Redação Pragmatismo
Compartilhar
Desigualdade Social 14/Nov/2014 às 18:35
26
Comentários

Trabalho infantil no Nordeste cai 57,3% nos últimos dez anos

Número de crianças e adolescentes de 5 a 15 anos em situação de trabalho infantil no Nordeste caiu 57,3% entre 2004 e 2013

trabalho infantil nordeste
Trabalho infantil diminui 57,3% no Nordeste entre 2004 e 2013

O Nordeste registrou queda de 57,3% no número de crianças e adolescentes de 5 a 15 anos em situação de trabalho infantil, entre 2004 e 2013, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2013. O estudo também mostrou a redução de 49,8% no trabalho de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos, no mesmo período.

Para ampliar esforços no combate ao trabalho infantil, gestores municipais e estaduais do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte participam esta quinta (13) e sexta-feira (14) do Encontro Intersetorial das Ações Estratégicas do Peti – Região Nordeste I, em São Luís (MA).

Segundo a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Denise Colin, os dados mostram uma redução expressiva nas atividades tradicionais de trabalho infantil na região. “A fiscalização dessas atividades, a presença das crianças nas escolas e os serviços de assistência social foram os principais fatores para a mudança desse cenário”, enfatizou.

tabela evolucao trabalho infantil nordeste

Além disso, a educação integral e o ensino técnico são elementos fundamentais para diminuição do trabalho infantil entre os adolescentes de 14 a 17 anos. A pesquisa apontou ainda que, na região Nordeste, 1,03 milhões de crianças entre 5 e 17 anos trabalham, sendo 467,363 mil em atividades agrícolas, 185,017 mil em comércio e reparação, 213,613 mil em serviços domésticos e 573,170 mil em outros serviços.

tabela-trabalho infantil setor atividade nordeste

Denise Colin lembra que, em 2013, o ministério redesenhou o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), e agregou novas estratégias àquelas que já vêm sendo executadas com sucesso. A agenda do programa envolve um amplo processo pautado no fortalecimento da atuação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e na articulação intersetorial, que abrange desde o planejamento das ações estratégicas até a execução e monitoramento das ações nos municípios.

“Estamos fazendo encontros por região, apresentando um diagnóstico específico, bem como os desdobramentos necessários para erradicar o trabalho infantil”, observa a secretária, destacando ainda a realização do Encontro Nacional das Ações Estratégicas do Peti, em agosto deste ano. Até dezembro, o MDS promove mais três eventos intersetoriais em João Pessoa (Nordeste), Curitiba (Sul) e Brasília (Centro-Oeste).

Conferência

No ano passado, o Brasil sediou a III Conferência Global sobre Trabalho Infantil por ser referência na área. Na época, o ativista indiano Kailash Satyarthi, ganhador do prêmio Nobel da Paz de 2014, elogiou a Declaração de Brasília, o documento final da conferência. “A Declaração de Brasília vai ajudar e servir como uma ferramenta para auxiliar a trazer a mudança aos governos”, afirmou ele.

Embora o número de crianças e adolescentes diminua a cada ano no país, o trabalho infantil tende a se concentrar em situações invisíveis às ações do poder público ou naturalizadas por famílias e comunidades.

Até a realização da próxima conferência, em 2017, na Argentina, o Brasil está se organizando para que a soma das agendas intersetoriais avance na resposta aos compromissos internacionais firmados, o que possibilitará o cumprimento da meta de erradicação do trabalho infantil até 2020.

MDS

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Pedro Postado em 14/Nov/2014 às 18:50

    Agora eles fazem parte da população 'nem-nem': nem trabalha, nem estuda.

    • João Bosco Pires Postado em 15/Nov/2014 às 15:25

      Por que, afinal de contas, o trabalho infantil é melhor do que nada e dignifica pakacete né, cara pálida? Agora me conta tua história pessoal: o que tu sentia cortando cana aos 6 anos de idade e como isso contribuiu pro teu belo futuro, hein? Obs: ter filho estudando (e não trabalhando) é requisito "sine qua non" pra receber a bolsa que tu tanto odeia, ok? Adiantei a informação por saber que o argumento (só querem saber de bolsa família) viria. Vocês são todos iguais! Todos iguais!!!

    • Beck Postado em 16/Nov/2014 às 12:51

      Um auxílio alimentação parlamentar vale uns 1000 bolsa família, mas cadê que alguém reclama...

    • regina Postado em 16/Nov/2014 às 13:33

      Estás dizendo que as crianças do nordestes são o que? vagabundas? Ou tu queria que elas trabalhassem? Quem te disse que estas crianças que saíram da linha da miséria retiradas desta situação pelo governo do PT não estão estudando? Ah! coxinha!!! do time do "quanto pior melhor" e "se os meus inimigos não tiverem defeito eu os coloco!!!" Vai colocar amor nesse teu coração seco!!! presta mais atenção no que esta acontecendo no pais!

    • Raquel Reyes Postado em 16/Nov/2014 às 18:37

      Voce e um infeliz Pedro, tenho pena de voce.......

  2. Gustavo Postado em 14/Nov/2014 às 20:57

    O trabalho dignifica o homem, e não a criança.

  3. poliana Postado em 14/Nov/2014 às 21:56

    e ainda há quem diga q os nordestinos votam no pt por conta do bolsa família!!!! fazer o q né?

    • Denisbaldo Postado em 15/Nov/2014 às 22:13

      Fale mais sobre seu preconceito contra Sao Paulo, o berco do PT.

      • poliana Postado em 16/Nov/2014 às 03:48

        EU MENCIONEI SÃO PAULO NO MEU POST!!!!???? MAS SE A CARAPUÇA SERVIU, FIQUE A VONTADE QUERIDO!!!!!

    • Denisbaldo Postado em 15/Nov/2014 às 22:21

      A partir de agora, qualquer imbecil que destlar seu odio gratuito contra Sampa serah humilhado sem doh. Fale mais, sua ignorante que se acha de esquerda, Nao passa de uma coxinha com uma roupagem mais moderninha. Acredito em um Brasil unido, traidores devem ser exterminados. Essa Poliana eh uma pessoa que cultiva o odioncontra o Sul e Sudeste do Brasil.

      • poliana Postado em 16/Nov/2014 às 03:52

        AHHHHH...E VC DIZ Q EU SOU COXINHA, OUTRA DIZ Q SOU ESQUERDOPATA...SE RESOLVAM, POR FAVOR...ASSIM POSSO TER UMA CRISE DE IDENTIDADE!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKK...SÓ RINDO MESMO VIU...EU, COXINHA...ESSA FOI DEMAIS!!!!!!!!!!!!

      • poliana Postado em 16/Nov/2014 às 03:57

        AH, E UMA ÚLTIMA COISA...N SEJA HIPÓCRITA! QUEM CULTIVA UM ÓDIO HISTÓRICO E NATO PELOS NORDESTINOS É O POVO SULISTA E SUDESTINO. NESSE ÚLTIMO CASO, PRINCIPALMENTE O PAULISTA! N SEJA CÍNICO E ARROGANTE...BEM MENOS VIU QUERIDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • poliana Postado em 16/Nov/2014 às 04:02

        DESCULPE, N ME CONTIVE, SÓ MAIS UMA ÚLTIMA COISA: SE VC ACREDITA NUM PAÍS UNIDO E PREGA O EXTERMÍNIO DOS "TRAIDORES", COMECE PREGANDO ISSO, PRINCIPALMENTE NO SEU ESTADO TÁ QUERIDINHO...TENHO CERTEZA Q N SOBRARÁ MUITOS CONTERRÂNEOS PRA CONTEMPLAREM O PAÍS UNIDO Q VC TANTO SONHA!!!! SÓ RINDO MESMO DE SUA HIPOCRISIA FILHO!!!!!

      • Denisbaldo Postado em 16/Nov/2014 às 10:23

        Extermínio moral sim, afinal você paga de progressista, moderna e intelectual aqui. Você é tão falsa quanto essa direita que aí está. Essa caixa alta demonstra seu desequilíbrio e autoritarismo. Não consegue falar em um tom de igual para igual. Moro em São Paulo, e meu edifício no centro da cidade tem chineses, nordestinos , paulistas, libaneses, etc. Todos vivemos em perfeita harmonia. Existem sim paulistas preconceituosos, mas você nem sabe direito quem são, onde vivem, e o que eles pensam. Você não passa de uma preconceituosa achista coxinha de esquerda. Você não sabe de nada daqui de Sampa, não nos julgue. Nunca julguei nenhum Estado em meus posts e não admito uma ignorante do seu calibre falar a respeito do meu. Que isso sirva para todos os coxinhas ignorantes de esquerda aqui deste portal. E outra, o PT é de Sampa. Chupa!

      • poliana Postado em 16/Nov/2014 às 10:42

        Vc veio munido de toda arrogância e achismo no seu post e depois vem me julgar por causa da caixa alta!? Me poupe denisbaldo! Me diga ondefoi q citei são paulo no meu post! Autoritário eh vc! Alem de ser extremamente arrogante, antipatico e dono da verdade! E eu conheço sp sim, e sei bem com seus conterraneos odeiam os nirdestinos e bos culpam por todos os problemas do estado. E vá procurar o q fazer se n gosta do q eu falo. Quem tira onda de intelectual aki eh vc, alem decse achar superior e no direito de "humilhar qq um q destilar odio contra sp"! Vc foi extremamente estupido e arrogante nos seus posts aki nessa materia Em momento algum eu citei sp no meu comentário...entaum antes de dá chilikinho e vir com mil pedras na mão, aprenda a ler com atenção o q as pessoas escrevem. Mas o q esperar de uma pessoas como vc, um paulista nato: extremamente arrogante, q se acha superior a todos, mais ingeligente q todo mundo e extremamente antipatico! Olhaí quem eh o verdadeiro coxinha! Vai se lascar e se n gosta dos meus posts simplesmente os ignore seu paulista idiota (perdão pela redundância)! E vai se preparar pra tomar agua de esgoto seu merda! Vcs merecem tudo de ruim q esta acontecendo em sp! Viva aí na seca pois minha terra aki ta chovendo em abundância! (Talking about karma, han!) Chupa vc agora otário!

      • poliana Postado em 16/Nov/2014 às 11:37

        nordestinos*/conterrâneos*/nos*/

      • Marco A. Martins Postado em 16/Nov/2014 às 13:37

        Caracas... e ela q é destila ódio??? Traidor d q??? Quem anda traindo e mto são os atuais representantes do povo, q saqueiam onde tudo q tocam. Vcs se valorizam por essas bolsas mas esquecem q atrás disso a corrupção corre solta, e prá vcs, está td bem, né???

      • poliana Postado em 17/Nov/2014 às 20:16

        pois é marcos. em momento algum mencionei são paulo no meu post e esse louco desequilibrado veio com mil pedras nas mãos...deus me livre! e ainda se acha no direito de humilhar as pessoas, como ele mesmo fala...foi extremamente arrogante e estúpido nos comentários e ainda me enche de ofensas e pré julgamentos. é um mal educado e estúpido mesmo. ridículo!

  4. enganado Postado em 15/Nov/2014 às 10:18

    Na foto, mais um terrorista de Esquerda que precisa SER ELIMINADO (servicinho para PF do Paraná. Te cuida Requião!)) porque em um futuro próximo deverá ser mais um eleitor do PT (se até lá ainda existir PT), ou seja, POBRE, NORDESTINO, FUTURO ELEITOR do PT, e não passará na FRONTEIRA que divide o estado do Rio de Janeiro com os imortais SULISTA-Votantes do Aópio, São Paulo até o Rio Grande. Garoto, conta o dia que é hoje e aguarde!

    • Melo Postado em 15/Nov/2014 às 15:19

      Você deve ser preso.

      • erika Postado em 16/Nov/2014 às 15:11

        é sério esse comentário?

      • Raquel Reyes Postado em 16/Nov/2014 às 18:44

        O que e isso? Uma materia que deveria ser motivo de orgulho se transforma em uma chuva de ofencas aos mais pobres? Isso e uma vergonha!

      • enganado Postado em 17/Nov/2014 às 01:46

        Devo ser preso mesmo, pois a Constituição no BRASIL só usada no 4P's= Pobres, Putas, Pretos, PETISTAS (inclusive aqueles que votaram na Sra. DILMA) e nos estados do Rio de Janeiro para norte (excluindo o Espirito Santo); porque para Sul, como todos os estados são de DIREITA, podem TUDO e não LEI quem os condene a nada! Então realmente estou preso! E aí? Aguardo torturas/ser fuzilado/castrado/preso incomunicável... o seu candidato=Aético=Aébrio=Aópio=Aecioporto mandou prender um jornalista em fevereiro e só MANDOU SOLTÁ-LO após as eleições. Será que, se estiver vivo vou ser solto algum dia?

      • poliana Postado em 17/Nov/2014 às 20:24

        eu acho q ele foi irônico no post, não?! rs

  5. mauro manfrin simões Postado em 16/Nov/2014 às 11:41

    As pessoas quando se sentem ofendidas, acabam por mostrar a sua real identidade. E aí nós passamos a conhecer os seus verdadeiros propósitos. Julga-se toda uma população porque um dia ouviu algum termo de discriminação. Mas só para lembrar, São Paulo é a maior cidade Nordestina desse país. E apesar de todo o ódio e da frustração daqueles que odeiam ter que dela depender, cultural ou economicamente, é dessa cidade que uma grande maioria de nortistas, sulistas e sudestistas dependem para sustentar suas famílias. Os paulistas ''arrogantes'' que existem hoje em São Paulo, são filhos de nordestinos, nortistas, sulistas, portugueses, chineses...etc. porque São Paulo é o resultado de toda essa gente maravilhosa que constitui o povo brasileiro.

  6. Max Demian Postado em 17/Nov/2014 às 20:29

    Nordestino sai da miséria, a culpa com certeza é do PT. Oh partido bolivariano!