Redação Pragmatismo
Compartilhar
Preconceito social 14/Jan/2015 às 21:40
104
Comentários

Morador da Rocinha rebate texto “anti-pobres” de Silvia Pilz

O infeliz texto de Silvia Pilz, colunista de O Globo, causou revolta em muita gente e esta não foi a primeira vez que a colunista usou o seu espaço no jornal carioca para estigmatizar e ofender a população pobre. O jovem Davison Coutinho, morador da favela da Rocinha, rebateu o texto de Silvia

davison coutinho silvia pliz
Davison Coutinho [esq] e a colunista de O Globo, Silvia Pilz (Pragmatismo Político)

A jornalista Silvia Pilz publicou ontem em seu blog o artigo “O plano cobre” (veja aqui), onde ela destila todo seu preconceito contra as classes populares que nos últimos anos começaram a ter acesso aos serviços de saúde antes reservados às elites.

Seu artigo atiçou a fúria das redes sociais, e elevou a audiência de seu blog: seus posts mais recentes têm entre 50 e 300 compartilhamentos (e costumam falar de aventuras eróticas reais ou fictícias), e este já passou dos 13 mil. Hoje Silva atualizou o texto, com um pedido de desculpas antes e ao final do texto: “ATENÇÃO: Humor cáustico perde a graça quando precisa ser explicado. Falhei. Poucos se divertiram e muitos se ofenderam. A intenção não era essa. Leia o texto e deixe seu recado nos comentários”.

Apesar das desculpas, essa não é a primeira vez que Silvia Pliz usa de seu “humor cáustico” para ofender e estigmatizar os pobres. Em maio do ano passado ela publicou o artigo “Novo pobre” (teve mais de 800 compartilhamentos), onde ela critica o padrão de consumo dessa população: “Para eles, ter um bebê nascido na Perinatal, por exemplo, com direito a foto no site da maternidade, é motivo de orgulho. O carro também é sinônimo de status. O novo pobre mora mal, paga aluguel, mas não anda em qualquer carro e não dispensa o insulfilme. O tamanho da TV, normalmente, é inversamente proporcional ao salário”.

O morador e líder comunitário da Rocinha Davison Coutinho escreveu artigo para o Jornal do Brasil criticando a visão preconceituosa e elitista da autora: “Essa senhora reprova e exclui o outro apenas por não ser da mesma classe social que ocupa e, por isso, faz declarações ignorantes. Em meio aos problemas de guerra que vivemos no mundo, precisamos de mais tolerância e amor e não perder tempo lendo ofensas intolerantes e discriminatórias. Não toleramos mais um país ou uma cidade partida por preconceitos”. Leia a íntegra abaixo:

Jornal carioca não gosta de pobre – Rocinha e favelas repudiam declaração de colunista do ‘O Globo’

Em mais uma tarde de verão, temperatura de quase 35º, cariocas curtindo uma linda tarde de sol, me despeço dos alunos e retorno de mais uma aula para continuar minhas pesquisas. É então que recebo de um amigo um infeliz artigo escrito para o jornal o O Globo da colunista Silvia Pilz – Zona de desconforto. Um texto hediondo e preconceituoso, escrito por uma pessoa que não consegue aceitar que os menos favorecidos tenham acesso às “coisas de rico”, ou melhor, não consegue aceitar que pobre tenha acesso aos mesmos serviços e direitos que antes eram da elite.

O texto de Silvia apresenta diversos estereótipos negativos relacionados à pobreza. Segundo Silvia, todo pobre tem problema de pressão, é viciado em usar plano de saúde, gosta de hospitais e exames porque ganha lanchinho para tirar sangue, além de ir para os laboratórios para poder pisar no piso de porcelanato e usar o ar condicionado. Ainda segundo a colunista, o pobre é preguiçoso, pois quando tira sangue trata logo a não ir trabalhar e gosta e quer ter doença.

Se eu já li um texto tão preconceituoso antes, eu não me lembro. Envergonho-me em ter em nossa sociedade pessoas, (nem sei se podemos chamar de pessoas) que pensam de tal forma. E o pior: declaram como se estivessem com a razão. O que me envergonha, ainda mais, é um jornal de repercussão publicar um texto de tamanho preconceito, onde ela demonstra a raiva que tem das pessoas menos favorecidas e atribui vários estereótipos negativos relacionados à pobreza.

Essa senhora reprova e exclui o outro apenas por não ser da mesma classe social que ocupa e, por isso, faz declarações ignorantes. Em meio aos problemas de guerra que vivemos no mundo, precisamos de mais tolerância e amor e não perder tempo lendo ofensas intolerantes e discriminatórias. Não toleramos mais um país ou uma cidade partida por preconceitos.

Lamento, Silvia, que você seja um ser que não consegue conviver com o outro enquanto humano, e é apenas um acaso informativo de má qualidade e que precisa de reconhecimento para poder aparecer na mídia.

(Davison Coutinho, 24 anos, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel em desenho industrial pela PUC-Rio, Mestrando em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor e designer) – Favela 247

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Débora Postado em 14/Jan/2015 às 23:49

    Perfeito o texto!! Quanto preconceito, raiva e descriminação nos deparamos ainda nessa mídia manipuladora e eletista que ainda ousa se dizer que se trata de um " humor cáustico"!!! Vergonhoso viu!!

    • Jonas Schlesinger Postado em 15/Jan/2015 às 12:27

      Descriminar é inocentar algo. Discriminar é separar algo. Estude um pouco.

      • bruno Postado em 15/Jan/2015 às 13:02

        grammarnazi on

      • Valdir dos Santos Postado em 15/Jan/2015 às 15:49

        Você entendeu?

  2. Edilamar Alves Martins Postado em 14/Jan/2015 às 23:52

    Eu acredito que não é só uma questão de preconceito, a impressão que deixa é de que o texto tem uma intenção apelativa,como quem quer,a todo custo, causar um impacto que não conseguiria com seu conteúdo publicado normalmente. Ou seja,quem tem talento não precisa apelar.

  3. anselmo Postado em 15/Jan/2015 às 00:02

    Silvia Pilz, colunista de O Globo quem é essa? E outra o ultimamente o que a Globo lixo anda exibindo ..Pobre e mais pobre ,cantores nascido em favelas, atores pobres e pessoas pobres de historias e o péssimo vocabulário..Exemplo que realmente e anti pobre mesmo

  4. mani Postado em 15/Jan/2015 às 00:05

    Essa Silvia tem cara de pobre, pobre de espírito. Ela tem complexo, complexo de pobreza de espírito. Por que será que ela tem fixação por temas dessa natureza: pobreza? Recomendo que a cronista faça mais leituras para buscar novos temas.

    • Terra Postado em 15/Jan/2015 às 21:43

      Vc tem que recomendar um psicanalista, e disso que ela precisa, urgente, gente rica de mente saudavel, nao se preocupa em falar em pobre, so se for pra ajudar! Alias esse pobre do ela falou no texto nao tem nada de pobre pelo visto, no que e otimol! Viva Brasil!

  5. Regina Postado em 15/Jan/2015 às 00:05

    Não houve desculpas. Aquilo que ela escreveu não pode ser considerado desculpas e nem retratação. Aquilo foi ratificação. E se ela foi ordenada, não deve ter entendido a ordem de seu chefe ou interpretado a cola corretamente ou o seu chefe tb não sabe as diferenças conceituais. Para o meu entendimento, a emenda ficou muito pior que o soneto. Violação a preceitos fundamentais da CF/88. Vejo o crime de preconceito saltar no texto crônica e gritar na entrevista que deu a BBC. Provas não faltam para ações penal e cível, tanta à "jornalista" quanto ao seu editor e ao jornal que veiculou. Brasil precisa entender que a 'liberdade de expressão' não deve ser desprovida de princípios e fundamentos basilares à ordem e a paz social.

  6. José do Carmo da Silva Postado em 15/Jan/2015 às 00:12

    "Estou cansado dessa conversa de igualdade... Não há justiça equitativa e de nenhuma outra forma... Nesse mundo de desigualdades só há dois lugares que ricos e pobres ficam na mesma posição, no banheiro, ou no mato quando defecam, e na sepultura quando enterrados, em ambas as situações há em comum o mau cheiro. Fora desses ambientes, do privado (privada?), e do pós-morte, o que impregna o ar é a injustiça, a corrupção, a opressão do rico sobre o pobre. Tal situação faz espalhar o cheiro de sangue derramado, de ambos os lados, mas até nisso há injustiças, pois morre muito mais pobres do que ricos, talvez esse seja o único índice no qual os pobres ganham dos ricos. " Devido a minha renite renitente, foi isso que consegui pensar nesse fim de noite. Boa noite. José Do Carmo Da Silva - Mano Zé.

    • Edivaldo Postado em 15/Jan/2015 às 12:07

      José, concordo totalmente e acho muito triste quem acredita em igualdade, solidariedade e bondade brasileira.

    • Estela Postado em 15/Jan/2015 às 15:00

      Mano Zé, seu texto ficou tão bom e tão sincero que vou compartilhar no Facebook viu?

  7. Rogério Mazeo Postado em 15/Jan/2015 às 00:20

    A minha resposta http://rmazeo.blogspot.de/2015/01/o-plano-cobre-mas-o-plano-ta-pago-beleza.html

  8. Cel Postado em 15/Jan/2015 às 00:31

    Essa Silvia é uma coitada. Nao merece o destaque que esta recebendo por ser tao preconceituosa e desprovida de inteligencia. A pobreza dela ninguém pode tirar.

  9. Hilda Lagroteria Postado em 15/Jan/2015 às 00:33

    Perfeito o seu texto Davison, não ficou muita coisa a ser dito. Eu li também a entrevista que ela deu dizendo que o texto que ela escreveu foi de "humor caustico". Se isso para ela é humor Deus nos livre de sua escrita mal humorada. Ela escreve mal, não tem assunto, é preconceituosa (mas pediu ao jornalista que não chamasse a atenção a erro de portugues que cometeu, pois poderia ser "ridicularizada". Ora bolas!!!! mas e o que ela escreveu? não ridicularizou a grande maioria dos brasileiros? Parabéns Davison, senti em voce o orgulho de dizer que mora na Rocinha, é bacharelando, mestrando, professor e designer. Da mesma maneira que eu me declaro pobre e trato de minha saúde em postinhos, nem plano de saúde tenho. Mas nós meu amigo temos algo que ela na sua empáfia de pobre menina rica nunca deve ter conhecido\; educação e respeito. Ponto.

  10. Stela Barcelos Postado em 15/Jan/2015 às 00:36

    Ela critica os pobres porque deve morrer de inveja dos ricos. Não ousa levantar a cabeça e olhar os que estão acima dela economicamente e tenta jogar pedras nos mais pobres que ela.

  11. Erasmo Postado em 15/Jan/2015 às 00:38

    De fato, o maior constrangimento de uma pessoa como Silvia do Jornal O Globo seja que o seu mundo esta repleto de pobreza devido a sua ausência em ser parte real da sociedade em que vive.

  12. Jonas Schlesinger Postado em 15/Jan/2015 às 00:51

    Quer ser bonita, novinha; mas não passa de uma coroa (pode até dar um caldo *_* mas fala cada abobrinha) que se acha da high society. Quem tem grana mesmo não esculacha pobre não. Minha mãe tem uma amiga que é rica e mora numa vcobertura na praia, mas trata tão bem os empregados. E olhe que já nasceu rica. Nem todo rico é desse naipe dessa jornalista não, mas, talvez, o pobre que fica rico, fica mais mesquinho do que aquele que nasce em berço de ouro. Vai por mim...

    • Junior Yukio Postado em 15/Jan/2015 às 08:40

      tem tanto preconceito embutido no seu comentário... quer dizer que uma coroa vale menos que uma novinha, que rico de verdade é sempre correto e íntegro e que o pobre é tão merda que até quando fica rico ele é pior que aquele que sempre foi? Você tem certeza que discorda do texto da Pilz? Você acabou, no seu comentário, generalizando o pobre da mesma forma que a Silvia Pilz. Vocês dois estão errados.

      • Jonas Schlesinger Postado em 15/Jan/2015 às 11:36

        Mas é vdd. Quando vc generaliza todo rico, chamando-os de preconceituosos, não é preconceito? Tem sim ricos que foram pobres, mas que gostam de pisar nos outros sim; da mesma forma como tem berço de ouro que trata bem os outros. É a realidade. Deixa de ser hipócrita e querer ser certinho. Os certinhos são os piores. Fikdik.

      • Liana Postado em 15/Jan/2015 às 11:50

        Pensei A MESMA COISA enquanto lia o comentário infeliz.

    • Marcia Weiss Postado em 15/Jan/2015 às 10:32

      Preconceituoso como ela.

    • enila Postado em 15/Jan/2015 às 10:45

      E quem falou que ela e rica.kkkkkj

    • Marcio Postado em 16/Jan/2015 às 19:54

      Vcobertura??? Nem digitar esse analfabeto sabe...."Nem todo rico é desse naipe dessa jornalista"..... Vai estudar asno (pobre do asno)! Coxinha!

  13. Luciana Barreto Postado em 15/Jan/2015 às 00:55

    O humor dela não é cáustico, é ruim. Só mesmo a polêmica para chamar a atenção sobre um texto tão mal escrito. Afinal, ela precisa desse ibope pra poder pagar o plano de saúde.

    • carlão Postado em 15/Jan/2015 às 12:30

      quem falou que esta galinha velha é rica ela é pobre e podre

  14. João Vicente Gurgel Postado em 15/Jan/2015 às 00:59

    É tão desprezível esta pobre senhora que nem perder tempo para falar dessa "coisa" eu quero. Desprezo .

  15. Douglas Postado em 15/Jan/2015 às 01:01

    Davison Coutinho, tua resposta não poderia ser melhor; MEUS PARABÉNS!

    • Davison coutinho Postado em 15/Jan/2015 às 08:46

      Obg amigo!

  16. Ivanilton Mascarenhas Postado em 15/Jan/2015 às 01:10

    Mulher indigna, estúpida, ignorante e infeliz.

  17. Jirah Postado em 15/Jan/2015 às 01:17

    Charles Pilz ..se fala o que quiser ?Poder ..pode! pode? Podeeee ..mas tem consequências!!!

  18. Barbara Postado em 15/Jan/2015 às 01:18

    Organizações Globo.... o que esperar da colunista qdo o seu colega, âncora de telejornal compara o nivel de entendimento de seus telespectadores ao do Homer Simpson?

  19. Aline Postado em 15/Jan/2015 às 01:19

    O jornal publicou o texto da Silvia porque ja esperava esta repercussão, alimentando-se da disseminação do preconceito, o texto é preconceituoso, limitado de intelectualidade, por favor não me diga que isso foi uma tentativa de humor, ja estão chamando qualquer coisa de humor por sobrenome caústico

  20. Lili Postado em 15/Jan/2015 às 01:21

    (O comentario a seguir encontra-se sem acentos graficos, devido a falta desses no computador) Ta a mulher e ridicula e isso todo mundo ja percebeu. O garoto tambem mandou benzao na resposta todo mundo ja percebeu. Agora me diz onde e que faz sentido criticar alguem por preconceito cuspindo mais preconceito. FALAR QUE ELA E BABACA POR E MAL COMIDA E MACHISMO! DENEGRIR A IMAGEM DELA PELA APARENCIA(coisa que ninguem faria ocm um homem) E MACHISMO! FALAR QUE ELA TEM "CARA DE POBRE" ISSO E PRECONCEITO(e acima de tudo e seriamente incoerente)! FALAR QUE ELA DISSE O QUE DISSE PORQUE "TREPOU E NAO GOZOU" E BAIXO, RUDE E....ADIVINHA?! MACHISTA DE NOVO! FALAR QUE ELA E BABACA PORQUE DEVIA SER POBRE ANTES E INCOERENTE E TAO PRECONCEITUOSO QUANTO ELA! Que tal se voce parar tambem pra pensar duas vezes antes de sair cuspindo o seu nojo por ai pra criticar o nojo dos outros? Se voce fez alguma das coisas anteriormente citadas, por favor, da proxima vez que voce se indignar com a merda que alguem disse guarde pra voce, nao divulgue a informacao e reflita profundamente na questao e nao so comente tentando mostrar pro mundo o quanto ta afetado.

  21. Silemar Postado em 15/Jan/2015 às 01:39

    Humor cáustico é uma coisa, preconceito, falta de respeito, ignorância são outra coisa. E, infelizmente, essa pessoa (?) possui todos esses predicados. Sinto vergonha por ela.

  22. Maria de Lourdes Cardoso Postado em 15/Jan/2015 às 01:53

    Percebi que o Mestre Davison Coutinho, com uma narrativa enxuta e com a bagagem que carrega apesar de tão jovem, mostrou de forma clara que Silvia, "não consegue conviver com o outro ser humano." Perfeito! Com uma rajada na jornalista que está demorando para ser posta no olho da rua e qualquer jornal sabe que o autor está farto de ter razão quando diz: "Não toleramos mais um país ou uma cidade partida por preconceitos." Bravo, meu mestre!

  23. Ivone Postado em 15/Jan/2015 às 02:24

    Essa pseuda jornalista é de uma pobreza de espírito digna de dó;pobreza material tem concerto,já a de espírito só nascendo de novo.

  24. Eduardo Postado em 15/Jan/2015 às 02:28

    até que tá bom, enquanto essa mídia mantem esse tipo de texto em suas páginas, fica cada dia mais fácil para derrotar a direita, pois este é o retrato dela estampado em letrinhas globais...

  25. Casé Postado em 15/Jan/2015 às 02:30

    Achei o texto da blogueira sem graça e, se era para ser engraçado, logo ela não foi feliz em sua intenção. Todavia, é um texto de humor cáustico que apresenta realmente o risco do descontentamento e da ofensa, mas não é menos importante salientar que toda forma de censura é condenável. Se na França condenamos a reação à ofensa ao islã, aqui no Brasil não me sinto à vontade metralhando a blogueira pelo seu texto. Sou pobre e suburbano numa cidade onde isso é quase uma doença e não me senti ofendido. Ofende-me a manutenção de privilégios e da má distribuição de um Estado patrimonialista e populista, ofende-me a censura e cerceamento da liberdade de expressão. Sinceramente, não gostei do texto, foi deselegante e sobretudo sem graça, mas também não gostei do melindre provocado. Quanta caretice!

    • herminia Postado em 15/Jan/2015 às 12:07

      Disse tudo, Casé. Que gente mais cheia de melindres!! Ah! Achei o texto fraquíssimo! mas e daí?

  26. LEANDRO TEIXEIRA Postado em 15/Jan/2015 às 03:58

    EM NOSSO PAÍS INFELIZMENTE, EXISTEM PESSOAS ASSIM COMO A SILVIA PILZ. ATÉ QUANDO ESSES TIPOS DE PRECONCEITOS IRÃO CONTINUAR A EXISTIREM. VALE LEMBRAR A VOCÊS DA ELITE QUE TAMBÉM SOMOS PESSOAS QUE BUSCAMOS A NOSSA CIDADANIA. EM RELAÇÃO AOS BENS MATERIAIS, CONSEGUIMOS TUDO GRAÇAS AO NOSSO ESFORÇO DE TRABALHO, POIS EM VEZ DE GANHARMOS UMA FORTUNA COMO VOSSA SENHORIA RECEBE TODO MÊS, NÓS FICAMOS FELIZES COM O POUCO QUE GANHAMOS E CONSEGUINDO ALCANÇAR NOSSOS OBJETIVOS. ESTAMOS CANSADOS E INDIGNADOS COM ESSA ELITE BRASILEIRA.

  27. Marilia Pereira Postado em 15/Jan/2015 às 04:01

    É importante lembrar a esta blogueira, ou "escrevinhadora" porque para escrever estas linhas não precisa saber nem a língua "Mater", que, com relação aos desmaios e fricotes depois de tirar alguns mililitros de sangue pelos pobres nos laboratórios de piso em porcelanato, a maioria dos doadores de sangue nos postos adequados para salvar vidas de todas as classes sociais, são da classe pobre e sem fricotes.

  28. Ingrid Postado em 15/Jan/2015 às 04:49

    Minha gente! !! Pessoas iguais a ela tem de montes. A diferenca e q ela publica seu repudio, sua intolerancia aos pobres .

  29. shirley Postado em 15/Jan/2015 às 05:47

    O que faz essa pessoa com um emprego ? Seu salário para escrever esse dialogo deve ser muito satisfatório?! Do Diretor que leu e aceitou a publicação ,sem palavras....

  30. Roberta Postado em 15/Jan/2015 às 05:53

    Tantas coisas para se falar. Fale da arte, da música, da natureza, das culturas,da culinária mundial. Existem tantos temas positivos e interessantes que ela poderia explorar. Mas infelizmente, ela pode até ter grana, mas parece ser bem pobre.

  31. Luiz Postado em 15/Jan/2015 às 06:08

    Pior a emenda que o soneto - com a frase "ATENÇÃO: Humor cáustico perde a graça quando precisa ser explicado.", essa cronistazinha chamou-nos todos, que criticamos, de obtusos idiotas.

  32. Grace Postado em 15/Jan/2015 às 06:19

    Quem pode fazer humor, como Sílvia disse que fez, com este tema, somente gente famosa, celebridade. Ela é jornalista ou humorista? Foi muito infeliz e inadequada em seu artigo.

  33. Jorge Paniagua Postado em 15/Jan/2015 às 07:03

    "Essa senhora reprova e exclui o outro apenas por não ser da mesma classe social que ocupa e, por isso, faz declarações ignorantes". Essa afirmativa descrita por Coutinho é interessante,pois todo o "veneno" destilado pela jornalista Silvia Pilz,nada mais é do que as suas próprias experiências de vida na qual ela rejeita em forma de um discurso preconceituoso,procurando assim chamar a atenção.Mas enquanto um jornal como o Globo for conivente com esse tipo de atitude,a desigualdade social nesse país vai imperar.

  34. GEORMAR NOGUEIRA Postado em 15/Jan/2015 às 07:24

    Essa COISA é doente mental!! O Diretor do jornal é incompetente!!!

  35. César Campello Postado em 15/Jan/2015 às 07:36

    O que O Globo está esperando!!!! Davidson é muito melhor q essa articulista!!!! Troque.... Simples assim!"""

  36. cinara Marinho Postado em 15/Jan/2015 às 07:43

    Inaceitável o Jornal manter uma blogueira tão preconceituosa e pequena. Será que lhe faltou assunto mais interessante? Acredito no direito de expressão, mas nunca quando intencionalmente fere o direito dos outros. Ela demonstra um complexo imenso de inferioridade. Não ter nascido abastado não é questão de escolha. Seus artigos deveriam passar por um grito rígido antes de ser publicado. Ou quem sabe, trabalhar para aquela TAL filosofa PTista que tem o mesmo pensamento que o seu.

  37. Carlos Morelli Postado em 15/Jan/2015 às 07:48

    Não tenho dinheiro sobrando e sou rico pois tenho uma família que gosta de mim, meus filhos trabalham,meus netos ficam na minha casa quando podem e gostam disso, somos saudáveis e amamos conversar. Não falta nada. Tenho até um Fiat Tipo 94 na garagem.

  38. chico Postado em 15/Jan/2015 às 07:59

    Sou pobre e ignorante, mas de uma coisa eu sei, a bosta dela fede tanto quanto a minha , quando ela morrer, a carne vai para o mesmo lugar que a minha, então vamos pára com tanta bobagem...e se não gosta de pessoas igual a eu, que vá morar lá na lua.....ou nos quintos .............

  39. Nilba Postado em 15/Jan/2015 às 08:08

    Essa pessoa é demente, totalmente desprovida de conteúdo e cultura, com tantos temas ricos para abordar e escrever, usa esse jornal para ofender as pessoas que nem sabem e nem querem saber de sua existência. Mas, vou lhe dar um conselho: Vá para um país de primeiro mundo, não precisamos de você aqui. Deixe -nos aqui, "Dando milho ao pombos".

  40. Inacruz Postado em 15/Jan/2015 às 08:36

    O que pude perceber é que essa criatura acaba beneficiando-se com essas imbecilidades publicadas, já que isso aumenta os acessos ao seu blog. Não seria esse o seu objetivo?

  41. Nilo Roberto Moura Vargas Postado em 15/Jan/2015 às 08:48

    Mal ela sabe que pobreza maior vem dela mesma! É o que chamamos de pobreza de espírito,ilusões do materialismo é que levam pessoas a ser assim...dígna de pena,quando peso de sua conciencia cair sobre sí mesma com certeza terá que suportar e muito peso do seu orgulho e egoísmo através do arrependimento...com certeza ele virá e cobrará um preço alto.

  42. Roberto Postado em 15/Jan/2015 às 08:49

    Se fosse rica não precisava estar trabalhando como simples colunista do globo, é pobre de espírito e não está com esta bola toda, dê uma olhada no espelho e tire suas conclusões, é fácil criticar, mas ser criticada não é fácil.

  43. Marilda Postado em 15/Jan/2015 às 09:03

    JESUS era pobre.

  44. Isaac Postado em 15/Jan/2015 às 09:06

    ABSURDO MESMO É: Montadoras demitindo funcionários, aumento do tempo para obter seguro desemprego, conta de luz vai aumentar, caixa vai se abrir para investimento de capital privado.... PORRA VÉIO, disseram-me que estava tudo beleza... uhUhuah PARABÉNS

    • Lucas Carvalho Postado em 15/Jan/2015 às 10:36

      Isaac, o assunto é outro mas gente como vc merece que eu diga o seguinte: Vocês perderam a eleição. Como nao sabem perder com dignidade, aconselho a chorar. Chora nene, chora. Chora que a derrota dói menos.

  45. marzio Postado em 15/Jan/2015 às 09:21

    eu identifiquei esse texto imediatamente com minha costureira .... é triste, mas a jornalista nao esta totalmente errada.... mas aew sempre tem gente ressentida ..... hj minha costureira chegou e disse que estava com pressao baixa por causa do calor ... precisa ir embora pq ia ao medico ... mas ela faz isso toda semana .... por motivos diferentes...... logo, mesmo que nao sejam todos ... mas existem muitos q se encaixam nesse perfil que ela descreveu no texto.... achei a materia do pragmatismo politico um pouco sensacionalista e sofrida demais! curto muito a pagina, mas dessa vez achei um pouco too much! ;)

  46. Edson Postado em 15/Jan/2015 às 09:36

    O erro da colunista, a meu ver, foi relacionar diretamente aos pobres alguns comportamentos que existem realmente em um grande número de pessoas - como querer ficar doente para não ter que trabalhar, ou querer desfrutar de bens de valor desproporcional a seus ganhos, como ter uma smart tv de 60 polegadas num casebre numa favela, ou alguém que ganha 5 mil por mês ter um automóvel importado, ou quem ganha 20 mil por mês ter um iate... O que acontece é que como a maioria das pessoas ainda pode ser considerada pobre, isso pode parecer uma característica dessa classe, mas na verdade é uma ESCOLHA que pode ser feita por qualquer pessoa de qualquer faixa de renda, e que também é muito comum entre os "ricos"...

  47. Daiane Moretti Postado em 15/Jan/2015 às 09:42

    Certíssimo caro...Parabéns pela resposta!

  48. Tespes Postado em 15/Jan/2015 às 09:52

    O que ela queria conseguiu, ibope.

  49. Jerusa Postado em 15/Jan/2015 às 09:57

    Excelente resposta! Mas ainda sim é lamentável vermos nos dias atuais que uma pessoa que aparentemente tem "cultura" ou que devia ter, faça uso de seu acesso a meios de comunicação para ofender outros e assim ter audiência , porque de 300 compartilhamentos para 13 mil, é acho que ela atingiu o objetivo pretendido.

  50. Antonio Paulo de Almeida Postado em 15/Jan/2015 às 10:10

    Ora o propósito dessa infeliz, é o de fazer que esse seu pensamento preconceituoso (humor cáustico??) de far ibop mesmo. É o retrato dessa mídia canhestra, corporativa e manipuladora, que aceita certas cabeças como a dessa (senhora?) reverberando essas barbaridades com o único propósito de faturar mais. Apesar, que o tal de O Globo (periódico em que essa pérola faz esses comentários) não estar indo bem das pernas. Veja a demissão em massa que o mesmo está fazendo. Ora porque não dispensa essa "ilustre" também?

  51. Reny Fogaça Postado em 15/Jan/2015 às 10:10

    Com sua fúria contra a plebe conseguiu o que queria. Aparecer...pois já estava apagada.

  52. Renato Pimenta Postado em 15/Jan/2015 às 10:15

    Todo menosprezo vem acompanhado de uma louca vontade de ser igual ou de aproveitar o minimo dessa loucura que é a vida!

  53. Fatima Magalhães Postado em 15/Jan/2015 às 10:20

    Acho que dona Silvia tem mesmo é real inveja dos pobres que hoje podem até ousar controlar/ medir o colesterol na segunda-feira depois de um churrasco de domingo, entre amigos, regado à boa música popular de Zeca Pagodinho... Isso explica, talvez, pela vertente da análise da qualidade da materia-prima humana, a parte do mundo egoista, belicosa, que entre nós existe, e que se lamenta e chora a morte de uns, mas não de outros (os dessemelhantes, quase sempre muitos, feios, sujos, pobres). Dona Silvia é um ser destes fazendo vestibular pra fascista. O texto intitulado "O plano cobre" é o lixo típico publicado na grande midia que tem por objetivo fazer a cabeça de pessoas desavisadas com o objetivo incessante de transformá-las em roda de bobinhos... pra, em seguida, impingir a elas tudo que se vende compra no dito mercado das coisas. Acreditamos que os pobres (ou os que nasceram pobres) ainda são mais sábios -por enquanto e, ou até que possam resistir à contaminação ao se igualarem em sonhos aos opressores- que a senhora, dona Silvia. Confirme isto na resposta cristalina do Prof. Davison. E, sobretudo, os pobres podem ser até mais alegres que a senhora, invejosa que é. Preste atenção nisso, dona Silvia.

  54. Conceição Maria Machado Postado em 15/Jan/2015 às 10:20

    O mundo capitalista é assim. Desprezam o pobre, mas precisam dele para consumir seus produtos. Há tempos venho observando como a mídia noticiava a aumento do poder de compra das classes C, D, E. A mesma mídia que debocha desse "pobre". Blogueira ridícula!

  55. Derliene Rocha Postado em 15/Jan/2015 às 10:24

    Não tenho dúvidas de que essa preconceituosa nasceu pobre, teve lá suas oportunidades e acha que o sol brilha só para si. Rico que nasce rico, é humano, pois a sociedade é pra ser boa, ricos se preocupam com causas sociais ajudam instituições de caridade ,empregados com esse pensamento essa tal de Silvia não passa de uma medíocre, infeliz, sem filhos, marido quiçá um gato ou cachorro pra aturar seus devaneios .

  56. Andersson Mesquita Postado em 15/Jan/2015 às 10:33

    Gostei da sua resposta ela foi bem elaborada e merece ser elogiada!

  57. Ailton Calixto da Silva Postado em 15/Jan/2015 às 10:36

    As vezes a sabedoria se confunde com a ignorância, a uma passagem bíblica que nos fala que a sabedoria se perde a razão, muito conhecimento atrapalha o raciocínio, e o que vemos pessoas de desculpando de sua alta inteligencia que é motivo para criticar o outro e fica por isso mesmo, desagradável este e outros assuntos o pobre sofre e é feliz do jeito dele e se acrescentam novos motivos para tornar sua vida mais feliz...

  58. Andre Postado em 15/Jan/2015 às 10:38

    Quanto mimimi!!! Coitadinho de todo mundo!!!! Vão chorar na cama que é lugar quente... Claro que ela é %$&¨%*, mas duas matérias no PP é demais... É tão merecedora de "vergonha alheia" quanto o rei do camarote!! Mas ela não deixa de ter certa razão no quadro "pitoresco" que pinta! Moro num apartamento do BNH (velho e pequeno - 40m2), mas minha TV tem 55"!!! quáquáquá e meu carro vale 3x o meu apartamento hue hue hue hue BR.

  59. Maria de Fátima M. S. Dan Postado em 15/Jan/2015 às 10:40

    Parabéns Davidson pelo seu comentário, quanto esta senhora que escreveu um amontoado de bobagem, não vale apena perder tempo em fazer qualquer tipo de comentário ou dá algum tipo de resposta, o melhor a fazer é ignorá-la... e a empresa que ela trabalha também. Simples!!!!!

  60. Solange Postado em 15/Jan/2015 às 10:41

    MULHER NOJENTA O QUE O GLOBO ESTA ESPERANDO PARA MANDAR ESSA SENHORA PARA A SARJETA? VAMOS BOICOTAR ESSE JORNAL DE MERDA! (EU NÃO LEIO..)

    • Maia Postado em 15/Jan/2015 às 17:48

      Eu não compro mais este jornal, não quero nem assinatura grátis!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  61. raquel Postado em 15/Jan/2015 às 10:47

    Se ela se acha tão humorada por que nunca fez um humor cáustico sobre os ricos? Soaria ofensivo? Faça-me o favor de ficar quieta!

  62. Antonio Guerche Filho Postado em 15/Jan/2015 às 10:52

    É uma pena que essa jovem senhora aparentemente com a experiência necessária se pauta em discursos infames, de intolerância, instigando a prática de discriminação social simplesmente para elevar seu status profissional. PS. O diretor do Jornal por favor supervisione melhor aquilo que vai ser publicado. Agora se esta de acordo ai sim merecem a aplicação do Código de Ética, porque nós cidadãos não necessitamos de nada disso e mais estamos na era da inclusão r não da exclusão. Em que planeta voces moram???

  63. Darli Postado em 15/Jan/2015 às 11:01

    ESSA AE É DIGNA DE PENA . Fico revoltado quando vejos esses absurdos em redes sócias . Essa pobre coitada é digna de pena . DEUS NAO DORMI CONFIO ELE . Devemos entregar na mao de Deus . Ele saberá dá um jeito nessa coitada fe mente vazia . Pago pra nao te ver nunca . Porque sinceramente tenho nojo de gente assim . Minha querida voce nao passa de uma pobretona ridículridículo . Melhore com esse seu jornalzinho de quinta categoria . Beijoa . E mais humildade no coracao gatinha

  64. Prof. Amir Mirim Postado em 15/Jan/2015 às 11:08

    O pior é o pedido de desculpas da blogueira. Seria preferível uma pessoa discriminatória assumida, que mantém sua posição sem recuar, do que esse estilo fugidio. O aristocratismo brasileiro sempre conseguiu controlar o povo e a sociedade com essa maneira hábil e dissimulada de falar e agir. É a famosa educação aristocrática. Eu te discrimino e pisoteio mas sei também pedir desculpas.

  65. Fernando Postado em 15/Jan/2015 às 11:09

    Essa perua faz jus ao seu sobrenome. Pilz (aquele fungo peludo que aparece num alimento deteriorado) não é só sobrenome. É o que esta ameba tem na cabeça. E retrata bem a nossa elite Brasileira: burra, ignorante, inculta, que se sente ameaçada quando os ex serviçais se utilizam dos mesmos serviços que antes eram privilégio dela e que agora podem falar sobre viagens, carros, roupas, etc. E a elite vai falar do que? Não sobrou nada!

  66. Márcio Ramos Postado em 15/Jan/2015 às 11:19

    O humor é um eufemismo para injetar nossas peçonhas no outro. Esse tipo de "humor" coisifica as pessoas.

  67. Tandara Costa Postado em 15/Jan/2015 às 11:20

    Sei lá gente, mas na minha humilde opinião, essa senhora (para não falar o que eu realmente penso e não perder o respeito) é totalmente desprovida de caráter. Ela se esquece de que vivemos no Brasil, um dos países que mais tem gente da classe B, C e D... E mais: muitos que estão nessas classes, inclusive eu, que graças a Deus sempre gostei de estudar e de conversar sobre temas variados, temos muito mais caráter, humildade, respeito ao próximo, com o sofrimento aprendemos a lutar mais, vencer com ousadia, aprendemos a nos virar muito bem nessa batalha diária que chamamos de vida, o que me deixa seriamente preocupada em saber se ela sabe ao menos fritar um ovo ou fazer um miojo tão bem quanto ela usa palavras tão discriminatórias para conseguir click's... Enfim... O que ela escreveu foram por 2 vezes comentários infames, querendo fazer piada??? Beleza, mas isso só fez com que ela se tornasse uma pessoa desprezível, diria até medíocre de caráter... Que realmente, não tem como viver com qualquer ser humano, independente se é rico ou pobre.

  68. Viviane Stenzel Postado em 15/Jan/2015 às 11:25

    Isso mostra como ela é egoísta e por isso está incomodada com a ascensão (mesmo que muito pequena) das pessoas mais pobres a serviços que antes eram exclusivos de gente da laia dela. O pior é que ela acaba ganhando mais destaque e acessos quando publica essas asneiras. Ao meu ver, após esse episódio, ela juntamente com seus artigos de "humor" - só se for pra ela -, deveriam ser ignorados totalmente pela comunidade de leitores seja nos meios digitais ou impressos.

  69. sergio Postado em 15/Jan/2015 às 11:30

    Eu não me espanto pelo motivo de ser colunista de qual jornal ?????? Combina bem com ela !!!!!! Affffffffff

  70. josy Postado em 15/Jan/2015 às 11:30

    Mulher mal amada e de espirito totalmente pobre e podre. Dinheiro um dia acaba,e nem tudo se consegue com o dinheiro...prefiro ser pobre mais ser feliz e lutar pelo que quero com garra e orgulho,do que adianta essa dai ser uma mulher "riquinha" mais nao ter dignidade e carater e principalmente respeito por ninguem.. EXTREMAMENTE INDIGNADA que ainda possa existir um ser desse com esses pensamentos.

  71. Ivanildo de Aguiar Postado em 15/Jan/2015 às 11:31

    Esta srª devia voltar para universidade e voltar a estudar novamente para ver se ela aprende a respeitar as pessoas!

  72. Anônima Postado em 15/Jan/2015 às 11:35

    Critica o pobre, mas não teve formação para lavar o prato em que come. Quem faz isso para ela??? As amigas??? Ah, jornalista furreca vai chupar seu dedo!!

  73. Priscila Postado em 15/Jan/2015 às 11:39

    Ela tem inveja de pobre, pois enquanto os pobres são felizes, ela (rica) é uma frustrada! kkkkk Não vale apena ficar dando ibope pra ela! Muito menos pra Globo!

  74. marcia Postado em 15/Jan/2015 às 11:48

    Olha, sinceramente acho que não merecia resposta ou qualquer comentário....deveria ser ignorado totalmente de tão tola que a opinião dela é, uma pessoa ignóbil, tolinha coitada esta jornalista.

  75. Anônimo Postado em 15/Jan/2015 às 12:09

    O texto não é literal, acredito que tratá-lo como tal seria ignorância e talvez radicalismo. É uma questão de interpretação, ela estava falando sobre a sociedade brasileira em geral. Ela não se excluiu disto no texto. Antes de atacá-la pense bem se você nunca passou por alguns dos sentimentos a qual ela os atribuiu aos pobres. Pobres somos todos nós. Mas por que referirmos-nos como pobres? Este foi o questionamento que concluí para mim.

  76. Isaac Bezerra Postado em 15/Jan/2015 às 12:21

    É claro que ela consegue viver com outro humano (pobre). Sua faxineira, seu motorista, seu jardineiro, seu mecânico, o balconista da padaria, do açougue, do mercado... Ela, uma parte expressiva da burguesia e pasmem alguns pobres reacionários 'mais inteligentes' :P , apenas não aceitam que pobres comuns tenham os mesmos direitos. Afinal por que se assim fosse, seriam patrões, né Sil?

  77. Tania Bruzasco Conde Postado em 15/Jan/2015 às 12:35

    Esta senhora deveria morar na china na época de Mao Tse Tung para aprender sobre a vida, se fosse na França o jornal seria invadido e ela trucidada, sorte tem de morar em um país tão compassivo como o Brasil, repúdio total a essas pessoas.

  78. CLERIAMITTO Postado em 15/Jan/2015 às 12:46

    Verdade seja dita,esta criatura conseguiu o que queria ,esta ilustre desconhecida agora Tem IBOBE.Por favor não toquem mais neste assunto .Nada do que a criatura falou faz sentido;pessoas menos favorecidas pagam impostos e não plano de saúde,impostos estes que ajudam a pagar salários de 'divas...."

  79. Romeu Postado em 15/Jan/2015 às 12:54

    No meu jornal ela não trabalha. (Mateus 12:30) - Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.

  80. Luna Postado em 15/Jan/2015 às 16:31

    Talvez a blogueira nunca tenha viajado em um trem para a central do Brasil no horário de rush. Lá era teria o previlégio de ver muita gente em estado febril indo trabalhar, outras com dores de cabeça, mau estar e assim mesmo indo para o trabalho. Sabem se não comparecer ao trabalho, muita das vezes serão mandados embora. Então, antes de escrever qualquer coisa, sobre qualquer coisa, pesquise bem o seu assunto pois nem todos vivem o mesmo mundinho que o seu. Se acaso, alguns pobres se comportam como você diz no seu blog! acredite esses pobres podem fazê-lo! pois ao longo da nossa história eles pagaram muito caro pelo que agora lhes são de direito. É só isso! boa sorte da próxima vez.

  81. Maia Postado em 15/Jan/2015 às 17:40

    Se O Globo fosse um jornal sério, contrataria o Davison e despediria a Silva e ganharia muito mais em qualidade! Bom, sugestão minha mas acredito que o Davison recusaria a oferta!

  82. Marcelo Postado em 15/Jan/2015 às 22:14

    É a mesmíssima estratégia usada por jornalistas como Raquel Sherazade, Diogo Mainardi e comerdiantes como Danillo Gentili. A idéia é chocar para chamar a atenção e atrair esse público que é fã de Lobão e Jair Bolsonazista.

  83. PAULO Postado em 16/Jan/2015 às 11:11

    manda ela pegar o avião e ir embora do Brasil quanto menas gente desse tipo em nosso Brasil melhor

  84. Carlos Postado em 18/Jan/2015 às 04:45

    Não sei se tem relação com a pobreza, mas o Brasil é insuportável, andando de carro um idiota para do lado com um funk gritando pornografia em um carro cheio de crianças, o provável petista já considera isso normal imagina o futuro.

  85. Carlos Postado em 18/Jan/2015 às 05:09

    https://www.youtube.com/watch?v=yDRTs8iX00Q Olhem esse vídeo, esse lixo é estudado em países desenvolvidos para tentar ser evitado por lá. A humanidade está regredindo.

  86. Wagner Souza Postado em 18/Jan/2015 às 11:15

    Muito tarja preta, ela toma muitas PILS kkkk!

  87. eu daqui Postado em 19/Jan/2015 às 10:04

    Pobre também escreve estigmatizando, generalizando e depreciando tanto a elite quanto a classe média. Principalmente aqui no PP esses textos são muito recorrentes. quem atira há que ter escudo tão forte quanto a própria munição. E VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E O DIREITO DE RESPOSTA. AMBOS DENTRO DE LIMITES.

O e-mail não será publicado.