Redação Pragmatismo
Compartilhar
Guerra injustificável 20/Nov/2014 às 16:34
7
Comentários

Vídeo de menino sírio que viralizou na internet é falso

Divulgado pelas principais agências internacionais, vídeo de 'menino herói' na Síria foi montado. Cineastas noruegueses admitiram a autoria da produção e objetivo era criticar a exposição de crianças nos conflitos. Cenas foram filmadas na ilha de Malta

vídeo síria falso menino herói
Equipe por trás do vídeo do ‘menino herói’ da Síria (divulgação)

Um vídeo publicado no YouTube no último dia 10, mostrando uma criança enfrentando um tiroteio nas ruas da Síria para salvar uma menina, se tornou viral e foi notícia nos principais jornais internacionais e no Brasil. Pragmatismo Político também divulgou as imagens.

As cenas, porém, não eram reais. O vídeo foi filmado por uma equipe norueguesa independente, financiados pelo Instituto de Filmes Norueguês e pelo Conselho de Arte da Noruega.

Com o título “Syrian Hero Boy rescue girl in shootout” (“Menino sírio herói resgata menina em tiroteio”), o vídeo foi um dos mais assistidos no mês de novembro na internet. O curta foi filmado em Malta e alguns dias depois, outros vídeos foram publicados mostrando um “por trás da cena”, onde o diretor passa instruções aos atores.

Objetivo e críticas

Feito com o objetivo de criticar a guerra na Síria e quanto as crianças estão expostas aos perigos que ela traz, a equipe foi duramente criticada. De acordo com o conselheiro especial Fred Abrahams, da ONG internacional para direitos humanos Human Rights Watch, o vídeo “cria dúvidas aos vídeos e fotografias das reais atrocidade que têm emergidos na guerra da Síria”.

“Ao publicar um falso vídeo, Klevberg [o diretor] facilitou para os criminosos da guerra negar imagens reais de abusos”, escreveu Abrahams. “Mais amplamente, sua enganação ajudou a diminuir a confiança do público nos relatos da guerra. Futuros vídeos e artigos das atrocidades poderão ser sumariamente descartados quando a situação deveria ser exatamente o oposto”.

Vídeo:

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

com Diário da Manhã

Tags

Recomendados para você

Comentários

  1. AQUINO Postado em 20/Nov/2014 às 17:31

    INTERESANTE, O POVO SÍRIO ESTÁ EM QUERRA CIVIL, MAS A VIDA NESSE PAÍS TRANSCORRE NORMALMENTE EM QUEALQUER LUGAR QUE TENHA CONFLITO. BASTA ESTÁ ATENTO DA VIDA EM DAMASCO, PARECE QUE NEM ESTÁ HAVENDO QUERRA. AS IMAGENS QUE RECEBEMOS DO CONFLITO, SÃO IMAGENS QUE A MÍDIA OCIDENTAL QUER MOSTRAR.

    • Willian Postado em 20/Nov/2014 às 17:47

      Diga-se de passagem que no Brasil a guerra civil é 10 milhões de vezes pior, quantas pessoas morrem por dia em assaltos acidentes, doenças, dentre outros. Vejo ainda o Brasil como um dos piores países do mundo para se viver diante da atual situação econômica e política!

  2. daniel Postado em 20/Nov/2014 às 17:48

    PORQUE ESTAMOS GRITANDO?

    • Angelo Postado em 20/Nov/2014 às 21:59

      Essa foi ótima. hahaha

  3. Yrae Postado em 20/Nov/2014 às 19:17

    Fea um grande deserviço.

  4. BSAP Postado em 20/Nov/2014 às 22:30

    O problema da mídia moderna: não apura os fatos, sai logo. publicando o 'furo'.

  5. Cass Postado em 21/Nov/2014 às 06:51

    Não concordo com a fala presente no final da matéria. Ninguém vai duvidar de cenas reais da guerra por conta desse vídeo. Acho válida a intenção do diretor porque, nesse caso, não é a vida imitando a arte, mas o contrário. Daí ter confundido tanta gente como algo real. Porque poderia ser.