Redação Pragmatismo
Compartilhar
Europa 14/Jan/2015 às 17:58
11
Comentários

Imagem dos líderes em protesto na França foi montada

Fotos estampadas em jornais de todo o mundo sugeriram que líderes mundiais estavam à frente da marcha em Paris. Mas eles na verdade estavam em uma outra rua, isolados e protegidos por seguranças

líderes mundiais paris frança
Jornais venderam imagens como se líderes mundiais estivessem puxando manifestações. Foto, na verdade, foi montada (Pragmatismo Político)

Quem viu as fotos dos líderes mundiais estampadas nas capas de sites de notícias e jornais pode ter tido a impressão de que eles estavam à frente da gigantesca marcha que tomou conta das ruas de Paris neste domingo (11/01). Mas, na verdade, as fotos foram tiradas numa rua lateral, e os líderes estavam acompanhados de assessores e protegidos por seguranças. Encerrada a “sessão”, eles se retiraram do local.

Ainda que, nas redes sociais, muitas pessoas tenham mostrado indignação com “essa cínica manifestação de oportunismo”, como escreveu um usuário, provavelmente os líderes mundiais não quiseram deliberadamente enganar alguém – até porque a sessão de fotos foi acompanhada por centenas de pessoas e ocorreu num espaço público, à vista de todos.

A situação é fácil de entender: teria sido um pesadelo para os responsáveis garantir a segurança de líderes como François Hollande, David Cameron, Angela Merkel, Mahmud Abbas, Benjamin Netanyahu, entre muitos outros, se eles estivessem misturados a uma multidão de milhões de pessoas. O presidente do EUA, Barack Obama, justificou sua ausência com o trabalho que a sua participação daria às equipes de segurança em Paris.

Jornal de Israel apaga foto de líderes femininas

Outra polêmica envolvendo as fotos dos líderes foi promovida por um dos principais jornais ultraortodoxos de Israel. O jornal The Announcer (“HaMevaser”) apagou as imagens das líderes femininas que participaram do protesto em Paris.

Entre as mulheres que foram omitidas na fotografia estão a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, a primeira-ministra da Dinamarca, Helle Thorning-Schmidt, e a alta representante da União Europeia para Política Externa e Segurança, Federica Mogherini. Quem primeiramente notou a omissão foi o site de notícias israelense Walla (veja aqui as imagens, original e editada.)

Merkel é uma das ausências mais claras da edição. A chanceler alemã estava entre o presidente da França, François Hollande, e o presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas. Assim como Merkel, Hidalgo também estava na linha de frente da marcha e com um cachecol azul. Ela foi eleita no ano passado a primeira prefeita da história de Paris.

The Announcer foi acusado de manipular a imagem e foi criticado por desrespeitar a marcha a partir de uma edição sexista. O veículo foi fundado por Meir Porush, membro do Knesset (Parlamento de Israel), pelo partido conservador United Torah Judaism. Em partidos ultraortodoxos, as mulheres são proibidas de concorrerem ao Knesset e, em publicações do setor, imagens femininas são completamente banidas aos olhos públicos.

DW e Opera Mundi

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Jonas Schlesinger Postado em 15/Jan/2015 às 01:02

    Quero saber que se os EUA tiver uma presidente mulher, esse jornaleco vai omitir sua imagem? Duvideodó!

    • Marcos Gomes Postado em 15/Jan/2015 às 11:17

      Pensei a mesma coisa! concordo com você!

  2. Miguel Postado em 15/Jan/2015 às 01:51

    Medo de buceta.

  3. Thiago Teixeira Postado em 15/Jan/2015 às 07:29

    Será que eles vão até a Nigéria prestar suas comoções?

    • Renata Postado em 15/Jan/2015 às 11:12

      Não há necessidade. São pretos e pobres. Pretos e pobres não são gente , portanto, não causam comoção.

  4. jarau Postado em 15/Jan/2015 às 10:34

    Quando os judeus matarem crianças palestina e crianças que morem pelo mundo inteiro pela miséria da fome, estes caras de pau vão fazer passeatas.

  5. Simius Sapiens Postado em 15/Jan/2015 às 11:00

    https://simiussapiens.wordpress.com/2015/01/13/sorria-voce-esta-sendo-manipulado/

  6. Afonso Postado em 15/Jan/2015 às 11:04

    Se houve montagem da foto, houve também de imagem, pois vi na televisão com meus próprios olhos os presidentes caminhando em frente à multidão!

    • keli Postado em 15/Jan/2015 às 11:22

      Verdade Afonso ...

  7. leonardo Postado em 15/Jan/2015 às 12:06

    Alguém acha mesmo que os líderes mundiais iam se juntar ao povão ainda assim aja coragem poderia ter snipers de sobra !!!!

  8. Luiz Costa Postado em 16/Jan/2015 às 12:44

    Aonde está a superioridade do ocidente? A propaganda enganosa é o engodo da massa. Vendem uma imagem distorcida da realidade para que o povo (cego) acredite na união das nações. Liberté, égalité, de vez em quando, mas, fraternité, jamais.