Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 31/Dec/2014 às 16:36
56
Comentários

Punta, um "paraíso sem negros"?

Colunista de um dos principais jornais do Rio Grande do Sul escreveu o artigo mais absurdo de 2014 aos 45 do segundo tempo para o encerramento do ano. Para o jornalista, Punta del Este é um paraíso em que ‘não há sequer um negro’. Internautas exigiram explicações e o colunista ensaiou um pedido de desculpas

paulo santana racismo punta negros
O jornalista Paulo Sant’ana (reprodução)

Vinícius Wu, CartaCapital

O Brasil conseguiu desenvolver a fantástica capacidade de produzir, diariamente, casos de racismo numa sociedade na qual ninguém é racista. A torcedora que chama o goleiro de macaco não é racista; o colunista que escreve artigo racista no jornal não é racista. O racismo, portanto, só pode mesmo ser uma ficção criada pelos negros.

E agora, em nome de uma suposta “liberdade de opinião”, vai se cristalizando no Brasil um perigoso convívio com a intolerância e o fascismo em alguns dos principais veículos de comunicação do país. Estamos naturalizando insultos, agressões verbais e preconceitos em programas de tv, rádio, na internet e em artigos de jornal.

E não se trata apenas de racismo. O fenômeno é o mesmo que autoriza um sujeito a retratar o verão no jornal, exclusivamente, através de fotos de mulheres de biquini sem ser sexista ou um engraçadinho a fazer piada homofôbica na TV sem ser homofóbico.

O último episódio ocorreu no Rio Grande do Sul, onde um colunista de um dos principais jornais do estado achou normal elogiar Punta Del Este (no Uruguai) pelo fato de lá não existirem negros. No artigo há outros absurdos.

Alguns de seus colegas defenderam o veículo que os emprega elogiando a postura do jornal em acolher “diferentes opiniões”. Um outro, através dos argumentos mais simplórios, acusou aqueles que criticaram o artigo de promoverem… o ódio.

Mas, e se um chargista enviar o desenho de uma suástica para publicação no mesmo jornal? E se outro colunista resolve elogiar os campos de concentração nazistas? Deve ser publicado em nome da “liberdade de opinião”?

Alguém precisa explicar à turminha que, numa República democrática, incitação ao ódio e à intolerância não são considerados “opinião”.

O cinismo está se tornando uma espécie de religião para uma parcela expressiva de nossos “formadores de opinião”. Ética e responsabilidade não valem nada. Basta escrever depois uma notinha pedindo desculpas pelo “mal-entendido”.

Racismo, sexismo, homofobia, é claro, são praticados por pessoas “mal compreendidas” (Perdoem nossa falha!). E assim vamos reproduzindo-os impunemente.

O racismo é uma ficção no Brasil, menos para quem o sente na pele.

_

Ps:. Paulo Sant’Ana, no Zero Hora, depois do furor provocado por seu artigo que louvava Punta del Leste por não ter negros:

Lamento que algumas pessoas tenham identificado algum teor preconceituoso na minha coluna de domingo passado, quando pretendi exatamente o contrário. Quem conhece minha história jamais poderia me impingir qualquer traço de racismo. De qualquer forma, quando o texto permite outras interpretações a responsabilidade é de quem escreve e, por isso, peço desculpas a quem porventura se sentiu ofendido.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Pedro Postado em 31/Dec/2014 às 17:37

    Ué...mas esse jornalista não é negro?

    • Francisco Postado em 02/Jan/2015 às 09:07

      Pois é, achei apelação, em nenhum lugar do texto ele diz que Punta é melhor porque não há negros, ele fica admirado que não os há. Acho que forçaram uma interpretação que não condiz com o escrito.

      • Antonio Palhares Postado em 02/Jan/2015 às 15:22

        O cara é racista mesmo e ponto final.Não tem explicação.Isto tem que acabar nem que seja na marra.Cadeia para estes cretinos. Nosso Brasil é misturado e ai esta a nossa qualidade. Desafio qualquer um destes idiotas me mostrarem uma biografia melhor que a do Martin L King ou do Nelson Mandela. Que Punta vá...

      • Francis Postado em 03/Jan/2015 às 12:12

        Francisco, no texto que é um enaltecimento das qualidades de Punta (intitulado "O céu de punta") o autor a coloca como um lugar perfeito um "paraíso" (céu) citar a ausência de negros como o fato mais incrível e justificar que houve uma "segregação racial pacífica" não ser uma demonstração de racismo, ainda mais um texto começa com o claro preconceito contra os uruguaios, isso sim é forçar a barra para defender esse jornalista senil.

  2. plínio Postado em 31/Dec/2014 às 17:39

    Ele que me desculpe se parecer preconceito eu o chamar de decrépito.

  3. Yane Postado em 31/Dec/2014 às 17:47

    Foi o que pensei ao ver a foto!

  4. Juarez Postado em 31/Dec/2014 às 17:47

    Postem o artigo, a matéria da forma apresentada está inacaba e não deixa qualquer forma de se analisar o todo da questão.

    • Administrador
      Moderação Postado em 31/Dec/2014 às 17:50

      Olá Juarez. Há um link dentro do texto com redirecionamento para o artigo.

  5. silvio Postado em 31/Dec/2014 às 17:51

    Não precisa DNA, o cara tem sangue africano como a maioria de nós brasileiros. O cara cultiva um racismo tipo arianismo mesmo. É uma espécie em extinção graças a Deus.

  6. Roseana Gioppo Postado em 31/Dec/2014 às 18:00

    Com esse bico roxo de mestiço falando que a praia é um paraíso por não ter negro? Vai procurar uma lavagem de roupa que a árvore genealógica da maioria dos brasileiros começa na senzala. Ignorante, racista!!!

    • Jonas Schlesinger Postado em 31/Dec/2014 às 18:06

      A minha árvore começa na Escandinávia, há pelo menos uns 500 anos atrás... nada de senzala

      • Maria de Lourdes Cardoso Postado em 31/Dec/2014 às 19:10

        Tu que pensas Jonas Schlesinger, brincadeira por brincadeira, pesquise a origem dos escandinavos: cabelos encaracolados, rubros. Um povo que foi emburrado do Norte da África por Átila e ainda tiveram que passar pelos hunus, que os esfolaram e deixaram dessa cor.

      • Jonas Schlesinger Postado em 31/Dec/2014 às 20:08

        Melhor ainda, tenho apteço ao povo do norte da África, principalmente os egípcios, além de achar os árabes (independentes de ser muçulmanos ou não) um povo lindo. As mulheres árabes são as mais lindas; tbm os habitantes do Mediterrâneo... mais uma coisa eu tenho certeza: a África do Saara pra baixo não corre nas minhas veias.

      • Jonas Schlesinger Postado em 31/Dec/2014 às 20:10

        *apreço

      • anita Postado em 01/Jan/2015 às 15:47

        babaca vai vira po do mesmo jeito!!!! e o que e pior pobre de mente

      • andrea Postado em 01/Jan/2015 às 17:57

        Ridículo te define.

      • Francisco Postado em 02/Jan/2015 às 09:12

        Puxa, deves te sentir o mais civilizado dos mortais por não teres sangue sub-saariano, ou melhor, POR ACHARES que não tens um pingo de sangue negro pois não? Que maravilha , um que se acha o supra sumo da espécie humana por isso, a cor da pele he he.

      • eu daqui Postado em 02/Jan/2015 às 09:54

        Obrigada por comentar sobre as árabes, Jonas: é recíproco: a turca aqui tem apreço por escandinavos.

      • Jonas Schlesinger Postado em 02/Jan/2015 às 19:18

        Valeu, eu daqui. Acho as árabes as mais bonitas mesmo. Infelizmente a religião muçulmana restringe a beleza feminina, obrigando-as a usarem a burca exageradamente cobrindo todo o corpo.

    • poliana Postado em 31/Dec/2014 às 21:58

      Kkkkkkkkk..desculpa, roseana, mas ri alto aki com o "bico roxo". Kkkkk..amei seu post. Disse tudo!!!!

    • eu daqui Postado em 02/Jan/2015 às 09:52

      bico roxo..kkkkkkkkkkkkkkkkk.é justamente por causa dele que o cara só concebe o paraíso sem negros......vc já viu alguém que goste masi de brancos do que pretos do sexo masculino?

  7. Kaki Postado em 31/Dec/2014 às 18:04

    Posso estar enganado, mas me pareceu que a intenção dele foi fazer uma crítica. Não teria nenhum sentido o contrário.

    • Marcelo Postado em 31/Dec/2014 às 18:18

      De boas intenções o inferno está cheio...o problema é que além do que se quer dizer, o cara como formador de opinião tem que se preocupar com quais possibilidades de interpretação se apresentam de imediato para o leitor..

    • LuizPessoa Postado em 31/Dec/2014 às 19:11

      Até certo ponto ele dizer que "Mas em Punta nenhum empregado, nenhuma empregada doméstica negra, nem camareiras de hotel." você fica pensando que é pq como na Dinamarca e Noruega (que não houve escravidão) as pessoas não fazem o uso da moderna forma de escravização moderna. Mas quando ele, em seguida, diz "Foi feita em Punta uma segregação racial pacífica e não violenta." ele está dizendo exatamente o que diz, que houve segregação e a segregação foi boa, porque não há negros, e de nenhuma forma eles estão inseridos na cultura local, nem para o bem nem para o mal pois a segregação fez assim. Ora o aspecto negativo é a segregação em si, mesmo não havendo o aspecto negativo da integração (negros trabalharem só em empregos mais humilde, que não é crime o crime é ser muito mal remunerado e não ser tratado com dignidade como em muitos países europeus que uma pessoas pode ser camareira ou qualquer outra e ter um salário digno e ser tratada bem) a integração não houve porque há a segregação em algum ponto os negros foram mandados para outro lugar (Montevidéu segundo o texto). Mas o texto é interessante porque começa já segregando os próprios Uruguaios. O cara parece aquela piada... Eu não sou racista só detesto alemão... quem já ouviu sabe o quanto é horrível mas classifica bem o sujeito em questão que elogia o trabalho bem feito no intuito de uma "segregação mais bem feita que a nazista"

      • ademar Postado em 01/Jan/2015 às 16:19

        Bem observado, ele enaltece a segregação como algo positivo, isso deixa claro sua posição racista.

    • Leonardo Postado em 01/Jan/2015 às 19:17

      E foi mesmo, mas parece que as pessoas esqueceram o que aprenderam nas aulas de interpretação de texto.

  8. Jonas Schlesinger Postado em 31/Dec/2014 às 18:14

    Ué, não é o populacho do RS e afins que se autodenominam o povo mais branco do Brasil. Se um senegalês for para o sul, com 1 mês tá se achando albino, pq o sul é lus e o resto são trevas, como o nordeste. Eu que nasci em Porto Alegre me envergonho dessa gentalha que acha que é transparente. Outra coisa, vitimismo acontece n só com negros que querem ganhar algo por cima, mas existe vitimismo regional tbm. Enquanto isso o Mujico fuma um baseado naquele casebre dele e tá nem aí para que um sulista pensa hehe dignos de pena. Ps: o velho é acabado e é mestiçaço! Pqp, agora são os afros que estão disseminando o racismo contra afros? Ó o exemplo do senegalês....

    • Roseana Gioppo Postado em 31/Dec/2014 às 21:11

      Luz é com, branquelo e o sobrenome do homem é Mujica. Vocês só curtem gibi mesmo né?

      • Roseana Gioppo Postado em 31/Dec/2014 às 21:13

        Luz é com z (correção)

      • Jonas Schlesinger Postado em 01/Jan/2015 às 00:28

        Eita, mas 2015 mal chegou e as amebas já mostram pra que veio. Lus é o oposto de sul, era uma piada ou trocadilho... e pra mim é Mujico, Mujica,,, tanto faz aquele Pepe. Aquele tbm tá nos 45 do segundo tempo. Deu graças pq teve só 1 mandato e n aguentaria 2. Mesmo assim lá no Uruguai só há um único mandato de 5 anos... mas isso tudo é uma outra baboseira pra um outro dia...

  9. vilmar Postado em 31/Dec/2014 às 18:19

    rapaz...! aos 45 minuto do segundo tempo do ano, e da vida também, pós já esta bastante velho deveria se despedir com mais inteligencia deixando boas lembranças, alem de claramente ter traços negroide, deveria respeitar parte do seu grupo étnico...

    • maria de Lourdes Cardoso Postado em 31/Dec/2014 às 19:19

      Conheci o Paulo Santana, ainda de cabelos pretos e encaracolados e na época que pegava sol ele era um autêntico mestiço. Santana faz parte do folclore, um dia acerta, noutro erra e assim eles vão empurrando as crônicas com a barriga. Muitos ao abrir o jornal, começam do fim para o começo só para ler o cronista e aí dá no que dá. Coisas muto piores acontecem nesta terra de branquelos e nem tão branquelos. Suicidas do trânsito, soltos a espera de julgamento. Esta é a pior chaga que temos...

    • paulo Postado em 31/Dec/2014 às 20:31

      Não tem negro mais tem um velho que é jornalista que escreve idiotices deve ser caduco ou filho da PT.

  10. ronald Postado em 31/Dec/2014 às 19:15

    Acho que ele foi mais xenofóbico com os uruguaios do que racista...

  11. Roseana Gioppo Postado em 31/Dec/2014 às 21:18

    Lê uns livros que depois eu te ensino a dançar isso aqui ó, Jonas Schlesinger. https://www.youtube.com/watch?v=IMUcME_K_ws

    • Jonas Schlesinger Postado em 01/Jan/2015 às 00:35

      Putz, nem de Gibi eu gosto. Leio sim bons livros, Clarice Lispector, Machado de Assis, José de Alencar, Tolkien, Agatha Christie, Stephen King,,, desse naipe pra cima. Mas tu deves folhear um 50 tons de putaria, Crepúsculo, obras da famigerada S.M daí pra baixo... eu tô nem aí fia, pode falar mal que depois retribuo com um abraço bem gostoso :) obaobaobaobaobaobaobaoba feliz 2015 PP e seus agregados amebas :D

  12. poliana Postado em 31/Dec/2014 às 21:51

    Pqp! O cara diz q punta del leste eh um paraíso pq n há sequer um negro, e ainda solta uma nota dizendo q n eh racista! Meu deus, inacreditável! E ainda tem gente q o defende ou tenta dar outra interpretação pro posicionamento do cara. Rralmente, inacreditável. Sem palavras! E percebe-se o quão branco esse senhor eh né? Mas eh isso aí: o brasil n eh um país racista! Eh tudo vitimismo, e viva a liberdade de expressão! O judiciario taí pra punir os exceços! Mas "censura" jamais! Deixem o cara falar!! Massaaaaa!!! Eh isso aí!! Feliz ano novo pessoal!!!!!

    • poliana Postado em 31/Dec/2014 às 22:02

      Realmente*/excessos*.

  13. Anne Postado em 31/Dec/2014 às 22:41

    Sera que o Paulo Santana nao tem espelho em casa??? Os dois pezitos fincados na Africa e querendo dar uma de racista?

    • poliana Postado em 31/Dec/2014 às 22:50

      Ele acha q eh branco anne! Dxa ele coitado! Digno de pena!

  14. Jonas Schlesinger Postado em 01/Jan/2015 às 00:44

    EI. EI! UM ABRAÇO PARA TODOS QUE COMENTAM AKI NO PP. UM ABRAÇO AO NARO SOLBO OU BOLSONARO, AO THIAGO TEIXEIRA, A POLIANA (n precisa me responder), A EU DAQUI, AO TAL DE OUTRO RODRIGO, RODRIGO, SILVA, PEREIRA, SATANÁS, UM TAL DE CEZAR SOUZA, DENISBALDO, ATÉ ESSA TAL DE ROSEANA GIOPPO Q RESOLVEU FALAR COMIGO HJ. vc são escórias, tão ínfimos e irrelevantes, vcs podem n significar nada pra mim, mas eu gosto de todos vcs. Feliz 2015!!!!!!!!!!!!!!

    • Jonas Schlesinger Postado em 01/Jan/2015 às 00:47

      Tem outros, mas n sou obrigado a lembrar de tudo n. E agradeço à moderaçao do pp. Fui....

    • Jonas Schlesinger Postado em 01/Jan/2015 às 20:42

      Narica, deixa de levar as coisas a sério. Seja mais esportivo, abra a mente. Mudando de assunto... assistiu à posse da Dilma?

    • Jonas Schlesinger Postado em 01/Jan/2015 às 23:55

      As hienas perderam feio pra Vana. Ela segurava pra nao expôr aqueles dentes kkk

    • eu daqui Postado em 02/Jan/2015 às 11:07

      kkkkkkkkk.........ele precisa da escória pra se covencer de que realmente existe...kkkkk....isso não me parece nada escandinavo....kkkkkkkk

    • Jonas Schlesinger Postado em 02/Jan/2015 às 19:20

      Kkkk pq sou nordestino. Escandinávia tá lá na Idade Média. Esse tempo já passou ;)

    • Celio Bernstein Postado em 02/Jan/2015 às 22:26

      Jonas, tudo que vc deseja para nós, desejamos em dobro para tu. Beijocas!

  15. Samael Postado em 01/Jan/2015 às 03:29

    Existem brancos que tem racismo contra negros e negros que tem racismo contra brancos. Brancos que tem racismo contra brancos e negros que tem racismo contra negros. Todos eles tem racismo contra todas as outras raças do mundo, mas uma coisa é certa, o paraíso não é Punta Del Este.... É Ciudad del Este, venha conferir nossos preços!!!!!!!!!!!! Ai ai, Feliz 2015 Gente que se ama se odiando e se ama se odiando

    • eu daqui Postado em 02/Jan/2015 às 09:56

      Racismo antibranco nunca vi não. Inveja, sim, tem de montão.

  16. Pedro Postado em 01/Jan/2015 às 17:28

    Exagero. Ele não fez qualquer crítica aos negros, apenas constatou o fato de não haverem negros em Punta.

  17. Dinio Postado em 02/Jan/2015 às 09:53

    Santana é para a RBS (grupo que governa os gaúchos) o que Hitler foi para os Nazistas...um Deus... Ps. a RBS é o grupo de comunicação e negócios da "famíglia Sirotsky, que é genuinamente Judia" e afiliada da globo aqui no RS. Tenho que desenhar???

  18. Eduardo Postado em 02/Jan/2015 às 15:56

    Me desculpem, mas quem escreve este post, não conhece o Paulo Sant'Ana, não leu a publicação inteira e não tem mais que dois neurônios, muito menos sequer chegou perto da ironia levantada por ele sobre os negros em Punta del Leste, não conhece o racismo no Uruguai e provavelmente nunca sequer falou com um negro no Uruguai, me desculpem mas ouço e leio o Paulo Sant'Ana a mais de 30 anos e nunca ele foi racista. Ninguém conseguiu simplesmente entender, que ele levantou o problema segregacionista na mais chique e badalada cidade Uruguaia, cheia de Brasileiros que vão queimar dinheiro nos cassinos e de ricaços brasileiros, realmente deve ser um paraíso para a os vipis tupiniquins e argentinos, pois se lá não tem negros, pessoalmente não sei, nunca fui nem pretendo ir lá, não tenho dinheiro para por fora, vou no Uruguai rural, no autentico, não para um paraíso para vipis. Este blog já teve mais qualidade e já foi mais bem escrito. Se quiserem saber que fim deram aos negros no Uruguai, por que lá há muito poucos, me perguntem.

  19. Thiago Teixeira Postado em 02/Jan/2015 às 20:19

    Em pleno 2015 nada me espanta essa mídia golpista. Pelo menos o "jornalista" foi sincero e aos poucos, nossa mídia se revela abertamente o mundo ideal que elas querem: Brancos em cima e negros na vala.

  20. jarau Postado em 03/Jan/2015 às 22:02

    Esta e a ZH e RBS.Queni Braga tinha razão.

  21. Roberto Araaken Postado em 05/Jan/2015 às 14:51

    Olha gente < também não vi racismo e sim uma constatação do fato de haver ou não negros em Punta Del Este , o que somos ??? racistas ?..., ou não se pode comentar um fato ou uma realidade , ... nos arrastões nas prais Brasileiras filmadas pela imprensa , pare a imagem e vejam quantos são brancos , amarelos ou negros ? os ¨negros ¨ ricos , jogadores de futebol , os grandes atletas em sua maioria , quando saem da pobreza e ganham notoriedade , geralmente andam em carros de luxo importados e lindas loiras ao lado. agora me digam , .. quem é mais racista ?... o branco ou negro ?... isso é realidade , todo mundo sabe .

  22. eu daqui Postado em 09/Jan/2015 às 10:43

    O paraíso dele não tem negros. O meu não tem velhos.