Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 14/Nov/2014 às 12:36
19
Comentários

Uma aula de inclusão racial com um menino de 10 anos

"É importante mostrar a realidade a partir do ponto de vista do próprio negro". Menino de dez anos surpreende e dá aula sobre inclusão e integração racial

gustavo aula integracao racial

O Projeto Leituraço, realizado desde o último dia 3 pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, propôs maior reflexão para a sociedade a respeito de suas raízes, neste mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra (20) em alguns municípios. Até amanhã (14), quando termina o projeto, 800 mil alunos de 1.462 escolas de educação infantil e de ensinos fundamental e médio terão realizado leituras simultâneas de obras africanas e afro-brasileiras.

A reportagem da TVT, em visita ao CEU Vila Curuçá, na zona leste da cidade, conversou com Gustavo Gomes da Silva, de 10 anos, que deu uma aula sobre cidadania. Veloz e consciente nos argumentos, o garoto da 5ª série do fundamental, falou sobre a importância de se conhecer a cultura afrobrasileira para combater o racismo.

Leia também: Ensino da cultura negra nas escolas ainda sofre resistência

“Se eu sou mesmo afrodescendente, eu quero saber as histórias da África, porque mesmo que não apareça a moral, como nas fábulas, elas têm uma moral escondida que você aprende.” Para Gustavo, os heróis negros desses contos ajudam as pessoas a respeitar os outros, ensinam que ninguém vive sozinho, isolado. “São todos em conjunto para combater o preconceito, a fome.”

Gustavo defende o debate proposto pelo Leituraço, já que “sempre haverá alguém racista”. “É importante mostrar a realidade a partir do ponto de vista do próprio negro”, defendeu.

Vídeo:

Rede Brasil Atual

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 14/Nov/2014 às 13:25

    Nossa, q criança maravilhosa! Qta maruridade pra um menino de apenas 10 anos! Lindo de se ver!

    • poliana Postado em 14/Nov/2014 às 14:02

      maturidade*

  2. Terra Postado em 14/Nov/2014 às 14:06

    Que lindo! My godeness! Sem palavras!

  3. Paulo Eduardo Postado em 14/Nov/2014 às 15:09

    Como uma criança linda dessas, assim como quase todas, viram adultos tão maus? Tão perversos e egoístas...? Em fim... espero que os pais de hoje repensem a maneira de criar os filhos e sejam verdadeiros companheiros e não apenas genitores.

    • Danilo Postado em 15/Nov/2014 às 22:43

      Paulo, Que pensamento pessimista, o que aconteceu com você, especificamente? Se você mudar um pouquinho o seu pensamento vai perceber que está simplesmente olhando para o pior lado. O mundo é feito de pessoas boas com um pequeno percentual de pessoas más. Simplesmente pare para analisar. E olha que eu não estou nem contando com o fato de que não existe a pessoa boa e a pessoa má (exceto por patologia, claro), e sim a situação, necessidade, momento, etc. A minha mãe, que é "de hoje", me criou maravilhosamente e tenho amigos que possuem filhos e os criam maravilhosamente também, apesar de trabalharem duro para pagar as contas. Tente ser um pouco mais otimista e olhar para o mundo de uma forma mais leve, lembrando de pessoas que fizeram o bem para a humanidade. Grande abraço e claro que essa é "apenas" a minha opinião.

      • mani Postado em 15/Nov/2014 às 23:24

        Parabéns, pelo seu lúcido comentário!

  4. Fabiana Postado em 14/Nov/2014 às 15:12

    Isso é porque ele só tem 10 anos hein? Imagina que grande homem ele vai se tornar se continuar disseminando esse conhecimento? Parabéns Gustavo, você realmente deu uma aula de Consciência Negra!

  5. sabrina Postado em 14/Nov/2014 às 20:24

    Nem a repórter se controlou no final: "ai que lindo!" lindo mesmo, gustavo. parabéns pra você e pra seus pais.

  6. Amanda Postado em 14/Nov/2014 às 20:59

    Precisamos de mais argumentos? Um grande garoto!!!

  7. Juliana Postado em 14/Nov/2014 às 22:35

    Como eu queria conhecer o Gustavo. Fiquei tão emocionada. É muito lindo!

  8. maria Postado em 15/Nov/2014 às 14:14

    Como não? Haddad, prefeito de São Paulo que está promovendo a campanha, é petista... Quem acaba de cortar investimentos na educação foi o governador Alckmin. Ainda sobre pt e a educação, antes de argumentar de maneira tão burra... vamos buscar mais informações sobre o que aconteceu nos últimos anos, a expansão de universidades, ampliação das bolsas de mestrado e doutorado, reuni, prouni, pronatec, ciências sem fronteiras, os programas de alfabetização para adultos e mesmo os critérios de participação no bolsa família, que incluem a frequência escolar e vacinas em dia para se receber valor.... E alem disso, antes de falar merda, pergunte a quem ja passou fome e nao tinha acesso aos espaços acadêmicos por sua origem social como tem sido tudo nos últimos 12 anos. Te adianto... Eu sou graduada em uma universidade criada pelo governo tb e pos- graduanda em um programa criado pelo pt. Mantenho criticas sim aos modelos de educação propostos, mas reconheço inúmeros avanços que inegavelmente aconteceram.

    • Fernando Postado em 15/Nov/2014 às 14:24

      Muitíssimo bem respondido

    • poliana Postado em 15/Nov/2014 às 15:33

      PERFEITO!!!!!!!

    • Hilda Postado em 19/Nov/2014 às 21:03

      Podia ter ficado sem essa, né, dibabastards? Mas faz questão de criticar sem consistência, esquecendo da progressão continuada, do sucateamento da USP, para ficar em algumas das maravilhas do Tucanistão!!! Parabéns à Maria. Parabéns ao garoto pela excelente explanação de ambos. Frutos dos 12 últimos anos da gestão federal!!!

  9. Vinicius Postado em 15/Nov/2014 às 16:42

    Incrível, é bom saber que ainda existem pais que educam seus filhos direito, que não impedem a escola de fazer o seu trabalho, porque o que mais vejo hoje em dia no Ensino Médio é adolescentezinho metido a besta fã de Bolsonaro falando que racismo não existe, andando na Land Rover do papai com um adesivo de "Fora Dilma". Talvez seja porque estudo em escola particular, mas muita gente lá é classe média (inclusive eu), e a classe média do Brasil tá nojenta.

    • camila Postado em 15/Nov/2014 às 21:03

      Verdade, trabalho na capacitação de jovens aprendizes e esse é o perfil que tenho encontrado. Mas há uma contradição que me preocupa, alguns são fãs do black bloc e também do Bolsonaro, desconhecem a ideologia dos Black bloc, gostam apenas pela sensação de "ir contra o sistema" mas gostam de Bolsonaro porque " faz o sistema funcionar" nem que seja abaixo da violência.

  10. mani Postado em 15/Nov/2014 às 23:19

    Meu caro dibabastards, o menino Gustavo está participando do Projeto Leituraço promovido pela Prefeitura de São Paulo, cujo prefeito Jamil Haddad é do PT.

  11. Tali Postado em 16/Nov/2014 às 03:44

    E aí vc tem Machado de Assis pro vestibular. Certo!

  12. Leonardo Postado em 26/Apr/2015 às 17:09

    Puxa, vontade de chorar cara. Mas esse garoto, genial, de 10 anos, é sem sombra de dúvidas, uma pessoa que teve um investimento que é o mais importante na vida de um homem, que é o TEMPO QUE OS PAIS DEDICAM À CRIAÇÃO DE UM HOMEM DE BEM. Isso hoje em dia é RARÍSSIMO. Quem cria os filhos da nossa sociedade é a mídia enganadora e os desenhos que bitolam as nossas crianças.