Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 03/Nov/2014 às 21:01
35
Comentários

Tucano é xingado após criticar manifestação por impeachment de Dilma

Coordenador de Aécio e ex-deputado federal pelo PSDB critica pedido de impeachment de Dilma e é chamado de 'comunista'. Ligado ao ex-presidente FHC, Xico Graziano chamou manifestação de "antidemocrática"

xico graziano impeachment dilma
Xico Graziano criticou a manifestação pelo impeachment e foi xingado na internet

CartaCapital

Coordenador digital de Aécio Neves durante a campanha presidencial, o ex-deputado federal do PSDB Xico Graziano foi atacado nas redes sociais nesta segunda-feira 3 após criticar um protesto a favor do impeachment da presidenta Dilma Rousseff, que aconteceu no último sábado 1º na avenida Paulista, em São Paulo. Ligado ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Graziano disse que falar em impeachment contra a petista, após vitória nas urnas, é “absurdo” e “antidemocrático”. A opinião gerou polêmica e o tucano foi acusado de ser “comunista” e “petralha”.

Na primeira postagem, Graziano fez referência, inclusive, aos manifestantes que exibiram faixas pela “intervenção militar” no Brasil. “Achei absurda tal manifestação. Antidemocrática, não republicana. Ainda por cima, pedindo a volta dos militares, meu Deus, estou fora disso”, afirmou o tucano no Facebook.

VEJA TAMBÉM: Cenas de uma marcha fascista em São Paulo

O texto levou Graziano a ser duramente criticado por seus seguidores. “Pessoas como você mancham a social democracia e você é sim comunista”, disse uma das internautas na página do político. Outros acusaram o ex-deputado de ser “linha auxiliar do PT” e “esquerdopata”. “Agora sabemos por que Aécio perdeu. Ficou reféns de traíras como esse bestalhão do Xico Graziano. Afinal o senhor trabalha para quem? Para os petralhas certo?”, ironizou outro usuário da rede social.

Após a onda de críticas, Xico Graziano publicou um novo texto. “Mexi num vespeiro da política ao postar aqui, ontem, opinião contrária ao impeachment da Dilma. Julguei a causa antidemocrática, não republicana. Não gostei daqueles discursos irados, revanchistas e reacionários. Tomei um troco bravo. Recebi centenas de comentários, críticos a maioria, de baixo nível muitos deles”, afirmou antes de pedir que essas pessoas deixam o PSDB.

“Quem concordar com as teses dessa turma aguerrida que vê o comunismo chegando, é contra os benefícios sociais, sonha com a ordem militar, por favor, deixem o PSDB. Vocês é que estão no lugar errado, não eu”, enfatizou Xico Graziano. O tucano ainda disse que as pessoas que defendem ideias como as disseminadas no protesto do fim de semana têm como expoentes do deputado Bolsonaro e o ensaísta Olavo de Carvalho.

Leia o texto de Xico Graziano na íntegra:

“Mexi num vespeiro da política ao postar aqui, ontem, opinião contrária ao impeachment da Dilma. Julguei a causa antidemocrática, não republicana. Não gostei daqueles discursos irados, revanchistas e reacionários. Tomei um troco bravo. Recebi centenas de comentários, críticos a maioria, de baixo nível muitos deles. Vou aprofundar a polêmica. Sigam meu raciocínio.

Existe no Brasil uma ideologia própria da direita que se encontra desamparada do sistema representativo, quer dizer, sem partido político. Sua força se mostra na rede da internet. Essa corrente luta para destruir o PT, acusando-o de querer implantar o comunismo por aqui. Defendem as liberdades individuais, combatem tenazmente a corrupção organizada no poder, desprezam totalmente as lutas sociais, mostrando-se intolerante com o direito das minorias. O Deputado Bolsonaro e o ensaísta Olavo de Carvalho são seus expoentes.

Tudo bem. Acontece que, no período das eleições presidenciais, essa tendência se articula no seio do PSDB, trazendo para nosso partido suas causas. É normal existirem as alianças eleitorais, e para tal existe o segundo turno. O problema surge quando os militantes da direita exigem que nós, os sociais democratas, encampemos sua ideologia, o que seria um absurdo.

A intolerância mostrada em minha página do facebook reflete essa incompreensão. Criticam minha coerência, decepcionam-se com os meus valores imaginando que eu deveria assumir os deles. Pior, alguns tolamente me acusam de ser “petista infiltrado”. Dá até um pouco de dó.

Ora, nós, do PSDB, nascemos inspirados na socialdemocracia europeia, com viés da esquerda. Nossa origem reside no MDB autêntico, que foi decisivo na derrubada da ditadura militar. Nós fomos decisivos na Constituinte de 1988. Fomos nós, com FHC à frente, que criamos as bases socioeconômicas do Brasil atual, inclusive as políticas de transferência de renda e as cotas.

Na complexidade do mundo contemporâneo anda difícil rotular os partidos, e as pessoas, como de “direita” ou de “esquerda”, categorias válidas no século passado, mas ultrapassadas hoje em dia. De qualquer forma, quem concordar com as teses dessa turma aguerrida que vê o comunismo chegando, é contra os benefícios sociais, sonha com a ordem militar, por favor, deixem o PSDB. Vocês é que estão no lugar errado, não eu!”

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Denisbaldo Postado em 03/Nov/2014 às 21:13

    Hoje até a coluna do Pondé na Folha de SP foi duramente criticada nos comentários pelos próprios eleitores do Aécio. Essa coxinhada reaça (pelo jeito uma minoria ridícula) não aprende nunca, e quando você pensa que já se humilharam demais, lá vão eles outra vez. hehehehe.

    • Denisbaldo Postado em 04/Nov/2014 às 08:15

      Essa gente toda representa a massa de manobra dos Gentilis, Lobões, Mainardis, Azevedos, etc. Esse povo aí é tudo o que eles conquistaram em suas intermináveis aparições para conquistar seus 15 minutos de fama nas eleições. Essa "massa" é a quantidade exata dos imbecis (na cidade de SP) que até agora não conseguiram entender o significado da palavra "democracia". Será deprimente e engraçado assistir aos próximos capítulos desta palhaçada, logo mais serão uns poucos playboys com pires na mão pedindo pelo amor de Deus o impeachment da Dilma. Hahahahaha!

      • Yule Cristina Postado em 04/Nov/2014 às 13:32

        Muitos desses idiotas utilizam de vários programas sociais criados pelo PT, os babacas só chamam de esmola o Bolsa-Família, os tantos outros que eles próprios usam é obrigação do governos.

    • Filipe Postado em 08/Nov/2014 às 23:42

      Vocês se doem raça miseravel, pq temos alguma opinião, enquanto vcs conforman-se com a corrupção, nós permanecemos incorruptivel, minoria nao diria um grande numero, a maior parte dos associados de partidos como PSDB e PT nem sabem em que e por que votam, nós representamos uma classe que criou ideais fortes mas querem porem não tem representatividade e não gostam de ser massa de manobra como vocês.

      • tiagobarufi Postado em 17/Nov/2014 às 14:22

        uhum, você gosta é de ser manobrado por milico, né? "Ideais fortes".

  2. Nadeje Postado em 03/Nov/2014 às 21:23

    Fico feliz em ver tanta coerência num discurso político de um tucano. O coração fica mais leve. Consciência democrática.

  3. Isabela Postado em 03/Nov/2014 às 21:46

    Que bizarro isso! A que ponto chegamos, heim? Quem pagará a conta se essa corja estúpida, que sequer o PSDB aceita, crescer? Não quero nem pensar...

  4. Carlos Castro Postado em 03/Nov/2014 às 21:46

    Finalmente um tucano lúcido. Essa deveria ser a postura da cúpula do partido e não o que estamos presenciando, pondo em risco a nossa jovem democracia...

    • poliana Postado em 03/Nov/2014 às 22:23

      vc tirou as palavras da minha boca carlos! primeiro tucano sensato e com posicionamentos lúcidos q eu encontrei nos últimos tempos! tô pasma com as palavras dele! se todo tucano fosse assim, até valeria a pena dialogar com essas pessoas...mas com esse ódio disseminado por eles, toda essa revolta com a reeleição de dilma, o preconceito e a xenofobia disseminados pelas redes sociais, me fazem desistir por completo desse partido e de seus seguidores. realmente lamentável ver o perfil dos psdebistas nos dias atuais, principalmente nas eleições de 2014! muito triste!!!

      • poliana Postado em 03/Nov/2014 às 22:31

        disseminados POR ELES* nas redes sociais

    • Cassy Postado em 04/Nov/2014 às 21:45

      Até que enfim enxerguei uma luz no fim do túnel. Faltou a cúpula do PSDB se pronunciar contra os atos de uma minoria insana. Ou será que estão gostando e se beneficiando com toda essa loucura que tomou conta daqueles que não souberam perder e reconhecer a vontade da maioria?

    • tiagobarufi Postado em 17/Nov/2014 às 14:23

      o FHC, por outro lado, demonstra as tristes consequências da senilidade.

  5. Eduardo Postado em 03/Nov/2014 às 22:00

    Lúcido só não, inteligente e com visão muito maior que os que estão tentando colocar a democracia brasileira em risco..... que tenha mais iguais a ele no PSDB, pois os que estão fazendo esta baderna são da turma de outro.

  6. Amadeus Postado em 03/Nov/2014 às 22:38

    Resumindo, o PSDB e a grande imprensa criaram uma horda de monstros, neandertais acéfalos cuja única força motriz é a destruição do oposto, mesmo que para isso seja sacrificada a democracia. E agora, aos poucos, membros do partido começarão a perceber o estrago que seus esforços por envenenar a mente dos intelectualmente imaturos causou. A questão é: até quando vão ser coniventes? Quanto mais o tempo passar, menos influência terão sobre essa multidão furiosa, até que vai chegar um momento que nem FHC e Aécio serão capazes de acalmá-la. Não acredito que as coisas chegarão a esse ponto, isso é muita paranoia, mas preferiria não pagar para ver, pois o Brasil está estranho.

    • KARINA BB Postado em 03/Nov/2014 às 23:49

      É isso,,,o psdb com a ajuda da midia porca criaram esses monstros e, agora vao recuando um a um,se loko,dizer q uma pessoa q nao apoia essa aberracao de militarismo é comunista !!!!!! Porra ,e eles sao o que,querendo dar um golpe no Brasil ????!!!

  7. Natália MS Postado em 03/Nov/2014 às 23:29

    Sempre é a mesma atitude. O Serra na ocasião da Espionagem dos EUA, citou a atitude favorável da presidenta Dilma.Pra quê?foi até xingado pelos seus próprios eleitores.Pior que o PSDB são os seus eleitores.

  8. Natália MS Postado em 03/Nov/2014 às 23:36

    Amadeus,Deus queira que isso seja apenas paranoia.Mas se o governo atual não começar fazer uma campanha educacional e outras medidas como a questão da mídia,acredito que a história pode se repetir sim.Por enquanto são poucos, o anti petismo até um tempinho atrás também era pouco, se concentrava só nas classe média e classe média alta, e no entanto,deu no que deu.!

  9. Thiago Teixeira Postado em 04/Nov/2014 às 06:48

    A Massa Cheirosa está a procura de uma liderança e o principal: Votos. Como não conseguiram, partiram para o GOLPE. Mas são minoria, fraca e burra.

  10. Deisi Postado em 04/Nov/2014 às 08:17

    Os fascistas inconformados com o resultado das urnas tentam reverter através de golpe, são um bando de mimados que não conhecem a palavra não, por isso acham que eleição é um campeonato de futebol. São incoerentes pedem intervenção militar para restabelecer a democracia, sabe de nada inocente. Vão as ruas patricinhas e mocinhos mimados, gritando como loucos e desvairados querendo a volta da ditadura. É fácil em uma democracia pedir intervenção militar, queria ver o bando clamar por democracia em tempos da ditadura.

    • naná Postado em 04/Nov/2014 às 12:32

      Sabe deise estas pessoas sem respeito, estão levando tudo pelo lado pessoal, fiz um comentário em um site sobre o k vivi enquanto morei em minas durante o governo aecio neves, fui brutalmente xingada de todos os nomes possíveis, vi k isso se tornou pessoal, basta vc comentar que eles caem de pau em cima.imagina este povinho armado

  11. Antonio Palhares Postado em 04/Nov/2014 às 09:54

    Gostei da atitude do presidente do clube militar. "Vamos cumprir as regras". Estes idiotas que pregam separatismos e golpes são cretinos imbecis e analfabetos politicos que não sabem o que dizem nem as consequencias de seus atos.Perderam e vão continuar a perder se não mudarem suas práticas.

  12. Onda Vermelha Postado em 04/Nov/2014 às 10:29

    Diagnóstico do Xico Graziano, ele próprio, um ex-ministro de FHC é, em parte, verdadeiro. Conheço um Olavete e eles, de fato, se agarraram ao PSDB para tentar tirar o PT “a qualquer custo” do Palácio do Planalto, mas não confiam plenamente nos tucanos porque acreditam que os tucanos são "de esquerda". Só porque no passado alguns de seus integrantes, Aloísio Nunes, Serra ou FHC, militaram na esquerda e se colocaram contra a Ditadura Civil-Militar. Pode? Os Olavetes acreditam em “coisas” como Marxismo Cultural e no Foro de São Paulo. A melhor classificação que já encontrei para esse “grupamento” é ultradireita. Trevas e obscurantismos são o que eles têm a nos oferecer. Somente isso! Ah, não esquecer, ódio, muito ÓDIO TAMBÉM! Estão em toda parte, inclusive aqui no PP. Frequentemente, disseminam o “senso comum” e tem ojeriza ao conhecimento científico e aos dados estatísticos, principalmente, se esses contrariam as suas “teses” ultraconservadoras. Acreditam, firmemente, que expulsar o PT do poder é livrar o Brasil, e a América Latina, do “perigo vermelho”. Eles têm isso quase como uma “missão de vida”. Por isso, não se restringem mais a ficar confinados ao site Mídia Sem Máscara onde recebem doutrinação de seu líder e guru Olavo de Carvalho, direto dos States onde vive(ou vegeta)! Entretanto, também concordo com aqueles que afirmam, com propriedade, que foi o próprio PSDB que atraiu e se aproximou dessa "horda" quando se valeu de discursos chancelando, entre tantos outros "erros", por exemplo, o golpe à jato sobre Fernando Lugo no Paraguai. Quem não se lembra do Senador Álvaro Dias(PSDB-PR) defendendo aquele excrescência? Aliás, por que o espanto do Xico Graziano? Por acaso, o DEM(ex-PFL, ex-PDS, ex-Arena), aliado quase inseparável dos tucanos são tão distintos em ideias e valores dos Olavetes? Garanto que não! Os Bonhuenses pregam algo diferente? Ôooo! Ora, ora, ora! O PSDB se transformou “na direita” SIM e não há como “tapar o sol como uma peneira”. Aliás, o próprio Daniel Graziano, filho do Xico Graziano, está sendo intimado, mas vinha fugindo de prestar esclarecimentos a justiça. Ele é suspeito de disseminar boatos criminosos (injúria e difamação) contra o filho de Lula, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, apontando, segundo esses boatos, como dono da Friboi, de um avião de R$ 100 milhões e de uma fazenda de R$ 47 milhões, que fazem parte do submundo da Internet, já extensamente desmentidas, mas que pessoas com ódio do Lula ainda insistem em repercutir numa vã tentativa de criminalizar o maior Presidente que esse país já teve, algo que nem mesmo a nossa valorosa "grande mídia" ousava fazer, com exceção da InVeja, mas a InVeja não faz jornalismo. Não é mesmo? Suspeita-se que os boatos tiveram origem no IP do Instituto Fernando Henrique Cardoso. Além disso, se é verdade que esse pessoal "revanchista e reacionário" age a margem dos partidos, então por que o PSDB ainda se recusa a cerrar fileiras com o PT sobre a necessidade, cada vez mais evidente e consensual, de uma Reforma Política que dê nitidez ideológica ao nosso quadro partidário? Eu mesmo respondo: isso é o meeedo de numa situação "nova", pós Reforma Política, como essa não sobrar muito espaço para que o PSDB ainda exista enquanto agremiação minimamente competitiva. Daí ainda insistirem em apostar nesse impasse político e nessa “guerra permanente” onde o que interessa é travar, se possível, qualquer Reforma que faça a cidadania avançar, mesmo que, em parte, os poucos tucanos ainda lúcidos saibam que elas são, absolutamente, necessárias e civilizatórias. Simples assim! É como diz o velho ditado: “quem semeia vento colhe tempestade!”. Uma pena! Vá ao site boatos.org. Lá você pode ler sobre isso em http://boatos.org/politica-2/lulinha-fazenda-fortaleza-47-milhoes.html e http://boatos.org/politica-2/boato-aponta-lulinha-filho-de-lula-como-dono-da-friboi-e-jbs.html e http://boatos.org/noticia-falsa/lulinha-aviao-gulfstream-giii.html

  13. AQUINO Postado em 04/Nov/2014 às 10:31

    PENSO QUE ESSE POVO QUE ESTÁ CONTRA A REELEIÇÃO DE DILMA, DEVERIA PENSAR TRILHOES DE VEZES ANTES DE FAZER UMA BESTEIRA QUE ANDAM FAZENDO POR AÍ E QUE CULMINA EM DETERMINADOS EVENTOS ABSURDOS QUE FIZERAM NA AV. PAULISTA. O BRASIL MELHOROU E MUITO, ESTAMOS NO CAMINHO CERTO. CONTINUEMOS: DILMA ATÉ 2018 E LOGO EM SEGUIDA O GRANDE LULA QUE É RECONHECIDO NO MUNDO INTEIRO, ONDE ELE CHEGA É OVACIONADO. A ESCOLHA FOI DEMOCRÁTICA E TEMOS DE RESPEITAR ESTAS ESCOLHAS.

  14. Cristiane Carvalho Postado em 04/Nov/2014 às 12:54

    Esse cara é tucano mesmo???? Tô achando tbm que é "petralha". Tem muito bom senso. Uma raridade no PSDB.

  15. eu daqui Postado em 04/Nov/2014 às 14:17

    Como vemos, um lado não é muito diferente de outro: o nazimordacismo é ferramenta de ambos.

  16. ALEXANDRE BOLFARINI Postado em 04/Nov/2014 às 15:41

    Apesar de eu não ser PSDBista, considero absolutamente coerente o posicionamento do ex-deputado Graziano. De fato, o pleito daqueles manifestantes corresponde à extrema-direita que, realmente, se encontra carente de representação, talvez por falta de cérebros capazes que, nos dias de hoje, tenham a cara de pau de levar a sério essas bandeiras ridículas.

  17. Isa Postado em 04/Nov/2014 às 16:47

    Gente que até o PSDB rejeita.... vão mal, vão mal

  18. marco Postado em 04/Nov/2014 às 18:32

    Graziano tem razão, mas também tem culpa. O PSDB nasceu para ser centro esquerda de acordo com o modelo europeu, mas absorveu , eu diria com prazer, o que há de pior da direita que viu nesse partido uma maneira de expulsar o PT de qualquer decisão governamental. Para isso a direita cooptou com elogios para lá de exagerados, um presidente oportunista e doentiamente vaidoso (fácil de cooptar). Graziano estava a seu lado e não viu ou não quis nada ver. E nada disseram também outros líderes do PSDB porque, a exemplo de Sérgio Mota, sonhavam permanecer 50 anos no poder. Em princípio o PSDB deveria estar mais perto do PT do que do DEM, da Globo, do Estadão e da Veja, e se não está é devido sua opção pelos ricos.

  19. Thaumaturgo Alencar Postado em 04/Nov/2014 às 20:19

    No fundo acho bom isso estar acontecendo. É sinal que a democracia está funcionando. As pessoas começam a se interessar mais por política, a ter lado, a notar o que isso influencia no seu cotidiano. Apesar de toda essa parafernária montada para desconstruir a imagem do PT e da Dilma, ficou mais que evidente que a maioria da população não se deixou impressionar a ponto de refletir no resultado final. Dizer que foi o bolsa família que reelegeu Dilma é, no mínimo, uma insensatez, pra não deixar de dizer claramente, uma imbecilidade total. Do ponto de vista econômico, ficou muito claro que é possível crescer com inclusão social, com um programa que dê oportunidades iguais para todos. O mundo tido como mais civilizado, mais desenvolvido passa por uma crise enorme, devido às suas políticas neo-liberais e o Brasil, apesar de também sofrer seus efeitos, está bem melhor que eles; basta ver os índices de desemprego. As imagens desse pensamento absurdo, com certeza servirá até para os que dele participam/participaram, como forma de se aperceberem da besteira/infantilidade a que se deram; vai acontecer, para a maioria, com certeza. Nossa democracia é muito recente, passa por aprimoramentos. Precisamos mantê-la com bom senso e, principalmente, com muito zelo.

  20. victor Postado em 04/Nov/2014 às 20:40

    Reaça é assim mesmo. Discordou deles, é 'petralha, comuna,...'

  21. Leo G Postado em 04/Nov/2014 às 22:11

    O astrólogo Olavo de Carvalho arregou legal depois que o povo começou a pedir intervenção militar, bem ele que cultivou o ódio e foi um dos maiores incentivadores. A coisa está ficando feia para o lado dele. Viu que sua batata ia fritar e correu igual um desesperado... Esses astrólogos...

  22. Eliane Spagnol Postado em 04/Nov/2014 às 23:01

    Oque eu acho , que existe, ganhadores e perdedores, ta na ora de cair na real, Vamos torcer por um Brasil melhor , torcendo por quem ganhou as eleicoes . Nao e na briga que se vence , e sim na etica.no respeito no amor . Meu recado pra quem perde uma eleicao.,que se torne uma pessoa do bem , sem arrogancia ,fazendo as coisas certas, honestamente,e com mais amor no coracao e na alma . So assim vencera as proximas elicoes . Saiba ganhar, Saiba perder. Nao force a barra, e seras feliz.

  23. Alex Reis Postado em 05/Nov/2014 às 08:23

    Somente para fiacar claro, não são a maioria dos que votaram a favor do PMDB que criticam e dizem absurdos na verdade sao uma ninoria que se concentram no estado de SP e que querem e estam convictos a contaminar o resto do BRASIL com precoceitos, injurias, descasos com a maioria da populacao brasileira.. e o pior que sao ignorantes pois chamam o PT de ditadores e seus simpatizantes de alinhenados...tm allgo errado ai nao..???? NAO sao eles a minoria dos Tucanistas que estao querendo a volta do poder nas mãos dos militares, nao sao esles os responsaveis pelo sentimento de o'dio em relação a uma parte da população, não são eles os verdadeiros alienados da hist'oria???

  24. Rodrigo Postado em 05/Nov/2014 às 11:01

    (Outro Rodrigo) A fala de Graziano serve de alerta a petistas e tucanos, chamando todos à racionalidade, mostrando que há, sim, ampla possibilidade de diálogo. Errôneo, pois, tomar por premissa que, quem não está do "nosso lado" (seja qual for o "lado"), abraça, aceita e proclama tudo aquilo que é odioso, indigno, ultrajante. A discordância, pois, é normal, o que não significa identificar-se com ideais nazistas, facistas racistas, genocidas etc. Ao contrário, a discordância, inerente à sociedade, deve atrair a tolerância, a mútua aceitação, a convivência. Sempre haverá, pois, extremismo, seja o de direita, seja o de esquerda. E, sempre, em maior número, haverá pessoas que se identifiquem com os demais intervalos, que não são poucos, do espectro político. Ao fim, a quem interessar possa, buscar entrevista do filósofo britânico Bertrand Russell, à BBC ("Bertrand Russell - Mensagem para o futuro. Legendado") - são dados dois conselhos, um intelectual, outro moral, cuja observância vem nos fazendo muita falta.

  25. Renato Postado em 05/Nov/2014 às 12:32

    Fiquei com pena dos tucanos. Sério, eles não precisam dessa gente que derrama ódio por onde passa.