Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 29/Dec/2014 às 17:23
90
Comentários

Ary Fontoura sai do armário

Texto de Ary Fontoura provoca apologia ao crime e desperta onda de ódio nas redes sociais. Internautas chegaram a pedir o assassinato da atual presidente Dilma e do seu antecessor, Lula

ator ary fontoura dilma
O ator Ary Fontoura (Divulgação)

Marco Piva, Revista Fórum

Não é de hoje que artistas mostram suas preferências políticas e, a partir de sua condição pública, dizem coisas mais sérias e ajudam, bem como podem escorregar e não passarem de ventríloquos do senso comum. Parece ser este o caso de Ary Fontoura que pediu, em postagem nas redes sociais, a renúncia de Dilma Rousseff. Apesar de deixar claro a que tipo de renúncia se referia, o que faz no final do texto, o ator global desfia uma série de jargões que não fariam feio na boca do mais despolitizado dos brasileiros em conversa de botequim.

Como explicar, então, que uma pessoa com longa vida profissional e a vivência do teatro, local de excelência para o exercício da cultura, faça o papel de reprodutor inocente de frases comuns? Vejamos algumas delas.

(…) renuncie à falta de vergonha e aos salários elevados de muitos parlamentares (…) renuncie ao apadrinhamento político, aos parasitas, ao nepotismo; renuncie aos juros altos, aos impostos elevados, à volta da CPMF; renuncie à falta de planejamento, à economia estagnada; renuncie ao assistencialismo social eleitoreiro; renuncie à falta de saúde pública, de educação, de segurança (Unidade de Polícia Pacificadora não é orgulho para ninguém); renuncie ao desemprego; renuncie à miséria, à pobreza e à fome; renuncie aos companheiros políticos do passado, a velha forma de governar e, se necessário, renuncie ao PT”.

Ao juntar alhos com bugalhos, em nome de uma suposta indignação que teria atingido “200 milhões de brasileiros” pelo quais diz falar, Ary Fontoura perde a grande chance de colocar os pingos nos “is”. O pedido de “renúncia” à falta de vergonha e aos salários elevados de parlamentares, bem como aos parasitas, ao nepotismo e à velha forma de governar, caberiam bem numa ampla e profunda reforma política, expressão que não sai da boca do ator em nenhum momento. Esse tipo de reclamação óbvia continua quando pede a “renúncia” aos juros altos, aos impostos elevados, à volta da CPMF, combinando com a “renúncia” à falta de planejamento, à economia estagnada. Mais uma vez, nenhuma palavra, sequer um miado, sobre a estrutura econômica vigente no Brasil há décadas, há séculos, e que para ser enfrentada exige exatamente um tipo de governo que ele não quer, embora nos anos de chumbo tenha flertado com a rebeldia de esquerda.

Merecem destaques as “renúncias” ao assistencialismo social eleitoreiro (bolsa-família, é claro), ao desemprego (onde ele vê isso, não sei), à miséria, à pobreza e à fome. Certamente seu olhar não passa do morro do Corcovado ou da ilha da fantasia Projac, onde aluga, como qualquer trabalhador, sua mais-valia às Organizações Globo, o maior conglomerado de comunicação brasileiro e que amealhou bilhões em verbas federais de publicidade entre 2000 e 2013. Cabe aqui, literalmente, a frase que se tornou popular nos discursos do ex-presidente Lula: nunca antes na história desse país se combateu tanto a miséria, a fome, a pobreza e o desemprego. Mas, isso não consta na indignação seletiva de Fontoura.

O “grand finale” vem do seu pedido à Dilma para que renuncie “aos companheiros políticos do passado, a velha forma de governar e, se necessário, renuncie ao PT” e “se permita que a sua história futura seja coerente com o seu passado”. Muito interessante. Dê banho na criança, jogue ela fora junto com a água suja e você terá um ser limpinho e cheiroso. Ou seja, passe uma esponja em tudo o que você acreditou e acredita que esta é a melhor forma de construir o futuro. Claro que ele se refere ao futuro na narrativa da mídia conservadora, da oposição golpista e dos interesses internacionais que não suportam uma soberania brasileira ativa e altiva.

O governo do PT é o pior governo que já passou pelo Brasil. Resta saber para quem. Essa é a pergunta que deixo para Ary Fontoura que, se preferir, pode até interpretar no palco a sua resposta. A liberdade de expressão está garantida na Constituição. Falta agora assegurar a pluralidade de informação. Uma carta com esse pedido especial o ator global poderia enviar para a família Marinho.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Marlos Postado em 29/Dec/2014 às 17:35

    Tinha ficado contente, pensei que fosse gay.

    • Jorge Postado em 29/Dec/2014 às 19:12

      Uai? E ocê tem dúrvida ainda?

      • Lucas/PORTO ALEGRE Postado em 30/Dec/2014 às 00:08

        Eu acrescentaria: ALGUÉM AÍ TEM DÚVIDAS? Nada contra quem joga claro quanto às suas preferencias, sejam de que ordem forem. Pobre Ary...A senilidade batendo e a espinha se curvando ao império global.

      • Manuella Costa Postado em 13/Jan/2016 às 19:22

        Kkkkkkkk

    • Andréa Postado em 08/Jan/2016 às 20:10

      Também. Poxa, e eu que achava ele um cara inteligente.

    • joelma Postado em 11/Jan/2016 às 10:48

      kkkk eu tbm!

  2. Renato Postado em 29/Dec/2014 às 17:43

    Repetindo o Casusa, oque é muito mais fácil..."Suas idéias não correspondem aos fatos"

    • Eduardo Postado em 29/Dec/2014 às 23:52

      Ele Cazusa na sua mente brilhante e conturbada com a indignação, era mais visionário que esse senhor, que está mais acostumando com a vida de faz de conta que com a realidade.

  3. Cristiano Postado em 29/Dec/2014 às 17:52

    Bem colocado. Perfeito.

  4. marc Postado em 29/Dec/2014 às 17:52

    Da globo é, ah !!! Esquece !

  5. Henrique Nelson Postado em 29/Dec/2014 às 17:54

    Ainda bem que eu estudei e consigo ler um texto para além do primeiro parágrafo e, por fim, conseguir entendê-lo. Eu até cativo este site, mas dessa vez vocês erraram feio. Li a carta na íntegra e não se trata de um pedido de renúncia, aliás, ate é, o ator pede para que o governo renuncie às negociatas, à corrupção e venha a aderir ao povo, aos anseios de uma sociedade melhor. Gente, leiam o texto na íntegra. E para não passar mais vergonha, apague essa postagem.

    • Glauco Silva Postado em 29/Dec/2014 às 19:58

      Você leu mesmo? não né, porque esse texto é uma reprodução de outro site! Vcs lêem e não entendem nada mesmo, isso é o que chamamos analfabestismo funcional! O texto da revista forum e não do pragmatismo politico!

    • Eduardo Postado em 29/Dec/2014 às 23:58

      e quando pede para renunciar aos companheiros, ao PT, isso também é "aderir ao Povo", que povo.... os 30 milhões que sairam da miséria e viajam de avião junto com ele hoje em dia, ou o Povo, que estuda nas universidades particulares juntos dos filhos de "bacanas", ou o Povo que se profissionalisa no PRONATEC, se especializa no CI~ENCIAS SEM FRONTEIRAS, no Povo de 48 milhões que não tinha médicos e hoje com o MAIS MÉDICOS são atendidos..... enfim prefiro ser ANAL FA BETO DE TODAS AS FORMAS, do que me achar o profeta de uma verdade que não é.

      • Rodolfo Postado em 30/Dec/2014 às 01:14

        Palmas pra vc, Eduardo.

      • rosanir fernandes Postado em 21/Jan/2016 às 12:39

        nossa pt doente..

      • Diana Postado em 15/May/2016 às 16:44

        Muito bem Eduardo, a direita fede, ela tem nojo raiva da esquerda pq saimos do anonimato; hj o filho do pedreiro virou doutor!!!1

    • claudio Postado em 30/Dec/2014 às 11:38

      amigo compreendi perfeitamente o que o autor falou, uma vontade do povo brasileiro que esse pais seja o que o PT, pensa que ja FEZ... (a presidente tem uma nova oportunidade para fazer um grande governo)

    • Diego Queiroz Postado em 30/Dec/2014 às 12:51

      Pode ter a certeza de que o povo a que você se refere junto a este senhor é aquele que faz comentários do tipo: "aeroporto ou rodoviária", " ir a New York perdeu o glamour porque corre o risco de você encontrar o seu porteiro", " só não te estupro porque você não merece" . Presta atenção meu amigo, povo virou uma palavra genérica para expressar suposta indignação com "tudo que está ai". Anseio então, essa tornou-se muito relativa. Você estudou muito justamente por isso, por desfilar toda essa pompa e não se mostrar capaz de perceber o quão maliciosas as palavras podem ser, e acima de tudo políticas.

    • adelmar reis Postado em 30/Dec/2014 às 14:01

      Henrique, o que vc quer dizer por "eu cativo este site"? Não faz sentido nenhum a fraze. Na época em que vivemos qualquer governo brasileiro de qualquer dos partidos, com excessão talvez do verde estaria sendo exposto por sua corrupção. A propria democracia, numa época em que a internet e a liberdade de trocar informações reinam, tem uma forte tendencia a revelar os podres de uma nação. Achar que a Dilma e o PT são culpados por gerações e mais gerações de corruptos é ser ridiculamente manipulado pela oposição desesperada por satisfazer os seus patrões que detestam um governo que visa primeiro o bem do povo e tenta taxar quem faz mais $.

    • rosanir fernandes Postado em 21/Jan/2016 às 12:38

      nossa uma pessoa inteligente e racional! PENSEI QUE SOUeu TIVESSE ENTENDIDO! E que não me formei e não não sou blogueira... tão em alta hoje em dia....

  6. Wagner souza Postado em 29/Dec/2014 às 17:57

    Da Globo meu irmao, da Blogo, dai o que sai da boca deles faz a agua do Tiete potavel!

  7. marc Postado em 29/Dec/2014 às 18:00

    Ele é daquela emissora que apoiou a ditadura ?! Ah, esquece!

    • Andre FLN Postado em 13/Jan/2016 às 22:25

      Ou aquela que fomentou e sem dúvida a empresa que mais lucrou na ditadura

    • Gersier Postado em 25/Jan/2016 às 09:58

      E que antes foi contra a instituição do salário mínimo, onde editoriais raivosos diziam que "o populismo eleitoreiro do governo iria quebrar o Brasil". Como se vê há décadas são contra os menos afortunados e trabalhadores e como tem trabalhador imbecil que ainda dá audiência a esse câncer da democracia brasileira. Foi contra o décimo terceiro salário, contra férias de trinta dias. Disse que a extinção da CPMF "reduziria drasticamente os preços", fato que milhões de brasileiros estão aguardando até hoje ela e sua gaga ana maria nos mostrar junto com o "especialista" paulo skaf que ela entrevistava em seu programa dia sim e outro também para lascar o bambu no governo. Não passam de grandes salafrários. Sangue sugas que sempre viveu das benesses de senhores como o fgagac, "cerra", aébrio, "chuchu" que gasta milhões com esses exploradores da boa fé.

      • alderijo bonache Postado em 21/Jul/2016 às 23:52

        Perfeito Gersier! Matou a pau este velho pederasta, nascido não, mas cagado em Curitiba no PR!

  8. Araeci Postado em 29/Dec/2014 às 18:07

    Nao entendi onde esta a apologia ao crime e o "discurso de odio" de que fala o artigo...

    • sinesio Postado em 29/Dec/2014 às 18:29

      A apologia não está na carta, mas nos comentários de quem tem como guru Olavo de Carvalho. São os internautas olavetes, que não sabem interpretar um texto, pois não devem ter concluído o curso primário, tal como o astrólogo amador.

    • thiago Postado em 29/Dec/2014 às 18:53

      Falar "mal" do PT, ou falar a verdade, que o PT erra, é o mesmo que apologia ao crime e discurso de ódio para eles! Vc não pode ter opinião diferente da deles! Vc é livre para dar sua opinião, desde que seja pró-PT!

      • Gersier Postado em 25/Jan/2016 às 10:16

        Vc está enganado, ninguém é contra apontar os "erros" do PT. Somos contra o "esconder" das safadezas dos tucanos e outros. Do sentar em cima do rabo e cobrar ética ou moral que tanto a globo como seus apaniguados NUNCA tiveram. Porque vc acha que a tal "organizações globo" chegou onde está hoje? Competência? Já ouviu falar sobre a primeira emissora de TV no Brasil, a Tv Tupí? Já ouviu falar no grupo time-life? Se vc hoje tem a liberdade de dizer ou escrever a besteira que quiser, agradeça a brasileiros como o Lula, a Dilma, o Zé Dirceu e outros grandes brasileiros que lutaram contra os grandes empresários norte americanos que alimentam a CIA para subjugar nações que eles consideram "hostis" aos seus gananciosos e inescrupulosos interesses. Para isso inventam mentiras como "ameaça do comunismo", como se eles não fossem uma ameaça muito maios grave, "armas químicas ou nucleares" ,casos Iraque e Irâ,(para eles só israel pode possui-las) ou mentiras puramente deslavadas como os casos Honduras e Paraguai onde usaram um judiciário pra lá de salafrário, para colocar na governança desses países, paus mandados de Washington.

    • Jorge Postado em 29/Dec/2014 às 19:14

      Porque não lestes o que parvos e idiotas escreveram a partir do libelo do tal ator. É de ficar com medo. E eu que tinha medo dos meganhas com metralhadoras patrulhando a torre Eifell em Paris: lá pelos menos a direita é mais visível e previsível.

  9. Débora Postado em 29/Dec/2014 às 18:12

    Resposta ao Ary: Renuncie a Globo e depois a gente conversa.

    • Itália Fanfa Postado em 09/Mar/2016 às 01:46

      Ótima resposta! Kkkkkkkk

  10. Luiz Postado em 29/Dec/2014 às 18:43

    Gostei do contra-argumento da redação. É preciso pensar antes de falar.

  11. Everson Postado em 29/Dec/2014 às 19:12

    E viva a Dona Democracia!!!! Em contraste aos seus colegas Paulo Betti e José de Abreu ou, mais alinhado a seus empregadores, criou um folhetim com o tema reacionário preferido no momento, para um teatro mambembe no qual, já esta cheio de protagonistas, vais querer coadjuvar???

  12. ana maria Postado em 29/Dec/2014 às 19:26

    Gente, entendi assim: velho e gagá, ele quis fazer média com o patrão pra tentar garantir umas pontinhas na programaçao,,,

  13. vilmar Postado em 29/Dec/2014 às 20:00

    nossa esse povo que se declararam anti PT parece que vão sofrer bastante ainda em...? eu sugiro que ousam aquela musica do pabla: homem não chora... poque a sofrencia como diz no video engraçado da musica, já esta fazendo parte da vida deste povo.

  14. Roberto Postado em 29/Dec/2014 às 20:33

    Alguém pode lembrar de algo que o Ary fez pelo Brasil?

  15. luis Postado em 29/Dec/2014 às 21:21

    Vish, joguem toda a carreira dele no lixo! Ousar falar mal do PT é pecado imperdoável!

  16. Antônio Ângelo Postado em 29/Dec/2014 às 21:43

    Eu só queria entender e saber onde ele vê desemprego, além de outras palavras a toa que falou. Grande ator, mas não passa de um analfabeto em muitos assuntos.

  17. Kaki Postado em 29/Dec/2014 às 22:22

    Concordo com a ana maria ( seria a braga?), o velho já tá precisando puxar o saco do patrão...coitado.

  18. Paulo Postado em 30/Dec/2014 às 00:35

    Infelizmente, o ator está desatualizado, desligado da realidade, ou até acomodado.

  19. Iverson Medeiros Carneiro Postado em 30/Dec/2014 às 02:06

    Ary Fontoura, perdeu uma ótima oportunidade de permanecer calado. Ary Fontoura, renuncie ao Ary Fontoura.

  20. Luiggi Postado em 30/Dec/2014 às 08:43

    PÔ! Esse título é dúbio! Quando fala em sair do armário pensei que, finalmente, ele tivesse assumido ser gay, coisa que todo mundo aqui em Curitiba, sua terra natal, sabe há décadas. A "titia" Fontoura é chegada em garotos em novinhos e volta e meia baixa na terra natal para descolar um polaquinho loiro e ainda imberbe para variar o cardápio. Mas, pensando bem, quem leva uma miserável vida dupla como ele - a exemplo de tantas outras bibas velhas curitibocas, como um certo senador que adora rapazes fardados e posa de vestal (dos pés de barro) da ética na política - assumir aquilo que o mundo inteiro já sabe há mais de 50 anos deve ser a morte pois a hipocrisia e o cinismo são a marca registrada destas "senhoras indignadas" que não tem noção da realidade. Nem do ridículo.

    • Eduardo Postado em 30/Dec/2014 às 12:14

      Mas esse blog é TÃO LIXO que se dispões a publicar acusações de graves crimes sem se preocupar com a reputação das pessoas. Se ele tivesse escrito qualquer porcaria a favor do PT as pessoas estariam achando o Ary lindo. Isso se chama tutela de pensamento, se concorda com o PT é gênio, se discorda é imbecil ou mau caráter. É assim que os regimes totalitários funcionam.

    • Paulo Postado em 31/Dec/2014 às 12:02

      Quer dizer que ser Homossexual torna ele uma pessoa pior?

      • lyly kely Postado em 01/Jan/2015 às 23:31

        não o torna pior ...mas ele poderia renunciar a hipocrisia de viver com os boyzinhos a escondidas e viver como um senhor pai de família...saia do armário fontoura

  21. Felipe Peters Berchielli Postado em 30/Dec/2014 às 09:09

    Jesus...me considero de esquerda mas como conseguem defender tanto esse governo? Haja boa vontade e cegueira,estão metendo os pés pelas mãos,conseguiu fazer a oposição descontente e traiu quem pedia um governo a esquerda...mais 4 anos de governabilidade,se a esquerda quer algo nesse país esqueça o PT,o PT ja esqueceu a esquerda faz tempo.

  22. marcos Postado em 30/Dec/2014 às 10:23

    Mais um moleque de recado dos marinhos.

  23. Josias Dias da Costa Postado em 30/Dec/2014 às 11:07

    A maior renúncia que todos precisamos fazer é o da mentalidade de senhores de escravos. A escravidão foi o maior rombo social da história do país; foi o maior escândalo que este país já presenciou. E os mais de 70 por cento da população que receberam a "liberdade" foram jogados nos morros e dispersados pelos imensos latifúndios dos coronéis, sem qualquer indenização, e nem mesmo na Era Vargas foram contemplados com algum benefício social (os benefícios foram reservados no pacto somente aos operários urbanos). Os militares expropriaram com sua política de modernização perversa os camponeses gerando o inchaço das cidades que ficaram rodeadas de favelas. Os governos subsequentes fizeram planos, pacotes, para manter no poder as mesmas elites que sustentaram o regime militar. O que as elites econômicas mais querem é a manutenção de trabalhadores semi-escravos, sujeitos aos seus caprichos, quietos "no seu lugar" (a sarjeta), no máximo semialfabetizados (nunca cursando universidades), formando contingente de desempregados para servirem-lhes de mão-de-obra barata.

    • adriana Postado em 30/Dec/2014 às 11:27

      Onde está a liberdade de expressão? A pessoa não pode fazer um comentário que já é crucificada? Não sei onde ele está errado, a situação do país é vergonhosa, graças em grande parte ao governo do PT, e se ele é gay ou não a escolha é dele, penso que ninguém tem nada a ver com isso .

  24. Annibal Botto Postado em 30/Dec/2014 às 11:37

    É pessoal, depois do "pacote de crueldades" anunciado ontem (29 de dezembro) em a Dilma REDUZ A PENSÃO POR MORTE DO CÔNJUGE para 50% do valor do salário do falecido, tenho uma certeza: A Dilma já iniciou sua "renúncia ao PT" conforme PROFETIZOU o Ary Fontoura...Tô sentindo que a Dilma vai seguir integralmente os "conselhos" do ator e vai "governar com a oposição"...Adeus 2018!

  25. Eduardo Postado em 30/Dec/2014 às 12:16

    Isso aí. Como tem gente que distorce tudo pra defender ladrão.

  26. Walter Postado em 30/Dec/2014 às 12:35

    Minha conclusão de tudo isso é que ele o Ary que é do Paraná e o Lobão que é sei lá de onde é que eles não gostam de cruzar com operário , domestica ou seja lá qual for seja a profissão nos aeroportos fila de banco ou supermercados a elite globotizada perdeu a privacidade , pois o Brasil pós LULA é público e todos temos o direito de ir e de vir e estudar na mesma escola da elite.

    • Sandro Calheiros Postado em 05/Jan/2015 às 11:40

      Walter, eu queria viver nesse país que você relata. na verdade já vivi em um assim, EUA, quando trabalhava num estacionamento de carro e num fastfood possuía um honda civic e vinha ao Brasil uma vez ao ano. Aqui no Brasil, o que vejo é o pobre continuando ser pobre com um poder de compra melhor devido as facilidades de credito e uma ajuda de custo que movimenta o mercado consumidor das classes C,D e E, tornando dependente do governo. Melhorias efetivas como educação digna, saúde e segurança continuamos às margens de um país civilizado.

  27. Aleluia Postado em 30/Dec/2014 às 13:00

    Resumindo o ponto de vista da argumentação do texto: 1) Quem mora em lugares nobres, automaticamente perde o direito de se manifestar contra políticas assistenciais. 2) Quem trabalha para Rede Globo não tem direito de criticar nada porquê trabalha para uma empresa que manipula a população. Ou seja, o Sr. Ary Fontoura tem de aguentar calado toda essa roubalheira, manipulação de dados e informações, porquê não é um brasileiro-fudido-visceral (este o qual o único com imparcialidade e isenção suficientes para criticar o Partido Sagrado).

  28. Guilhermo Postado em 30/Dec/2014 às 13:06

    Mas eu não entendi uma coisa. Sério... Antes do Lula as passagens de avião eram muito mais caras, fazendo com que grande parte da população não pudesse viajar de avião? É sério, não estou sendo irônico. Alguém me responde aí.

    • poliana Postado em 30/Dec/2014 às 14:08

      Pára neh guilhermo! N se faça de desmemoriado...antes do gov lula, viajar de avião era restrito as elites..pelo amor..indaga essa sua memória só um pouco e vc verá isso...

      • poliana Postado em 30/Dec/2014 às 16:54

        Era nos temos de fhc querido. Num passado n tão distante, viajar de avião nesse país, era sim restrito as elites. Pobre passava longe dos aeroportos. N seja tendencioso em n reconhecer isso...

      • poliana Postado em 30/Dec/2014 às 16:58

        E eu prefiro militar em favor do pt e reconhecer todas as conkistas q ele trouxe pro país, do q ser como vc, e militar em favor do lixo dos militares,seu ridículo!!!!

      • Bernard Marx Postado em 30/Dec/2014 às 17:16

        ...é verdade Poliana, ...antes do gov lula, viajar de avião era restrito as elites..mas além de não explicar a facilidade cria uma confusão ao dar pérolas aos porcos. A queda se deve a competição predatória, onde o estado parou de intervir e as empresados puderam competir, na lógica socialista, capital>burguês>direita, logo, a queda das passagens se deve ao (demônio) mercado, não ao establishment. Não esqueça da falência da varig em 2006, que, vinha definhando desde 96 e no final de sua vida tomou um calote de 4 BILHÕES do seu soberano governo. "um grama de soma vale mais do que o mal que se proclama”

      • Guilhermo Postado em 30/Dec/2014 às 18:56

        Poliana, no tempo do FHC eu era criança, por isso não lembro de nada dessas coisas. Aliás, naquela época nem sabia direito o que era política.

      • poliana Postado em 31/Dec/2014 às 21:32

        Boca suja pq chamei os militares de lixo!? Kkkkkk...tinha ser na visão de um direitopata como vc naro! Me pergunto o q vc diz sobre a saudosa dercy gonçalves. Rs. Um abraço querido. E feliz 2015!

    • poliana Postado em 30/Dec/2014 às 19:32

      Ah guilhermo, por isso sua pergunta.Tudo bem entaum. Agora entendo a sua duvida. Saiba q somente a partir da era pt, eh q o pobre e a classe media baixa começou a viajar de avião, a viajar pro exterior, a ter carro e casa propria e a consumir certos bens q antes era de exclusivo acesso da elite ou da classe media alta. E eh isso q revolta esse grupo. Eles simplesmente n aceitam o fato de o pobre ter ascendido social e financeiramente, n aceita q o pobre tenha acesso a coisas q antes lhes eram exclusivas..pessoas mesquinhas q acham q seus umbigos são o centro do universo. mas enfim...

  29. Arlete Postado em 30/Dec/2014 às 13:56

    Ele fala de um Brasil de um período colonialista, coronelista e ditatorial e não da atualidade. Além de equivocado não conhece a trajetória histórica de nosso pais. Porque ele não falou isso aos gritos na época da ditadura? Que o país afundou de vez com a falta de liberdade, de direitos civis, um dos piores períodos da economia nacional e internacional, com dívidas exorbitantes e com o alto índice de empobrecimento no Brasil, que forçou os militares a "abdicarem" do governo?? Ainda há tempo do Sr Ary Fontoura estudar.

    • Edson Antunes Postado em 14/Jan/2016 às 18:06

      Exato!!!!!!!!

  30. Neto Postado em 30/Dec/2014 às 15:38

    Pessoas como este senhor são resquícios de um grupo que o tempo mastigou e então cuspiu pois nunca foram historicamente palatáveis.

  31. Neto Postado em 30/Dec/2014 às 15:58

    Pergunto para ele que chama o governo Dilma de pior da história onde ele estava durante o (des)governo FHC, que destruiu a economia brasileira em seus oito anos de crise, quando a Globo teve de demitir um grande números de atores e atrizes que foram procurar emprego em outras emissoras? Imagino que deva ter sido protegido como o foi durante a ditadura militar enquanto pessoas eram torturadas e assassinadas e ele passava bem, fingindo como sempre. Esse senhor é a prova de que fingir pode ser um bom negócio. Agora, quem me garante que ele não esteja fazendo o mesmo agora por uma boa gorjeta?

  32. Neto Postado em 30/Dec/2014 às 16:23

    A grande mídia nacional é uma excrescência aqui vomitada para apoiar todo tipo de crimes de lesa-pátria que possam ser inventados pelos representantes da direita raivosa e golpista. Da mesma forma é orientada a atacar e desqualificar aquelas pessoas e movimentos que trabalhem em prol da construção de coisas como soberania nacional e justiça social. E este senhor é apenas mais um pau-mandado que veio justificar o presente concedido por seus patrões na forma de imunidade nos tempos da ditadura.

  33. Mário Postado em 30/Dec/2014 às 17:05

    O tempo dirá quem está com a razão! Não podemos esquecer que pessoas morrem nos corredores dos hospitais (sus), pessoas são assaltadas ou mortas nas portas de suas casas, corruptos roubam descaradamente, Petrobrás afundando lentamente diante de tanta roubalheira, políticos (não sitei partidos) dizem: NÃO SEI DE NADA!

  34. Luizão Postado em 30/Dec/2014 às 18:02

    O problema é que costumamos misturar o profissional com o cidadão. O ator (bom, apesar de um tanto caricato) representa quase sempre (no caso dele pelo visto deve ser sempre) textos de outros. Outras cabeças pensantes. E aí ficamos com a sensação de que são assumidades. Nada. A prova é a salada de frutas que ele produziu. Algumas delas deveriam estar estragadas. Ele joga no colo de Dilma os de 500 anos de Brasil. Até a UPP. Convenhamos, para ter credibilidade no protesto tem que haver coerência. Senão o rugido vira miado. Ele deveria ter aprendido ao longo da sua carreira com os textos que interpretou. Vou agora mesmo, correndo, pegar meus cadernos de ciências do ginásio. Parece que me ensinaram errado o que era Osmose. Ou então não funcionou pra ele.

  35. Murilo Postado em 31/Dec/2014 às 10:27

    Essa merda de site é uma piada, e os leitores piorem ainda, gente da pior espécie intelectual disponível na Internet, afinal, trabalhar PRA QUE ??? Queria apenas que me explicassem o rombo na Petrobras, ESSE PARTIDO VAI CARREGAR ESSE MANCHA PARE SEMPRE NA SUA HISTÓRIA, E OS ELEITORES DO PARTIDO DOS TRABALHADORES TAMBÉM CARREGARÃO ESSA MANCHA NA SUA CIDADANIA !!!!!

    • poliana Postado em 31/Dec/2014 às 17:17

      Hahahahaha..claro, todo o "rombo" da petrobras começou e eh culpa exclusiva do pt! Ô genteeee..tenha dó!! Alguem falou pra vc q na era do príncipe, o presidente da petrobras era o genro dele? Q lindo n? E antes sisso tb, n existia, nunca existiu desvioa e corrupção na estatal n. Eh tudo culpa do pt! Maldito partido e seus eleitores!!

  36. poliana Postado em 31/Dec/2014 às 21:35

    Naro, nesse ponto concordo totalmente com vc. Achei o titulo da materia tendencioso e desnecessario...mas enfim..

    • poliana Postado em 01/Jan/2015 às 16:32

      Desculpa, naro..n entendo a lingua dos "sinais" graficos. Rsrsrs

  37. Washington Postado em 01/Jan/2015 às 23:57

    Pelo título da matéria, achei que ele tinha se assumido como gay. Fiquei espantado, pois achava que ele tinha esperado tempo demais para isso. Mas cada um tem o seu tempo e devemos respeitar. Quanto ao texto, ficou meio dúbio. Quanto ao governo do PT, reconheço uma série de avanços sociais, mas o problema da corrupção me incomoda. Também esses pactos pela governabilidade para granjear apoio de um espectro de grandes coronéis da política e outros tantos tubarões da economia evita que mudanças mais profundas sejam feitas para beneficiar as bases da pirâmide econômico-social.

  38. Eudes Cardoso Postado em 02/Jan/2015 às 10:47

    É lamentável uma pessoa tão culta como Ary Fontoura ter feito este comentário, com a Presidenta Dilma Rousseff. Excelente o comentário do Marcos Piva da revista fórum.

  39. testemunha binocular Postado em 02/Jan/2015 às 12:19

    O governo do PT é o pior governo da história para... Os rentistas... Palavras do FHC...

  40. Adilson de Castro Postado em 02/Jan/2015 às 15:40

    Ele esta propondo um GOLPE DE ESTADO assim como foi imposto a Janio e Getulio?! Esta desrespeitando e sendo arrogante com ampla maioria que a elegeu em voto direto democrático. Não me surpreendo com seu ceticismo tendo visto tudo o que viu pelos anos no Brasil e no mundo, mas fico estarrecido com tua COVARDIA em propor que a Presidente Dilma seja omissa com Brasileiros que confiam nela, eu faço parte de grupo. Vocês da mídia pregam a baixa estima dos Brasileiros em seus filmes, novelas ridículas, são incapacidade de fazer espetáculos que agreguem a estima Nacional. Deveria repensar tua postura e melhore a qualidade de seus papeis atuando em produções de melhor qualidade, como já disse, buscando sinergizar a estima e bairrismo Nacional. Só o fato de ser Ator de Globo já te desqualifica, como você sendo supostamente um pensando trabalha em um veiculo responsável pela submissão e lobotomia e atrocidades da DITADURA, tua conivência e omissão sendo funcionário dessa emissora te desqualifica como personalidade. Sou otimista com Brasil, problemas existem em todos lugares e esferas, mas atualmente o melhor projeto de Governo é o do Pt, isto porque, direciona seus esforços para o Social. Se antes já estava vetando a GLOBO, agora não assisto nem GLOBO RURAL mais, isto para não estar ajudando a pagar salario para pessoas como você.

    • poliana Postado em 03/Jan/2015 às 18:19

      Amei seu comentario adilson. Perfeito!

  41. Rodrigo Postado em 02/Jan/2015 às 22:17

    (Outro Rodrigo) "Não concordamos com o que ele disse... O que faremos? Vamos usar a alegada homossexualidade dele, como se tal orientação depreciativa fosse, contra (????) ele, para desqualificar a pessoa e não seus argumentos. Mas, espera... Não nos dizemos defensores dos homossexuais? Ah, não, isso é só para quando conveniente for..."

  42. soda cáustica Postado em 06/Jan/2015 às 12:55

    Só não o chamo de menino de recados da Globo, em respeito a sua idade avançada...

  43. Dani Postado em 09/Feb/2015 às 11:35

    kkkkkkkkkkkkkkkkk, quando fala a favor do PT está ajudndo, se fala contra é ventríloquo despolitizado. Tá Sertooooooo!

  44. Luiz Costa Postado em 11/Jan/2016 às 14:18

    Além de trabalhar como ator o que o nobre profissional da arte fez, efetivamente, pela nação brasileira? Biotônico?

  45. Edson Antunes Postado em 14/Jan/2016 às 18:04

    Ary seu Velho vizinho!!!!!!! E os prefeitos, os governadores?????? Como você Velho que eh pode atribuir tudo ao presidente???? Não tem saúde??? Quem eh o prefeito??? Não tem segurança??? Quem eh o governador????? Que hipócrita!!!!!!! Vá pra um repouso!!! Seu Velho!!!!!!

  46. Carlos Postado em 18/Jan/2016 às 08:14

    É claro que quem escreveu este artigo tb. é um petista comunista safado. Para defender tanto assim essa porcaria de partido e seus asseclas, só pode ser igualzinho a eles.

  47. Debora Faria Postado em 02/Feb/2016 às 17:06

    Este senhor prestou um desserviço à nação, já tão danificada pela onda de ódio que vem se alastrando pelo país.

  48. Balthar Marques Postado em 10/Mar/2016 às 08:45

    Duplo sentido? Esse cara é bicha mesmo. Escancarado. Apenas viado.

  49. Fábio Postado em 18/Mar/2016 às 10:13

    Vim todo feliz achando que ele finalmente se aceitou gay. Aí eu entro e me decepciono com alguém que eu admirava.

  50. alderijo bonache Postado em 22/Mar/2016 às 14:45

    ESTE VELHO DECADENTE ESTÁ APENAS FAZENDO GRACINHA VISANDO BAJULAR SEUS PATRÕES E COM ISTO CONSEGUIR FICAR UM TEMPO MAIS NA TELINHA! VADE RETRO- SATÃ

  51. Lilian Postado em 20/May/2016 às 11:26

    Será que ninguém percebeu que o Ator disse "Renuncie EM PROL DE: ...................Nem tudo precisa ser digo. É subentendido e pronto.