Redação Pragmatismo
Compartilhar
Terrorismo 07/Jan/2015 às 18:48
59
Comentários

O desenho premonitório do diretor da Charlie Hebdo

Desenhista e diretor do Charlie Hebdo afirmou que não pretendia baixar sua arma (caneta) diante das polêmicas envolvendo sátiras a líderes muçulmanos. Ele é um dos mortos no ataque desta quarta-feira. Seu último desenho é tristemente premonitório; confira abaixo

charlie hebdo desenho
O último desenho de Stéphane Charbonnier, conhecido como Charb, diretor do jornal satírico Charlie Hebdo (reprodução)

Numa entrevista dada ao jornal francês “Le Monde” há dois anos, Stéphane Charbonnier, conhecido como Charb, desenhista e diretor do “Charlie Hebdo“, afirmou que não pretendia baixar sua arma (sua caneta), em meio a polêmicas envolvendo sátiras a líderes muçulmanos e ao profeta Maomé. “Não se tem a intenção de degolar alguém com uma caneta”, repetia.

Charb é um dos 12 mortos no atentado desta quarta-feira (7) ao jornal “Charlie Hebdo”, em Paris.

Na linha de frente das ameaças que o jornal sofria, ele contava com proteção policial desde o incêndio criminoso que atingiu a sede do periódico em novembro de 2011, após a publicação de caricaturas de Maomé.

Nascido em 21 de agosto de 1971 em Conflans-Sainte-Honorie, Charb havia trabalhado na revista franco-belga L’Echo des savanes, na Telerama, na Fluide Glacial e na L’Humanité.

Ele havia acabado de publicar no último número da Charlie Hebdo, um desenho tristemente premonitório (imagem acima). No desenho, há a frase “Ainda não houve atentados na França”, mas um extremista com uma metralhadora interrompe dizendo “Espere! Temos até o fim de janeiro para fazer nossos votos de ano novo”.

VEJA TAMBÉM: As 6 charges mais polêmicas do Charlie Hebdo

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Carlos Postado em 07/Jan/2015 às 19:43

    A humanidade é assim, zombar da polícia que morre por essa sociedade podre é mole, zombar cristãos que depois séculos passaram a interpretar melhor a bíblia é fácil, vão zombar fanáticos do Islã defendidos pela esquerda, zombar terroristas de esquerda antigamente que fuzilavam crianças, assassinos em geral todo pessoal defendido pela esquerda para ver o que sobra.

    • Ícaro Postado em 07/Jan/2015 às 20:08

      Fanáticos islâmicos defendidos pela esquerda?

      • Orlando Postado em 08/Jan/2015 às 08:26

        Lamentável, né?!....só faltou afirmar que a culpa é da Dilma!

      • eu daqui Postado em 08/Jan/2015 às 12:04

        Já que se falou em Dilma, toda a pseudoesquerda brasileira tem sua parcela de culpa ao permitir e/ou estimular qualquer tipo de extremismo. Pior ainda quando é em troca de votos. VIVA A DEMOCRACIA, VIVA O LAICISMO, ABAIXO ESSA ARMA POLÍTICA CHAMADA RELIGIÃO.

    • victor andriev Postado em 07/Jan/2015 às 20:29

      menos né carlos ,,,, bem menos ....

    • Otavio Postado em 07/Jan/2015 às 20:31

      "fanáticos do Islã defendidos pela esquerda"? De onde você tirou isso? você tem probleminha?

    • Matheus Postado em 07/Jan/2015 às 20:38

      Sua frase não faz nexo algum, releia seu post e o reescreva. Deu pra ver, porém, que é preconceituoso e simplista pela quantidade de generalizações caricaturais que faz. De qualquer maneira estou curioso para entender o que quis dizer, Carlos.

      • Arthur Postado em 07/Jan/2015 às 20:45

        Hahahah, realmente concordo, o cometário desse rapaz não faz sentido nenhum.

    • Eu mesmo Postado em 07/Jan/2015 às 20:39

      Onde que as ditaduras islâmicas são de esquerda seu animal! Vai estudar boça de latrina!

    • rafael Postado em 07/Jan/2015 às 20:49

      Vai lá na Irlanda do Norte zombar cristão pra ver se tu não morre Também. Zomba de um policial nas favelas do RJ e verás tua boca cheia de formiga no outro dia

      • Chinaski Postado em 07/Jan/2015 às 21:47

        Vai na Irlanda zombar do catolicismo, garoto. Só pra efeito de curiosidade, não é incomum, lá, atentados a igrejas protestantes...

    • rafael Postado em 07/Jan/2015 às 20:49

      Vai lá na Irlanda do Norte zombar cristão pra ver se tu não morre Também. Zomba de um policial nas favelas do RJ e verás tua boca cheia de formiga no outro dia

    • Paula Postado em 07/Jan/2015 às 21:16

      Esquerda mimimimi esquerda Mimimi esquerda mimimi culpa da Dilma mimimi Troca a fita!

      • eu daqui Postado em 08/Jan/2015 às 13:59

        mimimi.... elite branca paulista.....mimimi......classe mérdia facista...... raça branca nazista....mimimi..... troca a fita você também, efeito sombra !

    • beto campos Postado em 07/Jan/2015 às 22:08

      Taí uma opinião realmente fundamentalista. Parabéns pela merda.

      • mario Postado em 08/Jan/2015 às 03:49

        boa esta!

    • duda Postado em 07/Jan/2015 às 22:37

      Zombar da policia que morre pela sociedade?? onde esse maluco mora? em outro planeta

      • osmar Postado em 07/Jan/2015 às 23:19

        então.... eu não compreendi muito bem o que você quis dizer. Seria, por exemplo, semelhante a frase que li à alguns meses atrás? "Pedir o militarismo em governo democrático é fácil, difícil é pedir democracia em governo militar"

    • Rosana Postado em 08/Jan/2015 às 00:30

      Por informação, o Chalie Hebdo é um jornal de esquerda...

      • eu daqui Postado em 08/Jan/2015 às 14:00

        MAS PRA BRASILEIROS É DIFÍCIL PERCEBER O QUE É ESQUERDA PQ AQUI NO PAÍS NÃO TEM ESQUERDA.

    • José Postado em 08/Jan/2015 às 00:39

      Que visão interessante da esquerda. É sempre bom testemunhar idiotas em ação.

    • Jaqueline Postado em 08/Jan/2015 às 08:18

      Você quiser dizer que é fácil zombar de negros, mulheres, gays, pobres, mas vai zombar de extremistas, policiais, e outros posição de poder para ver o que sobra, não é?

    • Sergio Farias Postado em 08/Jan/2015 às 12:31

      O cartunista morto era de esquerda, mas tudo bem... Carlos, como diz o Mestre tu não sabes o que diz... Não zobar doa fanáticos de Maomé e nem dos de Jeová... Os mitos devem ser respeitados...

    • José Carlos Postado em 09/Jan/2015 às 18:18

      Cara o que tem haver esquerda com islamismo? Aqui no Brasil se os evangélicos fossem maioria no Congresso estaríamos fud..., pois o fundamentalismo deles é muito parecido, deus no céu e eles na terra. Aliás o jornal e seus membros assassinados eram de esquerda.Acorda o ."mané "

  2. Eduardo Postado em 07/Jan/2015 às 20:26

    Traduzam o quadrinho, por gentileza.

    • Gabriela Postado em 08/Jan/2015 às 02:42

      Esperto, está traduzido dentro da noticia. é só ler a matéria.

      • J Fernando Postado em 08/Jan/2015 às 11:03

        É o mal de muitos comentaristas... mandam o comentário sem ler o texto. Não leu, não entendeu, mas quer participar.

    • ronaldaux Postado em 08/Jan/2015 às 06:52

      Ainda nao fizeram atentados na franca! E o terrorista respondeu: temos ainda ate o ultimo dia de janeiro!

    • Jaqueline Postado em 08/Jan/2015 às 08:20

      Ele havia acabado de publicar no último número da Charlie Hebdo, um desenho tristemente premonitório (imagem acima). No desenho, há a frase “Ainda não houve atentados na França”, mas um extremista com uma metralhadora interrompe dizendo “Espere! Temos até o fim de janeiro para fazer nossos votos de ano novo”.

  3. Andrei Postado em 07/Jan/2015 às 20:27

    O problema não é a religião é a essência do homem, o homem é uma besta que precisa ser domada todo dia.

    • vitor ferreira Postado em 07/Jan/2015 às 20:42

      O Ser humano não é uma besta. A vontade de matar é natural de qualquer ser humano que seja oprimido. Quem não entende esse conceito, é por que ainda não foi oprimido o suficiente..

      • eliza Postado em 08/Jan/2015 às 07:44

        Oi? Agora pode sair assassinando caso eu "me sinta oprimida"?? À merda!!!

      • Jaqueline Postado em 08/Jan/2015 às 08:23

        É isso que precisa ficar claro. Enquanto não se enxergar isso, não evoluiremos.

    • Matheus Postado em 07/Jan/2015 às 20:42

      Se a essência do homem é ruim porque só alguns cometem atrocidades enquanto outros as desprezam? Qual é a essência? O que impede essa essência de sempre se manifestar da maneira bestial? É a besta quem comete o crime ou o homem que comete o crime?

      • Andrei Postado em 07/Jan/2015 às 21:39

        O estado é uma das coisas, o conceito de natureza humana é complexo demais, existem centenas de livros sobre isso, o fato é que natureza não é ruim mas suas ações são pois o homem ainda é regido pela mesmas leis que o fizeram.

    • marcelo Postado em 07/Jan/2015 às 20:48

      hobbes usou o mesmo argumento pra civilizar esse lobo do próprio homem. Creio que o que aconteceu é resultado de fanatismo mesmo mano, a fé cega numa verdade de um ponto de vista muito particular, a religião mulçumana serve como uma arma poítica, embora os pressupostos ou antecedentes de toda essa violência deflaglada tenha um caráter ocidental, essa retaliaçaõ é indefensável. o homem é uma besta, pode até ser, mas se você se comoveu com tudo isso, creio que ainda há salvação.

      • eliza Postado em 08/Jan/2015 às 07:46

        "os pressupostos ou antecedentes de toda essa violência deflagrada* tenha um caráter ocidental"??? acho que voce nunca leu o alcorão né meu querido?!

  4. Hildenilson Sousa Postado em 07/Jan/2015 às 20:42

    Liberdade de expressão ou desrespeito à Cultura do outro? A visão do Oriente construída a partir da hegemonia do Ocidente tem resultado no acirramento violento entre o mundo "civilizado" europeu e norte-amaericano e a tradição "conservadora" oriental islâmica. Ver estudo de Edward Said: O Orientalismo.

    • Jaqueline Postado em 08/Jan/2015 às 08:24

      Bingo!

    • Carmem Postado em 08/Jan/2015 às 08:41

      Perfeita a sua colocação, Hildelnilson. É por aí.

  5. Elson Postado em 07/Jan/2015 às 20:47

    Que merda, e morreu também o desenhista Wollinski, excelente. Estaria pela casa de los setenta. Fanatismo religioso e fundamentalismo é uma praga na atualidade, e têm que ser combatidos, não com as armas deles, mas com as armas da cultura e da civilização!

    • Júnior Postado em 07/Jan/2015 às 21:05

      Utopia esses caras não sabem o que é cultura

    • Donizete Postado em 07/Jan/2015 às 23:40

      Elson, ainda bem que você foi o último a falar, porque é sua a palavra final, dada a sua enorme propriedade. Parabéns!

    • Jefferson Balbino Postado em 08/Jan/2015 às 11:19

      Foi com este mesmo pensamento que há 500 anos atrás o Europeu justificou a sua intervenção e por seguinte genocídio de milhares de culturas. O problema está na falta de respeito, concordo que a violência não é o melhor meio para se resolver as diferenças nem a ausência do respeito a justifica, mas devemos pensar o seguinte: Que poder temos nós de interferir na cultura/crença de uma civilização, nós pedimos permissão ou perguntamos se é do interesse deles que a nossa cultura seja compartilhada com a deles? Eles só estão fazendo o que os nossos índios não tiveram poder ou capacidade de fazer que é proteger a cultura deles. Antes de criticar a cultura deles pense, a nossa cultura é tão perfeita e excelente assim?

      • luis Postado em 08/Jan/2015 às 19:01

        Acho que a partir do momento que a sua cultura defende entrar matando civis, pode-se dizer que ela é covarde e errada. Problem?

      • José Carlos Postado em 09/Jan/2015 às 18:40

        Gostei da sua colocação, hoje a mídia golpista não mostra o terror dos USA imposto no oriente médio, nem mostra quantas crianças ou idosos morreram por lá, esquecem da criação do estado judeu e nada de estado palestinos em 1948, decisão ocidental da ONU. É bom lembrar também para alguem que postou acima que os jornalistas assassinados eram de esquerda!!

  6. Dandara Postado em 07/Jan/2015 às 21:03

    macabro

  7. Edson Luis Barbosa Postado em 07/Jan/2015 às 22:04

    Era uma revista iconoclasta de esquerda. Os islãs não são de esquerda. Como tem gente que distorce os fatos.

  8. Alexandre Postado em 07/Jan/2015 às 22:21

    Condeno a atitude terrorista dos radicais islâmicos e, principalmente, pela morte de pessoas... Mas é necessário pensarmos sobre a necessidade incontrolável da mídia em polemizar tudo, doe a quem doer, sem medir respeito à crença e princípios dos outros. Sou cristão e não me acho um alienado religioso mas fiquei horrorizado com algumas charges dos franceses e achei tudo muito desrespeitoso para com princípios e crenças. Religião não é defeito! Ou muitos vão achar que ter religião é absurdo? Se alguns defender que toda pessoa que segue uma religião é o errado acredito que o maior dos direitos estará sendo suprimido - O de livre arbítrio.

    • luis Postado em 08/Jan/2015 às 00:15

      Queria ver se fosse a tua mãe que tivesse morrido lá. Aí você não ia poder polemizar. Ia ter que ficar quietinho e admitir que a velha não era perfeita e de vez em quando falava umas bobagens. Lega, né?

  9. luiza Postado em 07/Jan/2015 às 22:26

    Um dia todos os lideres mundiais destruirão todo e qualquer tipo de religião, maktub!

  10. Muara Kizzy Postado em 08/Jan/2015 às 01:18

    Uma pena que tudo seja reduzido a esquerda e direita pra alguns. Conflitos religiosos são milenares e sempre muito sangrentos ... sei que é agressivo e super batido, mas "vá estudar, por favor" cabe nesse momento.

  11. mezenga Postado em 08/Jan/2015 às 06:27

    Desde as cruzadas até os dias atuais , as potencias ocidentais , que se apregoam cristãos, fomentam no Oriente Médio , guerras civis e de conquista , naquela região, observando que para agravar a situação há três religiões historicamente altamente beliciosas como pano de fundo , Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, conclusão o" todo bom " criou o mundo e o" todo ruim" é que toma conta.

  12. guilherme Postado em 08/Jan/2015 às 06:44

    Alexandre ate pra mim que não sou um cristão praticante sei que livre arbítrio é justamente ter o direito de ir contra, criticar, ter idéias divergente... Então se os caras faziam charges criticando religiões, ele nada mais estava fazem do que usar de seu livre arbítrio. Não posso acreditar que por utilizar dele alguém mereça morrer, afinal vc tem seu livre arbítrio de se manter fiel a suas crenças mesmo tendo alguém dizendo q vc esta errado.

  13. Antonio Palhares Postado em 08/Jan/2015 às 09:57

    Fundamentalismo religioso, escolas americanas que proibem falar de Darwin.Islâmicos que colocam bombas em crianças e as mandam explodiren-se matando "infieis".Jornalistas que se acham Deus. Um disse ontem,na CBN, que a imprensa é parte da democracia e tem que continuar com o dever de satirizar e ridicularizar pessoas. Nossa imprensa não presta e tem que ser controlada. Jornalista não é Deus. A boa imprensa tem que informar com lisura se desvirtuar os fatos.Eu quero informações e não conceitos desvirtuados e eivados de preconceitos e esteriótipos.

  14. João Otavio Postado em 08/Jan/2015 às 09:58

    Acho que o que o Carlos, erradamente, quis associar entre "isla" e "esquerda", é a defesa de grupos da esquerda ao estado da Pelestina (constituído por islâmicos e judeus não sionistas), e caiu do cavalo. De toda forma, ninguém zomba de maneira publica na imprensa, a família Rockfeller, Maçonaria, e outros grupos de opressores sociais que se espalham pelo mundo todo. Em um mundo predominantemente cristão, seja católico, evangélico ou outra coisa, acreditar em outro messias que não jesus cristo, te torna uma minoria... Tanto é que, quando não batizado no catolicismo, você é chamado de pagão...

  15. enganado Postado em 08/Jan/2015 às 10:34

    O nome disto chama-se "ABUSO", sem essa de "Liberdade Expressão". Por que então matéria do senador Requião, Direito ao Contraditório" foi aprovada? Alguém escreveu ou fez alguma coisa que dá ao oponente o Direito de Resposta. Pergunto: Por acaso os tais jornalistas fizeram alguma caricatura da: Tia Hillária com um par de chifre/A outra esposa do Hollande com também um belo par chifres/A princesa Diana com também um par chifre, bem como o marido-príncipe com outro/Alguma caricatura do derrotado USArmy saindo de quatro do Iraq-Afg-Somália-.../Algum prefeito Gay de quatro com o namorado perguntando se as janelas estavam fechadas/As ex-esposas do François Mitterrand com par chifres/Algum bacanal do Silvio Berlusconi com 10 mulheres/O Cristo esfregando o rosto de desespero por saber de padres gay's, casamentos do mesmo sexo, roubos da igreja/Algum cachorro urinando no Muro da Lamentações/Algum judeu rezando no Murro das Lamentações e se LAMENTANDO de terem assassinados poucos Palestinos nos bombardeios. Será então que DEUS é PALESTINO/ ... . Enfim só faziam caricaturas/gracinhas com quem não bateriam a sua porta com processos. O nome disso chama-se covardia. Então brincar com religião alheia é Liberdade de Expressão? Como? A gRoubo está adorando, fazendo festa com a desculpa contra a Lei do Médios. A canalha PUBLICOU a resposta da PETROBRAS sobre as mentiras da GASENE? NÃO (fdp)! Quer dizer que os caricaturistas estão acima de tudo? Do bem e do mal? Existe alguma punição para os mesmos em alguma constituição? Quer dizer que eles podem tudo? E nós? Só levarmos? Tá legal! Que sirva de exemplo que todos merecem RESPEITO: Religião/Crença/Dogmas seja de quem for, não é para ser ultrajado em nome de democracia e/ou qualquer destas desculpas esfarrapadas defendidas pelas redes gRoubo da vida. Chamo isto cutucar leão com vara curta. Deu no que deu. Educação/Ética é bom e todos gostamos! 1º Mundo os donos do Planeta Terra.

    • luis Postado em 08/Jan/2015 às 19:07

      Eu não sei você, mas eu prefiro tomar um processo do que um tiro na cara. Mas aí vai da índole de cada um né?

  16. pedro Postado em 08/Jan/2015 às 11:59

    eles cutucaram onça com vara curta.