Redação Pragmatismo
Compartilhar
São Paulo 15/Jan/2015 às 16:19
120
Comentários

E se a água realmente acabar em São Paulo?

Água deve acabar e colapso acarretará em êxodo urbano em São Paulo, garantem especialistas. Problema ainda não foi tratado com realismo por parte da mídia e das autoridades

sistema cantareira água são paulo

De olho no Tempo e na Meteorologia

A mais grave crise de abastecimento de água potável no estado de São Paulo e principalmente na Região Metropolitana, ainda não foi tratada com realismo por parte da mídia e das autoridades.

Até agora o que se viu e ouviu sobre o nível dos reservatórios, não retrata a verdadeira “guerra civil” que se aproxima nos meses seguintes, garantem especialistas.

volume sistema cantareira são paulo

Desde o segundo semestre de 2013, a irregularidade de precipitação atrelada ao consumo excessivo, à péssima malha de distribuição de água e a falta de investimento por parte do governo levou a uma redução muito drástica do nível dos principais reservatórios que abastecem as regiões de Campinas, Itu e São Paulo.

O maior destaque dado pela mídia, o Sistema Cantareira, que já não possui mais capacidade natural de armazenamento de água, está agonizando com sua segunda reserva técnica sendo retirada e com data para acabar.

nível armazenamento cantareira são paulo

Nesta segunda-feira (05), o nível de armazenamento do conjunto de represas do Cantareira atingiu apenas 7% da capacidade máxima, levando-se em consideração a segunda cota do “volume morto”. Em maio de 2014 foram acrescidos 182,5 bilhões de litros de água da reserva técnica e que já estão acabando.

O governo do estado de São Paulo, que expôs ao mundo a falta de gerenciamento para com o bem mais importante que existe para a sobrevivência de qualquer espécie, segue a linha de raciocínio acreditando sempre que dias melhores virão e que a água da chuva voltará a encher os reservatórios e que ao final tudo acabará bem novamente.

A visão é duramente criticada por geólogos, hidrólogos e pesquisadores ligados ao campo hídrico, econômico, ambiental e político.

De acordo com Pedro Côrtes, geólogo e professor de gestão ambiental da Universidade de São Paulo (USP), a situação vivida pela população ao longo do ano de 2014 ainda não foi dramática.

Estamos no começo da crise. O pior ainda não aconteceu”, acrescentou o pesquisador.

O déficit de precipitação de mais de mil milímetros atrelado ao esquecimento no investimento por parte do governo deve gerar ao longo de 2015, marcas jamais vividas na história recente de qualquer cidadão brasileiro, garantem os pesquisadores.

cantareira são paulo 2013 2014

Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) mostraram que ao longo de 2013, a precipitação acumulada, principalmente entre a Região Metropolitana de São Paulo e o nordeste do estado, na divisa com Minas Gerais, onde estão as seis represas do Sistema Cantareira, oscilou entre 1.300 e 1.500 milímetros. Já em 2014, o acumulado variou em média entre 900 e 1.100 milímetros. Algumas estações não computaram nem 700 milímetros de chuva ao longo de todo o ano.

sistema cantareira são paulo 2001 2002

Cenários largamente mais preocupantes que a crise hídrica e energética (ano de racionamento de energia elétrica e de água potável) adotado pelos governos entre 2001 e 2002, quando choveu de forma bem mais distribuída que agora em 2013 e 2014.

Se somadas as deficiências de precipitação dos últimos cinco anos, a região encontra-se mais de necessária, precisando de ao mínimo, mil milímetros de precipitação.

A cidade de São Paulo, principalmente, deve entrar em colapso total até o final de 2015, onde moradores não terão água para beber, indústrias promoverão a demissão em massa, pela falta de água na produção das mercadorias e a migração de famílias inteiras para outras regiões será única e exclusivamente em função da inexistência de água. Esse é o cenário mais otimista alertado com muita antecedência pelos pesquisadores.

O comércio, a indústria e os moradores residentes em São Paulo, bem como a área metropolitana, sentirão não apenas no bolso, mas no método de sobrevivência, tamanha ingerência política.

Os pesquisadores, que já haviam indicado a possibilidade ainda em 2013, agora cravam a certeza de que teremos um êxodo urbano, ou seja, a população migrando da cidade grande para o interior devido, exclusivamente, à falta de água potável para a sua sobrevivência e também pela demissão em massa e a crise econômica que ela irá alavancar.

A mídia e o governo não mostraram ainda a gravidade que se aproxima com a extinção da água potável dos principais reservatórios, o que não significa que em anos seguintes, o armazenamento não seja recuperado. Cabe a população agilizar suas tarefas e gerir a pouca água que resta. Mesmo que chova o dobro do que foi perdido nos últimos dois anos, as represas demorariam, pelo menos cinco anos, para recompor o que foi perdido.

São Paulo está à beira do colapso, mas como sempre, acreditamos em dias melhores, ou na chuva que cairá. E isso terá um preço muito alto a ser pago por todos.

Não existe milagre, mas sim planejamento. E planejamento é o que menos fizeram nos últimos anos para com a água de São Paulo.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 15/Jan/2015 às 16:46

    É culpa do PT.

    • Danylson Rodrigues Postado em 15/Jan/2015 às 22:02

      kkkkkk o PT subornou São Pedro pra prejudicar os "santos" do PSDB... Culpem o PT, racionem água, rezem e chorem o quanto quiserem, quero ver mudarem a natureza. Faz-se oportuno lembrar uma frase sempre usada pelo Greenpeace: “Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” O fluxo de chuvas do centro sul é controlado pela amazônia, mas disseram por aí que tudo bem, o primeiro mundo devorou as florestas deles por dinheiro e se deram bem, podemos fazer o mesmo, qual o problema né verdade? Vão aprendendo aí: https://www.youtube.com/watch?v=RsUD8CTDdAw https://www.youtube.com/watch?v=mwQc3DnG7xc

    • Roger Postado em 16/Jan/2015 às 10:45

      Vai tomar no seu c.

      • Thiago Teixeira Postado em 16/Jan/2015 às 11:31

        Não acredita? Houve um mensalão chefiado pelo Genoíno e Dirceu para pagar aos caciques das tribos de Ubatuba a pararem de fazer a dança da chuva. Com dinheiro de caixa 2 e obras superfaturadas da Copa, durante a noite, o Haddad encheu mais de 30 mil garrafas PETs por dia, e todas eles estão da na casa do Filho do Lula.

    • Terra Postado em 16/Jan/2015 às 14:32

      Voces votam no governador que nao faz nada do PSDB e a culpa e do PT!!!!! E voce estava morando no pais das maravilhas ate 2002!!!! Com certeza pois o sapatinho na janela pra o papai noel tambem! Hilarious! O mundo se fudendo economicamente e a culpa e do PT!!!

      • MARLENE Postado em 17/Jan/2015 às 17:02

        OS ELEITORES DO PSDB FUDERAM SÃO PAULO...

    • Tchekowski Postado em 16/Jan/2015 às 16:16

      Então os tucanos venderam a água e seus lucros foram sendo divididos entre os novos donos. Por duas décadas não investiram nenhum centavo. Em contrapartida ao enchimento dos seus bolsos, houve o esvaziamento das represas. Pobre povo paulista. Talvez convivendo com a pior seca de sua história eles aprendam a votar como os nordestinos.

      • MARLENE Postado em 17/Jan/2015 às 17:03

        FOI ISSO MESMO QUE ACONTECEU DESDE 2013...

    • Jonas Schlesinger Postado em 16/Jan/2015 às 18:35

      kkkkk Thiago Teixeira mal interpretado, aí é de matar! Seus burros! Leiam mais PP e vejam nos comentários anteriores que ele apoia o PT. Bando de analfabetos que tiraram 0 no Enem!

      • Rosali Cantlin Postado em 17/Jan/2015 às 06:49

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! Tem gente que acredita mesmo. Não entendem nem quando o cara desenha. Hilário!

      • MARLENE Postado em 17/Jan/2015 às 17:05

        GRANDE VERDADE...SÃO ESTES QUE ZERARAM NO ENEM....DESENHA PRA ELES...

    • Rosali Cantlin Postado em 17/Jan/2015 às 06:46

      Po, car, você faz uma ironia dessas aqui nesseespaço onde o povo acredita em tudo que se escreve, vão pensar que é verdade e vão querer te matar. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

    • MARLENE Postado em 17/Jan/2015 às 16:55

      DEMENTE...O PT É QUEM ESTÁ COBRINDO O ROMBO DE PSDB...PELA FALTA DO NÃO INVESTIMENTO HÍDRICO...VÁ ESTUDAR E LER SEU VAGABUNDO...

      • Thiago Teixeira Postado em 19/Jan/2015 às 10:51

        Dilma bombeou as águas do sistema Cantareira para Cuba. Fora PT!!!!!!! kkkkkkkkk (Pô Marlene, já ouviu falar em figuras de linguagem? Ironia? Pelo Amor ...).

    • MARLENE Postado em 17/Jan/2015 às 16:58

      VC SIM É UM INÚTIL SEU BASTARDO...VIAJE...VÁ VER A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO QUE NÃO FOI FEITA EM 500 ANOS DE HISTÓRIA...QUE IRÁ BENEFICIAR NORTE E NORDESTE...SE INFORME INUTILIDADE BASTARDA...

    • MARLENE Postado em 17/Jan/2015 às 17:00

      SIM, FOI O PT QUEM EMPRESTOU 3 BILHÕES PARA COBRIR O ROMBO E DESVIO DO PSDB...

    • pedro Postado em 18/Jan/2015 às 01:01

      vc deve até relinchar , isso é um problema de má gestão do GOVERNO de SP ou seja PSDB...

    • Jacqueline Postado em 19/Jan/2015 às 05:24

      De nada adianta sua postura infantil, quando todos sabem que a responsabilidade é do governo estadual. Eu fico impressionada com a capacidade de falar besteiras que certos paulistas tem. Como se falando este tipo de asneira, o culpado é o PT, exorciza o fracasso retumbante do PSDB em planejar e de fato, gerir o suprimento de água para a populacao de SP. E pelo que percebo, NENHUMA nova atitude está sendo tomada...apesar da anunciacao diária de que neste ano Sao Paulo definitivamente nao terá mais água!

    • Fernando Postado em 19/Jan/2015 às 11:53

      Com toda certeza, São paulo carrega esse país nas costas, e o governo federal fica com toda o dinheiro de São Paulo, e ainda vem esses analfabetos funcionais defender esse partido de ladrões e falar de um transposição que era pra ter sido terminada em 2012 e já acumolou um rombo de trilhões nos cofre publicos.

    • maria Postado em 20/Jan/2015 às 21:30

      Colega, até onde eu sei... Alckmin é, sempre foi e sempre será do PSDB. São Paulo sempre foit gerido pelo PSDB. PT fez muita merda, mas perai... São paulo tá fora do mapa petista.

  2. José Ferreira Postado em 15/Jan/2015 às 17:10

    Migração de famílias inteiras para outras regiões será única e exclusivamente em função da inexistência de água??? A reportagem está exagerando um pouco, não? Se bem que seria até bom, pois temos gente demais aqui em São Paulo.

    • Adalberto Postado em 16/Jan/2015 às 17:10

      Um colapso total de água não afastaria apenas as pessoas, mas principalmente as indústrias que dependem de muita água. Aí seria o colapso econômico da cidade de São Paulo e como efeito dominó uma crise geral no Brasil.

      • poliana Postado em 16/Jan/2015 às 23:02

        E de quem eh a culpa por toda essa catástrofe, hein adalberto???

  3. Pereira Postado em 15/Jan/2015 às 17:23

    O PT roubou a água da chuva do reservatório cantarera do PSDB. Quando chove na cidade de são paulo o PT de Hadad retém a água nas ruas...hehehehe essa esquerda não se entende mesmo hehehe

    • Félix Postado em 16/Jan/2015 às 10:13

      Parece que quem não se entendi aqui são os coxinhas. Troca uma ideia com o dibabaca de cima porque tá difícil tanta asneira.

    • MARLENE Postado em 17/Jan/2015 às 17:09

      SEU INÚTIL......VÁ ESTUDAR...

  4. José Ferreira Postado em 15/Jan/2015 às 17:35

    O PT tem muitos motivos para ser criticado, mas as críticas devem ter fundamento. Xingamento não é crítica.

  5. Jose Postado em 15/Jan/2015 às 17:47

    20 anos de PSDB e aí está o resultado. Os paulistas estão na fase de negação, culpam o PT por todos os problemas, logo essa fase passa e vem o desespero pela incapacidade de admitir que errou. O Brasil inteiro sabia que Alckminn era a pior escolha, mas os paulistas o elegeram em primeiro turno, não foi por falta de aviso, agora o Brasil lava as mãos.

    • Fabio Hideki Postado em 15/Jan/2015 às 21:16

      E "Fora PT", diria um típico classe média paulista.

    • Fabio Hideki Postado em 15/Jan/2015 às 21:19

      Quem assina esse artigo ? Acho pertinente, mas já não foi publicado aqui ?

    • José Carlos Postado em 16/Jan/2015 às 11:23

      Contribuindo com sua matéria, antes das eleições, o PIG "Partido da Imprensa Golpista" não divulgava nada sobre a seca paulista, após a eleição de Alkimin, já garantida no 1° turno, começaram a falar sobre o assunto, antes não havia a possibilidade de acontecer a tragédia, hoje, anunciada, agora sim!!

      • MARLENE Postado em 17/Jan/2015 às 17:12

        FOI EXATAMENTE ISTO QUE ACONTECEU JOSE CARLOS...

    • Rosali Cantlin Postado em 17/Jan/2015 às 06:55

      O Brasil lava as mãos e São Paulo não lava nem os pés porque não tem água. Tá na hora da gente declarar a tal "independência" que os coxinhas tanto pediram. Que fiquem sozinhos com seu fedor.

      • MARLENE Postado em 17/Jan/2015 às 17:13

        ALIENAÇÃO NÃO TEM CONSERTO NÃO ROSALI...

    • MARLENE Postado em 17/Jan/2015 às 17:10

      OS INUTEIS NÃO TEM PARA ONDE CORRER JOSE....MAS NÃO PODEM VOLTAR ATRAS...

  6. Salomon Postado em 15/Jan/2015 às 18:00

    Afinal, quem são os "bovinos"?

    • Rosali Cantlin Postado em 17/Jan/2015 às 06:57

      Os bovinos somos "nós". Eles são os suínos, kkkkkkkkk!

  7. Jonas Schlesinger Postado em 15/Jan/2015 às 18:24

    que bela notícia. Assim os vagabundos de sampa aprendem a viver na seca. Reclamam tanto que aqui no Nordeste é terra de lampião. Olha só a terra rachada.

    • Denisbaldo Postado em 15/Jan/2015 às 19:37

      Os vagabundos de sampa são responsáveis por 1/3 do PIB do país, maior do que o PIB da Argentina. Imagina então se não fossemos vagabndos. Se exste algo que repudio é um merda imbecil meter o pau em outro Estado do Brasil. Somos tods importantes, mas infelizmente somente alguns pensam assim aqui. Nunca critiquei outro Esyafo do Brasil e nunca farei isso. Sint muit por voce seu coxinha bostnha.

      • Jonas Schlesinger Postado em 16/Jan/2015 às 01:57

        Idiota recalcado. Se a carapuça serviu pode ficar com ela, com SP e teu governador pata choca que fez merda nessa porcaria. Só espero que falte água em sp por mais 500 anos pra um dia vc e tua gangue beber areia.

      • Jonas Schlesinger Postado em 16/Jan/2015 às 02:09

        Andando com os pés descalços na terra rachada. Pedindo água como no deserto de Lut (saara é um oásis). SP sem água... se fosse novela da globo eu voltava a assistir a Globo. Seria uma obra prima como está sendo na vida real. Hehehe #fodam-seaíqueeuassistodaqui

      • Denisbaldo Postado em 17/Jan/2015 às 23:05

        Seu trouxa. Nem sabe fazer contas direito. O maior produtor de alimentos do Brasil é SP, se isso acontecer a inflação explode. Só um babaca pode torcer contra seu próprio povo. Você é tão insignificante em seus argumentos... argumentos??? Hahahaha, tadinho, volta pro berço. O seu comentário mostra o seu nível intelectual.

      • Denisbaldo Postado em 17/Jan/2015 às 23:10

        Outra coisa otário. Pega leve nos comentários senão nós paulistas voltamos aí pra dar outro pau em vocês. Pelo jeito a sova que tomaram no passado deixou sequelas. Fica piano playboyzinho sulista.

      • Jonas Schlesinger Postado em 18/Jan/2015 às 17:47

        Cala a boca pedaço de merda. Vc é um daqueles que não vale o que o meu gato caga. Contenha-se na sua arrogância, no seu complexo de querer ser maior do que os outros. Essa tua mente suja impede que vc tenha apreço pelos menos favorecidos. Tem certeza que tu és um "esquerdinha"? Na certa vc deve ter concordado com o que a Silvia Pilz falou e, se tivesse sido televisionado, assistido a execução do brasileiro comendo pipoca e torcendo pra que a morte dele tivesse sido dolorosa e lenta. Como já disse DENISBALDE, contenha-se na sua franguisse, seu frango de sampa!

      • Jonas Schlesinger Postado em 18/Jan/2015 às 18:13

        Só mais uma coisa, otário denisbalde, vc n tem moral nenhuma pra dizer o que eu posso ou não falar nos comentários pq vc fala do bosta do mesmo jeito. Se vc se acha diferente de todos aqui do pp, sinto muito. E o sistema Cantareira tá cheio? To vendo água ali não, só um rastro de lama ali e outra aqui. Será que vão puxar água de outras represas em outros estados? Não duvido nada que vocês consigam sugar água dos outros... mas se faltar eu tenho certeza que vc, otário denisbalde, vai levar um balde e pegar água. Pq a porcaria do teu gov, cagou o pau. Não foi vc que disse que o rio iipiranga foi o lugar da independência? Pois vai lá e pega água, ou no tietê que é bem pertinho daí. A não ser q vc more 'pertim' do palácio dos bandeirantes, por isso n tá faltando água aí no teu covil.

    • MARLENE Postado em 17/Jan/2015 às 17:14

      OS ELEITORES DO PSDB MERECEM ISSO E UM POUCO MAIS...

  8. Denisbaldo Postado em 15/Jan/2015 às 19:30

    A verdade é que a cidade de SP é totalmente deficiente em infraestrutura geral. Escoamento de águas pluviais, eletricidade, água tratada, mobilidade urbana, segurança, etc, etc, etc. E agora está tudo descambando de uma vez só. Séculos de incompetência, corrupção, mal planejamento esão finalmente dando um resultado catastrófico. E o pior é que se SP quebrar, o Brasil quebra junto. Bem vindos a uma nova era, em que todas as merdas antes feitas estão sortindo um resultado tremendo.

    • Samael Postado em 15/Jan/2015 às 23:41

      Denisbaldo, é muito fácil culpar o pt o psdb ou qualquer um, acontece q ninguém no Brasil inteiro pensou em sustentabilidade, des do tempo em q as ruas eram projetadas para passagem de carros de boi e pequenas populações, reestruturação completa de São Paulo e todos outros estados deve começar "ontem", abastecimento de água de algumas cidades do interior de SP funcionan como no século 17. Isto está além de partidos e está mais próximo de cada um de nós.

      • MARLENE Postado em 17/Jan/2015 às 17:19

        SIM, NÃO É SÓ O ESTADO DE SÃO PAULO QUE ESTÁ SENDO QUEBRADO, É O BRASIL...E QUEM IMPULSIONOU ESTA QUEBRADEIRA???OS ELEITORES DO PSDB...

    • José Carlos Postado em 16/Jan/2015 às 11:42

      Não desejo a seca ao povo paulistano, mas arrogância a parte não, a maior cidade industrial dos EUA, se não me engano era Michigan, é só assistir documentário de Michael Moore, hoje é um cidade deserta, mesmo assim, o país norte americano continua uma potência! Apesar de não apreciar suas investidas em outros paises!!

      • Denisbaldo Postado em 17/Jan/2015 às 23:18

        Michigan é um estado pra começo de conversa. Em segundo lugar, a cidade que faliu é Flint e não Detroit que ainda é muito importante. Em terceiro lugar, aconteceu nos EUA. A sua comparação demonstra a seca de informações do seu cérebro. Continuem torcendo contra Sampa, enquanto isso trabalhamos. Só uma coisa, até agora não faltou uma gota de água na minha casa, para tristeza de muitos aqui.

      • poliana Postado em 18/Jan/2015 às 00:27

        veremos até qdo vc terá água em sua casa, querido!!!!

      • Denisbaldo Postado em 18/Jan/2015 às 16:18

        PRA SAMPA FICAR SECA IGUAL À SUA TERRA VAI DEMORAR UNS 50 ANOS. ACORDA MINHA FILHA, VAI FAZER UMAS CONTAS. E TEM OUTRA, FALTANDO ÁGUA AQUI VAI FALTAR COMIDA PRA VOCES TAMBÉM. A LOCOMOTIVA PARA, O RESTO ENTÃO...XIIIII...

      • poliana Postado em 18/Jan/2015 às 19:27

        Tá tão desequilibrado pela falta d água q tá até berrando com a capslock! Kkkkkkkkk...qto sesequilíbrio!!! Saiba q na minha terra, nunca faltou água querido. Akina minha cidade estamos muito bem obrigado!!! Nada q aconteça nessa merda do seu estado, nos afeta aki! Vai cuidar dos nervos pq vc esta visivelmente desequilibrado.a caixa alta lhe entrega! Calma, calma q vc ainda tem um tikinho de agua na torneira...a fonte so vai secar por completo entre março e junho! Boa sorte seu fedido..kkkkkkkkkk

  9. KARINA BB Postado em 15/Jan/2015 às 20:10

    ACREDITEM 53% DOS BOVINOS PAULISTAS,CULPAM DILMA E HADADD PELA SECA EM SP

    • Mateus Postado em 16/Jan/2015 às 09:26

      kkkkkkkkkkkkkkk

      • MARLENE Postado em 17/Jan/2015 às 17:21

        O QUE FALTA PARA ESTE BANDO DE ALIENADOS DESINFORMADOS, É UM BOM LIVRO DE HISTÓRIA UNIVERSAL E DO BRASIL...

  10. Samael Postado em 15/Jan/2015 às 21:10

    O PT matou o Kenny!!!

    • Grey Postado em 16/Jan/2015 às 04:53

      Seus bastardos!!!

      • poliana Postado em 16/Jan/2015 às 14:42

        Kkkkkkkkkkkkkkkk

  11. Danylson Rodrigues Postado em 15/Jan/2015 às 22:13

    Porque diabos o pragmatismo político não libera meus comentários? Isso aqui tá pior que a FSP... Gzuis...

    • ingrid Postado em 15/Jan/2015 às 23:00

      Estou com você, não costumo ofender ninguém ou usar palavrões mesmo assim de cada 10 comentários que escrevo aqui pelo menos uns 8 não são liberados.

      • Félix Postado em 16/Jan/2015 às 10:26

        Nossa, tenho medo do que vocês comentam e o PP não libera. Deve ser tão novo, tão esplêndido! Muito mais contundente do que todos os coxinhas já postaram aqui. Se o PP publicasse, a Dilma voluntariamente pediria para o Aécio assumir. Vocês são uma piada!

      • Rosali Cantlin Postado em 17/Jan/2015 às 07:03

        Os meus nunca foram e eu nunca falei um palavrão sequer. A culpa é do PT. KKKKKKKKKKKKKKKKK! (Será que vão liberar este?)

    • Terra Postado em 16/Jan/2015 às 14:35

      E verdade, eu tambem nao sei nem sei se essa vc vai ler

      • MARLENE Postado em 17/Jan/2015 às 17:23

        DESCI O PAU EM TODOS OS ELEITORES DO PSDB...VAMOS VER SE OS MEUS COMENTÁRIOS SERÃO LIBERADOS...

  12. Samael Postado em 15/Jan/2015 às 23:28

    Danylson e Ingrid... Vai ver é culpa do PT, ou vc entra no PRONATEC pra aprender a sintetizar os 10 em 1 comentário

  13. poliana Postado em 16/Jan/2015 às 01:41

    São paulo sem água!? Êxodo da população??? Kkkkkkkkkk...talking about karma!!! Aguardemos as cenas dos próximos capítulos!!!!!!rsrsrs

    • Denisbaldo Postado em 17/Jan/2015 às 23:21

      Êxodo da sua população. Vão fazer o caminho de volta, para onde nunca tiveram oportunidade de sobrevivência. O Karma é de vocês.

      • poliana Postado em 18/Jan/2015 às 00:29

        só nosso? tem certeza!!!!??? e aí, conseguiu tomar banho hj seu paulistano arrogante????? com o perdão da redundância!

  14. Pereira Postado em 16/Jan/2015 às 08:31

    De quem será a culpa quando chove demais e a água inunda bairros pobres da cidade de são paulo ? aí vale culpar a natureza ?

  15. Pereira Postado em 16/Jan/2015 às 08:33

    PT e PSDB 2 partidos de esquerdas mais inúteis que o anjo da guarda da família Kennedy.

  16. Pereira Postado em 16/Jan/2015 às 08:37

    Depois das administrações de Luiza erundina, marta suplicy , gilberto kassab e agora hadad todos ligados às esquerdas continua, a penúria do povo pobre com as chuvas. Parece uma contradição, mas as esquerdas conseguem fazer isso : Se chove demais inunda e ferra o povo; se falta chuva dá seca e ferra o povo. Se a esquerda assumir a administração do deserto do saara faltará areia e se pegar a administração do deserto do atacama inundará.

    • Fabio Postado em 16/Jan/2015 às 13:50

      Todos citados foram (e Hadad é) prefeito. A responsabilidade de abastecimento e escoamento da água é do governo estadual.

    • poliana Postado em 16/Jan/2015 às 19:16

      Claro...todo esses q vc citou são culpados pela falta d' água em sp. Eu tenho certeza q 20 anos de governo tucano frente a gestão do estado n tem absolutamente nada a ver com essa situação!! Ahhh, e o psdb eh um partido de esquerda sim!!! Kkkkk..sempre cômico ouvir vc insistir nesse discurso pereira!

  17. Salomon Postado em 16/Jan/2015 às 09:03

    Está escrito no livro sagrado: "Haverá choro e ranger de dentes".

    • Rosali Cantlin Postado em 17/Jan/2015 às 07:07

      Demorou... daqui a pouco vão citar o Corão, kkkkkkk!

  18. NILTON BR Postado em 16/Jan/2015 às 10:29

    Gráficos elaborados com os registros históricos de precipitações pluviométricas permitem prever a ocorrência de chuvas intensas ou estiagens prolongadas com antecedência de vários anos. Graças ao acesso privilegiado que têm a essas informações, os gestores de águas podem alertar as autoridades da região onde foram coletadas com tempo hábil para tomarem providências no sentido de minimizar os efeitos do excesso de água ou de sua falta. Caberia perguntar aos executivos das autarquias que administram as águas desde quando tinham conhecimento da estiagem que hoje afeta a vida de milhões de paulistanos, e indagar quais medidas tomaram para evitar a atual situação de calamidade pública, quando o uso do volume morto das represas e o racionamento de água por rodízio de bairros tem o efeito de ações meramente paliativas.

    • Fabio Postado em 16/Jan/2015 às 14:02

      Esses estudos não são tão precisos. Primeiro, porque as medições de chuva começaram a menos de 100 anos. Geologicamente é um tempo ínfimo para uma análise bem detalhada. Isso sem falar, que a Terra sofreu e sofre modificações ao longo de sua história. Quem sabe estamos entrando num longo período de estiagem, que não foi estudado nem previsto nas análises históricas já realizadas. Basta ver as altíssimas temperaturas que estão ocorrendo no Brasil (recordes históricos sendo quebrados), mesmo considerando que estamos no verão. É claro, que isso não exime de culpa o governo estadual, por não ter investido no abastecimento de água, pois nenhum governo deve trabalhar com uma margem tão pequena de reserva de água.

      • MARLENE Postado em 17/Jan/2015 às 17:32

        CONCORDO INTEIRAMENTE COM VC FABIO....

    • MARLENE Postado em 17/Jan/2015 às 17:30

      NILTON COMO DISCUTIR COM A COMPETÊNCIA DELES??? NÃO É BEM ISSO QUE DIZEM? PT INCOMPETENTE E PSDB COMPETENTE!!! SÓ QUE NÃO É ISSO QUE ACONTECE. MAL TERMINOU AS ELEIÇÕES E LÁ FOI O PICOLÉ DE CHUCHU, DE CHAPÉU NA MÃO, DEMONSTRANDO SUA INCOMPETÊNCIA...QUER MAIS???

  19. Pereira Postado em 16/Jan/2015 às 10:54

    A esquerda consegue ferrar os pobres com chuva ou a falta de chuva. É Sensacional !!!! heheheh

    • MARLENE Postado em 17/Jan/2015 às 17:34

      IMBECIL...VÁ SE INFORMAR...TIROU 0 NO ENEM???

  20. Renan Postado em 16/Jan/2015 às 11:14

    E o quê a direita fez anteriormente, Pereira?

    • Thiago Teixeira Postado em 16/Jan/2015 às 11:24

      Simples Renan, restringia a malha de distribuição de água apenas para o Jardins! Conclusão? Sobrava água!

    • MARLENE Postado em 17/Jan/2015 às 17:35

      DESTRUIU O BRASIL...

  21. Pereira Postado em 16/Jan/2015 às 11:47

    Quem privilegia os ricos é a esquerda, ou vocês acham que rico é afetado pela falta d'água ou pelo excesso de chuvas ?

  22. Walter Postado em 16/Jan/2015 às 12:02

    O Franco Montoro o Mario Covas o José Serra o Geraldo e o FHC são filiados ao PT desde 1983 o Aécio Neves o Antonio Anastasia governadores de Minas também , Minas Gerais esta secando por falta de cuidados com meio ambiente veja os eucaliptos para queima de carvão vegetal é fácil por a culpa no PT.

  23. Salomon Postado em 16/Jan/2015 às 16:03

    Daí à pouco os fascistas vão dizer que a culpa é dos bovinos que desperdiçam água. Fora nordestinos. E tome multa nessa cambada.

    • poliana Postado em 16/Jan/2015 às 19:07

      Daki a pouco salomon?! Eles já dizem isso há tempos!!!!!!! Coitados! Volume esgoto define essa gente arrogante!!!! Baita lição de vida!!!!

      • Denisbaldo Postado em 17/Jan/2015 às 23:24

        Como você é burra. Vai faltar água na casa dos pobres, e não dos ricos. E você sabe quem são os mais pobres em Sampa. Os Nordestinos! Baita lição de vida naqueles que sempre sofreram no Brasil E você acha lindo ver os pobres se ferrarem. SUA COXINHA!!!

      • poliana Postado em 18/Jan/2015 às 00:30

        cala boca volume esgoto!!! esgoto é a sua cara, a sua definição, seu merda!!!!!aproveita enqto ainda tem um 'tikinho' de água em sua torneira! logo mais a fonte seca por completo viu seu idiota!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • Denisbaldo Postado em 18/Jan/2015 às 16:11

        ESSA DOEU HEIM COXINHA. VOCÊ TEM UMA MENTALIDADE DE BURGUESA E PAGA AQUI DE ESQUERDINHA. VÁ RACIOCINAR UM POUCO. PRA SAMPA FICAR RUIM COMO VOCÊ DESEJA AINDA VAI DEMORAR MUITO TEMPO, E MUITOS NORDESTINOS MORRERÃO PRIMEIRO. OU VOCÊ ACHA QUE VAI FALTAR ÁGUA NA AVENIDA PAULISTA??? JUMENTINHA POLIANA! IH HÓ!

      • Jonas Schlesinger Postado em 18/Jan/2015 às 17:58

        Que fedor é esse? (Eu não sou, já tomei 3 banhos hj)

      • poliana Postado em 18/Jan/2015 às 19:32

        olha como ela tá nervosinha gente!!!!! agora deu pra berrar com o teclado!!! pra q a capslock filhinha?! tá desesperadinha com a falta d´agua em sampa!!!??? kkkkkkkkkkk...o fedor da sua boca fétida está vindo aki!!! pelo vusto nem tá tendo mais água pra tomar um bom banho né??!!tem pra pelo menos escovar os dentes???? shiiiii...tá fedendo aki seu merda!!!!! a paulistinha da denisbalda tá nervosinha!!!! ui q medoooooooo!!!! vai ficar sem água...vai ficar sem água!!! kkkkkkkkkkk

      • poliana Postado em 18/Jan/2015 às 20:31

        a denisbalda tá revoltadinha hein!!!??? olha o desequilíbrio escancarado com a caixa alta!!!!kkkkkkkkkkkk...tá fedendo viu neném...o odor fétido de sua boca e de seu corpo pela falta d' água está vindo aki!!! conseguiu tomar banho hj? escovou os dentinhos? aproveitas q entre março e junho a fonte seca e nem isso vc vai consguir fazer!!boa sorte denisbalda!! vou assistir a sua desgraçade camarote!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkk

      • poliana Postado em 18/Jan/2015 às 20:36

        visto*

  24. Priscila Postado em 16/Jan/2015 às 16:47

    Quanta asneiras nestes comentários... O Assunto é sério! Colocar a culpa não muda os fatos. Os paulistas precisam ir para as ruas exigir providências. Tudo bem que uma boa parte dos paulistas são culpados por votarem num Governador duvidoso como Alckmin, mas temos que focar na natureza, nos animais e nos seres humanos que serão prejudicados. São Paulo faz parte do Brasil e o Brasil é nosso país! Aliás, toda a população deve protestar! A água está acabando lá, logo será em outros estados e assim sucessivamente... Cadê o espírito de união dos brasileiros? Vamos deixar a opção política de lado e nos unir!

    • Rosali Cantlin Postado em 17/Jan/2015 às 07:26

      Pricila, concordo inteiramente com você, mas a lei do Karma é também coletiva. São Paulo inteiro está pagando pela a grande maioria dos paulistas, que vêm pouco do resto do país a tempos. Desprezam Rio, Minas e todo o Nordeste. Chama-os de bovinos e pede independência, porque se acham melhores que todos. ´E muita arrogância para um estado só. Quem vai querer se unir a São Paulo agora? E se o Nordeste quiser se unir, será que aceitam? "What goes around comes around", "aqui se faz e aqui se paga".

      • luis Postado em 17/Jan/2015 às 09:40

        Nesse caso, ficará provado que São Paulo é infinitamente superior ao resto do país. Pois, apesar de FALAR mal dos outros estados (e acho que isso deve ser mais forte na capital, pois aqui no interior nunca vi gente fazendo isso) o nosso estado CONTRIBUI com a união e ACOLHE gente do Brasil e do mundo todo. Se resto do Brasil se recusar a ajudar São Paulo agora, serão um bando de ingratos e hipócritas e o Karma se virará contra o o país de forma muito mais violenta. As pessoas desse site tem que parar de viver num mundinho de sonho e ver que são as ações concretas que contam, não o fato de fazer uma piadinha ou ter uma opinião diferente da do PT.

      • poliana Postado em 17/Jan/2015 às 11:55

        Oi?! São paulo "ACOLHE" pessoas do brasil inteiro? Kkkkkkk...qto cinismo! Quem vê assim pensa q eh um estado maravilhoso, de pessoas super acolhedoras, que recebem os nordestinos, por exemplo, com os braços abertos! Qto cinismo!! Agora vc quer q os outros estados façam o q? Enviem carros pipas pra vcs? Quer q mandemos milhares de garrafas pet cheias de água pra vcs pelo sedex?! Agora se virem meu caro luis. Aprendar a lidar com a lei do retorno! Sintam o q o bravo povo nordestino, historicamente, sente na pele...vou ficar aki assistindo de camarote, sp e os paulistas e paulistanos caíren em disgraça! Q bela lição a vida está dando a vcs! Espero q com isso vcs aprendam a respeitar e a entender com humildade e humanidade, a natureza e a necessidade do êxodo do povo nordestino. Mas whatever...a lei do retorno eh infalível!

      • luis Postado em 17/Jan/2015 às 12:16

        Poliana, São Paulo tem a maior colônia japonesa do mundo. Pra não falar de italianos, colombianos, coreanos, portugueses, chineses, sírios, etc. Você está falando de uma elite paulista (ou seja da cidade de São Paulo, porque no interior não é assim) mínima. Que eu saiba, o maior defeito do meu estado é insistir em votar no PSDB. Francamente, não sei o que o Brasil poderia fazer por São Paulo num momento desses, pois não entendo nada disso, mas é ÓBVIO que a União tem o dever de nos ajudar. Se o governo federal não ajudar, é o caso de aí sim se separar do Brasil. Lógico que isso não vai acontecer porque o governo não é psicopata como alguns de seus eleitores.

      • luis Postado em 17/Jan/2015 às 15:04

        Oi poliana. o pragmatismo censurou minha resposta não sei porque... eu disse basicamente que vem gente do mundo todo pra São Paulo (inclusive é a maior colônia japonesa do mundo) e que é só uma pequena elite que é xenófoba, enquanto o povo não é tão fascista assim. Disse também que é obrigação do Estado nos ajudar, visto que obviamente fazemos parte da nação também, né? Enfim, diferentemente do você, espero que ninguém passe fome e sede, incluindo coxinhas e empadinhas. Aproveite que você tem bastante água aí e tome um copinho de água com açúcar antes de comentar...

      • luis Postado em 17/Jan/2015 às 15:27

        agora puseram minhas duas respostas e eu fiquei parecendo um maluco hauahauahua

      • poliana Postado em 17/Jan/2015 às 16:42

        Kkkkkk..quem manda ser afobado e n esperar o site publicar o post!? Aí depois falam q o pp tá censurando. Rsrsrs. Tô calminha luis, calmíssima. Usa o exemplo dos italianos e japoneses eh fácil...mas direcionei meus comentários ao povo nordestino. N eh só a elite daí q nos desprezam não, a classe média tb, em sua maioria. N tente minimizar essa questão agora se fazendo de legal e com um discurso de são paulo, terra acolhedora! Chega a ser ridículo. Incrível como o q um momento de extrema fragilidade o ser humano vira um anjinho...hahaha..agora aceitem a esmola do governo federal, aquele mesmo q vcs tanto odeiam!! Hahaha..humilhante! E continuem votando no psdb! Vcs se merecem!

      • poliana Postado em 17/Jan/2015 às 16:45

        "Se o gov federal n ajudar, aí sim vcs tem q se separar do resto do brasil"!? Kkkkkkkkkkk...pára tudo q eu ri alto agora!!! Certamente vc nunca ouviu falar na constituição federal né? Tentaí q eu vou assistir de camarote vcs querendo se tornar um estado independente! Kkkkkkkkkkk...

      • luis Postado em 17/Jan/2015 às 17:33

        Como eu disse poliana, felizmente o governo federal não é formado por psicopatas como você...

      • MARLENE Postado em 17/Jan/2015 às 17:43

        A CULPA É DOS BOVINOS QUE VOTARAM NO PSDB...NÃO QUERIAM FODER SÓ SÃO PAULO, QUERIAM FODER O BRASIL TODO COM AÉCIO, QUE ACABOU COM AS ÁGUAS DE MG, O PICOLÉ COM AS ÁGUAS DE SÃO PAULO E NO PARANÁ ESTÁ O REPRESENTANTE DESSES FASCISTAS COBRANDO O PEDÁGIO MAIS CARO DO BRASIL, FORA OS DEPUTADOS DO PARANÁ QUE VOTARAM CONTRA A REDUÇÃO DO IPVA, EM 50%...QUER MAIS???

      • poliana Postado em 17/Jan/2015 às 18:28

        Luis, vc apóia o movimento separatista e a psicopata sou eu? Entaum tá...

      • luis Postado em 17/Jan/2015 às 18:37

        "Se o governo federal não ajudar, é o caso de aí sim se separar do Brasil. Lógico que isso não vai acontecer porque o governo não é psicopata como alguns de seus eleitores." A palavra "SE" indica um fato que depende de algo. Traduzindo minhas duas frases: é improvável que o governo federal não ajude São Paulo nessa hora, porém caso não o faça, o governo terá o dever moral de zelar pelo seu povo do jeito que achar necessário, mesmo que isso signifique romper com o resto da nação. Quem acha que um estado inteiro deve sofrer seca somente por não simpatizar com uma parcela de sua população demonstra não ter empatia. De novo: não acho que São Paulo deva se separar do país. Isso seria uma burrice gigantesca (se bem que nosso governador parece gostar muito de fazer burrices das mais desastrosas). Por favor, se for pra responder colocando palavras na minha boca, nem se dê ao trabalho. Grato.

    • Roberto Pedroso Postado em 31/Jan/2015 às 10:08

      Concordo com a senhora Priscila de fato uma questão tão séria quanto delicada que deveria ser analisada com seriedade mas o que vemos é o debate degringolar para uma discussão infrutífera repleta de ofensas de todos os lados,nestes momentos de crise e mobilização é que nossa sociedade demonstra o quanto ela é dividida em classes e como que os preconceitos (inclusive regionais)formam uma base conceitual de nossas estruturas sociais, até mesmo pessoas que eu acreditava serem moderadas apelaram para ofensas e agressões ao comentarem este tópico tão importante e, querendo ou não este problema levantado, poderá vir a afetar todos os brasileiros direta ou indiretamente,percebo que cada vez mais pessoas educadas se afastam das redes sociais e fóruns de discussão na internet,por conta do comportamento de indivíduos que preferem as ofensas e detrimento do debate de ideias, pensarei mais vezes antes de comentar qualquer coisa pois vejo que uma opinião mais contundente ou incisiva poderá ensejar uma série de ofensas e agressões verbais sem sentido e disparatada.

  25. Salomon Postado em 16/Jan/2015 às 18:13

    Quando a cabeça não pensa o corpo padece. Política é coisa séria. Muito séria. Seriíssima, aliás. Os resultados das escolhas irresponsáveis estão sendo colhidos depois de duas décadas. Num regime democrático não há espaço para neutralidades. Os paulista, arrogantemente, anos a fio, fizeram pouco caso do resto do país. Recentemente postularam a separação da Federação. Diziam que sustentavam estados vagabundos. O Estado Elite chamava mineiros, cariocas e nordestinos de bovinos. Isso tudo sem nenhum constrangimento. Agora lhes faltam o mínimo básico como água, luz, segurança, saúde, transporte, etc. Só não lhes falta emprego por causa da política econômica do governo federal. Mais alguns anos e elegerão outro tucano. Minhas condolências e meus sentimentos.

  26. MARLENE Postado em 17/Jan/2015 às 19:17

    Agora, uma análise mais coerente e analítica, o PT e a Presidente Dilma me representam e ela é uma guerreira. Escolheu um lado, assim como milhares de militantes petistas fizeram, em prol de um Brasil para todos. Nós, militantes, amamos o Brasil e lutamos contra as desigualdades sociais. Quanto as despesas para comparecer a Posse da Presidente, que tanto acusam o Partido, eu estive lá, tenho fotos do meu comparecimento, fui sozinha, paguei meu pacote de passagem aérea e hotel, por seis dias, tenho como comprovar com os recibos. A militância petista não precisa de esmolas, é esclarecida e luta contra pessoas extremistas como encontramos por aqui. Que querem um Brasil para poucos e não para a maioria, pessoas desinformadas, que querem manter a exclusão. Conheci, na Posse, militantes de todas as partes do Brasil, alegres e felizes na democracia que estes desinformados acham que não existe. Tanto existe que eles podem escrever as barbaridades que escreveram e votar neste Partido Político Corrupto, que é o PSDB. Aécio destruiu MG; Alckimin está destruindo São Paulo e Richa o Paraná, querem destruir o Brasil e ainda falam mal da Presidente, sem conseguir distinguir os poderes. Gostaria de ver suas manifestações durante a ditadura Militar, que nem certos livros poderiam entrar no Brasil. Nós, petistas, somos esclarecidos, felizes, e acreditamos em uma política de reformas e mudanças na sociedade colonizada. Temos estudo, trabalho, moradias, boa alimentação, carros, boas roupas e dinheiro para laser e viagens internas ou externas, pois lutamos, como todos os trabalhadores brasileiros por nossas conquistas individuais, num sistema econômico desigual. A Direita manteve o aspecto colonizador durante 500 anos. Vocês não acham que a direita teve tempo de sobra para fazer as devidas mudanças? Vocês já se perguntaram por que não foram feitas? As desigualdades sociais só se aprofundaram. Já se perguntou que finalidade teve o saldo das privatizações, da ERA FHC, de empresas adquiridas com verbas públicas? Procuraram saber por que não ocorreu investimentos em obras prioritárias para a população como moradias, transportes - México e Brasil, começaram ao mesmo tempo, seus projetos, na construção dos metrôs. Enquanto a Cidade do México construiu 300 kms , a Cidade de São Paulo construiu apenas 80 Kms. Foi desvio das verbas públicas tal atraso? Além de serviços públicos, saúde - mesmo cobrando o imposto bancário - , e educação, que foi sucateada. No governo PT, em 12 anos, tem obras por todo o Brasil, em pleno desenvolvimento, fora a transposição das águas do Rio São Francisco, para suprir os Estados do Norte e Nordeste. E São Paulo? Como está com o problema do racionamento, que foi omitido pelos corruptos do PSDB, com a manipulação da Mídia conservadora e golpista. A Sabesp foi privatizada e se investiu em ações, no mercado externo, para lucrar e não na expansão hídrica. Quanto a AESEletropaulo, que foi privatizada por FHC, não está preocupada com investimentos, mas sim, em seus lucros, pois, foi dividida e o governo ainda tem metade das ações. Quando sua parte quebrar, seus lucros estarão garantidos. Eles vendem a parte sucateada e quando estiver tudo saneado, se privatiza novamente. Estamos pagando um preço muito alto pelo ódio que alienou grande parte da população desinformada, que apenas repete os jargões da Mídia Golpista, sem se informar com o aprofundamento dos fatos. Estamos vivendo uma triste realidade em nossa cidade, por ter eleito um desviador de verbas corrupto, em primeiro turno. Foi passado um cheque em branco para este mau caráter, que enganou todos os seus eleitores, que ainda o defedem. Fora todos os aumentos que estão em movimento como IPTU, IPVA, Tarifas do Transporte Urbano - mais as multas que pagamos e a 'fábrica' dos pedágios - em parceria com as Prefeituras. E, o pior, só citam o Prefeito do PT e a Dilma por todas as mazelas que está acontecendo, completamente alienados e fora da realidade dos fatos. Por falta de conhecimento histórico e desinformação coletiva, a população e até certos conhecedores de cargos e funções confundem as funções dos cargos de Presidente, Governador e Prefeito, em suas obrigações políticas. Portanto, se aprofundem, faça leituras alternativas, compare, reflita e tire suas próprias conclusões para não continuar alienado e ter certeza das suas escolhas políticas. Não estou escrevendo para tentar mudar modo de pensar de quem quer que seja. O instinto humanitário e Amor ao próximo, de forma consciente, são naturais e nascem com o indívíduo e ele só vai se aprofundar, por toda sua vida, no seu crescimento pessoal e intelectual. Só fiquei indignada em ler tantos disparates ignorantes e desinformados. "SEM MEDO DE SER FELIZ"!!! Boa Sorte a Todos!

    • Vinicius Postado em 18/Jan/2015 às 23:28

      Me representa também! Lula 2018!

    • Vinicius Postado em 18/Jan/2015 às 23:52

      Esse pessoal do "fora Dilma " são só pessoas egoístas e "adestradas" pela mídia golpista, infelizmente até pessoas que tiveram benefícios com o governo do PT fica com essas atitudes, não falo que quem teve benefícios tem que votar no PT,mas tem que ter coerência. Lembro pouca coisa do governo FHC pois ainda era criança na época, porém eu procuro informações, leio, e cheguei a conclusão que o governo do PT mudou bastante o Brasil, a oportunidade do ensino superior aumentou com Prouni, diminuição dos juros do FIES, expansão das universidades públicas , houve expansão da classe C, diminuição da miséria, desenvolvimento da região nordeste e norte. Nessas questões entra muito a mesquinharia ,arrogância e egoísmo, pessoas que se incomoda porque um pobre pode fazer faculdade e etc, essas coisas são muito revoltantes. Mas a forma de mudar isso é com Educação e Sabedoria, fazem com que as pessoas tenham suas próprias idéias, sem se levar pela mídia golpista e interesseira.

  27. jarau Postado em 18/Jan/2015 às 22:47

    Marlene, aqui em Porto Alegre, no meu bairro tem um menina que esta gravida, o pai é um petista. há, anda um comentário aqui no bairro que comeram um coxinha e é alguém do PT, os tal terroristas franceses, os comentários de que eles são filiados do PT. Aqui no RS. tem cidades que estão de baixo de agua, é culta de um petista que abriu as barragens.

  28. Priscila Postado em 19/Jan/2015 às 12:09

    Nossa Jarau... da onde vc tirou isso? Esses comentários doidos são alucinações de anti-petistas! Não caia nessa!!!

  29. Flávio Postado em 19/Jan/2015 às 15:03

    Não expôs apenas ao mundo a falta de gerenciamento de um estado, mas, sobretudo, a falta de inteligência da elite paulista que o elegeu.

  30. fernando Postado em 20/Jan/2015 às 16:55

    E agora, a populacao revoltada vao invadir as casas dos politicos responsaveis e "tomar a agua deles"? Independente do partido, aparelham o governo e cargos tecnicos apenas com politicos. Vemos agora a qdte de politicos q perderam eleicao encontrando uma boquinha, seja no gov municipal, estadual ou federal. E estes q decidem..

  31. Joao Postado em 30/Dec/2015 às 09:48

    Lendo esta reportagem só tenho uma coisa a dizer: Que baita gafe de quem publicou esta matéria, hein?!