Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 28/Jan/2015 às 17:57
48
Comentários

Após sofrer racismo, capitã da seleção de vôlei desabafa: "basta de ódio"

Torcedor que ofereceu bananas e chamou Fabiana de macaca foi levado à delegacia. Capitã da seleção brasileira de vôlei divulgou um desabafo em suas redes sociais

fabiana racismo vôlei
Fabiana, capitã da seleção brasileira de vôlei, foi mais uma vítima de racismo (divulgação)

A central Fabiana Claudino, do Sesi-SP e da seleção brasileira, acusou um torcedor de racismo na partida contra o Minas, na última terça-feira, pela Superliga feminina. Segundo a atleta, um homem a chamou de “macaca” e perguntou se ela “queria banana”.

O caso aconteceu no ginásio do Minas, em Belo Horizonte. Ainda de acordo com Fabiana, a equipe mineira retirou o torcedor das arquibancadas e o encaminhou à delegacia.

Em suas redes sociais, a capitã da seleção brasileira, que é mineira, desabafou e exigiu o fim das manifestações de ódio e da intolerância.

Ontem, durante o jogo contra o Minas, um senhor disparava uma metralhadora de insultos racistas em minha direção. Era ‘macaca quer banana’, ‘macaca joga banana’, entre outras ofensas. Esse tipo de ignorância me atingiu especialmente porque meus familiares estavam assistindo a partida. Ele foi prontamente retirado do ginásio pela direção do Minas Tênis Clube e encaminhado à delegacia. Agradeço a atitude do Minas, em não ser conivente com esse absurdo“, relatou.

Refleti muito sobre divulgar ou não, mas penso que falar sobre o racismo ajuda a colocar em discussão o mundo em que vivemos e queremos para nossos filhos. Eu não preciso ser respeitada por ser bicampeã olímpica ou por títulos que conquistei, isso é besteira! Eu exijo respeito por ser Fabiana Marcelino Claudino, cidadã, um ser humano. A realidade me mostra que não fui a primeira e nem serei a última a sofrer atos racistas, mas jamais poderia me omitir. Não cabe mais tolerarmos preconceitos em pleno século XXI“, prosseguiu.

A esse senhor, lamento profundamente que ache que as chicotadas que nossos antepassados levaram há séculos, não serviriam hoje para que nunca mais um negro se subjugue à mão pesada de qualquer outra cor de pele. Basta de ódio! Chega de intolerância!“, finalizou.

com agências e ESPN

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. jarau Postado em 28/Jan/2015 às 18:30

    Fabiana, esta porcaria de pessoas não representa a raça humana, ele deve ser um grande analfabeto, sua família devem sentir vergonha. Será que a globo vai dar manchete ou vai esconder este hipócrita. Fabiana você e uma estrela que veio para brilhar e ninguém apagara seu brilho.

    • Paulo Postado em 29/Jan/2015 às 03:26

      analfabeto? o que tem haver o fato de nao saber ler com o racismo? JArau vc justifica um preconceito com outro preconceito. Vergonha de vc!

  2. Priscila Postado em 28/Jan/2015 às 18:36

    Espero que esse otario seja preso e reflita por muito tempo seus atos.

  3. Rafael Postado em 28/Jan/2015 às 18:57

    Acabar como? Alguém já foi preso por racismo neste país? Tem lei! Por que não se cumpre a lei? Isso é estímulo para que os sociopatas se sintam a vontade para fazerem o que bem entendem.

    • eu daqui Postado em 29/Jan/2015 às 10:57

      Se ser racista é ser sociopata então somos toda uma espécie de sociopatas. Não que justifique nenhum tipo de agressão nem cerceamento gratuito. Mas achar que só caucasianos (ou quase) é que tem o subconsciente impregnado de racismo é dizer que só caucasianos são humanos.

  4. José Luiz Schmidt Postado em 28/Jan/2015 às 18:59

    Uhu FABIANA!!! Me representa sim! Muito amada, super linda!

  5. Jonas Schlesinger Postado em 28/Jan/2015 às 19:08

    Quanta hipocrisia...

    • Thiago Teixeira Postado em 29/Jan/2015 às 10:24

      Porque o cara não foi chamar o Anderson Silva de Macaco? Jamais se ofende uma mulher, independente das circunstâncias.

      • eu daqui Postado em 29/Jan/2015 às 10:53

        Tem umas que merecem, viu mino? Mas não por serem negras. E nem por serem brancas. Ou vc pensa que só existe mau caratismo onde há tetosterona?

    • Faro Postado em 29/Jan/2015 às 11:07

      Explique onde está vendohipócrita,Jonas Schlesinger.

      • Jonas Schlesinger Postado em 30/Jan/2015 às 02:31

        Criança, n estou criticando a Fabiana. Estou criticando o homem. Ele é o hipócrita. Vou mandar pra tua casa via sedex uma escultura com tudo q eu tô dizendo. Até pq desenhar n ta mais adiantando.

    • Jonas Schlesinger Postado em 30/Jan/2015 às 02:29

      Vou mandar um quadro com pintura a óleo para a casa dos três que me responderam. Lá vai tá pintado uma ironia bem grande. Vai tá meu sobrenome lá. Que tal, oriundos de escolas públicas?

  6. Grilim Postado em 28/Jan/2015 às 19:45

    O cara falar isso de uma gata dessa . . .Fabi, fica comigo gata!

  7. Guilherme Postado em 28/Jan/2015 às 20:00

    Como alguns, ele será enquadrado no crime de injúria racial, cuja pena é de 1 a 3 anos de reclusão e multa.

  8. Omas sensato Postado em 28/Jan/2015 às 20:03

    Fabiane agiu corretamente. Chega dessa conversa fiada de que não existe racismo no Brasil. Tem que denunciar.

    • José Ferreira Postado em 28/Jan/2015 às 23:54

      Xingamentos de origem racial existem em todo lugar.

      • Alex Sandro Postado em 29/Jan/2015 às 11:24

        Exatamente! Pois infelizmente a ignorância é uma praga que aflige o mundo inteiro. Mais isso não significa que devemos lavar nossas mãos e naturalizar esse tipo de atitude, pois isso é conivência. Portanto, chega de omissão! Precisamos combater esse mal começando por nós mesmos, reconhecendo e questionando nossos próprios preconceitos e ai sim, lutarmos contra essa praga maldita oriunda da nossa profunda ignorância.

  9. marilia Postado em 28/Jan/2015 às 20:08

    Você e nós torcedores e seus fãs sabemos do seu valor e sua garra. Siga em frente garota...vc é sensacional.

  10. Brasil Soberano Postado em 28/Jan/2015 às 20:13

    Sem duvida, Fabiana, e qualquer outra pessoa não deve receber insultos preconceituosos de forma alguma. Ninguém deve ficar omisso frente a essas situações. Protestemos, ao menos.

  11. Emilio Postado em 28/Jan/2015 às 20:45

    O constituinte de 1988 até quis dar importância ao crime de racismo. Colocou como Direito fundamental no artigo 5º o direito a não ser atingido pelo racismo e atribuiu ao crime o atributo da imprescritibilidade. Só há dois crimes imprescritíveis no Brasil e o racismo é um deles. Mas na prática não se dá a devida importância que o nosso constituinte quis dar. .

  12. marc Postado em 28/Jan/2015 às 21:05

    E aquela campanha do "somos todos macacos", esqueceram ?

    • robinson Postado em 28/Jan/2015 às 21:38

      A campanha foi uma resposta irônica e inteligente a um gesto imbecil praticado por um babaca. Já esqueceu?

    • Yra doce Postado em 29/Jan/2015 às 02:23

      Marc....mas não somos macacos...somos humanos.

      • Jânio Postado em 29/Jan/2015 às 09:26

        Ultimamente, tenho preferido ser macaco!

      • eu daqui Postado em 30/Jan/2015 às 12:36

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  13. Americo Postado em 28/Jan/2015 às 21:14

    Tá na hora da midia começar a colocar jornalistas mais qualificados, e que veiculem a informação completa sobre o racismo com a imagem do agressor, só assim a poderemos conhecer melhor esses agressores e sociedade que convive com essas pessoas possam tb ter uma ideia de quem é essa pessoa e sê a(s) atividade(s) deste individuo não traga mais prejuizo a nossa sociedade. Se vc concorda, por fvr divulgue essa idéia!...

  14. ISMAEL SILVA Postado em 28/Jan/2015 às 21:54

    Infelizmente ainda é uma realidade não só no Brasil como no mundo.O quê me faz pensar: que tipo de estudos estão ensinando nas escolas,que tipo de educação estamos dando para os nossos filhos ? Acho vergonhoso ainda com toda essa informações que recebemos diariamente por diversos meios de comunicação ainda existem pessoas ignorantes,covardes,prepotentes,orgulhosas etc.Só peço á DEUS que perdoem essas criaturas.

  15. Claudio Antonio Lopes Postado em 28/Jan/2015 às 22:06

    Meus parabéns!! Temos que repudiar tais manifestações anacrônicas, que remontam à época da colonização de nosso país; mas, infelizmente continuam atuais!!

  16. Alexsandra Postado em 28/Jan/2015 às 22:07

    Sei bem o que é pré conceito para sou mãe solteira,mulher e deficiente,ao não sou negra na pele mas sou negra no sangue pois somos todos mistura dos nesse país,e antes de mais nada a pele não muda o caráter nem conduta de ninguém essa criatura se equívoca ao achar a esta certo fazendo isso com vc

    • eu daqui Postado em 30/Jan/2015 às 12:37

      Todo mundo tem e sofre preconceito. Mas é possível ter e sofrer sem praticá-lo.

  17. francislane Postado em 28/Jan/2015 às 22:14

    sabe as vezes fico perguntando:meu Deus em pleno seculo xxi,sera que temos que passar por isso ainda..Porque nao tenho valor perante a sociedade?Sera que é pelo meu tom de pele.....Meu tom de pele nao me muda em nada.Sou ser humano,sou uma cidada que cumpre com suas obrigaçoes perante toda a sociedade,sou mulher,sou guerreira.Ate qdo meu Deus vamos continuar sofrendo esse tipo de abuso,que fere sim meu coração,mais que nao muda a educação que meus pais me deram,pois eles sim me ensinaram a respeita o proximo.A essas pessoas nojentas racistas eu tenho algo a dizer:você nos julgam pelo nosso tom de pele,e eu tenho pena de vc pela sua mente mediocre,pequena.#FECHADACOMAFABI....

  18. Maria Postado em 28/Jan/2015 às 23:18

    Fabiana está certíssima! Tem que falar mesmo e exigir providências.

  19. Eunice Bezerra Postado em 28/Jan/2015 às 23:22

    Ele que é um primata, um incivilizado, Fabiana, uma grande jogadora, idolo de todos os brasileiros amantes do volei. Fabiana você nos representa, esse verme não!

  20. Adeilton Matias Postado em 28/Jan/2015 às 23:29

    É necessária que se fale sim do racismo que sofremos. Enquanto atitudes como essas não vierem à tona, não haverá discussão, reflexão e, tampouco, punição.

  21. Liz Postado em 28/Jan/2015 às 23:54

    O que pode esperar de um Pais com baixo nivel educacional.. Isso faz parte da ignorancia.. Um pais retrogrado.. Que talvez leve seculos para ir adiante.. E uma pena. Ignorancia, ignorancia infinita..

  22. jorge fernandes dos santo Postado em 29/Jan/2015 às 00:52

    Sua luz brilha muito. Mais forte que a estupidez desse infeliz talvez a sua beleza negra seja demais para o olhos dele.

  23. Francinete F. de Sousa Postado em 29/Jan/2015 às 09:00

    Representa a raça humana sim, Fabiana! E o nosso pais é preconceituoso sim e devemos lutar contra isto, vc fez certo e o faça sempre, coloque nas redes sociais e se possivel, onde, como e o que aconteceu, para que tenhamos um mapa do racismo no Brasil, vc que viaja e representa o Brasil tem a obrigaçao de fazer isto para que nosso pais um dia possa ser considerado um pais de todos

  24. arnaldu eustakil Postado em 29/Jan/2015 às 09:26

    Estas pessoas que pensam que nos ofendem nos chamando de macacos são tão ingenuamente imbecis..... "elogios"como estes só provam o tamanha de sua inveja e de seu recalque. Olhem só, nada mais, nada menos que uma das, se não a maior cantora que já veio neste mundo já cantava - Black os beautiful - isso não é para qualquer raça, aliás, é demais para a raça humana, talvez não seja para os macacos!!! Este senhor deveria ler os livros ou assistir aos filmes O PLANETA DOS MACACOS! E, Marc, não somos mais todos macacos, agora somos todos Charlie, pelo menos por enquanto. Rsrsrsrsssss....... Na verdade, somos todos idiotas!!!

  25. josilene lima jorge Postado em 29/Jan/2015 às 09:31

    Eu acredito que a melhor maneira de acabar con esse tipo de preconceito é não da importancia.se damos importancia ta fazendo o efeito que o ofennsor espera.Basta saber quem somos e que falam de mim nao importa.

  26. Thiago Teixeira Postado em 29/Jan/2015 às 10:22

    No Brasil não importa ser o melhor (no caso dela, uma referência no vôlei internacional), estudar, ter diploma, ser talentoso, ser honesto, ser trabalhador, dedicado, nada, a cor da pele está a cima de tudo. E tem fdp com discursos pífios que não existe discriminação racial. Cada dia que passa fico com nojo desse país e cada vez mais ódio desse povo ignorante e escroto.

    • Gabriel Gabo Postado em 29/Jan/2015 às 10:42

      Thiago, em uma outra matéria (Sobre o “nojo” a meninos negros e pobres e a covardia de uma elite vazia) você escreveu a seguinte merda: "Não existe racismo no Brasil, negros são pobres porque querem". E nesse você escreve: "E tem fdp com discursos pífios que não existe discriminação racial.". Espero que você seja um troll, por que o seu discurso é ridículo.

      • eu daqui Postado em 29/Jan/2015 às 10:54

        É que le as vezes ironiza tão bem que até parece que é sério.

      • Ana Maria Postado em 29/Jan/2015 às 13:15

        Pois então.. atentem, também, para a seguinte parte do comentário:"Cada dia que passa fico com nojo desse país e cada vez mais ódio desse povo ignorante e escroto." Isto significa que o senhor Thiago não faz parte do povo brasileiro??? Ou povo são os outros? Quem é o povo?? A postura de combater um preconceito com outro não é nada coerente.

      • Thiago Teixeira Postado em 29/Jan/2015 às 13:42

        Ridículo é uma pessoa passar no colegial colando dos colegas ou comprar um diploma de supletivo. Lá eu escrevi entre parênteses: (Figura de linguagem). Sabe o que isso? Não, então vá catar um livro e se educar antes de falar bosta.

      • poliana Postado em 29/Jan/2015 às 14:16

        Deixa de ser ignorante...qq pessoa sensata q lê esse post do thiago, sabe q ele foi irônico. Santa ignorância a sua meu filho!

      • Thiago Teixeira Postado em 29/Jan/2015 às 16:32

        Se a carapuça serviu em vossa senhoria, dona Ana, quando me referi "esse povo ignorante" sinto muito. Eu não me enquadro nessa laia, eu contrato negros, negras, mulheres para atuar em atividades tradicionalmente masculinas, pessoas idosas, portadores de deficiência para trabalhar comigo. Odeio preconceito, odeio preconceituosos (as) e que insiste em dizer que não existe.

  27. JoNeS Postado em 29/Jan/2015 às 12:51

    Na verdade ele deve ser louco p ter uma mulher como ela, mas é um incompetente frustrado que faz parte da escória da humanidade, então faz esse tipo de coisa p tentar se sentir menos lixo.

  28. rodrigo Postado em 29/Jan/2015 às 13:00

    Tem que prender quem comete o racismo,mas falo que todos nos devemos ter o pisicologico forte nestas horas! Se alguem me oferece banana e me chama de macaco eu nao vou chorar, irei comer a banana pois e um fruto muito gostoso e depois meto a mão na cara do vagabundo! Gente o racismo esta na mente das pessoas que nao tem inteligencia ! Vamos lutar contra sempre mas sem necessidades de leis e midia! Todo ser humano e bonito independente da cor , raça ou credo! Abc a todos e nao se mostrem fracos diante de pessoas estupidas