Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mobilidade Urbana 18/Dec/2014 às 10:00
7
Comentários

Os incontáveis benefícios das ciclovias

Estudo é pioneiro em concluir como investimentos em infraestrutura das ciclovias podem trazer retornos financeiros para as cidades em longo prazo, além do bem-estar físico, social e ambiental

beneficios ciclovia pedalar cidade infraestrutura
Os incontáveis benefícios das ciclovias (Imagem: Pragmatismo Político)

Patrícia Dichtchekenian, Opera Mundi

No momento em que a maioria das cidades está dominada pelos carros, é fácil justificar o dinheiro gasto com novas estradas como resposta à crescente utilização do automóvel, apesar dos impactos negativos que isso traz ao meio ambiente e à saúde das pessoas, agora e no futuro“, explica Alexandra Macmillan, principal autora do estudo, da Universidade de Auckland, em entrevista ao site Co.Exist. “Nós queríamos explorar algumas escolhas políticas que são realistas, a preços acessíveis, transformadoras e saudáveis”, acrescenta.

No artigo “Os custos sociais e os benefícios da bicicleta: simulando os efeitos de políticas específicas a partir de sistemas de modelos dinâmicos”, seis pesquisadores analisaram a cidade de Auckland, a maior da Nova Zelândia, usando métodos da agência de transporte local para calcular índices indicativos de custo-benefício em dólares neozelandeses para diferentes investimentos em ciclovias.

Em nossos pressupostos de modelos primários, os benefícios de todas as políticas de intervenção superam os danos, entre 6 até 24 vezes”, concluem os pesquisadores no artigo.

Leia também: 88% aprovam mais ciclovias em São Paulo, diz pesquisa

Estima-se que essas mudanças trariam grandes benefícios para a saúde pública nas próximas décadas, em dezenas de dólares para cada dólar gasto em infraestrutura. Os maiores benefícios serão a redução da mortalidade por todas as causas”, completam.

Além disso, os autores também observaram que se a Prefeitura de Auckland construísse uma rede de ciclovias segregada e diminuísse as velocidades de tráfego, tais medidas poderiam aumentar o ciclismo em 40% até 2040. No entanto, caso optasse por adicionar pistas apenas em alguns poucos pontos estratégicos, isso só aumentaria o tráfego de bicicletas em 5%.

Embora já existam pesquisas que sustentem que andar de bicicleta nos faz mais felizes, mais saudáveis e até mesmo aumenta a lucratividade de negócios locais, este estudo é pioneiro em concluir como investimentos em infraestrutura cicloviária podem trazer retornos financeiros para as cidades em longo prazo, além do bem-estar físico, social e ambiental.

Quanto maior o número de pessoas que andam de bicicleta, maior a redução de custos de cuidados de saúde.

Embora o estudo ternha se concentrado em Auckland, os pesquisadores acreditam que os princípios gerais se aplicam a outras cidades onde os carros dominam. “Auckland é muito semelhante em design e padrões de transporte de muitas cidades norte-americanas, por isso, esperamos que nossos resultados sejam relevantes também para outros lugares“, explica MacMillan. “Acredito que a maré esteja mudando, tanto na Nova Zelândia quanto em muitos outros países que têm negligenciado a bicicleta nas duas últimas décadas“, completa Alastair Woodward, co-autor do estudo.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Gabriel Gabo Postado em 18/Dec/2014 às 13:16

    O texto é ótimo, mas existe diferenças entre ciclovia e ciclofaixa, que é a que temos em SP. Eu sou adepto e totalmente a favor, a utilizo toda semana. Achei um dos grandes feitos da gestão Haddad, mas é preciso melhorias. Por ser uma adaptação à um espaço já existente, faltam sinalização, recuperação de asfalto, entre outras, por diversos trechos. Acredito que pela quantidade de usuários, os pontos já chegaram ao departamento responsável.

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 19/Dec/2014 às 10:52

      Concordo, Porém é uma cultura que só surgiu agora,cabe a nós fiscalizarmos e cobrarmos melhorias do prefeito,principalmente na parte do asfalta,ha trechos que não da para um bike transitar.

  2. Thiago Teixeira Postado em 19/Dec/2014 às 08:04

    Ciclovia é bem aceita pela sociedade, exceto quando a solução implantada por governos do PT.

    • Pedro Postado em 19/Dec/2014 às 15:45

      Exceto quando é implementada no Brasil, que possui um péssimo sistema de transporte público e as pessoas precisam recorrer aos automóveis de R$ 30.000 ou mais para poder chegar cedo no trabalho.

    • Guilherme Postado em 20/Dec/2014 às 03:53

      Exatamente. Aqui em Santos tem ciclovia na principais avenidas e sendo o prefeito tucano não vejo ninguém dando chilique. Elas até são pintadas de vermelho!!! Rs

  3. Adalberto Postado em 20/Dec/2014 às 20:56

    Uma coisa é pedalar nas cidades "civilizadas" como Paris, Tóquio, Amsterdẫ onde exisem ciclovias de verdade, sem buraco e moristas que respeitam o ciclista, sem falar no clima mais ameno. Outra é se arriscar nas faixas de ruas esburacadas que chamam de ciclofaixa e chegar no trabalho destruído de tanto suor.

    • Denisbaldo Postado em 23/Dec/2014 às 18:35

      Você então acha que não somos civilizados para termos ciclofaixas??? Um comentário digno da Danuza Leão. Que merda a sua cabeça.