Redação Pragmatismo
Compartilhar
Esquerda 30/Jan/2015 às 09:00
39
Comentários

Luciana Genro compara PSOL ao Syriza

Luciana Genro envia carta a Alexis Tsipras e compara PSOL ao Syriza. Confira a íntegra abaixo

luciana genro syriza psol
Luciana Genro enviou carta a Alexis Tsipras (Danilo Verpas/Folhapress)

Luciana Genro, ex-presidenciável pelo PSOL, enviou carta a Alexis Tsipras, líder do Syriza, partido de extrema-esquerda que recentemente chegou ao poder na Grécia. Leia abaixo a íntegra do conteúdo.

Querido Tsipras

Saudações!

Estamos todos aqui vibrando com a vitória da Syriza. Foi uma vitória da democracia contra a plutocracia, da força do povo contra a força do capital. É simbólico que este renascimento democrático comece justamente no lugar onde, há tantos séculos, nasceu a ideia da democracia como o governo do povo.

Esta foi uma vitória dos 99% contra o 1%, do direito à dignidade contra a lógica do capital, do direito à vida acima do direito ao lucro, enfim, do povo contra os bancos. Podes ter certeza que esta vitória não é só dos gregos e nem só da Syriza. Este caminho de mudança vai servir de exemplo para os europeus, em especial portugueses e espanhóis que também vivem a política do ajuste, e com certeza veremos crescer o Podemos e o Bloco de Esquerda. Consideramos uma vitória nossa também, do PSOL. A Syriza irradia e alimenta a esperança dos lutadores por toda a Europa e por todo o mundo.

Quero parabenizar a ti e a todos os demais dirigentes e militantes da Syriza pela capacidade de traduzir e representar o sentimento de revolta do povo grego e, ao mesmo tempo, por conseguir demonstrar que existe uma alternativa à austeridade exigida pela Troika. Quero também saudar o povo grego pela coragem, por não se deixar intimidar pelas chantagens e ameaças perpetradas pela Troika e pela imprensa burguesa, por apostar na esperança.

Quando estive aí em 2012 ainda eram poucos aqui no Brasil que acreditavam e apostavam na Syriza como a alternativa necessária para governar a Grécia. Nós do PSOL apoiamos e apostamos em vocês desde o início, pois travamos a mesma luta: defender os direitos do povo, seja contra a direita, seja contra uma velha esquerda que aplica os mesmos planos da direita. Este foi o embate vitorioso que fizeste aí. Eu, aqui, como candidata a presidência do Brasil no ano passado, também enfrentei esta luta e é o embate que o PSOL seguirá travando junto com o povo e a juventude nas ruas do Brasil. Nossas idéias no Brasil ainda são minoritárias, mas somos muito orgulhosos pelo fato do meu nome, representando o PSOL na disputa presidencial, ter recebido o voto de 1 milhão e 600 mil brasileiros nas eleições de outubro passado.

O governo Dilma, mesmo eleito com um discurso diferente, vem anunciando a aplicação do mesmo tipo de modelo econômico que levou o povo grego a esta situação de crise humanitária. O caminho trilhado pelo PT, de ceder aos interesses do capital, o levou a ceder cada vez mais e a ficar cada vez mais parecido com o PASOK grego. Ainda não perdeu os votos como o PASOK, mas vai perder. Lutamos para que aqui não cheguemos à mesma situação calamitosa da Grécia antes que o povo acredite que existe outro caminho que não o do ajuste, e que a esquerda radical, isto é, coerente, chegue ao poder.

O desafio para vocês agora é imenso. As pressões da Troika para que a Syriza aceite apenas mudanças superficiais serão intensas. Apostamos que a força do povo materializada nesta vitória contundente dê a vocês a determinação para não ceder. A esquerda radical do mundo inteiro acompanha esta experiência cheia de esperança. Será uma nova configuração na política européia e a possibilidade de uma nova política econômica que influenciará o mundo todo. Contem conosco para construir este novo caminho.

Um grande abraço,

Luciana Genro – PSOL/ Brasil.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 30/Jan/2015 às 09:35

    Candidato bom era o Aécio ... Marina ... Pastor Everaldo ...

    • Priscila Postado em 30/Jan/2015 às 11:50

      kkkkk! Não sei qual era pior entre Aécio, Marina, Pastor Everaldo e Fidelix... Só tem comédia nesta eleição... Por mais que a gente queira participar da política, fica difícil... O Horário eleitoral é outra comédia, temos que ficar assistindo os político falarem em poucos segundos frases decoradas e tirar conclusões de qual seria o ideal, fica difícil né? Eu votei na Luciana Genro sim! E votaria no Eduardo Jorge tbém... O que tem que acontecer de verdade é uma Reforma Política!

  2. eu daqui Postado em 30/Jan/2015 às 09:37

    Tomara que ela continue ridícula após chegar ao poder e não troque o trabalhismo socialista pelo vitimismo banditista.

  3. Heitor Postado em 30/Jan/2015 às 09:49

    A candidata com as melhores propostas e argumentos é considerada a mais ridícula por alguns, seguidores do Danilo ou afins tem mesmo deficiência cognitiva.

    • dafner Postado em 30/Jan/2015 às 10:08

      Perfeito Heitor!! Sem mais.

    • Roges Postado em 30/Jan/2015 às 10:50

      Fechei contigo!!!

    • Rodrigo Postado em 30/Jan/2015 às 11:38

      (Outro Rodrigo) Heitor, a fim de estabelecermos quem tinha melhores propostas, temos de partir de um processo objetivo, mas não subjetivo (claro que a completa objetividade, a completa imparcialidade, não são possíveis ao ser humano, então ao menos busquemos dela nos aproximar). Se, pois, você considera que ela tinha o melhor conjunto de propostas, outro poderá considerar que ela até tivesse boas propostas, boa intenção, mas o conjunto da obra não era satisfatório - exemplo: com mais reservas indígenas a produção agrícola aumentará (não há silogismo algum a decorrer de tais premissas). De outro lado o crítico desta ou daquela proposta ou do programa de governo como um todo, não necessariamente é adorador deste ou daquele candidato. Pode ter lamentado propostas de Dilma, ao que gostado de outras, não tendo que abraçar o conteúdo como um todo, a exemplo dos demais candidatos. Ou, como quase um terço da população, não ter visto em nenhum dos candidatos (seja por desinteresse, seja por efetiva constatação) um conjunto de propostas destinados à efetiva melhoria de um país, mas não apenas de manutenção ou retorno deste ou daquele grupo ao poder. Então, prezado, a fim de nos distanciarmos do maniqueísmo, do "nós e eles", do "coxinha x pastel de vento", busquemos a(s) razão(ões) que levaram o interlocutor a votar neste(a) ou naquele(a), sem pronta ridicularização, sem pronta desqualificação, ou seja, sem conceitos prévios, não fundamentados (claro, qualquer grupo político comporta seguidores, torcedores, que não aceitam um processo discursivo racional, um intento de discussão positiva podendo não ter êxito, mas então não se rebaixe ao nível alheio). Estejamos abertos ao diálogo, pois, a ver no outro um concidadão, mas não um inimigo. Busquemos a convivência das diferentes linhas de pensamento político e, então, abandonaremos a deficiência cognitiva, de auto e mútua aceitação, que eventualmente nos aflija.

      • Rodrigo Postado em 31/Jan/2015 às 08:48

        (Outro Rodrigo) Mario, uma pergunta: você é um pastel de vento? Nesse Fantástico Mundo de Bobby em que muitos insistem em viver, nessa ideologia "Power Ranger", em que um cidadão se assume como um "salgadinho", acha que é um herói com inimigos e vê no outro cidadão um outro "salgadinho", cidadania alguma é exercida - ao contrário, age-se como apaixonado torcedor organizado, este sendo o norte a ser repelido. Então, como eu disse, escolhamos o diálogo, mas não a cisão, a mútua ofensa. Busquemos ver no outro, pois, um concidadãos, igual em direitos e deveres. Muitos se surpreenderão com o resultado de diálogos, com o exercício de nossa capacidade comum de argumentação lógico-racional.

    • Priscila Postado em 30/Jan/2015 às 11:53

      O povo é manipulado pela mídia, então a maioria só pensa assim: Luciana é Comunista! nem sabem o que é comunismo, nem sabem porque não gostam de comunismo... Esses dias meu sogro falou o seguinte: Esse pessoal gosta mesmo de PT, eles acham bonito ensinar Comunismo na escola para as crianças e dizer que comunismo é legal... (Fingi que não ouvi, pq nem vale apena discutir com mentes fechadas assim).

      • Ricardo Postado em 30/Jan/2015 às 12:16

        Pois é priscila, também faço isso, as pessoas não sabem o que é o comunismo criam essa visão marginalizada dos ideias escrito por Marx, quando vejo um discurso proximo ao do seu sogro eu também fingo que não escutei.

      • Priscila Postado em 30/Jan/2015 às 12:43

        É duro ver tamanha ignorância e se sentir impotente. Pq mentes assim não vale apena discutir, eu já tentei, mas quando envolve familiar é pior ainda...

      • Priscila Postado em 02/Feb/2015 às 11:29

        Porém Nazismo e comunismo tem significados e ideologias bem diferentes...

  4. dafner Postado em 30/Jan/2015 às 10:06

    Sou fã dessa mulher, pena que o Brasileiro pobre e excluído ainda seja tão submisso e enganado pela imprensa burguesa, não procura a verdade. Os direitos individuais e sociais são fundamentais e por hora acredito de verdade na politica do PSOL, espero que o brasileiro consiga enxergar a luz, porque o partido que hoje está no poder é uma decepção, NÃO representa a verdadeira esquerda. A reforma política que hoje está em pauta é o início para um Brasil melhor.

    • Priscila Postado em 30/Jan/2015 às 11:56

      Concordo contigo! Vou votar nela novamente nas próximas eleições!

      • poliana Postado em 30/Jan/2015 às 18:31

        Priscila, acredito piamente q o marcelo freixo se torne o grande nome do partido em alguns anos e um forte presidenciável. Com certeza será o sucessor do pt na presidência da republica num fururo n tão distante. Ele precisa construir e trabalhar um pouco mais a sua imagem no cenário político nacional. Eh só uma questão de tempo, e o psol chegará a presidência da república.

    • Priscila Postado em 02/Feb/2015 às 11:26

      Tomara Poliana! Enquanto isso vamos lutando...

  5. Pedro Paulo Postado em 30/Jan/2015 às 10:52

    penso ser, Luis Guilherme, um banqueiro; do contrário não estou muito convicto do verdadeiro ridículo nesta estória...

    • CCPRZ Postado em 30/Jan/2015 às 18:07

      Luis Guilherme,pra ficar legal seu discurso, finalize seu pensamento com alguma frase do Lobão, Roger ou do Danilo Gentilli,, vocês pensam tão iguais. Sente orgulho disso? P.S. Estude pontuação, vírgula etc

  6. eduardo Postado em 30/Jan/2015 às 11:09

    Luciana induz comparaçao dela com Tsipras....Ja nao basta Aecio aparecendo só pra falar bobagem...!

  7. the devil inside Postado em 30/Jan/2015 às 11:50

    Se candidata você então na próxima eleição, vamos ver quantos votos ganha e o quão ridículo os eleitores o acharão.

  8. leonardo Postado em 30/Jan/2015 às 12:16

    O que seria o Syriza brasileiro uma Syria brasileira, um caos tomado por ciclovias pequenas em avenidas grandes e enormes em ruas pequenas estádios elefante cor de rosa pelo país o que mais senão gastar em tudo e no final falar ah eu vou abrir um poço pra ter água aqui no chão: o PT governa a Lua

  9. Jose Mauricio Postado em 30/Jan/2015 às 12:33

    Alguem avise a Luciana que o Syriza mesmo tendo ganho a eleição, teve de se aliar com um partido da direita pra poder governar. E que ela pare de ser tão auto marqueteira...

  10. Pedro Postado em 30/Jan/2015 às 12:47

    Querida Luciana!, frase vulgar, porém real "Nada como um dia após o outro", estamos juntos nesta luta contra essa corja de fascistas e fundamentalistas cristãos, que no momentos acham-se poderosos (sic).

  11. Douglas Postado em 30/Jan/2015 às 12:48

    Se trocarmos todos, "eu disse TODOS", esses candidatos por merdha, estaremos perdendo feio. Essa maluca ainda por cima, tem bostha na cabeça. Esse discurso dela é o mesmo do BARBA, pelo povo mas pro povo se fhoder, isso sim; enquanto faz discurso dentro de um apto de 500 mil, pura demagogia! OW PAÍS COMÉDIA, PQP!

  12. Ricardo Postado em 30/Jan/2015 às 12:49

    O comunismo e socialismo já fracassou há muito tempo, só quem não abriu os olhos não consegue ver isto

    • Eduardo Postado em 30/Jan/2015 às 13:50

      E o capital anda muito bem, ou seja o capitalismo é melhor mesmo, mas pra quem? Além dos banqueiros, deve ser bom pra vc tambem...so pode.

  13. Priscila Postado em 30/Jan/2015 às 12:55

    O modelo de comunismo que fracassou, não é o verdadeiro ideal comunista. Não se confunda!

  14. Walter Postado em 30/Jan/2015 às 13:37

    Brincadeira tem hora quem não lembra do senador Randolfe Rodrigues namorando o PSDB e o Aécio Neves em 2013 no Brasil não existe nenhum partido a altura SYRIZA DO PODEMOS ES E DA FRENTE AMPLA URUGUAI precisamos rever nossos lemas sobre a nova ordem política mundial.

  15. Açucena Postado em 30/Jan/2015 às 14:34

    Outro Rodrigo, seu posicionamento foi muito pertinente! Destaco meu apoio no momento em que você afirma que precisamos buscar o diálogo e acrescento, que as pessoas precisam parar de usar expressões discriminatórias tais como, "doente mental", "deficiente cognitivo", "idiota", "louco" etc. Pois, tais expressões foram construídas pela sociedade com o objetivo de reduzir as pessoas com deficiências e as que estão sofrimento psíquico à plena incapacidade e sem direitos sociais, aliás, há pouquíssimo tempo, essas pessoas nem eram consideradas seres humanos! Além disso, tais expressões ainda as culpabilizam por estarem no mundo dessa forma. Gente, quem é que escolhe ser deficiente? Quem é que escolhe ter uma crise epilética em pleno domingo de almoço com a família? Quem é que escolhe nascer com paralisia infantil? Ainda mais numa sociedade voltada para os aptos! O nosso país está como está porque as pessoas que deveriam se preocupar com "o próximo", com o futuro, com os direitos e com o bem-estar social não estão se preocupando. Como querem que quem esteja no poder se importe? Pensar num partido político, requer que se pense numa convivência coletiva! Falando em convivência coletiva, quantas pessoas cedem seu lugar no ônibus para um idoso ou para uma gestante? Quem cumprimenta um negro com um bom dia? Sejamos menos individualistas e superficiais!

    • Rodrigo Postado em 31/Jan/2015 às 08:52

      (Outro Rodrigo) Talvez, Açucena, seja mera decorrência do "efeito espelho", as pessoas vendo a si próprias no outro e não suportando a visão da realidade. Infelizmente escolhemos nos vermos como pessoas perfeitas e "o inferno são os outros". Obrigado pela intervenção. Abraços e bom fim de semana.

  16. JEAN Postado em 30/Jan/2015 às 14:52

    CARTA EMOCIONANTE, VIBRANTE!

  17. Aloisio Soares Senra Postado em 30/Jan/2015 às 15:07

    Tão ridícula quanto era o Enéas... e hoje muita gente chora por ele não poder mais disputar as eleições. Meu voto sempre foi dele, e sempre será dela. Só o PSOL pode mudar o Brasil.

  18. poliana Postado em 30/Jan/2015 às 18:22

    Ridículo eh vc por pensar isso da grande luciana genro. Percebe-se pela sua arrogância nata e antipatia, q bom pra vc eh o playboy cheirador e toda corja tucana!

  19. GabrielG Postado em 01/Feb/2015 às 02:27

    Ela pode ter boas intenções e lutar pelas bandeiras corretas, mas para mim, o comunismo vai continuar sendo sempre inaceitável e impraticável.

  20. Felipe Mello Postado em 01/Feb/2015 às 12:53

    Bom mesmo é o Aécio e a Dilma!

  21. Walter Postado em 02/Feb/2015 às 15:36

    Até parece com 8 votos no congresso até parece o SYRIZA.

  22. Bruno Postado em 02/Feb/2015 às 17:15

    Até gostaria que não precisássemos chegar na situação calamitosa da Grécia e do resto da Europa.Mas do jeito que o povo aqui acredita na mídia burguesa acho que só nesse ponto.A maioria das pessoas só percebem o problema depois de muito estrago.

  23. luis Postado em 02/Feb/2015 às 23:56

    Essa doidinha não bate bem das bolas.

  24. Pereira Postado em 03/Feb/2015 às 10:24

    Eca ! Isso aí sim é digna de nojo(se é que alguém entende o sentido dessa palavra) ! Eu já dividi um elevador e uma sessão em salão nobre com essa delinquente. Essa aí mora num palacete(posso fornecer o endereçeo se quiserem) e chama os outros de playboy.