André Falcão
Colunista
Compartilhar
Dilma Rousseff 07/Jan/2015 às 13:10
18
Comentários

A inveja não veste Prada

dilma rousseff posse 2015 roupa modelito

André Falcão*

Não consigo desvincular a figura da autoridade, da mulher nela investida, ou da roupa em que vestida. Aliás, não pactuo com a ridicularização da aparência do outro, antes sinto indisfarçável repugnância. Assim me ensinaram desde criança, assim cresci ouvindo. Se assim pensar não for moderno, nessa época em que velho conta tão pouco, e muitas mulheres, e homens, não respeitam sequer a si próprios, paciência.

Particularmente assisti à posse presidencial da candidata reeleita, e embora não seja conhecedor de moda, o que vi foi uma senhora de quase setenta anos de idade, já avó, e presidenta do meu país, que mais do que envergar uma faixa presidencial ou vestir uma roupa que pessoalmente me pareceu adequada, embora isto pouco importe, estava lá prestigiada por mais da metade do povo brasileiro, que nela depositou suas esperanças e convicções, além de referendar-lhe a aprovação ao mandato que findava, bem assim pelas mais importantes e representativas autoridades internacionais e nacionais.

Vi, principalmente, uma mulher já idosa sendo condecorada como a mais importante do meu país e da América Latina, e uma das mais do mundo inteiro. Vi uma senhora que poderia ser a minha mãe, ou a mãe de minha mulher, ou a mãe de qualquer amigo meu, ou a mãe da Paula, como de fato o é. Sob esse aspecto, isto apenas o que vi.

Leia aqui todos os textos de André Falcão

Como se tratava de uma mulher de quase setenta anos, mãe e avó, e então empossada presidente da república do Brasil, não poderia, ali, nutrir qualquer expectativa de que fosse me deparar com uma miss presidencial, ou malhadora compulsiva de academia de ginástica, ou consumidora contumaz de whey protein e outras coisitas do gênero. Sequer de uma mulher dentro do peso prescrito pela endocrinologista ou nutricionista de plantão. Esperava apenas que a presidenta em que depositei meu voto pela segunda vez estivesse vestida com respeito ao meu país e ao seu povo. E assim ela estava. Irretocavelmente. Como sempre.

Não ia tocar nesse assunto, nem vou citar aqui as “celebridades” de meia-pataca que comportando-se no nível rasteiro da sua (des)educação contribuíram para aprimorar aquel’outra, dos grosseiros e grosseiras do meu país. Mas resolvi escrever essas poucas linhas porque quando os vejo agir tão desrespeitosamente com uma senhora, fazendo coro ao discurso patético da inveja inescondível, vejo-me impregnado de um dos mais desconfortáveis sentimentos conhecidos pelo ser humano, donde urge regurgitá-lo: vergonha. Depois, sorrio.

*André Falcão é advogado e autor do Blog do André Falcão. Escreve semanalmente para Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 07/Jan/2015 às 13:28

    Acho que cada vez que os coxinhas e jornalixos do Pig visualizam as fotos de nossa presidenta, eles pegam uma tesoura na mesa e ficam passando na tela do computador querendo cortar a faixa! Assim como sugeriram as Urubólogas de Plantão da TV Globo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Chora tucanada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! PERDERAM!!!!!!

  2. Félix Postado em 07/Jan/2015 às 13:42

    São comentários de pessoas como Mirian Leitão que gostariam de ver o Aécio e sua esposa na posse. Então comentariam que nossa primeira dama se veste tão bem quanto Jacqueline Onassis vestia e que o presidente lembra John F. Kennedy.

    • testemunha binocular Postado em 08/Jan/2015 às 14:52

      Disse tudo, Félix ! Já insinuavam que ele seria um JFK, local !!! A verdade é que os dois não cabem na mesmo frase... Mas na cabecinha desses globais, tudo é possível...

  3. AQUINO Postado em 07/Jan/2015 às 14:22

    Vejo que esse povo não aprendeu com a derrota nas urnas. RATIFICO QUE OGRANDE JORNALISTA FALOU E ASSINO EMBAIXO. RESPEITO NÃO É PRA QUALQUER UM NÃO , E ELA TEVE SIM , DOS BRASILEIROS QUE A COLOCARAM NOVAMENTE NA PRESEDÊNCIA,AOS PERDEDORES , AS BATATAS.

  4. poliana Postado em 07/Jan/2015 às 14:49

    Perfeito andre falcão. Vc disse tudo! Tirou as palavras da minha boca! Bando de derrotados e amargurados q n aceitam a derrota do psdb nas urnas a 4 eleições! Coitados! Chegam a ser dignos de pena! N tendo mais o q fazer, apelaram pra roupa q a dilma estava usando na posse! Sequer comentáram o quão linda sua filha paula estava! Bando de derrotados invejosos! E que se preparem pra tomar ferro por pelo menos mais dois pleitos eleitorais!

    • poliana Postado em 07/Jan/2015 às 14:53

      Há* 4 eleições consecutivas*.

  5. ademar Postado em 07/Jan/2015 às 15:15

    Achei que a Presidente além de estar vestida adequadamente, também ,e a medida do possível, apresentou certa elegância, acho que as críticas as vestimentas são realmente despudoradas. Mas faço uma ressalva quanto ao peso da Presidente, nada haver com questões estéticas, mas de saúde, claramente Dilma está vários quilos acima do peso recomendado, seria de bom incentivo e pela saúde própria que fizesse um esforço de redução do peso , além do cargo importante que ocupa, seria de grande valia o exemplo a nação que comanda, e não pode se dar a desculpa que não tem tempo para cuidados para a saúde pela posição exerce, é o argumento mais usado por todos, se a Presidente não pode se cuidar o que dizermos do cidadão "comum".

    • poliana Postado em 07/Jan/2015 às 15:48

      Ademar, dilma admitiu, recentemente, q está fazendo dieta.

      • ademar Postado em 08/Jan/2015 às 18:11

        Pelo visto ainda não deu resultado...

      • poliana Postado em 08/Jan/2015 às 19:51

        Ademar, ela começou a dieta recentemente. Se tem um mes eh muito. E outra, vc acha q o metabolismo de uma senhora de 70 anos de idade eh o mesmo de uma menina de 20? Vc quer q dilm vire garota fitness? Ela esta com sobrepeso sim, mas ja esta cuidando da saúde.

  6. Rodrigo Postado em 07/Jan/2015 às 16:18

    (Outro Rodrigo) Realmente, havia esquecido do episódio contra Marina Silva, a "magrinha frágil", facilmente ridicularizada por sua aparência e vestimenta. Eu lembrei, sim, da campanha da companheira Marta Suplicy, em que perguntava, em tom jocoso e, quiçá, insinuando homossexualidade, se Kassab era casado e tinha filhos - logo na campanha de uma esquerdista sexóloga, aparentemente a sexualidade era levantada como se algo ofensivo fosse, como aparente meio de ataque eficiente. Ô, André Falcão, quando for comprar óleo de peroba para a cara de quem "zuou" Dilma, compre para todos os demais que "zuaram" Kassab e Marina, ok? P.S.: quase me passou despercebido, ainda, o "mulher idosa", sendo que há pouquíssimo tempo foi justificada a agressão a outra mulher idosa, pois esta seria tucana e poderia levar gravata e rasteira.

  7. clark Postado em 07/Jan/2015 às 16:23

    Concordo com você amigo. Mas acordar cedo e comandar um país de domingo a domingo não é fácil. Mesmo com equipe de especialistas à disposição acho isso impossível. Definitivamente um presidente de uma República não tem tempo para isso..infelizmente!

  8. Félix Postado em 08/Jan/2015 às 09:22

    Pode ter havido um comentário ou outro sobre a aparência da Marina mas o que dominou os comentários aqui foram assuntos como "Nova Política", aborto, etc. Você é que mais uma vez está sendo maldoso ao dizer que petistas criticavam a aparência da Marina aqui no PP. (me lembrei agora quando o Aécio encontrou a Marina no segundo turno e disse que ela estava bonita.... rsrsrsrs) A Mirian Leitão é uma Mãe Dinah de economia, a comentarista de moda é a Glorinha Kalil!!

    • poliana Postado em 08/Jan/2015 às 19:57

      Exato felix. Os comentarios gerais aki a respeito da marina silva durante a corrida presidencial, foi a respeito dos seus posicionamento políticos influenciados pelo seu fundamentalismo religioso, pelo fato de ela ser evangelica assembleana, e ter dado sinais cristalinos de q n respeitaria o estado laico. Mas nem temos pq falar mais sobre isso aki..sobre a aparencia dela, de fato, houve uma materia aki no pp, assim q começou o 2* turno e ela apoiou publicamente o aecio neves. Na ocasião, ela apareceu pela 1* vez de cabelo solto e o aecio disse q ela estava bonita. E isso repercutiu..mas fora essa questaum, em nenhum momento vi o pessoal aki detonando a marina silva por sua aparência e principalmente, por suas roupas!

  9. Cecilia Postado em 08/Jan/2015 às 12:55

    Criticar roupa: coisa de gente fútil que não tem argumento, que não sabe falar de mais nada. Deviam ir ler Caras.

    • poliana Postado em 08/Jan/2015 às 19:58

      Amargurado! Rabugento! Derrotado!e ainda voltou em dilma! Quem eh o hipócrita aki msmo?

  10. Roberto Pedroso Postado em 10/Jan/2015 às 11:02

    Criticar as vestimentas de uma chefe de estado é um comportamento ridículo e ordinário muito semelhante ao comportamento daqueles cretinos que proferiram impropérios contra a chefe de estado em na cerimonia de abertura dos jogos da Copa Do Mundo no Brasil(em Itaquera) pessoas desrespeitosas incivilizadas que envergonham a nação com um comportamento tão baixo,vil e ignorante,a vaia é um artificio legitimo de reprovação em uma cerimonia publica, agora ofensas pessoais isso já se configura em desrespeito desmedido pura ofensa, e parte da imprensa tenta seguir por essa mesma linha de ataques gratuitos.

  11. Tadeu Postado em 27/Jan/2015 às 22:08

    Putz, realmente tem um problema sério, que é petista entender matemática. Mais da metade do povo brasileiro votou Dilma ? E brancos, e nulos, aqueles que não confiaram em nosso sistema eleitoral e não se deram ao trabalho de sair de casa ? Refaçam as contas.