Redação Pragmatismo
Compartilhar
Ditadura Militar 15/Dec/2014 às 10:00
28
Comentários

O depoimento emocionante de uma vítima da ditadura militar

Eleonora Menicucci mulheres ditadura militar
Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci

A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, prestou um depoimento emocionante à Comissão Nacional da Verdade, nesta sexta-feira, durante o evento de lançamento do portal “Memórias da Ditadura“.

“Só nós que vimos sangue ser derramado, vidas serem perdidas, e que tivemos as nossas vidas e nossos corpos manchados pela ditadura, sabemos o que foi. E por isso eu tenho coragem e estou aqui como ministra de Estado, mas antes de tudo como mulher, como mãe que era na época e ainda sou, e avó que hoje sou, para dizer o que digo sempre aos meus netos: a vovó foi presa, o vovô foi preso, formos barbaramente torturados, é por isso que a vovó operou do coração, é por isso que a vovó teve que colocar dois dentes postiços, é por isso que a vovó tem dificuldade na coluna, mas é por isso que a vovó é uma senhorinha jovem que lutará até o fim da vida para que vocês possam contar essa história”, disse ela.

Leia também: Sobre democracia: Aula de história para crianças de 6 anos

“Eu naquela época preferia ter morrido, tamanha a dor da tortura física e psicológica. Mas hoje tenho uma alegria enorme por ter sobrevivido para poder contar essa história”, acrescentou.

“Sempre é muito difícil. Falar de dor, de sofrimento, lembrar companheiros e companheiras que foram assassinados é muito difícil e doloroso, porque fica no corpo da gente, no psíquico da gente. Mas o melhor de tudo, a forma mais bonita da resistência é que tudo isso se torna um agir político.”

Brasil 247

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Bruno Postado em 15/Dec/2014 às 13:31

    Bandido bom é bandido morto!!!!Morte aos golpistas

    • poliana Postado em 17/Dec/2014 às 14:02

      comissão da verdade "DIREITISTA"? oi!!!???? impondo uma verdade UNILATERAL!!??? oii!!!!!??? revanchismo? covardia??!! kkkkk...qual seria a verdade (OU DEFESA) dos militares em naro solbo??? há defesa diante de tamanha atrocidade histórica??? revanchismo e covardia para com os militares???? tem certeza disso??? pelo amor!!!!!!!!!!!!! meu filho,. assuma logo q vc é militar viu...tá mais do q na hora!!!!!!!!!!!

  2. Eduardo Postado em 15/Dec/2014 às 17:20

    soldado é peão nas mãos dos comandantes, eles são a ponta da lança, ou ferem ou são feridos, são ferramentas, e pelo que leio e escuto não havia soldados nas salas de tortura. Eu fui soldado em 1971, e nunca vi um preso político, e servi onde houve vários presos desse tipo e nós, não tínhamos contato com nenhum deles, nem para levar água, só guardávamos o pátio onde ficava as celas, mas não podíamos ver quem estava nelas. Então, Cesar, assim como ele morreu poderia ter matado, como disse acima, a guerrilheira quebrou a ponta da lança não permitindo que esta transpassasse seu coração. Agora fica um pergunta meio estranha, que naquele tempo nojento não poderia ser feita: Se quem lutava contra as ações autoritárias, segregadoras de nossos direitos eram chamados de subversivos, guerrilheiros e comunistas, como devemos adjetivar quem torturava, matava, sumia com corpos, emitia laudos falsos, eram uma sombra maquiavélica que amedrontava a todos? Por favor não respondam que eram membros das Forças Armadas do Brasil, pois como disse eu fiz parte dela naquela época e nunca fiz nada daquilo, e não concordo que a maioria delas mereça os adjetivo a serem dados.

  3. poliana Postado em 15/Dec/2014 às 17:29

    Parabéns militares! Vcs fazem parte de um "belo" passado da história desse país. Devem sentir muito orgulho com todos esses depoimentos dados pelos bravos sobreviventes dessa época né? E vcs ainda querem algum tipo de empatia e reconhecimento por parte da população? Poderia ficar horas aki falando sobre vcs, mas realmente, n vale a pena!

    • eu daqui Postado em 16/Dec/2014 às 09:37

      Há militares que ainda nem eram nascidos naquela época. Toda generalização é burra. Burra como todo extremista.

    • poliana Postado em 17/Dec/2014 às 13:57

      naro solbo, eu n gosto dos militares e vc os ama!! podemos conviver pacificamente dessa forma?! se n gosta do q eu falo, simplesmente ignore meu post! ponto final! vc q deveria se assumir, "sair do armário" de uma x por todas, revelar q é militar e q seu nome é um anagrama (homenagem) a jair bolsonaro...e n ficar todo irritadinho qdo alguém fala mal dos militares! cada vez q aparece alguém aki no pp criticando os militares vc pousa de revoltado, chama de covardia e revanchismo, e os defende com unhas e dentes! sendo militar ou viúvo da ditadura, se assuma! mas n obrigue aos demais a gostarei de sua corporação! se n gostou das minhas palavras, ignore! ou vc agora quer me calar?!

    • Rodrigo Postado em 20/Dec/2014 às 11:05

      Militares aprendem a matar. Este eh o ensinamento nos quarteis, para defender um governo que tem suas proprias ambicoes, sempre longe daquilo que seu povo quer. Note o Brasil, por exemplo, as pessoas que lutaram realmente pelo pais estao mortas (GV, por exemplo). Vivos estao aqueles que lutam pelos seus proprios interesses muito particulares e nada coletivos. Basta vermos o abismo social que existe entre as classes e vc entendera que a necessidade de militares eh manter o status quo, o distanciamento entre classe A e classe Z. Portanto, ou vc eh muito ingenuo, ou vc eh do mal quando se trata de militares. Mas isto nao eh soh no Brasil, isto em todo o mundo. Eh a luta para manter os ricos mais ricos e os pobres mais excluidos de tais riquezas. No meio disto o uso da violencia chamada militar, que serve tao somente para manter o status quo com uso da forca e da maldade contra os proprios irmaos. Uma passagem reveladora do quao o povo que sao nossos irmaos e decidiram pela vida de miltares sao seres humanos, foi na segunda guerra, quando os soldados alemaes e da alianca ocidental jogavam futebol juntos depois das batalhas. E isto foi fortemente repreendido pelos governantes (Churtil e outros). Por que estes governantes ao inves de usar a forca de seres humanos para morrerem nao foram brigar entre eles??? Seria muito mais pratico. Isto mostra que o ser humano nao precisa deste sistema covarde em que de um lado vive-se uma maravilha de mundo com todas as riquezas ao dispor, de outro uma miséria em todos os sentidos, inclusive a da liberdade de expressao e pensamento. A justica tambem existe tao somente para garantir o direito dos abastados, os quais criam leis para beneficio proprio. O sistema representativo nao funciona, pois o trabalho que fazem (se eh possivel chamar de trabalho) beneficia somente as corporações e aristocratas, os quais financiam suas campanhas e aguardam receberem de volta com lucros. Pois concluo, voltando aos militares: qual eh mesmo a sua missao? No Brasil quando os EUA dao um peido eles se escondem embaixo da mesa, logo soberania nao eh. Ao inves de proteger o cidadao o que vemos eh que eles sabem ser violentos e maltratar o seu proprio povo. Portanto, Poliana, claro que nao dah para generalizar, mas em geral uns sao maus os outros incautos.

  4. Celio Bernstein Postado em 15/Dec/2014 às 19:20

    Será que os blogs e sites da direita ouvem depoimentos das vítimas da ditadura?

    • poliana Postado em 15/Dec/2014 às 19:58

      Nada celio, nunca! Lá eles idolatram os militares e o golpe! De vez em qdo vem umas viuvas da ditadura causarem aki tb...esperar o q da direita não eh msmo?

    • Thiago Teixeira Postado em 16/Dec/2014 às 17:31

      Estou esperando a resposta do cesar ... e ai?

    • poliana Postado em 17/Dec/2014 às 14:09

      comissão da verdade "DIREITISTA"? oi!!!???? impondo uma verdade UNILATERAL!!??? oii!!!!!??? revanchismo? covardia??!! kkkkk...qual seria a verdade (OU DEFESA) dos militares em naro solbo??? há defesa diante de tamanha atrocidade histórica??? revanchismo e covardia para com os militares???? tem certeza disso??? pelo amor!!!!!!!!!!!!! meu filho,. assuma logo q vc é militar viu...tá mais do q na hora!!!!!!!!!!!

  5. marilia canabrava Postado em 16/Dec/2014 às 09:04

    Só quem viveu esse tempo de trevas totais e conseguiu, pela graça de Deus, sobreviver a ele, pode expressar o que é ser arrancado da cama, altas horas da noite e ser levado, de pijama ou camisola ninguém sabia pra onde e nem se um dia voltaria, porque muitos deles jamais retornou. Só quem era jogado numa sala de tortura, sem defesa e sendo humilhado física e moralmente e cujos métodos de sevícia são simplesmente indescritíveis, pode avaliar tanto sofrimento. Se não era tachado de comunista ou adversário da ditadura, era apanhado e apanhava p/ confessar que seu semelhante tinha alguma culpa, mesmo sendo o outro inocente. Nunca haverá indenização indenização que compense tanta covardia e sofrimento moral e físico. Na UFPR eu tive um professor de OSPB, da ADESG, na década de 70, que justificou tanta barbaridade dizendo que tinham de usar os mesmos métodos dos inimigos, ou seja, os comunistas. Que comunistas, perguntei? E o professor não teve como responder, pois não existia isso de ameaça comunista no nosso País. no Brasil. Diante disso tudo e muito mais, será que o povo não tinha mesmo de se mobilizar de alguma forma na defesa da democracia, da ordem e da segurança no País? Quando a atuação dos covardes chega a tal ponto que coloca toda uma Nação na insegurança total, debaixo de armas e suplícios mil, impostos no Brasil pela CIA americana, que recursos tinha o cidadão p/ se defender? Guerrilha num caso desse é muito pouco para um povo desarmado e pacífico! Os covardes e cínicos enreguistas que ainda ousam se posicionar contra a reação a tanta desumanidade e covardia está pedindo que ela volte a acontecer e gostaria de colocar seus próprios familiares na mira de torturadores e exploradores externos. São uns irresponsáveis. O G. Mendes deveria ser protegido um protegido do sistema de então ou fazer como seu patrono, FHC, que fugiu pelas fronteiras do Uruguai e viveu desfilando de Mercedes pelas ruas do Chile, enquanto Lua, Dilma e outros bravos brasileiros enfrentavam as baionetas e as salas de tortura, porque sabem que é sempre melhor errar em liberdade do que "acertar" acorrentado, sobretudo quando por trás da corrente existem interesses estranhos aos verdadeiros interesses soberanos da Pátria. E pelo menos um desses está sentado nas confortáveis cadeiras do STJ a qualificar de "guerrilheiro" os que, merecidamente, foram recompensados, pelo povo, com o mandado de Presidente da República do Brasil. A História, ainda que tardiamente, como costuma acontecer, há de colocá-los no panteão dos heróis.

  6. Roberto Pedroso Postado em 16/Dec/2014 às 12:22

    Trabalhadores impedidos de reivindicar seus direitos,pessoas presas torturadas e mortas sem julgamento,desrespeito total aos direitos humanos todas as liberdades civis suspensas bem como o cerceamento da liberdade de imprensa,um regime criminoso que foi marcado pela violência,elogiar isso ou é desconhecimento ou má formação Intelectual.

    • César Ribeiro Postado em 17/Dec/2014 às 02:48

      Naro Solbo, hoje em dia, com a internet, fazer tais afirmações sem uma pesquisa anterior, soa como se fosse canalhice, má-fé... A justiça do trabalho é a mais ágil do país, comparada com as demais e está à disposição de quem necessitar!! Pessoas presas e torturadas por questões políticas?!! Ah, claro, tem a galera das manifestações, que estão enfrentando o teatrinho manipulado para criminalizar os manifestantes, com a intenção de inibir mais manifestações!! O desrespeito aos direitos humanos sempre foi uma característica nossa!! Porém, a militância neste sentido está cada vez maior, resta o próprio povo querer que se efetive, pois ainda não alcançamos a consciência de justiça, apenas a de vingança!! Cerceamento de imprensa?!!! Só pode ser mau caratismo mesmo... a revista veja, a globo, ou seja, o PIG, criam fatos, inventam escândalos, envolvem inocentes, mentem, conspiram descaradamente, e vc acha que existe cerceamento à liberdade de imprensa?!!! Existe excesso e impunidade neste sentido!! Por fim, para complementar e para seu conhecimento, a regulação da mídia não é um instrumento de domínio, como vc quer fazer parecer, muito pelo contrário, é para coibir os excessos! Não é censura, muito pelo contrário, é democratização da informação!!! A grande maioria dos países sérios adotam tal medida. Tem que regular, sim!! A globo e demais emissoras não podem ser donas da verdade e manipular informações em todo território nacional, muito menos se tronar um império, um poder paralelo, um cartel criminoso!!! Como já se tornou...

  7. Celio Bernstein Postado em 16/Dec/2014 às 12:31

    Ok. Eu vou ignorar os historiadores e considerar a história contada pelos avós como oficial.

    • Celio Bernstein Postado em 16/Dec/2014 às 12:42

      Eu mesmo não conheço nenhum parente meu que tenha saudades daquela época, talvez porque não caíram no conto do "Milagre Econômico Brasileiro".

  8. Priscila Postado em 16/Dec/2014 às 14:13

    Cesar Souza, lembre-se que o mundo não gira em torno de seu pai e nem de vc. Muitas pessoas foram torturadas e reprimidas na Ditadura. O que seu pai acha, ou deixa de achar não importa. Importa o que a maioria do povo brasileiro sofreu. E eu não conheço ninguém que tenha saudades desta época ou que idolatre o militarismo. Além disso, quem lê a história do Brasil não tiram essas conclusões absurdas! Seu pai não foi assaltado por ladrões, mas o Brasil foi assaltado moralmente e fisicamente pelos que dizem ser protetores da lei!!

    • Paulo Figueira Postado em 16/Dec/2014 às 19:25

      As forças de segurança pública continuam com as mesmas práticas da ditadura, torturas, desaparecimentos e extermínio de jovens da periferia. Essa realidade talvez seja consequência de não termos passado a limpo o período da ditadura e terem ficado impunes os que praticaram essas atrocidades

    • poliana Postado em 17/Dec/2014 às 13:58

      pois um pouco mais acima vc disse q essa "perseguição" aos militares é covarde e por puro revanchismo! agora vc diz q eles devem ser punidos!!!???? tá bom naro solbo...

  9. Roberto Pedroso Postado em 17/Dec/2014 às 10:34

    Reitero minhas afirmações acima mesmo com o pesar da fragilidade das instituições o sistema democrático ainda é indubitavelmente o melhor sistema politico social existente(mesmo com suas falhas),acreditar que um regime democrático tal como o nosso é inferior a um regime de exceção autoritário e' um contra senso ridículo e sem sentido, devemos lutar sim para o fortalecimento das instituições e consequentemente da democracia e não sentirmos saudades de uma época em que o terrorismo de estado mantinha sob o julgo da força desmedida a população que era impedida de se manifestar politicamente de protestar e reivindicar seus direitos.A direita brasileira me surpreende cada vez mais com seu atraso de raciocínio sua estreiteza de pensamento sua falta de conhecimento histórico e sua postura intelectualmente torta,talvez a direita brasileira precise urgentemente de uma reciclagem e maiores doses de ilustração talvez então um dia se tornem interlocutores respeitáveis pois no momento não passam de caricaturas melancólicas pseudo-politizadas que desconhecem a história de seu próprio País.Ademais concordo com a opinião do senhor Paulo sabemos que os agentes de segurança publica ainda se utilizam de praticas de tortura contra a população pobre moradora das grandes periferias sendo em sua maioria composta por negros,devemos lutar contra esse estado de coisas pois esse é nosso papel enquanto cidadãos,e essa garantia que nos concede o direito de lutar contra isso só nos é permitido em um Estado Democrático de Direito.

    • poliana Postado em 17/Dec/2014 às 13:59

      perfeito roberto pedroso! adorei o seu post!

  10. poliana Postado em 17/Dec/2014 às 16:44

    Naro, primeiro vc me chama de arrogante e diz q destilo odio aos militares, e então eu respondo e vc diz q tenho q me acalmar? Vc queria o q? Um coraçãozinho? Um afago? Estou calmíssima, acredite. E n acho q os militares da ditadura devem ser punidos pq eu n gosto deles, óbvio q n. Mas por todos os crimes brutais q cometeram durante os 20 anos q estiveram no poder. A argentina, recentemente fez isso, além de varios outros países q tb sofreram em suas ditaduras, e no brasil teremos impunidade eterna pra esses bandidos? E vc ainda fala em covardia e revanchismo? Q visão eh essa naro? E n adianta vc trazer exemplo de joaozinho ou mariazinha, um jovem militar de hj q nada tem a ver com a ditadura do passado. N HÁ DIFERENÇA ENTRE OS MILITARES DE HJ E OS DO PASSADO! a unica diferença eh q hj essa corja n esta mais no poder. A policia militar hj continua sendo uma corporação truculenta, corrupta, operando nos msmos moldes em q operava durante a ditadura. E assassinando milhares de pessoas nas periferias de todo o país. Basta ser "pobre' preto e favelado" pra polícia militar se achar no direito decassassinar essas pessoas. Na visão da corporação, são todos vagabundos q merecem ser torturados e mortos. Basta ver o numero e principalmente o perfil social das pessoas assassinadas anualmente por essa polícia truculenta. Sem contar o alto indice de corrupção dos policiais. Precisamos desmilitarizar essa instituição pra ontem. Há tempos q essa polícia no brasil dá sinais de falência. Ate qdo vamos continuar fechando os olhos pra esse problema. N eh odio de minha parte naro, apenas um fato real e notorio! A policia militar no brasil eh e sempre foi uma instituição falida, corrupta e truculenta. Essa eh minha resposta pra vc. Se vc achou q me excedi, apenas me dei o direito de resposta por vc ter me chamado de arrogante. Mas enfim...

    • poliana Postado em 17/Dec/2014 às 16:48

      De assassinar*/ até qdo vamos fechar os olhos pra esse problema?*

  11. poliana Postado em 19/Dec/2014 às 10:37

    Naro, os membros das forças armadas são chamados de militares. N preciso melhorar as minhas diretrizes constitucionais n. Quem precisa eh vc. Dê uma lida no art 142 da cf/88 e em seu parágrafo 3*, se te interessar. No mais, pode me chamar de esquerdopata, n me ofende. So acho curioso vc me ver como uma esquerdopata,sendo q uma vez disseram aki q eu era uma coxinha enrustida. Kkkkk...decisam-se pq assim posso ter uma crise de identidade. Kkkkkk..enfim..um abraço naro...e n adianta, vc n vai me fazer nutrir qq tipo de apoio e simpatia pelos militares. Aceite e respeite a minha opinião.

    • poliana Postado em 19/Dec/2014 às 13:53

      naro, as forças armadas são compostas pelo exército, pela marinha e pela aeronáutica...a polícia militar é linha auxiliar do exército...TODOS os membros q compõem as forças armadas são denominados militares. sei de tudo isso pq estudei na faculdade...mas enfim...fique a vontade para discordar dos meus posicionamentos, apenas os respeite...enfim..um abraço.

  12. poliana Postado em 21/Dec/2014 às 01:07

    Filho, todas essas informações vc encontra na constituição federal e em qq livro de direito constitucional...e vc fala q eu sou teimosa e ignorante? Ta bom naro, inteligente eh vc! Um indivíduo simplesmente superior. Ok...n debata comigo, n perca seu tempo. Um abraço.

  13. poliana Postado em 22/Dec/2014 às 18:13

    Hahaha..entaum tá...constituição federal pra q? Esse pedaço de papel insiginificante q n serve pra nada! "Putz!"....

    • poliana Postado em 24/Dec/2014 às 22:59

      N...quem afirmou isso fui eu tomando por base o seu post logo acima questionando a minha fonte de informação sendo "somente" a constituição federal e os livros de dir. Constitucional...mas ok naro...paremos por aki, será melhor!ja falei q n eh pra vc perder seu tempo discutindo com a "ignorante" , "teimosa", e "esquerdopata" aki. N vale a pena né?