganhasse uma moeda a cada vez que vejo alguém usando a palavra ditadura, ficaria mais rico que qualquer barão do petróleo. Ainda me pergunto o que diabos vocês vivem fazendo aqui se não gostam das matérias, se sabem que as postagens são "de esquerda". Porra, vai ler a veja!

      • Samael Postado em 23/Jan/2015 às 18:05

        O que a esquerda tem a ver com o cara querer transformar o fetiche dele em regra?!

      • Luiz Mello Postado em 23/Jan/2015 às 19:42

        Cara, sou de esquerda, não uso a palavra "ditadura" levianamente, e venho aqui porque tem muito conteúdo ótimo. Gosto inclusive e especialmente de textos dos quais discordo, porque via de regra levam à reflexão e ao crescimento. Mas o texto acima é simplesmente patético, pelas razões já bem expostas em outros comentários.

      • Rodrigo Postado em 23/Jan/2015 às 20:35

        (Outro Rodrigo) Meios de comunicação são democráticos por essência, por princípio, abrigando o livre (e lógico-racional) debate, oposições, mas não apenas convergências. Mandar "ler a Veja", "enxotar"alguém, pois, equivale à postura segregacionista de quem, também não aceitando o debate, diz: "então vá para Cuba". Busquemos conviver.

      • Eduardo Postado em 26/Jan/2015 às 08:56

        hahaha agora mulher que se depila é coxinha. Voces são demais.

      • eu daqui Postado em 26/Jan/2015 às 09:57

        O texto não pretende impor gosto, somente analisar e questionar um determinado padrão. Daqui de minha parte acho mulher desinteresante de qualquer jeito, com ou sem pelos.

    • Camila Postado em 23/Jan/2015 às 18:22

      Eduardo, é que a matéria deixou bem a desejar. Mas a crítica ao pelo está relacionada ao preconceito que existe com mulheres "peludas". Um grande exemplo é a Claudia Ohana, sei lá como escreve, lembra quando ela saiu em alguma revista masculina e foi apedrejada (no sentido figurado, óbvio rsrs) por não depilar a xana? A sociedade impõe que a mulher tem de se depilar, caso contrário é porca, xingada de "crente" ou "feminista" (como se isso fosse negativo). E assim, nós, mulheres, crescemos já fiscalizando as primeiras penugens. Já os homens, esses tem e sempre tiverem todo o direito de andar com os sovacos peludos a mostra e outras partes, não a mostra, mas peludas. A crítica que é feita é para o padrão de beleza atual, que exige que as mulheres sejam lisinhas.

    • Thiago Lopes Postado em 24/Jan/2015 às 14:43

      Bom Eduardo & Cia, acho que vcs não entenderam nada. Se a mulher quiser se depilar , ela se depila.Se não quiser, não se depila. Mas a que não se depilar vai sim sofrer preconceitos, vai se sentir mal, vai ter dificuldades para se relacionar. Isso é o que as pessoas chamam de ditadura da beleza. Pra mulher, existe uma pressão pra que se depile, porque a regra (oriunda de uma sociedade patriarcal) é: "Mulher tem que se depilar". Entendem que isso é uma imposição? Ou tá difícil?

      • Carina Postado em 24/Jan/2015 às 20:27

        Não só TEM que se depilar, mas o estilo da depilação também é ditado.

    • Thiago Lopes Postado em 24/Jan/2015 às 14:45

      Outra coisa: a mulher é dona do seu próprio corpo, assim como nós homens somos donos dos nossos. Se uma mulher não quiser se depilar, o problema é dela. Muitas mulheres se sentem obrigadas a se depilar, porque essa a expectativa que se tem delas, é a imagem do que é feminino imposta pelo gosto masculino.

    • Carina Postado em 24/Jan/2015 às 20:26

      Bom, mas se você não se depilar, ninguém vai olhar feio, vai? Se eu andar com o sovaco cabeludo e as pernas peludas por aí, vou chocar. Eu sou OBRIGADA a me depilar. É bem diferente. Beeeeeem diferente.

      • Thiago Lopes Postado em 25/Jan/2015 às 02:16

        Sim, Carina foi o que eu quis dizer.

  2. poliana Postado em 23/Jan/2015 às 16:18

    Desculpa, alex...mas prefiro manter minha depilação em dia.

    • Samael Postado em 23/Jan/2015 às 16:25

      Sou homem e também faço questão.

      • Samael Postado em 23/Jan/2015 às 16:28

        De manter a minha depilação em dia. Ficou diferente do q quis dizer :p

  3. Samael Postado em 23/Jan/2015 às 16:21

    Junta com outra matéria do DCM sobre só um terço dos homens fazerem sexo oral em suas parceiras.

    • Thiago Teixeira Postado em 23/Jan/2015 às 18:34

      Não existe um terço dos homens ... quem não faz o serviço completo na parceira, na minha concepção, não é homem.

      • poliana Postado em 23/Jan/2015 às 21:13

        Apoiadíssimo thiago! Disse tudo! Rs

    • poliana Postado em 23/Jan/2015 às 21:12

      Q triste estatística! 1/3, apenas? Q horror! Rsrsrsrs

  4. David Postado em 23/Jan/2015 às 16:37

    Éééééérrrrr olha eu gosto muito das matérias do pragmatismo, mas isso foi de longe uma das maiores bobagens que vocês já escreveram. Sou homem e depilo constantemente os pelos das áreas pubianas, é higiênico minha mulher gosta e eu gosto, nem por eu penso tudo isso que vocês escreveram ai em cima. Bulshit!!

    • fernanda Postado em 23/Jan/2015 às 17:12

      Você escolheu isso e sua espoda tb. Que lindo! Ótimo pra vocês. Mas se uma mulher escolher não se depilar, e for à praia por exemplo, as reações de grande parte das pessoas não é a mesma comparada à quando um homem não se depila. Ou seja, a depilação ainda é vista como obrigatória para as mulheres e não aos homens.

  5. Anderson Postado em 23/Jan/2015 às 16:53

    É só a mulher ficar saturada de pelos e "sexualidade própria" pra ver se fica assim por muito tempo. Cada uma faz o que quer, mas querer delimitar isso como um padrão nos dias atuais, já é um pouco demais, hein!? "Uma mulher com pelos no corpo é uma primata adulta, madura, pronta para usar e dispor de sua própria sexualidade." WTF!?

  6. Danila Postado em 23/Jan/2015 às 16:53

    Que viagem! Já li outros artigos sobre esse assunto, mas essa explicação foi muito além. "mulheres adultas são primatas que fodem"... e precisa de pêlos para deixar isso claro?? kkkk

    • Stella Postado em 23/Jan/2015 às 18:00

      kkkkkkkkkkkkkkkkk né?

    • eu daqui Postado em 26/Jan/2015 às 09:59

      Primtas que não fodem se extinguem kkkkkkkkkkkk

  7. Felipe Postado em 23/Jan/2015 às 17:00

    Daqui a pouco querer sua parceira limpa e tomada banho também vai ser machismo também... Olha, o que eu vejo é que as mulheres acham os homens muito superiores, pois lutam para serem iguais a eles e não contrario. Ao invés de querer que nós homens, nos tornemos mais "puritanos" menos galinhas e etc.. querem subverter para serem "putas" quanto nós "putos", para deixar os peitos de fora por que deixamos (eu preferiria que elas lutassem para não tirarmos as camisas, melhor isso do que dês-sensualizar os seios, voltar a sermos índios), para deixar os pelos também... alias, isso é moda, a uns 10 anos atrás todas queriam homens depilados, agora voltou a moda dos peludos e barbudos (por que é sinal de macheza) e agora todas querem barbudos, sera opressão?. Direito de não se depilar? é claro que elas tem, mas querer que todos sintam atração é opressão, sim!! Doideira, #futuro #mulherescaranguejos

    • Julia Postado em 24/Jan/2015 às 20:13

      Gostei da ideia, cara. Já estou pensando em um monte de leis proibitivas para os homens. Mas isso não vai ser suficiente, temos que mudar a cultura também. Escrever uma bíblia e um alcorão misândricos também estão na lista. Mas deixando a ironia de lado lamento se você acha que liberdade e autonomia é só coisa de homem.

  8. Humberto Gentil Postado em 23/Jan/2015 às 17:02

    Não vejo nada padrão, tem de tudo, mulheres que detestam pelos, nos homens também, depende, muito cultural ..

  9. Dandi Postado em 23/Jan/2015 às 17:08

    Sigo o Alex já faz um tempo e já tinha lido esse texto, concordo com o que diz e acrescento que a imagem de prazer do homem é a de uma atriz pornô com corpo de adolescente e obviamente sem pelos, fica difícil enfiar na cabeça das pessoas que os pelos estão aí por uma razão e que uma coisa é que vc se depile e outra é que vc não deixe nunca seus pelos crescerem por que os acha sujos, sujos? ! como alguém que toma banho todos os dias pode estar constantemente sujo? pq tanto nojo meu deus? são só pelos, quer dizer vc pode manter aparadinho, fica bonitinho...mas arrancar da raiz? se submeter a uma tortura quinzenal ou mensal só pra ficar lisinha? eu não! me liberei!!! meu buraco é mais encima!!!

    • Carol Postado em 23/Jan/2015 às 17:25

      Não acho que porque não gosto de pelos sou machista ou algo assim... Não gostinho de pelos em mim nem no meu marido... Para mim da a sensação de sujeira... Mas isso é opinião pessoal.... Nada contra quem não.depila ... Cada um faz o que quer.... Mas julgar quem faz isso também é errado... Acho que esse é um assunto que não deveria ter sido exposto da forma que foi... Teve afirmações que não tem sentido... Não sou assentada por me depilar ... Nem meu marido é por isso... Muito pelo contrário...

    • Samael Postado em 23/Jan/2015 às 17:34

      Tomar banho todos os dias em São Paulo ta difícil!!!!!

    • rita Postado em 23/Jan/2015 às 18:20

      Hahahahahaha Esse negócio de buraco em cima ficou meio estranho.

    • Adália Postado em 23/Jan/2015 às 18:30

      Concordo. Hj em dia há sim uma ditadura que nos impede de querer nossos pêlos pubianos simplesmente aparados. Isso eh visto como nojento, sujo. Tem que tirar tudo e depilando. Quando na verdade eles não devem ser arrancados pela raiz pq estão ali para nos proteger da entrada de microorganismos.Sem eles eh que ficamos sujos.. Arrancando pela raiz estamos abrindo portas pra entrada de bactérias. As mulheres depilam inclusive ao redor do ânus e qdo defecam essas bactérias, sem a presença dos pêlos, tem livre acesso de entrada em seu corpo. Eu, como mulher, tenho que ter o direito de escolher não tirar meus pêlos pela raiz... Simplesmente posso mantê-los aparados. Mas não!! A sociedade brasileira logo vem criticar dizendo que eh sujo. E isso eh só no Brasil. Tanto que nos EUA esse tipo de depilação eh conhecida como depilação brasileira. Oengraçado eh que no caso dois homens, eles podem simplesmente aparar ou deixar uma mata que ngm fala que eh nojento ou sujo. Lógico que eh machismo dessa nossa sociedade.

      • Samael Postado em 23/Jan/2015 às 18:57

        Brazilian Wax. O fato de gostar de uma mulher depilada é machismo? O fato de me depilar é o que? Todo mundo tem que gostar do que vc gosta? Quanto aos pelos barrarem bactérias, os produtos de higiene pessoal suprem muito melhor.

      • eu daqui Postado em 26/Jan/2015 às 10:03

        Pelos barram bacterias sim. Muito melhor do que qualquer quimica de laboratório. Para encontrar o caminho do meio, basta manter os pelos aparados. Raspar totalmente é opção insalubre que só satisfaz a mais um padrão imposto para garantir o poder de alguns que sugam as custas do controle de muitos que trabalham.

    • Rafael Martini Postado em 23/Jan/2015 às 18:33

      De fato, Dandi, a presença de pelos nada tem a ver com falta de higiene. Muitas pessoas que sentem seu senso estético ser atingido por quaisquer pelinhos acabam fazendo essa associação tola.

  10. gabi Postado em 23/Jan/2015 às 17:14

    eu concordo que há um certo exagero na depilação feminina, se uma mulher aparecer com pelos debaixo do braço o povo fica horrorizado! O que é uma bobagem. Mas esta justificativa foi sem noção..! Principalmente dizendo que é uma forma da sociedade ver que ela "não está madura sexualmente". Se for assim, então a mulher que quer chamar atenção dela como "mulher", que usa decotes, injeta silicone nos seios, bumbum e etc, para se sentir desejada e gostosa, está fazendo errado.. ela deveria era ficar peluda??? Assim atrairia o desejo dos homens?? Que planeta vive?

    • Samael Postado em 23/Jan/2015 às 23:30

      Planeta dos Macacos

  11. Nem direita, nem esquerda Postado em 23/Jan/2015 às 17:44

    Tradução: "Uma mulher com pelos é uma macacona adulta, passou da puberdade e está pronta pra usar e abusar de seu lindo buraco de reprodução!" Algumas matérias são exageradas aqui, mas a maioria delas são ótimas. Excluam o comportamento feministas e forçado e mantenham pessoas normais escrevendo.

    • Julia Postado em 24/Jan/2015 às 20:08

      Já eu to achando pouco feminismo, tem que ter mais.

  12. Douglas Postado em 23/Jan/2015 às 17:50

    O problema não é ser contra ou não. O problema é que se vc concordar de que mulher deve se depilar, vc automaticamente é um machista oprimindo as feministas de plantão. A mulher faz da vida dela o que ela quiser. Se se depila ou não, problema dela. Mas eu gosto de mulher lisinha sim e acho que a mulher deve se depilar, mas é apenas a minha opinião e acho que opiniões devem ser respeitadas

    • Karla Postado em 23/Jan/2015 às 18:16

      Acho que é uma questão cultural... compreendo as duas visões. Acredito que talvez hoje eu seja fruto dessa aculturação, pois não consigo visualizar-me com pêlos nas axilas,por exemplo. Questão de gosto, também... como diz o colega, todas opiniões devem ser respeitadas.

  13. Pollyanna Postado em 23/Jan/2015 às 18:02

    Pessoal, não percebi do autor uma defesa de que as mulheres devam ou não se depilar. Entendi pelo contexto que não se deve julgar aquelas que desejam manter os pelos em seus corpos, pq foi construído socialmente que as mulheres não devem ter pelos em seus corpos. Enfim, cada umx com o seu cada umx. Gostei do texto, principalmente por esclarecer o por quê das mulheres se depilarem e isso ter virado uma regra geral.

  14. ronaldo Postado em 23/Jan/2015 às 18:08

    Dúvida, porque muitas feministas aderentes de deixar o pelo das axilas crescerem , cortam o cabelo?

    • rita Postado em 23/Jan/2015 às 18:16

      É engraçado ver que elas praticamente raspam o cabelo, mas nem aparam os pelinhos da Amazônia.

  15. stella Postado em 23/Jan/2015 às 18:17

    Mas por que sua companheira fez nu frontal e vc não? não é tudo natural? não é transgressor? A nudez frontal de um homem seria tabu? Você ficou o tempo todo se escondendo atrás da nudez de sua companheira, mostrando mais uma vez a objetificação do corpo da mulher. Homem também tem pelo na genitália. Por que não mostrar?

  16. rita Postado em 23/Jan/2015 às 18:23

    Devo admitir que senti falta da nudez frontal masculina. Aí sim, seria transgressor.

  17. Jorge Postado em 23/Jan/2015 às 18:25

    A maior prova de como a dominação patriarcal tem sucesso é ver como toda essa galera que comenta acha um absurdo o que o autor escreveu. Nem se tomam o trabalho de pensar naquilo. Estamos perdidos!

  18. Mirna Marino Duarte Postado em 23/Jan/2015 às 18:32

    Numa opinião bem pessoal, eu creio que essa ode às mulheres sem pelos algum (vagina, ânus também) deveu-se ao avanço da pornografia como indústria e alavancou a pedofilia também, afinal, quem não tem pelos seria? Criança! Imaturo sexualmente. Agora avança para a rotina dos homens também, para mim, pelo mesmo motivo. Sou nascida em 71, nos anos 80, até meados dos 90, podíamos ter pentelhos, pelos nas pernas, nos braços, no ânus, tudo certo, era normal. No máximo, aparávamos para não aparecer na roupa de banho... reparem bem, não existe pornografia com pentelhos! Eu fiz no ano passado uma longa pesquisa em pornografia do mundo todo, que está acessível na rede, e constatei que os países ocidentais não aceitam mulheres com pentelhos em suas atuações, nem no campo das "bizarrices", onde estão as mulheres gordas e as mulheres velhas.

    • Samael Postado em 23/Jan/2015 às 18:43

      Mirna, me desculpe mas acho que transformar isso em algo relacionado a pedofilia é errado, há muito tempo se depila axila e na pornografia vem por questões visuais e praticas e existe sim um mercado especializado de pornografia com mulheres com os pelos, só buscar por "Hairy pu**". Além da questão visual, acho que qualquer um de qualquer sexo sabe a diferença que faz praticar sexo oral. Pelos são uma herança ancestral, não tem qualquer utilidade e hoje a cultura do corpo, onde se passa fome e se desmaia pra ter o corpo perfeito, pelos tanto em homens como em mulheres roubam a cena, atrapalham.

  19. Samael Postado em 23/Jan/2015 às 18:33

    Ah Naro, me desculpa, imagino esse cara vendo Planeta dos Macacos. Ele deve ter um poster da Ari sensualizando.

  20. Thiago Teixeira Postado em 23/Jan/2015 às 19:08

    Pelo lá em baixo é sempre bom!

    • eu daqui Postado em 26/Jan/2015 às 13:34

      Pelo é bom em todo lugar. Não obstante, alguns incubados de academia andam raspando pra concorrer com a mulherada.

  21. Hanna Postado em 23/Jan/2015 às 19:40

    Como sempre, um bom assunto. Gosto muito da página e dos assuntos abordados. Pena que o texto ficou vazio, não explicou bem que a questão.

  22. Meester Marcelo Postado em 23/Jan/2015 às 23:58

    Nunca vi feminista chateada por não trabalhar na construção civil ou na Light. Sigam-me os bons!!!

  23. Guilhermo Postado em 24/Jan/2015 às 00:18

    Espero que nunca se torne moda mulheres peludas. Argh... Nojinho... Só seria ainda pior se elas decidissem descolorir os pelos do suvaco como algumas fazem com o das pernas.

    • Rafael Martini Postado em 24/Jan/2015 às 14:13

      "Nojinho"... Válida sua observação, mas, pessoalmente, é difícil considerar opiniões que contenham tal diminutivo. Rs

  24. Guilhermo Postado em 24/Jan/2015 às 15:32

    Tipo mais ou menos assim: Coprofagia = nojão; Encontrar uma mosca na comida = nojo; Mulheres com o suvaco peludo = nojinho.

    • Rafael Martini Postado em 24/Jan/2015 às 21:29

      Hahaha entendi.

  25. Pablo Postado em 24/Jan/2015 às 18:43

    Numa sociedade e pais que expõe a sexualidade tanto feminina como masculina como a nossa (aliás, ainda expõe mais a feminina), de forma geralmente vulgar e com o aval das próprias mulheres, que história é essa de que seriam os pelos do sovaco os responsáveis por explicitar uma sexualidade contida? Desculpe, mas não cola. Vivemos numa sociedade que potencializa as diferenças de gênero, sexualmente. O home que se depila, o metrosexual, seria, portanto, aos olhos dos machistas, menos homem. E por analogia, a mulher "peluda", menos mulher. Não basta ser "animalesco". Ferormonios não definem mais a sexualidade de seres tão aculturados. Na nossa sociedade é preciso, SIM, ser cada vez mais homem ou mais mulher. Exatamente o contrário do que esse texto diz.

    • Rafael Martini Postado em 24/Jan/2015 às 21:36

      "O homem que se depila, o metrosexual, seria, portanto, aos olhos dos machistas, menos homem. E por analogia, a mulher 'peluda', menos mulher." Captou e sintetizou muito bem nossa realidade.

  26. Samael Postado em 24/Jan/2015 às 23:05

    Q analogia imbecil e ignorante! Não vale a pena nem mostrar o quanto e imbecil, basta vc ver quanto homem peludo nas academias. .. Não gosto do Ponde tanto quanto vcs, mas ele falou uma coisa q tenho q admitir, a esquerda se tornou burra por parar no tempo e achar as mesmas coisas como um produto de fabricação em massa... A cor laranja tem o mesmo nome da fruta, lambe uma parede laranja, com certeza o gosto é igual.

  27. Lopes Postado em 26/Jan/2015 às 11:21

    E a onda das xerecas raspadas? Eu prefiro as cabeludinhas que estão cada vez mais difíceis de achar!

    • Thiago Teixeira Postado em 26/Jan/2015 às 11:48

      Pode crer cara! Tá foda! kkkkkkkkkkkkkk Só mediante pedido agora!

      • Lopes Postado em 26/Jan/2015 às 17:42

        Às vezes nem pedindo.

  28. Isaac Postado em 27/Jan/2015 às 06:22

    Só eu acho uma extrema bobagem esse "debate"? Eu acho que a questão de gêneros deveria abordar assuntos mais relevantes, como a desigualdade de salários entre homens e mulheres, o número de mulheres assassinadas pelos seus companheiros, o número de estupros e assédios sofridos por elas, a questão da mulher negra na sociedade brasileira. Deixem essa questão de pelos pra depois, temos demandas urgentes a resolver.

    • eu daqui Postado em 27/Jan/2015 às 10:28

      É relevante sim pq questiona padrões que são criados para garantir o poder de alguns em detrimento do livre arbítrio da maioria.