Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mundo 19/Jan/2015 às 12:02
30
Comentários

Holanda repete Brasil e chama embaixador na Indonésia após fuzilamento

Assim como Dilma Rousseff, rei da Holanda se envolveu pessoalmente nos trâmites para tentar evitar a execução de um dos cinco estrangeiros fuzilados no sábado na Indonésia

pena de morte indonésia
Viaturas deixam prisão da Indonésia com corpos dos executados (divulgação)

O rei da Holanda, Willem-Alexander, se envolveu pessoalmente nos trâmites para tentar evitar a execução de Ang Kiem Soei – um dos cinco estrangeiros fuzilados no sábado (17/01) na Indonésia. O monarca conversou com o presidente indonésio, Joko Widodo, para pedir clemência para o cidadão holandês, sem sucesso. O mesmo procedimento foi adotado pela mandatária brasileira, Dilma Rousseff. Vietnã, Maláui e Nigéria não se pronunciaram a respeito da morte de seus cidadãos.

O primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, também entrou em contato com Widodo para interceder por Soei. O resultado foi classificado pela chancelaria holandesa como “trágico e muito decepcionante”.

Como resposta ao que considerou ser “uma inaceitável negação da dignidade humana e da integridade”, o ministro das Relações Exteriores da Holanda, Bert Koenders, disse neste domingo (18/01) que convocou o embaixador do país europeu na Indonésia, Nikolaos van Dam, para voltar a Amsterdã para consultas. O gesto, também realizado pelo governo brasileiro, indica um descontentamento com a política da indonésia e pode comprometer as relações bilaterais entre os países.

Em um comunicado divulgado hoje, Koenders ressaltou que o governo holandês fez tudo o “que foi possível” para evitar a execução, tendo realizado diversos contatos com o governo de Joko Widodo neste sentido.

“A Holanda continua a ser contra a pena de morte e a execução de prisioneiros. É um castigo cruel e desumano”, afirmou Koenders. Ele ressaltou ainda que o país seguirá com os esforços para combater a pena de morte na Indonésia e em todo o mundo”.

O governo brasileiro afirmou que execução de Marco Archer Cardoso Moreira cria “uma sombra” nas relações diplomáticas entre os países, como confirmou o chanceler do país, Mauro Vieira, em entrevista coletiva concedida ontem.

Opera Mundi

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. paulo Postado em 19/Jan/2015 às 13:24

    Que ilustre pensamento colega... nao é a toa que sao os paises baixos mais desenvolvidos. Vc tambem deve desconhecer os usos medicos do canabinol. Ja procurou ler?

  2. Denisbaldo Postado em 19/Jan/2015 às 13:29

    Não se abandona um filho, mesmo diante de um erro grave. Você abandonaria o seu?

    • [email protected] Postado em 19/Jan/2015 às 13:43

      Se ele fosse um traficante de drogas não pensaria duas vezes.

    • carlos Postado em 19/Jan/2015 às 14:30

      e se o seu filho fosse morto por um traficante de drogas? vc pensaria assim mesmo de coração, perdoaria o traficante?

    • Denisbaldo Postado em 19/Jan/2015 às 14:43

      E desde quando o fato de meu filho usar drogas é culpa do traficante. Foi o traficante que injetou a droga dentro do meu filho ou foi ele que dirigiu-se a tal pessoa, adquiriu a droga e a consumiu. Desde quando a morte de um viciado é culpa do traficante? Pelo seu raciocínio então quando alguém morre de cirrose a culpa é do dono do bar???

    • Denisbaldo Postado em 19/Jan/2015 às 14:45

      [email protected] , se isso nunca aconteceu com você, não diga o que faria. Ainda não vestiu os sapatos deles. Tudo muda em um situação destas.

  3. julia Postado em 19/Jan/2015 às 13:32

    pois é, mata-se um traficante e deixa um assassino ´preso por 10 anos, muy coerente

  4. mani Postado em 19/Jan/2015 às 13:45

    É mandamento da lei de Deus:'Não Matarás'.

    • Denisbaldo Postado em 19/Jan/2015 às 13:56

      Verdade absoluta, os 10 mandamentos são as principais leis de conduta que devemos seguir. Mas mesmos os ditos cristãos parecem não entendê-las direito. Eles abrem exceções a estas regras, exceções estas nunca proferidas por pessoas de bem. São expressões de ódio vindas de suas almas enganadas por um poder sujo, arrogante, nefasto e inverídico.

      • Denisbaldo Postado em 19/Jan/2015 às 13:59

        Qualquer tipo de ódio não é verdadeiro. É egocêntrico e não está em sintonia com as leis do universo. Odeiem o próximo e odeiem a si mesmos.

  5. Luiz Postado em 19/Jan/2015 às 13:47

    A questão não é essa. A questão é: desde quando a morte de pessoas pelo estado resolveu ou melhorou o problema das drogas no mundo? Me desculpem os recalcados, mas fazem mais de 40 anos que se mata em nome da guerra às drogas e até hoje eu não vi diminuírem os índices de consumo e o volume de vendas. Até quando hein?

    • Rafael Postado em 19/Jan/2015 às 14:05

      É exatamente isso! Um tanto de gente que realmente acredita que matando traficantes vão combater as drogas, quando na verdade é a informação, o conhecimento sobre as drogas que pode prevenir o seu consumo. E mesmo assim, uma característica intrínseca do ser humano é a curiosidade, a vontade de experimentar. O consumo das drogas nos acompanha desde os primórdios da humanidade. Não será agora, e dessa forma, que isso irá acabar.

    • Denisbaldo Postado em 19/Jan/2015 às 14:07

      A única razão para a guerra às drogas é a produção de mais armas. Por que os EUA com sua super tecnologia não destrói todas as plantações de cocaína na América do Sul??? Eles possuem satélites poderosíssimos para monitorar tal tarefa. A droga gera trilhões de dólares de lucro e ainda constrói um povo burro e inofensivo para ser controlado. OS EUA CONSOMEM 50% DA COCAÍNA PRODUZIDA NO MUNDO. Acordem para a realidade, VOCÊ ESTÃO SENDO CONTROLADOS!

  6. Alice Postado em 19/Jan/2015 às 14:03

    Nossa, esses PTralhas holandeses, defensores de bandido, por isso não vai pra frente, pena de morte, era TRA-FI-CAN-TE!

    • Denisbaldo Postado em 19/Jan/2015 às 14:10

      Verdade, a Holanda é um país terrível, sem futuro. Só para seu conhecimento, eles estão desativando presídios por falta de bandidos. Talvez você possa se candidatar a morar em um deles, afinal mentalidade de assassina você já tem.

      • Maurício Postado em 19/Jan/2015 às 19:24

        Ótimo Denisbaldo. Essa Alice parece uma idiota de fato.

      • Alice Postado em 20/Jan/2015 às 11:45

        Acho que todos vocês poderiam começar a reconhecer ironia aushauasu! PT na Holanda? Comassim? Relaxa galera, foi um comentário irônico, talvez se eu colocar aspas da próxima vez... Se bem que fiz o comentário desse jeito em outra página e as pessoas entenderam, talvez seja uma limitação das pessoas daqui mesmo.

    • Liss Postado em 19/Jan/2015 às 14:27

      E o que vc diz do Aécio Neves e o helicóptero portanto uma quantidade exorbitante de cocaína? Pena de morte para ele também, né?? Nos poupe de sua hipocrisia.

    • Thiago Teixeira Postado em 19/Jan/2015 às 14:43

      E ai Alice? E no caso do Helicóptero do pó?

  7. natalia Postado em 19/Jan/2015 às 14:08

    a holanda tem um dos menores índices de uso de drogas, inclusive maconha, que é liberado o consumo apenas dentro dos coffee shops... não sou a favor das drogas, nem do tráfico, mas não acredito que a morte de alguém seja uma evolução na luta contra o tráfico, bem pelo contrário...

  8. Thiago Teixeira Postado em 19/Jan/2015 às 14:16

    É complicado, se o governo filipino cede, gera um descontentamento interno e de seus eleitores (diiiiiiiizem que os filipinos aprovam as penas severas para traficantes), se ignora os chefes de estados ... pode sofrer depreciações nas relações internacionais. Não sei se o primeiro ministro tomou a decisão correta, mas eu no lugar dele, faria e mesma coisa.

  9. Henrique Postado em 19/Jan/2015 às 14:17

    Numa época de relativismo cultural,é estranho que se espantem com costumes antigos que continuam até hoje,como a pena de morte.Alias,também é estranho a reação da diplomacia brasileira e holandesa afetando indignação moral e querendo estremecer as relações entre os países,quando um dos dogmas do relativismo cultural(ideologia dominante nos respectivos países)é precisamente o respeito à costumes de todas as sociedades e culturas sem nenhum pré-conceito.

  10. lukas Postado em 19/Jan/2015 às 14:17

    Holanda tem umas das menores taxas de consumo de maconha da Europa. O fato de ser liberado não tem nada a ver com o nível de coinsumo do país. É uma política de governo.

  11. pablo Postado em 19/Jan/2015 às 14:41

    Brasil já quer bagunçar as leis da Indonésia, aprende Brasil leis são feitas para serem cumpridas e não discutidas. I love Indonésia.

  12. Leonardo Postado em 19/Jan/2015 às 15:11

    Menos de 5% da população holandesa fuma maconha, a legalização foi o principal fator que fez diminuir os índices anteriores de 13% da população. Procure se informar antes de destilar sua ignorância.

  13. Lúcia Helena Postado em 19/Jan/2015 às 15:20

    Desumanos como esses Luizes e Alices que fazem do Brasil, um povo acéfalo!

  14. Walter Postado em 19/Jan/2015 às 15:36

    As Sherazades da vida tem razão pois geralmemte são cristãos são brancos são cultos e defendem a pena capital a qualquer custo inclusive a da presidente pena que na Holanda e na Austrália não exista veículos de comunicações tão bem direcionados como no Brasil é uma pena.

  15. Jonas Schlesinger Postado em 19/Jan/2015 às 15:39

    Não falem bobagens! Essa história de que na Indonésia a lei funciona é conversa pra boi dormir. Lá tem mais corrupção na política do que aqui no Brasil. Lá um assassino passa 2 anos na cadeia e é liberado, lá eles pedem clemência a uma assassina lá da Arábia Saudita; lá a lei é tão seletiva quanto aqui. Lá os criminosos mandam e desmandam. Por isso eu não dou parabéns às leis de lá.

  16. Igor Postado em 20/Jan/2015 às 10:12

    Eu vi muita gente defendendo pena de morte para Aécio Neves por conta do episódio do helicóptero carregando cocaína. Entre comentários imbuídos de ódio no facebook, em sites como pragmatismo, revista forum, carta capital, criaram até um desses eventos no facebook defendendo que Aécio seja julgado na Indonésia. Lamentável. Eu não entendo como as pessoas conseguem chegar a um nível tão baixo... Reflitam, pessoas. Esse é o tipo de pensamento que queremos para a nossa esquerda no Brasil?

    • Thiago Teixeira Postado em 20/Jan/2015 às 10:48

      Larga a mão de ser desonesto cara, desde quando pedem pena de morte ao Aécio em sites de esquerda? Eu nunca vi, o que lemos é uma discussão de ideologia, criticas e tudo mais, em sites de direita sim, querem a presidenta e o ex-presidente Lula mortos. O ódio está nesses sites e na grande mídia diariamente e ao vivo em TV ABERTA, onde desejam a classe pobre morta, fuzilada e todos os petistas na cadeia. Comentários no face? Quer que montemos uma estatísticas de quantas mensagens pejorativas existe dos dois lados? Menos cara, por favor.