Redação Pragmatismo
Compartilhar
Rede Globo 04/Dec/2014 às 11:39
34
Comentários

Jornal Nacional admite equívoco em denúncia contra Dilma

Delator Paulo Roberto Costa isenta Dilma e Lula em depoimento a deputado do PSDB. Mito da tese "eles sabiam de tudo" alimentou tentativa de golpe durante as eleições de 2014

jornal nacional bonner renata
Jornal Nacional reconhece erro cometido contra Dilma Rousseff (reprodução)

A edição de ontem do Jornal Nacional reconheceu um erro cometido contra a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula. Na reportagem, conduzida pela repórter Cristina Serra, foi citado o trecho em que Paulo Roberto Costa afirma que jamais alertou Lula ou Dilma sobre desvios na Petrobras.

O ex-diretor da Petrobras também negou que tivesse recebido o apelido carinhoso de “Paulinho”, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“É folclore”, disse Costa ao ser questionado pelo deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF) sobre o apelido e uma suposta proximidade com Lula.

Confira a transcrição da reportagem:

Ontem, em depoimento à CPMI, o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou que enviou um e-mail em setembro de 2009 à então ministra da Casa Civil e presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Dilma Rousseff, comentando a recomendação feita pelo Tribunal de Contas da União de imediata paralisação de três obras da estatal, entre elas a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Mas questionado pelo deputado Izalci (PSDB-DF), Paulo Roberto Costa disse que nunca alertou Dilma ou o ex-presidente Lula sobre desvios na Petrobras.

EX-DIRETOR DA PETROBRAS/PAULO ROBERTO COSTA: Não, nunca tivemos uma reunião em particular nem com a ministra Dilma nem com o presidente Lula sobre esse tema;, particularmente, nunca foi discutido não. Por mim, não.

DEPUTADO IZALCI (PSDB-DF): Por que por mim não? O senhor tem conhecimento de que outros trataram disso?

EX-DIRETOR DA PETROBRAS/PAULO ROBERTO COSTA: Eu não sei, eu não posso lhe garantir isso. agora eu, pessoalmente, nunca cheguei a conversar sobre esse tema de forma clara, transparente, nem com o presidente Lula nem com a ministra Dilma.

Eles sabiam de tudo?

As informações prestadas por Costa ganham relevância diante dos crimes de imprensa cometidos durante a campanha eleitoral. Veja, por exemplo, antecipou sua capa e rodou com os dizeres “Eles sabiam de tudo”, entre as imagens de Lula e Dilma.

Mais do que simplesmente antecipar uma edição, Veja rodou milhões de exemplares só da capa, que foram transformados em panfletos de campanha, às vésperas e no dia da eleição (relembre aqui).

Por isso mesmo, foi condenada a conceder direito de resposta à presidente Dilma no dia das eleições (relembre aqui), na maior humilhação já sofrida por um meio de comunicação no Brasil.

com Brasil 247 e Poder Online

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 04/Dec/2014 às 14:12

    1º o jô, agora o jn...o q q tá acontecendo com esse povo? perdeu o juízo!? rs

    • juliano Postado em 04/Dec/2014 às 15:05

      ou será que encontrou?

      • poliana Postado em 04/Dec/2014 às 16:11

        Na rede globo? Rpz, acho meio difícil. Rsrs

      • Mércia Brandão Postado em 04/Dec/2014 às 17:08

        Tá mais pra isso mesmo. A verdade sempre aparece eh só uma questão de tempo.

    • Severa do Carmo Postado em 21/Feb/2015 às 11:11

      Agora a VEJA deveria ser condenada a rodar o mesmo numero de revistas, com a capa desmentindo o engodo. Deveria também pagar em dinheiro, uma indenização aos que sofreram o ataque, sobretudo a Dilma, ao Partido dos Trabalhadores. assim como se o PT ou outro atacasse indevidamente qualquer cidadão, deve pagar. Doa a quem doer, e como doeu em nossos corações de cidadãos, que doa na VEJA, tão mentirosa quanto perniciosa .

  2. jarau Postado em 04/Dec/2014 às 14:30

    Eu vi as asmeninas do jo, e uma vergonha o que falam, se forem jornalistas tem que rasgarem o diplama e muita vergonha

    • poliana Postado em 04/Dec/2014 às 16:10

      Jarau, parei de ver essas loucas depois q elas tiveram a audácia de (tentar) discutir a respeito do controle de constitucionalidade, há alguns anos. Um assunto extremamente complexo ate msmo pra quem eh do meio jurídico. Agora imagine akelas loucas q n tem nenhuma formação jurídica kerendofalar sobre essa questão, se sentindo as donas da verdade. Elas n sabem o mico q pagaram na epoca. Viraram piada no meio jurídico. N tem como levá-las a serio né!? Kkkkk

      • Antonio Divino Postado em 04/Dec/2014 às 17:33

        Minha pergunta é,retratação só? É suficiente?

  3. Reinaldo Antonio da Silva Postado em 04/Dec/2014 às 15:05

    TA PERDENDO AUDIÊNCIA SÓ POR ISSO ESTA SE RETRATANDO, O POVO NÃO É BOBO.

    • mani Postado em 04/Dec/2014 às 21:28

      É isso aí... rsrsrs

      • Silva Postado em 04/Dec/2014 às 23:22

        Discordo, o povo além de bobo é igual a uma criança, acredita em tudo que os adultos dizem, já que a maioria não possui capacidade para formar opinião através de estudo e pesquisa.

  4. Natália MS Postado em 04/Dec/2014 às 15:59

    Olha, olha....Ando reparando na alteração de humor do jornalismo da globo desde a indicação do Levy para a fazenda..Vi pela primeira vez a Miriam Leitão fazendo um certo elogio a Dilma..Sei não,sei não...Vamos aguardar!

    • poliana Postado em 04/Dec/2014 às 16:12

      Vish natalia..então eh pra se preocupar. Aí tem coisa! Isso n vai dar certo meu deus! Rsrs

  5. Natália MS Postado em 04/Dec/2014 às 16:51

    Pois é Poliana,hoje pela segunda vez o banco central aumentou os juros e a taxa selic, isso é ótimo, para o mercado, e o que agrada o grande capital, agrada a grande imprensa ...E se estão fazendo algo que a agrada, ela fala bem, simples assim.Mutos petistas dizem que isso é estratégia da Mídia para dar o golpe e tal, mas eu prefiro a prática a teoria, gosto de exemplos concretos e eles estão ai para quem quiser analisar.A Globo tem pego leve sim com o PT depois da indicação da Dilma na economia.. Com toda essa celeuma em torno do descumprimento da meta fiscal, da Lei de Responsabilidade Fiscal, você não acha que em outros tempos ela não estaria fazendo o diabo a quatro, como sempre um prato cheio né? no rolo de ontem com os cabos eleitorais do PSDB no congresso, a Globo se quer tocou no descumprimento da meta fiscal, só deu ênfase na confusão.. dos manisfestantes...Espero que essa política econômica que Dilma está começando a adotar tenha vida curta!

    • Inês Gomes Postado em 05/Dec/2014 às 00:27

      Tb to percebendo uma mudança no jornalismo da Globo. Tá atacando menos. Hoje mesmo deu ampla cobertura ao caso do escandalo do PSDB em São Paulo, segundo a reportagem foi de 1998 a 2008. To achando mto estranho essa atitude da Globo!.

  6. Paulo Sergio Postado em 04/Dec/2014 às 16:59

    - Errou tem que se retratar mesmo! Seja quem for!

  7. Natália MS Postado em 04/Dec/2014 às 17:03

    Acho que a Dilma está tentando o pacto de não agressão, essa semana mesmo a Dilma recebeu um dos filhos do Roberto Marinho no Congresso! Será que ela está usando a famosa frase de Lênin, Às vezes é preciso dar um passo para trás para dar dois passos à frente...Ou está usando a estratégia de A Arte da Guerra Sun Tzu:Matar o seu inimigo sem precisar lutar...Só sei que confio na Presidenta!

    • sara medeiros de oliveira Postado em 04/Dec/2014 às 22:18

      Eu também

  8. Philipe Postado em 04/Dec/2014 às 17:05

    Ontem mesmo no canal Globonews os colunistas do programa em pauta bateram no PT como se fosse o único partido envolvido e beneficiado nas investigações da lava jato. Esse mea culpa e elogio da vênus tem cara de querer arrefecer a democratização dos meios de comunicação.

  9. Natália MS Postado em 04/Dec/2014 às 17:09

    A Globonews chega a ser radical,para não dizer patética, mas o quarto poder mesmo é a Globo aberta né!

  10. Andre Postado em 04/Dec/2014 às 17:29

    Não acredito que o PT pense apenas a curto prazo. O projeto de derrubada do Fascismo, que hoje renasce no mundo, é bom para esquerda e para os liberais. A Globo tomou uma surra de controle midiático para as redes sociais da Internet. Nesta mídia PT e Fascista possuem grande força, afinal foi nesta midia que do PT derrubou o golpe promovido pela Veja. Ainda não conseguimos ver o que virá para o futuro mas fascista e lideranças religiosas desenham uma aliança bem mais perigosa do que a que vimos nesta eleição! Não me surpreenderia ver Aécio e Lula contra BOZOnaro e sua trupe de palhaços!

  11. assalariado. Postado em 04/Dec/2014 às 17:39

    O ovo da serpente mor, de momento, não é a Rede BOBO de Televisão e seus genéricos. É, sim, aquele sujeito togado, o justiceiro da falsa justiça, da falsa doutrina do direito, do falso "Estado de Direito", de direita. Porta voz dos vários Habeas Corpus dos corruptores da Republica, sempre esteve, e está, serviço da burguesia capitalista, sendo ele um dos próprios. Está, tempo integral, age sempre de má intenção, e é o mais direitosos dos 11 escribas. Está sentado a direta juridica no contexto da luta de classes em Brasil, naquele conhecido como STF, território jurídico do modo burgues de roubar e se safar, com legitimidade de classe. Estou achando que se tiver algum golpe de Estado, virá pelas mãos, de quem mesmo? Sim, encendiará o país, e ainda, pra "ajudar", continua sentado encima daquela ideia sobre Reforma Politica, há 8 meses. Não falei sobre o tema do post, pois, minha culta ignorancia politica golpista, achou por bem falar do golpe das forças ocultas, e sua bola da vez. Saudações Socialistas.

    • mani Postado em 04/Dec/2014 às 21:39

      Interessante seu comentário, assalariado.

      • GILSON Postado em 05/Dec/2014 às 19:06

        Eu também acho que o maior inimigo da democracia e da própria Justiça seja esse homem de toga.

  12. MARIA Postado em 04/Dec/2014 às 18:19

    SOBRE AS "MENINAS " DO JÔ! PELO AMOR...AQUELA LILIAN SEI LÁ O QUE AH! CALA A BOCA! O POVO NÃO É BOBO MESMO! TAÍ AS ELEIÇÕES QUE QUERIAM, NÃO ADIANTOU PLANEJAR NADA PARA DERRUBAR O PT, E NEM VAI ADIANTAR ! ACEITA QUE DOÍ MENOS,PEGA O AÉCIO ,O LOBÃO E LTDA. VÃO PASSEAR NA FLORESTA.

  13. Ricardo Postado em 04/Dec/2014 às 18:21

    Assalariado, não sei o que vc andou tomando, mas eu quero um pouco tb!

  14. oblivion Postado em 04/Dec/2014 às 18:23

    Maior humilhação quem sofreu foi a globo, quando fez acusações sem provas e ataques infundados contra Brizola. O direito de resposta que ele obteve foi extremamente contundente, talvez vocês encontrem no youtube ( talvez porque andam tirando do ar). É claro que a tentativa de golpe da veja foi muito mais escancarada e criminosa. Minha pergunta é, eles (veja) estão respondendo judicialmente por isso? Suspeito que não....

  15. Bruno Postado em 04/Dec/2014 às 19:21

    Obvio que existe um acordo entre governo e mercado financeiro. A midia para de bater no governo mas o mercado é presenteado com alta de juros. A Dilma vai acabar perdendo o apoio da militancia mais a esquerda.

  16. Kaki Postado em 05/Dec/2014 às 11:02

    O direito de resposta da Dilma, foi "uma das" maiores humilhações sofridas por um meio de comunicação, porque o "direito de resposta" em favor do Brizola, narrado pelo Cid Moreira, no Jornal Nacional, foi o máximo da humilhação...impagável.

    • GILSON Postado em 05/Dec/2014 às 19:18

      Vale a Pena Ver de Novo, a resposta de Brizola: https://www.youtube.com/watch?v=ObW0kYAXh-8

  17. Firefox Postado em 05/Dec/2014 às 13:20

    Com tanto roubo, achar que Lula e Dilma não sabiam de nada, ou é acreditar em contos de fadas ou sacramentar que eles não tem a menor ideia do que estão fazendo ou fizeram em seus cargos. Mas lógico que esses falcatruas devem ter um acordo absurdamente bom de nunca, nunquinha denunciar quem estiver na presidente, sob o risco deles e de suas famílias subtamente sumirem do planeta. Nesse pessoal que está indo pra delação premiada não tem inocente, é tudo tubarão, só estão tentando salvar o que der de um barco que está afundando.

    • Marcus Postado em 05/Dec/2014 às 15:14

      Se falamos da compra de votos, o mensalão, é prática antiga como a democracia, e duvido que alguém não soubesse de nada. O pessoal pró-golpe tem uma solução mais barata: fecha o parlamento. Se falamos do mais recente petrolão, na verdade temos a primeira grande investigação em uma estatal, conhecida desde a fundação, como todas as estatais, Embraer incluída (quem gosta de milico, lembre-se que até o Montepio Militar faliu por roubalheira - problema de que Geisel reclamava, assim como da impossibilidade de controlar a ultra-direita), enfim, todas as estatais sempre estiveram num conluio obsceno com grandes empresas privadas dependentes de projetos estatais, como as grandes empreiteiras (o mesmo Geisel reconheceu imediatamente o governo de Angola, desalinhando-se dos EUA, que promoveram a sangrenta guerrilha de direita, junto com a África do Sul do apartheid, no interesse dessas empreiteiras), empreiteiras que deveriam ser estatais, já que, dado seu tamanho, não só dependem do capital público, mas sobretudo garantem que TODOS os eleitos estejam a seu serviço: pagam o setor público com dinheiro público para ter o privilégio de construir o que, afinal, só elas têm porte para construir...

  18. Marcus Postado em 05/Dec/2014 às 15:01

    PT guinou tanto à direita que tenho que dar o braço a torcer à parcela da esquerda que fez campanha pelo voto nulo. A PM tá expulsando o choque da direita - carecas e outros retardados pró-golpe - das passeatas deles. Um Marinho vai bater papo com a Dilma e seguem-se essas notícias. Está feita a conciliação total com a direita. Que alguém assuma o discurso que ganhou essa eleição, claramente abandonado. O pior é que a candidata mais próxima disso é de um partido que já nasce de rabo mais preso do que o PT.

  19. DOMENICO Postado em 10/Feb/2015 às 16:40

    NO TEMPO DO BRIZOLA A GLOBO AGIA DA MESMA FORMA. FAZIA INSINUAÇOES, DAVA A ENTENDER CERTAS COISA, DEIXAVA ENTREVER CERTOS CASOS, MAS ACUSAÇOES COM PROVAS REAIS NADA DE NADA. O MESMO ESTA FAZENDO COM O LULA E A DILMA. SE REALMENTE TIVESSEM ALGUMA COISA CONTRA O BRIZOLA NAQUELA EPOCA OU AGORA CONTRA O LULA E A DILMA, JA TERIAM DETONADO E OS DOIS ESTARIAM NA CADEIA. A GLOBO E A VEJA SIMPLESMENTE NAO EM NADA CONTRA ELES.